A camisa amarela

Recebi um amável convite do presidente do Conselho dos Grandes Beneméritos, Walter Oaquim, para uma reunião hoje, onde vai se debater a tal camisa amarela utilizada no jogo contra o Coritiba, sábado, na Ilha do Urubu.

Infelizmente, por compromissos impossíveis de serem desmarcados, não poderei comparecer, embora a minha opinião já tenha sido aqui colocada. Há uma enorme distância – e um claro conflito de interesses – entre o que seja benéfico no plano comercial para a fábrica de material esportivo (Adidas), e o valor institucional, no caso, para o Flamengo.

Houve quem aqui comentasse que o sucesso foi tão grande que as camisas esgotaram nas lojas. Pergunto: E daí?  Quanto a este fato, relembro que, em 1995, tendo como base a cor azul, só que, também com o vermelho e preto na camisa, aconteceu o mesmo fenômeno, ou seja, tudo vendido em tempo recorde. A diferença é que em 95, esta camisa, a terceira, somente podia ser utilizada em jogos comemorativos, jamais em jogos oficiais. Estranhamente, alguns companheiros membros do Conselho Deliberativo que – lá atrás – votaram contra a utilização da camisa somente para jogos festivos, aprovaram esta, inclusive para jogos oficiais. Aí, convenhamos, a coerência ficou pelo caminho…

Para piorar a situação, esta camisa amarela não leva nada de vermelho e preto, ao contrário daquela camisa azul de 95. Cheguei até a comentar que seria uma boa pedida para os torcedores do Flamengo levarem na bagagem para a Rússia, como traje obrigatório nos jogos da Seleção Brasileira.

Depois me dei conta de que nem para isso serve, pois não há nada na camisa, tirando fora o escuro que, diga-se de passagem, passa desapercebido, que remeta, da forma mais sutil que seja, ao “Manto Sagrado”, às nossas cores tradicionais, à nossa paixão maior…

Quando um clube com jogadores mundiais, como o Barcelona, joga de roxo, é fácil quem está recebendo a imagem em qualquer canto do mundo saber tratar-se do clube catalão, pois no mundo do futebol, não há quem não conheça Messi, Neymar e Luizito Soares. Em síntese, como as caras são mundiais, mesmo sem camisa, todos saberiam que o Barcelona está em campo. Quem não tem jogadores mundiais, como é o nosso caso, e tem a intenção de extrapolar fronteiras, como também é o nosso caso, precisa solidificar a sua marca que, obrigatoriamente, começa pela sua peça principal, qual seja a sua camisa. E, perder esta oportunidade de exibição, em um jogo oficial, com a imagem varando o mundo, convenhamos, não é uma decisão correta.

Claro que, não duvido da boa-fé de quem introduziu o tema no Conselho Deliberativo e, muito menos, de quem aprovou. O equívoco faz parte do ser humano e, se há quem tenha o direito de se equivocar uma vez ou outra é a atual diretoria, composta por pessoas de bem e, altamente qualificadas. Confiando na sensibilidade destas pessoas, fica aqui o convite no sentido de que este tema seja merecedor de uma profunda reflexão.

O “Manto” merece. O Flamengo agradece.

1 Comentário

  1. Caro Kleber,
    Eu estava presente naquela reunião do Conselho Deliberativo onde aquela camisa ao ser colocada no palco foi recebida com imensas vaias, lembro que o seu discurso muito bem feito acalmou o ambiente, e vc a retirou da votação.
    sou totalmente a favor do novo, mas sou totalmente contra agredir a tradição.
    O Flamengo deve jogar sempre de vermelho e preto, aceito a camisa amarela em amistosos ou jogos comemorativos, e digo mais em jogos com o mando de campo o vermelho e preto deve ser obrigatório.
    Saudações RUBRO-NEGRAS

    Reply
  2. Somos conhecidos por qual alcunha? RUBRO-NEGROS. Não somos conhecidos como amarelões.
    Qual é nossa saudação? #SRN e não #SAA.
    Tem certas coisas que não dá pra mudar. Quer ganhar dinheiro com a camisa? Faz uma de treino da cor que quiser, que não entre em campo, mas essa coisa horrorosa, de extremo mau gosto, não dá!
    E Kleber, com todo respeito, também não acho a camisa antiga bonita. Pelo menos tem um vermelho e preto, mas a mim não agrada, acho feia.
    Abraços e saudações RUBRO-NEGRAS, e sem essa de saudações AURI-ANIS!

