Sugestão para Zé Ricardo e a loucura das camisas

O meu querido amigo Fernando Versiani enviou por WhatsApp a seguinte sugestão e, muito bem fundamentada, para o nosso treinador Zé Ricardo:

“Que tal amanhã o Zé Ricardo ousar um pouco e jogar com um volante só, colocando Éverton Ribeiro e Diego no meio, e na frente Geuvânio, Guerrero e Éverton? O Coritiba, sem o Gladiador, é praticamente inofensivo. Tomou de quatro da Ponte Preta. Amanhã tem que ganhar fazendo saldo de gols.”

Mesmo sem Diego, que será poupado, a proposta continua sendo válida, pois o que importa é a filosofia do jogo. Ousadia em demasia ou, ousadia pertinente? Eu gostei. E vocês?


Outro dia, na Ilha do Urubu, o Flamengo, como mandante, disputou uma partida oficial – Campeonato Brasileiro – sem o uniforme rubro-negro.

Não bastasse isso, utilizou o uniforme número dois – aquele da listra vertical – e, sobre isso quero contar um depoimento do presidente do Atlético Paranaense, Mario Celso Petraglia.

Num papo informal, me disse ele que foi tarefa difícil dissociar a imagem do Flamengo, pois a camisa do Atlético era rigorosamente igual à nossa. Não só o uniforme rubro-negro, como também o número dois. A solução encontrada para FUGIR DO FLAMENGO foi transformar as listras horizontais, em verticais. E assim tem sido até hoje.

Agora, o Flamengo que tem como marca registrada as listras horizontais, aparece com o uniforme número dois com a listra vertical.

Caramba, como se muda uma marca registrada e consagrada? E não é que o Flamengo deixou de ser Flamengo para ser Atlético Paranaense, que luta até hoje para não ser confundido com o Flamengo…

Agora vem como terceiro uniforme a camisa amarela. Tudo isto começou na década de 90, quando a Umbro fez uma pesquisa exclusivamente com torcedores rubro-negros, que elegeram o azul como cor favorita.

Em função da pesquisa, a Umbro lançou o terceiro uniforme, que tinha o azul como base, porém, sem deixar o vermelho e preto de fora. A camisa ficou linda, registrando o recorde de vendas da empresa inglesa no nosso continente. O problema é que o produto foi colocado no mercado sem a aprovação do Conselho Deliberativo que, quando convocado, reprovou a camisa, pois passava ao largo da nossa tradição e das nossas cores. Vejam bem. O azul era a base e, tudo em cima do azul era vermelho e preto. E, mais: o Conselho Deliberativo daquela época só permitiu a utilização do terceiro uniforme em jogos festivos. Jamais em jogos oficiais.

Agora, vem o amarelo, sem nada de rubro-negro e, podendo ser utilizado em qualquer competição, inclusive em jogos oficiais.

Com todo respeito ao modernismo e, à vontade estou, pois adoro o novo, acho que estamos passando do ponto. Não pode haver fato novo, por mais bonito que seja, por mais resultado financeiro que proporcione, que agrida a tradição.

Além disso, há uma enorme contradição. No exato momento em que o Flamengo entende que deva invadir o mundo, se fazendo conhecer, provocando novas paixões em continentes nunca antes atingidos pelo carisma do rubro-negro horizontal, jogar de amarelo é de uma falta de visão Maracaneana

Com todo respeito…

1 Comentário

  1. É o marketing né. A Adidas lançou no mesmo dia a camisa 3 dos seus 15 principais clubes, inclusive Flamengo e Real Madrid. O Flamengo ganha R$ 35 milhões por ano da Adidas e logicamente está inserido no marketing da empresa.

    Em 2010, houve uma camisa azul e amarela também, mas na época o Flamengo só a usou fora do Rio de Janeiro. Se não me engano, o estatuto do clube proibia de vestir uniformes diferentes do rubro-negro ou branco no Rio de Janeiro. Talvez tenha mudado para se adaptar aos novos costumes do mercado mundial. Se vencer, tanto faz.

    Amanhã tem que vencer e como citei aqui, era hora de poupar o Diego. Dito e feito. Acho que vamos com Everton Ribeiro no meio e Geovânio na ponta. Diego Alves também está fora.

    Minha escalação, no entanto, seria: Thiago, Pará, Rever, Juan e Trauco; Cuellar, Arão, Everton Ribeiro; Geovânio, Berrio e Guerrero.

    Fica mais ofensivo que o atual, mas não tão exposto quanto o do amigo acima.

    Reply
  2. O Diego já vem jogando de segundo volante faz tempo, fazendo a função de um determinado volante aí, e ainda tentando fazer a dele, para um jogador de 32 anos fazer 2 funções não é fácil. Poderia ser efetivado como segundo volante, terminaria o problema da saída de bola e daria liberdade pro E. Ribeiro jogar pelo meio, abrindo o Geovanio e o Everton.

