E agora José?

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Domingo, vida nova. Sai da cabeça do torcedor a Copa do Brasil e retorna o Campeonato Brasileiro.

Na Copa, a posição atual do Flamengo pode ser considerada muitíssimo boa, já que não levou gol em casa e fez dois, o que equivale a dizer que a classificação para a fase semifinal, onde – se classificado – pegará Botafogo ou Atlético Mineiro, está maravilhosamente bem encaminhada.

No Campeonato Brasileiro, embora nove pontos distante do líder, a terceira colocação na tabela é animadora, mas dependendo do que aconteça na Copa do Brasil, e na Copa Sul Americana, o Campeonato Brasileiro poderá virar uma bola ou búrica, isto é, ser campeão passar a ser o único objetivo, pois a vaga para a Libertadores pode chegar antes, seja pela Copa do Brasil ou, pela Sul-Americana.

A grande verdade é que nenhum outro jogo no ano empolgou tanto quanto este contra o Santos. E, sem que os mais novos reforços tivessem participado, pois não estavam e, não mais poderão ser inscritos. Fato é que alguns jogadores se encontraram e, Zé Ricardo, talvez tenha dissipado certas dúvidas, como por exemplo, a definição do melhor meio campo e, quem sabe, continue com um ou outro grilinho na cabeça.

Até 26 de julho, data do novo jogo contra o Santos, tenho a impressão de que o nosso treinador possa ter dois questionamentos. Se, efetivamente, Thiago vai aguentar o rojão, e se começa com Pará ou Rodnei. No mais, Réver e Rodholfo, a zaga. Trauco na lateral esquerda. O meio, com Márcio Araújo, Cuellar, Diego e Éverton, e o ataque, com Éverton Ribeiro e Guerrero.

Este jogo de ontem foi formidável, pois além de uma monstruosa injeção de confiança, ressuscitou quem já estava sendo enterrado, como Cuellar, Márcio Araújo e Berrío. Joguinho santo…

Antes que esqueça, e até entendendo em função da modificação introduzida no calendário com o alongamento da Copa Libertadores e, em função disso, modificando outras competições, é importante que a CBF esteja atenta para uma Copa do Brasil com uma melhor distribuição de jogos para o ano que vem, pois a distância entre as duas partidas de uma determinada fase acaba sendo muito grande, como é o caso agora, entre os jogos de ida e volta, nestas quartas de final. Muito tempo entre um jogo e outro. Quebra o encanto…

E, a meteorologia informa que no jogo de domingo, contra o São Paulo, São Judas Tadeu terá São Pedro como companheiro. Sorte dos funcionários responsáveis por molhar, antes do jogo, o gramado da Ilha do Urubu. São Pedro fará o serviço de graça e, com enorme prazer… Os mais velhos que preparem suas galochas… Em tempo: Ainda se compra galocha? Por favor, quem souber, transmitir através do blog. Carlos Egon, que irá ao jogo, não abre mão de tão útil objeto, que até agora não encontrou no mercado…

1 Comentário

  1. Kleber, só para corrigir, a partida de volta é 26 e não 16.

    O time base é este que você escreveu, mas sabemos que serão vários jogos, lesões, cartões, cansaço, etc. Além disso, o Zé já disse que molda o time conforme o adversário então teremos mudanças constantes.

    Eu volto a falar da importância de rodar o elenco, pois o Conca, Berrio, Ederson, Arão e outros precisam jogar e serão importantes. Se ficarem sempre no banco, não terão ritmo de jogo e jogando só uma vez por mês fica complicado.

    Apesar de vivermos uma boa fase recente, acho que ainda iremos esquentar a cabeça neste ano, pois o Flamengo ainda não enfrentou os times mais fortes no Campeonato Brasileiro como Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio, etc.
    ——-
    Obrigado, Henrique, data corrigida.
    Abraço,
    Robert Rodrigues – Moderador

    Reply
  2. Caro Kleber, só continuo discordando do Marcio Araujo. Em um jogo como ontem, Cuellar desarmou 8x enquanto o Marcio nenhuma, e nem saída de bola correta ele fez. Então, não vejo motivo para se manter no time, visto que temos Rômulo, Ronaldo e Arão no banco.
    Mas de fato, o time está encaixando novamente, com o E. Ribeiro subirá de nível, e além disso com o Geuvanio, Vinicius Jr, Berrio no banco, em caso de necessidade podemos modificar a maneira de jogar no segundo tempo.
    Só o preço do ingresso que não colabora, principalmente pra quem é do interior (Barra Mansa => 26,00 Pedágio + 50,0 Combustível + Ingresso + Estacionamento) fica bem puxado, pra ir em boa parte dos jogos, só está faltando pensar em nós torcedores do interior no plano.

