Neymar, Vizeu…

(Foto: AFP)

O mundo do futebol, e de todos os outros esportes, ainda em choque com a transferência quase bilionária (em reais, claro) de Neymar para o PSG.

Apurei com quem é do ramo que o grande articulador de tudo que ocorreu foi o pai de Neymar. Quem o conhece garante tratar-se de um talento raro em negociar.

E, ainda sobre o tema, Vinícius França, o pai do João mais rubro-negro do Brasil (que todos os outros Joões me perdoem), me enviou uma tirada muito boa: “Na coletiva de apresentação, Neymar disse que foi para o PSG pelo desafio. Neymar, vá lamber sabão. Você foi pelo dinheiro! Se fosse pelo desafio você teria ido para o Vasco…”

Brincadeira à parte, até porque sem bom humor não se vive, toda sorte do mundo para o nosso único gênio da bola.

A contusão muscular de Guerrero – grau dois – abre a porta para o jovem Felipe Vizeu.

Antes de abordar o tema, quero registrar que achei a substituição de Guerrero muito demorada, o que pode ter agravado a contusão. Quando o problema é muscular, quando o sinal é dado, o melhor é sair imediatamente. Guerrero ficou tentando, esperando por um milagre que não acontece nunca.

O noticiário dá conta de que Guerrero pode ficar de fora até do primeiro jogo, contra o Botafogo, pela Copa do Brasil. Claro que Guerrero fará falta, mas não deixa de ser interessante o fato de se ter a chance de uma avaliação melhor e mais segura, sobre Vizeu.

E o procurador do STJD vai propor penalidade para o presidente do Santos, pelo fato de ter se pronunciado, alegando ação externa para anulação do pênalti marcado, sem que prova tivesse. Meu caro procurador, com todo respeito, isto é futebol. Conjecturar que tenha havido ação externa é mais do que normal, ante tantos antecedentes na nossa arbitragem. Se todo chororô tivesse esta delicadeza do presidente Modesto Roma, do Santos, seria uma maravilha…

E, menos mal que os protestos rubro-negros acalmaram. Protestar, é uma coisa. Passar do ponto, com grosseria e, às vezes, com selvageria, é perder a razão.

Vamos ver o que nos aguarda neste domingo, às 11 da matina. E, curioso estou para ver o comportamento, primeiro do nosso time e, depois, da nossa torcida.

Tomara que a coisa engrene e que tenhamos um domingo de paz. Domingo que, pode ser de paz e retomada ou, de necessária guinada.

Vamos ver e torcer para tudo dar certo.

1 Comentário

  1. Sempre esperando que o próximo jogo seja o inicio de uma arrancada, meu caro Kleber. Isso já se tornou demasiadamente frustrante e não há mais como criar expectativas. Aceitemos o fato de que esse Brasileirão já foi para o espaço. O que temos a esperar de agora em diante é ver se o time não comete tantos erros absurdos do meio para trás como nos dois jogos contra o Santos e não sejamos eliminados também das competições que ainda se nos apresentam com chances de título.

    Para não dizer que não acredito mais em algum tipo de evolução no segundo turno, só espero que essa gigantesca diferença que nos separa do Corinthians seja encurtada para números mais reais diante de nosso elenco e capacidade de vencer. É triste ver o time dominar, ter mais posse de bola, mas o mais importante não acontece: o gol da vitória. Já jogamos mais de 10 pontos fora com o “quase” mas isso agora é passado. Não gosto de ficar pensando no que “poderia” ter acontecido, prefiro pensar no que “podemos” conseguir daqui para frente.

    Eu estou com uma boa expectativa pelo garoto Vizeu. Sinceramente, o Guerrero oscila muito e perde gols inacreditáveis.

    Reply
  2. Boa noite, amigos.
    Fico realmente impressionado como rola dinheiro no futebol. Que quantia absurda essa na contratação de Neymar, que realmente deve viver em outro mundo. O cara deve acordar ( ou despertar que é mais chique) e pensar como gastar tanta grana. Carro? Avião? Mansão? Ilha? Sem contar a mulherada ( deve ser cada baranga !!! ).
    Quanto a ausência de Guerrero, não me preocupa. Sei que alguns gostam dele, dizendo que faz pivô e prepara jogada para os outros jogadores, mas nunca fui muito fã. Centroavante tem que fazer gol. Simples assim. Espero que com a entrada de Vizeu, ou se for mudado o esquema e o time entrar sem um cara fixo na frente, o Fla não sinta falta de Guerrero.
    Em relação aos protestos, acho que passaram dos limites. Vamos cobrar, mas sem violência. Vamos incentivar durante toda a partida, e se o resultado não vier após o final do jogo, vamos protestar ( sem violência) mostrando nossa insatisfação.
    SRN.

