UFA!!!

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Palavra que foi difícil achar o título para este post.

O jogo começou muito bem para o Flamengo. Conforme era de se esperar, Berrío mantido na direita e, exatamente por ali, no talento de Diego e na velocidade de Berrío, o Flamengo saiu na frente e, tendo feito o primeiro gol, somado aos dois conquistados em casa, obrigava o Santos a fazer quatro.

Ali, no primeiro gol do Flamengo, muita gente teve a sensação de que o jogo já havia acabado. Não acabou, e só não acabou pelas falhas individuais do nosso time.

Muralha, que foi uma novidade na escalação, falhou em dois dos quatro gols. Rafael Vaz, que não conhece – quando o assunto é futebol – a palavra humildade, na tentativa de uma jogada de efeito, deu um corner de presente para o inimigo e, daí saiu o gol.

Pelo que ouvi do competente repórter Eric Faria, achei estranho o comportamento de alguns jogadores do Flamengo – Eric citou Pará, Berrío e Guerrero – que foram reclamar com o treinador Zé Ricardo da jogada equivocada de Rafael Vaz. Acho estranho, pois isto não é normal quando o ambiente é bom.

No vestiário, ou seja, na intimidade, vale tudo. Agora, reclamar com o treinador de um companheiro por um erro, irresponsável que tenha sido, na frente de todo mundo, é um péssimo sinal. Tomara que este episódio não deixe marcas e, que não tumultue o ambiente.

Gostei de Éverton, que está em grande fase. Diego começou maravilhosamente bem, fez um bom primeiro tempo e, sumiu no segundo. Cansou…

Réver bem. Laterais na batida de sempre. Meio defensivo, com Cuellar e Márcio Araújo, brigador e pouco inspirado. Berrío, balão japonês. Começou muito bem. Depois, foi sumindo, sumindo e acabou substituído. Guerrero, que é bom jogador e decisivo, precisa tomar um suquinho de maracujá. Poderia – e deveria – ter sido expulso.

Zé Ricardo certamente será criticado pela escalação de Muralha. Acho que apostou na experiência e, convenhamos, como tese, aceitável. Também deve ser aqui criticado por ter colocado Gabriel em campo em detrimento de Vinícius Júnior. O argumento, certamente, será pela importância de valorizar a posse de bola. Também, como tese, defensável. A dobradinha Rodinei e Pará foi uma boa alternativa.

Enfim, com enorme dose de suspense e, mesmo perdendo por 4 a 2 – placar exagerado pelo que se viu em campo – chegamos à fase semifinal e, o adversário será o Botafogo.

Hoje, derrota com sabor de vitória. E, de título….

1 Comentário

    • Não temos volante melhor que o Márcio Araújo, o Rômulo está em uma fase péssima, William Arão também não está rendendo. Na zaga o Rhodolfo está machucado e não joga a copa do Brasil por causa do regulamento, Juan sem ritmo, Leo Duarte machucado. Então vamos contra o Botafogo com o limitado muralha ou o inexperiente Thiago.

      Nosso elenco é desequilibrado em alguns setores essa é a verdade. Ele já testou o mancuello não deu certo, deu chance ao Rômulo não deu certo.

      Reply
  1. Caro Kleber, nosso treinador gosta de adrenalina,pois e inexplicável a barração do Thiago,visto que o Diego Alves estreia domingo..sem contar a parceria com Vaz,Márcio Araújo,Gabriel,Muralha..a parceria deveria ser com nosso Mengao e não com esses jogadores.

    Reply
  2. Kleber, ia começar falando do jogo, mas primeiramente preciso parabenizá-lo pelo post. Não aguento mais tantas críticas, histeria e perseguição. Hoje ao meio dia ouvindo a radio bandeirantes de são paulo, o locutor, que se diz Flamengo, cravou 3 x 0 pro santos hoje é goleada do Corinthians no domingo. É vergonhoso um cara desses se dizer rubro-negro assim como Mauro Cezar, Renato Maurício, etc.

    Quanto ao jogo, ótima atuação até a lambança do Vaz e a falha do Muralha. Diego e Guerrero muito bem.

    Digo mais, em nenhum momento a classificação esteve ameaçada.

    Outra coisa, Zé às vezes dá o pé para pegar e a entrada do Muralha foi desnecessária. Sorte que domingo estreia o Diego Alves.

    Para encerrar esse longo comentário, contra o Botafogo nada de Ilha. É Maracanã.

    #chegadecorneta #xopessimistas

    Reply
      • realmente, a que ponto os defensores do trio ternura (zE Ricardo, Bandeira de Mello e Fred Luz) chegaram…aplaudir e reverenciar uma surra de 4!!! Ontem foi mais um vexame, independente da classificação. Time sem alma em campo, jogadores omissos, com espirito de derrotados… Um time minimamente organizado ganhando de 2×1 no inicio do 2o tempo e “podendo” tomar 3 gols não deveria passar o minimo sufoco e nem dar chances ao adversário de acreditar numa classificação. O que vimos foi exatamente o oposto…
        Defender Zé Ricardo e suas escolhas é brigar com os fatos!! e a ironia das ironias é que ontem a eliminação viria com os 4 mais criticados em campo (Gabriel, Muralha, Vaz e Marcio Araujo).

        Reply
    • Henrique,desculpe,erro seu julgar alguém de flamenguista ou não. Aqui no blog percebi diferentes estilos,uns que se conformam fácil,fecham os olhos para as claras deficiências do time,outros,independente do resultado,observam o rendimento,pois é isso que dá a perspectiva de conquistas. Um 4º lugar para o Fla 3 anos atrás seria fantástico,hoje não é,a exigência é título RELEVANTE(Brasileiro/Libertadores). Ao meu ver,ser flamenguista é apoiar até o fim no estádio,ao fim,criticar e cobrar de técnico e jogadores que honrem com COMPETÊNCIA a oportunidade de representar o Fla,portanto,críticas para esses elementos não são contra a instituição.Fechar os olhos,achar tudo “aceitável” e não questionar,não ajuda em NADA. As vezes a verdade dói,e, só queremos ouvir o que gostaríamos que fosse verdade,aconselho que vá acompanhar jornalistas “baba ovo”,talvez o amigo se sinta melhor ouvindo o que quer,acredite,a maioria não é flamenguista,vide RicaPerrone,pois quando o assunto é SPFC ele detalha bem as deficiências e critica sem conformismo. Críticas vem com objetivo de melhorar algo de errado.

      Acho que frase do amigo Yvan Bayardino se encaixa bem nesse contexto: “agora virou mania de alguns “experts” qualificar como vergonhoso alguém se dizer rubro-negro por escrever o que pensa. Parece que temos a companhia de alguns donos da verdade. A humildade parece estar longe do alcance desses “catedráticos””

      Eu não sou expert,o amigo também não,por isso mesmo temos que estar com ouvidos e mente abertos para o que não gostaríamos de ouvir,isso é a essência do debate,que é o foco do blog.

      Esta vale para o treinador e para a direção do Fla: “A esperança tem duas filhas lindas,a indignação e a coragem; A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão; a coragem, a mudá-las”

      Quanto ao jogo,mais uma vez o Fla se aproximou de um vexame,faltou pouco,senti o cheiro em certos momentos,e o treinador teve grande influência assim como no fatídico S.Lorenzo X Fla,isso é despreparo de quem tem muito para aprender ainda,o Fla não é o lugar ideal para isso,ainda mais nos tempos de hoje.

      Reply
      • Não posso acreditar que um “torcedor” torça para seu time ser goleado. Se for apenas torcedor de arquibancada até entendo, mas um jornalista no uso do microfone, com sua capacidade de influenciar os demais, não aceito. Até porque sou jornalista e sei o quão fortes podem ser as palavras proferidas.

        O Gabriel ontem não complicou e entre Vaz e Juan ontem, eu optaria pelo Vaz.

        Marcelo, surra de 4 é se o jogo fosse normal. Ontem houve uma classificação, independente do placar.

        Como disse aqui várias vezes, está na hora de torcer com menos raiva, menos ódio.

        Se não gostam do Zé Ricardo, tudo bem, mas torcer pelo mal do Flamengo por causa de uma pessoa pra mim não cabe.

        Reply
        • Bom,cada um tem seu ponto de vista,eu não vi ninguém aqui no blog,nem mesmo os jornalistas que acompanho,Renato e Mauro torcerem contra em nenhum momento,apenas relatam as deficiências do time,como disse,a verdade dói,inclusive para mim.

          A questão de raiva é ver que os erros se repetem e o time não evolui,é perceber um trabalho de técnico inexistente,com uma defesa que é uma peneira e na base da individualidade no ataque. Agora,torcer contra? Repito,crítica não é torcer contra, não gostar do trabalho de ZR é querer o bem do Fla,não o mal,por isso as críticas direcionadas em maior parte para ele,pois queremos ver o melhor para o Fla,ou da maneira que está é satisfatório?

          Quanto ao Gabriel,ora,conhecemos bem,né? Não teve tempo e oportunidade de complicar. Quanto ao Vaz,me desculpe,Juan,mesmo velho é melhor,acha que Juan teria a capacidade de ter uma atuação pior que a de Vaz? Se Juan viesse de uma cansativa maratona,ok.

          Acho que não há mais desculpas. A base do elenco foi mantida,a estrutura é a melhor da história,teve tempo,pré-temporada,Carioca,reforços,estádio,poucas viagens. Não houve revolução no elenco,tendo que montar do zero,houve melhoria do plantel,coisa que muito técnico gostaria de ter,vide Carille,Abel,Jair,etc. Para ter uma noção nos últimos jogos,contra o Palmeiras por exemplo,9 dos 11 já estavam com Zé em 2016! Entraram Trauco e E.Ribeiro,nada mal não? A base do time foi mantida e melhorada.Exatamente por isso a raiva,não com o Fla,mas com alguns “profissionais” que jogam no ralo mais um ano,foi Libertadores,foi Brasileiro.Cobrar é preciso,não necessariamente demitir,se conformar com o que está sendo apresentado é mediocridade.

