Geuvânio vale uma conversa?

Geuvânio (Foto: Reprodução)

Há certas coisas na vida e, consequentemente no futebol, em que se procura o caminho mais difícil, mais problemático, quando um simples telefonema poderia tornar tudo mais simples e, sem qualquer stress.

Este é o caso que envolve o atacante Geuvânio, praticamente contratado pelo Flamengo e, com o Santos ameaçando recorrer à Fifa, pois na transferência do jogador para o clube chinês foi colocado no contrato entre as partes a preferência para o Santos, em caso de retorno do jogador para o futebol brasileiro. E, para piorar, o Santos tem interesse em ter Geuvânio de volta. Resumo da ópera: problema criado e de solução imprevisível.

Paralelo a tudo aqui colocado, aparece o depoimento do presidente do Santos, Modesto Roma, gente boa, que tive o prazer de conhecer recentemente, dando conta de que gosta muito do presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, e que estranha não ter sido procurado por ele, já que a relação entre os dois é a melhor possível.

Como diria minha avó Corina, “um razoável acordo é muito melhor do que uma boa briga”. Fica a sugestão.

1 Comentário

  1. Caro Presidente, neste episódio estou de acordo com a diretoria do flamengo, já que o Santos quer forçar a ida do jogador para lá. Ora, este quisesse já teria fechado com o Santos. A cláusula realmente parece ser abusiva e ilegal. Nenhum clube irá facilitar a vida do flamengo. ENTÃO VAMOS PRO PAU.
    QUE O SANTOS ENTRE NA FIFA.

    Reply
  2. De acordo com o presidente do Santos, eles não tem a PREFERÊNCIA e sim a EXCLUSIVIDADE na contratação do jogador.
    Aí eu pergunto, e o JOGADOR, não pode decidir onde quer trabalhar?
    Acho essa cláusula, se é que ela exista, tão vulnerável.
    SRN!

    Reply
  3. Nem deveríamos gastar dinheiro com esse jogador. Continuo na mesma opinião: melhor é gastar em jogador cascudo e decisivo. Olha aí o Luís Fabiano fazendo gol, por exemplo. Pelo visto vão torrar todo dinheiro do VJr em “apostas”, jogadores saídos de cirurgia, de separação conjugal litigiosa, etc e vir pro NOSSO Flamengo. Pq nao gasta de verdade em um goleiro TOP ? Tem cada defesa milagrosa que equivale a um gol, a uma classificação. A Copa de 2002 apesar daquele talento absurdo na linha, mas sem o Sao Marcos capaz de nem sair o titulo. Pow Flamengo, ajuda a gente te ajudar ! SRN

    Reply
  4. Há duas situações :

    A primeira é se a contratação do jogador é viável e necessária para esse momento. Mas isso não está em voga no post.

    A segunda situação é o contrato que o Santos mantém com o jogador.

    A clausula de exclusividade contida no contrato é considerada nula até então, pelos advogados especialistas em direito esportivo, se o Santos, não provar que pagou ao jogador quantia específica para essa clausula.

    A lei trabalhista brasileira, reconhece o contrato de exclusividade uma vez que se remunere para isso.

    Já na Fifa, essa clausula transgride leis e diretrizes do direito do jogador de atuar onde deseja,o que facilita o Flamengo ingressar com uma medida cautelar, sem grandes problemas.

    Presidente Modesto em entrevista à pouco, disse que se quebrado o suposto contrato e consequentemente a clausula, ele vai acionar o clube chinês e não o Flamengo uma vez que o Flamengo não tem qualquer responsabilidade até então.

    Portanto, tendo o Flamengo condições de honrar o que foi combinado com o jogador, nada o impede legalmente de assinar com o jogador.

    Reply
  5. Uai, tem torcedores que não acham necessário a contratação? Por acaso estão satisfeitos com nossos pontas que não fazem gol, Everton, Ederson, Sávio, Berrio, fala sério, fizemos um gol nos últimos 3 jogos, sem contar que nem os nossos centroavantes sabem fazer gol, o Damião da raiva de ver em campo.

