Isso é FLAMENGO

(Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo)

. Sem medo de errar: a melhor atuação do Flamengo neste ano. Antes do segundo gol, imaginei “de ruim, só o placar” como título do post, pois tanta superioridade, perfeição tática e atuações impecáveis, 1 a 0 seria uma maldade. No finalzinho, o golaço de Cuellar mudou tudo, inclusive o título do post.

. No domingo, afirmei aqui que Corinthians e Grêmio eram equipes muito bem arrumadas. Hoje, o time do Flamengo foi superior, pois além de muito bem arrumado, foi guerreiro, intenso, inspirado e criativo. O Flamengo que sonhamos…

. O primeiro tempo foi de uma perfeição impressionante. A diferença entre os dois times foi a determinação da nossa equipe, onde a marcação foi perfeita, ao contrário do Santos, que não tinha a mesma pegada e pecava defensivamente.

. A perfeição foi “do goleiro ao ponta esquerda”, onde cada um cumpriu a sua missão de forma impecável, o que contribuiu para o jogo coletivo engrenar.

. Nada contra William Arão, mas, indiscutivelmente, o time fica mais compactado com Márcio Araújo e Cuellar. As subidas de Arão deixam buracos naturais atrás. Contra um time de qualidade técnica inferior, vá lá. Hoje, a escalação do time foi perfeita, rigorosamente coerente em função do adversário e da necessidade da vitória.

. Berrío fez a sua melhor partida pelo Flamengo. Em outros jogos cheguei a concluir que havia ele errado na escolha do esporte, pois ante tanta deficiência técnica no trato com a bola, e tanta velocidade, o atletismo deveria ter sido para ele a melhor opção. Neste jogo, Berrío pareceu jogador de futebol e, muito bom. Tomara que continue sendo…

. Diego, um príncipe. Guerrero, decisivo. Tão decisivo que participou dos dois gols. Éverton, foi o motorzinho de sempre, em noite iluminada, com direito a gol de altíssima categoria.

. Zé Ricardo, tão criticado, em noite inspirada, a começar pela escalação do time.

. Quarta-feira, deliciosa. A melhor do ano.

1 Comentário

    • Mário, “Guerrero em duas faces” (para sermos justos), por favor me dê a sua nota:
      – Guerrero pivô, domínio de bola, passes,movimentação tática, nota?
      – Guerrero finalizador, qualidade do chute, precisão, assertividade, decisivo no momento do jogo (0x0, 1×0), sua nota?
      Minha opinião é a opinião da crítica, ou seja, Guerrero não fez uma grande partida…Ser matador, decisivo, goleador, definitivamente não é a praia dele…SRN.

      Reply
  1. Mário, extraordinário rubro-negro e grande amigo,
    A sua emoção, plenamente justificada, ante tão linda atuação do nosso time, fez com que você lesse o POST tão rapidamente, que passou por cima do que comentei sobre Guerrero – “Guerrero, decisivo. Tão decisivo que participou dos dois gols”.
    Enfim, o que importa é que você aqui esteja conosco, esbanjando alegria e amor pelo Flamengo.
    Amo e admiro você.

    Reply
  2. Amigos,vitória importantíssima,porém nada definido. Finalmente/tardiamente Arão foi sacado,depois de tanta insistência de Zé,falta apenas tirar Araújo,pois com a bola ele é inútil e na marcação tbm tem falhado,aliás falha várias vezes e continua mantido.Se Cuellar continuar no banco,eu pediria demissão imediatamente,tem bom passe e antecipação,mesmo sendo mal utilizado,pois foi colocado atrás de Araújo.Fora isso,fomos presenteados com belíssimas atuações individuais de Guerrero,Éverton,Cuellar,Diego e Berrio,um show de atributos individuais como domínio de bola,chutes e assistências como as duas fenomenais construídas por Guerrero,que é mais que um atacante,é um 10,se além disso fosse matador ele estaria no Barcelona.

    Enquanto a qualidade individual sobressaia,o coletivo,que é trabalho do treinador montar,como sempre não existia,muita correria,chutão e vários chuveirinhos,que originou aquele velho problema de “dominar” e não matar,pois matar na base de chuveirinhos e sem jogadas trabalhadas fica difícil,aí entra o talento individual que decidiu o jogo,porém os lampejos nem sempre vão aparecer,isso indica o quanto importante é ter um treinador que seja capaz de treinar jogadas e repertório num time.O Fla prova que tem bons talentos individuais,só falta um técnico capaz de dar o coletivo,senão vai virar o Galo de 2016,calçado na individualidade,mas sem coletivo,não chegou em lugar nenhum,pior,pois o Galo não foi eliminado na fase de grupos na Liberta.