    Reply
  3. Mesmo sendo Marketing somos rubro-negro.
    Escalação: Thiago, Para, Rever, Juan, Trauco, Cuellar, Everton, Ederson, Everton Ribeiro, Geuvanio( Vinícius Jr), Guerrero.
    Barrados definitivamente Márcio Araújo e Berrio ( como o Flamengo conseguiu comprar um cara pior que Cirino?).
    SDS rubro-negra.

    Reply
  4. To inconformado com esse cara q diz ser tecnico de futebol, vamos fazer uma campanha em massa pra esse cara cair…NAO DA MAIS!!! Acabo de ler que o Diego vai ser poupado(acredito que com razão) , seria a chance de dar uns minutos de jogo ao Conca e finalmente avaliarmos se ele está ow não em condições de jogo, seria a oportunidade ideal. Eis q o paneleiro ,trás a tona o nosso amigo e “excelente” jogador Gabriel de volta aos holofotes, com chances de até ser titulat amanhã. Pra mim, essa foi a sentença de demissão dele, um empate amanhã,ao meu modo de ver ,ja fica insustentável!! Kleber, volto ao assunto novamente,e te peço encarecidamente, recorra as suas fontes de dentro da Gávea, e diga para nós, da imensa nação Rubro Negra, o que se passa realmente nos bastidores do Mengão para esse boicote nítido e sem fundamento com o Conca. Obrigado, SRN.

    Reply
  5. Quanto ao jogo, parece fácil, mas pode não ser ! Equipes que jogam fechadas, esperando uma bola, complicam quando jogam como visitante e sem a obrigação de criar. Não podemos esquecer que nossos laterais são grandes “avenidas”…Trauco é um desastre !
    Vejo um bom momento para , além de DIego , também poupar o E.Ribeiro, M.Araujo e Guerrero. Eles precisam de recondicionamento.
    Uma vez que pretendem uma equipe mais ofensiva, poderíamos ir de Thiago, Para, Rever, Juan, René, Cuellar, Arão,Ederson, Everton, Geuvanio e Vizeu…
    Mas não acredito que Z.Ricardo tenha coragem e apoio da direção de futebol para isso, até porque qualquer resultado diferente de vitória, custará seu emprego !
    Fora R.Caetano !

    Reply
  6. Kleber, Diego Ribas não joga amanhã. Poupado para 4 feira por conta de um desgaste muscular. Muito provavelmente ele deve jogar com ER7 no meio e Geuvãnio na ponta.

    A ideia de jogar com um volante só é boa, desde que o Vizeu jogue ao lado de Guerrero desde o início.

    Diego Alves?
    Pará,Rever , Vaz ,Trauco
    Marcio Araujo
    Berrio, Geuvanio ER7 Everton
    Guerrero

    Reply
  7. Diego barrado, será que vamos de Conca ? Gostei dessa camisa amarela, inclusive o time jogando de rubro negro ou branco, esse uniforme amarelo deveria ser o oficial dos goleiros. Uma homenagem ao nosso grande Raul. Dessa maneira sempre estávamos jogando com 2 uniformes ao mesmo tempo. Uma excelente jogada de marketing.
    Saudade dessa família do blog. Abs ao mestre Kleber Leite, o VP Robert e ao nosso líder Egon. SRN.

    Reply
  8. Thiago, amigo,
    Não há ninguém no departamento de futebol do Flamengo que deixe de torcer pelo Conca. O problema, é o próprio Conca que não está bem. O fato é que, até agora, ele não conseguiu voltar minimamente à forma. Confesso a você que nos jogos-treino, achei que nem correndo normalmente ele estava.
    Acho até que o pessoal do futebol têm sido firme, não capitulando às pressões naturais.
    Forte abraço.

    Reply
  9. Quanto as cores das camisas, a amarela é o retrato da atual diretoria…..um bando de “amarelões”, “passivos” e marajás. Passividade que muitas vezes contamina a equipe dentro de campo …
    Fico imaginando se ZICO tivesse que usar essa camisa amarela….
    Fora R.Caetano !

    Reply
  10. Henrique, amigo,
    Gosto demais do seu jeito, da sua sinceridade, da sua firmeza e do modo gentil como defende suas teses. Diria mesmo que, tenho enorme prazer em ler os seus comentários. Hoje, ficou faltando uma única palavra que deveria encerrar o seu pensamento. A palavra, é… RUIM.
    O texto perfeito, seria: ” É o marketing RUIM, né?
    Desculpe a brincadeira. Sou apaixonado pelo novo, mas, infelizmente, nem toda novidade é boa. Esta, por exemplo, privilegia os interesses das empresas de material esportivo, sem que se dê a mínima importância à identidade do clube.
    Reflita…
    Forte abraço.

    Reply
    • Concordo com tua opinião, mas o que a gente pode fazer se é essa a lei do mercado?

      Acho a camisa 1 do Flamengo a coisa mais linda do mundo. Hoje, os clubes e empresas esportivas vivem de lançar trocentos uniformes para o torcedor comprar sempre.

      Se vencer, pode jogar até sem camisa pra mim.