          Reply
          • Caro Henrique, o cara da rádio Bandeirante eu não sei quem é. O Renato e o Mauro são cronistas e simplesmente emitem suas opiniões. Você pode até não concordar, mas daí a taxar de vergonhoso o fato de serem rubro-negros e torcerem contra o Flamengo, desejando o seu mal, vai uma distância muito grande. De repente, como têm opinião contrária à sua, você não aceita. Permita-me discordar do seu comportamento, mas você não é o dono da verdade e muito menos está acima de alguém, nem deles. Se você não concorda, argumente e aponte onde eles estão errados. Mas fazer uma acusação genérica. como foi o seu caso, é no mínimo uma tremenda irresponsabilidade. Penso que as colocações neste blog deveriam ser mais cuidadosas e jamais partirem para acusações e ofensas pessoais, a menos que existam provas claras. SRN

    • Amigo Henrique, adoro seus textos, mas dizer que hora nenhuma ficamos com a vaga ameaçada?
      Lembra do 4 x 1 contra o Atlético-MG?
      A História não se repetiu graças ao 4* árbitro.
      Concordo que começamos muito bem o jogo.
      Mas infelizmente o nosso ” perseguido” técnico e seus blue caps como diz Mauro Cézar, começaram o show de horrores.
      Primeiro Vaz, o que será que passa na cabeça deste rapaz? Zinho na Fox, disse que já conversou zilhões de vezes com ele….humildade passa longe de rapaz.
      Depois nosso GUAPO, vou até evitar comentar, domingo teremos um GOLEIRO de verdade, minha preocupação é se o problema não é o coach deles, sinceramente estou nessa tese.
      Por último o grande Zé Ricardo, primeiro em tirar Berrio, se teríamos todo o espaço do mundo, e o jogador de maior velocidade e com a principal característica é ele, pq tirá-lo?
      Depois tirar nosso melhor jogador dos últimos jogos, ele esta desequilibrando, para colocar Peteleco?????
      Graças à eles minha gastrite acordou daquela forma…..
      O Santos teve 20 minutos para fazer o placar, eu vi muito risco, principalmente pelo histórico recente deste time frouxo e sem raça, acho que muito em função do que está à beira do campo.
      O Zé deve ser excelente pessoa, bacana, mas não dá mais…..ainda há tempo de mudança, SRN

      Reply
      • O árbitro desmarcou o penalti corretamente e o jogo estava 1×1.
        Então não existe essa história de que o quarto árbitro evitou o vexame. O quarto gol do santos foi no finalzinho. Concordo com o Henrique de que não tivemos a vaga ameaçada.

        Os nossos laterais não estavam bem, tomando baile dos pontas adversários. Pela direita tinha que entrar o Rodinei mesmo, pois o Berrio é péssimo na marcação. Pela esquerda tinha que entrar o Gabriel mesmo, pois não havia outra opção pro lugar do Éverton. Essa é a nossa realidade. Nossos laterais precisam de ajuda mais do que o normal e nossos volantes não fazem esse papel com eficiência. Os nossos pontas tem que ajudar mesmo.

        Infelizmente a opção pro lugar do Muralha é muito contestada. O Tiago não está jogando bem. A opção pro lugar do Vaz também é muito contestada. O Juan não está jogando bem. E a opção pro lugar do Márcio Araújo também é muito contestada. O Rômulo não está jogando bem.

        Apesar disso, eu teria entrado com Tiago, Juan e Rômulo. Mas a escolha do treinador não é absurdo, diante das opções que não mudam muito o rendimento do time.

        Eu gostaria que o time jogasse melhor. Gostaria de ter um técnico melhor. Gostaria de ter um zagueiro, laterais e volantes melhores. Do meio pra frente está bom.

        Mas a realidade é essa aí mesmo. Nosso time titular não é ótimo nem muito bom, pois o sistema defensivo tem jogadores que são apenas boas opções pro banco de reservas.

        Muralha, Tiago, Pará, Trauco, Márcio Araújo, Vaz, Juan, Rômulo e Cuellar são boas opções pra formar um bom elenco. Boas opções pro banco de reservas.

        O time titular do Flamengo é muito bom do meio pra frente. Mas do meio pra trás salva apenas o Réver e provavelmente vai salvar o Diego Alves.

        O Trauco poderia até salvar, se tivéssemos um ótimo primeiro volante pra fazer cobertura e um ótimo zagueiro pela esquerda, o que não temos.

        O técnico realmente é mediano. Bom em alguns aspectos e ruim em outros. O Flamengo merece um técnico melhor. Não sei quem, pois hoje só gosto do Tite entre os brasileiros. Talvez o Felipão. Ou o Zico. Ou o Marcelo Oliveira. Mas não é tarefa fácil escolher outro técnico.

        Nos resta continuar torcendo, sem achar que temos o melhor time, o melhor elenco, que é obrigação isso ou aquilo e que outro técnico ganharia a libertadores ou o brasileiro. Poderia até acontecer, mas não existe garantia nenhuma.

        Reply
        • Otavio, análise perfeita. Tem uma turma que quer porque quer tirar o Zé Ricardo. Como você bem disse, colocar quem? Pode até não ter bagagem, mas, o nosso saudoso Claudio Coutinho, também não tinha e se tornou um baita técnico. Só que ele tinha uma seleção de jogadores. Temos, no futebol brasileiro, com exceção do Grêmio, Corinthians e Botafogo, uma carência muito grande de zagueiros.
          Se o Mureta não tivesse falhado duas vezes e o Vaz (que considero até um bom jogador) tivesse chutado a bola para arquibancada, teríamos tido uma vitória. Quanto a entrada do Mureta, creio que foi acertada, pela experiência. Tanto ele quanto o Thiago não expiram confiança.

          Reply
    • Henrique, não aguenta mais tantas críticas, histeria e perseguição é so sair do f5 que a ansiedade baixa. O que não dá e criticar a outra corrente, demasiadamente, pois quem comanda, escala e substitui: Muralha, Vaz, Márcio Araújo e Gabriel, só pra marcar a lateral por ineficiência do seu próprio esquema é o treinador.
      Os dois próximos jogos poderão dizer um pouco de como será o nosso protagonismo até o fim do ano.
      #forapseudoanalista
      #nemjogadoraguentamais
      #quandoperdeculpajogador
      #quandoganhameritodotecnico
      #cademeuvcfutebol #gestao
      #meuflamengoemaiorqueisso

      Reply
    • Corneta? Tomamos quatro gols e o cidadão acha que jogamos bem? O time está bem treinado? Qual a jogada ensaiada que esse time tem? Quem infiltra? O time do Flamengo se limita a uma série de “chuveirinho” e acabou. O Guerreiro fica na frente isolado como Robinson Crusoé (Evoé Nelson Rodrigues)e toma-lhe de ligação direta. Com o investimento feito e o elenco que temos era para estarmos dois pontos na frente do Corinthians e não doze atrás.

      Reply
    • Se você achou absurdo o que o tal comentarista falou na rádio… Então realmente voceano não tem acompanhado os jogos do Flamengo. O cara chutou 3 x 0 e o resultado foi 4 x 2, ou seja, nos classificamos graças ao critério de desempate… Acorda aew bichão!

      Reply
  3. Melhores em campo foram Éverton, Guerrero e Berrío. O último, um jogador com sangue nos olhos,estilo Flamengo mesmo. Derrota na conta de Muralha, Vaz e Zé Ricardo. Vaz pelo lance bizarro, Muralha por várias falhas, horrível, e Zé Ricardo por ter escalado Muralha num jogo decisivo, sendo que Tiago vinha com ritmo de jogo.

    Reply
  4. Meu querido e doce KL, achar aceitável a escalação do Muralha? Achar aceitável colocar o Gabriel tendo Arão, Mancu como opções ? desculpe mas hoje vou discordar totalmente de vc: quase mas por muito pouco não passamos pelos vexames antigos de Libertadores, Sul Americana entre outros , aliás característica desta gestão no futebol.
    Bota na conta do ZR levar de quatro e achar que por termos classificado , tudo bem.
    Sinto claramente ele perdido e pior sem ninguém para chamar a responsabilidade. Cobrar.
    Quanto aos jogadores que reclamaram vc esqueceu de citar o Diego, mencionado tb. E a reação deles deve ser pelo conjunto da obra de um jogador irresponsável que não aprende que futebol para quem não é craque tem que ser jogado com simplicidade.
    Vitória de Pirro. Sabor amargo na quarta feira.Que o domingo seja mais feliz .
    Saudações

    Reply
  5. incrível como tanta gente fecha os olhos para os erros do técnico,erros esses q nos custaram duas eliminações vergonhosas.como pode o time recuar tanto pra ficar levando pressão? como pode o técnico fazer alterações erradas constantemente?o cara ressuscitou Gabriel num jogo desses!!!? se fosse pra botar alguém que ajudasse na marcação,que botasse o René,que esta com mais ritmo…enfim,enquanto estivermos com esse técnico MEDROSO nao vamos ganhar nada…
    na entrevista ainda vem dizer que o muralha jogou bem??????Meu deus,falta humildade à esse cara em admitir q errou…
    o medo de perder tira a vontade de ganhar

    #naotemostecnico

    Reply
  6. Caro Kleber, gostaria de saber o motivo pelo qual o Zé Ricardo
    ressuscitou Muralha e Gabriel justamente em um embate decisivo. Esses dois estavam afastados por um bom tempo e , sem mais nem menos, eis que são escaldos. O gosto que estou sentindo é de derrota e a sensação é de falta de confiança no nosso treinador. O muralha falha em dois gols e ele em entrevista afirma que o goleiro se houve bem. O ato da reclamação dos nossos jogadores, o Diego também reclamou, é sintomático e quero crer que tenha a haver também com a inexplicável barração do jovem Thiago. Fica a impressão de fissuras e arestas na equipe. Treinador que comete injustiças técnicas não é bem visto no meio dos boleiros, tenho certeza que você sabe bem o que é isso.

    Reply
  7. Rafael vaz e Muralha não podem nunca mais vestir o manto sangrado. São ridículos. Incompetência pura. O ZR não tem culpa se o muralha é frangueiro e o rafael vaz um sujeito soberbo. O tal Márcio araujo, meus Deus. Só quero saber quando a diretoria vai tomar providência quanto ao descontrole do Guerrero.

