SAVOIR FAIRE

Roger Machado (Foto: Lauro Alves / Agencia RBS)

O francês usa demais esta expressão, que quer dizer SABER FAZER da maneira mais ampla possível e, pelo que acabo de tomar conhecimento, o SABER FAZER passa longe de quem comanda o futebol do Flamengo.

Leio espantado que Roger Machado – quem é Roger Machado? – recusou o convite do Flamengo, o que convenhamos, termina sendo um enorme mico institucional.

Companheiros, por favor, tenham mais cuidado com a instituição. O Flamengo só convida oficialmente quando tem a certeza de que o convidado vai aceitar.

Como é que se faz? Simples. Uma pessoa qualquer, sem ligação oficial com o clube, mas de confiança da diretoria, sonda o profissional, dizendo que é apenas uma sondagem de caráter pessoal. Se sentir firmeza –  100% – passa a quem de direito no clube e, só aí, rolará o convite oficial.

Por favor…

1 Comentário

  1. Kléber, muito me empolga quando o assunto é planejamento (vide o último post). E foi justamente o que me fez ponderar em outras oportunidades.

    Apesar de ter visto uma boa entrevista do Rodrigo Caetano, agora a tarde, me preocupou justamente a parte que ele cita a procura por um perfil x, e que dará a ele, a estrutura e informações necessárias, pois as áreas são integradas, e ele poderá desenvolver o seu trabalho. Mas, em NENHUM momento, ele cita a frase principal e, que começou a ser desenhada à época de Muricy:

    “no Brasil, cada treinador que chega implanta um conceito.”

    ‘Flamengo tem um esquema tático que o técnico vai ter que se adaptar.’

    Gostaria de perguntar ao Rodrigo Caetano: o Flamengo ainda não tem um esquema tático, ou seja, uma filosofia para o time profissional e para as categorias de base?

    https://www.google.com.br/amp/torcedores.uol.com.br/noticias/2016/06/muricy-em-janeiro-flamengo-tera-esquema-tatico-que-o-tecnico-tera-que-se-adaptar/amp

    – Já sei a resposta: não!
    O nome de um técnico é importante, mas não me preocuparia tanto se essa filosofia já existisse e não tivesse sido abandonada.

    É a resposta se concretiza, com a formação da equipe contra o Vitória, dentro da Ilha do Urubu. Acrescento, que o torcedor não pediu para o Zé Ricardo atuar com apenas um jogador com características de marcação e nem pediu a entrada de Arão de primeiro volante, ele pediu a saída de Márcio Araújo para entrada de Cuelar e por que não Ronaldo ou Rômulo.

    Agora, só espero que a escolha do técnico não esteja sendo feita pelas mesmas pessoas que estavam no centro de inteligência
    http://espn.uol.com.br/modalidade/rankingdostreinadores
    , se assim for sugiro um blog com a capa: “fechado pra balanço”.

    Reply
  2. Caro Kléber!
    Ainda bem que ele recusou. Essa ação foi medo. Não é técnico preparado ainda.
    Obrigado Roger Machado.
    Que diretoria? Ir atrás desse iniciante.
    SRN

    Reply
  3. Kleber você está certíssimo ,o treinador que o flamengo precisa contratar tem que conhecer bem o time e o nosso clube.por isso Vanderlei Luxemburgo seria o ideal. Nos últimos 30 anos gostaria que alguém me mostrasse qual treinador estrangeiro que se deu bem no Brasil ???

    Reply
  4. Esse comando profissional do futebol do Flamengo, é muito amador. Não havia necessidade de um vexame desses.
    Caetano e Mozer, tinham que ter saído junto com Zé Ricardo. Um Vice Presidente amador, que entenda realmente de futebol está fazendo falta.

    Reply
  5. Nenhuma novidade. A debilidade desta patetica diretoria ja foi por mim muitas vezes abordada neste blog. Ali nao tem ninguem competente, Kleber, no que se refere a futebol. Nem o diretor de futebol, nem o VP da area e nem o CEO. São todos neófitos e pior, sem bom senso.
    O CV do Roger e o seguinte: campeonato gaucho com o Sao Jose(time do Assis), demissao no Gremio sem arrumar nada e demissao no Galo tb sem arrumar nada. Poha, acho que estao brincando de dirigir futebol. Esse cara e um ZR II, nada melhor. Dos neófitos, eu daria uma chance ao Fernando Diniz(vice paulista com o Audax, jogando o melhor futebol do campeonato, ganhando inclusive de times grandes) mas sempre com um coordenador técnico( um ex-treinador em atividade) com funcao bem definida.
    A incompetencia desta turma fez com que o mercado nao ofereca oportunidades. Hj ou e isso ou e fracasso. Mais um. SRN.