    Em SP,tivemos o melhor jogo do ano,o Palmeiras com um time meio misto e Mano dando um nó tático em Cuca no 1º tempo,um baile do Cruzeiro que triangulava e criava jogadas com extrema facilidade e um inspirado Thiago Neves,no 2º tempo Cuca desatou o nó e criou uma arapuca para o Mano,resultado:3×3.
    O Grêmio,longe de ter um baita elenco,mas tem coletivo,repertório e triangulações que criam jogadas eficientes para seus atacantes,viram as jogadas dos gols?Triturou o CAP e já está na semifinal.Já o Corinthians demonstrou que seu foco é no Brasileiro na qual lidera com folga,usou time reserva,empatou e é o clube com a maior invencibilidade da América,faz certo,pois vencendo a Sula, 2ª divisão da Libertadores,vai pra Libertadores,coisa que no Brasileiro é só ficar no G6.

    Reply
    • Querido Daniel G, temos o que comemorar! Nosso guru KL tem toda razão, com a Cuellar o sistema defensivo fica mais sólido! Com ER7 podemos esperar mais qualidade no toque de bola no meio! Assim, Cuellar defende melhor (e chuta) do que o Arão, ER7 tem mais qualidade ofensiva do que o Arão, na teoria perfeito, vamos ver se vai funcionar? SRN.

      Reply
    • Vai comentar que voce chorou por perdermos a grande oportunidade de ter um técnico como Levir? Se fosse 2×0 Santos com gols frutos de talentos individuais como voce diz tava aqui falando em nó tático do Levir!!! 2 gols do flamengo entrando pelo meio, Cuellar e Everton!! Nenhum de cruzamento!! Onde ta o individual? Já que os dois não são nenhum primor técnico!! Como sempre seu comentário amargamente conveniente kkkkk!!

      Reply
  3. Estivemos muito acima do apresentado no fds. Mas, na única bola cruzada na área, o goleiro falhou feio. Pará, muito superior ao Rodinei e o restante da defesa, firme. MA, com mais baixos do que altos, ainda é nosso ponto fraco, principalmente quando tem a bola. Cuellar com sua melhor apresentação no Flamengo, ainda pode melhorar adquirindo confiança. Diego muito bem, assim como todo ataque. Berrio endiabrado, Guerrero, decisivo, com muita categoria e Éverton esforçado e útil, como sempre. No brasileirão, agora, temos várias opções pelo lado direito: Berrio, ER7, Vini. Quem sabe o ER7 pode ser aproveitado também do lado esquerdo, nos dando opção para o Éverton. E ainda tem o Conca, que, espero, seja aproveitado. Que o técnico amadureça e saiba aproveitar o elenco que tem à disposição. Em suma, alguns detalhes a resolver: goleiro e a recuperação do Arão e Rômulo, bem como mais chances para o Romaldo, para que se possa dar um descanso ao MA. De qualquer forma, pode ser o início da recuperação técnica e de padrão de jogo que estavam faltando. SRN

    Reply
    • Caríssimo Yvan, quanto ao Thiago já estão ficando notórias suas falhas, infelizmente!
      Contra o Bahia foram duas saídas em falso do gol, e uma bola que escapou de suas mãos indo por cima do travessão!
      Agora, vc prefere ver o Muralha de volta ao gol? Eu tbm não…SRN.

      Reply
      • Yvan e Nino,
        O que me chama atenção é que os “problemas/falhas” dos goleiros são nos mesmos quesitos: Péssimo jogo aéreo, saída de bola ruim. Será que isso não ocorre por falta ou ineficiência no treinamento??? Posicionamento ruim, técnica ruim??? Dizem que o nosso preparador de goleiro também era criticado nos outros clubes que passou pelo Rio de Janeiro…

        Reply
        • Yvan, é questão de escolher o que é menos pior!
          Tenho visto o Thiago sair pior do gol que o Muralha. Debaixo das traves acho que se equivalem.
          No quesito bola nos pés, Thiago é imensamente melhor do que o Muralha. Como Muralha (aliás vamos acabar com esse apelido, é Alex o nome dele), digo Alex, já teve todas as oportunidades, acho junto manter o Thiago. SRN.

