O início do sonho

(Foto: Divulgação)

Qualquer torcedor apaixonado sonha com um super time e, com a chegada de Éverton Ribeiro, o retorno de Diego e o momento mágico de Vinícius Júnior, não dá para não começar a montar um time que, se Papai do Céu ajudar, pode vir a ser um papão de títulos. E, reparem que não citei Conca, até porque, pelas imagens que vi do jogo treino, acho que o argentino vai demorar um pouquinho a estar em forma.

Sei que no sistema defensivo ainda temos situações polêmicas, como no gol e na zaga de área, pelo lado esquerdo. Pelo que diariamente lemos aqui no blog, Muralha e Rafael Vaz, embora particularmente não veja como jogadores problemáticos, passam bem longe da unanimidade. Ainda no sistema defensivo, os dois jogadores que, no momento, escalaria como volantes titulares também têm sido muito criticados. De qualquer forma, para o time ofensivo que tenho na cabeça, seria impossível jogar sem Márcio Araújo e Willian Arão.

O melhor está por vir e, não tenho nenhuma dúvida de que, muito em breve, vamos ter um quarteto ofensivo dos sonhos, composto por Diego, Éverton Ribeiro, Vinícius Júnior e Guerrero.

Quando este time entrar em campo, ou melhor, quando este quarteto ofensivo for escalado, estará sendo decretado o fim do pesadelo do peruano Guerrero que, invariavelmente joga isolado no ataque, tendo que bater o corner e, fazer o gol de cabeça.

Os que, hoje, criticam Guerrero vão perceber que, por melhor que seja um atacante, jogar sozinho é quase impossível.

E, com Conca em forma, e Éverton, as alternativas para contusões ou cartões serão de muita qualidade. Enfim, acho que já podemos começar a sonhar…

1 Comentário

  1. Meu querido KL, concordo com tudo, porem…..MA não dá. Reparei algo que já me haviam chamado a atenção : nas saídas de bola , o nosso bravo MA se omite, procurando sempre estar marcado pelos adversários. Entendo que ele pode compor um elenco, mas titular ? E o nosso Arao é outro que precisa de um reciclagem, pois não está jogando nada ( tem a justificativa de jogar fora da posição ).
    No mais querido, é começar a sonhar pois temos time para brigar.
    Saudações

    Reply
  2. Boa Kléber, não tem como segurar o otimismo com relação ao nosso futuro. Acredito que ofensivamente resolvermos nosso problema com a simples entrada das peças citadas. Após isso, será que no momento certo não devemos rever nossa dupla de volantes? Tipo Arão mais recuado e Mancuello auxiliando a saida de bola.

    Reply
  3. Kleber, espero que o torcedor entenda que o Everton Ribeiro estava 2 anos no futebol árabe e lá o ritmo de treinos e jogos é bem diferente até pelo calor. Ele estará em forma mesmo daqui um mês, por isso é importante paciência.

    Com tanta gente, está na hora de liberar, seja vendendo ou emprestando. Fala-se na saída do Donatti para o México. Acrescentaria nessa lista uma série de juniores que precisam jogar: Adryan, Paquetá, Cafu, etc.

    Na de dispensa (venda preferencialmente) colocaria Berrío, Gabriel, Donatti.

    E por fim, sei que o sonho é legal, mas o Flamengo ainda é um com Everton (o nosso) e outro sem.

    Reply
  4. Prezado kleber Leite,
    Apesar de vir comentar pouco aqui no nosso blog, gostaria realmente de ver o Guerrero (que pra mim é apenas um jogador mediano, que chuta mal e bate penalti pessimamente), tendo assistencia de Diego, Everton Ribeiro e Vinicius Jr.
    Espero queimar minha lingua, Nunes não tinha a habilidade mas era decisivo e matador, e sempre fazia gols. Se alguem do blog souber de algum campeonato, torneiro ou pelada que o Guerrero tenha sido artilheiro, favor informar, e olha que jogou na Europa em grandes clubes.
    SOU MAIS FELIPE VIZEU.
    Sds rubro-neg

    Reply
      • Um campeonato tão importante que nem me lembrei, aos 34 anos. Se o “artilheiro” tivesse feito um gol contra a Católica ou Paraná fora de casa, estaríamos classificados na libertadores, e olha que perdemos vários caminhões de gols.
        SDS