    Reply
    • Se bem que ultimamente nosso time anda amarelando muito.

      Por que nao fizeram essa camisa vermelha? Esse vermelho da nova camisa é simplesmente belíssimo.

      Nada contra novidades, mas tudo tem que ter lógica.

      Mas que a camisa, não a cor, é muito bonita, isso é.

      Reply
      • Meu amigo Kleber!
        Evidente que compraria esta camisa, como já comprei várias. As que não gostei, simplesmente encaixotei. SE… amanhã, alguém insistir dizendo que o Flamengo nunca jogou de amarelo, provo!!!
        Típica camisa pra fazer parte de coleção. JAMAIS entrar em campo…
        A Adidas só levou adiante esse projeto porque permitiram!
        Sábado, vendo o jogo, demorei um tempo e mais um pouco para me acostumar. O fato de ter esgotado só prova nossa força no marketig.
        Mas na hora do jogo, poucos gatos pingados exibiam a “coisa”.
        Portanto, literalmente, não existe Manto rubro-negro que não predomine nossa cores. Por mais que me esforce, não vejo o Flamengo em campo…

        Reply
          • Graaaaaaaaande Rafa!!!
            Nenhum preconceito sobre coisas de vanguarda. Se bem, que amarelo já existe desde a época dos Flintstones…
            O fato de ter perdido o referencial no sábado, ditou meu horror pela “coisa”.
            Definitivamente adoro vermelho e preto…
            Cada vez que vejo um despacho com farofa, Sidra e velinhas vermelhas e pretas, vibro com se fosse um gol do Márcio Araújo…
            Os dois são raros hoje, amigo. É a crise… kkkkkkkkkkkkkkk

  3. Acho que não faz qualquer sentido entrarmos em campo com cores diferentes das nossas oficiais. Mesmo a nossa camisa branca com listra vertical achei um temor. Foge muito de nossas raízes. E como bem disse o Kleber, se queremos deixar nossa marca registrada mundialmente, não podemos dar esse mole de ficar jogando de amarelo, que coisa mais sem cabimento.

    Reply
  4. Sou contra essas esquisitices. Novidades me agradam, desde que respeitem tradição, história e as cores rubro-negras. Jamais compraria uma camisa dessas. Jamais.

    Reply
  5. Acho fantástico a inovação, quem paga os salário dos jogadores não são as cores e sim a instituição. Por isso, essa diretoria tem buscado através do marketing,medidas para sanar definitivamente as dividas do clube. O Flamengo na sua historia nunca teve um camisa 8 tão ruim quanto ao Márcio araujo. No entanto, temos que suportá-lo. Por que não reclamam? Acho muito saudosismo. Temos que olhar para o mercado, senão ficaremos para trás.

    Reply
  6. Se é para fugir do vermelho e preto,que seja com uma camisa toda preta ou toda vermelha. Ficaria lindo. Poucas vezes o Fla jogou com apenas uma cor,seja vermelho ou preto.

    Reply
  7. KL, pelo que me recordo foi na tua gestão que foi autorizado pela primeira vez cores diferentes do rubro-negro no uniforme, em 1996, quando autorizou o logotipo Verde e Amarelo da Petrobras BR. Procede está informação? Eu tinha 15 anos, estava no auge do meu fanatismo e lembro que foi bem polêmica a aprovação do Conselho. Poderia esclarecer melhor esta história?

