Adivinhe quem vem para jantar?

Rueda em ação (Foto: Marcos Ribolli)

O noticiário dá conta de que o colombiano Rueda está a caminho de casa após oficializada a proposta do Flamengo e, que já estaria no Rio de Janeiro para dirigir o time no jogo pela Copa do Brasil, quarta-feira da outra semana, contra o Botafogo, no Engenhão.

Isto nos remete a uma profunda reflexão, onde algumas dúvidas começam a atordoar muitas cabeças rubro-negras, sendo que, a principal delas é saber como alguém pode dirigir um time sem ter a mínima noção do elenco que tenha à disposição.

Não faz muito tempo, comentei, atendendo solicitação de um companheiro do blog, que o momento pede um treinador com um mínimo de conhecimento de causa, para, pelo menos, poder saber escalar um time.

Disse também que um treinador estrangeiro poderia ser uma opção, desde que fosse no início de temporada, onde haveria, na pré-temporada, tempo suficiente para que ele tomasse conhecimento do material humano que poderá dispor. Em função destes argumentos, concluí que jamais cogitaria um treinador estrangeiro em um momento como esse. E, ainda conclui dizendo que, por um conceito pessoal, jamais contrataria um treinador de fora.

Talvez na cabeça de quem dirige o futebol do Flamengo possa haver a possibilidade de Rueda chegar com sua comissão técnica e, todos eles serem reais observadores visando a próxima temporada, com o pessoal da casa dirigindo o time nas competições ainda em disputa. Meio confuso, mas também já ouvi falar que isto poderia ocorrer.

O que penso já externei, já deixei bem claro, porém, confesso que algo me intriga. Como é que se contrata alguém sem que se tenha sentado à mesa ou ao sofá ou, seja onde e como for, para, olho no olho, se ter a certeza – aproximada que seja – de que seja este um bom caminho? Quem da direção do Flamengo esteve com Rueda? Quem assina embaixo?

Por favor, que ninguém venha me argumentar que já foi Rueda campeão da Libertadores. Vários técnicos, hoje desempregados, já ganharam títulos importantes. Isto me parece igual ao dirigente que contrata um jogador por DVD, pelos seus melhores momentos. Aí, em passado recente, lembro do diálogo de dois dirigentes rubro-negros, um experiente, outro pato novo, porém, com poder de decisão, que acabara de contratar um zagueiro argentino. Ao ser informado da contratação, o experiente dirigente indagou ao jovem: Você já viu este cara jogando? A resposta do dirigente e a performance do zagueiro foram parecidas. Não – o dirigente – e, provavelmente em função disso, um blefe, uma negação – o zagueiro.

Enfim, aqui estamos para trocar ideias, passar experiência e torcer para que tudo dê certo, até porque, não tenho vocação para masoquista.  Quando o Flamengo vai mal, vou junto, pois não há sintonia entre estar feliz com a tristeza da nação.

Tomara que eu esteja errado, que o colombiano Rueda seja um gênio, que resolva todos os nossos problemas e, que a partir dele, surja o Flamengo dos nossos sonhos. Amém!!!

1 Comentário

  1. Grande Kleber.
    Penso diferente. Acho q a hora é agora. Flamengo saiu a pouco da libertadores e um treinador estudioso de futebol acompanha as melhores equipes, esse era o nosso status. Fomos eliminados jogando bem e por falta de experiência e sorte do nosso antigo treinador, rodamos na primeira fase.
    Hoje vivemos na era digital, se pode conhecer um elenco em alguns vídeos e boas conversas. Claro que o resultado dificilmente será imediato, mas temos um time experiente, que vai ajudar e muito qlq comandante, e jogadores com líderanca em campo para poder organizar um time. Foi assim em 2009 com Pet e Adriano. 2013 com Elias na Copa do Brasil.
    Não temos material humano no Brasil para assumir nossa seleção e com as duas principais competições perdidas, essa é a hora do novo, de arriscar sem medo.
    ABS.

    Reply
      • Meu amigo Luiz!
        Vamos ver se derrubamos esse tabu!
        Qual foi o último técnico estrangeiro que deu certo no nosso futebol?
        Agora somos pedra, meu amigo…
        Rueda é o atual campeão da Libertadores. Mas, nem tudo são flores na vida do nosso futuro técnico.
        Dos 11 titulares, apenas 5 estão no elenco hoje. Pode ser um dos motivos para ter sido eliminado esse ano na primeira fase da Libertadores…
        Como alguns enxergam futebol de forma diferente, mas não deviam, com certeza vamos continuar perdendo gols. Nosso DNA é esse.
        Só espero que da mesma forma que culpavam o Zé, continuem culpando quem for contratado.
        Agora, não vale dizer, que perdemos porque Guerrero, Vizeu e Diego perderam gols.

        Reply
        • “As viúvas do ZR”
          Nosso querido Carlos Egon Prates resolveu aparecer hein! Caríssimo Viking de Angra dos Reis, tú não pensavas que seu retorno iria passar desapercebido sem uma boa gozação não é?

          De qualquer forma fico satisfeito que vc finalmente tenha encerrado os seus 7 dias de luto pela ocasião da demissão do seu querido técnico, o ZR!

          Temi o pior, que a desejada contratação do Profexô ocasionasse uma greve de fome por 365 dias em vc.