          Reply
  4. Foi excelente a vitória. O problema é o placar.
    Claro poderia ter sido mais elástico, não o foi por dois motivos:
    1- Vanderlei, melhor goleiro do Brasileirão
    2- o cansaço e a falta de gana que perdurou desde os 40 min do primeiro tempo até o final do segundo tempo (salvo alguns momentos de lucidez do time na segunda etapa) inclusive chegamos a pegar um “calorzinho” do débil e desfalcado time do Santos.
    Na Vila, se desligar nos como foi o caso no jogo de hoje, o Santos não vai perdoar e infelizmente não temos um Vanderlei no gol.
    Aliás o time do santos tem alguns jogadores que se retornar para o próximo embate vai transformar essa equipe em outra, bem superior.
    Oliveira – bem mais matador e perigoso que o Kayke (que é verdade, vive bom momento é não retiro o mérito do Rever e Juan que o colocaram no bolso)
    Zeca – excelente lateral esquerdo – nesse jogo tivemos um meia atuando por essa área
    T. Maia – titular a anos no santos ao lado de Renato, sempre presente em seleções de base.
    Abre o olho Zé! Se o time contínuar previsível a Vila será uma armadilha.

    Pontos positivos:
    Como joga o Juan! Em um lance acompanhou o L. Lima na correria e o desarmou em um carrinho limpo,que tranquilidade!

    Pará defensivamente muito bem, taticamente superior ao Rodnei que ofensivamente é melhor e tem mais qualidade pra tirar um coelho da Cartola

    Cuéllar começou tímido, errou passes bobos mas fez um golaço, que CURVA

    Diego, que inteligência, só acho que ele pode segurar menos a bola, tentar passes em profundidade

    Everton, tenho um conselho pra ele! Que ele chute somente com a direita, acho que enganaram o rapaz a vida inteira. A perna boa dele é a direita, pq quando ele chuta com a esquerda é um Deus nos acusa

    Berrío, finalmente!!! Más ta no débito

    Guerrero dois passes pra gol. Podia ter sido menos fininha naquela bola em que dominou no peito e bateu pro alto, pois o Diego estava livre do lado

    Zé… Variações e triagulacoes treina isso meu filho! Hoje em um passe de calcanhar o caminho ficou curto pro gol. Tem que desburocratizar nosso meio campo, é previsível é chato. Assista o futebol do Palmeiras e do Grêmio vc entenderá o que estou falando

    SRN

    Reply
    • Ivan meu caro, Dé O Aranha comentou essa variação de ritmo de jogo do Flamengo! Ele considera natural devido ao alto desgaste físico. De fato, nenhum time consegue imprimir tanta intensidade nos 90min do jogo, afinal o adversário tbm esta em campo, o Santo jogou mal. O Zinho tbm comentou como natural o desgaste físico de um time que joga 2x na semana. As mexidas do Levi só pioraram m o time do Santos. SRN.

      Reply
      • Achei estranho o declínio ainda na etapa inicial. Acredito que com um pouco mais de garra teríamos aplicado um placar mais elástico. Como disse, esse placar é perigoso. Claro, é ótimo vencer mas avaliando o jogo, dava pra ter sido mais

        Reply
        • Meu amigo!! O placar só não foi mais elástico porque o Vanderlei foi bem demais como de costume!! Também não se pode tirar os méritos do goleiro!! Não é porque não fez 5 que o ataque não foi bem!! Do outro lado tambem tem um time!!

          Reply
  5. Caro Kléber e amigos!
    Foi uma grande partida e contra um time bem arrumado.
    É esse o espírito para todos os jogos! Valeu muito pelo Cuellar e Berrio. Confiança resolve tudo.
    SRN

    Reply
  6. Excelente partida do nosso Mengão! Contra o São Paulo, o Zé terá uma boa dor de cabeça; onde vai escalar o Everton Ribeiro? Berrío vem crescendo de produção a cada jogo, tem prendido bem a bola e finalizado com frequência, Everton guardou o seu e mostrou a constância de sempre, Diego não dá pra mexer. Enfim, temos boas alternativas.
    Além disso, ainda acredito que ganharemos opções durante o ano, o Romulo por exemplo, deve estar se readaptando para nos dar alegria em breve. Cuellar também parece mais adaptado ao nosso estilo de jogo… Além do Conca que, aos poucos, ainda pode render.
    A conclusão é que temos um elenco mais encorpado para o Zé, só espero que ele não venha com invenções tipo Gabriel…

    Reply
  7. Kleber, foi um jogo muito bom. Nosso goleiro sequer fez uma defesa, enquanto o deles fez alguns milagres. Todos estiveram bem inclusive o Márcio Araújo que com esse sistema de jogo vai sim ser titular. Como de costume, antes, durante e depois do jogo só me dediquei ao nosso Flamengo e fui dormir feliz. Como todo apaixonado eu só tenho olhos,mente e coração para o objeto da minha paixão: o FLAMENGO.