    Reply
  3. Caro Kleber e amigos!
    Para o jogo dia 26 de julho, até daria tempo contratar outro goleiro. Enquanto isso e sinceramente, ainda sou mais Tiago que o Muralha. Na hora que o Tiago pegar um pouco mais de confiança, quem sabe, talvez não se fale mais em outro nome.
    Quanto ao time e para o próximo domingo, eu colocaria apenas o Rodolfo no lugar do Juan e mais nada. Começaria igual a ontem. O Everton Ribeiro iria entrando aos poucos. No caso do Pará, até acho ele com mais confiança que o Rodinei e no mais, que persistam as boas dúvidas e que o ZR consiga fazer o melhor. Atualmente, considerando o que temos, imagino que o Everton Ribeiro, Geuvânio, Conca e ainda o Vinicius Júnior e o Ederson, são as principais dúvidas (comparado ao time que iniciou ontem). No momento, entendo que o Arão não causará qualquer pertubação para escalação. Faz muito tempo que o mesmo tem dificuldades de acertar passes. Por vezes, parece desconcentrado na hora de distribuir a bola. Precisa corrigir esse lado, certamente, lembrando que o mesmo tem potencial. Se fosse ele recuado para a posição de 1º volante, não faria o que o Márcio faz.
    Imagino que já faz um bom tempo que para escalar o Flamengo não se teria tantas dúvidas.
    Que venha o São Paulo. Não podemos deixar de vencer.
    SRN

    Reply
  4. Rodrigo, concordo com vc. A atuacao do Marcio Araujo foi ridicula ontem. Ele destoa visivelmente como o goleiro que e fraquinho tb. Um clube com o orcamento do Flamengo pro futebol nao pode deixar de ter um goleiro bom e ter um cara tao ruim quanto o inutil Marcio Araujo.

    Reply
    • Pois é Alexandre, com o orçamento do futebol não faz sentido ter o Marcio Araujo de titular incontestável. Para compor elenco sim, entrar em um jogo de muita pegada pode até ser, mas incontestável não vejo sentido, que pra mim é um erro absurdo. Ele não joga tanta bola assim, e isso fica evidente como no jogo do Santos, não roubou nenhum bola. Se entrar no footstats, lá você percebe que o Marcio Araujo em 2 jogos da Copa do Brasil, roubou 2 bolas, enquanto o Cuellar em 2 jogos roubou 15.
      Se o Marcio Araujo é o volante de contenção do Zé e o Cuellar que sai mais pro jogo no lugar do Arão, o que o Márcio Araujo anda fazendo durante os jogos? Não sei. Porque não dar oportunidade para o Rômulo, Ronaldo?

      Reply
  5. Meu caro, acho que você não viu o mesmo jogo que eu ontem, pois achei a atuação do Márcio Araújo mais desastrosa do que de costume. Inclusive quero mencionar um lance ridículo onde ele saiu carregando a bola e caiu sozinho e ficou pedindo falta e levantando os braços, que é a única coisa que ele sabe fazer! O flamengo não pode ter um jogador titular desse nível, quando o time ta com a posse de bola, ele some, não aparece, ele não sabe fazer passes básicos! Só aparece para o jogo quando para tentar recuperar uma bola do adversário! Sinceramente o Márcio Araújo não seria titular em nenhuma equipe da série A e tenho minhas duvidas se na Série B também, não afirmo isso porque não acompanho!

    Reply
  6. Eu gostaria de ver o Arão de Primeiro volante, sem as constantes idas ao ataque, salvo em bolas paradas. Não sei se a galera aqui vai lembrar mas ele foi por algum tempo um dos maiores ladrões de bola do time, ou seja ele tem potencial para destruir jogadas e obviamente muito mais qualidade técnica que o M Araújo.

    Reply
  7. Talvez o jogo contra o Santos seja a cereja do bolo, dessas últimas 6 partidas disputadas desde a derrota para o Sport.

    Foram 4 vitórias e um empate pelo Brasileirão e mais essa vitória contra o Santos na Copa do Brasil. Isso significa 77,7% de aproveitamento, o que por hora, seria um aproveitamento melhor do que o Grêmio, vice líder com 73,3% de aproveitamento no Brasileirão.

