Primeira atitude tomada

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Zé Ricardo saiu. Não importa a forma, e sim, o conteúdo. A verdade é que esta decisão poderia ter sido tomada antes, mas como sempre disse minha avó Corina, “antes tarde do que nunca”.

Nada contra Zé Ricardo. Acho até que, o tempo que permaneceu como treinador do Flamengo, é uma clara demonstração de que Zé Ricardo tem méritos e, como é muito jovem, tem tudo para evoluir.

Agora, é virar a página. O que fazer? Primeiro, não repetir o equívoco filosófico. O Flamengo não foi feito para ser início de carreira para ninguém. Sei que o momento é complicado para se contratar um treinador de peso, mas em se tratando de Flamengo, tudo é possível.

O perfil do treinador para o momento do Flamengo, que ainda corre atrás de dois títulos e uma vaga para a Libertadores, é de alguém consagrado, por conseguinte, experiente e motivador. Melhor ainda se estiver a fim de retomar a vida, como treinador. Como não sou de ficar em cima do muro, Vanderlei Luxemburgo seria perfeito.

Que São Judas inspire nossos dirigentes.

1 Comentário

  1. Luxa pode até balançar se receber convite, mas não deixaria o Sport agora. Tomara que seja um cascudo, tipo Vanderley.
    Turfa, ex- Atlético Nacional seria um bom nome.ou mesmo manter Jaime de Almeida.

    Reply
    • Que isso João, acabamos de sair de um erro de origem e você sugere outro erro igual? Por favor, amigo. Jaime já teve sua chance e mostrou suas fragilidades. Poupe-nos, por favor.

      Reply
      • Helder, permita-me lembra-lo que o treinador do nosso último titulo nacional foi o Jaime de Almeida e do titulo nacional anterior foi o Andrade.

        Reply
        • E no ano seguinte o que ele fez??? Lembra-se??? Coloquei minha opinião no sentido de que técnico tapa buraco não resolve nossos problemas. Como sempre defendemos aqui, o Flamengo não é e não deve nunca servir de escola para técnicos em inicio de carreira ou profissionais sem culhão para comandar um clube de massa. Já vimos esse filme amigo, não adianta insistir.

          Reply
  2. Kleber, vendo as imagens da entrevista pós jogo e momentos seguintes percebe-se claramente que o Zé Ricardo estava sentindo a pressão. Não sei se ele se demitiu ou foi demitido. O que eu gostaria de saber e se vão continuar a chamar o presidente Eduardo Bandeira de Melo de arrogante e oportunista.

    Reply
  3. Tenho certeza, caro Kleber Leite, que esse nome vai gerar muita polêmica. Mas eu também não pensaria em outro nome para esse momento delicado e complicado que vive o clube. Luxemburgo é bem visto nas arquibancadas e acalmaria um pouco os ânimos do torcedor que está fervilhando.

    Uma pena que tenha sido tomada essa decisão de forma tão dura e até cruel com o promissor Zé Ricardo. Não o devemos culpar. Como muitos aqui dizem, ele não bate pênalti, não erra gol na cara do goleiro, não faz as idiotices que o Rafael Vaz fez, e por aí vai. Se 1/3 dos gols criados e perdidos tivessem entrado, não estaríamos aqui agora escrevendo essas palavras.

    Que venha alguém capaz de pelo menos dar um padrão de jogo ao nosso time. Alguém que ajeite nosso setor defensivo. Alguém que enxergue que nosso meio não está o suficientemente compactado para os contra ataques dos adversários. Que ensine nossos atacantes a chutar no gol. Que saiba treinar nossos goleiros.

    Que venha um treinador de verdade.

    Reply
  4. Luxemburgo não, por favor.

    “Vanderlei Luxemburgo não é mais treinador do Flamengo. A quarta passagem dele pela Gávea teve duração de dez meses e seu grande feito foi tirar o Rubro-Negro da “confusão”, termo cunhado pelo próprio para se referir à zona de rebaixamento do Brasileiro em 2014″. – 26/05/2015

    “Foram as palavras do ex-chefe rubro-negro. Ele resumiu o que viveu no Flamengo nos últimos meses.
    – Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo”. – 03/02/2012

    Reply
  5. O Flamengo não foi feito para ser início de carreira para ninguém. Não esqueça q vc trouxe Ney Franco qdo ele n era ninguém. Deu certo. Méritos dele e de vc é da diretoria q apostaram nele. A questão n é o Flamengo não ser lugar para começar. É ter alguém para dar apoio a esses iniciantes. Se o Zé tivesse alguém com experiência e bom de vestiário como gerente de futebol ou como coordenador, como Júnior, Fábio Luciano, Muricy q não quer ser mais técnico, em vez de Mozer com certeza o Zé conseguiria trabalhar melhor

    Reply
  6. Está turma q chama o Bandeira de arrogante e o oportunista deveria respeitar mais a pessoa está levando o clube a ser referência administrativa no futebol brasileiro. Ele erra ,assim como todo ser humano, agora taxar o Bandeira de arrogante e oportunista é sacanagem !