    Reply
  8. Mudando de assunto,aposto,que o Fla contra o Corinthians vai ter mais posse de bola,chutar mais que o rival ao gol por meio de jogadas como chuveirinho,pinga/respinga ou lampejos individuais,todos para fora,claro. E o Corinthians quando pegar na bola,vai,de forma eficiente,construir uma jogada de ataque que leve perigo efetivo ou,talvez,faça até o gol,ou seja em 3 oportunidades,guarde 2 no gol.

    Será o prato cheio para vários amigos usarem os velhos discursos:

    ” DOMINAMOS O JOGO TODO! O CORINTHIANS SE FECHOU E NA ÚNICA OPORTUNIDADE FEZ,PURA SORTE. ” – Se o Fla tem um elenco melhor,tem o dever de quebrar as linhas de defesa.Praticamente todos os adversários jogam na defesa contra o Flamengo. “Controlar o jogo” não é necessariamente um mérito, mas uma obrigação.Um controle inútil,com posse de bola estéril,sem uma jogada decente e 70 chuveiradas na área.Isso é dominar?

    “A CULPA FOI DOS NOSSOS JOGADORES,CHUTAM MAL” – Sério? Quer dizer então que contra o Botafogo a desculpa vai ser que Pimpão e Roger chutam melhor que Diego,Ribeiro e Guerrero? No Corinthians tem o possante Romero e Jô,que ninguém queria,afundado no alcoolismo meses atrás.Isso é a prova que triangulações e tabelas rápidas conseguem o que 70 chuveirinhos não conseguem: Efetividade e eficiência.

    “TIVEMOS O DOBRO DE FINALIZAÇÕES!” – Finalizações que não levam perigo nenhum! São aqueles chutes de longe,ou em cabeçadas no meio de 3 zagueiros,nenhuma chance cristalina criada após uma decente criação de jogadas.

    “CRIAMOS MAIS QUE OS GAMBÁS,70% DE POSSE!” – Novamente, ter 70% de posse de bola inútil e ficar chuveirando na área não é criar.

    Resumo, a esperança fica em E.Ribeiro,Guerrero e Diego estarem MUITO inspirados e decidirem em lances individuais, pois se depender de jogadas trabalhadas e ensaiadas que levem perigo efetivo,com o ZR no comando já perdi as esperanças.Aliás,como foi o treino do grande Zé na defesa nessa semana? Pois está uma peneira! Estão marcando em linha,deixando espaços generosos e com uma descompactação gritante,os rivais entram como querem. Até agora nada mudou,jogo após jogo os erros se repetem. Tirando o Vaz do time seria um bom começo.

    Reply
    • Seria você o Mauro Cesar da espn utilizando um pseudônimo?
      Poderíamos estar melhor, com certeza, mas quem não assiste aos jogos e lê somente seus comentários pode acabar achando que estamos em último no campeonato brasileiro e sem chance alguma nas outras competições que estamos na disputa.

      Reply
      • Amigo William!
        Cadê a linha para que eu possa assinar?
        Esse CD do nosso amigo genérico, já está furado, quebrado e arranhado…
        Prefiro até falar da “coisa” amarela… kkkkkkkkkkkkkkkkk

        Reply
        • Amigo Egon, o CD das velhas desculpas para defender o trabalho de ZR tbm já está arranhado,furado e quebrado. O CD com as deficiências listadas acima torço muito para ser quebrado de uma vez mesmo! Pois ele está arranhado e se repete todo jogo,tem gente que não vê,enxergando apenas arbitragem ou penais perdidos,precisamos nos ver livre logo desse CD! Desta forma teremos condições de passar Grêmio e os gambás e conquistar o Hepta,afinal,a esperança é a última que morre,por isso torcemos,vamos ao estádio e comentamos aqui no blog,se não houver esperança,qual o sentido de falar sobre Flamengo?

          Quanto a “coisa” amarela,concordo com o amigo!