          Mas como parece que irão contratar o “Ruela”, ficou mais aliviado não é?

          Reply
          • Estava sem celular e sem CPU, meu nobre amigo.
            A Ampla fez uma festa em Angra. Torrou tudo…
            Obrigado pela preocupação.
            Luto! Só na morte do meu cachorro.
            Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Agora somos chamados de Viúvas do Zé Ricardo. Demitiram o Zé. Aí, ficaram atarantados sobre quem deveria ser contratado. Opiniões totalmente conflitantes. Sinceramente, espero que o Rueda (se for confirmado) consiga fazer com que esse time entre no prumo, porém, como você bem disse, “Só espero que da mesma forma que culpavam o Zé, continuem culpando quem for contratado.
          Agora, não vale dizer, que perdemos porque Guerrero, Vizeu e Diego perderam gols.”
          É isso aí. Quem viver verá!

          Reply
  2. Há ainda muita especulação. Não tiremos conclusões sem algo concreto. Pelo que li, ele ainda não chegou, deve retornar da Alemanha em breve, mas realmente ainda não sentaram pra definir e quarta tá com o Jaime.
    Currículo tem, espero que a comissão fixa faça a adaptação adequada pra ele a fim de não jogarmos fora essas 2 últimas competições que nos resta.

    Reply
  3. O que me espanta é Jaime de Almeida pelo que vi nos noticiários manter Arão,Geovanio e Vizeu titulares-ambos foram os piores em campo domingo-por que não aproveitar o momento é testar uma formação diferente, visto que o jogo é “amistoso”;colocaria Ronaldo e Cuellar de volantes, E.Ribeiro e Paqueta nas meias e no ataque VJ e Berrio.
    Sobre Rueda acho um bom nome, uma vez que tem varios espanicos no elenco que pode ajudar na adapatação;o que não pode é essa escalação do Jaime.

    Reply
    • Muralha, Pará, Rodholfo, Juan e Renê; Márcio Araújo, Willian Arão e Éverton Ribeiro; Everton, Geuvânio e Vizeu.

      Time que treinou e deve jogar segundo a Globo.com

      Reply
  4. Kleber Leite,

    Riger Machado, técnico brasileiro, foi contratado pelo Galo em novembro do ano passado. Teve todo o mês de dezembro para planejar o novo elenco; um mês de pré-temporada e o que aconteceu? Nada, o trabalho dele não foi bom, o time não está jogando bem analisando os jogadores que ele teve a disposição.

    Qual a mágica que Cuca está fazendo no Palmeiras? Ele disse, depois de 2 meses de retorno ao Palestra, que ainda não tinha encontrado o seu time ideal.

    Acredito que essa é a hora de ousar, principalmente pelo fato do mercado interno não oferecer treinadores do nível do Flamengo

    SRN

    Reply
  5. Primeiramente, Jaime é uma piada de mal gosto. Não tinha outra pessoa para escalar o time para o jogo de amanhã?
    Quanto ao Rueda, Kleber, acredito que a diretoria sabe que o ano se 2017 acabou. Estão querendo dar rodagem para o novo treinador poder tentar um ano de conquistas em 2018. O que vier esse ano, será lucro.
    Está claro que a diretoria sabe que jogou fora o ano de 2017, quando decidiu manter o Ze no comando do time.
    Mas penso como você, meu treinador preferido se chama Vanderlei Luxemburgo, mas é fato que ele não irá trabalhar com o Bandeira. Que venha o Rueda !

    Reply
  6. Querido, KL
    A diretoria do Flamengo já anunciou o treinador ou o amigo está usando o seu faro de ex repórter?
    Difícil agradar a todos, apesar de parecer q a diretoria está tentando atender a maioria.
    Foi assim na demissão do ZR e, está sendo assim na escolha do treinador (caso Rueda seja confirmado).
    Em uma postagem atras, vc ensinava (e muito bem) como a diretoria deveria agir para nao pagar MICO, como afirmam q aconteceu no caso ROGER. Será se a diretoria não está agindo assim? Alguém chegou, sentiu q o treinador tem interesse e, a partir daí, os dirigentes estão NEGOCIANDO. Como Rueda está em trânsito (noticias dão conta q ele está retornando da Alemanha para a Colômbia), o meio mais ideal e rapido para manter contacto seria o telefone.
    Certamente, a negociação só deve ser fechada com ele chegando aqui e sentando com a diretoria.
    O “NOSSO” problema é que achamos saber mais do que está acontecendo e como resolver do que os dirigentes q estão lá. Me faz lembrar de político em época de campanha. Tem a solução para todos os problemas do País, mas qdo chega la… sabemos o que acontece.
    Opinião: não vejo no momento no nosso futebol ninguém disponível capaz de assumir o time. Isso sempre foi dito aqui. O problema não é demitir o ZR, mas saber quem contratar para assumir o time.
    Ai está a prova.
    Se Rueda for confirmado, independente de ser estrangeiro ou não ; conhecer o elenco ou não. Torço para que ele acerte o time, sabendo que, mesmo q isso aconteça, não vai agradar a todos.
    SRN!