    Reply
  8. Boa noite, amigos.
    Vamos comemorar a vitória (ops!! Classificação). Será realmente que algum rubro-negro gostou desse jogo? Tomar de 4×2 e ainda acham que não corremos perigo?? Ainda bem que o árbitro voltou atras na marcação do pênalti, pois devido ao nosso grande pegador de penais, certamente seria gol, e poderia ser a desclassificação. Se jogar essa bolinha contra o botinha…
    Uma coisa que chateia, é esse toque de bola sem objetividade. A bola está no ataque, volta para o meio, vai para o goleiro e tome chutão para o adversário.
    Além da classificação, temos outra coisa para comemorar: a volta do possante Gabriel. Será que o Inter não se interessa??
    SRN.

    Reply
  9. Kleber, assino embaixo. O Vaz é um bom zagueiro, porém, enquanto não se coincidenciar que é apenas zagueiro irá dar sorte para o azar. O pior é que não aprende.
    Quanto aos goleiros, nenhum dos dois passa confiança. Ele optou, como ele mesmo disse, pela experiência do Muralha. A única certeza que podemos ter é que temos apenas um goleiro no elenco.
    Quanto ao Éverton, creio que foi por precaução, pois, a meu ver, temos um jogo decisivo no domingo, que, se perdemos, será o adeus ao brasileirão.
    Não acho que naquele momento do jogo, não caberia a entrada do VJ.
    Se não fossem as lambanças, poderia até dizer que foi uma das melhores partidas do time.

    Reply
  10. Bacana demais nosso momento. As palavras de chico targino, de kleber expondo um problema seu de saude e de Ederson, mostrando ao mundo seu problema, que, se Deus quiser, será logo superado, demonstram a grandeza dessa nação. Parabens ao presidente tbem, que apareceu dando força ao Ederson.
    Peço licença Targino, uma vez Flamengo, sempre Ederson, Robert, Henrique, Daniel G, Nino, Egon, anderson, Helder, yvan, Radames, Drumond, Cazé, e todos nós.
    Salve nosso blog. Viva o Flamengo

    Reply
    • Caro amigo Mauro,
      Muito me honra suas palavras. Por elas e por tudo que leio aqui, sinto-me feliz em poder falar alguma coisa do Flamengo e porque não dizer da vida aqui neste blog que se transforma a cada dia num encontro de ensinamentos. Mesmo que consideremos um ou outro comentário mais acalorado, não tenho dúvidas, a pauta de amor ao Flamengo será sempre o cardápio principal. Na soma de tudo isso ter Kleber Leite moderando os debates, nos trás a certeza de que vale a pensa estar aqui.
      Grande abraço!

      Reply
  11. Realmente incrível como o Muralha mudou de 2016 pra 2017. Inseguro. Péssimas saídas em bolas cruzadas ou levantadas na área. E falhas inaceitáveis embaixo das traves. Mas tranquilo, pois o titular nas outras competições será o Diego Alves. Contra o Botafogo tem que voltar o Tiago.

    Rafael Vaz não é ruim. Poderia jogar se não fosse tão irresponsável. Mas ele não muda, sempre faz as mesmas lambanças.

    Os pontas deles fizeram a festa sobre nossos laterais. O jogo deles se fez assim. Somou o ótimo momento de Bruno Henrique e Copete com a ineficiência defensiva de Pará e Trauco. Eu jogaria com o Éverton 22 na lateral esquerda, até pra abrir uma vaga no ataque. Na direita não tem jeito. Ou contrata ou reveza o Pará com o Rodinei.

    O Márcio Araújo realmente não pode ser titular. Difícil é achar no elenco alguém que possa. Temos bons reservas. Mas não temos um titular pra ser volante. Essa é a realidade. Talvez treinar o Juan ou o Vaz de volante, pra quando o Rodolpho voltar. Ou jogar só com o Cuellar de volante, E jogar no 4.1.4.1 assim: Diego Alves, Rodinei, Réver, Rodolpho e Éverton 22 na lateral esquerda. Juan ou Vaz ou Cuellar de volante. Diego e ER pelo meio. Geuvanio na direita. VJ na esquerda. Guerrero na frente.

    Éverton 22, Diego e Guerrero jogaram muito bem. Réver bem. Os 04 foram muito bem. Berrio marca mal demais.

    O Gabriel entrou pois ele taticamente é superior ao VJ pra defender. O juvenil é craque, mas ainda não pode ser colocado na fogueira assim. Pro lugar do Éverton 22 tinha que ser o Gabriel mesmo. Se o Éverton 22 pudesse continuar no jogo acho que o VJ poderia entrar no lugar do Guerrero. Inclusive acho que o VJ pode ser sempre uma opção pra substituir o Guerrero. Ele revezava muito com o Linconl dentro das partidas. Joga bem em qualquer posição do ataque.

    Bom demais torcer pro Flamengo.

    Reply
  12. Presidente, acho que chega né? Tem horas que é necessário chamar os profissionais…
    Alguém tem que intervir no Departamento de Futebol,acéfalo desde a saída da dupla Godinho/Plínio. Pessoas como você, Márcio Braga, Michel Assef e outros tem que chamar o Presidente à realidade.
    CHEGA!!!!
    Cobranças já, mudanças para ONTEM!

    Reply
  13. Coisa chata esse negócio que atacante tem que entrar porque ajuda na defesa. Atacante tem como primeira função, atacar. Se Messi, Neymar ou CR 7 fossem do Fla, provavelmente seriam reservas.
    SRN.

    Reply
    • Exato! Quando não se tem capacidade para treinar um sistema defensivo eficiente,como o do Corinthians,mete M.Araújo e secretários como Gabriel para suprir essas deficiências. Hoje,E.Ribeiro é o sacrificado da vez no imutável sistema de Zé.

      O Corinthians deveria ser o exemplo,ataque poderoso e defesa sólida.

      Reply
  14. Meu caro Presidente, a reação dos jogadores é reflexo da falta de comando, das constantes incoerências, e das inexplicáveis substituições de um técnico que ainda não está a altura do Flamengo.
    Se a argumentação aceitável é de que o Muralha tem mais experiência, porque então o Tiago foi escalado em vários jogos importantes do Brasileiro? Nesses jogos é melhor escalar os inexperientes?
    Desde quando o Gabriel privilegia a posse de bola? Ele sempre se livra dela.
    Tenho para mim que enquanto insistirem com mediocridades (Muralha, Vaz, MA e Gabriel), não teremos jogos tranquilos. Aliás, bom lembrar a filosofia do inesquecível Domingos Bosco: jogador ruim manda-se embora, caso contrário há sempre o risco dele jogar.
    O cansaço do Berrio e do Éverton decorre das funćões determinadas pelo técnico: além de opções para a transição em velocidade, também são secretários dos laterais. Lembra da figura do João Saldanha do namoro do macaquinho com a girafa, muito cansativo.
    Por último, mas não menos importante, agora virou mania de alguns “experts” qualificar como vergonhoso alguém se dizer rubro-negro por escrever o que pensa. Parece que temos a companhia de alguns donos da verdade. A humildade parece estar longe do alcance desses “catedráticos”. SRN

    Reply
    • Caro Yvan, frase perfeita: “jogador ruim manda-se embora, caso contrário há sempre o risco dele jogar”. Não é possível que Ronaldo e Leo Duarte sejam piores que Márcio Araújo e Vaz. Aliás, me digam: em que time grande jogariam Muralha (kkk) , Vaz e Márcio Araújo, além do Flamengo?

      Reply
    • Perfeito o comentário Yvan.
      Ontem vi o jogo de raiva e pq amo muito meu time…
      Comemoração dos 200 jogos do MA já foi uma MMMM, quando vi Muralha na escalação foi outro prelúdio….Gabriel aquecendo pra entrar então.
      Se o juiz desse mais 2 minutos de jogo os planos de Zé Ricardo se concretizavam.
      Não é possível que deem tanta carta branca pro ZR fazer essas cagadas.
      Um dos comentários do Renato Maurício Prado foi perfeito:
      “O adversário na semifinal da Copa do Brasil será o Botafogo, uma espécie de antônimo do Flamengo. Tem um elenco bastante limitado em termos técnicos, mas é extremamente bem treinado e sabe exatamente o que fazer em campo.”

      Reply
    • Yvan, onde assino?? Perfeito seu comentário. Sobretudo ao lembrar o inesquecível Domingo Bosco: Jogador ruim tem que mandar embora, pois corre o risco de jogar… A questão, amigo, é: E técnico teimoso? Mandamos embora ou seguramos esperando a “teimosia passar”? Alguém no Departamento de Futebol precisar cobrar ao Zé. O problema é quem vai fazer isso? Não temos um VP de futebol desde que o Presidente EBM resolveu acumular funções e tá dando nisso ai. Aliás da série perguntar não ofende: O que faz o Mozer na Comissão Técnica?

      Reply
    • Vergonhoso caro Yvan, é o cara pedir e rezar a Deus para que o Flamengo venha a perder jogos, para que o técnico seja mandado embora.

      Isso eu tbm acho vergonhoso. Mas estamos num blog, onde nos é dado a chance de comentar e expor nossas opiniões…. ainda que uma ou outra seja vetada.

      Reply
  15. Santos caiu de pé. Fla foi o aluno que fez,por meio de seu treinador,grande esforço para ser reprovado,fez a recuperação e passou “raspando”,chutando uma alternativa na última e decisiva questão múltipla escolha. Passou.

    O que se viu hoje foi a prova,mais uma vez,do despreparo de um técnico ainda incapaz. Por vários momentos esse jogo lembrou o das recentes eliminações,o Fla pediu para ser eliminado.

    O motivo dos jogadores irem reclamar publicamente com o treinador sobre Vaz? Simples,é ele quem escala e insiste em quem rotineiramente erra. M.Araújo errou seguidamente em 2 divididas no gol do Santos, Bruno Henrique fez um gol de cabeça que Vaz mal subiu do chão,mas continuam tendo oportunidade. Gabriel,ruim tecnicamente,acabou de voltar de lesão e Zé não conteve sua “tara”.Surreal. Empilhou Gabriel,Araújo,Vaz e Muralha,os 3 últimos contribuíram categoricamente nos lances de gol do Santos,é só olhar!

