E por falar em embalar…

Flamengo 5 x 1 Chapecoense, na Ilha do Urubu. (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Revendo toda a tabela do Campeonato Brasileiro, encontrei algo muito interessante. Da vigésima primeira, até a vigésima quinta rodada, o Flamengo fará, de forma seguida, cinco jogos na cidade do Rio de Janeiro.

21ª – rodada –  Atlético Goianiense
22ª – rodada –  Atlético Paranaense
23ª –  rodada –  Botafogo
24ª – rodada –  Sport Recife
25ª –  rodada –  Avaí

Dos cinco jogos, o único em que não atuará como mandante será contra o Botafogo, em jogo programado para o Engenhão. Aqui pra nós e, com todo respeito, não é uma sequencia perfeita para uma bela arrancada?


Restam pouco mais de 100 (CEM) sócios torcedores para o Flamengo atingir a linda casa dos 100.000 (CEM MIL) sócios torcedores. Este projeto, hoje vitorioso e totalmente consolidado, teve início em 1995. O “sócio torcedor” de hoje, lá atrás, tinha o nome de “sócio off-Rio” e, era parte de uma campanha cujo título era “Seja Sócio”. Com esta campanha, o Flamengo, no ano de seu centenário, saiu de pouco mais de três mil sócios pagantes, para sessenta mil, algo simplesmente extraordinário para aquela época e, fator decisivo para o início de uma grande virada na arrecadação do clube.


Sem querer criticar qualquer comentário que seja, de uma forma ampla, acho que devemos e podemos estar felizes pelo resultado de ontem, porém, sem perder a coerência, pois não pode um jogador que vinha sendo aqui sistematicamente criticado, de repente, fruto de uma goleada onde não teve nenhuma participação, se transformar em boa opção de ataque.

Não preciso e nem devo falar sobre quem esteja eu me referindo, até porque, é irrelevante. Relevante sim, é estar atento à coerência, fator decisivo para qualquer tipo de análise.


Se punido fosse com inversão ou, inversões de mando de campo, pela confusão que houve entre torcedores em São Januário, o primeiro jogo a ser cumprido seria exatamente contra o Flamengo. Acontece que, em julgamento realizado ainda há pouco, o Vasco foi absolvido.

Aliás, muito boa foi a sacada do advogado cruzmaltino na defesa do treinador que, suspenso, teria dado instruções a um membro da comissão técnica que, teria descido até o banco de reservas, repassado as instruções ao preparador físico que, finalmente teria transmitido para o treinador auxiliar, que dirigia o time.

A sacada do “Michelzinho do Vasco” foi muito boa. Disse ele: “Isto é fantasia. Se o treinador Milton Mendes quisesse dar alguma instrução ao auxiliar bastaria passar via WhatsApp”. Milton Mendes, claro, foi absolvido.


Há algo muito interessante e, de polêmica gostosa, que foi tema na discussão com alguns amigos rubro-negros e do time do arco-íris.  Se você só pudesse dar uma nota 10, pelo jogo de ontem, você daria para quem? Diego ou Guerrero?

1 Comentário

  1. E, pra não dizer que estou em cima do muro, sem medo de errar, DIEGO é o meu nota 10.
    Justifico: Dois gols, sendo um, o primeiro, uma obra de arte. Uma assistência que terminou em gol, além de ter sido o dono do meio-campo, local onde se ganha ou se perde o jogo.
    E, por falar em 10, já está mais do que na hora de Diego assumir a gloriosa camisa do Galo.

    Reply
    • O segundo gol do Diego achei belissimo. Matou no peito com categoria, depois dominou a pelota no peito do pé, avançou um pouco e meteu um chutasso com direito a belisco na trave, um baita GOLAÇO. Ou seja, o Diego fez dois gols, dois GOLAÇOS, o primeiro o mais top, claro. aquela assistencia pro Guerrero foi surreal. A principio achei que ele ia chutar de rosca pro gol e tinha batido fraco, mas no desenrolar da jogada, era uma assistência pro gol do Guerrero. Que visao e que passe sob medida.

      Reply
    • Kleber,
      Concordo plenamente. Um crime que a 10 continue com o Ederson, que é apenas uma opção depois de tantos outros no elenco.

