O caminho certo e a “Primeira Liga”

(Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo)

Bom jogo e, vitória com autoridade. A escalação do Flamengo era uma expectativa pra mim. Com todos à disposição, estava curioso para saber o time que entraria em campo. E, sobrou exatamente para o jogador mais caro, o que representou o maior investimento. Éverton Ribeiro jogou pouco mais do que cinco minutos e, só entrou porque Diego pregou.

Isto é uma crítica? Claro que não! Apenas uma constatação pouco comum. Com o embalo de Berrío após a linda jogada que classificou o Flamengo para a final da Copa do Brasil, realmente ficava difícil não começar com ele. A única possibilidade de Éverton Ribeiro começar, seria deslocar Éverton para a lateral, e Éverton Ribeiro ocupando a meia esquerda.

Rueda preferiu não complicar e, escalou com simplicidade. O time correspondeu, jogando bem o tempo todo. Defesa, atenta. Meio, pegador, dinâmico e criativo. Ataque, como deve ser, aporrinhando a defesa adversária o tempo todo.

Os gols foram de Diego e Arão. Guerrero não marcou, mas foi destaque. Jogou muito!

Continuamos no pelotão da frente e, com certeza, assim terminaremos este Campeonato Brasileiro.

Com o coração do torcedor totalmente ocupado pela decisão da Copa do Brasil, vamos nesta quarta-feira até Cariacica, jogar contra o Paraná, pela “Primeira Liga”… e, este é o tipo de reclamação que os clubes não podem fazer com relação ao calendário. Esta ideia infeliz, partiu deles. Como diria minha avó Corina, “quem pariu Mateus, que o embale”…

Brincadeira à parte, a esperança de que Rueda poupe seus jogadores importantes, livrando-os de desgaste e possível contusão, em jogo que não vale nada.

Aliás, a sequência será braba. Dia sete, decisão da Copa do Brasil e dia 10, jogo contra o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro.


Recebi a informação de que Reinaldo Rueda, na entrevista coletiva, deu a entender que Diego e Éverton Ribeiro não podem jogar juntos.

Depoimento, a meu conceito, se verdadeiro, precipitado. Bom não esquecer que Berrío – neste momento, titular absoluto – no jogo contra o Botafogo ia ser substituído quando realizou a linda jogada e caiu nas graças da galera, e do treinador.

Ao simpático Rueda, lembro uma máxima pertinente ao momento. “Muita calma. Pato novo, não dá mergulho fundo…”


E o Corinthians, hein? No jogo do primeiro, contra o último colocado, na casa do número 1 na tabela, a zebra pintou. Definitivamente, o futebol praticado no Brasil está nivelado por baixo…

1 Comentário

  1. Caro Kléber e amigos!
    Vitória muito importante a de hoje. Precisávamos ganhar e avançar um pouco mais em função da derrota do Corinthians. Vencemos com muita autoridade e até poderia ter sido de pelo menos três gols.
    Confesso que gostei do goleiro ao ponta esquerda.
    Estamos caminhando e mais entrosados, compactos e sem ansiedade. O Diego e Arão melhoraram, o Cuellar precisa realmente ser titular e as duvidas que temos hoje é de colocar ou não jogador de muita qualidade.
    Vamos trabalhando e que cada jogo possamos transformar numa decisão. O momento agora está mais leve e favorável.
    Para não deixar sem comentar, acredito que o problema do Corinthians é com as camisas vermelho e preta. Não ganha.
    Além disso, essa grande onda do primeiro turno pode não se repetir no segundo turno para o Corinthians. Basta agora, que todos joguem com titulares e não reservas para eliminar essa vantagem. O Grêmio brincou nesse quesito.
    Uma excelente semana a todos!
    SRN

    Reply
  2. Voltaram a acreditar.

    Essa para mim é a principal marca do atual momento. Os JOGADORES claramente voltaram a ter certeza daquilo que PODEM. Time bom quando passa a acreditar NELES MESMOS e LUTAR pelo objetivo o títulos são CONSEQUENCIAS.

    O URUBU REI está novamente com aquele brilho no olhar.

    Vai ser um terror pros adversários verem a sombra do URUBU REI pairando sobre seus caminhos.