    Reply
    • Assino embaixo.

      Acabei de ver um vídeo no Facebook em que o “torcedor” pedia a volta do Adriano, Bruno, Willians. Que Flamengo deveria voltar a dever salários, que era time de bagunça, de tiro, facada, briga. Todas essas palhaçadas ilustradas com notícias de épocas recentes.

      Duas delas: Patrícia Amorim e o muro de tijolinhos no CT. A manchete falava em R$ 27 milhões penhorados e salários atrasados.

      A outra, Márcio Braga dizendo “acabou o dinheiro”.

      E ainda tem nego que vem falar mal do Bandeira ou até pedir sua saída. Tem que respeitar o presidente que devolveu o respeito ao Flamengo. Ou preferem que volte a ser time de facada, tiro, cadeia?

      Reply
      • Henrique, você tem certeza de que esse suposto “torcedor” é rubro negro mesmo? Pode-se afirmar isso? Cuidado, em redes sociais amigo, tem muito João se passando por José.

        Reply
      • Henrique,você perde tempo com esses acéfalos sem educação? Quem em sã consciência gostaria de ver o Fla endividado? Bandeira vem fazendo excelente trabalho financeiro,se conseguir profissionalizar a gestão do futebol e,consequentemente,triunfar nas competições relevantes,irá entrar para história!

        Reply
        • Daniel e Helder, as palhaçadas do vídeo eu nem dou bola. Até acho graça, mas todo o vídeo é ilustrado com notícias verdadeiras de épocas recentes como disse. Por isso, acho inadmissível críticas tão pesadas ao Bandeira que lidera uma turma de extrema competência e botou a cara para mudar o patamar do Flamengo.

          No mais, Carpegiani neles!

          Reply
      • Henrique um dos grandes problemas do ser humano chama-se imediatismo,ou seja a casa vivia uma bagunça de anos e chega alguém disposto a arrumar a bagunça,o pessoal que a casa pronta mas esquecem que obra demora.
        Em qualquer lugar o Bandeira teria que ser idolatrado por tudo que tem feito.

        Reply
  7. O nome ideal seria Abel,mais por tudo que está se passando não tem chances,Luxa acho que não vem também pois está fazendo um bom trabalho no clube onde abriu suas portas para ele que estava desacreditado.O ideal seria Dorival mais está empregado.O único que tem disponível seria Roger,mais tenho minhas dúvidas pois não fez bom trabalho no Galo.

    Reply
  8. Concordo com você Kleber leite perfeito pra mim seria Vanderlei Luxemburgo não gostaria de um treinador estrangeiros pq não conhece o flamengo se for para contratar um estrangeiro deixa Jaime de Almeida e por próximo ano vai atrás de Abel Braga mano Menezes cuca desde do ano passado que digo pra mim Abel Braga seria o nome perfeito para o flamengo.

    Reply
  9. Paulo César , apesar do atraso o presidente Bandeira sucumbiu ao óbvio, méritos por deixar de lado uma convicção tão tola é insustentável . Tomara que se escolha um técnico com apelo motivacional já que temos poucos jogos importantes até o fim do ano . Luxemburgo seria perfeito , mas acredito que não saia do Sport . Iria de papai Joel até o fim do ano caso o Luxa não aceite o possível convite. Precisamos de leveza, alegria e um técnico boleiro pra acertar o time e paparmos esses títulos ainda possíveis.

    Reply
  10. Sinceramente não acho Luxemburgo solução para nada. Acho problema mais adiante com os principais jogadores. Sempre foi assim, não mudaria agora.

    Reply
  11. Julio, amigo,
    Você está equivocado. Ney Franco, quando contratado, em dois anos, dirigindo o modesto Ipatinga, foi vice campeão mineiro, campeão mineiro e semi-finalista da Copa do Brasil. Portanto, não iniciou a carreira no Flamengo.
    Além disso, não confunda os momentos. Antes, no momento que você citou, a crise financeira era grave. Hoje, em função de uma série de fatores, o clube está pronto para grandes investimentos.
    E para terminar, nao confunda o que eu possa ter me equivocado lá atras, com as conclusões a que cheguei ao longo do tempo.
    Forte abraço.