    Reply
  3. A derrota causa além da frustração, a falta de comentários das jogadas bonitas que o time derrotado criou, isso faz parte do futebol, mas quero falar o que nós flamenguistas não falamos após o jogo, talvez pela raiva que bate na gente.O golaço do E.Ribeiro onde a bola faz uma curva genial, e a boa atuação do Vizeu, que apesar de perder um gol feito, fez uma linda jogada que a bola bateu na trave, um gol muito bonito e teve uma ótima movimentação no jogo, se o Mengao sai com a vitória , todos nós iriamos estar falando sobre isso! Este é o Futebol !

    Reply
  4. Caro Kléber e amigos!
    O pai do Neymar sabe realmente negociar. Hoje ele tem 25 anos e com o valor de mercado muito alto. Se aproximando dos 30 anos, seu valor de mercado cai. Para ficar ainda mais rico, no futuro volta para defender o Real Madri.
    O Vizeu apesar de não fazer tanto o pivô, tem muita facilidade de deslocamento para ficar livre para o gol. O que não pode nunca fazer, é perder gols incríveis. Todo cuidado é pouco.
    Kléber, sou contra qualquer sintoma de violência, literalmente. Eu tenho percebido e podem apurar, mais da metade da raiva da torcida não é com o time. Essa raiva é da paralisia da diretoria e de um claro sentimento de proteção que hoje parece se fazer no futebol. Apesar da grande arrancada em 2009, hoje, o máximo que vamos conseguir neste brasileiro é uma vaga para libertadores.
    A diretoria do Flamengo é extremamente vaidosa e numa condição de ter melhorado as finanças e resgatado a credibilidade no mercado, essa vaidade fica ainda mais abusada.
    Realmente não é fácil aceitar um clube grande em crise e usufruindo de salários em dia, bom time, boas condições de trabalho e torcida apoiando.
    O Flamengo perdeu sua identidade. Dessa verdade ninguém duvide.
    SRN

    Reply
  5. Queria ver o Flamengo entrar com um time forte, tradicional, conservador, consciente da situação atual e humilde, defendendo bem, pra poder atacar na boa.

    Um goleiro

    Dois zagueiros

    Dois laterais que ficam e não deixam aquele buraco na zaga, subindo apenas um por vez.

    Dois volantes marcadores sem a obrigação de entrar na área e sem a intenção de armar jogo. Apenas recebendo dos zagueiros e entregando curtinho pros meias ou pros laterais. Um cobrindo o lateral que subiu e o outro fechando o meio.

    Dois meias habilidosos e armadores. Um de cada lado. Lançando o segundo atacante veloz ou diretamente o centroavante. Enquanto um meia vai ao ataque pela ponta do seu lado o outro fica pelo meio.

    Dois atacantes, sendo um veloz e driblador que cai pelos dois lados e um centroavante enfiado na área, sem sair de lá.

    Eu escalaria assim:

    Diego Alves – goleiro
    Pará – lateral direita
    Réver – zagueiro pela direita
    Juan – zagueiro pela esquerda
    Éverton 22 – lateral esquerda
    Rômulo – volante pela esquerda
    Cuellar – volante pela direita
    Diego – meia esquerda
    Éverton – meia direita
    Vinicius Junior – segundo atacante – veloz, driblador
    Vizeu – centroavante finalizador dentro da área

    Reply
  6. Também me surpreendo com alto volume de dinheiro dessas negociações…creio que há de podre nesse meio, mas enfim, dentro de campo, penso que Neymar tenha acertado, tanto pelo lado técnico, como financeiro .
    Guerrero é um bom jogador, longe de ser craque e artilheiro. Porem, Me parece que, assim como o Diego, não estava bem fisicamente, pois vinha rendendo pouco, nos últimos jogos. O momento é conturbado, mas pode ser uma boa a entrada do Vizeu, pior seria se fosse o Damião !

    Reply
  7. Chance pro Vizeu e por que não pro Lincoln, outro talento do sub-17.

    Domingo espero a vitória e com a classificação sobre o Palestino na quarta, uns dias de respiro e quem sabe de mudanças na estrutura do futebol.

    Reply
  8. O PSG tem tanto jogador brasileiro,que poderia ser chamado de “Praça Paris Saint Germain”….!!!
    No mais, é a fôrça dos petrodolares !!!
    Alto investimento,sim,mas com retorno garantido.
    ABS.
    SRN.(sempre) –

    Reply
  9. Falar o que do Neymar? Só posso dizer que ele se canse de ganhar dinheiro, que aquele velho presidente, ousado, reassuma o controle do clube e numa maravilhosa parceria tragam o nosso craque para Gávea, assim como fez com Romário no auge…

    Vizeu, tirando o JÔ, que vive um momento ímpar, assim como o seu time, o cara precisa de três chutes para fazer um gol, todos os centro avantes do campeonato perdem muitos gols, gols incríveis, mas ao meu sentir são peças fundamentais para todo e qualquer esquema de futebol, o matador raíz e imprescindível. O MAno andou inventando de não colocar o Abila (antes do Sasa chegar) e jogar sem um camisa nove de ofício, ou seja, não empolgou e foi só o ex alvinegro chegar para ser titular e ele mudar o esquema.