    Reply
    • Carloto, é isso aí.
      “O “NOSSO” problema é que achamos (acham) saber mais do que está acontecendo e como resolver do que os dirigentes q estão lá. Me faz lembrar de político em época de campanha. Tem a solução para todos os problemas do País, mas qdo chega la… sabemos o que acontece.”
      Dirigente de Clube não tem que dar ouvido a torcida e analistas. Torcida age com o coração e analistas, no conforto das cabines e estúdios, sem saber o que acontece nos bastidores, ficam dando palpites.
      Na minha opinião, o ideal seria a permanência do Zé Ricardo, colocando ao lado dele alguém “cascudo”, como fez o Botafogo com o Antonio Lopez.
      Volto a dizer, queriam porque queriam a demissão do Zé e a contratação de treinadores inviáveis (os melhores trabalhando) nessa altura do campeonato. Agora, tem que aguentar.
      Se algum treinador aceitasse dirigir o time até o final do ano, eu ficaria desconfiado.

      Reply
      • Pois é Luiz!
        “queriam porque queriam a demissão do Zé”
        Como venho escrevendo faz tempo, esse não é o maior problema! Mas sim, QUEM…

        Reply
  7. Vou repetir o que eu disse no post anterior:

    “Rueda é um cara bom, apesar de nenhum estrangeiro ter dado certo no Brasil.

    Com a chegada desse colombiano precisaremos de paciência (!) e acostumar com situações bem diferentes das que estamos acostumados. Times diferentes a cada jogo, jogador atuando em várias posições, comportamento indiferente em algumas situações, enfim.

    É uma aposta, mas que dê certo!”

    Agora, vejo que nossa diretoria tem se pautado pelas redes sociais. Foi assim com a chegada do Everton Ribeiro, do Diego Alves e agora do Rueda. A torcida faz aquele auê, a imprensa vem junto e o Flamengo vai atrás.

    Pelo que li, parece que Roger e Carpegiani foram procurados, mas não quiseram. Aí, sobrou o Rueda. Daqui a pouco ligam pro Zé Ricardo dizendo que era pegadinha a sua demissão.

    Reply
  8. Em tempo, nenhum técnico q for contratado conhece o elenco melhor q o Jaime de Almeida, certo?
    Pois bem, para o jogo desta quarta, M Araújo está de volta ao time titular e, mesmo sem Guerrero e Mancuello, Conca não foi relacionado.
    Quem souber pq Conca não foi relacionado, que nos brinde com a informação.
    Qdo o ZR não relacionava, era pq não gostava ou era burro.
    SRN!

    Reply
    • Carloto, o Conca não tem condição atlética para jogar
      e, talvez demore a tê-la. Tenho certeza que o Jayme saberá
      desempenhar suas funções de auxiliar. É bom não esquecermos que
      o Jayme foi o técnico do nosso último título nacional.

      Reply
      • Não foi o que ele postou nas redes sociais, meu caro Paulo César.
        Mas seguindo a sua informação, pq ninguém do clube vem a público e fala isso?
        O próprio Rodrigo Caetano disse, em recente entrevista, que o jogador estava a disposição e que o seu aproveitamento dependia, único e exclusivamente, da comissão técnica.
        Isso qdo ZR, ainda, era o treinador.
        Aí tem algo que precisa ser esclarecido.
        SRN!

        Reply
      • O Bandeira acabou de desmentir esta informação na Fox,Robson. Todos sabiam do risco e bancaram a contratação, segundo o presidente.
        SRN!

        Reply
  9. Kleber, vc esta certo quanto a contratacao sem a conversa olho no olho. Para montar uma bola boa, e preciso sentar com os contratados tete-a-tete, sentir os caras. Mas essa diretoria nao pensa assim. A pergunta agora e: o que faz Rodrigo Caetano no Flamengo que nem contratar um tecnico de forma decente consegue? Ou estara sendo tolhido pelo presidente e seu inseparavel CEO? Acho que a resposta dos fracassos atuais esta nesta pergunta.

    Reply
  10. Meu caro Kleber, esse negocio de ser estudioso é muito relativo. Zé também era estudioso mas não conseguiu passar suas ideias para o time.

    Não tenho opinião formada sobre esse treinador. Vou formá-la vendo o seu trabalho no dia a dia. Muitos aqui gostaram, então entendo que pode ser alguém que agregue valor ao time.

    Algo tinha que ser feito, certo. Então, eles fizeram. O tempo agora é o juiz. Ele dirá se acertaram a mão ou erraram novamente. Espero que Senior Rueda nos traga boas ideias e torne esse time competitivo. Estamos muito dependentes do talento individual de alguns jogadores para alcançar vitórias. O time do Corinthians não deixa dúvida de que quem ganha campeonato é o conjunto todo, pois o craque, como aconteceu em algums jogos, pode não estar num dia inspirado e aí nada acontece.

    Reply
    • Helder, esse negócio de não saber passar suas idéias para o time, me lembra o treineiro chamado Mano Menezes.
      O problema é que os principais jogadores não estão jogando absolutamente nada.

      Reply
  11. Primeiramente o FLA já fez pré temporada. Não importa se com ele ou sem, mas FEZ. Essa desculpa de pre- temporada é antiga e insuficiente. Melhor com ela claro porém é um detalhe.
    Para conhecer o elenco é só passar a ele DVDs com os jogos do FLA acompanhado de um pequeno relatorio sobre cada jogador, caracteristicas e pontos fortes e fracos. O mesmo vale para os adversários.
    Isso é trabalho pro setor de inteligencia do FLA. Por isso tem esse nome. Por isso corintians ficou forte MONTOU UMA ESTRUTURA DE ANALISE.