        Reply
      • Lembro, aquela Copa America onde fomos eliminados.
        Parece que rtermos uma turma boa para renovar com umjogador de 35 anos, pagando R$1.000.000,00 mês. Alis nesses quase 03 qnos de Flamengo só agora fii artilheiro? Quantos gols no Brasileiro 2017? NoCarioca 2017? Qauntos gols no Flamengo em 2016(se bem que foram só 04 meses)?
        Sds

        Reply
    • Wander, é simples assim. Guerreno não tem característica de artilheiro, é fato, ele finaliza muito mal. Ele tem mais característica de um segundo atacante, mas ai tem um problema, não jogamos com um segundo atacante, jogamos somente com 1 atacante, o resto são todos meias, então se esse único atacante tem uma clara deficiência e falta de habilidade para finalizações, essa é a origem dos nossos problemas da falta de gols…Mas quem vai tirar o peruano, quem vai propor uma nova filosofia?

      Reply
  5. Então Kléber,o Everton Ribeiro pode não ser nenhum Super Craque mais com certeza eleva o potencial do time.Agora com este tipo de estratégia que o time usa o nosso bravo Guerreiro continua como a ponta da Pirâmide.
    Vai melhorar por termos agora dois jogadores de lado que além de ajudar os laterais tem capacidade técnica de encostar no Guerreiro.
    Com o Márcio Araújo não dá, porque vc acaba sobrecarregando o Arão que acaba sendo marcado inclusive com dobra,isto porque os técnicos sabem que o Márcio Araújo só toca para o lado e só dá passes curtos o que obriga o Diego as vezes voltar para iniciar a jogada.Então na minha opinião roubar bolas do adversário e depois entregar a bola quem está a 2 metros de vc é muito pouco para o nível deste time que está sendo formado.
    O Rafael Vaz não é ruim mais também não é nenhum Aldair.Como já escrevi aqui outras vezes que,hoje em dia zagueiro de 1°linha vale tanto quanto um atacante e se quiser ter um timaço tem que contrata-los.
    Goleiro pois é o goleiro um grande goleiro então,rs, sinceramente é melhor ficar com este que está aí rs.Todo dia,semana, mês,nós vemos a mesma coisa, goleiros falhando constantemente.
    O que me passa a impressão que a coisa é meio cíclica,até porque posso enumerar vários goleiros que falham e que depois viram heróis.
    É melhor não dar ideia, porque podem contratar um pior ainda rs.

    Reply
  6. Desculpe Querido Kleber, Porem vou descordar de sua analise.
    Acho que se mantermos esta defesa e goleiro, mesmo com esse quarteto na ponta dos cascos a campanha fica comprometida. Não é todo jogo que vamos fazer muitos gols porem e certo que tomaremos.
    Ja foi dito aqui, O Marcio Araujo corre e recupera varias bolas, porem um time que almeja algo mais, não pode ter um jogador que se omite na saída de bola e se limita apenas a marcar.

    Reply
  7. Olá presidente.

    Acho que o Zé poderia pensar no Everton jogando na lateral esquerda no lugar do Trauco.

    O mesmo já jogou nessa posição e acrescentaria muita qualidade por aquele lado.

    E Realmente esse quadrado mágico com Diego,E.Ribeiro,Vinicius Jr e Guerrero iria ser encantador.

    Espero que não fique bom só no papel.

    Reply
  8. Acontece o seguinte caro Kleber:

    É público e notório que o forte do Márcio Araujo é o desarme e as roubadas de bola. Não há ninguém no nosso elenco que faça essa função melhor. Por outro lado também é público e mais notório que a deficiência do Marcio Araujo é na saída de bola.

    Minha esperança é que com esse quarteto em campo, alguém se apresente vindo do meio para ajudar na saída de bola.

    Porque será que os amigos que criticam tanto o Marcio Araujo na saída de bola, não fazem exatamente o mesmo quando o nosso meio de campo não se apresenta para jogar e desafogar na saída de bola?

    Agora teremos Diego, Everton Ribeiro, Vinicius Junior, Ederson, Conca, Berrio, Gabriel, Sávio, Paquetá, Everton, Mancu, Adryan.