    Além de Zé não conseguir dar o tal coletivo de triangulações,jogadas ensaiadas,etc, faz escolhas catastróficas e influi direto no resultado como contra o S.Lorenzo,Corinthians no Maracanã ano passado e assim vai. Inadmissível. As vezes acho que estou em um pesadelo.

    Independentemente do desfecho final,repito,INDEPENDENTE do desfecho final de Corinthians,Grêmio e Botafogo,ambos dão um verdadeiro tapa na cara do Fla,Palmeiras e Galo.Vergonhoso. O Palmeiras pode ter um desconto,Cuca mal tem 2 meses,como sempre,demora para engrenar,assim como em 2016. Mas 2017 é o mais vexatório e decepcionante para o Fla,afinal,título relevante o Galo teve um recente,a Libertadores com Cuca,o Palmeiras é o atual campeão brasileiro,também com Cuca,já o Fla amarga um jejum no Brasileiro de quase 10 anos e na Libertadores desde 1981!!! E o Botafogo… Nossa,a cada vitória desse time,aumenta mais minha vergonha e indignação. Corinthians e Grêmio não preciso nem comentar. Esses 3 times driblam as dificuldades com o trabalho louvável de seus treinadores,já no Fla,Zé,não satisfeito,arruma mais problema para complicar sua vida e a do Flamengo.

    Reply
  16. Infelizmente galera temos que continuar com esse técnico até o final do ano,É depois ir atrás do Renato Gaúcho, esse sim com esse time vai longe.

    Reply
  17. Ufffa mesmo, Sr. Presidente!
    Com as saídas de Berrío e Ewerton, seja lá quais foram os motivos, nosso ataque simplesmente travou. Era só toque de bola, prá lá e pra cá, sem nenhuma objetividade só esperando o tempo passar. Mais cinco minutos de jogo e poderia se contavilizar mais uma eliminação. Não posso comemorar uma classificação tomando de 4×2. Respeito quem acha isso “normal”. Mas eu nunca acharei.
    Começamos muito bem, era só manter aquela pegada, mas, como sempre, o time vai se transformando no decorrer das partidas e passa de dominador a dominado.
    Ressuscitar Gabriel e Muralha mostra bem o bom nível de aprendizado que nosso técnico acumulou nesse período que comanda o Flamengo. Ele deve achar que ainda comanda a base e não tem muitas opções. Passamos sufoco sem nenhuma necessidade. Era jogo para, no máximo, 2×2 e sem sofrimento.
    Acreditar é algo que sempre se espera do torcedor, mas a turma do futebol não tem ajudado muito a termos essa expectstiva assim tão animadora. Noto que vc aprecia muito os comentários dos otimistas, por otimista nato o ser, como nosso querido comlanheiro Henrique e nosso Maestro Mr. Egon, e confesso que também queria ter esse otimismo, mas não consigo fechar meus olhos ao que vejo, e, sinceramente, não vejo nada mais que estar no G4 nesse Brasileirão 2017. Título, quem sabe Copa do Brasil ou Sulamericana.
    Mas no jogo seguinte lá estou eu novamente assistindo o jogo do Mengão, então que venha o Corinthians. Uma vitória com gosto de vitória seria algo muito bem vindo.

    Reply
  18. Tirando a reclamação dos jogadores, que mostra um lado do grupo que não conhecíamos, Nada de anormal. Zé Ricardo fazendo besteira, Muralha levando frangos e Rafael Vaz cometendo falhas bisonhas. Quem nunca viu esse filme ?
    #FORAZERICARDO

    Reply
  19. Estou viajando daqui a pouco para um cidade chamada Piquete (São Paulo) divisa com Itajubá (Minas Gerais) está cidade que fica no pé da Serra da Mantiqueira e é famosa por avistamento de OVINS.Se desta vez conseguir fazer contato e se forem amistosos vou interceder por uns 4 amigos que tenho por aqui que gostariam de viajar pela Via Láctea Márcio Araújo,Muralha,Rafael Vaz e o Zé Ricardo e torcer para não devolverem.
    PS.O treinador de goleiros deveria ir também porque se o Zé escalou foi com o aval dele.

    Reply
  20. Mais uma partida fraquíssima da nossa equipe.
    Infelizmente, o ciclo do Zé Ricardo está no fim, o time não apresenta evolução, muito pelo contrário, joga um futebol cada dia mais pobre e desestruturado.
    Alguns companheiros pedem paciência com o treinador, dizem que os reforços estão chegando e que a equipe vai se ajeitar. Torço para que isso realmente aconteça, sou Flamengo acima de tudo e não compactuo com os que torcem contra só para ver técnico A, B ou C cair. Porém, não dá para negar o óbvio. Ao meu ver, o Flamengo não tem segurança, vence os jogos na base da individualidade. Até nas ultimas partidas, em que alguns consideram que jogamos bem; o empate com o Palmeiras é um exemplo; achei uma atuação digna de time de pelada. Não apresentamos estruturação e segurança para que deixemos de tomar sustos.
    Tomara que o Zé acorde nesse dia 27 de julho com conclusões tiradas do jogo de ontem, como por exemplo, não insistir com jogadores que a torcida não suporta mais. Devia evitar um desgaste desnecessário, já que esses atletas não fazem muita diferença dentro de campo. Esqueça Vaz (já o elogiei por aqui, mas não dá mais), Gabriel e Márcio Araújo (ao menos precisa mostrar que tem alternativa a esse esquema que ele insiste, com o Márcio correndo pra lá e pra cá).
    A verdade é que os jogos de domingo e quarta serão decisivos para a continuidade do Zé. Se fosse dirigente, faria uma consulta ao Renato Gaúcho, caso não seja possível, bateria a porta do Rueda.
    Minha vontade mesmo é que na próxima quinta, estejamos comemorando duas grandes vitórias contra adversários diretos na briga pelo título. Racionalmente, não acredito, mas torcida não pode e nunca vai faltar, independente de treinador. Vamos em busca das vitórias!!!!

    Reply
  21. Bom dia,
    Impossível não fazer nenhum comentário quanto a “lambança” do Rafael Vaz, que tentou uma jogada de efeito dentro da pequena área. Um absurdo com os colegas de trabalho. Ele conseguiu entregar 2 gols num único lance, causando a virada no jogo 3×2. Detalhe: o Flamengo vinha fazendo um bom jogo, sem sustos, acontecendo situações normais de jogo, se tratando de mata mata, outro time tendo q fazer gol e o jogo era na Vila.
    Relato bem do último jogo contra o Coritiba que vencemos (2×1) e não convencemos. Na saída de bola do 2° tempo, Ele, Rafael Vaz, como sempre, recebeu a bola, em vez de tocar de lado aos laterias ou aos volantes para sairem jogando, lançou a bola ao ataque, proporcionando que o adversário trabalhasse a bola e chegasse ao gol nas costas dos zagueiros, como aconteceu. Sem citar os três últimos jogos que o Rafael Vaz teve participação direta nos gols dos adversários. ZR tem que barra-lo urgentemente, caso contrário vamos continuar sofrendo, tanto que os jogadores não aguentam mais, foram tomar satisfação com o técnico ainda com a bola rolando ontem, mostrando descontentamento com as atitudes (erros) do técnico.
    ZR tem que tomar alguma atitude pra não perder o grupo ou terminaremos 2017 somente no “cheirinho”.

    Reply
  22. Lembro de um dirigente do Flamengo que demitiu o treinador na semi final de uma Copa do Brasil e o Flamengo sagrou-se campeão!
    O fato de se classificar não quer dizer que o time vai bem, o Flamengo de Zé Ricardo, que perdeu o comando do grupo e até um cego consegue enxergar, levou 09(nove) gols nos últimos cinco jogos e destes a maioria absoluta são falhas de jogadores da panela dele: Rafael Vaz e Márcio Araújo.
    Sou repetitivo desde o ano passado, pois não compreendo como jogadores desse nível são titulares do Flamengo e as derrocadas se acumulando.
    Deixar Vinícius Júnior no banco de reservas e colocar Gabriel, outro da panela dele, é, no mínimo, chamar a torcida e quem investiu num garoto de 16 anos 150 milhões de burros!
    Há muito tempo Zé Ricardo já mostra que não tem condições de continuar como técnico e aí vem a mentira de que não há ninguém para substituí-lo, pois esse dirigente ao qual me referi no início deste texto substituiu o técnico que passara para a final da Copa do Brasil por QUALQUER UM, ou seja o “desconhecido” NEY FRANCO e fomos campeões! Parabéns à aquele dirigente que colocou o Flamengo acima de tudo naquele momento!
    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas/2006/05/22/ult59u102269.jhtm

    Reply
  23. As construções mal feitas, ao sofrerem o mínimo abalo, cedem. Isso desde sempre, não é verdade? Eis aí, simplesmente, o atual time do Flamengo. Erros individuais sempre ocorrerão, mas um conjunto bem urdido, as mais das vezes, se sobrepõe às infelicidades. O erro do Vaz escancarou isso: ao menor baque, o barco rubro-negro faz água.
    Analisando, então, as fissuras dessa embarcação, um especialista diria que, sem dúvida, nada pior do que os “seus se virarem contra os próprios”. Ao erro do Vaz deveria ter correspondido, de imediato, a solidariedade, a coesão, a superação_ mas rigorosamente o contrário foi o que se viu. Pior: se os companheiros foram reclamar com o técnico, este, como projetista do barco, deveria ficar rubro não de raiva, mas de vergonha_ esse efeito revela um time, não uma equipe.
    Contudo, na ventania de ontem, antes de afundar o barco chegou a terra. Chegou salvo, é verdade, mas não chegou são: cumpre curar as fissuras, principalmente as internas, causadas por erros do projetista. Para as próximas viagens, a meteorologia já informou: ventos fortíssimos, ondas agitadas e um céu em fúria. Portanto, não bastam meros reparos: cumpre, antes de tudo, uma tripulação mais afinada, mais solidária e mais competente, evidentemente. Até porque essa embarcação é responsável, também muito simplesmente, por mais de quarenta milhões de passageiros.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS:Precisamos lembrar disso: fomos goleados, ontem. E por um time desesperado, que se lançou ao ataque como pôde, devido às circunstâncias adversas. O nosso “grande time”, contudo, não se impôs, passando mesmo, tantas vezes, sem ameaçar o gol santista. Quanto ao Berrío, também não podemos esquecer: sem um lançador, ele desaparece. Ou seja, o Diego cansa, Berrío apaga. É preciso substituir o Diego, não o Berrío.