    O resto é sorte.

    Agora a entrevisa do R Caetano transpareceu que os JOGADORE ñ queriam jogar, como TODO BRASIL PERCEBIA.

    Reply
  12. Caros amigos
    Eu esperaria a virada do ano, o Brasileiro já está perdido, e copa do Brasil o Jaime tem experiência, já ganhou uma com time inferior. No fim da temporada podemos escolher entre Abel ou Renato gaúcho, pois ambos já deram declarações que gostariam de treinar o Flamengo , e aposto que já devem ter inclusive time e a forma de jogar na cabeça

    Reply
  13. Boa noite, amigos.
    Acho que a diretoria está planejando 2018, pois sabe que em 2017, os títulos importantes já eram. Estamos em duas competições de menor escalão, e Rueda ( caso confirmado) poderia usá-las como laboratório visando títulos mais cobiçados. Claro que teremos que ter paciência. O cara vai precisar conhecer o elenco, e principalmente entender o que é Flamengo.
    Dará certo? Não sei. Vamos torcer e preparar as cornetas. Kkkk. Provavelmente teremos a turma do Rueda x turma contra. Sinceramente? Acho muito legal essa “briga” no blog.
    SRN.

    Reply
  14. Kleber, a falta de contato pessoal, vis à vis, é sim preocupante. Circula a informação que, se contratado, o Rueda traria uma equipe enorme: auxiliar, preparador físico, fisiologista psicólogo ou seja uma entourage. Particularmente achei errada a demissão do Zé Ricardo a essa
    altura do calendário. Mas já que demitiu e na minha opinião, o ideal seria ir com o Jayme até o fim e contratar um nacional para a próxima temporada, quem sabe o Luxemburgo ou o Renato. A possibilidade do Jayme ir comandando o time com a supervisão do Rueda também é uma alternativa
    já que o colombiano não conhece o nosso elenco e nem os outros times.

    Reply
  15. Amigos do blog, melhor errar tentando que ficar no marasmo : quem no mercado brasileiro poderia assumir o Flamengo? jorginho, carpegiani, eduardo batista, roger, fernando diniz, jaime de alameida….. por favor menos, bem menos.
    Sou o maior crítico dessa diretoria, mas me parece um gol de placa arriscar num cara com a vivência do Rueda.
    Ficamos 14 meses aturando o ZR fazer estágio ( reparem como tinha gente buzinando na beira do campo no ouvido do ZR ) e para os esquecidos lembro que o Flamengo tem história com estrangeiros, Fleitas Solich.
    Está mais que na hora de reverter a inércia, ter alguém com pulso firme na beira do campo.
    Saudações

    Reply
  16. Caro Kléber e amigos!
    Particularmente gostaria que fosse ou que seja um técnico brasileiro, acho melhor.
    Lendo os comentários acima, até me rendo a acreditar que de repente o Reinaldo possa dá certo. Vamos entender que talvez a diretoria esteja se preparando com ele para uma futura libertadores, pois, perdemos essa por bobagem. O brasileiro já se foi e lutaremos por um G6. Entendo que a Copa do Brasil seja o Jaime no comando e que ele na comissão técnica, ajudará o colombiano a entender o Flamengo em seis meses.
    Vamos aguardar e torcer. Dá forma que estava não dava mais e a mudança vem pelo barulho da nação.
    O Flamengo é muito grande para ser laboratório de dirigentes que de futebol entendem pouco. Que o Colombiano seja o acerto de todos os técnicos que passearam pela gávea. O EBM precisa acertar o alvo no futebol, pois nas finanças, já está mais do que reconhecido.
    SRN

    Reply
  17. Meu Deus o que será de nós rubro negros , trazendo um técnico que não conhece quase nada do Flamengo e ainda chegando com a temporada quase no fim .
    Essa diretoria é ótima , mas no futebol é lamentável até agora.mas como sou flamenguista apaixonado, torço pra que de muito certo .

    Reply
  18. Sejamos práticos, considerando o desempenho dos últimos técnicos estrangeiros nos clubes brasileiros, considerando a fla corneta e sua total falta de paciência e sua enorme facilidade em causar problema, sem dar a menor pista sobre a melhor solução.

    Tenho 100% que nos moldes atuais o treinador em questão, se fechar, não terminará o ano como técnico do Flamengo.

    O jeito é torcer para fazer logo os 45 pontos.