    Reply
    • Falou e disse. Estaríamos no topo se os nossos postas e até os nossos meias fosse mais eficientes nas finalizações. Realmente o time deixa muito a desejar nesse sentido. O Guerrero, bom jogador, precisa de 13 finalizações pra converter 1 (é muita coisa), Damião coitado… seria o Viseu, mas o Ze não tem coragem…

      Reply
  6. Caro Kleber e amigos!
    Se o presidente do Santos realmente tem apreço pelo EBM, imagino que também poderia ligar recomendando o jogador. Acredito até que a vinda do atleta é de livre e espontânea vontade do próprio. Precisamos aprender a respeitar o direito de ir e vir e logicamente, entender que a vontade de quem está sendo negociado precisa ser o caminho mais natural para a concretização do negócio. Se o atleta fosse o Deus do futebol a ponto do presidente do Santos necessitar recorrer a FIFA, de forma nenhuma deveria ter permitido a sua saída.
    Tomara que de fato o presidente do Santos neste episódio seja bem modesto e deixe o jogador ser feliz em outras cores e na direção que seu coração aponta. Na minha opinião brigará por vaga de titular no Flamengo. Temos hoje um time titular que pouco sabe chutar a gol e imagino que esse fundamente cabe no Geuvânio.
    SRN

    Reply
  7. Queria colocar alguns pontos,fala-se muito que nao tem bons técnicos no mercado,mais aí vai a pergunta :
    O nosso técnico é de ponta?
    Uns vão falar que sim e outros que não (estou desse lado),mais até técnicos de ponta chega um determinado tempo não consegue mais extrair o melhor dos times que dirigem ,aí que eu acho que o ZR está no momento ,não vejo mais o time tendo evolução.Por isso acho que uma mudança seria benéfica ao elenco ,pois alguns jogadores podem renovar os ânimos .Acho que Dorival Jr e Marcelo Oliveira poderiam extrair um pouco mais desse elenco ,como o ZR extraiu quando entrou.Acho que todos querem que amanhã o Nosso Mengao arrebente no jogo ,e já que sou um pouquinho supersticioso vamos lá :
    Me lembro muito bem que em 2009 o Fla começou a reação depois do jogo contra o Avaí (perdemos de 3 a 0 na ocasião ).Logo no jogo seguinte pegamos o Santo André e destruímos o jogo,uma virada de atitude fascinante.Entao é isso depois do Avaí um time do interior paulista para mudarmos de atitude essa é minha torcida,apesar de achar que a mudança seja necessária,saudações Rubro negras e Saná o que Deus quiser amanhã .

    Reply
  8. Se o time encaixar, como promete, a vinda do Geovanio não seria tão relevante, agora sem contratar um goleiro certamente sofreremos um bocado, muitos sustos virão.

    SRN

    Reply
  9. Kleber, concordo com você e vou mais além : não consigo ver a lógica seguida nessas contratações.Acho que eles estão criando possibilidades dentro do grupo contratando muitos jogadores das mesmas posições e com características idênticas, afinal só da pra jogar 11 e mais 3 substituições.Por exemplo: na zaga hoje contamos com seis jogadores e só vai dar para escalar dois. Me parece óbvia a possibilidade de insatisfação entre os quatro que ficarem na reserva. No meio o Conca ,insatisfeito , já faltou a treinamento. Na frente temos um monte de atacantes contratados como estrelas que certamente vão pleitear a titularidade. O nosso vestiário terá que ser muitíssimo bem administrado.

    Reply
  10. Caro Kleber,concordo com vc no que diz respeito a uma boa conversa,acho que o geuvânio tem vaga no time sim,basta lembrar que o Gabriel entra em todos os jogos e pra não passar despercebido,será que entendi errado?o flamengo fazendo reconhecimento de gramado?se é nossa casa e se pensa em disputar vários jogos já não deveríamos estar treinando a muito tempo no estádio?