    Reply
  12. Sem dúvida, presidente,poderíamos ter feito isso há muito tempo, sequer deveríamos ter começado o ano com esse treinador. Alguns o afirmaram, inclusive eu. Mas falar abertamente, e contra a corrente dominante, é sinal de falso rubro-negrismo, atualmente. Atualmente? Não, cumpre consertar: o senso comum sempre existiu e, por incrível que pareça, ouço, ainda hoje, “especialistas” darem explicações baseadas na ” vontade dos deuses do futebol”. Inacreditável, mas rigorosamente verdadeiro: deuses do futebol! Foi devido a esses “deuses” do futebol que perdemos a copa de 82, por exemplo, não pelos equívocos terríveis daquela comissão técnica! Agora, em agosto de 2017, sobre o Flamengo, parece ainda existir quem pense ser obra do “sobrenatural de almeida” os claríssimos erros de avaliação, os grandes equívocos na gestão do futebol. Mas já não há como fugir: com muito menos sobre a mesa, em termos de opções, a nós nos restam algumas atitudes duras, e estas começam por reflexões profundas. Até porque, perdendo até pra times como os de hoje, precisamos olhar seriamente para a parte sul da tabela, da qual distamos apenas 09 pontos. Além disso, com o emocional em frangalhos, precisamos, mais que nunca, encontrar uma liderança que nos entregue, junto à experiência, junto à cobrança incessante aos jogadores, a indispensável leveza, o super bem-vindo bom humor, para suavizar a ambiência e manter aberta uma saudável válvula de escape. Mas, aqui também, será preciso ter coragem, pois as ideias dominantes, a ” média e a mídia da razão”( e grande parte dos torcedores, que repetem, feito papagaios, tudo que os “comentaristas” dizem), se oporão fortemente. Sem dúvida, refiro-me a Joel Santana.
    O senhor mesmo, aliás, tempos atrás, foi esse farol, essa coragem indomável que integrou o ” Rei do Rio “ao elenco rubro-negro. Lembra que choveram críticas? Os ” grandes comentaristas”( claro, sempre entre aspas) se voltaram contra o senhor, mas tiveram não apenas que refluir como, nenhuma dúvida, aplaudir de pé o senhor Natalino. O que houve lá, é o que queremos aqui: Nação pacificada, unida, coesa, cantando e absolutamente dominante nas arquibancadas. Isso, como já provado, lava a alma e quase equivale a um título. Porque esse é o verdadeiro encontro das águas: a bênção de quarenta milhões de torcedores a um time com alma, com vida, com tesão, vibrante e irresistível.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  13. Kleber, sou fã número 1 do Vanderlei. Grato a ele por nos livrar do rebaixamento iminente em 2014. Um técnico , como o Abel, que não tem discurso pronto em todas as coletivas como o Zé Ricardo, Mano Menezes, Tite, Dorival e outros “encantadores de serpentes”. Pena não ter tido jogo de cintura em 2012 no trato com o Dentuço pois, com aquele time, seríamos campeões da Libertadores, como o Galo foi. Mas, temos uma pedra no meio do caminho: ele saiu “atirando” em 2015, disse que os caras que dirigem o Flamengo nada entendem de futebol e, hoje, confirmamos isso.

    Reply
  14. Não acho que devemos contratar um técnico de fora nesse momento.
    Precisamos de alguém que conheça o elenco e o clube.
    Repetiria 2009, quando demitimos o técnico no fim do 1o. turno, com o Flamengo em décimo lugar.
    Jaime levou o time a ser campeão naquele ano.
    Repetiria Jaime de Almeida e no fim da temporada, aí sim, traria alguem de peso.

    Reply
  15. E ninguém fala de Rodrigo Caetano. Todos os times trazem jogadores revelação e bons. Alguns ótimos. O Fla não consegue “descobrir” ninguém barato ou de graça. Onde estão nossos olheiros. Net work, cadê? Corinthians, Gremio montaram time sem dinheiro. Tira esse cara também.

    Reply
  16. Como era de se esperar, Luxemburgo é nome polêmico. É 8 ou 80, ou se gosta dele ou é odiado. Luxa mudou muito, sua atitude no Sport tem mostrado isso. Não vejo no mercado, no momento, nenhum nome capaz de suportar a panela de pressão que é o Flamengo como ele. Não que eu seja um fã dele, mas ele sabe tirar de um atleta o que ele pode render e sabe armar bem seus times. Claro que não existe técnico perfeito, afinal, nem Guardiola fez milagre no City. Eu não tenho duvidas que temos, senão o melhor, um dos melhores elencos do Brasil nesse momento. Precisamos de um técnico cascudo.

    Acredito até que não vai ser fácil tirá-lo do Sport, até pela rivalidade que existe entre esses dois clubes. Mas fora ele, os nomes não são muito animadores. Roger, Fernando Diniz, Eduardo Baptista, Carpegiane (talvez o mais interessante), Jorginho, Rueda, sei não. A torcida está fazendo campanha pelo Rueda. Sinceramente acho que temos gringos demais no Flamengo.

    Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

    Reply
  17. Taí o que muitos queriam. E agora, “José”? Contratar quem?
    Vanderley Luxemburgo? Joel Santana? Carpegiani? Jorginho? Paulo Autuori? Rueda? Roger? Jaime de Almeida? Oswaldo de Oliveira? Celso Roth? Leão? Eduardo Baptista? Ney Franco? Falcão? Cristóvão Borges? Adilson Batista? Rogério Ceni?
    Sinceramente, desses, para quebrar um galho até o fim do ano (será que aceitariam?), eu apostaria em quatro:
    Carpegiani, Joel Santana, Paulo Autuori e Vanderley Luxemburgo (acho difícil).

    Reply
    • Opa! Eu vi Ceni? Vamos incluir Lazaroni e, acho que anuncia ele hoje à noite, rs. Temos também Felipão.