    SRN

    Reply
  19. Prezado presidente, permita-me discordar de você. Rueda ao meu ver, a melhor aposta que essa diretoria perdida em termos de futebol poderia fazer. Um treinador experiente, vencedor, já dirigiu três seleções, já disputou 4 mundiais, sendo 2 seleções principais, um sub 20 e um interclubes. Estudioso com planos para treinar alguma equipe na Europa. No mercado nenhum técnico brasileiro com um currículo desse, aliás desempregados hoje, nenhum seria muito diferente do que tiamos. Nenhum. Carpeggiani?? Sinceramente em 81 não era treinador ainda e aquele time com Zico… qualquer um desde que não atrapalha-se seria vencedor. Tanto que o mesmo voltou ao flamengo em 2000 e foi muito mal, seu último trabalho, Coritiba, nada de excepcional. O Roger piada de péssimo gosto, os outros nem falo, porque desempregados hoje, todos insignificantes. Jaime outra grande incoerência. Vimos hoje com a escalação dele para o jogo de amanhã, porque o Zé Ricardo era tão mal acessorado. Conca, pra mim a maior incoerência de todas ou a maior da irresponsabilidades de todas. Ou vêem a público dizer o porquê não está sendo utilizado ou passem um atestado de burrice, pois contrataram um jogador que não jogará. A torcida e o próprio Conca tem que saber o que está acontecendo. Esperamos caso o Rueda realmente venha, acabe essa multidão de incoerências que é hoje o futebol do Flamengo. Com relação a resultados: se conseguir melhorar já será um grande lucro. Pois quem em sã consciência teria coragem de dizer que o Flamengo irá ganhar algum título nesse ano jogando o futebol que vem apresentando??
    Com o futebol apresentado e as incoerências da comissão técnica do Flamengo, não passa da semi final da copa do Brasil, nem vai longe na sul americana e dificilmente chegará a libertadores em 2018. Então é melhor começar a chamada pré temporada agora em agosto, do que se iludir com que vinha sendo apresentado e vai que o cara é bom mesmo e da um jeito nessa vergonha que virou o futebol do Flamengo?
    Pra mim, melhor aposta, impossível. Antes o que tem de melhor mesmo sendo de fora, do que esse monte de nada que tem no mercado no momento. E precisamos perder esse grande pre conceito com treinadores do exterior, porque a tempos nosso futebol interno parou no tempo. Quando fomos a final de uma libertadores??
    2013. A quatro anos um clube brasileiro sequer vai uma final de libertadores. Precisamos reciclar e tentar algo diferente.

    Reply
  20. Exigimos uma explicação pq um jogador que ganha 400 mil mensais e que atuou somente 15 minutos esse ano, aliás esses 15 minutos estão custando 400 mil mensais, não é nem relacionado ?
    Pq não escalar neste amistoso de hoje? Burrice. Escalem o cara e vejam se ele ainda dá caldo.
    Quanto ao Rueda, fechado com ele. Faltava pulso e ordem nas quatro linhas.

    Reply
    • Tem explicação não meu caro Octávio Drummond. O RC viu uma oportunidade de trazer um craque, em um momento qdo só tínhamos o Diego, calendário com várias competições, comprar jogador como compramos o ER7 é raridade, então Conca vei neste contexto.
      Foi uma boa arriscada, poderia ter dado certo, mas o Conca vai ter que operar de novo eu acho.

      Reply
  21. Melhor pecar procurando acertar,pelo atual cenário de técnicos no Brasil a diretoria resolveu arriscar,só que o que baleatos gostando é que o Fla tem jogo decisivo na copa do Brasil e o colombiano pelo visto não irá treinar o time até lá .O Jaime deu certo em 2013 mais isso não quer dizer que dará certo esse ano,assim que o Murici saiu quem assumiu foi o Jaime e não conseguiu nenhuma vitória .

    Reply
  22. A verdade é que o Rueda não é um técnico estrangeiro que chega e não conhece nada do futebol brasileiro, pelo contrario é um técnico muito estudioso e que sonha em treinar um time no Brasil e por isso a MUITOS ANOS conhece nosso futebol e os jogadores que aqui estão, além disso fala português fluente, se bem que uma boa parte do nosso elenco fala espanhol.
    Se alguém tiver tempo assista a entrevista dele após a tragedia da chape ele fala muito do futebol brasileiro e mostra total conhecimento de causa.
    RUEDA é melhor que qualquer técnico hoje da serie A FATO!!!!!
    Seja bem vindo RUEDA você está entre os 5 melhores técnicos sul-americanos do mundo é um honra ter você no mengão.
    SRN.

    Reply
  23. Acho q cada vez mais fica provado que essa gestão, tão elogiada, sabe muito bem guardar dinheiro, mas gastar não é o forte deles. Por exemplo, Carlos Eduardo, Marcelo Cirino, vários estrangeiros desconhecidos, jogadores lesionados e agora esse técnico colombiano. Tomara que eu queime a língua, mas acho que agora iremos voltar a lutar para não sermos rebaixados, afinal só temos ainda 29 pontos. Esses treinadores estrangeiros não dão certo aqui e em um clube bagunçado em termos de comando como o Flamengo não vejo a menor chance. Então, falando novamente em saber guardar mas não saber gastar, mais dinheiro mal empregado será jogado fora pelos “Os Caras” de gestão do futebol. Insistindo, estou na torcida para que ao final disso tudo, o próximo mandatário não venha com aquele papinho da moda de todos os políticos hoje em dia: o gestor anterior esvaziou os cofres e o clube está falido. Tomara que realmente eles saibam guardar dinheiro tão bem como parece.
    SRN

    Reply
    • O Cirino quando veio era o melhor atacante do país. Fazia misérias no Atlético-PR. Tinha a velocidade do Berrio e ainda fazia gols.

      Sei lá o que houve.