          Abraço! SRN

          Reply
      • Pelo contrário,como quero o melhor para o nosso Fla procuro sempre elucidar os problemas,pelo investimento feito,2017 vem sendo até aqui desanimador e,para mim, os principais motivos são os listados acima. Desculpe,a grandeza do Fla não pode se conformar com “vaguinha em Libertadores”,isso o Botafogo consegue e não passa vergonha,o foco deve ser Libertadores ou Brasileiro,que são relevantes. Fechar os olhos para os problemas latentes em campo não ajuda em NADA,na arquibancada nossa função é apoiar até o final,depois é COBRAR os jogadores,técnicos,etc, para que honrem o privilégio de representarem o Fla. Ficar apegado em um treinador sem história nenhuma e ainda por cima simpatizante do Vasco,me desculpe. O Ceni,ídolo do SP foi contestado, pq o ex-jogador de futsal do Vasco não pode?

        Apoiar o que vem dando errado é torcer contra,se conformar com o que aí está é mediocridade…..

        Reply
    • Sabe qual é a questão meu caro Daniel G? É que vc acabou de descrever as crônicas do ZR! É absolutamente já conhecido e manjado o seu enredo, de sorte que já o sabemos de cor. Ai vc mistura a situação 1 com a 3, ou a 2 com a 5, ou a 1 3 5 juntas, por fim é sempre a mesma história. SRN.

      Reply
  9. Eu adorei a camisa nova e a comprarei, assim como comprei a de 96, a “tabajara” e diversas outras. Não acho que devemos ficar arraigados com certas coisas. É só para alguns jogos… a torcida gostou e esgotou… Qual o problema?

    Reply
  10. Acho que agora o Internacional será meu 2º time!

    Vocês acreditam que eles estão sondando o Rafael Vaz?
    Os amigos gaúchos já nos livraram de Cirino,Damião e agora será o Vaz? “VAZ COM DEUS!”
    Que levem o Zé Ricardo de brinde! A série B será um ótimo estágio para ele,pois o Fla tem objetivos maiores!

    Reply
      • Amigo Rafa!
        ELES não podem levar o Zé. Queremos que ELES continuem no submundo.
        Com Girino, Vaz e Vassoura, a chance de subir é quase nula.
        Já com nosso Zezinho….

        Reply
      • Pois é,amigo Rafael. Inter e Bologna demonstraram interesse.
        Já imaginou o Inter se interessar também por M.Araújo? Eles desintoxicariam o Fla de Damião,Cirino,Vaz e M.Araújo. Acontecendo isso,em todos os Grenais,minha torcida será sempre para o Inter! O maior do Sul Kkkkkkkkk

        Reply
  11. Se a torcida em massa aprovou, comprou tudo em tempo recorde, sinceramente eu não vejo motivo algum de ficar debatendo esse tema.

    Tem um ditado antigo que diz assim : A voz do povo é voz de Deus.

    Todo mundo conhece o Flamengo e sabe que as nossas cores são o vermelho e preto.

    Não vai ser um ou dois jogos oficiais jogando de amarelo que vai mudar com que essa visão mude.

    Reply
  12. Concordo KL e, acrescento que a torcida RN zoava, em pleno ano de Copa do Mundo, clubes brasileiros que usavam camisas amarelas para dizer que era uma seleção, enquanto um seleção usava as nossas cores.

    Certamente, além de uso em data festiva, essa mudança caberia muito bem em uma camisa de goleiro ou de treino, e por falar nisso, tenho uma camisa de treino 2015 da adidas, na cor azul, com detalhes nas bordas em vermelho e preto, show!

    Sds.

