Final de semana bom, surpreendente e preocupante…

Bom pra quem? Pra nós!

Sempre comento e repito que confiança é quase tudo em futebol. E, esta rodada do Campeonato Brasileiro, como interferência no jogo decisivo de quarta-feira, pela Copa do Brasil, foi amplamente favorável ao Flamengo.

Não só a vitória, mas principalmente o desabrochar da garotada, representada por Vinícius Júnior e Paquetá, é um sopro de animação, esperança e bom presságio para a hora da decisão na Copa do Brasil.

O Botafogo, que hoje foi derrotado pela Ponte Preta, ao contrário, sai de uma derrota para um momento de decisão. Além do ânimo em baixa, há também desfalques importantes. Em síntese, com todo respeito ao Botafogo, o sopro da vitória está com pinta de que vai para o Maraca de vermelho e preto.

A surpresa ficou por conta do Corinthians que, jogando em casa, para um público superior a 40 mil pessoas, perdeu a longa invencibilidade no Campeonato Brasileiro para o inconstante e imprevisível Vitória.

Aliás, aí está a explicação para o fato do futebol ser o mais popular esporte do planeta. Nada contra os outros esportes, mas o único absolutamente imprevisível, é o velho esporte bretão. No basquete ou no vôlei, inimaginável um time muito bom perder para um razoável. No futebol, a zebra é uma realidade.

E eu que ia neste POST, propor uma pesquisa para saber para quem o Corinthians iria – ou não –  capitular… A ideia chegou atrasada…. Que zebraça!!!!!!!

A preocupação, com certeza absoluta, deve estar na cabeça de todos os vascaínos. A derrota contundente por 3 a 0 para o Bahia, somando-se ao momento político do clube, deixa o ambiente conturbado e faz surgir o fantasma de mais um rebaixamento. Meus amigos vascaínos estão apavorados. E, com toda razão…

Para finalizar, deixo vocês com duas imagens praticamente iguais. O gol de Romário, pelas eliminatórias, e o gol de Vinicius Junior, pelo Campeonato Brasileiro. Impressionante como os gols foram parecidos. A imagem me foi encaminhado pelo nosso amigo Radamés Lattari.

 

1 Comentário

  1. Paulo, segundo o próprio Rueda, a escalação foi dedo do Jayme.

    Outra coisa, dos 7 primeiros, só o Flamengo venceu.

    E para fechar, em Florianópolis é dado como certa a chegada do Mancuello para o Avaí. Tentaram Gabriel também, mas o Flamengo não o liberou antes do término da Copa do Brasil.

    Reply
    • Henrique, só para entender, então quer dizer que o Gabriel também pode ir para o Avaí depois que terminar a Copa do Brasil? Outra coisa, qual a razão de terem segurado o Gabriel? Ele hoje não passa da terceira opção na sua posição?

      Reply
      • Helder, o próprio presidente do Avaí disse que pediu o Gabriel e o Flamengo não o liberou por causa da Copa do Brasil. A Copa do Brasil acaba em 12/10 e as inscrições para o Brasileiro no começo de setembro.

        Quanto ao Mancuello, informações da imprensa. Eu não o liberaria e acho que o Rueda vai usá-lo.

        Reply
    • Henrique,
      Que bom que foi por indicação do Jaime, isso só reforça o que afirmei: NÓS TEMOS TÉCNICO !!!

      Isso mesmo Henrique, ESCUTAR a comissão técnica sem o medo de se achar relegado a um 2o plano, sem o medo de demonstrar insegurança, isso ratifica a minha afirmação, claro que o Rueda deve mesmo ter escutado o Jaime e outros também, isso é mais do que lógico, isso retrata o que todos nós sabemos, ele ainda não conhece o elenco, agora isso também deixa evidente que o fato dele ser um TÉCNICO, lhe dá e liberdade de escutar, avaliar e alterar o que for necessário, demonstrando sua experiência, sua segurança e seu DESAPEGO ao cargo.