      Reply
      • Prezado, você esta completamente equivocado, a torcida\ do Atlético PR, não suportava o Cirino, entrava e saia. Todos ficaram com a imagem do gol que ele fez no Flamengo na Copa do Brasi/13. Os paranaenses até hoje nos agradecem por compra “aquela coisa”, e outra, já foi mandado embora do Inter. Quanto a Berrio era reserva no nacional da Colombia o tutular (nao lembro o nome), foi vendido e ele começou a jogar nos últimos 06 meses e o Flamengo foi lá e aceitou a proposta pedida pelo Atlético Nacional, infelizmente.
        Sds rubro-negra.

        Reply
  24. Kleber,

    Me desculpe, mas se conversa “olho no olho” resolvesse alguma coisa, não teríamos sofrido tanto com o fraco Zé Ricardo, que ficou 14 meses OLHANDO NO OLHO desses dirigentes: EBM, RC e FL, que pouco ou nada entendem de futebol, e o mantiveram até perdermos a Libertadores e o Brasileiro de 2017.

    A contratação de um técnico estrangeiro, que a princípio deverá ter um bom período de adaptação, nada mas é do que a constatação por parte dessa diretoria, de que erraram ao manter o Zé Ricardo por tanto tempo e agora já estão pensando mais em 2018 do que no que ainda resta de 2017…

    Planejamento que é bom nada, até porque como podem PLANEJAR O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL, SE NADA OU MUITO POUCO ENTENDEM DE FUTEBOL ???

    Até quando vamos ter que aturar esse fraquíssimo Diretor Executivo de Futebol, Sr. Rodrigo Caetano ???

    Por favor Kleber, com sua vasta experiência na área, me apresente o que esse senhor fez até hoje no Flamengo, além de várias contratações equivocadas, vários “micos” esportivos, falta de comando em situações como a do “Bonde da Stella”, pouquíssimas conquistas esportivas e ainda, mesmo com tanto dinheiro à disposição para montagem de um forte elenco, ainda temos jogadores do nível de Pará, Rafael Vaz, Márcio Araújo, Gabriel, etc, etc, etc…

    Enfim, o que nos resta É TORCER PELO RUEDA !!!
    Entendo que o planejamento agora deva ser o de se focar na conquista de uma vaga para a Libertadores, preferencialmente uma vaga direta, pela conquista da Copa do Brasil ou da Sul-americana ou ainda, se ficarmos até o 4o lugar no Brasileiro.
    Acredito que todas essas metas são factíveis, principalmente alguma conquista nos dois torneios de mata a mata, com isso o Rueda teria um bom período de adaptação até o final do ano, teria ainda a pré temporada de 2018 e começaríamos o próximo ano, bem estruturados e preparados para mais uma participação na Libertadores.

    Espero que o Rueda tenha TOTAL LIBERDADE para implementar sua filosofia de trabalho e que a torcida entenda e dê tempo para isso também, pois tenho plena certeza que ele tem todas as condições para desenvolver um ótimo trabalho de longo prazo !!!

    SRN

    Reply
  25. Prezados,
    Acho interessante a alegação de que “nenhum treinador estrangeiro deu certo”… E eu lhes pergunto, então: Quantos treinadores brasileiros passaram e deram certo no Flamengo nos últimos 20 anos? De grande só tivemos 01 Brasileiro (Andrade), e as complementares 02 Copas do Brasil (Ney Franco e Jayme) e 01 Mercosul (Carlinhos).

    O R.Rueda está muito a frente dos brasileiros disponíveis no mercado.

    Reply
    • Diego,
      Em um ponto eu concordo com vc, ou seja, que os paradigmas uma dia tem que cair. Então essa histórica que o Flamengo só é campeão com treinador de casa tem que acabar!

      Outro paradigma, esse mais profundo e realista é o fato de técnico estrangeiro naufragar no futebol nacional. Um dia isso tbm vai acabar, mas tem um detalhe.

      O detalhe é justamente o momento e circunstância para tal. O melhor a ser feito seria o Jaime dirigir esse time e ter o Rueda como observador para assumir no fim do ano, mas isso é uma utopia, acho que nem os alemães metódicos fariam algo assim.

      Em tempo nossa prioridade nr. 1 são so 41 a 45 pontos, prioridade 2 é chegar entre o G6 no Brasileirão.

      Reply
      • Na verdade, caro Jabba The Hutt, esse paradigma a que se refere, se entendi bem o que queria dizer, já foi quebrado há tempos. A nossa história futebolística mostra que o Mengão já foi treinado e campeão com vários técnicos estrangeiros. Quem não se lembra, por exemplo, do tricampeonato carioca 53-54-55 com Fleitas Solich.

        Uma coisa que acho importante num técnico mais cascudo é a coragem que terá para barrar nossos medalhões quando não estiverem bem no jogo, coisa que o Zé Ricardo parecia ter medo de fazer. Nesse sentido é muito importante técnico com coragem e capacidade para enfrentar esses jogadores que se acham intocáveis.

        Diego deu entrevista dizendo estar chateado pela saída do Zé Ricardo, mas todos se lembram bem da sua cara azeda quando foi substituído no ano passado no jogo contra o Palmeiras após a expulsão do Márcio Araújo. Precisamos de técnico que tenha o grupo nas mãos e saiba mostrar a eles que quando não estão bem, é banco.