    Reply
  6. Olha que em 38 anos de vida, já vi o Flamengo pagar mico, mas como essa Diretoria paga é impressionante. O clube está batendo vários recordes de vexame dentro e fora do campo. Eu, sinceramente espero que o mico final não seja que no apagar das luzes dessa gestão venhamos descobrir que o Flamengo na verdade era uma versão mordena da cortina de ferro.
    SRN

    Reply
    • Isso é ridículo, o cara ainda passa pito condenando a propalada nefasta prática de troca de treinadores no Brasil, o que não é em absoluto o caso do Flamengo, que insistiu até não poder mais com o ZR.

      Deu ainda como desculpas que esta bem estabelecido em BH e que não pretende mudar de cidade devido ao ano letivo de seus filhos.

      Por fim disse que gostaria mesmo é de trabalhar no exterior de preferência.

      Acho que ele deve esta pensando em dirigir o Bayer, Barcelona ou Real Madri.

      Resumo, é que estes caras, ele o Diniz e outros não tem é caixa mesmo, não tem bagagem para segurar um desafio destes.

      Reply
  7. Além de um treinador com qualidade e personalidade, que seja capaz de tentar salvar nosso ano.
    Espero que tenha algum anjo rubro-negro, que ilumine a mente dos gênios do “conselho gestor” e os mesmos coloquem um gerente ou coordenador de futebol(similar a função desempenhada pelo Antônio Lopes, no Botafogo), que seja capaz de transmitir experiência e dar respaldo nas decisões do dia dia rubro-negro, ao técnico que for escolhido para tocar esse barco até dezembro.
    SRN

    Reply
  8. Presidente, a atual diretoria do Flamengo realmente é de um primarismo absurdo quando o assunto é Futebol. Deixar vazar a escolha e o convite ao Roger, permite isso que aconteceu: a recusa do convidado. Qualquer outro treinador que seja convidado agora, chega com a pecha de “segunda opção” o que lhe fragiliza diante do grupo. Ohhh amadorismo…

    Reply
  9. Gostaria de ver o Luxemburgo ou Carpegiani treinando o Flamengo. Conhecem o clube e precisamos de um treinador experiente num momento como esse.
    E o Bandeira precisa parar de ser teimoso, já passou da hora de colocar um vice de futebol. #voltakleber

    Reply
  10. Srs, creio que a recusa foi de um convite informal, sondagem. Se a gente achar que toda matéria que sai na internet é oficial, complica…

    Reply
  11. Espero que não pensem em Dunga ou Eduardo Baptista, são fracos demais!!! Gostaria de ver o retorno de Luxemburgo, pois não tem tantas opções no mercado e ele é rubro-negro.

    Reply
  12. A recusa foi o segundo vexame, o primeiro foi o convite.
    Além disso, francamente, essa contratação seria a continuação do anterior, nenhuma dúvida. Daí, não demoraria e a torcida estaria exigindo a demissão.
    Outra coisa: WL NÃO é o nome certo para o Flamengo. Desculpem-me os que pensam contrariamente, mas não é, mesmo. Provam-no as experiências que com ele já tivemos. Contratá-lo, agora, iria agravar o caso, e não podemos nos esquecer do modo pelo qual ele encerrou sua última passagem pela Gávea.
    De todos os nomes ventilados_ pela imprensa, em nome dos torcedores?_ só Abel Braga estaria à altura, mas também ele podemos esquecer. Nesse momento, é impossível que saia do Fluminense.
    Então, não podemos deixar de lembrar aos mesmos que foram atrás do Roger: tivessem ouvido pessoas mais experientes, teriam contratado Cuca, alguns meses atrás. Agora estamos sem opções e, pior: acabamos de levar o terceiro gol do Vitória, marcado pelo Roger. Diretoria, onde está o sendo do ridículo?
    Por fim, e principalmente, cumpre insistir: JOEL SANTANA é o melhor nome para o Flamengo. As razões sobejam. Curioso é que, em 1983, mesmo com o estrelado time Campeão do Mundo, tivemos que ir aos EUA buscar o “Capitão do Tri”. Foram essas as primeiras palavras do Carlos A. Torres:” O Flamengo está precisando de uma chacoalhada”. Resultado: fomos campeões brasileiros daquele ano. Agora, cumpre irmos, novamente, aos EUA, buscar nosso querido Joel. E, já que ele se arrependeu de ter ido para a seleção Africana, em 2008, e ter nos deixado, terá a chance extraordinária de se redimir e se perdoar a si mesmo. Direção do Flamengo: o nome certo é este_ Joel Santana.
    Saudações,
    Carlos Cazé.