      Reply
  11. Acho inadmissível usar essa amarelinha em competições oficiais, nossa atual camisa Principal foi considerada por um jornal britânico como a mais bonita do Brasil e está entre as 15 mais belas do mundo.

    Esse genérico da seleção deveria ser utilizada na primeira liga já que a intenção é vendê-la, no campeonato brasileiro nunca! Precisamos do manto para impor nossa superioridade, faz parte de toda tradição, e impensável o Flamengo entrar no Maracanã lotado vestindo essa canarinho genérica…

    Quanto ao time, obrigação de ganhar e ganhar bem o coxa branca, mas diante da astronômica diferença técnica, pouparia além do Diego, o Éverton Ribeiro… que na minha opinião está sentindo essa maratona louca que está sendo imposta a ele que vem de um campeonato com poucos jogos mensais.

    Boa oportunidade para ver o Arao e o Muralha (Deus me perdoe por isso) mas precisamos ver se o banco recolocou essa turma nos trilhos novamente.

    Vamos torcer pelo Flamengo, deixar as vaias e descontentamentos para ao final se necessário for, durante os 90 minutos a corrente tem que ser positiva!

    Vai pra cima deles mengo!

    SRN

    Reply
  12. Sobre a escalação do time para amanhã concordo com a sugestão, conquanto que o volante não seja Marcio Araújo(a maior burrice dessa Diretoria de Futebol) e Juan ou Léo Duarte seja o zagueiro no lugar do fraquíssimo Rafael Vaz(ex-reserva do Vasco) e dar uma chance para Vinícius Júnior;
    Sobre a camisa, nada a acrescentar, perfeitas as suas colocações Kléber Leite!

    Reply
  13. Nem adianta,Zé nunca conseguiu fazer algo diferente de um volante marcador e pontas secretários.O esquema e sistema de jogo é o mesmo desde quando ele trabalhava na base,afinal,sem ter feito estágio,vai aprender a fazer diferente onde?

    Achei a camisa é horrível,sério que isso dá dinheiro?

    Eu,pelo menos,nunca comprei essas camisas alternativas.

    Reply
  14. Toda vez que algum time lança uma camisa que não seja as cores oficial, há sempre esse pensamento retrógrado.

    Não gostou da camisa, não compre. Simples assim.

    Mas há inúmeras pessoas que são viciadas em camisas novas e diferentes, e essas COMPRAM, CONTRIBUEM E AJUDAM O CLUBE. Simples assim.

    Faz o que com essas pessoas que ajudam a contribuir? Simplesmente ignorar?

    Reply
    • Sr. Anderson!
      Como estou no embalo do Nino, ultimamente um fanfarrão, “aquilo” é muito cult pro meu gosto… kkkkkkkkkk
      Só compro se o Zé Ricardo disser que é um show…
      Que a Adidas queira expor e vender, compreensível!
      A Instituição aceitar aquela coisa, incompreensível…
      Não se trata de comprar se gostar e, cuspir se não gostar.
      Acho uma agressão a uma da 15 camisas mais bonitas do universo.
      Abraço enorme no senhor. Kkkkkkk

      Reply
  15. Caro Kleber e amigos!
    Amanhã o Coritiba já tem um fator motivador que é o Marcelo Oliveira.
    Confesso que ando preocupado com o Flamengo. Acho o time cansado no segundo tempo. Jogar comum volante pode ser importante, até em razão de que nos últimos jogos, o Cuellar e o MA estão se desencontrando na marcação. Acredito que é um jogo para vencer bem, mas, por enquanto minha confiança anda desconfiada. Por mais que se diga o contrário, tenho a impressão que o ZR não anda tão prestigiado no elenco. Vamos ver amanhã. Apesar de grande elenco, sinto que o Flamengo passa por um momento de muita incerteza. Não são somente Diego e ER em fase duvidosa. Como é futebol, uma boa vitória pode mudar muita coisa. |Um empate ou derrota, podem procurar técnico novo urgentemente.
    Quanto a camisa amarela e como torcedor, acho que não deveria nem circular. Observo o Santos de Azul, o Sport com uma cor mais do que dourada, o Atlético do Paraná de laranja, ou seja, um marketing inoportuno na minha visão. Sou adepto do tradicional, da autenticidade, do vermelho e preto muitas vezes campeão.
    Como nada se pode mais fazer, que sejamos felizes em qualquer cor.
    SRN

    Reply
  16. Mas é claro que o Diego está com ” desgaste físico”! O importante jogador de criação do Flamengo, com idade já limitante, tem que correr como um garoto, voltar pra marcar e, claro, bater faltas, escanteios e… pênaltis!
    Quanto ao Flamengo ser mais ofensivo, podem continuar sonhando. Caso o Flamengo faça um gol aos cinco minutos, por exemplo, a ordem é clara: parar de jogar, recuar, e aproveitar os contra-ataques. Ou não tem sido assim, sob essa_ ainda!_ comissão técnica?
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
    • Contra o Palmeiras foi assim? Após o gol, continuamos sufocando e por pouco não fizemos o segundo.
      Será que não temos outros jogadores para esses tipos de cobrança? Parece até aquele garoto que é o dono da bola.
      Jogador de criação? Jogador de criação que eu conheço é aquele que deixa o companheiro na cara do gol. Que dita o ritmo do jogo. O que eu vejo é somente muita luta e vontade.
      É um bom jogador, não resta a menor dúvida, mas, na minha modesta opinião, não é tudo isso que apregoam a ele.