      O Zé Ricardo ficou 14 meses escutando a torcida e com certeza, também ao Jaime e outros integrantes da comissão técnica, sobre suas teimosias, como por exemplo Márcio Araújo, dentre outros, e o que ele fez, NADA!
      Nada, simplesmente por ser inseguro, ou melhor POR NÃO SER TÉCNICO DE FUTEBOL, E SIM PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA !!! (morreu abraçado às suas teimosias…)

      Como disse em meu último post, não temos como saber de o Rueda vai ou não dar certo, se terá tempo e a paciência da torcida para poder implementar sua metodologia e filosofia de jogo, mas não tenho dúvidas que com ele temos um profissional preparado, com currículo, com experiência, com comando e gestão de vestiário, e o melhor de tudo COM HUMILDADE PARA OUVIR E SABER APREVEITAR BOAS INTERFERÊNCIAS DE FORA PARA DENTRO !!!

      SRN

      Reply
      • Vou dar uma de Nino e fazer mais um comentário.

        O Zé Ricardo fez todas as alterações pedidas, sugeridas, etc. Saiu o MA e entrou Rômulo no começo do ano. Não deu certo. Botou Mancuello na direita, voltou com ponta, tirou Arão, botou Arão, botou Vinícius Jr desde o começo, tirou. Exceto o Adryan e o Ronaldo, todos os jogadores tiveram chances na titularidade e o time 95% das vezes jogando melhor que o adversário. Infelizmente, a bola não entrou, nossa defesa falhou como contra o Vitória e ele saiu.

        Sinceramente, acho que no máximo em 5 anos o Zé será nosso treinador novamente.

        Reply
        • Henrique,
          O Rueda identificou que os problemas vêm de trás para frente.

          Zagueiros lentos exigem melhor proteção da zaga.

          Os laterais e os volantes estão mais fixos…

          A princípio notei que o time perdeu aquele algum brilho de toque de bola que tinha com o ZR, notei isso! Esse toque de bola gerava domínio territorial, maior posse de bola.

          Mais ai é que esta o problema, em ter a maior posse de bola. Recentes estudos do Brasileirão deste ano mostram invariavelmente que quem tem maior posse de bola não ganha jogo no futebol nacional hoje em dia, triste constatação, não acha?

          Então o que pensou o Rueda? Pensar o Flamengo sem ter a predominância nas ações do jogo é inviável, mas é possível se preservar mais na defesa, mesmo que perdendo alguma posse de bola.

          Não sabemos ainda qual será a resultante destas modificações, até porque nem sempre no trabalho do ZR a defesa foi um problema, ou pelo menos não era em 2016.

          Me parece que a conta não bate se o Rueda não conseguir solucionar o que vinha sendo o principal problema do time, o ataque! Mais precisamente as finalizações, triangulações, passes de infiltrações, jogadas ensaiadas, dribles em direção do gol.

          O recente jogo de quarta feira mostrou isso, menos volume de jogo e até o 1o. gol sair, uma assustadora falta de finalizações em gol.

          Como as peças continuarão a serem as mesmas, será que só conversa vai resolver? Guerrero vai passar a jogar mais enfiado e fazendo mais gols? Que Diego vai voltar a ser preciso? Que Arão vai acertar o gol?

          Reply
          • Meu caro Henrique,
            4a feia a zaga adversária nos ajudou enormemente.

            Como um time que vêm para empatar toma uma gol com as linhas totalmente adiantadas e ainda com zagueiros desatentos? Praticamente tomaram um contra-ataque, o que é quase surreal.

            É claro que Rueda tem os méritos de ter acreditado no VJr, que em um lance definiu o jogo no 1o. gol.

            Mas é bom que saibamos que presentes assim invariavelmente são raros.

        • Henrique,
          Prometo que é meu último comentário sobre esse assunto…

          Vamos lá:
          Rômulo, quantas chances ele teve com o Zé?? Quantos jogos seguidos ele jogou?? Apenas dois…

          Arão, quantos jogos ele jogou mal??? Apenas 3!!! E sabe quantos jogos ele ficou na reserva com o Zé??? 13 jogos…

          Mancuello, na direita só pode ser para “queimar” o cara! Quantas vezes o Zé o colocou como 2o volante pela esquerda, como jogava na argentina??? NENHUMA !!!