    PS 2: O Corinthians NÃO é o Santos… não estará desesperado, é frio, é calculista e tem sido implacável nas oportunidades de gol.

    Reply
  24. Sinceramente eu cansei dos auto-elogios e do conformismo que caracterizam o Flamengo hoje em dia. É inacreditavel mas eu li gente, em tom ufanista, comemorando uma classificação como a de ontem. Essa gente deve achar normal ver um time tão desequilibrado como o de ontem, com tão pouca capacidade fisica(o time morre no segundo tempo)e principalmente, tomar 4 gols e ser ameaçado em uma classificação que parecia bastante provavel.
    Chega disso! Voltemos a ser o Flamengo de sempre, aquele que quando deixam chegar, ganha! Chega de ufanistas e torcedores que acham que o Flamengo começou na administração EBM! O Flamengo vive de titulos e nessa administração ganhamos 2 carioquinhas e 1 Copa do Brasil. É pouco, muito pouco!
    Essa administração é fraquissima no quesito futebol. Não tem liderança, não sabe cobrar os jogadores, não tem capacidade e competencia para impor uma metodologia de trabalho e traçar objetivos. Nas declarações dadas pelo presidente e pelo pessimo diretor de futebol, todo mundo é otimo, todo mundo e fantastico e o trabalho maravilhoso. Eu sei que muitos aqui compartilham dessa opinião, talvez por interesse pessoal, talvez por uma paixão desmedida, mas o certo é que eu não vejo nenhum destes predicados dentro de campo. O time é frouxo, mole, apático, medroso, covarde, sem capacidade física e taticamente mal planejado. Qualquer evento é capaz de desarvorar o time, que em nenhum momento mostra capacidade de reação, apesar de contar com jogadores experientes. Há alguem satisfeito depois de tomar de 4 do Santos? Sera que é possivel comemorar porque jogamos bem durante 65-70 minutos? Ora, o futebol tem 90 minutos, um time preparado deve ser capaz de jogar bem e manter seu planejamento e performance nesse periodo. A realidade é que o time foi muito mal ontem, no geral e vem atuando muito mal esse ano, salvo rarissimas exceções. Acho que tanto protecionismo, auto-afagos e o flagrante desrespeito a essa camisa e suas tradições explicam o momento.
    Essa administração tem meritos de manter e seguir o planejamento financeiro idealizado pela chapa azul original. Isso é uma virtude, sem duvida. Mas o clube não pode se limitar a isso. Tampouco basta contratar medalhoes e gastar dinehiro, se não houver uma gestao competente, seria, firme. E nao vejo isso no Flamengo hoje. Faltam firmeza, liderança, competencia e lucidez para dirigir um clube tão grande e um elenco tão farto.
    Agora vem o Curintia. Essa administração EBM conseguiu uma proeza: transformar um historico fregues em um algoz poderoso. Desde que EBM assumiu tomamos dois 3×0 no Rio e fomos massacrados por 4×0 ano passado. Havera ufanistas que dirão: “AH, mas o time jogou bem 70 minutos e o Curintia achou os gols”. Pode ser. Mas o fato é que futebol tem 90 minutos e a historia registrará para sempre essa goleada. Eu não gosto de perder e acho que quem torce para o Flamengo não deve gostar tambem de perder. Ate porque para isso, ha opções melhores aqui no Rio.
    É claro que algo precisa ser feito. Eu acho que a direção deve sair desse misto de letargia, incompetencia, acordar para a dura realidade e promover uma mudança radical no futebol, dispensando jogadores como Marcio Araujo, Vaz,Muralha,Gabriel e alguns outros inuteis que pairam por la, alem de demitir Rodrigo Caetano, o preparador de goleiros, os auxiliares tecnicos e o ZR. A entrevita pos-jogo desse tecnico foi uma das coisas mais patéticas que eu vi no futebol desde 1976 quando decorei a primeira escalação do Flamengo. Dizer que Muralha foi bem foi uma grande piada, uma afronta à nossa historia e tradição.Chega de vexames! Precisamos salvar 2018 pois com esse espirito derrotista, esse conformismo, essa falta de vibração e de sangue nos olhos, 2017 ja foi. Quero o Flamengo de volta. Esse conformismo, combinado com um ufanismo bobo e pretensioso, é a formula certa para derrota, para estarmos 12 pontos atras do lider e sofremos em qualquer jogo eliminatorio grande fora de casa. Isso NÃO É FLAMENGO. Nunca foi.FLAMENGO ATÉ MORRER.

    Reply
  25. Muralha e Tiago os dois são fracos mais na minha opinião Muralha passar mais “segurança ”
    Vaz estava fazendo uma excelente partida até dá uma de Craque,dai em diante foi muito mal na partida e o time todo sentiu a falha dele.
    As melhores jogada do Santos estava sendo em cima do Trauco que é lento.
    Agora imagino se o Ze coloca o Rene e o placar termina como terminou…maioria estaria chamando o Ze de burro retranqueiro.
    Não via o jogo como sendo para entrada de Vinicius Junior,pelo pouco que vi do menino ele não preza nem pela marcação e nem pelo toque de bola,agora me respondam uma coisa em quem partida até agora o garoto fez uma partida que desequilibrasse?sofreu o pênalti no último jogo?muito pouco Ainda para expectativa que estão criando em cima dele.
    O que o Gabriel comprometeu ontem?pelo contrário entrou e ajudou no toque de bola com mais experiência e ajudou para fechar o corredor,o preconceito é complicado galera!
    Gostaria de ver nosso time sem um jogador com a característica do Marcio Araújo para segurar um meio campo rápido como o do Santos.Marcio é um jogador rápido com características de marcação que não temos outro no elenco.
    O placar não refletiu o jogo ontem,tivemos toques de bola com objetividade sim!!!vide o segundo gol nosso!!
    É por favor me mostrem em qual gol do Santos foi fruto de jogada trabalhada?
    Agora analisar o resultado da cirurgia depois de feita é mole.
    O Ze…ahhh o Ze….tô começando a desconfiar que a culpa da crise do estado do Rj tem o Dedo do Ze.

    Reply
  26. Salvo pelo regulamento.Mais uma vez os êrros individuais complicaram um jogo que esteve na mão.1o. gol -Pará quando é driblado para o seu lado esquerdo é batido facilmente,no lance Berrio desistiu de dar o combate-demais gols. Muralha falhou.Há algo de errado pessoalmente com êle(familia,mulher,etc).Decaiu muito do ano passado para este(foi chamado por Tite p/seleção !).
    Vaz irresponsável como sempre.Se acha o Sebastião Leônidas(Bota).Não conhece o ditado “bola pro mato que o jogo é de campeonato).
    Os demais com seus habituais altos e baixos.O Fla não tem,até aqui,a vocação para a vitória.Mais sofrimentos pela frente. !!!!!
    ABS.
    SRN.

    Reply
  27. Hoje eu farei diferente e colocarei a derrota na conta do ZR, antes que seja mal interpretado, deixo bem claro e insisto que temos que ir com ele até dezembro.
    Começo dizendo que concordo com a tentativa de se escalar o muralha, eu aqui defendo essa opção, mas tenho que reconhecer que o cara falhou em no mínimo dois gols e com muita dor no peito vejo que não temos goleiro na copa do brasil, o enfarte coletivo de muitos rubro negros e uma possibilidade, pois ambos atravessam um momento tenebroso.
    Laterais, dificilmente discordo do Kleber, vejo os jogos e o que ele escreve traduz o que vejo, porém ontem o Trauco foi uma avenida, responsável direto por no mínimo dois gols devido à sua falta de poder de marcação e dai vem a primeira crítica ao ZR, pq não corrigiu aquela sangria desatada, onde o copete e o Victor fizeram o que queriam por aquele lado. Não entendi.
    Zagueiros, o Rever não comprometeu, agora o Vaz…..meu Deus do céu, todo jogo decisivo ele mostra seu despreparo emocional, o cara trava, não é jogador para o Flamengo, basta lembrar do jogo na argentina contra o SAN Lorenzo ….responsável direto em 3 gols, o quarto gol do santos ele sequer sai do chão, partida para sacramentar sua ida para a geladeira e não mais retornar era para no mínimo o ZR ter ajustado, substituído pois a face esquerda da defesa estava um desastre.
    No meio, eu estou convicto de que Massaraujo está acusando o golpe e não vem resistindo a pressão que vem sofrendo, o cara errou tudo e todos os seus erros deságuam na cara dos zagueiros, aí e só escolher o lado esquerdo da defesa e…..Por isso mais uma vez fico sem entender a razão do ZR não ter acertado a marcação, que sempre foi um ponto forte deste meio campo do flamengo, ontem estava totalmente frouxa.
    No mais o resultado é inaceitável, não podemos perder de 4, as substituições fora a do rodinei foram confusas ou tardias, noite para reflexão e a certeza de que no mínimo devem ser revistos alguns velhos conceitos do treinador sobre seus homens de confiança de outrora.
    Preocupado para domingo.
    SRN

    Reply
  28. O gabriel só voltou para não colocar um jovem e repetir o mesmo erro da libertadores, time jogou bem novamente mas se descontrola muito fácil fora de casa. #ficazericardo

    Reply
  29. Jogo nervoso ontem! Gosto muito do Vaz e do Márcio Araújo, mas ontem o Vaz falhou duas vezes, uma naquela bola não rifada e no quarto gol, ontem ele ridiculamente não saiu do chão para disputar com o Copete! E o Márcio Araújo no terceiro gol falhou feio também!
    Li em algum comentário acima que o Flamengo tomou gols porque recuou. Eu acho que foi justamente o contrário: toda vez que o Flamengo subia para atacar, dava muito espaços para o time do Santos contra-atacar. O próprio Zé Ricardo reclamou disto! Isto mostra que nem sempre os jogadores cumprem o que o treinador manda.
    Sobre os que pedem a saída do ZR, favor sempre que mencionar isto citar quem seria o substituto ideal e viável (é fácil dar o problema mas não dar a solução). Ele não é nenhum suprassumo (longe disso), mas querendo ou não o time treinado por ele eliminou o time treinado pelo caríssimo e tarimbado e experiente e ‘veiaco’ e rodado e mais um monte de coisa Levir Culpi. E querendo ou não ganhou o carioqueta (ganhando os dois jogos das finais) do caríssimo e tarimbado e experiente e ‘veiaco’ e rodado e mais um monte de coisa Abel Braga. O que quero dizer sobre isso? Que treinador de grife não ganha jogo nem campeonato (ganhamos com Andrade e Jaime e aonde eles estão agora??)
    Muitos acima criticam a entrada do Gabriel. Reforço aqui que também não gosto dele, mas vamos lá: o que ele comprometeu ontem??? Pelo contrário, entrou até bem, pela proposta do time naquele momento. Eu era um grande crítico do Guerrero (achava sofrível até o ano passado), mas hoje sou um grande fã. A gente tem que sempre estar aberto a rever nossas opiniões, mas muitos já têm sua opinião formada com determinadas pessoas e não há o que faça a pessoa a mudar de ideia.
    Podemos trocar de técnico? Claro que sim! Mas trocar por quem???? Esta é a “pergunta de um milhão de dólares”!! O Galo trocou o Roger pelo Micale (piada) e na estreia já tomou de 3 do Botafogo! Trocar só por trocar eu prefiro manter quem já conhece o grupo. Se o Tite ou o Guardiola estiverem dando sopa… Ai sim!!