    Reply
  8. Grande atuação. De calar muita gente. A questão é a sequência. Zé é capaz de escalar Arão no próximo jogo…
    Cuellar, especialmente com ritmo de jogo, é muito superior a Arão.
    Quem sabe, nosso técnico aprende com os erros…

    Reply
    • Olha João, “calar muita gente” eu não diria, até mesmo porque as CORNETAS são desconfiadíssimas!!! kkk
      Mas uma coisa vc esta certo, ZR tem uma queda incorrigível pelo Arão, o inverso acontece com o Cuellar. SRN.

      Reply
  9. Amigos, vitória pra deixar qualquer rubro negro feliz e confiante. Jogo perfeito , clima perfeito e sintonia fina da torcida com o time !!!
    A postura do Zé Ricardo a beira do gramado parece ter mudado, ele deixou de ser “companheiro” dos jogadores pra ser o líder que cobra e entusiasma, enfim , dias melhores virão. O nosso time com casa e a sintonia com a torcida será difícil de ser batido !!! Salve o Flamengo!!!!

    Reply
    • Sem dúvida meu caro Pedro, uma jogo para reverter expectativas (que eram negativas). Porém vamos esperar o jogo contra o SPFC, alí vamos ver a confirmação dessa tendência de alta!. SRN.

      Reply
  10. Enfim, Zé Ricardo terá uma excelente dor de cabeça para escalar o time. O padrão de jogo apresentado no jogo de ontem, trouxe ao nosso técnico a tranquilidade para escalar sem pressa todos os jogadores recém contratados.

    Diego, Guerrero, Everton, Cuellar, Pará, Rever e Juan sustentaram bem todo o esquema de jogo.

    Talvez essa tenha sido a partida que todos esperavam. Garra disposição, entrega, jogadas bonitas e dois belíssimos gols.

    Defessa atuando tão forte e segura, que o goleiro Thiago foi pouquíssimo exigido.

    O melhor de tudo foi ver que o time entregou bem mais do que vinha fazendo em partidas anteriores.

    O conjunto funcionou. “Habemus Timem”

    Tudo começa pela escalação certa do Zé Ricardo. Perfeita.

    Zé Ricardo talvez possa ter mais tranquilidade para lançar ER7,Geuvânio, Rodolfo e Conca. Pode fazê-lo sim sem que esses jogadores tenham um trem em suas costas.

    A julgar pelo jogo de ontem o sarrafo subiu.

    E, se o time confirmar e refizer uma partida em alto nível contra o São Paulo no próximo domingo, assim como fez contra o Santos, finalmente caminharemos forte para disputar o título.

    3 jogos, 9 gols a favor e 1 contra.

    Nossa Ilha da Nação, está se confirmando um caldeirão.

    Reply
  11. Caros amigos e irmãos…Em que pese a debilidade santista devido aos desfalques, foi uma atuação quase perfeita, alguns pontos que eu não gostei:
    – Thiago volta a falhar em um cruzamento, preocupante.
    – Em que pese Guerrero ter feito um excepcional papel de pivô, deu o passa para os dois gols, em sua função primordial que é de finalizador ficou devendo bastante, com pelo menos três oportunidades perdidas, isso qdo o jogo estava 0x0 e 1×0, preocupante, um pouco do mesmo que conhecemos do gringo.
    A felicidade esta no fato do ZR parece ter encontrado seu viés de alta no seu trabalho, um alívio. Todos sabem que não compartilho de suas concepções, mas não tenho como deixar de ficar feliz e elogia-lo pela vitória. SRN.

    Reply
    • Obs.: “Chutes em penetração pela direita em diagonal”
      – Diego entrou em diagonal, chutou e guardou contra a Chape
      – Éverton entrou em diagonal, chutou e guardou contra o Santos.
      – Guerrero entrou em diagonal, chutou 2x e perdeu contra a a Chape. Ontem outros três gols perdidos.
      Sem querer falar mal do Guerrero, mas imaginem estes dois gols não saem? O que estaríamos falando mal do ZR a essa altura?
      Eu critico bastante o ZR, mas tenho que dizer, antes de critica-lo temos que analisar a quantidade de gols perdidos pelo ataque! Foi assim no Brasileirão do ano passado, foi assim na Libertadores desse ano.
      Mas como hj é dia de festa, parabéns ao grupo! SRN.

