Pingadinhas de segunda…feira!!!

(Foto: Extra)

Alguém ouviu alguma autoridade, seja ela esportiva, estadual, municipal ou federal, sobre os tristes acontecimentos de sábado, em São Januário?

Li, no Globo, uma declaração do procurador Rodrigo Terra, dando conta de que pediria a interdição do estádio. De lá para cá, mais nada. Na esfera esportiva, claro que haverá um julgamento e, alguma punição, provavelmente ao Vasco da Gama, deve ocorrer.

Este é o tipo de situação que, como adora o brasileiro, achar o culpado é a missão. Na realidade, foram vários os culpados, pois não é possível que no mundo de violência gratuita em que vivemos, não tenha havido uma única voz, com autoridade e poder de decisão, que se levantasse para defender a tese de que estávamos diante de uma tragédia anunciada.

Aqui no blog, não pecamos, não cometemos este grosseiro erro, até porque, muito além do futebol, estava em jogo a segurança de seres humanos. Inúmeros companheiros chamaram a atenção para o que poderia ocorrer.

No Estado do Rio de Janeiro, só há um lugar para um jogo “à vera”, entre Flamengo e Vasco, que é o Maracanã. Que me desculpem os botafoguenses, mas o Engenhão, com aquela enorme dificuldade de acesso de locomoção e, de ruas estreitas, também não dá. E, para piorar a situação, o conturbado momento político do Vasco, onde qualquer fósforo aceso se transforma em paiol, foi o ingrediente que faltava para tanta violência.

Se o jogo for analisado de forma lúcida, a conclusão é a de que, com a diferença de investimentos, onde o do Flamengo é brutalmente superior ao do Vasco e, consequentemente, em função disso tem um time muito superior, o resultado de 1 a 0 para o Flamengo, nestas condições, deveria ser analisado como absolutamente normal.

Como as recentes vitórias do Vasco sobre o Flamengo, mesmo com equipes inferiores no papel, foram consideradas dentro do contexto por quem é rubro-negro, mesmo com insatisfação, como normal, até porque, quem conhece um pouquinho de futebol sabe que um clássico, pela tradição, encurta a distância técnica e, que tudo pode acontecer. O que se viu no sábado, extrapola o mundo da bola. Infelizmente, os responsáveis pelos “outros mundos” não estão nem aí. Este triste episódio, como resumo da ópera, como resultado final, deveria sim, ao invés de interditar São Januário, interditar todas as autoridades que pecaram, seja por incompetência ou inconsequência. São Januário é o mordomo…

E, apesar de inúmeros zagueiros, quis o destino que estivéssemos à míngua neste setor tão importante. Os únicos “inteiros” são Réver, recuperado da gastrite, e o combatido – e ao mesmo tempo eficiente – Rafael Vaz. Além de poucos zagueiros, pra rimar, sem Guerrero, pelo terceiro amarelo recebido no jogo contra o Vasco. Com tudo isso, o simples fato de ter em campo Diego e Éverton Ribeiro, não há torcedor rubro-negro que tenha uma gotinha de pessimismo. Tipo do jogo, pela importância e pela motivação da nossa torcida, programado em local e horário equivocados. Quinta-feira, 19h30, na Ilha do Governador, em horário de rush e no transito caótico do Rio, é sinal claro de que está faltando sensibilidade…

E a boa notícia é que o Palmeiras vai completinho, no Allianz Parque, pra cima do Corinthians. A caçada só está começando…

1 Comentário

  1. O Zé Ricardo foi muito feliz há pouco na entrevista quando citou a falta de investimento público na educação e o fato de os clubes precisarem de 50 mil torcedores para não terem prejuízo financeiro no Maracanã, estádio que custou ao contribuinte do Rio de Janeiro R$ 1 bilhão.

    Damião não tem 10% da qualidade do Guerrero, mas não tem comprometido. Está numa fase boa e com Diego, Everton e Everton Ribeiro o poder ofensivo do Flamengo será bem forte. A lamentar esse jogo às 19h30. Horário ruim pra kct pra quem trabalha.

    São Januário foi interditado há pouco, mas os bandidos que fizeram aquelas barbaridades continuam soltos e certamente estarão nos jogos do Vasco seja onde forem. Aliás, li que a diretoria do Flamengo quer fazer o jogo de volta na Ilha. Se sou da CBF, polícia, MP, justiça, etc, determino que clássico no Rio é no Maracanã. Mas sabem o que vai acontecer? Torcida única, ou seja, vão tirar o sofá da sala.