    ARREPIEM-SE adversários a termica ASCENDENTE voltou a soprar sob as azas da MAJESTADE.

    Reply
  3. Kleber, realmente fizemos um bom jogo. Com as linhas mais próximas erramos poucos passes e a defesa ficou mais protegida. Mais uma vez o Juan deu uma aula de como deve jogar um zagueiro. Nosso treinador hoje definiu Diego como titular e Éverton Ribeiro como seu reserva, será ? Quanto ao Corinthians, deve estar sofrendo de excesso de solidez. Na verdade foi beneficiado com uma sequência “mamão com açúcar ” que o beneficiou no primeiro turno ,quando os times ainda se formavam , mas agora parece que a tal solidez na verdade era peça de ficção. Me atrevo a vaticinar que dias piores virão para o Corinthians.

    Reply
  4. Vitória de um time bem treinado e agora bem orientado. Também me surpreendeu a escalação, mas o jogo mostrou que o Rueda acertou, pois o time mostrou entrosamento e bom futebol.

    Prefiro a Primeira Liga ao falido estadual, mas vejo que ela está deslocada. Na quarta, é hora pra Ronaldo, Léo Duarte, Paquetá, Mateus Sávio, Conca. Time misto, mas forte.

    Reply
  5. Os dois Everton são titulares tranquilamente em qualquer equipe formada pelo Flamengo. Berrio tem melhorado muito depois da chegada do novo tecnico. O treinador tem que achar vaga para os grandes jogadores, afinal é pago para escalar a melhor equipe e a melhor tem os dois Everton.

    Reply
    • O problema sabe qual é Dalmir? Assim que um técnico revela a predileção a um jogador em detrimento de outro, psicologicamente um cai, enquanto outro sobe!

      Nós vimos isso no caso do Cuellar (Até mesmo o Mancuello) com Muricy, e Márcio Araújo com ZR.

      A nosso fé e crença é que a técnica do ER7 e sua convicção em seu jogo seja superior a crença do Rueda.

      Reply
  6. Prezados,
    Escalação coerente, é o time que irá jogar a final da Copa BR (trocando o goleiro, Rever e Renê machucados e o atacante pro lugar do Guerrero).

    A alegria 1 do momento é ver que o péssimo M.A. não faz qualquer falta, não somente ao time titular, mas ao elenco.

    A alegria 2 é ver que o Rueda está fazendo o que o Zé Ricardo NÃO fazia, que é dar rodagem ao Vinicius Jr., que agora entra todo jogo. Zé preferia dar chances para Gabriel Peteleco, o fraco M.Sávio ou o até mesmo Rodney como ponta…

    Como que Juan era reserva nessa zaga? Como que M.A. era titular absoluto? Por qual motivo Vinicius Jr. nunca era opção, sendo que é o melhor da base? Quanto tempo perdido com um treinador paneleiro e medroso!!!

    O meu time de quarta seria:
    Tiago (para ganhar ritmo de jogo)
    Pará
    Rodolpho
    L.Duarte
    Lateral esquerdo da base
    Rômulo
    Ronaldo
    E.Ribeiro
    Geovanio
    Vinícius Jr.
    Vizeu

    Reply
    • Com certeza deve ter lembrado do Zé Ricardo quando o Reinaldo tirou o Berrio e colocou o Rômulo. (Um atacante por um volante).
      Quando o time está vencendo, ninguém lembra e passa batido. A diferença é que qdo era o ZR que fazia essas substituições, mesmo o time vencendo, a maioria falava.
      Depois o treinador concertou o erro tirando o Cuellar e colocando o Vinicius Júnior.

      Reply
    • Diego, uma coisa são algumas coisas terem voltado ao normal (como se alguma anormalidade ocorresse).

      Nesse contexto Diego volta a marcar, Arão acerta chutes que sempre acertou mas não acertava com o ZR, enfim, os gols acontecem naturalmente agora.

      Mas embarcar nessa “ônibus” chamado Rueda, eu ainda não embarquei não.

      Pelo menos até ele resolver de fato o nosso problema no ataque.