      Reply
  17. “Camisas, Contratações & Factóides”
    Como não dá para contratar um jogador a toda semana a fim de gerar notícias que encubram as más atuações semanais do time, essa semana tem a tal da camisa amarela e azul.
    Sinceramente, não estou dando a menor importância se esse 3o. uniforme é azul, rosa ou verde! Estou me importando é que tem o escudo do Flamengo e que representa a instituição. Quanto a isso o primordial é o que se faz fora e dentro de campo para o progresso do time, a cor da camisa nesse momento meus caros, pouco importa!
    Leio na mídia que ZR treina 3 volantes…Se o fizer vai levar vaias do 1o. ao 90o minuto da partida, e com toda justiça.
    Aliás o ZR tem algumas prioridades:
    – A primeira de todas é se manter no emprego. Ele sabe do risco do próximo jogo, neste contexto, qdo esta na corda bamba ele se fecha, mas é bom que saiba que empate e derrota amanhã serão a mesma coisa, é bom que ele saiba disso!

    Reply
    • “Leio na mídia que ZR treina 3 volantes”…
      E quais são os 3 volantes???
      Romulo (1° volante), Arão (2° volante), Everton Ribeiro (meia).
      Repete comigo: vovó viu os ovos do vovô… kkkkkkkkkk
      Se eu ainda estivesse no jornalismo, te arrumava um emprego no O POVO… kkkkkkkk

      Reply
  18. “ZR faz mal, mas é Cult”
    Diante da revolta da esmagadora maioria da torcida rubro-negra com o contexto amplo do nosso treinador, acho que virou atividade cult defender ZR. Sim, se as correntes mais institucionalizadas do Flamengo fazem isso, alguns devem pensar que unir-se a esse pensamento institucionalizado seja cult, pois saibam, não o é! SRN.

    Reply
    • Nino, este tipo de comentário é um desrespeito a quem não pensa como você. Não vem com essa parada de Cult, quem defende tem seus argumentos. Quem ataca também. O principal argumento de quem defende é simples: tirar para colocar quem?
      Por favor, respeite quem não pensa com a sua cabeça.
      SRN

      Reply
      • Meu caro Paulo, desde quando ser cult é ofensa a alguém? É claro que o termo cult empregado no contexto tem significado “colonizado”, “institucionalizado indevidamente”, “manipulado”, não se se configura falta de repeito a ninguém. Portanto meu jovem amigo, seu “pito corretivo” é indevido meu menino. SRN.

        Reply
        • Menino Nino, o termo Cult da a conotação de que defende-se por modinha, tenho 36 anos e tenho bastante canxa (acompanho o Fla desde 1992) para formar minha própria opinião sem que eu tenha que ir na onda de alguém. Mas tudo bem, se acha que está certo fique tranquilo. SRN

          Reply
        • Mas Nino! Esse teu CD já está arranhado. Deve sonhar com o Zé todos os dias…
          Não vejo absolutamente nenhuma relação em defender o Zé e ser cult. A não ser que o amigo esteja querendo relacionar a palavra a cultura. É o significado em inglês.
          Ontem colei 5 sites para o amigo ler! “Maioria esmagadora” só na sua cabecinha…
          Zé foi vaiado, só após substituir Everton por Mancuello. Com toda razão. Até então, nada de vaia.
          Já te disse pra deixar essa conspiração de lado…
          Essa sua lavagem cerebral só funciona com maternal de colégio de freira… kkkkkkkkkkk
          Um amigo do Blog, lembrou de passagem o nome do Luxa. Como comentar isso?????
          Menos Nininho!!!!

          Reply
          • Ego, na minha opinião o erro no jogo donpalmriras foi ter tirado o geuvanio da ponta direita quando entrou o Berrio. Isso porque o geuvanio tinha entrado muito bem na ponta e depois sumiu no meio.

      • Quanto a camisa, se é pra vender, pendurem nas lojas oficiais.
        Um gordo usando aquilo vai parecer um táxi.
        Talvez, no desfile da Sapucai na Ala dos Aposentados dos Correios.
        Aquilo é literalmente um horror.
        Manto do Flamengo, tem que ter obrigatriamente vermelho e preto.

        Reply
        • Caro Otavio!
          Acho que o erro contra o Pameiras foi tirar o Everton de campo. Aliás, motivo da indignação da Nação…
          Com Geuvanio bem pela direita, não tinha que colocar Berrío em campo.

          Reply
  19. Kleber, quanto à camisa, lembre-se: é a terceira camisa.