    Reply
  2. CBF proíbe público em São Januário, e STJD diz que estádio está interditado;

    Marco Polo Del Nero, presidente da entidade, publicou nota oficial afirmando que proibição é por causa dos “distúrbios graves e espetáculo de violência propiciados pela torcida do Vasco”

    Reply
  3. Tinha dito aqui,em resposta ao amigo Henrique,que se o Fla quer ser campeão tinha de vencer o Vasco,e que não poderiam existir desculpas,pois o rival é limitadíssimo e ainda estava seriamente desfalcado,nosso elenco é MUITO superior.Poderia ter sido mais fácil,se houvesse um trabalho mais coletivo na hora do último passe em contra golpes,um exemplo foi o líder,enfrentou um Vasco sem desfalques,e meteu 5. O 1º tempo foi horroroso,no 2º melhorou um pouco,jogo foi truncado. M.Araújo agora foi bem,amanhã volta a ir mal,de bom mesmo teve o Cuellar,que comprovadamente ultrapassou Gabriel do Corinthians e se tornou o maior ladrão de bolas roubadas em média por minuto,com detalhe importante,rouba e acerta o passe,muitos verticais e ainda fez um gol.FONTE:FOOTSTARTS. E.Ribeiro muito bem,tenta jogadas coletivas,que se fosse mais treinado deixariam de ser esporádicas e seria rotina.Léo Duarte espetacular,colocou Luis Fabiano no bolso,não entendo esse menino mal ser utilizado,nem no Carioca,é muuuito melhor que Vaz! Enfim,o Vasco,dada sua incapacidade,não ameaçou,mesmo sendo um jogo quadrado,o Fla foi superior,tem elenco melhor,vitória MERECIDA,mais 3 pontos no bolso,agora vem a maratona decisiva.

    Hoje sequei muito o Grêmio,no gol do Avaí comemorei como um gol do Fla,o goleiro do Avaí fez MILAGRES,o Fla pode ficar de olho,faz tempo que não vejo um goleiro ser tão decisivo assim. No Sábado tbm tentei secar o Corinthians,não adianta,é impressionante,eles sabem exatamente o que fazem,a hora certa de se defender,de atacar e como atacar,chega com organização,faz triangulações, jogadas construídas que são mortais,podem finalizar apenas umas 5 vezes no jogo todo,mas 4 vão no alvo e 2 entram,coisa que as vezes 50 chuveirinhos não conseguem fazer,isso para um time que não leva gol,como eles,é 3 pontos no bolso.São tão bem treinados por Carille que mesmo entrando os reservas,acreditem,muitos contratados de times do interior paulista e alguns vindos da reserva do Sport,não perdem a identidade e eficiência,esse é o ponto alto,quando o coletivo ajuda o individual,é o trabalho do técnico,o espelho de Tite,que com elenco curto, é o maior invicto da América,derruba os recordes dos pontos corridos com colossais 88,9% de aproveitamento com merecimento e trabalho eficiente do Carille,comissão técnica,analistas de desempenho que são os melhores do Brasil,o CIFUT,criado por Tite. Uma hora vão ter que oscilar,não é possível,se vencerem o Palmeiras,aí já era,estarão bem encaminhados para o heptacampeonato,ultrapassando o Fla e o rival SPFC,abririam 12 pts do Fla ou 13 do Grêmio e 16 do Palmeiras!!!

    Reply
  4. Kleber,sei de todo o “romantismo” do Maracanã,mas já deu….
    Você sabe,tudo que é do setor público é burocrático,ineficiente e deficitário,o Fla tem de fugir disso. Além disso,o Maracanã de hoje não assusta adversário nenhum,é só ver os resultados recentes do Fla,no Brasileiro de 2016,2015,2014,com goleadas até…. Infelizmente se tornou um estádio mega deficitário,com torcedores longe de campo,as organizadas,que de fato fazem barulho,são obrigadas a ficarem lá em cima,o som quase não chega em campo,camarotes deficitários e,a maioria,sem uso, não existe espaço para visitantes,15000 lugares são desperdiçados para fazer a separação,o Fla não poderia fazer modificações estruturais para torna-lo viável economicamente e mais próxima do campo,pois é um patrimônio público,não poderia deixar o estádio com suas cores,e ainda teria que dividir com os rivais,que reclamarão muito e farão de tudo para complicar,como já indicaram Bota e Vasco.O Fla precisa de sua alforria,precisa de um estádio próprio,enquanto não tem,pode utilizar a Ilha e fazer os clássicos no Maracanã. Vemos o sucesso de Palmeiras e Corinthians,no aspecto técnico e de arrecadação. Isso não significa o fim do Maracanã,continuará sendo utilizado nos jogos grandes do Fluminense e em todos os clássicos cariocas,no Carioca,Brasileiro e eventualmente na Copa do BR e Libertadores.