          Rafael Vaz, quantas vezes o Zé insistiu com ele??? Qual a oportunidade que o Zé deu para o Léo Duarte??? NENHUMA !!!

          Márcio Araújo, não tirou NUNCA time, repito NUNCA !!!
          Ao Ronaldo nenhuma oportunidade, ao Cuéllar 2 ou 3, e o pior, no lugar do Arão, como 2o volante, até parece que era para não dar certo mesmo… Como ele fez no jogo contra o Vitória, quando tirou o Márcio Araújo e jogou com apenas um volante (Arão), não acredito que ele seja tão “burro”, ou seria para dar errado mesmo ????

          Enfim, muito fraco, sempre insistindo com as piores opções, teimoso, beirando a burrice… Para um técnico jovem, que deveria propor iniciativas ousadas, criativas, me desculpe, mas ele foi muito aquém do que se poderia esperar de um técnico de futebol… Mas não poderia ser diferente mesmo, ele não é um técnico de futebol, ele é um PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA !!!

          SRN

          Reply
  2. Rodada excelente p o MENGAO, dos 9 primeiros colocados no Brasileiro, só o FLA e o Cruzeiro fizeram 3 pontos, e para nossa alegria o Vinícius Júnior desabrochou de vez, q venha 4a feira!

    Reply
    • Euriquinho quer!

      Será que o Zé aceita? Acho que a essa altura o Zé tem mais a perder do que a ganhar com o Vasco.

      Se for mal e o Vasco descer, vai ficar definitivamente marcada a sua imagem com técnico.

      Se se sair bem, terá que cumprir mais um ano de contrato com o Vasco, perdendo a chance de ter a oportunidade de dirigir um Cruzeiro, Atlético ou até mesmo uma proposta do exterior nas Arábias ou no Oriente (o que deseja o Roger Machado por exemplo).

      Se for para o Vasco será por questões financeiras, sem dúvida uma decisão precipitada.

      Reply
      • Rodrigo,
        Nino,
        Acho que seria um enorme erro de planejamento de carreira o Zé Ricardo ir para o combalido Vasco da Gama. Time ruim demais, beirando o Z4, elenco desmotivado e em ano eleitoral – que é sempre confuso no Vasco… As chances de fracasso são enormes e uma queda seria uma péssima experiência no currículo de alguém em início de carreira.

        Reply
  3. Pessoal atenção!

    Os problemas do nosso time nasceram no ataque, foi a falta de eficiência neste setor que contaminou a segurança do grupo.

    Os recentes problemas na defesa são apenas o efeito do que aconteceu com a falta de resultados produzida pela ineficiência do ataque.

    Hoje se fala muito que o Flamengo está órfão de Paolo Guerrero, que Guerrero é um excelente jogador etc…

    Vejam a sorte que deu o Corinthians recuperando o Jô, sem dúvida um jogador agudo que resolve os problemas de finalizações do time.

    Reply
  4. Constatação:

    Quantos camisas 9 neste Brasileirão são melhores do que o Guerrero. Ontem o inédito Henrique Dourado tornou-se artilheiro do Brasileirão!

    Não é para qualquer um não! Principalmente para aqueles que tem mais nome do que gols.

    O pior é notar o quanto jogamos errado por não ter um centro avante clássico, de ofício, goleador. Atualmente Guerrero esta fazendo “docinho” para renovar com o Flamengo. Falam em cifras astronômicas, e isso para que? Para ter uma grife?

    Zé Ricardo é vascaíno.
    Ontem ZR no Bem Amigos
    (como é difícil assistir esse programa minha gente, opiniões superficiais, quando começam a se tornar profundas são cortadas por afoitos personagens ávidos por aparecerem. E os “papagaios de piratas?”, o cara diz uma coisa e vem outro e simplesmente dá um polimento no que o cara falou, intragável)

    1o. recebeu sondagem de amigos sobre assumir o Vasco
    2o. baseado nestas sondagens a diretoria vascaína ligou para o técnico e solicitou agendamento de uma reunião para hoje

    Bom se aproache e haverá reunião é porque há interesse por parte do técnico.