    Temos 12 opções de meias/atacantes para disputar prováveis 3 vagas no time titular. Será que nenhum desses pode ajudar na saída de bola?

    Se o Zé Ricardo achar esse equilíbrio, meu time ideal seria.

    Muralha

    Pará, Juan, Rever e Trauco

    Marcio Araujo

    Everton Ribeiro, Diego e Everton

    Vinicius Junior e Guerrero

    4-1-3-2

    Reply
  9. O Guerreiro não tem vez comigo, meu meio campo/ataque seria :
    Marcio Araujo – Ronaldo
    Diego – Conca ou Ederson
    Vinicius Jr e Everton Ribeiro.

    E o Vizeu entraria as vezes no lugar do Vinicius Jr.
    Contrataria um goleiro profissional, não este amador que é Muralha.
    Muita gente critica o Vaz, mas o Rever erra mais do que ele.
    Venderia Guerreiro, Berrio e Mancuello. Emprestaria o Paqueta e o Mateus Savio.
    Eu acho que se o Flamengo investir no Vizeu, em algusn anos teremos um atacante estilo Crespo/Batistuta.

    Reply
  10. KL, melhor do Brasil (mdb)
    Discordo quando falam q o nosso Iniesta Araújo é indispensável ou que não podemos jogar com UM volante, apenas.
    Se assim for, o time dos anos 80 nao ganharia nada, já que tinhamos apenas o Andrade como marcador no meio campo. Podem argumentar q os tempos eram outros, OK. Então vamos falar do Barcelona que tem, apenas, o Busquet como marcador no meio campo.
    Acho q podemos, sim, ter apenas um marcador e poderia ser o Arão, desde que houvesse a obediência tática.
    Acho q estamos encorpando e após o dia 20 o Zé Ricardo vai ter q demonstrar se tem capacidade ou não de fazer o time jogar, vencer e conquistar títulos.
    Deixo uma pergunta ao amigo e aos participantes do Blog: Li, hj, que o Flamengo pode fechar com o atacante Maicon Bolt, cria do Flu e que está com contrato encerrando no fim deste mês com um time da Rússia (Locomotiva, se não estou enganado). Alguém está sabendo e conhece esse jogador?
    SRN!

    Reply
  11. Parece que o Presidente EBM resolveu abrir a mão e o cofre. Não há como negar que as contratações em andamento são de boas para ótimas. Ninguém em bom senso contestaria a contratação do Everton Ribeiro, e ainda vem Rodolpho e Geuvânio segundo a boataria. Não sabemos a condição física do zagueiro mas não o acho pior que o Rafael Vaz. Geuvânio é talentoso e rápido nos contra-ataques.

    Agora, caro Kleber, esse quarteto mágico mencionado por ti, é quase uma unanimidade na imprensa esportiva. PVC também o escalou no seu Flamengo ideal. Sabemos que futebol naõ é ciência exata, como nada na vida é, então Zé Ricardo pode ter alguma dor de cabeça para fazer esse time ter equilíbrio e funcionar perfeitamente. Esperamos que isso logo aconteça e vejamos esse grupo todo reunido nos gramados.

    Como foi bem salientado pelo Henrique, alguns jogadores não vão chegar voando. Everton, Conca e Rodolpho por razões diferentes devem demorar um pouco a entrarem na sua melhor forma. E não esqueçamos que o Diego também vem de uma razoável inatividade.

    Nossas treis próximas partidas devem, obrigatoriamente, nos render nove pontos, ou, a vaca só vai afundando no brejo. São adversários que não estão num bom momento e é preciso ser gladiador em jogos como esses, nada de piedade ao adversário, é buscar a vitória custe o que custar. Vamos ver se com isso ficamos entre os 4 primeiros, condição necessária para buscar o título na reta final.

    Ansioso para ver esse time entrar em campo.