      Reply
  7. Isso ai Henrique!
    So fico preocupado com essa mentalidade de que Diego e Everton Ribeiro nao podem jogar juntos. Para mim, isso nao existe. O que vale e a bola jogada dentro de campo. Abrir mao deliberadamentr de um talento nao parece muito inteligente. No Nacional de Medellin ele jogava no meio com o Guerra e o McNelly Torres. Entao quero crer que essa tal entrevista seja fruto de ma compreensao ou mal dominio do idioma. Vale a bola jogada, esses conceitos predefinidos me parecem muito infelizes.

    Reply
    • Alexandre, somos nós que não conhecíamos o Rueda, afinal, quem o conhecia?

      Ele é mais conservador do que o ZR, não que isso seja propriamente um defeito, mas pregar uma barração do ER9 nos deixa profundamente infelizes.

      Ai neste contexto imaginar um Rueda cabeça aberta, inventivo, desformatado, criativo, que pudesse jogar até com dois meias (Diego e ER7) no meio de campo, o dia a dia nos mostra ser uma perfeita utopia.

      Lamentavelmente!

      Reply
    • Eu li a entrevista do Rueda e não achei essa parte da declaração em que ele fala que os dois não podem jogar juntos. Como disse um amigo acima, o Rueda está trabalhando o time que jogará a final da Copa do Brasil com Berrio e não Everton Ribeiro.

      Diego, nosso time é bem treinado devido ao trabalho do Zé Ricardo. Claro que agora está mais ajustado e tem saída de bola melhor em virtude do Cuellar ao invés do MA. Mas sempre fomos um time de posse de bola, muitos passes e jogadas pelas pontas. Exatamente o que ocorreu ontem.

      Reply
  8. Entendo que ele não sacou o Berrío do Time pois o E. Ribeiro não jogará a Copa do Brasil. Seguramente ele montou esse time como prévia do que veremos contra o Cruzeiro.
    O Berrío mesmo tendo sido importante para o resultado contra o Botafogo, é muito inferior ao E. Ribeiro.
    Aliás o Colombiano quando não apanha da bola se livra dela em cruzamentos sem direção alguma. Mas ok, tá no crédito. Apesar d’eu achar que o Vinícius Jr aproveitaria bem mais as oportunidades que caem nos pés do Berrío.
    Sobre a Primera Liga… Bom, hora de rotar. Quero muito ver o L. Duarte (bom zagueiro, muito rápido), Ronaldo, Paquetá, Rômulo. E não tem essa, entrou em campo é pra vencer! pode ser até a duodécima liga.

    SRN

    Reply
  9. Centro avante que não faz gols NÃO DÁ! Pode carregar piano, fazer pião, excelente toque de bola, mas afinal, o cara esta ali para fazer gols.

    Outra, se o Rueda gosta tanto assim do possante Berrio, que o coloque como centro avante no lugar do Guerrero, sempre achei que ele daria um bom centro avante.

    Barrar o ER7 é inconcebível.

    Reply
    • Nino,
      Estava pensando nisso. É dito que o Guerrero jogou muito, sendo que isso se traduz em 3 oportunidades e ZERO gols.

      Lembrei daquele jogo da Libertadores, no qual ele teve 7 oportunidades e errou todas. Foi considerado o craque do jogo(!?!?).

      Continuo achando que o Guerrero não vale 900 mil. Por muito menos o Souza caveirão fazia gols e pivô no Flamengo de 2007.

      Reply
      • Certamente meu nobre Diego.

        E seu eu disser que se contabilizarmos os gols perdidos pelo Guerrero ano passado no BR16, jogos que deixamos de ganhar, tomamos empates e até virada? Que estes gols perdidos pelo camisa 9 provavelmente nos dariam os pontos necessário para sermos campeões?

        Imagina isso!

        É claro que ele não seria sobre-humano de aproveitar 100% das oportunidades, entretanto um gol a cada três jogos é claramente INSATISFATÓRIO. Tivesse ele média de um gol a cada dois jogos teríamos chegado pau-a-pau com o Palmeiras até a última rodada.

        Guerrero é um engano, uma grife que essa diretoria aprecia para o ego de sua própria imagem.

        Reply
    • O Guerrero não faz gols?
      Salvo engano, é o terceiro goleador do ano entre as equipes da série A.
      É o primeiro goleador do time.
      Joga muito. Importante em vários aspectos nos jogos.
      Esquece essa sua idéia. Não possui a menor chance.
      Garanto que não sairá do time.