        Não conheço bem o trabalho do Senior Rueda, então, pessoalmente, estou ansioso para ver o que vai dar. Sei, como a maioria sabe, dos grandes resultados que ele obteve recentemente com o Atlético Nacional, mas isso é muito pouco para saber como ele lida com o grupo. Sabemos que nossos jogadores são muito mimados e as vezes precisam de um puxãozinho de orelha. Vamos ver se ele tem peito para isso.

        Reply
  26. Eu pessoalmente não estou feliz com a provável escolha do Rueda.

    Afinal quem é Rueda? Campeão Colombiano? Campeão da Libertadores, um torneiro mata-mata importante sem dúvida. É credenciado para o Flamengo? Sim o é! É recomendável para o momento? Não, não o é!

    Penso em que em um cenário recomendaria além de credenciamento técnico, profundo conhecimento do futebol brasileiro e do elenco do Flamengo.

    Assisti a recente entrevista do executivo de futebol do Flamengo, Sr. Rodrigo Caetano. Muito coerente, preciso e seguro em tudo, sem dúvida uma excelente estampa, a não ser por um fato:
    Nos últimos 7 anos, o Cruzeiro fez time forte e foi campeão, o Corinthians fez time e foi bi-campeão, o Palmeiras fez time forte e foi Campeão. O Flamengo é o único que fez time forte e não será campeão brasileiro, algo a se pensar. Td muito lindo e bonito Sr. RC e EMB, mas tbm td muito errado! SRN.

    Reply
    • Amigo Nino só um comentário a acrescentar o Rueda conheci sim e muito o futebol Brasileiro e com certeza o Flamengo e não é de hoje isso, ele vem se preparando para estar no Brasil desde de 2010 e desde então estuda nosso futebol.
      Vale lembrar que São Paulo tentou sua contratação e o Corinthians também esse só não conseguiu devido a cirurgia feita pelo treinador.
      Estaremos em boas mãos, ele chega na hora certa vai ter até Dezembro para implantar suas ideias e montar elenco para 2018, ou seja pela primeira vez em muitos ano vamos começar um ano com um time pronto e não em fase de montagem.
      SRN

      Reply
      • Só para fazer justiça ao time da “cachorrada”. Ganhou da metade da América do Sul até o momento. Esse ano ganhou de mais de 60% dos clubes campeões da Libertadores nestes últimos 40 anos.

        Reply
  27. Kleber,tem umas figuras aqui que fazem parecer tudo fácil,parece que o futebol faz parte de outro planeta como se os jogadores não tivessem família e nem problemas de convívio, provavelmente com a argumentação que ganham muito bem e etc….
    Deve ser igual na casa deles sem problemas só felicidade!
    Vc tem razão e comungo da mesma forma que o ideal seria começar a partir de janeiro /2018,embora no início provavelmente o time volte a ganhar algumas partidas,depois deve voltar a ser irregular.
    Enfim vamos voltar a “remar” tudo de novo.

    Reply
  28. Kleber,
    “Reinaldo Rueda trabalhou utilizando dois meias de criação na equipe do Atlético Nacional. A equipe era composta por Macnelly Torres e Alejandro Guerra (atualmente no Palmeiras). Essa habilidade o treinador poderia repetir no Flamengo, obtendo o máximo do desempenho de Diego e Everton Ribeiro.”
    “No Flamengo, a regra é vencer, vencer, vencer… Para isso, é importante que o líder da equipe tenha uma mentalidade vencedora, não se acomode com as derrotas e não profere discursos de comodismo aos atletas que lidera. Reinaldo Rueda em dois anos de Atlético Nacional conquistou títulos nacionais, conseguiu uma Copa Libertadores, Recopa Sulamericana e chegou a final da Copa Sulamericana, CEDENDO cordialmente o título a equipe da Chapecoense.”

    Por fim, sejamos realistas que o Rueda não foi escolhido por ser nosso sogrão, pois dentro das opções disponíveis é a melhor de todas. Basta agora o flamengo com suas ‘áreas integradas’ orientar o treinador para tirar o melhor proveito possível, facilitando e acelerando a adaptação e transição.

    Reply
  29. Belíssima pergunta, KL. “Como é que se contrata alguém sem que se tenha sentado à mesa ou ao sofá ou, seja onde e como for, para, olho no olho, se ter a certeza – aproximada que seja – de que seja este um bom caminho?”.

    Reply
  30. Caros,
    Entendo a reação da maioria, incluindo Kleber. É comum reagirmos a um fato novo, no caso, um técnico estrangeiro. Se fosse um alemão, inglês, etc., seria contra por causa da barreira da língua.
    Mas o espanhol vira portunhol e é de fácil entendimento.
    Rueda é um estudioso, um treinador do qual o Flamengo está precisando nessa mudança de patamar do time. Estamos deixando de ser uma equipe comum, que nem sonhava tão grande, para atingir um nível de excelência no futebol.
    Pelo que vi, o conceito dele vai ao encontro do que o Flamengo precisa. De um organizador da defesa, em primeiro lugar, seguido da posse de bola.
    Claro que precisamos também fazer gols. Mas se a defesa não levar essa quantidade atual, certamente as vitórias aumentarão. Vide o exemplo dos dois jogos contra o Santos…

    Reply
    • João, esse papo de “estudioso” esta virando clichê! Ele não vai fazer Enem!