    Portanto, na minha opinião, não há motivos para que Zé Ricardo se afobe para lançar em definitivo os reforços contratados de última hora. Não podemos deixar de esquecer que esse rodízio de jogadores acontecerá naturalmente uma vez que esses últimos reforços, não podem disputar a Copa do Brasil.

    Me arrisco a dizer que depois da excelente vitória pelo Santos, Zé Ricardo tende a sofrer menor pressão seja qual for a escalação do time que ele apresente em campo. A única exceção fica por conta de Arão.

    Pela ponta direita Berrio ou ER7 não terá gritaria.
    Pela esquerda, Everton ou VJ, tbm não.

    Embora eu não goste de Damião, mas quando Guerrero ficou fora, deu conta do recado. Rodolfo, Juan e Vaz, pela ordem, dão os companheiros de zaga de Réver.

    Aos poucos nosso goleiro Thiago vai amadurecendo na marra.

    Falta de fato colocar o Conca para girar com esse time. Se ele vai ser o reserva imediato de Diego, a hora é essa.

    De resto é apoiarmos para que mais uma vitória venha contra o São Paulo, e consolide o time.

    ABÇ#SRN

    Reply
  8. Discordo Kléber Leite, Márcio Araújo não tem vaga no Flamengo!
    Márcio Araújo pelo que joga não tem vaga no Grêmio, Corinthians, São Paulo e no Palmeiras ele só consegue entrar lá pra assistir jogos, pois há anos foi dispensado. O problema do Flamengo sempre foi esse, joga bem uma partida e acha que já pode ser campeão, mas não percebe os pontos fraco. Estamos ganhando pela qualidade dos jogadores. Zé Ricardo erra demais, deixou ano passado o Cuellar, Donnati e Mancuello no banco pra panela dele(Márcio Araújo, Gabriel e Rafael Vaz) e a gente sendo eliminado da Sul-americana pelo Palestino(absurdo) e não ganhamos o brasileiro e este ano já fomos eliminados da Libertadores(maior absurdo). Berrio jogou muito bem contra o Fluminense e no jogo seguinte ele colocou Matheus Sávio no lugar dele. Zé Ricardo não dá sequência de jogo aos gringos. O Cuellar jogou contra o Santos o que nunca vi Márcio Araújo jogar nos 200 jogos dele no Flamengo!
    O Real Madri joga com Toni Kroos, Modric e Casemiro no meio de campo, jogadores com pouco poder de marcação mais com qualidade, tenho certeza que se colocar o Rômulo, Ronaldo ou Arão no lugar de Márcio Araújo o time mais sair muito melhor com a bola, agora cabe ao treinador mandar eles ficarem e somente saírem na boa como faz Zidane no Real Madri.
    O goleiro Thiago não tem a menor condição de ser titular, e nesse time Vinícius Júnior é titular com um “pé nas costas”, até porque Éverton e Berrio são bons na marcação e até fazem gols, porém não são decisivos e nem tem a qualidade do garoto.

    Reply
  9. Grande Kleber… kkkkkkk
    “Carlos Egon, que irá ao jogo, não abre mão de tão útil objeto, que até agora não encontrou no mercado…”

    Estou meio que impedido de escrever. Mais uma vez estourou um transfomador na minha área e, a fonte do computador, assim com geladeiras e tvs, foram pro saco.
    Hoje, um técnico vem colocar tudo em ordem.
    Estou lendo tudo por celular!
    Escrever com essas letrinhas é um saco.
    Quanto aos meus pés, assisto todos os jogos com par de meias do Mengão. A bichinha está regulando.
    Assim que o carinha colocar a fonte, volto a todo vapor…

    Reply
  10. “Entrevista do ZR”
    Veiculando uma entrevista do ZR na mídia, é curta, mas expressiva, onde ele disse que “quase jogou a toalha” depois da derrota contra o Sport.
    A conclusão é a mesma de sempre, ou seja, o sujeito é muitíssimo inteligente, muito acima da média, além de como já tenho dito, TEM UM SANTO PARA LÁ DE FORTE! Com tudo isso, e a despeito do desejo de todos (que é que ele saia) ele vai ficando, e não é pouca coisa não!
    Esperemos não menos uma vitória no domingo contra o SPFC, pode ser que após essa vitória façamos as pazes com ele.
    SRN.