      Reply
      • Otávio,

        Artilharia do Campeonato Brasileiro 2017
        Jogador Gols
        Jô 12
        Kieza 3
        Tréllez 3
        Uillian Correia 3

        Como vê, Guerrero não sai nem na foto! Mas se vc quer incluir o combalido Carioção nesta estatística, então deixa de ser um papo sério!

        Seja lá como for, entre a torcida, Paolo Guerrero esta longe de ser uma unanimidade, nem para o bem, nem para o mal. Eu diria apenas que a taxa de rejeição dele entre a torcida rubro-negra é alta, passa fácil dos 60%.

        Os recentes acontecimentos no aeroporto Santo Dummont, na ocasião da queda do ZR, onde Guerrero foi questionado veementemente por uma irador torcedor (Disse o rapaz: Guerrero vc é uma mierda), é um dato relevante na história do jogador no time, ou seja, se chegou-se a esse ponto, é porque a taxa de rejeição do jogador é altíssima!

        Certamente Guerrero não é “La Mierda” como disse o rapaz, mas seu desempenho como goleador ou camisa 9 verdadeiramente não CHEIRA BEM! Minimamente falando, não nos parece bem!

        Guerrero: “Carajo, ellos ahora quieren goles”

        Reply
  10. Vitória importante,pois não se pode ficar na dependência de ser campeão da copa do BR para se classificar para a libertadores. Conseguir entrar no G4 deve ser o foco,deixando de lado 1ª Liga e a Sulamericana.

    Até agora o time demonstrou uma evolução defensiva,ainda carece de jogadas ofensivas. Pelo visto Rueda ficou chocado com Trauco na derrota para o Galo,pois nem no banco foi,mas é preciso lembrar que ele é bom no apoio,chuta bem,cruza bem e faz boa saída de bola,é só segurar ele um pouco mais atrás. Pará jogando sempre torto por ali não dá.

    E.Ribeiro tem de ser titular,é mais talentoso que Berrio,mesmo com suas recentes atuações,vale lembrar que E.Ribeiro é o líder de assistências do time. Eu começaria com Ribeiro e depois colocaria Berrio quando os rivais estivessem cansados,lá pelos 20/25 do 2º tempo.

    FELIZ! ESTÁ MAIS QUE PROVADO A NULIDADE DE M.ARAÚJO,O TIME NÃO LEVA GOLS E SE MOSTRA MAIS SÓLIDO DEFENSIVAMENTE SEM O PSEUDO MARCADOR. VALE LEMBRAR QUE ARAÚJO PERDE ATÉ PARA ROMERO EM Nº DE DESARMES,ALÉM DE SER GROTESCO COM A BOLA NOS PÉS.

    Reply
    • Daniel, vc deve estar imaginando qual era a lógica da escalação do MA.

      E a lógica era a LÓGICA DO ERRO ao que nos parece, é a tal da TEORIA DA IMPOSSIBILIDADE, a qual vc não consegue resolver um problema porque seus fundamentos estão errados, então não é possível consertar aquilo que é originalmente errado.

      E a que nos parece é que na LÓGICA DO ERRO pregada pelo Zé Ricardo, Arão não se comportava com cabeça de área, zaga lenta e exposta com laterias ofensivos, neste contexto sinceramente “MA era imprescindível”, Cuellar não tinha o mesmo senso de cobertura do meio, e de quando cair em uma das laterais, isso é um talento do MA, mas a que pereço? Era o já tínhamos discutido aqui.

      Mas na lógica de uma armação mais conservadora, principalmente levando-se em consideração a nossa zaga lenta, MA é dispensável.

      O problema na TEORIA DA IMPOSSIBILIDADE é que se perde muito tempo se identificando erros secundários, até chegar-se a conclusão que existem erros primários que devem ser corrigidos primeiro, isso leva tempo.

      Ai vc pode concluir que o erro era na concepção de jogo do ZR, mas mesmo assim esse ainda é um erro secundário, o primário foi a sua efetivação.