      No mais, eu cobro Renato Gaúcho desde antes a contratação de Muricy. Wanderley, acho difícil vir. Jorginho com Zinho (raízes rubro negras), quem sabe? Portanto, avaliando o perfil da diretoria que gosta de tomar decisão em conjunto, por medo de errar sozinha, Rueda é o nome.

      Mas nada disso resolverá se a estrutura não for alterada de cima para baixo, ou seja, o VP de futebol; a filosofia de comando; acrescente saber o que faz Mozer? (Ninguém sabe); a vinda de um primeiro volante, digno da camisa 5; e negociar nomes como: Gabriel, Vaz, Márcio Araújo e Muralha, entre outras minúcias. Pacificando o clube para 2018, colocando nos trilhos a retomada dos projetos de vitórias, que sempre esteve na história e no hino do clube.

      Reply
  18. Prezados,
    Vai ser interessante os futuros comentários neste blog. Nos últimos meses surgiram interessantes embates entre defensores x críticos de Zé Ricardo, movidos por nossa paixão pelo Flamengo.

    E agora, com o novo treinador, o que veremos? Kkkk Boa sorte ao Flamengo!!!

    Reply
    • Só espero que não sejam todos contra quem esteja por vir… Pois é aquela história, se achavam que estava ruim, pode ser pior… rsrs SRN

      Reply
  19. Incrivel a qualidade das opiniões do blog. Vou dar a minha: papai Joel pra terminar o ano. Um porreta pro ano que vem, com costado largo. Cascudo. Ou então, partimos pra gente com pele rubro negra, Junior, carpegianni ou até mesmo o galinho, desde que se desse tempo pra esquematizar tudo.
    Guardiola e Zidane não deram certo no Real e Barcelona? Porque nossos craques não dariam certo aqui? Tenho dito: junior, zico ou csrprgianni e vamos que vamos!

    Reply
  20. Z.Ricardo caiu . Quando vai cair R.Caetano? e Fred Luz ? E Mozer? todos esses marajás precisam ser demitidos. Sem isso , continuaremos sendo um bando sem comando, ainda que tragam o Guardiola. Insisto, falta HOMEM no departamento de futebol , alguém pra cobrar vergonha e raça dos jogadores. Penso que também seria o caso de trocador o preparador de goleiros do time.
    Os nomes disponíveis no mercado são Roger machado; Jorginho; Carpegiani, Renê Simões(esse é o menos ruim ), F.Diniz e Joel….sinceramente? Nenhum deles me empolga . Por favor, Luxemburro não !
    Mas tomara que a mudança seja pra melhor ! ou até a vaga no G6 vai pro espaço.
    FORA R.CAETANO !

    Reply
  21. Trocar ZR por Jaime é o mesmo que trocar 6 por meia dúzia. Seria insistir no erro cometido quando da saída do Muricy: apostar na interinidade. Ademais, esta mesma administração já reprovou o trabalho do Jaime e o demitiu de forma traumática. Depois admitiu-o de volta e, na primeira oportunidade, o preteriu em favor do ZR. Recolocar o Jaime seria voltar atrás 4 anos. O Flamengo precisa de um nome de peso para comandar o futebol, mesmo que seja esrangeiro. Luxa saiu pela porta dos fundos, atirando contra esta administração, e Joel Santana está em outra fase da vida: ttata-se de um senhor aposentado. Também não combina com o perfil exigido pela Diretoria que é de um técnico estudioso e atualizado. Como nosso objetivo maior é a Libertadores do próximo ano, investiria no Rueda.

    Reply
  22. A culpa é do tecnico ?
    No time do FLA todos falham.Os goleiros,zagueiros,meio campistas e os atacantes.
    Estes atletas ganham ótimos salãrios e recebem em dia.
    Mas,nada faz melhorarem suas atuações.Repetem a cada partida OS MESMOS ÊRROS .
    Nem o Tite aguentaria !!!
    ABS.
    SRN.

    Reply
  23. Kléber.. tbm concordo com a saída do ze….. mas com sua experiência e pelo q vc observa…. neste momento a simples troca do técnico resolve???? Não seria a hora de uma reformulação maior com um novo VP de futebol… novo diretor e gerente…. novos psicólogos (Fernando Goncalves ) pq o time está em frangalhos…. é fim do Centro de inteligência q so indica zagueiro lento…. p q vc acha??? A simples troca de técnico para mim não resolve nada.

    Reply
  24. Wanderley Luxemburgo, aquele que sabe das coisas, conforme o seu próprio nome, em holandês, o diz: “van der Ley”, ou seja, “o das coisas”.
    Auxiliar técnico, Jayme de Almeida.
    E, sobretudo, um novo preparador de goleiros, cargo para o qual só há um nome: Cantarele!
    Também essencial que se mande embora o tal do rodrigocaetano, comprovadamente incompetentíssimo.
    SRNs

    Reply
  25. WANDERLEY LUXEMBURGO na cabeça!
    Auxiliado por Jayme de Almeida e por Antonio Luis Cantarele.
    RodrigoCaetano, rua, e já! Para ontem!