    Reply
    • Caro Paulo!
      A sombra do San Lourenzo apareceu ontem em Vila Belmiro.
      Na ocasião, Matheus Sávio com ela dominada, não teve a humildde de empurrar para lateral. Perdemos a vaga!
      Ontem, com o jogo absolutamente controlado e, vencendo por 2×1, um imbecil que não joga 10% que acha que joga, quase nos fez perder a vaga. Bola fácil, prontinha pra dar um bico e isolar o problema pro outro lado.
      O 2° gol foi a senha pra transformar o céu num inferno.
      ELES sentiram que dava…
      Daquele momento em diante, ninguém se entendeu mais no nosso setor defensivo e, foi o que vimos.
      Com Léo Duarte contundido e Rhodolfo idem, também não colocaria Juan em campo para correr atrás de atacantes tão rápidos. Sobrou o que tinha, que na verdade, já é titular por algum tempo. A revolta de alguns jogadores após a imbecilidade do Vaz, determina claramente o fim da sua história no Flamengo. Sendo vendido ou não, aquela “coisa” não pode mais vestir o Manto.
      Até a lambança, volto a repetir, estava tudo sob controle. Depois do lance, lutamos para a casa não cair de vez.
      Não me lembro ter tomado de 4 faz tempo. Com Muralha e Vaz, tornou-se possível.
      Sinceramente, não podemos garantir que o fraco Thiago faria melhor. Até porque, era jogo pra cascudo. Mas que Muralha e Vaz devem zarpar, não tenho menor dúvida.
      Quantos as substituições, ficou claro que Berrío e Everton cansaram. Rodinei era a única opção para compor a direita. Mas a entrada do Gabriel, Jamais…

      Reply
      • Boa meu amigo, cirúrgico comentário.
        Mas vamos colocar a conta pro MA pagar tbm, ontem ele foi infeliz em tudo que fez, não acertava nada coitado…
        O Trauco não pode jogar contra um ataque tão veloz, não tem o menor jeito pra marcação.
        Mais 5 min e a vaca daria um duplo twist carpado no brejo mais uma vez.
        Temos que abrir os olhos enquanto e tempo Vaz nunca mais, quanto aos goleiros eu prefiro que o Cesar jogue a copa do Brasil ou outro da base, estou perdido, mas tenho convicção que não quero ver mais o mureta e o Tiago defendendo o gol do Flamengo.
        Abraço SRN

        Reply
    • Amigo Paulo,de minha parte sempre disse que ao fim de 2016,Zé deveria ficar de auxiliar fixo,para completar a etapa na qual pulou e que contratasse um treinador minimamente capaz,Zé foi mantido. Agora,não adianta,erro pior é se continuar em 2018 tbm,não trocaria de técnico agora por estarmos no meio de 2017,quem entrasse pegaria o bonde andando,mas tenha certeza,com um trabalho melhor não passaríamos metade das frustrações desse ano.

      É preciso justiça ao comparar trabalhos,Levir,no qual não sou fã,acabou de chegar no Santos,mesmo assim,não precisou de jogadas elaboradas para fazer 4,bastou ir para cima.Abel tem um catado de Xerém nas mãos.Realidades muito diferentes do Fla que deu tudo em condições de trabalho ao Zé.

      Como disse não trocaria justamente por falta de opções,mas isso não impede que ele seja cobrado. Agora,se o Fla tem dinheiro em caixa,não custa nada consultar o Renato do Grêmio no fim do ano,por exemplo,ou outros nomes que estejam empregados.Se ficar esperando Tite e Guardiola darem sopa,Zé terá cargo vitalício,afinal,treinador bom fica pouco tempo disponível no mercado.

      Reply
  30. Caro Sidney Ferreira,
    De fato, o ZR é um sujeito teimoso em demasia, mas querer só colocar nas costas dele tudo de errado não me paira corretamente. E os jogadores não tem responsabilidades? O próprio Tiago é alvo de crítica por não passar segurança. O que ocorre é que,na minha opinião, e muito, provavelmente, eu esteja errado é que o Departamento de futebol tinha que ter contratado um goleiro, um zagueiro de alto nivel e veloz, pois não temos esse zagueiro, e um volante de grande qualidade técnica, e inscrevê-los em tempo hábil para as principais competições. Isso deveria ter sido feito no inicio da temporada. Agora o ZR tem a parcela dele de culpa mas não é só ele o grande responsável, os atletas e a diretoria também tem suas responsabilidades.
    Abraços

    Reply
    • Caro Denis,
      Agora sim, estamos de acordo. Vários jogadores que estão no Flamengo, não têm a menos condição de ali estar (culpa da diretoria), mas o técnico também tem sua parcela de culpa ao escalá-los, em detrimento a outros melhor qualificados.
      Grande abraço.

      Reply
  31. Querido Presidente, bom dia!!
    Acho que a expressão utilizada por você para esse post diz absolutamente tudo sobre o jogo, porem escancara a nossa situação como um todo.
    É difícil entender como o Zé Ricardo coloca o Muralha e o Gabriel em um jogo como esse apenas por causa de treinamento?? Esse nosso preparador de goleiros é péssimo e já deveria ter ido embora. Um goleiro que não sabe sair do gol dentro de sua área e um absurdo e sendo a cabeçada do 2º gol defensável demais. O 4º gol, sem comentários.
    O Gabriel vindo de lesão e parado a muito tempo. Impressionante.
    O pior a meu ver foi a entrevista dele ao final do jogo, onde ele viu uma coisa e nos torcedores vimos outra totalmente diferente, mesmo sendo apaixonados e por vezes a nossa emoção falar mais alto do que nossa razão.
    Por ultimo, gostaria de parabeniza lo por esse canal. Confesso que aprendi a acompanhar.
    Grande abraço!!

    Reply
  32. Meu eterno Presidente me perdoe discordar. Não tem nada o que comemorar, pois foi mais uma atuação vergonhosa, ou tomar de 4 depois de estar na frente duas vezes merece algum tipo de comemoração? Tivesse mais 2 minutos o Santos liquidaria a fatura pois esse time se acovarda, não tem DNA de campeão.
    Nunca defendi tanto a saída de um técnico quanto a do Zé Ricardo, um cara que tem um elenco com várias possibilidades, estrutura pra trabalhar,está a mais de 1 ano na frente do clube e faz sempre as piores escolhas. Parece que gosta de irritar a torcida, suas escolhas são pra lá de questionáveis assim como seu apego a jogadores medíocres como Muralha, Rafael Vaz, Gabriel e o possante Márcio Araújo. Se acontecer a demissão será a mais justa dos últimos anos. Zé Ricardo se comporta como o cara que vai num restaurante caríssimo e pede pão com ovo pra comer, ou seja, tem um elenco qualificado e não sabe usar.

    Reply
  33. Esse time em pedaços vai ganhar do sólido Botafogo pela Copa do Brasil?
    Domingo que vêm, pelo histórico de LAMBANÇAS do ZR que todos já conhecemos, esse time vai ganhar do Corinthians no Itaquerão? Sim, pq se não ganhar o Corinthians abre 13 pontos com empate ou 15 pontos com a vitória.
    É claro que futebol é uma surpresa, mas quero que analisemos friamente, sem roupantes ufanistas, sem bravatas vazias, qual a probabilidade racional do nosso time a curto prazo? Estou PESSIMISTA, mas mais que pessimista, escandalizado, revoltado, atônito de como um técnico (inteligente) faz refém toda uma direção, toda uma torcida como a nossa! ZR trabalha para si próprio e não para o Flamengo. SRN.

    Reply
  34. Depois de sermos eliminados precocemente pela Libertadores, depois de vermos as nossas chances de sermos campeões brasileiros irem por ralo abaixo, sinceramente, pouco me importa Copa do Brasil, 1a. Liga, Sul-Americana, Carioção, todos esses campeonatos de 2a linha, vi o jogo de ontem com um certo ar de deboche, como mais um capítulo da zaga do ZR, que nos custou 2 anos de frustrações, não é pouca coisa não! Ao ver o pânico de alguns jogadores, a insegurança do time, sinceramente já volto as minhas atenções para os pontos necessários no Brasileirão que nos mantenham na 1a. divisão ano que vem. SRN.

    Reply
  35. Prezados,
    Preocupante as recorrentes falhas de nosso sistema defensivo. Aquele lance do pênalti anulado, no qual uma bola é enfiada nas costas da defesa, é semelhante aos gols sofridos contra o Cruzeiro e Coritiba. Preocupante pois o time do Zé Ricardo tinha como ÚNICA qualidade o sistema defensivo compacto, tanto que dificilmente reclamávamos de nossa defesa como um todo, salvo a escalação corriqueira do fraco R.Vaz…
    Jogos difíceis separam dois tipos de jogadores: Os bons se destacam (passe lindo do Diego, depois, gol do Tuta peruano) e os perebas maximizam suas bizarrices (Falhas do Muralha e erro juvenil do fraco e irresponsável R.Vaz).
    Pode-se comemorar a classificação, mas jamais fechar os olhos para uma derrota por 4 a 2, tomamos QUATRO gols! Isso sim é vergonhoso!