      Mancuello deve ser vendido, pous mais uma vez não foi relacionado. Tens alguma notícia???

      Reply
  2. 10 pro Diego. O melhor do jogo e o melhor do elenco, sem dúvida.

    Difícil falar de contratação no Flamengo.
    O elenco já é muito bom.
    Mas o time titular, na minha opinião, ainda precisa de 03 peças incontestáveis: um goleiro, um lateral direito e um meia que faça a função de segundo volante.

    Opções de goleiro: Julio Cesar, Alisson, Diego Alves e Rafael Cabral.
    Opções de lateral: Adriano (ex Barcelona) e Mário Fernandes.
    Opções de meias: Renato Augusto e Ramires.

    O time titular ficaria assim: Julio Cesar, Adriano, Réver, Rodolpho, Trauco, Rômulo, Renato Augusto, Diego, Geuvânio, Éverton Ribeiro e Guerrero.

    Sendo que outros 05 jogadores certamente poderiam brigar pela titularidade: Juan, Cuellar, Arão, Conca e Vinicius Junior.

    E o resto do elenco, que é muito bom, com várias promessas da base, seria o ótimo banco de reservas do Flamengo.

    Reply
  3. Caro Kléber e amigos!
    Eu fico feliz por estarmos alcançando a valiosa marca de 100 mil sócios torcedores. É um progresso e tanto.
    Quanto a nota 10 para o jogo de ontem, que bom que temos dúvidas entre Diego e Guerrero. O Kléber justificou a sua nota 10 para o Diego e eu concordo com suas colocações. Eu considero nota 10 também para o Guerrero. Foi a primeira vez que fez três gols numa partida pelo Flamengo. Ontem foi extremamente desenvolto, participativo, atacante e defensor ao mesmo tempo. Ontem ele foi um Guerrero de fato. O Diego por si só, já entra em campo sendo um nota 8. O seu talento já é lenda. Os demais é que precisam do algo mais. Vou valorizar um gol a mais do Guerrero, afinal, fazer cinco gols neste campeonato numa mesma partida não é fácil e certamente ele precisava disso.
    SRN

    Reply
  4. Meu caro Kleber Leite, os dois gols do Diego foram muito bonitos.
    O primeiro pela pegada, o segundo pela matada no peito e calibragem certeira no canto. Ele fez uma bela partida como um todo.
    Não há dúvidas, 10 para Diego.

    Reply
  5. Eu queimei minha língua ao achar que seria um jogo chato. Não foi.
    Não achei que o Flamengo jogou um supra sumo de futebol. Apenas as bolas que tanto teimavam em não entrar, resolveram, finalmente, entrar. Poderia ser muito maior o placar se nosso querido Guerrero fosse um exímio finalizador. Mas não podemos negar que ganhar faz bem e ganhar de cinco faz muito bem.

    Domingo vem as estreias de Everton Ribeiro e Geuvânio. Estou colocando muito esperança nessa dupla. Acho que nosso ataque vai melhorar muito a qualidade das finalizações. Deveremos ter maiores sequências de vitórias. Acredito que dos 15 pontos citados por você acima, seja possível conseguir 100% de aproveitamento. É esperar e torcer.

    Reply
  6. O anti-marketing do flamengo me surpreende, o 10 do time nem entra em campo, enquanto ta aí o Diego jogando muito, ou seja lutamos anos para ter um dez de verdade, quando temos, não usa a dez. Bola fora.

    Reply
  7. Wanderson Trivilim, amigo,
    Caramba, que comentário…
    Pragmático, oportuno, coerente, inteligente, justo e RUBRO-NEGRO!!!
    Parabéns!!!
    Forte abraço.

    Reply
    • Kleber, querido,
      Em qual ano vc fez uma jogada de markentig anunciando a apresentação de um camisa 10 no Flamengo? Toda midia foi para esta apresentação e vc apresentou Sávio, que usava a camisa 11 e a partir daquela data passaria a ser o nosso 10.
      Outra pergunta, qdo vc tomou essa decisão além da jogada inteligente de markentig, teve a ver, também, com a contratação do Romário, q usava o nr 11?
      SRN!