    Reply
  12. Caro Kléber e amigos!
    Logicamente que já podemos sonhar, porém, vou esperar mais um pouco para imaginar um time que possamos dá um batismo de titular absoluto. Com relação a zaga e considerando que estamos na metade do ano, imagino que o Rodolfo não seria contratado para ser reserva, nisso, falo do que seria lógico!
    Temos muito para ver, tipo Conca, o próprio Everton Ribeiro e como todos se encaixam num esquema montado pelo ZR.
    A verdade é que esse é o melhor elenco formado na gestão EBM. Agora nos resta torcer e sem sofrimento!
    SRN

    Reply
  13. Caro Kleber,

    Até acho que podemos continuar aturando o Muralha, mesmo sabendo que o ideal seria termos um goleiro melhor, mas Márcio Araújo e Rafael Vaz, sinceramente não temos como continuar aturando como titulares, ou seja com esses dois não acredito que consigamos “chegar” em nenhum campeonato de maior expressão, tipo Brasileiro e Libertadores, isso já aconteceu no Brasileiro de 2016 e na Libertadores de 2017.

    Além disso, também acho que não temos técnico para nos levar a grandes conquistas, me parece que a diretoria está COLOCANDO UMA FERRARI PARA O RUBINHO PILOTAR !!! rsrsrsrs

    Com as especulações que temos acompanhado na imprensa, acredito que a melhor escalação seria a seguinte:

    Muralha
    Rodinei, Réver, Rhodolfo e Éverton
    Ronaldo e Wilian Arão
    Éverton Ribeiro, Diego e Vinicius Jr.
    Guerrero

    Além desse teríamos ainda como opções:

    Thiago
    Pará, Juan, Rafael Vaz (Léo Duarte) e Trauco (Renê)
    Márcio Araújo, Rômulo e Cuéllar
    Berrío, Conca, Mancuello, Mateus Sávio e Éderson
    Damião, Geovânio / Maicon Bolt

    Tentaria negociar

    Donatti (venda / troca)
    Adryan (venda / troca)
    Gabriel (venda / troca)
    Paquetá (empréstimo)

    SRN

    Reply
  14. O Flamengo do meio pra frente é o melhor elenco do Brasil!
    O maior problema é o setor defensivo que não está à altura do restante do time(Márcio Araújo, Rafael Vaz e Pará, além do goleiro, que não transmite segurança). O time que deseja ser protagonista não pode ter como titular Márcio Araújo, é pensar muito pequeno, mais muito pequeno mesmo.
    Kléber Leite, imagine Márcio Araújo saindo hoje do Flamengo, em qual time grande do futebol brasileiro seria titular?
    Vou mais longe, acho que temos que encontrar um treinador melhor, Zé Ricardo não consegue fazer o time deslanchar, ganhamos os jogos pela qualidade dos nossos jogadores!
    Jorginho é bem melhor técnico do que Zé Ricardo, além de ser cria da casa, ganhou Copa do Mundo como jogador e participou como auxiliar técnico, foi campeão brasileiro pelo Flamengo, etc.

    Reply
  15. Kleber e amigos,
    O mais interessante deste quarteto é que cada jogador exerce uma função específica, o que traz equilíbrio ao time.

    O Everton é limitado, mas é um ótimo reserva… O Conca acho difícil jogar.

    Reply
  16. E o grande Abel?
    Flu 1 x 1 A. Paranaense
    Ah, se fosse com o nosso querido Flamengo. Coitado do “estagiário” Zé Ricardo.

    Reply
      • Elenco? R. Vaz, Donatti, Mancuello, Gabriel, Ederson, L. Damião, Vizeu, Adryan, Berrio, Ederson. Quase um time. Será que esqueci alguém?
        Deixem o rapaz trabalhar em paz. Quando ele tiver um elenco (bom) nas mãos e não conseguir dar liga, aí sim, critiquem. Mas, terão que dar tempo, pois, Conca não joga desde o ano passado. E. Ribeiro, está vindo da China, cuja preparação e futebol são completamente diferentes.
        Vamos analisar com a razão e não com a paixão.

        Reply
      • Abel fez um time da base do Fluminense, fez um bom 1o. turno do Carioção e na final Abel deu aquela “carteirada” que só alguém com um currículo como ele podia dar naquela final do 1o. turno. Aquele foi o ápice deste elenco tricolor até então, a partir dali Abel vai ter que conviver com a realidade tricolor, o elenco é claramente insuficiente para o Brasileirão, mas isso todos já sabiam desde o início do Carioção. SRN.