    Reply
  26. Iria atrás do Renato Gaúcho. Não foi possível? Traria o Rueda, mesmo em meio de temporada.
    Ah, mas nenhum deles topou… Confesso que o Luxa ainda não me convenceu de que voltou a ser ao menos 40% do que já foi dentro das 4 linhas, e acredito que isso deve-se muito mais ao aspecto psicológico dos jogadores do que a fatores técnicos. O Luxemburgo, ao meu ver, não consegue mais fazer com que seus atletas corram e o obedeçam como já fez um dia.
    Coisa que o Tite consegue como ninguém e o Carile mostra que aprendeu.
    Acho que seria uma regressão para o que temos hoje, mas o papai Joel com esse time ajeitaria a “casinha”. Viria com seus amados volantes (aí mesmo que M. Araújo nunca mais sairia), porém a equipe apresentaria mais consistência. Diego e Everton Ribeiro teriam mais liberdade e a equipe seria mais dependente deles…

    Reply
  27. Eu como pedi há tempos que demitissem o Zé Ricardo e colocassem o Jorginho por ser prata da casa, acho que merece uma chance em condições melhores pela sua história como jogador campeão pelo clube e Copa do Mundo pela seleção, bem como foi auxiliar de Dunga em Copa do Mundo, acredito que a parceira dele com Zinho deu certo no Vasco e fizeram um bom trabalho o que poderia se repetir no Flamengo por conhecerem bem o clube.

    Reply
  28. Luxemburgo não! Seria o ultimo tecnico a ser contratado. Ja teve muitas chances no Flamengo e em todas foi mal, incluindo uma derrota pavorosa em BH de 4×1 pro Atleticu-MG, onde se viu um festival de lambanças. Sinceramente, não vejo nada de motivador no Luxemburgo. Tem um perfil personalista, intransigente, daqui a pouco vai querer se meter a contratar(lembram do Thalysson???) e ai nós estaremos na confusão.
    A hora é de alguem experiente, sereno, que crie bom ambiente(Luxemburgo, ao contrário, arruma confusão toda hora) e que faça o óbvio, sem invenções.
    A diretoria perdeu muito tempo com suas hesitações e falta de conhecimento. Particularmente, eu preferiria até um neófito do tipo Fernando Diniz, que jogou no clube por 2 anos e inclusive, foi perseguido como jogador pela torcida ao Luxemburgo.
    Luxemburgo não é ultrapassado taticamente. Seu grande problema é que hoje o tecnico é um gestor de pessoas primordialmente. Luxemburgo, com seu ego, seus devaneios, acaba metendo o pe pelas mãos. O jogador de hoje é diferente do da decada de 90. O que estes aceitavam numa boa, os de hoje não aceitam mais. Isso é visivel e qualquer pessoa com minima experiencia interna em um ambiente de equipe sabe disso.
    E que tambem não venham com Jorginho e Zinho, caras que quando treinaram o Vasco não tiveram respeito com a Nação. Zinho chegou a bater no peito, apontas para a torcida e beijar escudo quando do gol do Rafael Silva no 1×1 que nos eliminou da Copa do Brasil em 2015. As imagens estão gravadas. O cara tem todo o direito de jogar ou treinar quem ele quiser, não pode é afrontar quem lhe deu oportunidade. Andrade, por ex, foi campeão pelo Vasco em 1989, venceu o Flamengo em um domingo por 4×0 no Maracanã, mas jamais desrespeitou o clube. ZINHO e JORGINHO NÃO!!

    Reply
  29. Sempre fui contra a troca de treinador, diante dos fatos esta se tornou obrigatória, lendo todos os comentários vejo que não há consenso nem aqui, até o aposentado Joel foi citado.

    Flacorneta em silêncio, obviamente não irá se posicionar para lá na frente poder fritar mais um sem ter “culpa” de tê-lo indicado ou “participado” da escolha.

    Pois bem, lendo e aprendendo com os colegas concluo que o DNA rubro negro ou pelo menos entender minimamente o que significa ser Flamengo se torna fundamental para ser técnico do flamengo e concordando Ainda que o bravo Jayme não teria condições ou pulso forte para levar essa galera, considerando Tb que o Luxa por todo desgaste que teve na última passagem não devera aceitar um convite ou sequer ser cogitado pela diretoria.

    Por tais razões, analisando seu último trabalho no coxa, seu currículo e identificacao com o Flamengo, diante da ausência de nomes que sejam unânimes e por ter absoluta certeza que um técnico estrangeiro não daria certo, meu nome ideal seria o Carpegiani.

    SRN

    Reply
  30. Eu gostaria do luxa, mas acho q não sai. Rueda, vai precisar de tempo. Roger, não deu um padrão de jogo ao Atlético e acabou com a identidade do time que era o abafa. Vejo somente cascudo disponível o Caerpegiane, mas tem o talentoso Fernando Diniz, que fez bons trabalhos no Audax. Mas seria uma aposta, acho que como tapa buraco pra fim de temporada o Fernando Diniz seria uma boa, se não der certo pega um bom cascudo ou estrangeiro pro início do ano.