      Reply
  8. sadacoes Rubro Negras

    10 vai para o Diego, que partida do JUAN

    Guerrero não e um camisa nove nato, em seu melhor momento pelo Corinthians jogava como um falso nove, sendo ele responsável por muitos passes para gols de Danilo e Paulinho. Alias ele podia ser aproveitado junto com o Vizeu. Daria liga

    Ja que nosso treinador e refém dos pontas chegaram duas novas opções que se encaixam como luva no manjado jeito de jogar do Ze. GEUVANIO E RIBEIRO

    Geuvanio tem excelente passagem pelo Santos, um período jogando pela esquerda, com Oliveira centralizado e Gabigol na direita e outro período, para mim o melhor, quando jogou na direita, fazendo o facão e arrematando, inclusive o muleque fez um golaço no Flamengo desse jeito.
    Ele começou de lateral esquerdo no Santos, ou seja, voltar para marcar não sera um problema para ele. pra quem não o conhece, ele e um Everton que sabe chutar.

    Nao entendi a insistência no Arao que vive um péssimo momento. So apareceu quando cabeceou na trave. O cuellar tem que ser titular ate o Arao encontrar o futebol dele. Ouvi boatos de que a Roma estaria interessada em contar com o Arao, se for verdade e o valor for interessante eu toparia o negocio.

    Sobre Goleiros:

    O Jefferson renovou com o Bota, eu tentaria tirar o Gatito de la, excelente goleiro
    Wilson do Coxa, muito bom também e e prata da casa
    Danilo Fernandes, serie B Inter, bom goleiro
    Walter, Corinthians se recusa a se desfazer do jogador que e melhor que o Cassio
    Jaison, Palmeiras, bom goleiro, tem so 1 ano de contrato com o time e reserva do Prass
    Guilherme, 30 anos, goleiro da selecao da Russia, joga no Spartak Moscow. seria uma boa
    Neto da Juventus, esta em fim de contrato
    Ochoa, valores altos, bom goleiro da selecao Mexicana
    Julio Cesar, minha prefencia, e dificil mas seria ele o presente da diretoria para a torcida por alcancar 100 mil socios torcedores?

    SRN

    Reply
  9. Como estamos falando de centroavante, evidentemente, NÃO estamos falando em Guerrero…
    Por outro lado, como fez 2 gols e, dividiu o outro com o zagueiro traíra, não há como negar que o peruano quebrou a banca como referência dentro da área.
    Lugar, que deveria ocupar até o juízo final.
    Como o PIVÔ voltou a perder gols absurdos. Não posso dar 10! Vai levar um 10 como referência, um 7 como pivô. Nota 8,5…
    Até porque, a Vassoura também já fez 3 gols jogando por nós e, no outro jogo estava no banco. Na minha opinião, ainda muito perto do campo…
    Quanto ao Didi, não só fez chover, como fez 2 golaços. O dono do jogo, da noite, da renda… da nossa alegria.
    Nota 15 com muito louvor…

    Reply
  10. Kleber,

    Minha nota 10 é para o Diego !!!

    Agora, essa nota não se refere simplesmente ao seu desempenho técnico, aos seus belos gols, a sua assistência, enfim ao que ele jogou nesse jogo…

    Essa nota, se refere ao que ele representa para a instituição, isso mesmo, há muito tempo não via um jogador tão engajado com um clube, inclusive muito mais do que qualquer um jogador formado na base nos últimos 20 anos, a alegria a satisfação pelo dever cumprido, a responsabilidade de fazer o “projeto” acontecer, tudo isso é contagiante no Diego…
    Não tem uma declaração dele que não seja no sentido do desenvolvimento do coletivo, no atingimento dos objetivos da instituição, um raro (no futebol de hoje) exemplo de profissional no sentido mais amplo dessa palavra.

    PARABÉNS DIEGO, NOSSO NOTA 10 E CAMISA 10 DOS NOSSOS SONHOS RUBRO NEGROS !!!!

    SRN

    Reply
  11. Socio-torcedor chegamos a 100.000.Outra grande vitória.!!!
    Mais que socios-torcedores,são na realidade sócios-patrocinadores.
    E olha que podemos aumentar este numero.!!!
    SRN.