    Não afronta a tradição rubro negra, pois a primeira e a segunda são mantidas nas cores tradicionais.

    A terceira sempre muda, serve pra isso mesmo. Pra se fazer marketing, vendas, homenagens históricas, arquivo, coleção…

    Vai ser usada em alguns jogos e depois de algum tempo será aposentada.

    E tomara que seja substituída por um modelo novamente inovador, pois acredito que a terceira camisa serve pra isso.

    Não há preocupação nisso.

    Reply
  20. A torcida tá gostando mesmo é de criticar o ZR em tudo.

    Eu talvez fizesse muita coisa diferente dele.

    Gosto de laterais mais plantados, três no meio e três no ataque, com muita movimentação e troca de posição no momento das jogadas e não do jeito que fazem, quando fica claro que os pontas mudaram de lado. Tem que ser algo momentâneo, pra confundir a defesa. Gosto de menos troca de passes. Domina e passa ou passa de primeira, mais dribles na intermediária ofensiva, lançamentos, todo mundo ataca e todo mundo defende, tipo o cruzeiro do Marcelo Oliveira e a Juventus do ano passado, em que a bola saía do goleiro e chegava no atacante com 04 ou 05 trocas de passes apenas.

    Penso que faria assim se fosse técnico do flamengo. E acho até que, se eu fosse presidente do flamengo, teria contratado o Marcelo Oliveira tempos atrás. E acho que contrataria ele no fim do ano pra substituir o ZR, se o ZR não se adequasse ao meu pensamento de tome de futebol. Apesar dele ter ido mal no palmeiras e no atlético, foi bicampeão brasileiro no cruzeiro e treinou muito bem o Coritiba.

    Mas, aqui de fora, não dá pra ficar exigindo a escalação desse ou daquele jogador ou ficar exigindo esse ou aquele esquema, quando apenas assistimos os jogos.

    É muita pretensão. É improdutivo e é prejudicial essa postura da torcida.

    Podemos opinar, reclamar, mas tem limite. E a torcida do Flamengo está superando muito esse limite. Tá chato. Tá feio.

    Até porque esse time montado pelo ZR não é ruim. Muito pelo contrário, é bom. O ZR conseguiu bons resultados desde o primeiro jogo dele no comando. O time está bem no campeonato. Jogadores novos ainda estão chegando. Em 2016 e início de 2017 o ZR não tinha um elenco incontestável. E ainda não tem. E futebol não é assim. Tem grupo que demora mesmo a encaixar. Uns nem encaixam. Às vezes um grupo mais fraco encaixa mais rápido.

    Não é matemática.

    No nosso elenco, os laterais não são top. Os volantes não são top. A zaga não é top. Agora que tá chegando um goleiro. Só temos um centroavante que não é unanimidade e sempre sai pra seleção.

    O elenco é grande. O jejum também. A expectativa maior ainda. Mas temos que saber torcer. Apoiar. Mesmo que não esteja bom.

    Eu sempre me orgulhei de ser flamengo e nunca falei mal do meu time pra ninguém, muito menos numa rede social, mesmo quando joga mal.

    E, pra mim, o grande lance de ser flamengo é este: orgulho de ser rubro negro; confiança sempre e inabalável. Ver o time jogar mal ou ver um elenco sofrível no início da temporada e falar: este ano seremos campeões.

    Agora, aqui, tem gente esculhambando técnico, jogadores, diretoria, camisa, estádio, tudo. Tem gente dizendo que não ganharemos o campeonato antes da metade do primeiro turno.

    Parece que não viram 1992 e 2009.

    Desculpem-me, mas não estão parecendo flamenguistas.

    Tem um ano que o ZR assumiu e tem pouco mais de um ano que o clube começou a montar um bom elenco, pois antes estava saneando a parte administrativa.

    A torcida está sendo tola e injusta com o técnico e com a diretoria. Inclusive, o Rodrigo Caetano e o Fred Luz estão conseguindo fazer ótimas contratações.

    Além disso, a torcida está sendo irresponsável com o time, colocando tanta pressão no ZR e nos jogadores, insultando os caras que deveríamos incentivar. Estão criticando até o Diego. É muita loucura. O cara entrega tudo em campo. Exalta o Flamengo em todas as oportunidades. Joga muito. É líder. Faz gol. Organiza. Tratou a contusão com seriedade. Voltou na disposição. E mesmo quando não joga tecnicamente tão bem, é raçudo e taticamente aplicado. Mas reclamam dele também, inclusive aqui.

    Usa o Jair Ventura como parâmetro. Mas o time dele joga com três volantes, lá atrás, limitado a contra ataque. Realmente está jogando com garra e eficiente no contra ataque. Mas não ganhou nada ainda. Ninguém sabe se o Jair conseguiria treinar um time com o elenco igual o do flamengo, tendo que propor o jogo e atacar os 90 minutos. Eu não gostaria de ver meu time jogar igual o Botafogo jogou contra o Sport, mesmo ganhando o jogo.

    O Renato monta o Gremio com três volantes e joga bonito, joga bem.