    Reply
  13. Acho que vai cair no colo do Jorginho.Mais se analisarmos,conhece o Fla é grande maioria dos jogadores que lá estão .ate por que estava no Vasco até o fim diabo passado.

    Reply
  14. Boatos, somente isso. O nome ainda esta sendo analisado com certeza.
    Talvez Gallardo, ou Luxemburgo ou alguém do tipo com um perfil diferente. Eu idealizei o R Gaucho no inicio do ano. Nesse momento ñ fasso a minima ideia.
    Eu faria uma enquete com os jogadores pedindo que cada um sugerisse 3 nomes para análise da diretoria
    .
    Mas acredito que o Luxa vem aí.

    Reply
  15. Engracado que nenhum dirigente falou em convite ao Roger…agora sai na imprensa uma informação de recusa e isso vira notícia e rapidamente vira verdade absoluta,e o mais grave é que começamos a julgar a diretoria classificando a mesma como incompetentemente.
    Vejo como maior erro a demissão do Ze sem ter ninguém em vista,mais nesse caso da demissão não culpo a diretoria visto que a situação do Ze se tornou insustentável!!
    Agora nesse momento não precisamos ser nenhum expert para termos noção de que vai pipocar informações a cada hora sobre sondagem de algum técnico novo.
    Essa é a imprensa que infelizmente procura plantar notícias onde nem tudo é verdade.

    Reply
  16. Agora acho engraçado também pensarmos que qualquer técnico estando empregado ou não vai aceitar vir para o Flamengo,Luxa tá empregado será que o mesmo tem interesse em vim?vejo falando de Carpegiani ,pergunto o que Carpegiani conhece de Flamengo?foi o técnico campeão do mundo?galera a 30 anos a trás e ele conhece qual Flamengo?nem o caminho do Ninho ele sabe,visto que treino era na Gávea ,e quantas passagens teve ele pelo Flamengo e o que acrescentou?o que ele Ganhou depois do Flamengo?Jorginho?10 anos de mercado e qual trabalho significativo ele fez?dos que estão disponível nenhum é um expert,então nesse caso trazer por trazer,deixa o Jaime que também não me agrada mais já está dentro do clube.
    Agora eu gostaria de ver o Luxa ou Felipao iniciando um trabalho mais não é coisa simples tipo estalar os dedos e o cara vem.

    Reply
    • E corre que é o favorito do EBM nesse momento, o vascaíno ficaria até o fim do ano, qdo se tentaria Rueda, é o que corre de última notícia segundo o blog do RMP.

      Reply
  17. Prezados,
    Diretoria amadora demais no quesito futebol, quase empata com a Paty do parquinho. Qualquer um com um mínimo de visão saberia que Zé Ricardo não ia dar conta do recado, por fragilidade técnica de sua inexperiência. A mudança deveria ter ocorrido após a eliminação na Libertadores. Perdemos o Levir Culpi!!!

    Dos nomes, que ótimo que Roger não aceitou. Do outro, não acho o nome do Jorginho o pior dos mundos (fez mais na carreira que esse tal de Roger).

    Hoje, me agradaria a volta do Osvaldo de Oliveira, mais do que o do Carpegiani. Luxa acho que não virá, depois do que falou na última saída, o orgulho desta Diretoria jamais permitiria isso…

    Fernando Diniz sumiu…

    Reply
    • Diego, vc estava indo bem até citar Jorginho, depois seguiu cp, Oswaldo Oliveira, depois acertou no assunto Luxemburgo, e Fernando Diniz? É outro fake igual ao Roger!

      Reply
      • Nino,
        Não acho o Jorginho bom, mas também não o acho um pesadelo total considerando outros nomes. Kkkk

        Mas ao que tudo indica, será o Rueda. Bom nome!

        Reply
        • Diego, sinceramente Rueda me parece mais um pesadelo do que uma esperança. O cara é campeão Colombiano e Campeão da Libertadores da América, em minha opinião é expressivo, mas nem tanto a ponto de ganhar 700mil!