      Reply
  12. Bela atuação, a entrada do Pára foi importante para o Berrio. Rodnei apoia muito pela mesma faixa de Campo do Berrio, tirando um pouco de espaço do colombiano. Pára apoia mais por dentro, deixando espaço para Berrio jogar mais a vontade. Boa partida também da dupla de volantes, apesar do time perder em estatura, ganhou em combatividade e saída de jogo. Diego, o maestro, comandou o jogo, carimbou todas as bolas com perfeição. Guerrero teve mais uma boa atuação, segurando a bola na frente e dando assistências. Enfim, uma grande exibição.

    Reply
  13. Prezados,
    Excelente atuação da equipe. Destaco as duas mudanças extremamente positivas: Entrada do Pará (que considero melhor do que o Rodney), e a entrada do Cuellar (W.Arão está em PÉSSIMA fase técnica – erra tudo que tenta, merece um banco até acordar para a vida).

    Todos atuaram bem, mas os destaques vão para a excelente fase do Diego, a partida do Guerrero, o desempenho do Berrío e Cuellar, e a alegância e técnica do Juan (pena a idade, pois joga fácil demais!).

    E a Ilha do Urubu começa a ganhar mais força, a torcida começa a se acostumar com o novo estádio. Ontem estava vibrante!

    Reply
  14. Kleber,

    Muito bom jogo, bem postado defensivamente, agressivo quando necessário e com o controle do jogo principalmente no 1o tempo e até os 25 minutos do 2o tempo.

    Algumas breves considerações:

    Goleiro – Mais uma vez ficou evidenciado que não temos um goleiro a altura, precisamos URGENTEMENTE contratar um goleiro que dê tranquilidade ao time, sugiro Danilo Fernandes do Inter.

    Juan – Com já esperado, não tem mais condições de aguentar esse calendário tão desgastante, acho que domingo estréia nossa nova dupla de zaga, que tem tudo para brilhar: Réver e Rhodolfo

    Cuéllar – Mais uma vez comprovado a grande TEIMOSIA do “grande Zé”, independente do gol de ontem, como se explica o fato desse jogador estar há um ano como reserva??? Só por TEIMOSIA mesmo…

    Márcio Araújo – Mais uma teimosia do “grande Zé”, até quando teremos que aturar??? Como o “grande Zé” só colocou o Cuéllar depois de grande pressão da torcida e da imprensa, temos que continuar na pressão. Já devíamos estar jogando com Cuéllar e Arão ou Rômulo, como volantes, pois o que temos de pior atualmente é a transição defensiva… Ontem, mais uma vez, o fraquíssimo Márcio Araújo demonstrou o quanto é incompetente na saída de bola…

    Berrío – Já tinha falado aqui muitas vezes e vou repetir: AINDA ACHO QUE BERRÍO VAI DAR CERTO!!!
    Precisamos ter um pouco de paciência com esse jogador, considerar que está em fase de adaptação, com certeza poderá ser uma excelente opção para mudança da nossa forma de jogar…

    Guerrero – Tem os que não gostam, mas que me perdoem estes, GUERRERO É UM BATA CENTRO AVANTE

    SRN

    Reply
  15. Caro Paulo, em minha opinião o Guerrero melhorou muito esse ano, mas não acredito que ele vá mudar suas características definitivamente, assim o que temos?
    – Eventualmente ele faz o seu papel de artilheiro, 1 a cada 3 jogos (esse média melhorou esse ano, e nr. de gols tbm).
    – Mas ele pode sistematicamente melhorar sendo um bom garçon para os reforços contratados, todos, sabidamente bons definidores em gols (ER7, Conca e Geuvânio), foi isso que ele fez ontem, aliás o que mais sabe fazer. SRN.

    Reply
  16. Verdade, o Cuellar fez 8 desarmes, o Araújo nenhum, o colombiano pode jogar tanto de primeiro como segundo volante, sobrando uma vaga pro Romulo ou Arão ( se acordar), O Márcio Araújo é o freio de mão do time, se soltar esse
    freio, vamos decolar.