    Agora tem torcedor que fala barbaridades só porque o ZR está ventilando a possibilidade de jogar com três volantes.

    Galera, vamostorcer, incentivar, tirar a pressão dos caras e não aumentar a pressão. Vamos ser felizes com o flamengo. Parar com essa tolice contra o ZR e contra alguns jogadores. Não existe garantia de que putros fariam diferente ou melhor. Mas nós podemos torcer direito.

    Reply
    • Mandou muito bem, amigo Otavio.
      Quando contraram Muricy, na melhor das intenções, para muitos, tínhamos um elenco mediano e um técnico top. Infelizmente isso não aconteceu!
      A bomba caiu no colo de um recém promovido da base, que tinha acabado de ser campeão da Copinha. Nada mais justo!
      Por que abrir mão de um promissor, que conhece nossa base na palma das mãos, além de conhecer o clube?
      Evidente que a perda da vaga na Libertadores, engrossa a sinfônica dos contra. Justo!
      Mas quantas vezes já fomos eliminados dessa competição com cascudos?
      Claro que Zé se enrolou! Principalmente contra o San Lorenzo. Mas foi ele, com excelente Brasileiro, que nos deu condições de disputar a competição, apesar de substituir um vencedor, viajar todos os dias para lugares distantes, ser mandante na casa dos outros e, com elenco mediano, conseguir 71 pontos juntamente com o 2° colocado.
      O fracasso na Libertadores, é justamente o motivo pontual.
      Se seu nome fosse Tite, teria sido eliminado pelo Tolima e jamais perdoado.
      O que vimos com o Corinthians, foi justamente o contrário. Como Andrés bancou sua permanência, o final do filme foi o que vimos… e, estamos vendo…
      Abraço

      Reply
  21. ESTOU LOUCO?

    Ás vezes acho que eu e alguns amigos vivemos em um mundo paralelo. Pois,assistindo os jogos do Fla,vejo,acima dos erros individuais,uma bagunça coletiva e falta de repertório que influenciam negativamente o desempenho de vários jogadores.

    Que desculpas são essas que treinador não tem culpa de Diego errar o pênalti? Gente,o problema vai muito além do pênalti perdido! Se ele acertasse o pênalti só ia disfarçar as deficiências graves que o time tem! Vejo Zé pecando em todos os atributos como treinador!

    SACRIFICA OS CRAQUES: ZR tem um esquema de jogo pré-definido,não importa os jogadores que ele tenha,é o mesmo desde sempre. Então Guerrero,que já não é artilheiro,vive sem companhia,isolado,e,que tem de se virar para dominar no meio de 3 marcadores os torpedos lançados. E.Ribeiro,que já está desgastado, é obrigado a ser secretário de lateral,claro,se esgota. Diego,regular em todo 2016,tem de voltar para fazer a saída de jogo,pois ZR delegou ao M.Araújo para fazer isso,deixando ele de 2º volante e Cuellar de 1º,um erro,sabemos que Araújo não tem capacidade para tal.Com essas deficiências,Diego e Ribeiro tem de iniciar a transição,armar e finalizar as jogadas,como não se desgastar assim? Segue o exemplo:https://twitter.com/notavel/status/888221531297509381

    Pergunto aos senhores,como Carille conseguiu que Jadson jogasse pela ponta com 35 anos? Simples,vejam o Corinthians jogar e vão perceber que com a bola Jadson vem para o meio triangular e abre o corredor para o lateral,assim como Ribeiro fazia no Cruzeiro,sem a bola ele volta para cercar o rival,apenas para gerar superioridade numérica,não é um auxiliar de lateral,com um sistema defensivo bem treinado isso é possível sem precisar de volantes como M.Araújo,afinal,quem é o Araújo do Corinthians?E do Grêmio? Os volantes ajudam na armação! Isso não sobrecarrega os meias,diferente do Fla.

    DESORGANIZAÇÃO TÁTICA – FALSO DOMÍNIO X POSSE DE BOLA: O time é todo espaçado,quando um jogador tem a bola,seus companheiros não se aproximam para gerar opções de passe para triangular,isso obriga os chutões ou a correria dos laterais para a linha de fundo jogarem os chuveirinhos na área,com um time compacto e com movimentações sincronizadas é possível criar com toques curtos e rápidos triangulações que quebrem a RETRANCA e deixem o atacante em bos condições de chutar e fazer o gol.Como nesses lances esporádicos do próprio Fla:

    https://www.youtube.com/watch?v=IOK4Ed2qD_Q&t=134s – No gol de Trauco
    https://www.youtube.com/watch?v=Q5-j-gOKTQo – No gol de Diego