    Reply
    • Nino, imagina a pressão que esse cara sofre? Ele é um novato que simplesmente dirige o maior e mais rico time do Brasil. Até o celular dele divulgaram para os torcedores. Não duvido que filhos, mulher e amigos tenham sido ameaçados. É complicada a situação.

      Como disse o Muricy uma vez, a vitória não traz alegria e sim alívio por tanta pressão no dia a dia.

      Reply
      • Henrique…
        Mulher, filhos e celular todos nós temos…
        Dirigir o Flamengo por tanto tempo, apresentando resultados pífios (como eliminação na 1a fase da Libertadores), não é surpresa que a vida dele não esteja fácil…Pede para sair, é a solução. SRN.

        Reply
  11. Notícia que me agrada e muito…sempre.

    Com os últimos patrocínios fechados essa semana, Flamengo ultrapassa a casa de 100 milhões de Reais por ano em patrocínios na camisa do time profissional.

    ADIDAS – 37
    CAIXA ECONÔMICA – 30
    CARABAO – 15
    MRV – 7
    YES! – 6
    TIM – 4
    Universidade Brasil – 2
    kodillar – 1

    TOTAL – 102 MILHÕES

    VAMOS QUE VAMOS

    Reply
  12. Estranho ZR querer jogar a toalha por pressão. Da torcida ou interna?

    Muitos dizem que da cabine e da arquibancada o entendimento do jogo é muito melhor de quem está na beira do gramado. E se foi da torcida, pq não atendeu de vez?!

    Por falar nisso (velhos tempos), não vi mais a comunicação via RÁDIO no Fla. Será que ainda existe?

    Bela partida contra o Santos, se continuar assim, reavalio minha ressalva de fim do ano – na primeira quinzena de agosto -, mas sim pra buscar TÍTULOS.

    Considero apenas, contratar um GOLEIRO experiente, por conta do garoto ser muito verde e poder sofrer queimação. Não que ele seja ‘ruim’, mas porque um erro no gol, tem um peso muito diferente de quem erra na linha. Nessa idade o ideal é utilizá lo em eventuais substituições.

    Mais um pedido, além de querer ver Cuellar e Rômulo na VOLÂNCIA.

    Estou em observação.
    Até lá e torcendo pelo Fla.

    Reply
  13. Essa entrevista do Zé é de assustar, o carinho que ele fala do Marcio Araújo, o cara vem me falar que faz treinos específicos com o Marcio pra ele melhorar na parte ofensiva, que isso cara, será que ele faz esses treinos com o Ronaldo que tem 20 anos, e esse sim pode progredir. Já é uma doença essa visão que o Zé tem do Araújo.

    Reply
  14. Provavelmente, mas um dia vamos ver o Flamengo sem o Marcio Araújo, fim de ano termina o contrato, não é possível que vão renovar mais uma vez

    Reply
  15. Na minha opinião além de um goleiro mais rodado e firme, o Flamengo de hoje não merece um jogador do porte técnico do Márcio Araújo como titular absoluto!!! Zé Ricardo precisa acabar com essa teimosia (quem sabe birra com a torcida) e dar chances a Ronaldo e ao Rômulo, agora chances claras, para disputar a posição com MA, uma vez que são jogadores infinitamente melhores tecnicamente que o já citado e com RITMO de jogo darão o retorno técnico esperado, melhorando,0 principalmente, a saída de bola ao lado de Cuellar ou Arão (em forma).
    O que ocorre é que MA pode ser um deus do esforço e da aplicação tática, porém, tecnicamente o retorno é pífio e isso prejudica a equipe, termina por sacrificar os outro jogadores principalmente na questão ofensiva.
    Outra coisa, de uns tempos pra cá, até defensivamente MA tem deixado a desejar, então que se aplique a tal MERITOCRACIA e que se RODE o elenco.
    Que se abra disputa em todas as posições do elenco, e não só em 10 delas, deixando o intocável, mas pior jogador do time, no pedestal da titularidade e permanecendo intocável.
    Não adianta justificar o injustificável.