    Reply
  17. Primeiro tempo muito bom, Diego jogando muito e boa movimentação na frente, no segundo tempo com a queda de ritmo e as mexidas do Levir, faltou ambição para o segundo gol, porém vendo o time em campo me parecia clara que a preocupação era não tomar gol em casa, enfim vejo as substituições e leitura de jogo com as substituições do técnico rival como o principal ponto fraco do Zé Ricardo, lógico que a insistência no Márcio Araújo eu não levo em questão pois ele é imprevisível, ou joga muito ou nada e muitos o defendem, então é questão de gosto e eu não gosto.
    Agora atmosfera muito boa na Ilha do Urubu, está ficando claro que essa arena vai nos fazer muito bem, resultado muito bom, jogamos por um gol na vila Belmiro para nos classificarmos, penso que a copa do Brasil é fundamental pois agora são 5 jogos para o título, mesmo sem os reforços que chegaram para o brasileiro, penso que o Flamengo deve brigar sim por esse título, pois os jogos são bem espaçados.
    A confiança está voltando ao time e isso é bom demais, temos um elenco bom e 3 competições, então todo mundo vai jogar, espero e torço muito para que o Zé faça tudo certo e que São Judas Tadeu o ilumine de sabedoria nesse semestre para que o percorrer dessa estrada seja de títulos e conquistas.
    Mas ainda precisamos de um vice de futebol, que realmente entenda de futebol.
    Contra o São Paulo estarei na arena novamente, com meu sobrinho de 6 anos que está louco para estrear sua camisa nova, precisamos da vitória e seria saboroso ver o “poderoso” São Paulo levar uma derrota de volta na ponte aérea.

    Reply
    • Fernando meu caro, a “pseudo” dependência da Arena do Urubu (Ourobú $$$) é um dado que futuramente deverá ser avaliado.
      O público muito próximo definitivamente incendeia time e torcida, e em minha modesta opinião, os adversários sentem!
      O clima da Arena do Urubú jamais poderá ser emulado na mesma intercidade no Maracanã, e isto poderá levar esta ou a futura diretoria a reavaliar o perfil de estádio mais apropriado para o clube. SRN.

      Reply
      • É legal a Ilha, mas o Flamengo merece um Maracanã. Aliás, já estou providenciando minha passagem para ver o Fla-Flu em outubro que está marcado para o Maracanã.

        Algo que é espetacular na Ilha e poucos falam, é a qualidade do gramado. Muito superior ao do Maracanã. Com um time técnico e velocista, isso influencia muito.

        Reply
  18. Kléber,realmente uma grande vitória e o Berrio jogou muito,mais por favor se nós quisermos elevarmos o nível deste time com o Márcio Araújo de volante não dá.Na opinião de alguns comentaristas o nosso jogador é importantíssimo para o time então tá, vamos continuar desta forma jogando com menos um.
    Se o Casemiro fosse contratado provavelmente seria reserva do nosso grande defensor até porque o jogador do Real Madri alem de de posicionar bem para as roubadas de bola,organiza a saida da mesma, ataca e ainda faz gols e para que tudo isto num jogador só se nós temos o Marcio Araujo.
    É tão nítida a sua dificuldade de sair jogando que o Santos armou uma cilada,dando liberdade para somente ele sair jogando e quase deu certo em duas jogadas aonde ele perdeu bisonhamente.
    Kroos,Casemiro por favor nem tentem vir para o Flamengo porque aqui vcs serão reservas do Marcio Araujo.

    Reply
  19. Atuação muito boa ontem.

    Acho que o Zé achou o time, apenas trocando Berrío por Everton Ribeiro. Foi animador o jogo de ontem e ver como jogamos bem.

    Cuellar não pode sair do time. A dupla de volantes tem de ser ele e mais um e esse mais um não sei se é o Márcio Araújo, talvez o Rômulo.

    Agora, precisamos de um goleiro. O Thiago não passa nenhuma confiança. Lembremos de 1997, quando surgiu o Julio Cesar, mas ainda era muito e a diretoria trouxe o Clemer.

    Acho que na hora que precisarmos de um goleiro, vamos ficar na mão. A direção precisa pensar nisso!

    Reply
  20. Acho impressionante “pessoas” que tem a capacidade de assistir DOIS JOGOS simultâneos e fazer comentários sobre os mesmos.
    Se reza a lenda ser impossível dois corpos ocuparem o mesmo espaço, imagine um corpo ocupar dois lugares ao mesmo tempo.
    Sinceramente, tenho inveja…
    SRN!