    Reply
  13. KL, permita-me discordar, apesar de concordar com a maioria dos seus posts.
    Achei o uniforme amarelo muito bonito e de bom gosto (considerando o conjunto de camisa, short e meias). Os demais uniformes lançados anteriormente azul e amarelo foram uma verdadeira salada de cores. Mil vezes mais o amarelo atual (ok, gosto não se discute – cada um tem o seu). Os grandes times europeus jogam com o terceiro uniforme e todos acham bacana, mas aqui continuamos com o complexo de vira-latas. O vermelho e preto sempre será nossa pele e cor tradicional onde jogaremos a maioria esmagadora das partidas com ela, mas temos que ser mais abertos para aceitar essas mudanças no mundo do futebol. Essa camisa será um sucesso de vendas!! Decisão acertadíssima do time de marketing.
    Jogar com ela apenas em amistos ou jogar em jogos oficiais pontuais não me parece ser algo tão problemático. Me parece que jogos oficiais trarão uma visibilidade maior para a 3a camisa e maior probabilidade de retorno nas vendas.
    SRN

    Reply
  14. Caro Kleber e amigos!
    A camisa em si não é feia, aliás, é bem vistosa, porém, de forma alguma nos representa. Diante disso, mesmo considerando os apelos do marketing, sou radicalmente contra o seu uso. Acrescento que independente disso, torço para que o time produza o seu melhor e nos encha de muitas alegrias, mesmo que essa representação venha de uma arte esquisita.
    Assisti o jogo pela TV sentindo uma sensação estranha e talvez quem tivesse no estádio tenha sentido o mesmo.
    Em resumo amigos, tudo é questão de gosto e certamente aos que aprovam,
    informo que o meu respeito será igual ou maior do que o habitual. Como já acompanho o Flamengo desde idos da década de 70 nas cores fortemente rubro negras, ver o time estampando algo diferente de suas tradições, me faz crer que a arte por vezes não ajuda ao marketing e que o marketing por sua vez nem sempre entende de arte. As cores rubro negras já se tornaram arte e certamente conhecidas mundo afora.
    De toda sorte e se isso é em nome de quem paga os patrocínios, vamos compreender e vibrar em vermelho e preto, mesmo quando todos estiverem visivelmente “no amarelado mundo rubro negro”.
    SRN

    Reply
  15. Entendo os tradicionalistas, até mesmo porque não se sintam identificados com a cor amarelo, mas sinceramente…ficou bastante legal.
    Obviamente não imagino o time jogando nem 3% dos seus jogos sem o vermelho e preto, mas já que é para atender a Adidas (que põe uma fortuna anual no clube) que precisa recuperar o investimento, vender camisa…Se um uniforme festivo…Se é para atender tbm a torcida que esta ávida para comprar uma novidade lançada pelo clube, acho ok, sem ressalvas! Aliás temos mesmo é que comemorar que esta camisa tenha feito tanto sucesso e tenha vendido tanto, o resto é business, acho que todos entendem e concordam. Sem excessos, para mim fica ok. SRN.

    Reply
    • Meu querido Nino!
      EU também achei legal. Mas não como uniforme do Flamengo…
      Até porque, há pouco lançaram o segundo uniforme com aquela lista vertical.
      Mas concordo com o amigo! Comprar e pendurar.
      Em campo, ainda prefiro os quero-queros que canários…

      Reply
      • Caro Egon, achei esse 3o. uniforme amarelo realmente bonito, entretanto aquele 2o. uniforme com a lista vertical achei terrível. Com tbm não gostei do 1o. uniforme, de fato essa 3a. camisa é a única que a Adidas lançou em 2017 que eu gostei!

        Reply
  16. Mauro Cezar Pereira é um MITO quando o assunto é Flamengo!

    “MAURO CEZAR É CONTRA A DEMISSÃO DE ZÉ RICARDO DO FLAMENGO,DETALHA DEFICIÊNCIAS E APONTA SOLUÇÕES!”

    https://www.youtube.com/watch?v=n3hwj5Ry2X8

    Concordo 100%,fico triste pelo mercado de técnicos estar tão vazio,o Fla merecia coisa melhor,algo do seu tamanho e mais preparado que um professor de Ed.Física para criancinhas. Mas,com o mercado vazio,fazer o quê?
    Bem que disse que o momento ideal de contratar alguém era já ao fim de 2016.