      Reply
  11. Henrique, colírio para os meus olhos devoradores de bons e sinceros textos,
    Difícil descordar de você, porém como surgiu a oportunidade …
    Como comparar uma competição sem pé nem cabeça, como esta ” primeira liga”, com um campeonato centenário, como o campeonato carioca?
    Tudo bem que , bom formato e desenvolvimento não tenham sido verificados nos recentes campeonatos do Rio. Agora, comparar com esta primeira liga, que nem primeira é, pois este título pertence à Liga do Nordeste, é demais…
    Avalie a importância do campeonato carioca ao longo do tempo. Caramba, quanta história, quantas emoções….
    Por favor, reflita…
    Confio no seu equilíbrio que, aliás, me encanta.
    Forte abraço.

    Reply
  12. “Recado ao Rueda”

    A torcida rubro-negra gosta, e muito do ER7.

    Barra-lo significa pagar algum ônus, queimar cartuchos desnecessariamente ou colocar-se em xeque com a torcida.

    Não me parece muito sábio.

    Reply
    • Se continuar vencendo, ninguém vai poder contestar.
      Quero acreditar que ele está focado em ter TIME para ganhar a Copa do Brasil e, sendo assim, E. Ribeiro está fora dos planos, já que não pode jogar.

      Reply
      • Se for por esse lado Carloto, td bem! Mas me pareceu uma coisa mais ampla, mais conceitual da cabeça do Rueda. Foi a má notícia do fim de semana, sinceramente!

        Reply
  13. Meu Deus !!!!! quatro jogos sem tomar gol, defesa compacta, meio campo atuando e ataque correspondendo e ainda tem corneta no Rueda, no Guerrero, tem gente chamando o cara de retranqueiro…. Vou acabar dando razão a um amigo tricolor que diz a torcida do Flamengo é muito pouco inteligente e nunca está satisfeita.
    Por favor parem de cornetar um pouco e sejam sensatos. O cara barrou quem tinha que barrar que além não estar jogando nada, não estará no dia 7 no maracanã. Então amigos vamos com o time que vai disputar a final.
    saudações

    Reply
    • Octávio Drummond meu caro, evidentemente que seu CONTROLE DE QUALIDADE esta desativado, os resultados mais recentes estão mais para filme de BLOCK BUSTTERS (onde se tira o cérebro e se coloca no lugar um saco de pipocas) do para para CINEMA ARTE.

      Eu fiz abaixo um pequeno balanço do recentíssimo trabalho do Rueda. Veja bem, não o estou condenando por nada nem o exaltando, só estou vendo a realidade crua, até agora o Rueda fez nada mais do que o lógico, conservador e previsível, ou seja, FECHOU A CASINHA!

      Reply
  14. Meu caro Nino,
    Ainda vou escrever muitas e muitas vezes “NÓS TEMOS TÉCNICO!!!”

    Da mesma forma que escrevi “NÃO TEMOS TÉCNICO!!!”,muitas vezes desde 2016, tenha certeza que continuarei escrevendo “NÓS TEMOS TECNICO”, INDEPENDENTE DAS MUITAS VIÚVAS DO ZÉ RICARDO…

    Não fosse esse atual “ZÉ DO VASCO”, apenas um professor de Educação Física, não tenho dúvidas que ainda estaríamos na Libertadores e também muito melhor classificado no Brasileiro.

    SRN

    Reply
    • Paulo Edson, VIÚVA DO ZR era o nosso querido e amado Egon Prates, eu sempre critiquei o ZR.

      Mas acontece uma coisa, pode ser que essa repetição de perfis de técnicos extremamente técnicos e estudiosos e pouco empolgantes seja um perfil de predileção desta diretoria, neste caso estamos falando de UM PECADO ORIGINAL, ERRO PRIMÁRIO.

      A recente entrevista do RC onde ele falava do perfil ideal do novo técnico do Flamengo até nos deu a impressão que ele iria RECONTRATAR O ZR, tal as analogias e o nr. de vezes que o ZR foi citado na entrevista.

      Reply
    • Apoiado integralmente. Tem gente que só vive de cornetar. Deixa o cara trabalhar . E se juntar o salário do Vaz, gabriel, MA e mancuello dá mais que o Guerrero.

      Reply
  15. “A verdade verdadeira, pelo menos por enquanto”

    Foram 4 jogos sob o comando do Rueda, em temos defensivos melhoramos sim, mas em termos ofensivos?