    Porém jogadas assim não são treinadas,se fossem,seria rotina como no Corinthians e Grêmio. Uma jogada bem construída é mais eficiente que 50 chuveirinhos,por isso Corinthians e Grêmio são mortais no ataque,a cada 3 chutes fazem 2 gols.Isso é o fim da desculpa do Fla “dominar” e a bola não entrar.Ter 70% de bola inútil e lançar 70 chuveirinhos na área é dominar o rival? Qualquer rival quer ser dominado assim,pois na 1ª chance,num contra ataque,ele vai lá e faz. Estamos cansados desse falso e inútil domínio! Não é com chuveirinhos que se quebra uma retranca,por isso é que os adversários se fecham contra o Fla, e o Fla,com os jogadores que possui,tem a obrigação de furar essas linhas,mas o treinador não encontra alternativas para isso,é só cruzamento ou lampejo individual de Diego e Guerrero,quando algum deles não vai bem,já era,igual ao péssimo trabalho de Marcelo Oliveira no Galo.Não existe triangulações,tabelas em velocidade,nem passes em profundidade para um jogador se infiltrar.

    ELENCO: Dizem que o elenco mudou muito e Zé não conseguiu ajustar.Então era melhor não ter contratado? Tem muitos técnicos aí que querem pra já jogadores que o Fla tem!
    Tem mais, dos que entraram contra o Palmeiras,NOVE já estavam com ele em 2016! NOVE! Entraram Trauco e Ribeiro,nada mal,não?

    Mesmo em 2016 Zé não fez um bom trabalho,jogava fechadinho e deixava Diego e Guerrero resolverem,de 1×0 e 2×1 suados,foi enchendo o papo,ficou previsível e hoje basta o rival se fechar que o time se perde!

    MERITOCRACIA: Jogadores como Vaz e Araújo erram seguidamente,como no jogo passado, e não são sacados,se os outros jogam 1,2 jogos mal já vão para o banco. Precisou Muralha fazer o que fez contra o Sport para ele tomar uma atitude! Com Vaz e Juan foi o mesmo! Nem no carioca ele deu oportunidades para Ronaldo e Leo Duarte,como vamos saber suas condições?

    SUBSTITUIÇÕES: Zé nunca fez mexidas que melhorassem o time ou mudassem a cara do jogo,sempre mexe aos 25 do 2º tempo e ainda mexe mal,vide os últimos jogos,o time vira um bando,exposto aos contra golpes e com vários atacantes empilhados disputando os inúmeros chuveirinhos lançados! Contra o Palmeiras fez uma salada com Mancuello de ponta,Diego de volante e Geuvânio no meio!

    BOLA PARADA: As bolas paradas do Fla se resumem em jogar a bola na área para jogadores como Guerrero e Rever tentarem vencer a marcação aérea e cabecear ou tentar chutar uma bola originária do pinga/respinga no rebote,vimos que isso quase sempre não dá em nada. Quando veremos uma jogada de bola parada como essa:https://www.youtube.com/watch?v=JfPwyiDVMRo ?
    Cuca não tinha nem 20 dias no comando do time!
    Tivemos uma boa trama contra o Palmeiras na cabeçada de Éverton,mas aquilo foi esporádico,com a iniciativa deles próprios,nada treinado,pois se fosse,ia ser rotineiro jogadas assim.

    Portanto,me desculpem amigos,o Fla carece SIM de um trabalho decente de treinador,o problema vai muito além de uma eventual má fase de determinado jogar ou de um pênalti perdido.Simples assim.Eu já criticava desde 2016,mas diziam que o cara não podia ser avaliado pois não tinha material humano,”estava sem ovos para fazer omelete”,então ele precisava de um baita elenco para ser avaliado? Aí até eu vou querer ser treinador! Olhem o material que Carille,Renato,Abel e Jair possuem,eles então nunca poderão ser avaliados né? As desculpas para defender ZR vão acabando…..

    Mudem o disco de “Zé não tem culpa,Diego que errou”,”Zé não tem culpa,jogadores sem raça”,”Zé não tem culpa,o rival veio fechado”,ora,se veio fechado que trabalhe a bola decentemente para infiltrarem jogadores que recebam a bola em condições de finalizar! Tem jogadores,que se bem treinados,são capazes de fazerem isso!

    ESTOU LOUCO? Será que na verdade o time joga de forma eficiente,criando jogadas mortais para o adversário e vejo o contrário? Será que Zé faz as melhores escolhas,mescla e varia o sistema,saindo do previsível e vejo o oposto? Será que Zé mexe super bem,com total meritocracia e não vejo? ESTOU LOUCO?

    O que mais me espanta é ver os amigos se conformando com “vaguinha em Libertadores”,coisa que até o Botafogo tbm consegue e se conformarem com eliminações vexatórias para Palestino e S.Lorenzo,vendo o Bota passar em 1º no grupo da morte.Desculpem não tem desculpa. Botafogo na Libertadores, Romero,Jô,Balbuena,Paulo que era reserva do Sport, no Corinthians e Fernandinho,Bressan e o refugo Barrios do Grêmio brigando pela liderança são um tapa na cara do Fla com seu CT,estádio e estrelas.

    Reply
    • Daniel G, peço que me diga dos últimos 10 treinadores do Flamengo quem foi melhor e pior que o ZR na tua opinião. Não acho que ele seja perfeito, só acho que as opções de técnicos brasileiro com qualidade são muito poucas e estrangeiro eu não traria agora no meio da temporada.