      Então é bom que venha e resolva o nosso problema. Uma companheiro do blog disse que ele jogou com 2 meias recentemente, tai algo que eu gostaria de ver, pq estou cansado desse Zé Ricadez de compactação de linhas, bloqueio de corredores, chuverinhos na área!

      Reply
      • Boa noite, amigos.
        Caro amigo, Nino, não fique muito entusiasmado, pois Rueda acabou barrando Guerra e usou um jogador mais marcador no lugar.
        SRN.

        Reply
  31. Vejam o Renato Gaucho que treinou varias vezes intercaladamente esse mesmo GRENIO nos ultimos anos e sem SUCESSO. Agora chegoutotalmente desacreditado e ENCAIXOU. Futebol não é só uma questão de competecia é muito mais uma SORTE do estilo do técnico encaixar com o estilo do elenco. Quem já teve tecnicos sabe do que estou falando.
    Vejam o corinthians até o Carile sesurpreende com o ENCAIXE. Ele armou o time no mesmo molde que o FLA 2016 ele queria corrigir assim como o FLA do segundo semestre 2016. Arrumou a DEFEZA e o time encaixou TOTALMENTE como o FLA2016 a diferença é que eles fizeram isso no 1 turno.

    Reply
  32. Eu acho que o Flamengo chegou num ponto que precisaria em vez de um simples técnico, um triunvirato pensante. 3 cabeças acho que pensam melhor que uma. E evitaria o desgaste na hora de tirar ou por alguém no time. Poderiam chegar num consenso observando melhor o time. Como hoje todo mundo opina na escalação fica difícil para um técnico segurar esse rojão que é treinar o Flamengo.

    Reply
  33. O trabalho feito ano passado foi um trabalho que tinha o Zé R à frente porem era praticamente uma comissao. Esse ano houve claramente uma concentração do poder tático, técnico e de campo nas mãos do Zé.
    Resumindo ano passado a camição trabalhou deforma HORIZONTALIZADA, mas gradativamente o trobalho foi VERTICALIZANDO com o Zé no topo da piramida, daí a queda de rendimento. Enquanto mais o comando foi VERTICALIZANDO nas mãos do Zé mais o rendimento foi caindo.

    Reply
  34. Tomara ele que acerte. Mas ouvi uma declaração do Rever, refletindo o sentimento do grupo, que um técnico estrangeiro NÃO CAÍRIA bem agora. Parece que estão super valorizando o trabalho do Rueda, penso que o momento do Flamengo pedia um técnico nacional e experiente….
    Evidente que este treinador deve estar sendo contratado via “watsapp” , porque nessa diretoria de omissos, ninguém entende nada de futebol. E insisto, senão demitir os marajas R.Caetano , Fred Luz e Mozer, o futebol não vai engrenar….
    Apesar das lambanças da diretoria, acredito que se o grupo quiser e se empenhar ainda conseguiremos ganhar mais um titulo esse ano !
    Tudo indica que o J.Almeida irá escalar o que tem de melhor pra esse “jogão” de hoje, realmente muito me decepciona o departamento de futebol do Flamengo, vamos perder mais uma chance de dar um descanso aos principais atletas e observar outros,imagino que deva ser exigência da TV, porque se estiverem com medo do Palestino, é melhor fechar as portas e entrar de ferias….
    Fora R.Caetano !

    Reply
  35. Continuo achando que o Flamengo não devia ter trocado de tecnico e sim reforçado a comissão tecnica contratando o Andrade para ajuda-lo. Com todo respeito, não sei ate agora o que o Mozer faz atualmente no Mais Querido; não conheço o tecnico que dizem o clube ter acertado, mas prefiro ele do que a maioria dos enganadores brasileiros que estão aqui á cavar uma vaga. Época de trocar treinador é em dezembro ao encerrar o brasileiro para que o tecnico monte suas estrategias para o ano seguinte.

    Reply
  36. Se o Rueda vier para o FLAMENGO estará colocando mais uma Sel. no curriculo dele. Esse time era para disputar a Copa América e não a libertadores.
    As vezes eu exagero só um POUQUINHO pra dar tempero. kkk

    Por que não deixar o Jayme dirigir o time na Copa do Brasil e o Rueda nas outras competiçoes.

    Sempre fui a favos do FLA ter mais de um técnico em competiçoes diferente isso sim seria a melhor
    de dar oportunidades para BASE. Assim fazia o S Paulo do Tele S. Assim o S. Paulo se tornou uma máqunia de revelar e de títulos no inicio dos anos 90. Ou na
    Copa Sulamericana ou C do Brasil o FLA deveria ter inscrito um time com MAIORIA DA BASE.

    Reply
  37. Se o Rueda vier,precisará de um período de adaptação e conhecimento do elenco.Nesta fase Jaime deveria ficar à frente do time,passando informações,trocando idéias com Rueda,e de comum acôrdo fazer as alterações necessárias.Isto se chama transição.Que acontece nos lugares onde há mudança de direção.
    Neste começo,têm que trabalhar juntos !
    No entanto a Gávea ferve.Popoca demitido.Saiu “cuspindo marimbondo”
    SRN.

    Reply

Comente.