    Reply
  21. Cheguei a duvidar da capacidade do Berrio em jogar bola, mas desde o fla-flu ele está muito bem. Ontem foi o melhor em campo.

    Uma coisa que eu queria destacar é essa capacidade dos jogadores que estavam fora de não fazerem corpo mole e jogarem muito quando precisa.

    Cuellar estava quase no Vitória e segundo o Zé treinava muito bem tanto que virou titular. Mesmo aconteceu com Pará, Berrio que não se abateram e voltaram bem.

    Flamengo deu uma cansada, mas poupando uns e usando o elenco, o time vai brigar no brasileirão, copa Brasil e sulamericana.

    Reply
    • Henrique, ver Palmeiras, Santos, Botafogo e outros times brasileiros ainda disputando a Libertadores, e o nosso Flamengo eliminado na fase de grupos dói demais! É um trauma irremediável, incorrigível, indesculpável. Imagina só o Real Madri ou o Barcelona sendo eliminados na 1a fase da Champions? O que aconteceria? Creio que esse trauma só vai se dissipar um pouco com o caminhar da própria competição Sul-Americana, a medida que outros times brasileiros forem sendo eliminados. SRN.

      Reply
  22. Flamigos,
    O Flamengo está voltando a ser Flamengo… Um goleiro experiente e um volante de qualidade seriam bem vindos, mas com o que temos dá pra ganhar a briga…
    Acho que a ilha do urubu será o diferencial positivo este ano para nós… jogamos e ganhamos bem as 3 partidas lá.
    Vamos torcer!!!
    SRN

    Reply
  23. O Flamengo recebeu uma proposta de um time europeu pelo Berrío. Nos últimos dois jogos ele atuou bem mas ainda está em débito, dependendo do valor eu o venderia. Lembrando que temos para jogar alí pela direita Everton Ribeiro e Geuvanio que são muito mais técnicos que o colombiano e com maior poder de finalização.

    Reply
  24. Caramba! Não viram o disco. Todo post tem que malhar o Zé.
    O time que jogou ontem é o mesmo que vinha jogando mal.
    Será que os jogadores resolveram jogar bem nesse jogo?
    Essa é a forma que o treinador quer que o time jogue. Que culpa ele tem se os caras não vinham jogando nada. Ou será que os jogadores se reuniram e traçaram o esquema tático?
    O time foi perfeito. Muita movimentação, solidariedade e vontade. Se continuar com esse perfil e com os reforços teremos muitas alegrias.

    Reply
  25. Temos vários pontos pra melhorar, mais ontem jogamos como Flamengo, fato! Ze foi muito bem colocar o Pará no jogo,Cuellar se consolidando como titular, fica no ar agora quem seria seu par ideal, acredito que uma dupla com o velho Arão agregado muito, ou o Mancuello em sua posição original. Mais o principal ganho ontem, foi o fator confiança, espero que finalmente embalamos nas vitórias, pra confirmar a fase eh fundamental uma Vitória contra o São Paulo. Outro ponto, me recordo e no começo do ano os cornetas criticarem a diretoria por não ter contratado o Montillo, mais novo aposentado do esporte, quem diria.. Estamos com Conca em forma e sem aquela costumeira pressa em lançar o jogador..

    Reply
  26. Achei válidos todos os comentários acima.Era mesmo para enaltecer a atuação do time,e em especial,alguns jogadores.Mas a parada é dura.São várias competições,jogos em seguida,viagens por si só desgastantes,contusões etc.Afirmo que o banco é fundamental,tem que ter “peças de reposição”,como diria o velho Apolo(radio Tupi).
    Vamos que vamos !!!!!
    SRN.

    Reply
      • Caro Nino,
        Viste a entrevista dele? É um cara de caráter, não é como um Sassá.
        Disse que encerrou a carreira de fato, assumindo a responsabilidade por seus problemas físicos e rescindindo o contrato por não aceitar receber sem produzir.
        Um exemplo para as gerações que surgem por aí.

        Reply
        • E mais, em entrevista ao Esporte Interativo descartou voltar a jogar futebol, disse que “seria uma falta de respeito com o Botafogo”. Independente de paixão clubística, faltam mais jogadores assim em nossos campos.