        Reply
  17. Nós cansamos de ver o Bebeto perder gols nos anos 80, mas o baianinho ia lá e guardava o seu na hora H. Com Guerrero vejo muito menos categoria nas finalizações, talvez isso explique seu pífio desempenho como artilheiro do time. Agora jogar isolado é outra história, aliás até por isso mesmo ele deveria ser mais preciso nas poucas oportunidades que tem, o que não acontece, chega, desejo outra filosofia de centro avante, tenho dito! SRN.

    Reply
  18. Caro Klebet e amigos do Blog,
    Gostaria de aproveitar o espaço para propor a nós rubro negros que disseminemos um boicote ao Foxsports, em especial aos programas aonde se encontrem Benjamin Back, Mano, Oswaldo Paschoal, Fábio Sormani e Flávio Gomes. O que esses caras falam de atrocidades e irresponsabilidades ao microfone é um absurdo. Colocaram ER no Palmeiras, no São Paulo, menos no Flamengo. Esse Flávio Gomes, parece que hoje fez varias ironias em relação a contratação. E o pior é que agora eles se mudaram aqui pro Rio, onde se localiza o novo estúdio da Fox. Já deixei de assistir ao Foxsports Rádio faz tempo, mas acabo acompanhando as notícias pelo Twitter. Estou fazendo esse apelo porque entendo que essa gente ganha muito dinheiro para ser tão irresponsável ao achincalhar assim o nosso time, principalmente na nossa terra.
    Deixo aqui minha indignação e revolta compartilhada com vocês.
    SRN.

    Reply
    • Leandro,
      Nem lembro a última vez que assisti um programa da FoxSports, que reputo ser o pior canal esportivo do país e, consequentemente, com os piores e mais incapacitados profissionais “comentaristas” que existem na mídia esportiva do país.

      Reply
  19. Precisamos sempre equilibrar o elenco. Agora temos três armadores de muita qualidade. Ainda falta goleiro, um zagueiro e um volante irrepreensível. Atacantes de lado esperança real no Vinícius Jr. Agora vejo o Rodrigo Caetano dando recaída: Maicon Bolt ??? Reserva no locomotiv da Rússia, se destacou no Fluminense draga de 2009/2010 e no Mundial sub 2010. 6 anos de Europa, nunca ninguém falou de nenhum destaque. Ou uma cavada monstro de empresário ou recaída brava desse Caetano, que é ruim demais. Para que o sonho continue, uma repaginada urgente nos erros, Renovação de Damião e Gabriel, contratações errôneas de Donati ( fraquíssimo) e Berrio ( injustificável). Goleiro urgente, para que realmente possamos sonhar.
    Uma colocação: agora sim, poderemos ver a real condição do treinador Zé Ricardo. Corre risco de ser engolido pela qualidade do elenco. Guerrero é bom tecnicamente, ótimo pivô ( no futebol brasileiro não tem igual). Mas é péssimo finalizador. Vai continuar tendo dificuldades para fazer gols. A diferença estará que teoricamente vai receber mais bolas..e a cada 5 erros ..uma deve entrar. Em compensação terá mais companheiros de qualidade para fazer pivo.

    Reply
  20. Prezado Kleber,peço licença para fugir do tema futebol,predominante neste blog.Gostaria de saber,caso você tenha noticias,se o FLA-Basquete pretende reforçar sua equipe para a nova temporada? Os demais concorrentes já estão fazendo contratações,reforçando seus times.O FLA precisa recuperar a sua
    hegemonia no basquete nacional,(tambem é um sonho).O grande campeão das quadras tem de brilhar de novo !!!

    Reply
  21. “Três erros recentes no futebol na administração Bandeira de Melo”
    Os três erros recente são um pouco a tônica dos nosso problemas atuais, vejam se os amigos concordam:
    – 1o. William Arão, sua polemica contratação foi legalmente correta porém eticamente errada, uma vingança do EBM pelo complô do presidente do Botafogo no Arbitral da FFerj de 2014. As consequências do fator W. Arão são, baixa produtividade e obrigatoriedade da escalação do M. Araújo para cobrir seus buracos de marcação.
    – 2o. Paolo Guerrero, sua contratação foi o que se esperava das tradições de grandes camisas 9 do clube. De bom domínio de bola a péssimo finalizador, ali residem os nossos principais problemas.
    – Zé Ricardo, creio eu que sua contratação foi oriunda das recusas salariais exigidas por Abel Braga na época. Seja como for, um grade erro de “fundação”. É como se vc tivesse construido um arranha céus sem as devidas fundações. E o pior sobre o ZR é que qualquer conclusão não é absoluta, existem sempre inúmeros ponderamentos, o que tornam a conclusão sobre seu trabalho ainda mais polêmica, tanto positiva como negativamente. Porém existe um fato, o fator tempo! A quanto tempo o ZR esta no comando do time? Quais competições ele participou e quais venceu? Qual é o peso de suas conquistas e derrotas? O raciocínio é complexo e de difícil conclusão. Olhemos para o futuro próximo, existe uma etapa eliminatória da Copa do Brasil, e paralelamente as próximas rodadas do Brasileirão. Talvez a conclusão venha em algumas semanas. SRN.

