Força, Ederson!!!

Dr. Tannure, Eduardo Bandeira de Mello, Ederson e Rodrigo Caetano (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo).

A notícia pegou todo mundo de surpresa. Difícil imaginar um atleta, jogador de futebol, em plena atividade, com contrato em vigor com o mais popular clube do Brasil, do nada, assim de repente, ter que conviver com o diagnóstico de estar com um tumor no testículo.

Para começar, meu abraço fraterno e carinhoso ao nosso pessoal do Flamengo. Do presidente Eduardo Bandeira de Mello, passando por toda comissão técnica e, chegando aos jogadores.

Neste momento, o apoio é absolutamente fundamental. A imagem da coletiva, onde inclusive estava o presidente do clube, é o retrato fiel do enorme abraço que o Flamengo, como um todo, afaga o seu atleta.

Bendito exame antidoping que, pelo fato de ter dado resultado positivo, obrigou pesquisa profunda para detectar a causa, já que, conforme disse na entrevista o Dr. Márcio Tannure, havia por parte do departamento médico do Flamengo a certeza de que Ederson não dera causa a resultado de exame inesperado. Pesquisando, o tumor foi localizado e, como a medicina é preventiva e, quanto antes detectado o problema maiores são as chances de um final feliz, bendito exame antidoping…

O apoio de todos, sem dúvida, é o primeiro passo para Ederson encarar o fato de maneira otimista e, começar a entender que, este é o tipo de notícia ruim que pode atingir qualquer ser humano, inclusive ele.

Falo de cadeira, pois em 2001, após exame de rotina, constatado foi que o meu PSA, de 1, havia dado um salto para 10. Resumo da ópera: câncer de próstata. Como Ederson, tive apoio e carinho do tamanho da torcida do Flamengo e, um belo dia me peguei raciocinando da seguinte forma: “Não sou melhor do que ninguém. Isto pode acontecer com qualquer um, inclusive comigo. Se o resultado não vier pela boa, a consciência de ter sido até aqui um ser humano legal me dá enorme paz. Então, bola frente, vamos ganhar mais uma guerra”. E assim foi, com a primeira batalha sendo ganha por obra do acaso, com meu querido amigo Marcos Lázaro me encaminhando para um médico que mais está para anjo da guarda, pois não tenho dúvida de tratar-se de um ser iluminado por Deus. Dr. Miguel Srougi, responsável pela urologia do extraordinário Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, salvou a minha vida.

O caminho foi longo, inclusive, no início dos exames, com suspeita de que poderia ter ocorrido uma metástase. Enfim, após a operação e o tratamento de radioterapia, tudo aos poucos foi voltando ao normal e, hoje, dezesseis anos depois, estou aqui com vocês.

Sabem o que nunca faltou? Fé!!! E é por aí que o nosso Ederson tem que caminhar. Primeiro, não se revoltar. Entender que este tipo de coisa pode acontecer com qualquer um. A partir daí, faca entre os dentes, com disposição para brigar pela vida.

Boa sorte, Ederson. Que papai do Céu esteja sempre protegendo você. Se depender de torcida, a guerra está ganha, afinal, você tem ao seu lado a maior torcida do mundo.

 

(Fonte: Site do CRF)

1 Comentário

  1. Sempre o defendi como um jogador de grande técnica, infelizmente por motivos físicos nunca pode demonstrar seu potencial.
    Força garoto, que papai do céu te ilumine!!!!
    #forcaederson

    Reply
  2. Notícia triste. Certamente ele dará a volta por cima e irá se recuperar. Oremos por isso.

    Infelizmente, o Ederson poderia ser um grande jogador em nível mundial, mas as frequentes lesões o afastaram disso. Agora, mais esse tombo.

    Outra coisa que deve ser comentada é que os jogadores também têm problemas como quaisquer pessoas e isso muitas vezes é refletido em campo sem que ninguém saiba ou perceba. Aí sobram críticas ao treinador, ao dirigente e até ao próprio atleta que geralmente é acusado de não ter “raça”.

    Reply
  3. Força Éderson e muita fé. Certamente você vencerá mais esta batalha e em breve de volta aos campos para alegria da família rubro-negra. Estamos orando pela sua cura e recuperação.

    Reply
  4. Força Ederson , com certeza você sairá dessa !!!
    Enfrentei à 6 anos exatamente o mesmo problema e nestas horas o que vale é a fé , o otimismo e o amor pela vida que vem pelo apoio de Deus, dos amigos e familiares !!! A nação esta com você !!!!

    Reply
  5. Talvez isto explique a qtidade de contusões musculares que este rapaz tinha.O Nenê do Houston Rocktes teve o mesmo diagnóstico e está ainda jogando em alto nível.
    Ter Fé, amigos em seu redor,família apoiando que daqui á pouco vc voltará a jogar.

    Reply
  6. Quero deixar registrado aqui meu apoio e orações ao Ederson e destacar o lindo texto e o belo exemplo de nosso eterno presidente.

    Parabéns Kleber vc é exemplo.