    Reply
  36. Definitivamente eu não consigo entender o Zé Ricardo.

    Se alguma alma conseguir me explicar porque ele resolveu colocar o Muralha, eu agradeço.

    NOSSA SENHORA DA BICICLETA SEM FREIO.

    Ainda bem que eu não ando armado e o jogo foi em Santos.

    Vai que eu encontre o Rafael Vaz na saída do jogo.

    JESUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    Reply
  37. Aos que pedem um nome para substituir o Zé Ricardo, respondo que qualquer um, que nos dê o Um que consiga uma miserável classificação para libertadores, pois títulos não teremos, pois o Zé mané acabou com o time do Flamengo. Chamem o Ney Franco, Joel, Osvaldo de Oliveira, Carpegiani….Qualquer um desses até dezembro de 2017. Após, façam um convite para alguém que realmente entenda de futebol assumir a vice presidência de futebol.
    Se fosse uma diretoria séria de futebol, já teria demitido o Zé Fracote no ano passado, pois foi uma vergonha ser eliminado na Sul Americana e perder o título brasileiro mais fácil da história.
    Chega de Zé Ricardo! Mandem embora o quanto antes, pois o fora zé, pode se transformar em FORA BANDEIRA!

    Reply
  38. NINO,esses jogadores medíocres que vc citou nada mais é que o espelho do nosso treinador, ele prefere entrar com Gabriel, prefere improvisar o rodinei na ponta, do que entrar com a qualidade do Vinicius Jr. Não é de hj que esse Vaz faz essas lambanças, jogo dominado e esse traste faz aquilo. Mas nada vai mudar, domingo estaremos com Araújo, Vaz, Gabriel, pq não temos comando, treinador frouxo, fraco, direção sem pulso, e assim vamos ver mais um ano indo pelo ralo.

    Reply
    • Wanderson, a omissão é o pior dos pecados. Esta na cara que o ciclo do ZR é terminal, ele não vai conseguir mais levantar esse elenco, nem tecnicamente e tão pouco devolver a confiança que estes jogadores tinham, Vaz é um exemplo disso! Por isso eu sou eternamente grato ao Luxemburgo por ter feito um trabalho psicológico forte que nos livrou do rebaixamento, pq qdo há um forte declínio técnico, se nada de acerto for feito, logo vem o declínio psicológico, nestes casos o time desse ladeira a baixo sem freios, o jogo de ontem mostrou esse limite psicológico do time, preocupante. SRN.

      Reply
  39. Presidente, creio que tão ruim quanto levar 4 gols, foi a reclamação dos jogadores com o sub estagiário do EBM, isso mostra que una ferida está aberta no plantel e a total falta de comando do elenco. Acho esse hoje, um dos maiores problemas a serem discutidos. Besteiras do do Zé, já é rotina, do Rafael Vaz ? Normal! Muralha? Uma tragédia anunciada. Mas essas reclamações dentro de campo abre um novo horizonte negativo.
    #FORAZERICARDO

    Reply
  40. Mais uma quarta feira bisonha para o futebol do Flamengo! Faltou pouco para mais uma eliminação. Erros individuais, time sem variação tática, sem jogada ensaiada, Time sem alma em campo e um treinador completamente perdido ! Vejo Z.RICARDO como um treinador de futuro, mas esta fora de sintonia, erra na escalação , nas substituições e parece sem comando! A escalação do Muralha foi ridícula! Ou foi obrigado por alguém da diretoria ou realmente ele queria jogar ” roleta russa”…
    Mas creio que domingo a era Z.Ricardo chegará ao FIM. Pois, certamente seremos derrotados. Não que o Corinthians tenha um super time, mas a raça e aplicação tática que jogam vão engolir o nosso time “Amarelão”, alias diga se de passagem, que o Botafogo também joga com a mesma raça e aplicação tática do Timão…
    Insito que o problema maior do Flamengo não é o Z.Ricardo , mas sim um departamento de futebol recheado de marajás que NÃO entendem de futebol…
    Por fim, ainda bem que o Rafael Vazco esta de saída do clube !
    Fora R.Caetano !

    Reply
    • Fábio, a má notícia que eu tenho que te dar é que uma derrota no domingo não será o fim do ZR (ao menos que saia uma goleada), a eliminação ontem sim, seria o fim do ZR. Então essa novela vai se arrastar por mais 30 ou 40 dias (no mínimo), datas dos confrontos entre Flamengo e Botafogo. E o Brasileirão? A mesma novela de sempre, ganha uma, empata duas e perde outra. SRN.
      ———————
      Nino, amigo,
      As partidas das semifinais acontecerão nos dias 16 e 23 de agosto.
      Abraço,
      Robert Rodrigues

      Reply
  41. Além de tudo, também é preciso observar: Rafael Vaz e Zé Ricardo são irmãos gêmeos. Um repete os erros no campo, os outros no banco. Não se pode ficar escandalizado com a “enfeitada” do Vaz sem se escandalizar, também, com a “ressurreição” do Gabriel, por exemplo. E, aqui, cumpre sublinhar: a aparição do Gabriel se deu depois de tudo que já estava ocorrendo em campo. Então, vejamos: a enfeitada do Vaz foi ataque de bom senso, naquele momento? E, depois, com a torcida extremamente tensa e enfurecida, a entrada do Gabriel também foi ataque de bom senso?
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    PS: Se eu tivesse que separar um único lance, nesse jogo, seria o que ocorreu aos 32’57 do primeiro tempo. No vídeo abaixo, aos 4’57, pode-se constatar: por que Diego não foi com a bola pra dentro do gol? Não é isso que esperamos dele?
    https://www.youtube.com/watch?v=l0cEbB5G6Ps
    Diego: dê uma olhada nesse lance, a partir dos 0:08 segundos. Mesmo sob dificuldades extremas, olha o que um tal de Zico fez com a bola, aonde ele a levou…ou a teria levado, não fosse atropelado pelo zagueiro…
    https://www.youtube.com/watch?v=VeNZ7aF2sqE

    Reply
    • Foi uma bela e deliciosa porrada, os uruguaios levaram a pior nessa! Mas coisa dos anos 70, hj em dia seria uma escândalo! Mas vale a ideia como corretivo no vestiário ao Vaz e ao Muralha….eu colocaria o ZR nesse corredor polonês tbm se fosse os jogadores…rss

      Reply
  42. Depois de esfriar a cabeça e pensar bastante, cheguei a entender o que o Zé Ricardo tentou fazer.
    1° Muralha, por ser um goleiro experiente, não sofrer com a pressão. Resultado, errou completamente o Zé Ricardo, fora de ritmo e os treinamentos de saída de bola, parece que não existe pra esse goleiro.

    2° Gabriel, ele ajuda muito mais na marcação do que o VJr. Resultado, jogador fora de ritmo de jogo, pra entrar em um jogo elétrico como estava, totalmente errado ao meu modo de ver.

    Quanto ao Vaz, todos já sabemos, é limitado, não tem humildade de reconhecer que é só um zagueiro mediano para ridículo. Acha que sabe fazer lançamento, acha que pode cortar tudo como se fosse Sérgio Ramos, aliás nem Sérgio Ramos faria aquilo que ele fez.

    Sinal de alerta, está aparentando que o grupo não consegue entender os pensamentos do Zé Ricardo, aparenta estar discordando de algumas decisões. Perdeu o grupo? Acredito que não, pois caso isso tivesse ocorrido, acho que não procurariam o Zé Ricardo para reclamar.

    Acredito que trocar o treinador agora, apensar de não aguentar mais seria um erro. Mas alguém no Flamengo, tem que chegar no Zé Ricardo e falar “- Meu amigo, para de teimar com Muralha, Vaz, Gabriel” pois ele tem um ótimo elenco na mão e fica ridículo ele ficar usando esses jogadores com outros mais qualificados.

    Sempre faço críticas ao Márcio Araújo, mas de fato ontem ele não comprometeu.

    Reply
  43. O Zé perdeu o comando do time (se é que um dia teve), mas o presidente do clube, que por incrível que pareça, mesmo sem ter nenhuma experiência em sua vida com gestão de futebol, resolveu assumir a vice presidência da respectiva pasta e o resultado é isso que testemunhamos esse ano, o mesmo no alto da sua arrogância depois de discutir com um torcedor (pela décima vez), disse para os não satisfeitos com sua maravilhosa gestão, que poderiam mudar no ano que vêm, pois teremos eleições, ora bolas, nem sei se perco meu precioso tempo analisando isso ou aquilo, depois da libertadores resolvi não criar expectativas com esse elenco e a sua diretoria, que têm nota 10 em todos os aspectos, porém um ZERO bem grande no futebol, nos pediram paciência para montar um elenco e agora temos um sem técnico, bem característico da estrutura de futebol RIDÍCULA, que essa diretoria do clube montou, ano passado nos faltou zagueiro e contratamos os mesmos como se estivéssemos no carrefour, o Luxemburgo tinha razão, NÃO SABEM NADA DE FUTEBOL.
    A humildade passa longe do Flamengo nos dias atuais, inclusive de alguns torcedores de gestão, os mesmos endeusam o atual mandatário pelos resultados administrativos e esquecem que até o atual presidente foi torcedor de um Flamengo que tinha alma e torcedores com vontade de vencer.
    Continuo achando que a atual diretoria coloca os planos políticos na frente das necessidades do futebol, nada me explicaria o contrário, aos defensores do profissionalismo do futebol e a modelagem empresarial do clube, posso dizer que isso tudo muito bom, mas o clube não é uma sociedade privada e a mesma possui eleições de 3 em 3 anos e todos sabemos da visibilidade que o cargo de vice de futebol do Flamengo proporciona, ainda mais se o clube for campeão, já tivemos um presidente que foi vereador por vários mandatos e um até deputado federal, e outro vice de futebol que após título brasileiro se tornou deputado estadual e “assim nos tornamos brasileiros”, como diria Cazuza para perda da inocência.
    Sobre o jogo, o mesmo que assisti atentamente, ninguém falou de uma bola do Vaz no começo do primeiro tempo, que o mesmo tenta sair driblando pelo meio e é claro perde a bola e compromete o sistema defensivo como um todo, o mesmo fez no lance do escanteio, tentou um drible e o time se perdeu, focos de insatisfação, leitura de jogo errônea e substituições equivocadas já são uma marca do Zé Ricardo, para ele já deu, foi desnecessária a entrevista do mesmo ao jornal O GLOBO, em que falou que pensou em desitir, falar o quê?
    Esse é o atual Flamengo, bonito com estrutura invejável e alma de perdedor.
    Quero o Flamengo com essa estrutura e alma de vencedor, tendo um flamenguista com experiência na vice presidência de futebol, é pedir muito defensores de gestão?
    Quanto ao nosso próximo adversário (inimigo dessa gestão), é melhor os defensores de gestão, se prepararem pois os mesmos são elogiados por sua entrega e alma em campo, imagina contra a gente e valendo final de taça nacional com vaga na fase de grupos da libertadores, seria bom a diretoria trabalhar bem esses jogos, pois até morte já teve nesse clássico esse ano.
    No mais acredito que ninguém é insubstituível, seja técnico, presidente ou gestão.