    Ai agora começam a aparecer fotos do ZR com a camisa do Vasco como treinador do futsal do clube. Eu não sabia desse fato, que ele já havia trabalhado em São Januário!

    Então já sabemos que ZR trabalhou no Vasco e que mora em Vila Isabel, um bairro predominantemente de vascaínos.

    Reply
    • “Bem Amigos”

      Zé Ricardo é um cara muito autêntico, sincero e transparente, assim quando ele começou a falar dos problemas estruturas do grupo que levaram a sua queda, foi interrompido por algum “acéfalo” que compõe o bem amigos, que inacreditavelmente, não só interferiu como mudou o tópico do assunto. Deu vontade que quebrar a televisão!

      Jorginho começou a desenvolver um tópico dos treinadores no Brasil, foi interrompido absurdamente por algum acéfalo do programa, o assunto mudou e ia lá na frente já em outro tópico. Jorginho inteligente e cerebral que é interrompeu: “Agora voltemos ao tópico que foi interrompido”.

      Bem Amigos é uma reunião de asnos com toga de sábios!

      Reply
      • Não que eu pense isso de Muricy Ramalho, longe disso, mas até ele esta tolido em suas opiniões, já percebeu que o ritmo do programa é esse mesmo!

        Reply
    • Éverton poupado volta, mas no lugar do Vjr? Berrio volta, Vizeu volta, Diego joga.

      Na lateral o Trauco volta. No meio deve voltar o Cuellar e Arão joga.

      Reply
  5. O FLA deve congestionar o meio de campo,e sair rápido em direção ao gol do Bota.Para isso conta com Cuellar e Arão,e para municiar o ataque com Diego.Ou seja retomada da bola e saída veloz para o ataque,se possível pelas pontas
    Claro pura teoria,mas se houver a prática …? …!
    SRN.

    Reply
  6. Não estão mais DEIXANDO o FLAMENGO chegar ?

    Nos ultimos 20 anos estão deixando o Corinthians chegar e eles estão chegando e ganhando tudo e com elencos medianos. De 1990 para cá estão indo pro SETIMO brasileiro 1 libartadores, 1 mundial …..

    Estão deixando eles GANHAAAAARRRRR !!!!

    Reply
  7. A rodada do brasileirão foi boa para o Flamengo sim , mas não acredito que o grupo rubro negro esteja mais interessado no brasileirão. Até porque é um campeonato que exige “foco total” , coisa que nosso elenco não tem.
    Pelo preço do nosso time , temos obrigação de ganhar mais um titulo esse ano, mas com esse inútil departamento de futebol, o caminho será muito difícil.
    Já estão comparando o Rueda ao Guardiola, João Saldanha, Kruyf, etc…muito cedo para comparar e avaliar seu trabalho, vejo o grupo do Flamengo ainda naquela empolgação pós troca de técnico.Vamos aguardar os próximos capítulos…
    Falando de trocas , o “combatido” Z.Ricardo pode aparecer no Vice da Gama….não o vejo como técnico ruim , tem futuro. Falta lhe experiência. Não é num bom momento pra assumir o VG , embora não vejo o clube como forte candidato ao rebaixamento, há times piores, na serie A. Pelo que sei o Z.Ricardo é oriundo de uma família de tricolores, mas,nesse futebol capitalista, acho que isso não importa mais.
    Não consegui comentar antes, mas gostaria de ressaltar a irritante e omissa entrevista do marajá R.Caetano,após o ultimo jogo. As palavras desse inútil dirigente foram de uma passividade, um sentimento de “tanto faz” se ganhou ou não,e ainda defendendo o marginal do Pimpão…,então fico me perguntando será que a relação desse inútil com o E.Banana de Melo é apenas profissional? Ou será que tem algo financeiro , ou sentimental por trás? Até quando R.Caetano ira sugar do clube,sem nada retribuir ?….
    Fora R.Caetano…

    Reply

Comente.