          Reply
          • Meu caro Fausto, sem inverdade nenhuma, o fato é que o Botafogo não time que tenha o porte para um jogador como o Montijo. Qdo descobriram que o gringo tinha problemas seguidos físicos, alas do clube logo trataram de deixar o jogador desconfortável com a situação, a ponto do próprio jogador oferecer a ideia de não receber enquanto tivesse lesionado, chegou-se a esse ponto. Obviamente a diretoria por brios próprios rejeitou! Montijo tem apenas 32a, ao menos que não queira mais jogar bola, pode se recuperar sim. SRN.

  27. Presidente e amigos boa tarde.

    Sobre o jogo acredito que todos já disseram, com muita propriedade e inteligência habitual, o que de relevante ocorreu, mas proponho aqui um momento de reflexão, bandeira branca em nome do bem maior que é o nosso Flamengo, vejamos:
    Não li e me desculpe se passou despercebido, ninguém elogiar o ZR em antevendo a melhor qualidade técnica do Copete no lado esquerdo do ataque do Santos, uma verdadeira válvula de escape deles, conseqüentemente lado direito da nossa defesa, nosso técnico teve a sensibilidade de colocar o agora reserva Pará para melhorar a marcação e assim anular um ponto forte do time adversário, acredito que como disse no meu ultimo post que aguardaria até domingo contra o São Paulo para analisar com calma e ter uma posição quanto ao nosso técnico diante de tantas duras criticas e muitas reconhecidamente necessárias e oportunas, temos que reconhecer que ontem ele fez um bom trabalho.
    Ainda em defesa do ZR, ou qualquer que seja o técnico que esteja vencendo, pois não entendo a necessidade de se jogar igual ou de forma parecida aos times que estão na frente, ora, se temos uma forma de jogar e esta vem somando rodada a rodada vitorias contra adversários cada vez mais capacitados, não há razão para se jogar igual a Palmeiras, Gremio ou quem quer que seja, nosso DNA é de vitorias e isso queiram ou não estão acontecendo! Precisamos de um titulo de expressão, eu como torcedor não quero saber se ganhamos jogando igual ao Corinthians, se estão parecendo o Barcelona, balela! Sou Flamengo e se precisar vencer o atlético goianiense de 0,5 x 0 e somar mais três pontos eu estou muito feliz. Felipão foi campeão pela seleção jogando num 3-5-2, esquema falido, ninguém mais usava…Portanto, seja o Andrade, ou o Jaime, por ocasião o ZR, temos que reconhecer que mesmo não agradando a todos ele esta vencendo, as vaias, xingamentos e demais atos hostis antes mesmo do jogo começar somente jogam contra nós mesmos.
    Por fim, uma curiosidade: Vejo muitos elogiando o Cirino, Berrio para os mais chegados, bem como inúmeros elogios ao Cuellar, me pergunto, teria ao centro de inteligência errado ou o é de extrema necessidade aguardar este período de adaptação do jogador, cada um tem o seu tempo para começar a se sentir a vontade para começar a justificar o alto investimento feito, no caso do Cuellar preterido por opções técnicas do ZR e conseqüentemente sem ritmo não poderia corresponder a enorme cobrança dos rubro negros em um curto espaço de tempo e digo mais, ontem o Donatti foi apresentado no Tijuana e não foram poucos os rubro negros acessando o site do clube mexicano e dizendo que ele foi injustiçado aqui, realmente não teve tempo para mostrar a que veio, Mancuello esta indo pelo mesmo caminho, nunca teve uma seqüência em sua posição verdadeira, hoje em dia esta mais difícil ainda, mas uma coisa é certa meus amigos, Ninguém é ídolo em um grande clube da Argentina de graça, por isso a constatação é simples, precisamos de mais paciência, sei que é dificílimo e se estes jogadores tão criticados começarem a corresponder ao investimento feito, devemos no mínimo, estender a bandeira branca ao setor de “inteligência” e reconhecermos que mesmo estando longe de ser inteligente, também não é esse desastre todo que pensamos e discutimos aqui diversas vezes.

    Fato é que não vejo salvação somente pro Gabriel e para o Vassoura, vou inclusive retirar minhas criticas ao Romulo e aguardar um pouco mais.
    SRN

    Reply
  28. A grande atuação de Cuellar só mostra o quanto Zé Ricardo tem errado no Flamengo, ano passado ele deixava no banco de reservas e não dava sequência ao Cuellar, Donatti e Mancuelo que são muito melhores jogadores do que o fraquíssimo e da panela dele Márcio Araújo, Gabriel, Rafael Vaz, sendo a escalação destes três últimos jogadores o principal motivo das eliminações do Flamengo.

    Reply

Comente.