    Outra coisa,o problema não é S.Januário, a briga foi entre a torcida vascaína,uma briga política,isso pode acontecer tanto lá como no Maraca. Quem disse que no Maraca não teria confusão? Ora,já se esqueceram de FlaxCorinthians ano passado? No Maracanã ou no Engenhão não seria diferente.

    Punir o clube? Não concordo,NENHUM clube tem de ser punido por isso. Isso é um problema de segurança pública e de educação no Brasil,se os bandidos não forem punidos,vão continuar fazendo baderna,simples,esperar o que de uma justiça que só encerra os casos de investigação em apenas 17% dos casos? Casos comuns do cotidiano!

    Reply
  5. Ha duas situações que, se ainda não tirou o sono das autoridades do Estado, vai passar a tirar.

    A primeira delas é:

    Caso a CBF, o MP, ou mesmo o STJD, por alguma medida cautelar, obrigue que o jogo do returno entre Flamengo x Vasco seja no Maracanã, quem pagará a conta junto à concessionária?

    Eis que cai no colo do nosso medíocre governador, mais uma bomba para resolver.

    Nesse caso, o Governador vai ter que interceder a favor do Flamengo junto à concessionária, ou caso contrário, o Flamengo vai protestar junto à CBF e ao STJD, uma vez que será possivelmente prejudicado tecnicamente e financeiramente, mediante má conduta de outra agremiação.

    Se por acaso nada for feito nessa direção, já há corrente no Flamengo estudando o pleito de se jogar fora do Rio.

    A segunda delas é:

    O Vasco perderá muitos mandos, mas há quem ache que a punição deva ser mais grave. Além das multas, deve ser pedido a proibição de sua torcida em algum números de jogos. Sejam mandantes ou visitantes.

    Se assim for, voltamos a estaca zero, e a Ilha do Urubu, passa a não ter oposição, uma vez que o clássico pode ter chance de ser jogado com torcida única.

    Até sexta feira, o STJD deve se pronunciar, sobre todas as punições. Até lá é esperar.

    25 jogos sem mando
    350 Mil Reais de multa
    e jogos sem torcida, parecem muito pouco por uma vida.

    Reply
  6. Kléber exatamente a frase da “tragédia anunciada” me remete ao egoísmo e a vaidade de nossos dirigentes,que fogem do bom senso e racionalidade e que como espelhos me fazem pensar aonde iremos chegar com este tipo de comportamento que nos entranha.
    Isto é uma verdadeira chaga em nossa sociedade.
    Então,acho que a sorte do Corinthians acaba nesta 4°feira rs, o time precisa continuar determinado e concentrado como se fosse uma final de campeonato.

    Reply
  7. Falando um pouco do nosso time, já repararam a nossa marcação como está funcionando bem? A gente não vê o Gabriel ter trabalho nos 90 min, as vezes faz uma ou duas defesas no jogo!

    Reply
  8. Meu amigo Sergio!
    Nosso goleiro Thiago ainda não foi devidamente testado. A defesa eficiente não permite…
    Talvez, a única defesa importante tenha sido o chute do Luis Fabiano. Mesmo assim, fraco…
    Gabriel é nosso goleiro da sub 20. No fundamento saídas do gol, muito melhor que Thiago.
    Abraço

    Reply
  9. É incrível como mesmo tendo um elenco como o nosso temos que caçar o líder para ser campeão, como ocorreu em 2009, acho que sim temos chances reais de ser campeões Brasileiro temos! Porém gostaria muito de ver nosso time ser campeão com solidez liderando da primeira a ultima rodada como muitas vezes vimos o São Paulo, Corinthians e Cruzeiro fazer, ganhar tendo que secar os rivais está virando rotina para uma clube que tem que ser protagonista do 1º ao ultimo apito de qualquer campeonato.

    Que eles nos cacem daqui pra frente, assim espero, quinta-feira qualquer resultado menor que 2 a 0 é pouco.
    SRN.

    Reply
  10. Egon, na realidade o q eu quis na verdade, foi provocar os q são contra o Zé Ricardo, pois quem monta o esquema do time é ele, e a bola não tem chegado com perigo p Tiago.Alias,os méritos do Zé Ricardo são grandes ofensivamente tb, já q o time está chegando fácil no gol adversário, inclusive o Everton q o Zé tinha pedido p fechar pelo meio é entrar na área tem feito seus gools tb.Como podem querer tirar o mérito de um treinador q pegou o time mal colocado o ano passado levou a 3 lugar no brasileiro, este ano foi desclassificado da Libertadores talvez até por um erro dele q não deveria ter colocado o Sávio e sim um jogador mais cascudo, mas q agora já está com o Mengao em 2 lugar no Brasileiro, é muita injustiça!

    Reply

Comente.