    Reply
  11. Caros amigos do blog, Não consigo entender como o Flamengo empresta o Cafu e mantém o Gabriel e o Berrio. Também é inadmissível deixar o Vizeu no banco e colocar o Damião como titular. Isso é o que se chama valorizar a base. SRN

    Reply
    • Prezados, não é só o Viseu que está sendo desvalorizado, e o Léo Duarte, provavelmente um belo jogador que só falhou ano passado em um gol do Gabriel Jesus, de lá pra cá, NUMCA MAIS teve uma sequência. Enquanto os pernas de pau vindos de fora, jogam até irritar a torcida e continuam jogando. Se nenhum jogador da base serve para jogar, ter sequência e entrosamento, pode fechar e demitir todos, inclusive o técnico que veio de lá.
      Lamentável o que acontece no FLAMENGO, a nossa história sempre foi de revelar e sermos campeões com a maioria dos jogadores feitos em casa.
      SDS rubro-negra.

      Reply
  12. Mais um jogador pra Zé Ricardo “acabar”!, além de não saber extrair o melhor dos jogadores, ele não consegue revelar ninguém da base. Nunca vi um treinador gostar tanto de jogador ruim! No time dele é Márcio Araújo, Gabriel, Rafael Vaz e Pará e o restante ele preenche.
    Daria tudo pra ouvir uma conversa desses dois presidentes, pois de futebol falam cada besteira!
    Um contrato desse, obrigando o jogador a exercer seu trabalho apenas no Santos, devia, no mínimo, dar uma punição ao Santos, absurdo!

    Reply
  13. Vai lá, sacramenta o empréstimo de 18 meses e, deixa o Santos se virar com a Fifa…
    Desde quando pode existir uma cláusula de obrigatoriedade com esse ou aquele clube?
    Ontem na Fox resolvi uma dúvida!
    A famigerada cláusula é “válida” para venda. E não, para empréstimo
    Portanto, deixa a baleia santista se virar nos 30.

    Reply
    • Egon, não é tão simples assim. Se vc olhar meu post anterior, eu explico melhor.

      Mas no fim das contas a Fifa não reconhece isso….

      Entonsee!

      Reply
      • SE… a Sra. Fifa não reconhece, passa a ser simples…
        A não ser que o gordinho do Santos arrume um salseiro com o clube chinês. Ou, os caras desistam de rachar os salários.
        Não existe cláusula contratual, quando o jogador NÃO é mais do clube.
        Até porque, já deu pra notar que o jagunço não quer voltar pro Santos…

        Reply
  14. Com essa contratação, temos agora 3 jogadores que jogam pelos lados, sem obrigação de “ajudar” os laterais. Berrío, Geovânio e Vinicius Jr.
    Qualidade mais comprovada que Cirino, Sheik e Fernandinho.
    Dragas & Drogas do ano passado.
    Massssssss… fica faltando a cereja do bolo.
    UM GOLEIRO TOP….

    Reply
    • Olha Egon….eu trocaria o Geuvanio por um goleiro top e um zagueiro top.

      Parece que Geuvanio vai ganhar 600 mil do Flamengo e 900 do time chines, totalizando 1,5 milhao.

      600 mil, sera que não dava p trazer o Gil ou o Miranda?

      Mas o caso mesmo é o seguinte:

      Se levarmos em conta que Geuvanio vem por 18 meses , e que Conca deve ir embora no fim do ano, a não ser que faça esse resto de ano excelente, Flamengo já pensa em montar um time para a primeira fase da Libertadores do ano que vem.

      Vale lembrar que a janela só abre terça feira que vem, e pode ser que com isso, surja sim um zagueiro e um goleiro.

