Neymar, Vizeu…

(Foto: AFP)

O mundo do futebol, e de todos os outros esportes, ainda em choque com a transferência quase bilionária (em reais, claro) de Neymar para o PSG.

Apurei com quem é do ramo que o grande articulador de tudo que ocorreu foi o pai de Neymar. Quem o conhece garante tratar-se de um talento raro em negociar.

E, ainda sobre o tema, Vinícius França, o pai do João mais rubro-negro do Brasil (que todos os outros Joões me perdoem), me enviou uma tirada muito boa: “Na coletiva de apresentação, Neymar disse que foi para o PSG pelo desafio. Neymar, vá lamber sabão. Você foi pelo dinheiro! Se fosse pelo desafio você teria ido para o Vasco…”

Brincadeira à parte, até porque sem bom humor não se vive, toda sorte do mundo para o nosso único gênio da bola.

A contusão muscular de Guerrero – grau dois – abre a porta para o jovem Felipe Vizeu.

Antes de abordar o tema, quero registrar que achei a substituição de Guerrero muito demorada, o que pode ter agravado a contusão. Quando o problema é muscular, quando o sinal é dado, o melhor é sair imediatamente. Guerrero ficou tentando, esperando por um milagre que não acontece nunca.

O noticiário dá conta de que Guerrero pode ficar de fora até do primeiro jogo, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil. Claro que Guerrero fará falta, mas não deixa de ser interessante o fato de se ter a chance de uma avaliação melhor e mais segura, sobre Vizeu.

E o procurador do STJD vai propor penalidade para o presidente do Santos, pelo fato de ter se pronunciado, alegando ação externa para anulação do pênalti marcado, sem que prova tivesse. Meu caro procurador, com todo respeito, isto é futebol. Conjecturar que tenha havido ação externa é mais do que normal, ante tantos antecedentes na nossa arbitragem. Se todo chororô tivesse esta delicadeza do presidente Modesto Roma, do Santos, seria uma maravilha…

E, menos mal que os protestos rubro-negros acalmaram. Protestar, é uma coisa. Passar do ponto, com grosseria e, às vezes, com selvageria, é perder a razão.

Vamos ver o que nos aguarda neste domingo, às 11 da matina. E, curioso estou para ver o comportamento, primeiro do nosso time e, depois, da nossa torcida.

Tomara que a coisa engrene e que tenhamos um domingo de paz. Domingo que, pode ser de paz e retomada ou, de necessária guinada.

Vamos ver e torcer para tudo dar certo.