    Reply
  44. A obsessao em colocar vaz, gabriel, mancuello e muralha e a mesma quando colocaram Damiao por varios jogos. Coloca-los na vitrine e tentar arrumar um trouxa pra compra-los. Enqt formos gigantes em gestao mas pequenos no futebol passaremos mais um ano a beira de nervos e vexames iminentes. Colocar uma semi-final no pseudo estadio e de um pensamento mt pequeno, que nao condiz com a grandeza do flamengo. Priorizam o lucro em detrimento da qualidade tecnica e porque nao de uma classificacao, assim como em 2013 quando pegamos o bostafogo e demos uma surra de 4 no maracana com 3 de hernane. De la pra ca o sapato alto e a arrogancia prevalecem e me parece que ninguem consegue conter. A escalacao do vaz e do muralha pra mim foi o limite! SRN

    Reply
    • Só olhar pro andar de cima… Kkkk
      O caos começou com o erro absurdo do animal chamado VAZ…
      Até então, estava tudo sob controle e, nós vencendo por 2×1.
      Depois da lambança, nosso sistema defensivo virou casa de Noca…
      Fizeram tudo para reviver Fla x San Lorenzo…
      Desde janeiro falamos sobre a necessidade de um goleiro Top.
      Apareceu em julho mas não pode jogar…
      Contra o Botafogo vão ter que mudar as regras da Fifa.
      Thiago e Muralha ocupando a mesma baliza…
      Absurdo!!!!

      Reply
      • Anderson e Egon,
        E os chiliques do Tuta peruano? Quase foi expulso aquele chorão do caramba! Não têm e nunca terá cara de Flamengo com essas pirraças de adolescente mimado criado em apartamento!

        A comissão técnica tinha que enviar o peruano para ter aulas de como ser sujeito homem e moralizador lá em Angra dos Reis, com nosso Nórdico e maravilhoso muso do blog.

        Reply
  45. Muito preocupante , e à tempos, a fragilidade do nosso departamento de futebol, esse é o ponto . Um clube como o Flamengo que trata de seu principal ativo com teimosia é realmente preocupante.
    Incrível a falta de bom senso e auto crítica do nosso presidente, incrível!!!Rodrigo Caetano, Mozer, Bandeira e Zé Ricardo estão aquém da cúpula que precisamos, falta conhecimento de futebol, falta experiência de futebol, falta malícia pra se lidar com futebol e por fim DNA vencedor , simplesmente entramos em pânico quando o caldo azeda. É nítido a a insegurança e o nervosismo de todos , ser bem intencionado , correto infelizmente não basta .

    Reply
  46. Um tema a ser debatido, sobre o uso da Ilha em grandes jogos.. Aqui vai a opinião de im participante de outro blog:
    “O Flamengo como mandante dar 10% de carga pra visitante, especialmente no Rio, é bem ruim.
    se isso vingar em todos os clássicos nós somos os maiores prejudicados.
    deveríamos ter 50% em todos os nossos jogos e brigar para que nos outros tb tenham.
    Cara, mesmo que esses dois clubes (Vasco e Botafogo) nao conversem eu trataria eles melhor do que nos tratam.
    Os presidentes vão mudar.
    Cedo ou tarde entra alguém razoável lá porque isso não se sustenta
    E aí essa postura ajuda a quebrar isso
    Agora, se entramos nessa onda, mesmo pessoas razoáveis lá podem seguir esse caminho e aí ninguém se entende.
    Eurico e CEP são dois fdp. Minha única gentileza com eles seria convocar pra uma pelada porque aí se machucar não vai ninguémpreso.

    Mas meu ponto é que essa medida não é contra eles, mas contra a torcida de Vasco e Botafogo, que vão guardar isso aí e exigir que os próximos dirigentes façam igual.

    Repito: o grande prejudicado pela consolidação disso é o Flamengo. DE LONGE.
    Deveríamos brigar contra isso de forma xiita.”

    Reply
  47. Caro Kleber e amigos!

    Até o segundo gol do Santos eramos donos da partida, com boas articulações, domínio de passes, organização tática e tudo mais. O Santos parecia um time conformado. Muitos amigos citam a entrada do Gabriel como mortal, mas, penso um pouco diferente. Pecamos na bobagem do Vaz e nas falhas do Muralha. Essa insegurança foi passada para o time, talvez ainda, pelo memória do pesadelo da libertadores.
    Apesar da classificação, considero que não posso comemorar tanto. Existem muitas perguntas sem respostas e muitas incertezas no ar.
    O Flamengo parece que durante as partidas perde a confiança de um tempo para outro e ainda, percebam que alguns jogadores merecem a desconfiança de outros. Mesmo considerando o desconforto atual do ZR, até acho os erros individuais de ontem não podem pautar a forma como ele conduziu a equipe. No primeiro gol do Santos a bola foi perdida num ataque do Flamengo já próximo ao gol. Certamente que alguma coisa precisa ser pensada, analisada e criticada internamente. Quem vai fazer, como e quando é o que parece ser a grande interrogação.
    Diferentemente de alguns, entendo que se o jogo demora mais dois ou três minutos, poderíamos ter sofrido o quinto gol. Não levamos, mas, não duvidem, foi uma derrota humilhante e preocupante. Não vamos bater palmas para as desgraças. O mundo rubro negro precisa ser mais ousado do que a nossa cegueira emocional. O Flamengo está deprimido, em especial, no segundo tempo. Enquanto isso não for aceito, estaremos sofrendo jogo após jogo. De toda forma, a força da torcida pode nos levar ao título. A minha Fé vai por ai. Simplesmente pelo futebol atual, as dúvidas vão continuar. Tomara que tudo mude.
    SRN

    Reply
  48. “O cronograma para a mudança de técnico”
    Não escondo de minguem que Luxemburgo é o meu preferido para assumir o clube até dezembro de 2017.
    Alguns motivos o elencam na minha preferência:
    – Sua experiencia com elencos de craques
    – Seu histórico de vencedor
    – É um técnico atualizado e realista no quesito futebol, tática e elenco.
    – É um excelente psicologo esportivo de grupo
    – Conhecedor do que é Flamengo e sem marca com outros times (Abel e o Fluminense).
    Nossos próximos jogos serão o cronograma ideal para se pensar na troca de técnico:
    – Domingo contra o Corinthians lá – 17a
    – 4a. feira conta o Santos lá – 18a
    – Domingo contra o Vitória aqui – 19a
    Com o fim do 1o. turno, logo após o jogo com o Vitória, segue-se 1 semana sem jogos, data ideal para a integração de um novo técnico ao elenco. Apresenta na 3a, treina na 4a, 5a e 6a e joga o 1o. jogo da 2a fase do Brasileirão contra o Galo, lá! Queira que a cúpula do Flamengo esteja pensando neste cronograma. SRN.

    Reply
    • “O Profexô”
      É o único técnico de nível empregado que creio que toparia pegar o Flamengo assim no meio de temporada, os outros como: Cuca, Abel, Dorival, Renato Gaúcho, e outros de 1a linha, inclusive internacionais, só topariam pegar o time em início de trabalhos, início de temporada. Tem ai o Roger, mas neste caso é trocar 6 por meia dúzia em minha opinião, precisamos de um técnico competente e psicólogo. No quesito de técnicos ainda não consagrados eu admito o Diniz, seria uma aposta estimulante tanto para clube, para o time quanto para a torcida, com grandes riscos tbm. SRN.

      Reply
  49. Tenho vergonha do meu time jogar uma semifinal de uma copa nacional num estádio pra 20.000 pessoas.
    E discordo do nosso presidente, contra esse Botafogo não somos favoritos. Eles tem técnico e raça, nós temos apenas elenco e mais nada.

    Reply
  50. O círculo vicioso: Zé Ricardo protege seus incompetentes da mesma forma que o diretoria do Flamengo protege Zé Ricardo. Omissões sucessivas.

    Reply
  51. Faz muito tempo que não vejo no Flamengo um treinador tão ruim!
    Lembro que certo ano que o Flamengo estava para cair pra segunda divisão, veio o Joel Santana e tirou afastou do elenco Júnior Baiano que tava falhando muito, problema resolvido! No caso de Zé Ricardo, ele não tira do time, mais de jeito nenhum, Márcio Araújo e Rafael Vaz.

    Reply
  52. Muralha falhou em 2 gols e quase comprometeu a classificção.

    Zé Ricardo já na entrevista após o jogo:
    “Muralha foi bem na partida”

    Preciso falar mais alguma coisa depois de uma frase dessa?

    Escutando isso eu entendo que esse técnico é cego ou assim como o Vaz está de brigandeira com nosso Flamengo!

    Fora Zé Ricardo! Pra ontem!

    Reply
  53. Me desculpe, DERROTA COM SABOR DE FRACASSO!!!
    Inadmissível as escolhas do ZR, Rafael Vaz nunca poderia vestir o manto sagrado, era reserva na série B. Era tão fácil manter o Thiago, porque inventar com o Muralha? Gabriel?? Sem comentários!!!

    DEVOLVAM O MEU FLAMENGO!!!

    Reply

Comente.