      Reply
      • Não precisa falar nos 10 ultimos, amigo Paulo!
        Na história do Flamengo, apenas Carlinhos teve aproveitamento melhor que o dele.
        São 85 jogos e 47 vitórias….

        Reply
  22. Quem aqui vai se iludir com uma vitória contra o esfacelado Coritiba que nem técnico tem? Ainda vem sendo o saco de pancada do campeonato,tomou 4 da possante Ponte Preta.

    Reply
  23. Caríssimo Kleber,
    Estou ipsis litteris de acordo com você em relação à camisa rayovac.
    E não se trata de ter nenhum pensasmento retrógrado ou excesso de liberalismo no tocante a quem quer compra ou não.
    Estamos falando de tradição. De respeito e culto às nossas cores. Quando eu era menino, comecei a torcer pelo Flamengo atraído pelas cores e desde então, sou rubro-negro. Nunca fui tricolor, alvi-rubro ou alvinegro. Também gosto de inovações e de marketing criativo. Podemos fazer inúmeras variações estéticas com o rubro-negro. Não precisa de outras cores. Cabe à diretoria argumentar com a fornecedora, mas entendo que o Bandeira, de vez em quando, tremula.
    Por falar em Bandeira, tenho percebido uma certa intolerância do presidente com torcedores e imprensa e, sobretudo uma teimosa e intransigente defesa do ZR. Desde que vi os dois juntinhos, na arquibancada do Tijuca assistindo um jogo de basquete do Flamengo, notei ali uma forte e intima ligação entre os dois, incomum entre presidentes de clubes e treinadores.

    Reply
  24. Kleber e amigos,

    Em relação a camisa, penso que o problema não é o “novo”, mas sim este “novo” ser feio pra caramba… Achei feia demais essa camisa, e amarelo só fica bonito na seleção brasileira, qualquer outra da uma imagem chamativa demais… Gostaria mais da camisa com base/fundo azul, com listras da Adidas no ombro e pequenas linhas pelo corpo na cor preta.

    Quanto ao time, sem o Diego só espero que o Zé Ricardo não entre com mais um volante… Não tem erro, E.Ribeiro para o centro e Geuvanio na direita.

    Bom jogo para tirar o Márcio Araújo e testar o Ronaldo ou Rômulo ou Arão.

    Números do Cuellar: 95,9% de acerto – 10 jogos – 434 passes (43.4 por jogo) – 416 certos. Cuéllar, o volante que mais acerta passes no Campeonato Brasileiro 2017.

    Reply
  25. A propósito, achei a camisa linda, mas bem que poderia ser vermelha ou branca. Embora o amarelo faça parte da nossa história não é a cor que caracteriza ou identifica o time.

    Reply
  26. A camisa ficou lindíssima. Inovar é preciso. A realidade e o patamar do Flamengo mudaram.
    Minha escalação:
    Tiago
    Pará
    Juan
    Vaz
    Trauco
    Rômulo
    Arão
    Everton ribeiro
    Berrio
    Vinicius jr
    Geuvanio.
    Tem que poupar o guerrero. E jogar sem um centroavante fixo, pois o coritiba vem todo fechado.

    Reply
  27. Kleber, não se trata se a camisa é bonita ou não. Nossas cores são o vermelho e o preto e fim de conversa. Só me faltava essa: jogamos em casa, o mando do jogo é nosso e vamos jogar com esse troço que sequer é nosso uniforme número dois. Quanto a melhor escalação para hoje deixemos a cargo do nosso treinador.

    Reply
  28. Concordo com o Paulo César, e lembro que o amarelo só foi tradicional no remo. NUNCA NO FUTEBO. EU TENHO ORGULHO DE SER RUBRO NEGRO!!!!!!

    Reply
  29. Amigo Paulo!
    Se o Romulo acertar 1/2 passe e fizer 1/2 desarme, Zé vai ser chamado de burro novamente e, Márcio Araújo caçado pela Federal…

    Reply
  30. Pessoal, sinceramente tô vendo o jogo agora e meu cérebro assimilou que o amarelo é o Flamengo e em nada está influenciando minha torcida e minha paixão pelo clube. Discordo do presidente KL, esta camisa é muito mais bonita que a azul de 1996 (azul amarelo vermelho preto Verde – horrível ) e que a da olympikus de 2010.

    Reply
  31. O Rafael Vaz deve ser um bom volante, a exemplo do David Luiz. Na zaga tá difícil pra ele. O Éverton 22 poderia jogar na lateral esquerda, pois o Trauco tá difícil. Ainda abriria uma vaga no ataque.

    Ficaria assim, no 4-1-4-1: Diego Alves, Pará, Réver, Rodolpho e Éverton 22. Vaz de volante. Diego e Éverton Ribeiro por dentro. Geovânio e Vinicius Junior pelas pontas. Guerrero no ataque.

    Reply

Comente.