    Reply
  12. Em 2016 ZR pegou uma continuidade do péssimo trabalho do Muricy, o time era um bando taticamente.
    Naquele tempo ZR conseguiu ousadamente implementar um sistema de jogo moderno, intenso e eficiente. Achávamos um esquema travado, pouco agudo, mas dadas as circunstâncias de um técnico inexperiente assumindo assim o time principal do Flamengo, tal postura nos pareceu, além de lógica, inteligente. Acontece que essa postura precavida se tornou a marca do trabalho do ZR ao longo deste 1 ano de trabalho.
    Ao ver a quantidade de oportunidades de gols que o time perdia (muitas com o hoje festejado Sr. Guerrero, outras com Éverton, Arão, Gabriel, Cirino, AP, Fernandinho etc), vi que apesar das discordâncias táticas que eu tinha do ZR, era bem verdade que seu esquema produzia sem dúvida oportunidades de gols, neste quesito a culpa não era dele, mas do elenco.
    Já nesse período ZR mostrava pouca habilidade em substituições e nenhuma habilidade em variações táticas, mas o time seguia com essa característica principai, ou seja, não definir a partida no campo.
    Com o tempo os adversários aprenderam a jogar contra o Flamengo, e identificaram que as triangulações no ataque (uma das três grandes virtudes do esquema do ZR) era o ponto fraco desse time, pois roubando a bola os adversários pegavam Arão adiantado, bem como todo o time.
    Ao perder as triangulações o time passou a jogar feio, limitando-se ao invés de triangular, alçar as bolas em chuveirinho para a área adversária. Ao perder essa característica o sistema de jogo do ZR tornou-se ainda mais limitado (não possuía variações táticas, jogadas ensaiadas), dependendo da qualidade de dupla de zagueiros adversários (péssima como se viu na Chape), para viver de uma ou duas bolas do jogo.
    Hoje em dia vamos concluir sem dúvida alguma que o elenco é muito superior ao técnico.
    Mas tbm temos problemas de elenco, por exemplo, um excelente camisa 9 que é exímio no domínio e no toque de bola, bem como no cabeceio e que tem uma péssima qualidade de chute a gol (grosso e sem habilidade, fecha os olhos e chuta).
    As chegadas de ER7 pela direita, Geuvânio e VJ pela esquerda vão dar soluções a péssima qualidade ofensiva oferecida por Gabriel e Éverton (notem que não inclui Conca, que comenta-se que a comissão técnica já decidiu em não aproveita-lo para a temporada, sendo assim o argentino deve deixar o clube em breve). SRN.

    Reply
    • “O caso Conca”
      Injustificável o argentino não ter entrado no jogo contra a Chape, eu explico. Comenta-se que a comissão técnica esta muito pessimista sobre a recuperação técnica do argentino até o fim da temporada, além dos fatores comportamentais de grupo do argentino. Acontece que o argentino é temperamental e não vai aceitar não ser aproveitado no elenco, preferindo sair. Assim, o que acontece? Ele fez até agora 2 jogos pelo Brasileirão, obviamente, aconteça o que acontecer, seria importante que ele pudesse atuar até o nr. limite (para impedimento de transferências nacionais dentro do Brasileirão) para então se tomar uma posição sobre o argentino, pois ve-lo saindo do Flamengo para ir para outro time nacional (principalmente o Fluminense) seria um impacto negativo gigante! SRN.

      Reply
      • “O entendimento do ZR”
        ZR entende que Conca não tem característica de ponta esquerda, que ele não tem tendência a jogar pelas pontas, que sua tendência é vir das pontas e trazer o jogo para o meio, o que não é desejável pelo técnico.
        Assim ZR entende que a posição do Conca é a posição do Diego, e que ele seria o substituto imediato do Diego, o que limitaria absurdamente as possibilidades do argentino no elenco…
        Em tempo, é bom definir as probabilidades do Conca repurar suas habilidades técnicas até o fim da temporada, isso é uma questão!
        A outra questão é saber, em dadas as circunstancias do jogo, se Diego tem característica de jogar mais recuado (assim como Renato Augusto fez na seleção), sim, no lugar do Arão.
        Seriam algumas dúvidas a serem respondidas. SRN.