    Reply
  31. Luxemburgo já, seria o nome ideal , grande treinador ,com capacidade de fazer esse time jogar e ganhar. O luxa nunca pegou um time e um elenco bom no flamengo como esse !

    Reply
  32. O risco de mandar o ZR embora é ouvir certos nomes: Roger (fracasso recente com o excelente time do Galo, além de ser uma espécie de ZR), Jorginho (Identificação recente com o Vasco, imperdoável, além de ser ninguém), Rueda (colocar mais pressão em um grupo com dna perdedor), Carpegianni (imaginem só?), Joel Santana eu tbm já ouvi, e ai vai…

    Reply
    • Nininho, carissimo Jabba The Hutt, com Carpegiani fomos campeão mundial.

      MasqQualquer um que vier a sina será a mesma. Se está ganhando, é gênio. Se está perdendo, é asno. E assim segue a vida de tecnico de futebol no Brasil.

      Reply
  33. Caro Kleber e amigos!
    O competente Zé Ricardo irá se aprimorar e voltará com mais bagagem. O momento pedia muita lucidez e isso aconteceu. Tarde ou não, o que mais importa no momento é que fique claro que praticamente perdemos o ano. A presidência do Flamengo não é lugar para se brincar de gato e rato. Brincou-se muito e o resultado está ai.
    Vamos lá: eu não traria de forma alguma o Roger Machado. Ainda não vingou e tenho minhas dúvidas. Meu técnico ideal hoje seria o Renato Gaúcho, mas, por enquanto, se o Luxemburgo vier, será excelente nome. Conhece o Flamengo como ninguém e aguenta pressão.
    SRN e vamos em busca de salvar o ano com honra, pelo menos!

    Reply
  34. Lamento muito a saída do Ze,e o que temia aconteceu.. trocamos o pneu com carro andando.
    Mais admito que no jogo de ontem o Ze assinou sua carta ao escalar um time fora daquilo que ele Ze achava ideal.
    Admiro e muito a gestão do Bandeira (que tem que ter uma estátua na Gávea por tudo que tem feito) pois pelo que li ele também teve que ceder e demitir o Ze.
    Agora não acredito e não vejo mais época para Joel,Jaime ,Jorginho e até Luxemburgo(apesar de gostar muito do Luxa)
    Porque começar com algum técnico tampão e mudar no início do ano?porque já não contratar o técnico que a diretoria acha o ideal logo agora?nao temos tempo a perder!!
    E a torcida?a torcida que queria a saída do Ze esqueceu que não tem ninguém disponível no mercado!!

    Reply
  35. O Zé Ricardo fracassou ? A diretoria e seu pro jeto fracassaram ?
    Ambos tiveram EXITOS.Nem o Zé nem a diretoria fracassaram. Os mesmos jornalistas que defendiam a permanencia do Zé cobram a diretoria TíTULOS ?
    O Zé e a diretoria tiveram SUCESSO em nos retornar a Libertadores. Essa diretoria tem feito um LINDO E BEM INTENCIONADO trabalho e infelizmente existiu um distanciamento dentro de campo.
    Nosso apoio INCONDICIONAL por todo Brasil nos colocou na disputa ano passado. O maior título já nos foi dado. VOLTAMOS A SER FORTES.
    A TORCIDA precisa APOIAR, APOIAR. O Milagre está acontecendo.
    Cheguei a pressentir a lesao do Diego pelo simples fato de ve-lo defendendo como Zagueiro e tentando atacar como atacante e esqucendo que ele não é 2. DOAçãO demais ao TIME e a TORCIDA.
    O SUCESSO CONTINUA e o FLA continua CRESCENDO.
    Somente os JOGADORES + TORCIDA podem fazer esse elenco vencedor. A diretoria já criou a estrutura para isso.
    O Corinthians 2017 é igual o FLA 2016 onde uns corriam pelos outros e no apito final TODOS GANHAVAM.

    Lembrem-se, TODOS GANHAVAM. Hoje todos perdem.

    VAMOS SER CAMPEOES MENGO ! !

    Reply
  36. Kleber,
    Como postei ontem aqui no blog, concordo plenamente com Você, nesse momento de escassez de boas opções de técnico no mercado, com toda certeza o LUXEMBURGO é a melhor opção, por ser Flamengo, por ter muita experiência, por saber trabalhar com medalhões, por ser motivador e mais importante de tudo, por ter o apoio da torcida.
    Com ele acredito que tenhamos plenas condições de ganhar a Copa do Brasil e também a Sulamericana.

    O contrato dever ser até o final desse ano, com possibilidade de renovação caso ele conquiste a vaga para Libertadores de 2018, e tendo claro, vinculada à essa conquista um bom bônus financeiro para o mesmo.

    Caso não dê certo, ou seja não consigamos estar na Libertadores de 2018, aí Sim, com mais calma, se terá tempo para pensar em outro nome, até porque no final do ano outras opções estarão disponíveis no mercado.

    A única dúvida sobre a contratação do Luxemburgo, é saber se o EBM terá humildade suficiente para contratar quem já afirmou que ele não entende nada de futebol, reconhecendo assim sua incompetência nesse assunto.