    Reply
    • Volto a dizer, tivéssemos dois bons finalizadores, teríamos sidos campões brasileiros ano passado e não teríamos sido eliminados na Libertadores, ou seja, os pecados do ZR estariam perdoados e ele hj estaria alçado a categoria de ídolo do clube! Então Zé, faz o que tem que fazer, é a tua cabeça, coragem!

      Reply
  22. Sonhar, sim; mas sonhar certo, e isso começa com os pés no chão.
    Neste sentido, é preciso colocar as coisas em seus devidos lugares: o meia CONCA é, de longe, o melhor jogador que o Flamengo possui. Sim, eu sei, se estiver em forma, dizem todos. Mas há um detalhe fundamental: um jogador do nível do Conca NÃO esquece a genialidade, porque lhe é intrínseca. Basta lembrar do Zico, a partir de 1985: mesmo parado por mais de um ano, e fisicamente quebrado, iluminava todos os jogos, com o seu dom. Simples assim. Portanto, vejo com preocupação a manifestação de algumas pessoas, colocando-o no banco_ isso nunca! O Flamengo tem ótimos jogadores, mas ele, Conca, é o extra-série. Aliás, o Flamengo não tem, ainda, uma equipe, no sentido de coesão, harmonia, equilíbrio. E estão aí os resultados, que o provam. Além disso, com toda essa constelação, não resta a menor dúvida de que o treinador já está balançando: não se aceitará, de jeito nenhum, nada menos do que vitórias. E vitórias densas, convincentes, indiscutíveis. Portanto_ e direi isso principalmente aos mais afoitos_ é bom nos lembrarmos, sempre, da lição sobre a “constelação de 1982”, na Copa: “potência não é nada sem controle”.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  23. Amigos do Blog,
    É inaceitável que o Vizeu seja reserva do Leandro Damião. Só mesmo no Flamengo e na cabeça deste Zé Ricardo que um jovem da base, que pode ser um ativo TÉCNICO e FINANCEIRO, é barrado por um horroroso jogador que sequer é patrimônio do clube, já que é EMPRESTADO pelo Santos!
    Assim, o Flamengo desmotiva e desvaloriza o seu Jovem…

    Em NENHUM critério o Leandro Damião é mais eficiente do que o Vizeu, em NENHUM!!! De duas uma, ou estamos diante de total amadorismo ou, mais grave, de interesses escusos de empresários e grupos de investimento.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/com-media-abaixo-de-vizeu-damiao-tem-sombra-do-reserva-no-1-jogo-sem-guerrero.ghtml

    Reply
  24. KL esse papinho do guerrero nao receber bola e conversa pra boi dormir. O Hernane muito menos badalado e com um salario irrisorio fez mt mais pelo flamengo que o tuta peruano em 2 anos. So lembrar a vcs que o hernane meteu 3 gols no botafogo em 2013 na copa do brasil e mais um gol na final que nos deu o ultimo titulo expressivo. E naquele time tinhamos Val e outras figuras no elenco. Como defender o tuta peruano agora? Vcs supervalorizam esse cara, endeusam um jogador mediano, de mediano pra fraco, artilheiro dos gols inuteis que nao valem nada. Qd fizer gol decisivo em brasileiro, libertadores voltamos a falar!

    Reply
  25. Alguem ainda achando que mudanca de trabalho no meuo do caminho é a solução!! Cuca tem mesmo tanto de derrotas que o Zé na carreira em 1 mes kkkkk!!

    Reply

Comente.