    Tudo isso para dizer que o Vizeu está na média e se não tivesse perdido um ano da carreira, de forma inexplicável, pro Damião jogar, teria adquirido mais confiança e experiência…bola fora do ZR. Tenho certeza que no mínimo a cada 3 jogos ele faça um gol, pois apesar do taco não estar afiado, ele se movimenta e se posiciona de forma muito interessante.

    Qto ao Tuta, nunca vi essa necessidade de ter um pivô no time, está cabalmente comprovado que ele precisa de alguém com ele para desempenhar melhor a sua função, por isso, mesmo reconhecendo sua habilidade, nunca me empolgou, pois sabemos que o esquema não lhe favorece.

    A situação do Guerrero demonstra que mesmo no melhor ano dele em termos de gols (18 no ano) ele não consegue empolgar, o Jô tem 13 ou 14 no campeonato…..resumindo boto fé no Vizeu e se ele jogar o returno todo e capaz de terminar com mais gols que o nosso camisa 9.

    SRN

    Reply
  10. Além do imbativel poder das verdinhas.
    A amizade com Lucas foi o imã que atraiu o Neymar para o PSG, associado a outros pequenas cargas que o distanciaram do Barça.
    Lucas e Neymar foram a DUPLA de ataque do sub 20 da Sel. brasileira.
    O Neymar parece prever/sentir o DECRESCIMO técnico do Messy e do Barça nas proximas temporadas.

    Reply
  11. Atualmente sinto nojo desses caras que dirigem o fla. Molengas, conformados, endeusam jogadores sem sangue, sem raça, sem futebol, a nação tem que agir, porque o Flamengo somos nós, não meia dúzia de incompetentes e egocêntricos que acham que o clube é deles.

    Reply
  12. Tirar os jogos de S Catarina ano passado na reta final foi um erro, o outro erro tem sido demorrar tanto a voltar a MANDAR jogos lá.
    Ao contrario do que parecia as viagens no ano passado MOTIVARAM o elenco.
    O FLA é o time brasileiro com maior ENPATIA NACIONAL. Viajar e jogar como MANDANTE em outros estados faz os jogadores sentirem a FORçA da nação em todo pais. É term um gigante empurrando, empurrando, empurrando e dizendo VAMOS SER CAMPEOES MENGO !!

    MANDAR jogos por todo brasil nos empulsionou a disputar o título ano passado.

    Reply
  13. Kleber, você podia pedir pra algum repórter perguntar pro EBM e pro RC o seguinte: não é incoerente dizer que não acompanha as redes sociais, uma vez que o clube fomenta o marketing no referido meio? O clube não comemora o crescimento nas redes sociais? Por que os dirigentes dizem não ouvir a voz que ecoa das redes sociais?

    Gosto da administração, mas está faltando humildade. O EBM disse ontem que o erro da gestão dele foi delegar. Pode parecer humilde reconhecer um erro, mas a verdade é que ele estava mandando um recado, de que não quer interferências.

    Uma pena. O clima bélico piora tudo. Deveria partir dele a conciliação. Ele deveria se antecipar aos problemas e mudar quando necessário. Erro de gestão, que não apaga os bons feitos, mas deve ser dito.

    Reply
  14. Kleber, as acusações feitas pelo dirigente do Santos ao Erick Faria não podem ficar impunes. É preciso acabar com essa história de se utilizar a midia para se destruir reputações. Nunca vou me esquecer do que o Milton Leite fez ao Zé Roberto Wright. Por inúmeras vezes o apresentador declarou que o Flamengo ganhou roubado aquela decisão em Goiânia e culpando o Wright. Qualquer um que tenha assistido àquele jogo viu que o Atlético MG entrou em campo para melar a partida. No primeiro lance do jogo, assim que é dada a saída, o Reinaldo agride o Zico com uma voadora pelas costas. Após sucessivas e sistemáticas acusações por parte do apresentador da Band o Zé passou por péssimos momentos em Belo Horizonte ,durante aquele Brasil 3xArgentina3 , quase apanhou de torcedores do Atlético e teve sua carreira encerrada, por causa de uma mentira. O presidente do Santos, se não provar tem que ser penalizado para que sirva de lição.

    Reply
  15. Kleber, a acao do STJD nao foi por conjecturas… Santos enviou um oficio em papel timbrado para a CBF acusando nominalmente o Eric Faria e pedindo, entre outras coisas, o seu descredenciamento para cobrir os jogos organizados pela entidade. Eh bem mais grave do que meras conjecturas. Abs (desculpe a falta de acentuacao)

    Reply

Comente.