    – 1o. jogo contra o Atlético Goianiense: O jogo corria já no segundo tempo com extrema dificuldades ofensivas por parte do time contra um adversário retrancado, até que ACG em um misto de absurdo (time que joga na retranca tomar contra-ataque) e falta de atenção, deixou VJr sozinho, sem marcação indo em direção ao gol.

    – 2o. jogo contra o Botafogo pela Copa do Brasil: Outra grande dificuldade em penetrações, triangulações, dribles, infiltrações ou jogadas ensaiadas do time.

    – 3o jogo contra o Botafogo no Maracanã: Igualzinho, ao exemplo do 1o. jogo no Engenhão, a diferença foi o drible do Berrio que praticamente desmontou a defesa botafoguense, mas se analisarmos, foi um lance individual e um fato isolado no jogo.

    – 4o. jogo contra o ACP: A falha do goleiro resolveu a partida, outro gol na rebatida de bola. Poderíamos ter feito mais 3 gols nesse jogo. Em minha opinião esse jogo não deve servir com parâmetro mais rigoroso, visto que o ACP mostrou muita deficiência.

    Os jogos contra o Botafogo acho que nos servem mais como parâmetro.

    Reply
  16. Pelo menos duas coisas havia pedido aqui:

    – troca de passes com velocidade, no estilo dois toques ou de primeira, dificultando a marcação e mais objetivo.

    – laterais mais presos.

    Falta ele colocar dois meias e um segundo atacante mais habilidoso e driblador, que caia pelos dois lados: VJ ou o próprio Éverton 22.

    O time titular ficaria com dois volantes (Cuellar e Arão), dois meias (Diego e ER7) e dois atacantes (VJ e Guerrero).

    E com opção de mudança, saindo um meia e entrando mais um atacante ponta (Berrio ou Geuvanio).

    Dois zagueiros técnicos e dois laterais que ficam e sobem menos ao ataque.

    Reply
    • Otávio caríssimo, com todo respeito, vc esta falando de outro Flamengo, de outro Rueda!

      Rueda jogando com dois meias armador? Jogando com um cabeça de área?

      Éverton driblador?

      Zagueiros mais velozes? Pq técnicos todos eles já são, inclusive o nosso herói Rafael Vaz.

      Reply
      • Conclusão do amigo Nino. Mandem embora o Rueda e chamem o Luxa, o Roger, o Mano , o gaúcho, o Dorival, o Cucabol….. Deixe o cara trabalhar !!!!!!

        Reply
        • Octávio, mandar embora o Rueda não, mas eu era a favor de trazer o Luxa sim. Renato Gaúcho é palatável sim. Cuca seria interessante de fato, mas além de impossível, pouco recomendável.

          O resto é bobagem.

          Reply
  17. Não vi o amigo Nino chegar a esta conclusão não, Otavio. Acho que essa conclusão é sua.

    Vamos respeitar o direito de discordar? Ninguém é obrigado a pensar igual aqui, mesmo opiniões contrárias ao presidente Kleber Leite são bem aceitas, logo acho muito feio cercear a opinião de terceiros. Que cada um se expresse da forma que achar mais conveniente.

    Reply
  18. Vencer, no futebol, sempre é importante, e vencer jogando bem , melhor ainda. Flamengo jogou com intensidade, aplicação e seriedade. Quesitos que faltavam ao time na reta final de Z.Ricardo.
    Quanto ao Rueda, é cedo pra avaliar seu trabalho, não gosto da escalação do Pará , pela esquerda. As substituições foram erradas e tardias. E Everton Ribeiro precisa jogar, esse Berrio é um balão japonês….
    Realmente impressiona pensar que Juan era reserva dos medíocres R.Vazco ou Donati….fato que só o inútil departamento de futebol do Flamengo pode explicar .
    Primeira Liga ?? Piada isso ! É jogo pra Rômulo, Muralha, Mancuello, Paquetá, Gabriel, ….e Conca( se ainda estiver em atividade)
    Estão aprendendo a jogar contra o Corinthians, pena que ninguém quer ser campeão brasileiro, pois Fla e Cruzeiro pensam na CB; já Santos , Grêmio e Bostafogo pensam em Libertadores, Palmeiras em crise, e o resto…. é muito ruim.
    Fora R.Caetano !

    Reply

Comente.