    SRN

    Reply
  37. Prezados,
    Também tentaria o Rueda.
    1)Foi campeão da Libertadores e “vice” da Sulamericana, sem contar os títulos locais.
    2)Classificou Equador e Honduras para a Copa do Mundo.
    3) Dizem que ele arranha o português. Mas, além disso, muitos dos jogadores titulares falam espanhol: Diego Alves, Trauco, Cuellar, Diego, Berrío e Guerrero.
    4) Melhor do que Jorginho.
    E o principal, conta com a simpatia de grande parte da torcida, que já invadiu as redes sociais do treinador pedindo a sua contratação.

    Reply
    • Rueda tem um problema de saúde chato e tem o fato de técnico estrangeiro precisar de tempo para impor seu estilo.

      O Flamengo precisa de um ou dois ajustes e só. Uma arrumada na defesa (principalmente na proteção à zaga), uma maior variedade de alternativas ofensivas e calibrar os pés e cabeças dos atacantes.

      Mesmo nessa má fase, o Flamengo está na zona da Libertadores, semifinal da Copa do Brasil e oitavas da Sulamericana.

      Quanto menos inventar melhor.

      Diego, eu sou melhor que o Jorginho!

      Reply
  38. Kleber, por favor jogue uma luz no que tem sido comentado a respeito do novo técnico? O que vc tem ouvido? Qual vc acha que será a tendência? O ideal é que o acerto venha hj…

    Reply
  39. Kleber,
    Sempre fui contra a saída do ZR, faltou alguém de experiência na diretoria, vide quando Godinho estava la, tudo estava andando bem. Já que saiu, hoje no mercado Brasileiro não tem ninguém para longo prazo. Jorginho bem no Vasco, mal no Bahia, Roger uma lastima no Atl MG, Falcão nunca vi um trabalho bom, Nelsinho Baptista saiu mal de seus dois últimos clubes, Luxa saiu brigado daqui falando mal de todo mundo, trazer um técnico estrangeiro essa altura pode colocar muito a perder.
    Creio que o melhor seja alguém com casca até o fim do ano. Me agrada Carpegiani por conheço o clube, Joel Santana sempre foi bombeiro e tirou o Vasco da seria b no, cambota moçada. E enquanto terminamos a temporada entraria em contato com Rueda para início de 2018, até lá, teria tempo de analisar e conhecer o elenco.
    Forte abraço.
    S.R.N

    Reply
  40. Em 2017 um FLAMENGO se REEQUILIBRANDO e VOLTANDO a ser forte e com elenco competitivo.

    Essa foi a promessa dessa diretoria e eles TEM CUMPRIDO RIGOROSAMENTE.
    A primeira ETAPA foi feita. A diretoria segue trabalhando na CONTINUIDADE do PROCESSO.
    Alguns jornalistas criaram a FALACEA de que a partir de 2017 o FLA teria obrigação de se imbativel. SERIO ISSO ? IMBATIVEL ?

    O nosso processo de REESTRUTURAÇÃO CONTINUA. Isso é trabalho e não mágica. Vencemos apenas a primeira etapa, ainda buscamos a CONSOLIDAÇÃO dessas conquistas. Um estádio será mais um desses passos. O Gigante ainda está se armando. O que vemos hoje é apenas o começo da reestruturação.
    Vamos para CAMPO APOIAR. Já fizemos times fracos serem fortes, imaginem o que nosso apoio pode fazer com esse elenco forte.
    VAMOS EMPURRAR, VAMOS PULSAR JUNTOS. Somos o sangue RUBRO que corre nas veias desse GIGANTE. Somos ele.

    Na Ilha do urub-REI
    O URUBU-REI vai exercer sua FORçA e vamos voar alto por todo Brasil. Vamos lançar nossa SOMBRA MAJESTOSA e IMPONENTE sobre nossos adversios.

    Reply
  41. Carlos Egon, meu nobre, cade você. Precisamos de sua experiência agora. Como respeitamos muito sua opinião, gostariamos de saber o que pensa.

    Reply
  42. Kléber, bom dia!
    Concordo totalmente com o perfil de treinador sugerido por vc. Porém, o nome que sugiro é o de Muricy Ramalho. Os pessimistas dirão que ele fez um trabalho ruim no flamengo, mas, verdade seja dita, o trabalho dele foi interrompido por questões de saúde e tenho certeza que ele daria um padrão tático à equipe. Afinal, ele fez isso por todos os clubes que passou e não haveria motivo para ser diferente no flamengo. Vale lembrar que o Muricy tem o DNA vencedor que precisamos para o momento, além de experiência o suficiente para lidar com a pressão.
    Dias melhores virão!!!!
    SRN

    Reply
  43. Por que pedi pro Zé Ricardo sair ?