    Reply
  7. Bela e merecida lembrança, tenho certeza que todos nós aqui frenquentadores do blog desejamos a melhor recuperacao ao Ederson, que ele nunca abandone sua fé e que tenha em Deus o seu Porto Seguro e a certeza de tudo isso será passageiro que em breve estará vivendo normalmente.
    #forcaederson

    Reply
  8. A vontade era dar um abraço forte no Ederson quando eu li a notícia.

    Mas nesse momento de total reflexão que deve estar passando, nada deva ser tão reconfortante que a força de 40 milhões rezando e mandando energias positivas.

    #FORÇA_EDERSON

    Reply
  9. # ForçaEderson
    Que a luz divina esteja te iluminando e abencoando hoje e sempre. Nesta hora difícil muita luz e paz.
    Parabéns presidente como nunca perfeito e fraternal. Um grande abraço. Que São Judas Tadeu ilumine o Ederson e toda nação.
    Abraços

    Reply
  10. Que o bondoso DEUS esteja contigo, Edeson. Esse é mais um adversario que vc driblará com habilidade e força. O gol da cura está logo ali na frente, a nação aguarda ansiosa para juntos comemorarmos esse feito.

    Reply
  11. Uma noticia triste. Esse rapaz tinha tudo para se dar bem no Flamengo, mas as seguidas lesões o prejudicaram. E mais essa agora? Vamos confiar em DEUS, pensar positivo e esperar que o Flamengo todo o ajude, plenamente, na sua recuperação.

    Reply
  12. essa é pra você Ederson e toda sua família ter fé nunca desistir porque deus é justo nunca se esqueça na guarda guerreiro levanta a cabeça aonde estiver seja lá onde for tem fé que da fé do lixão nasce flor

    Reply
  13. Caro EDERSON! Hoje é somente para você!
    A minha vida foi toda muito pautada na FÉ e por ela, todas as coisas boas da minha vida se guiaram e se realizam. Depois de alguns anos, aprendi que ir a Missa toda semana é fundamental. Aprendi que o PENSAMENTO POSITIVO é a maior demonstração de FÉ que o ser humano pode guardar dentro de si. Um tumor não é prenuncio do fim ou começo dele. Ele é apenas um sinal de que devemos ter um cuidado especial e hoje, a medicina está extraordinariamente evoluída. E ainda mais, você está num grande centro de saúde e próximo a grandes médicos.
    Além de tudo isso, você será fortemente energizado pelo sopro de vozes em orações de nada mais e nada menos que 40 milhões de torcedores, todos rubro negros, lógico, porém, todos agora são Clube de Regatas Ederson.
    Para passar essa fase tem um grande ponto a seu favor, qual seja, você sempre está de volta. Aconteceu a primeira, você voltou, na segunda, você de novo e certamente essa, será apenas mais uma etapa a ser vencida. Talvez você não perceba com os seus olhos, mais sinta no seu espirito a presença de Deus ai do seu lado.
    Sinta-se fortalecido nas orações, nos joelhos no chão, nas mãos que se unem, nas mãos que se joga aos céus, nas mãos dos médicos, na Fé, na Luz e na certeza de que você é um campeão e sempre dá a volta por cima.
    Parabéns a diretoria do Flamengo pela forma carinhosa e respeitosa que trata o assunto e parabéns a você Ederson que não sentiu vergonha de expor o assunto e assim, receber de todos nós, o som do maracanã, da ilha e do mundo em forma de oração.
    Uma vez Ederson, sempre Ederson!
    Ederson sempre eu ei de ser!
    É meu maior prazer vê-lo brilhar, seja na terra, seja no mar!
    VENCER, VENCER, VENCER…Uma vez Ederson e para sempre Ederson.
    Anote ai meu caro: volta em pouco tempo aos gramados.
    SRN

    Reply
  14. Vez ou outra levamos um soco no estômago quando recebemos notícias tristes dessa magnitude.

    A mim, parece que o soco no estômago é ainda mais forte quando se trata de atletas.

    Há, uma espécie de ignorância quase que divina, achar que os atletas, e principalmente de alta performance e profissionais, estejam imunes. Pois não.

    Nesse caso os atletas servem e bem de exemplos para que todos, inclusive todos, estejamos sempre muito alertas para a nossa saúde.

    #força_ederson

    Reply
  15. Como sempre, caro Kleber, você parafraseou muito bem o que se precisa nesse momento delicado na vida desse profissional, pai, amigo, marido, filho, enfim, seu círculo de vida.

    Carinho, oração, amizade, apoio. Que a nação seja sua parceira também nesse momento importante e delicado de sua vida.

    Estamos com você Ederson. Sua saúde em primeiro lugar.

    Reply
  16. A palavra chave é FÉ. Ela remove montanhas e com o carinho de todos, as orações , certamente nosso Ederson estará rapidamente de volta.
    Parabéns diretoria, gol de placa !!!!!

    Reply
  17. Estaremos orando por sua vida, Deus operou um grande milagre em minha vida e vai operar na sua também, fique na paz do senhor , medite salmos 46:1-10.

    Reply

Comente.