    Reply
  16. Presidente …apesar de ser extremamente otimista, vi evolução..mas não tão gigantesca assim. Algumas melhoras individuais especialmente Berrio e Éverton. Uma mudança a muito cantanda ou seja Cuellar como Titular. Márcio Araújo continua sendo o centro das atenções, a torcida não o altura mais em sua grande maioria, então pode fazer 10 gols em um jogo que mesmo assim a torcida na qual eu me incluo já não o quer mais na equipe. Um fato é certo: Éverton Ribeiro dificilmente será Titular no flamengo enquanto o Zé Ricardo for treinador. Ele gosta de dois jogadores velozes de canto, que acompanham os laterais adversários e saem com velocidade e ele não sabe escalar o time de outra maneira. A grande vantagem é que são três competições e ele terá todas as chances de usar todo elenco. Assim como os clubes europeus..pela primeira vez vejo o Flamengo com elenco para jogar razoavelmente bem as três competições. Não sei se o treinador irá entender isso.
    Só mais uma questão: Goleiro urgente. O menino ja mostrou que se for exigido, entrega. Assim com o apenas regular Muralha. Inclusive eu voltaria o goleiro mais rodado já que não irá contratar outro. O estranho que ambos apresentam as mesmas falhas. Ruins nas saídas pelo alto, ruins em devolução com os pés e caem sempre atrasado nas bolas rasteiraS. Será que não é realmente questão de treinador de goleiros?? Ou a má qualidade mesmo de ambos??
    E domingo com galocha ou sem galocha.. oportunidade de vingar os 6×1 de 2005 no mesmo estádio da ilha.

    Reply
  17. Kleber, não é que eu queira bancar o advogado do jogador mas no estádio , durante o jogo, não houve reprovação ao Márcio Araújo. Hoje em dia, com os treinamentos fechados, inclusive para a imprensa fica difícil dar um juízo de valor mas leio nas entrelinhas que o nosso treinador não vai abrir mão do M.Araújo ,pelo menos a princípio. Ele é o cão de guarda do time.

    Reply
    • Concordo, caro Paulo!
      Ouvi da torcida o mesmo que você. Aplausos após um arrancada dele.
      MA está longe de ser um problema. Até porque, no elenco não temos jogador com a entrega e marcação dele.
      Tudo é muito relativo nessa questão.
      O Galo pode ser campeão de uma Libertadores com Pierre e Josué, tendo Rosinei na reserva?
      Hoje, com Cuellar ou Arão jogando de 2° volante, quem sai jogando e entrega nos pés de Diego, é justamente ele.
      O futebol brasileiro está carente nesta posição. Fora Moisés, Rafael Carioca e Otávio, o resto é tudo japonês.
      Willans marcava como poucos e, entregava nos pés dos adversários. Titular inquestionável durante anos.
      Portanto, meu amigo, MA está longe de ser um Maldonado, mas no fundamento passes, ainda é melhor que o brucutu Ralf. Campeão do mundo pelo Corinthians.

      Reply
    • Paulo, para mim fica claro que com Cuellar como 2o. volante não precisamos do MA. MA é imprescindível apenas quando Arão joga. Se é para jogar com 2 cães de guarda, não há a necessidade do MA cobrir o meio, a direita e a esquerda como ele faz com o Arão. SRN.

      Reply
  18. “ZR ao pé do Olimpo Rubro-Negro”.
    Não resta a menor dúvida, ao estar a 1 ano a frente do maior time, do clube de maior mídia e cobrança, para um novato, sem apresentar resultados factíveis, ZR é de fato uma proeza.
    Os dados que o ZR manipula são extremamente mais complexos que qualquer membro do staff rubro-negro:
    – em 1o. lugar obviamente ele manipula o grupo de jogador através de sua proposições profissionais.
    – em 2o. lugar ele manipula o próprio staff executivo do clube, que a despeito de fracassos esta convencido que ZR será um vencedor na atual direção.
    – em 3o. lugar ZR manipula os dados que ele passa para a mídia, seja usando mídia tranning ou não, o fato é que ele é extremamente polido, ora omisso propositalmente, ora sincero e com razão, ora distorcendo fatos ou vendo-os de uma ótica extremamente distorcida, o saldo? Extremamente positivo.
    Com tudo isso podemos facilmente concluir que ZR é homem de maior inteligência no staff rubro-negro na atualidade, mais inteligente que EBM e Fred Luz por exemplo.
    O único dado que o ZR não consegue e não conseguirá manipular é a torcida, esta será imperdoável com a falta de resultados expressivos até agora.
    Em tempo, ZR, esse nosso garoto prodígio, esse fenômeno contempla o Olimpo Rubro-Negro, se terá condições de subi-lo e firmar-se é outra história.
    A despeito de gosto pessoal, estamos torcendo por sua subida ao topo.
    SRN.

    Reply

Comente.