      Reply
      • “600 mil, sera que não dava p trazer o Gil ou o Miranda?”
        Pô irmão! Já tá com o pé na jaca antes do jogo? kkkkkkkk
        Imagina esse salário para um zagueiro!!!!
        Com R$100 milhões no porquinho, paga a rescisão do Jefferson, Martin Silva ou Victor, e segue o enterro. Deixa o Geuvânio na Gávea.
        Precisamos de atacantes. E não, de ajudantes de laterais…

        Reply
  15. O Regulamento de Transferência de Atletas da FIFA (FIFA RSTP) prevê desde 2008 que “nenhum clube poderá firmar contratos com qualquer outra parte contratante ou qualquer terceira parte para fins de adquirir a capacidade de influência na relação de emprego e nas transferências, e ainda em questões relacionadas a sua independência, suas políticas ou performance de seus times” (artigo 18 bis). Logo, não pode o Santos tentar influenciar, muito menos pretender exclusividade em negociação entre o jogador Geuvânio, de saída do clube chinês Tianjin Quanjian para o Flamengo.

    Reply
  16. O Flamengo não nada a ver com esse contrato com o time chinês quem tinha que avisar o santo é o time da China não o Flamengo, acho que o presidente do santos está procurando encrenca, ele não tem que cobrar nada do Flamengo e sim do time da China, o Flamengo não tem nenhum contrato com o santos

    Reply
  17. concordo com Kleber Leite uma conversa seria muito legal ,mas o companheiro Vanderlei foi muito feliz em dizer que o problema é entre o santos e o time da china . o flamengo não tem nada com isso ! minha preocupação é começar a ganhar a partir de hoje . vamos contratar um goleiro pelo amor de Deus, de preferencia vitorioso e de seleção .

    Reply
  18. Amigos,
    Se fosse o Presidente do Flamengo agendava imediatamente uma reunião com o Presidente do Santos pela “liberação” do Geuvânio, e mesmo sendo a alegada cláusula NULA de pleno Direito, emprestaria de FORMA GRATUITA – só pelos salários, o Muralha, Márcio Araújo, Gabriel Peteleco, Adryan e Leandro Damião… Só para mostrar boa vontade!

    Reply
  19. “Fui” carioca, moro na capital da PB, um verdadeiro protetorado rubro-negro, e sou Sócio Torcedor e Off Rio do nosso querido Mengão. Embora o Sr não tenha logrado me dar muitas alegrias, como torcedor, me deu muitas esperanças qdo trouxe Romário (d 1995 a 1998 estava morando no Rio) e qdo montou o “ataque dos sonhos”, por isso nutro sincera admiração por sua pessoa. Contudo, neste caso da postagem presente, o presidente Bandeira de Mello e o Flamengo certamente não sabiam da cláusula do contrato do Geuvânio (até pq ler mandarim deve ser ph…rsrsrs) e conversaram com as partes, jogador e clube chinês. Cabe ao Santos, agora, fazer valer sua cláusula d preferência e igualar a proposta do Flamengo. Problema zero. Mas, o q seria da mídia esportiva e do próprio futebol se não fossem essas tempestades em copo d’água, não é mesmo? SRN

    Reply
  20. Vendo Santos x Palmeiras. Que diferença faz um grande goleiro. Neste jogo tem 02.Precisamos de 01 com urgência urgentíssima, sob pena de darmos com os burros n’água. É nossa prioridade número um.

    Reply
  21. Egon muito obrigado , qualquer um desses três goleiros cairia como uma luva pro Mengão, na verdade vejo quase tudo de futebol, e nenhum goleiro estrangeiro que joga a libertadores me convenceu. Saudações !

    Reply
  22. Eu acho ele um excelente jogador mais acho que tem jogador que entraria como uma luva lembra do Elias nesse time montado pelo Flamengo e aliás todos dizem que não tem treinador e não temos mesmo é o Marcelo Oliveira está dando sopa aí e ninguém fala saímos da libertadores pq não temos treinador ele com opção de velocidade para o contra ataque já que o time argentino foi todo pra cima ele não colocou ninguem para uma possível contratação ataque aí ficou esperando tomar o gol e isso aconteceu e contra o Atlético paranaense mesma coisa vai esperar perder mais uma vez para ver que não temos treinador

    Reply

Comente.