        Reply
      • Nino,
        Achei um erro trazerem o Conca, e disse isso na época… Ele joga na posição mais difícil do campo, está há anos em um futebol amador, vem de grave lesão e já está com 34 anos de idade… Vejo muita gente pensando no Conca de 2010/2012, o que o argentino nunca mais será…

        Além disso é um jogador emprestado só até dezem, que vai concorrer/disputar vaga com jogadores DO FLAMENGO (Diego e agora E.Ribeiro). Que fique na reserva ou saia.

        Reply
  13. CHEGAMOS AOS 100 MIL SÓCIOS.

    Parabéns a todos que como eu, fazem parte dessa campanha magnífica a favor do nosso Flamengo.

    1º – Palmeiras: 122.778 sócios
    2º – Grêmio: 117.336 sócios
    3º – São Paulo: 114.413 sócios
    4º – Internacional: 112.756 sócios
    5º – Corinthians: 110.400 sócios
    6º – Flamengo: 100.012 sócios

    Dentre os times listados aqui, o Flamengo é o único que não tem um estádio próprio. Ainda assim, o plano de sócio torcedor cresce mensalmente mais que qualquer outro clube.

    Se por um lado o Flamengo quebra o tabu quanto a relação entre estádio próprio versus crescimento no ST, fica a enorme expectativa de ser o número um do Brasil e quem sabe do mundo, quando puder associar um estádio ao seu programa de ST.

    Venho acompanhando atentamente esses números desde a final do estadual, onde tínhamos pouco mais de 93 mil sócios. Poderíamos sim, ter chegado a essa marca de 100 mil sócios anteriormente, caso não ocorresse a eliminação precoce na Libertadores.

    Para se ter uma ideia do que representa o programa de ST basta entender algumas questões:

    1 – Flamengo gasta com a folha salarial só de seus jogadores algo perto de 123,5 Milhões anuais.

    2 – Programa de ST arrecada algo perto de 40 milhões anuais.

    3 – Isso significa que o ST paga 33% da folha.

    Portanto amigos……. O CÉU É O LIMITE

    ABÇ#SRN

    Reply
    • Anderson,
      E nos outros clubes o S.T. é bem desonesto, pois não informam/atualizam mensalmente o número de cancelamentos. Sem falar nos valores, que em alguns deles tem plano de R$ 9,90, que só serve para fazer número.

      Co. Estádio chega fácil, mas MUITO fácil, aos 150 mil.

      Reply
      • Também acredito nisso, Diego e concordo com tudo o que você disse.

        O detalhe da questão é justamente esse:

        Com um estádio próprio, me arrisco a dizer que, tão logue assente o primeiro tijolo, dobraremos em menos de um ano o número de ST

        Reply
    • Amigo Helder!
      Tudo que a Fox especula, nunca acontece…
      Já deram com os burros n’água uma centena de vezes.
      Estamos falando da cereja do bolo. É pra fechar o elenco e acabar com o problema.
      Muitos gostam do Gatito. EU, tenho minhas restrições. A pergunta é a seguinte!
      Jefferson toparia ser reserva dele?
      Com o nome que tem, oriundo da Seleção Brasileira, acho que não!
      Como a relação é a pior possível com o staff do Botafogo, azedar de vez não custa nada…
      Jefferson JÁ!!!!!

      Reply
      • Egon meu amigo, escolhe outro goleiro, Jefferson não dá!
        1o. não sabemos sobre a continuidade da forma física dele, vai que seja um 2ao. Dedé? Nosso departamento médico esta super-lotado.
        2o. não sabemos se ele mostrará a mesma forma técnica.
        3o. o CEP jamais permitirá qualquer transferência do Botafogo para o Flamengo. SRN.

        Reply
  14. Nota 10 pro Diego, o tuta mandou bem com 3 três gols, mas não esqueço os gols de cara que ele perdeu, nem o Brocador, que deve receber 1/5 do salário dele não perderia….

    Em tempo, ontem eu questionei o Arão, sua evidente falta de tesao para jogar no maior clube do Brasil, sua parte técnica abaixo de seu capacidade, associei tal queda a uma possível proposta do exterior e por esta razão o jogador não estaria focado no trabalho, pois bem, dei um palpite certo, o GE noticiou há pouco que um time da serie A da Itália estaria negociando com o Arão, diante disto pergunto: não seria a hora de afastá-lo, até mesmo para preserva-lo, sem contar que o reserva que entrar dificilmente será menos eficiente.

    SRN

    Reply

Comente.