    Reply
    • Daniel G, Mauro Cesar faz uma defesa cínica do nosso herói ZR, tanto que a seguir ele faz mortais ressalvas ao trabalho do nosso herói. São tantas e tão contundentes ressalves que tornam as correções virtualmente sobre-humanas. Ai vc entra na ceara que eu já citei: “ZR vai repetir o mesmo enredo” que tem apresentado até o momento, isso é decisivo e conclusivo! SRN.

      Reply
      • Ele, o Mauro Cesar, sugere uma conversa da direção do clube com o ZR, deve ser alguma piada, só pode! Ao menos que EBM resolva contratar um técnico para o técnico ZR, a exemplo que faz o Tite com o Carille e fez nas Olimpíadas com o Dominicalli.

        Reply
        • Imaginem os Sr.s a cena da semana: São Paulo, 3a feira, Carille visita o apartamento do Tite. Em pauta um papo de amigos, esquemas de jogo e diagramas do Flamengo e Corinthians, relação de jogadores e prováveis escalações e detalhes dos sistemas táticos para o jogo de domingo. Surrealismo? Delírio conspirativo? Ou provável realidade? Vai pro inferno Tite! SRN.

          Reply
  17. Amigos, a camisa ficou linda e usá-la esporadicamente não nos descaracteriza , tradição é jogar com raça honrando nosso escudo.
    O mundo mudou, jogadores hoje ganham fortunas , a estrutura tem que ser cada dia mais profissional logo este tipo de “arrecadação” faz parte. Somos o rubro negro carioca e não é poucos jogos com um uniforme que inclusive mostra nossa brasilidade e passada tradição que irá nos descaracterizar, temos coisas mais importantes para preocupar e se ocupar.

    Reply
  18. Prezados,
    Camisa amarela ou azul deveriam sempre ficar com os goleiros, lembrando nossas cores de origem. Ainda mais agora que TEMOS goleiro. Ontem, no treino de pênaltis, de 20 cobranças o Diego Alves pegou 11.

    Reply
  19. Amarelo e azul são as cores da fundação do Clube de regatas Flamengo e só não continuou pela escassez do tecido amarelo.
    Esta atual no quesito bom gosto da de dez na anterior e acho que virar as costas para a nossa origem não é legal.
    Como 3°camisa é válido sim.

    Reply
  20. Amigos, uma verdade tem que ser dita:
    Só existe um remédio para nossa eliminação precoce da Libertadores, e esse remédio é a disputa do título do Brasileirão até a última rodada. Copa do Brasil, 1a. Liga, Sul-Americana, Carioção, td isso são títulos de 2a categoria que irão no máximo amenizar levemente as fortes e brutais cobranças que virão sob a administração EBM a partir do 4o. trimestre desse ano. SRN.

    Reply
  21. Todos aqui sabemos que amarelo e azul é em referência as nossas primeiras cores. Dito isso, não vejo problema em jogar (raramente) de amarelo. Vale pelo marketing, prova disso é que foi sucesso de vendas.
    A camisa ficou bem bonita, Acho que essa discussão nem é relevante para momento, me perdoem. Vamos aceitar as evoluções, podemos apenas limitar o uso e ponto final.

    Reply
  22. Não gostei desta camisa amarela,ela descaracteriza o clube.
    Nossa camisa é Encarnado e Preto,as cores que nos deram glórias e é a camisa da tradição,do amor,da raça e do amor. Espero não ver mais o MENGÃO jogar com este uniforme,mesmo porque já eciste na Espanha um Submarino Amarelo

    Reply
    • Não gostei desta camisa amarela,ela descaracteriza o clube.
      Nossa camisa é Encarnado e Preto,as cores que nos deram glórias e é a camisa da tradição,do amor,da raça e do amor. Espero não ver mais o MENGÃO jogar com este uniforme,mesmo porque já eciste na Espanha um Submarino Amarelo

      Reply

Comente.