    Da mesma forma que lançar um sub 20 antecipadamende ou em momentos dificeis pode queimar um jogador, igualmente podeacontecer com um técnico. O Zé subiu e a sinergia aconteceu e o time cresceu e o Zé também. Os fatores mudaram e chegou a hora do Zé sair para se preservar e preservar o trabalho. As chances a novos técnicos devem ser dadas. Assim como as PAUSAS também. Assim como um jogador volta ao banco para esperar novas OPORTUNIDADES, assim deve ser com os NOVOS técnicos.
    O FLA precisa DESENVOLVER uma metodologia para identificar, aprimorar e lançar PAUSADAMENTE novos ASSISTENTES e futuros técnicos.
    É preciso que o setor de inteligencia do FLA ANALISE e identifique os pontos FORTES e FRACOS dos proximos adversarios para municiar nossos técnicos.

    Reply
  44. Gente, vejo que muitos pedem o Luxemburgo, e concordo com a escolha, só que isso não vai acontecer. E não porque ele não vá aceitar deixar o Sport, mas pela forma que saiu do Flamengo na última passagem. Deixou o clube brigado com a diretoria, dizendo que ela não entendia nada de futebol, então duvido que o nome dele seja cogitado, apesar de ser o perfil avaliado pela maioria como o ideal. Confesso que não sei o que a diretoria tem em mente, não há muitas opções no mercado. Talvez corram atrás do Rueda, mas acho difícil que aceite (apesar de que Berrío pode ser um trunfo nesse caso, conversando com seu ex-técnico de Atlético Nacional e o convencendo a vir). Carpegiani até é uma possibilidade, mas acho que vão acabar tentando é o Roger mesmo, que não encaixa no perfil, mas dentre os nomes mais razoáveis é o menos complicado.

    Reply
  45. “Técnicos Secundários”
    – Jorginho, Carpegianni, Joel Santana
    Todos estes e mais alguns com carreiras apagadas não serão considerados.

    “Técnicos Novatos”
    – Roger: Já disse que esse ano não pega time, péssimo resultado recente no Galo, que é um timaço como o Flamengo.
    – Diniz: Recusou 2x convite do clube ano passado, não acredito que seja lembrado ou que se lembrado aceite.

    “Técnicos Medalhões”
    – Cuca, Marcelo de Oliveira, Renato Gaúcho, Levi Culpi, Abel: Todos empregados e dificilmente largarão seus respecitivos times. Destes todos somente Luxemburgo tem contrato com time pequeno e multa contratual simbólica.

    “Técnicos estrangeiros”
    Nesse momento é a solução ideal para o fracasso, até ambicionando o rebaixamento. Muita pressão, e falta de conhecimento do futebol brasileiro.
    – Rueda: Já deu declaração que não trabalha esse ano, em estudo na Europa.

    “Solução caseira”
    Em minha opinião, se falhar Rueda ou Luxemburgo, Jaime de Almeida deve assumir o time até o final do ano.

    Reply
  46. Façam suas apostas.
    Os boatos correm soltos.
    Já tem jornalista afirmando que os nomes estudados são Zico, Dunga e Roger Machado. Se isso for verdade, a emenda pode sair pior que o soneto.
    Zico, duvido que aceite. Dunga é para facilitar a escolha do nome Roger Machado.
    E quarta-feira tem decisão, minha gente.

    Reply
  47. Amigo FLADmais , você tá falando sério? Estamos fortes? No quesito financeiro você tem razão, mas ai prova a total incompetência da diretoria no futebol, tem dinheiro , estrutura e os resultados são muito aquém, digamos pífios… convenhamos são 5 anos de tentativas e erros , não 5 dias ou 5 meses!!!

    Reply
  48. Estão falando em Jorginho. 10 anos de carreira, nenhum bom trabalho. Vexame quando passou pelo Flamengo.

    Já estou considerando a hipótese do Jayme ficar.

    Reply
  49. Ha 4 meses do fim da temporada nao adianta trazer nenhum figurao. Tem que tentar alguem pra salvar o ano em duas copas mata-mata. Estamos ha 4 jogos de ganhar a copa do brasil e na sula tambem nao esta essa dificuldade toda.
    Tragam um copeiro, que nao invente muito, e que de equilibrio ao flamengo e ponto final. Se ganharmos essas 2 competicoes sairemos do ano com 3 titulos de 4 em disputa, ta ruim? Obvio que nao… esquecam brasileiro e caiam na real.

    Reply
  50. ROGER MACHADO, porra!!!!

    Estes caras são muito conceituais, tá na cara que vai dar merda!

    Caminho ao rebaixamento pavimentado!

    Luxa que tem razão, ESTES CARAS NÃO ENTENDEM PORRA NENHUMA DE FUTEBOL.

    Reply
  51. Dependendo dos resultados da próxima rodada, poderemos cair para a 9ª posição. Espero que essa Diretoria pense muito antes de contratar.
    Espero, também, que de favorito não sejamos ameaçados para a parte sul da tabela. Pessimismo? Não, realismo!

    Reply
    • O Luis, eu vou te dizer uma coisa meu amigo. A torcida é para chegar aos 41 a 45 pontos, que nos livra do rebaixamento. Os últimos dez jogos é campanha de rebaixado.

      Reply

Comente.