          A grande dificuldade é o histórico de maus desempenhos de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro, aliado a inevitável falta de informação dele dos jogadores do time, bom como do futebol brasileiro.

          Resumindo, vai levar um bom tempo até entender como a coisa funciona. Dentro do vestiário? Quem poderá prever?

          Reply
          • Nino,
            O fator positivo é que o elenco é recheado de gringos e brasileiros que falam espanhol e que já jogaram fora do país: Diego Alves, Trauco, Cuellar, Mancuello, Conca, Diego Ribas, Berrío e Guerrero.

            E ele já levou Honduras e Equador para Copa do Mundo, fazendo história com a seleção hondurenha (lembra?) – o cara entende de futebol, pelo menos.

  18. Kléber e amigos do blog.
    Um nome que não está sendo comentado e seria uma grande cartada não só para técnico até dezembro. Como para assumir a VP de futebol, gerente ou executivo, a partir de 2018.
    E com isso teríamos tempo de escolher um técnico de maior gabarito do que os que estão disponíveis hoje no mercado.
    O que acham?
    SRN

    Reply
  19. Ainda bem que não será o Roger. Acho-o tão iniciante quanto o
    Zé Ricardo. A imprensa colombiana está cravando que Reinaldo Rueda teria
    acertado com o nossa Flamengo.

    Reply
    • Paulo, estes caras são tão factoides quanto a impressa peruana com o Paolo Guerrero. É uma expressão forçação de barra de um futebol que tem dificuldades em se expressar.

      Reply
  20. Fizeram de tudo para tirar o Zé Ricardo. Conseguiram e agora ficam conjecturando quem seria o melhor e não chegam a lugar nenhum. Deixar o Jaime até o final do ano é piada. Melhor seria continuar com o Zé Ricardo e colocar alguém junto a ele que fosse cascudo. Pelo que pude observar, o grupo gostava e confiava nele. Ir atrás do que pensam torcedor e imprensa, mostra o quanto esses dirigentes são amadores em se tratando de futebol. Torcida, como diz o nome, foi feita para torcer e mais nada. Não tem que influenciar dirigente.
    Esse papo de dizer que a voz do povo é a voz de Deus, deu no que deu nesse País.
    Se algum treinador, cascudo ou não, aceitar esse cargo por um contrato até o final do ano, mostrará o quanto ele é “bom”.
    Agora só nos resta rezar e pedir ajuda a São Judas Tadeu.

    Reply
  21. Essa diretoria é uma piada ! De tanto amadorismo, beira o ridículo !
    Sorte que o tal de Roger, que nunca ganhou nada, não aceitou…Pois, é muito pior que Z.Ricardo.
    No Brasil, com exceção de Tite, Cuca e Abel, o resto é quase tudo igual…
    Reinaldo Rueda ? Técnicos estrangeiros , a menos que tenham muita bagagem e nome, dificilmente farão sucesso no Brasil.
    O momento não da pra inventar e nem arriscar trabalho a longo prazo, um técnico experiente poderá conduzir o time a final da Copa do BRASIL e ir avançando na sul-americana. Até porque o brasileirão já era.
    Mas insisto, senão demitir os marajás R.Caetano, Fred Luz e Mozer dificilmente teremos sucesso .

    Reply
  22. Boa noite presidente Kleber Leite,pode ser que antes que a pergunta seja respondida o nosso MENGÃO já tenha anunciado o nosso novo treinador,porém mesmo assim vou fazê-la. Quem o senhor prefere para técnico nesse momento? Não pude reparar até o momento qual a sua preferência pessoal.Vou mais além, queria saber a opinião do amigo com relação a três nomes específicos.
    1) Joel Santana
    2) Zico
    3) Reinaldo Rueda
    Obrigado, SRN.

    Reply
  23. Bom dia, Presidente.
    É necessário que seja o Wanderley Luxemburgo, não há outro. Além do mais é verdadeiramente rubro-negro e é o único dos grandes que está empregado em time pequeno, atualmente -o tal do ixpórti.
    Em tantas décadas, pois acompanho o Mengão desde a final de 1962 perdida contra Mané Garrincha, jamais vi uma diretoria de tal maneira inepta e amadorística em temas diretamente vinculados ao futebol, reconhecendo embora que em gestão financeira são muito bons.
    Wanderley -“o que sabe das coisas”, em holandês- Luxemburgo como técnico e mais Jayme de Almeida e Antonio Luis Cantarele para auxiliá-lo.
    E é imperativo, igualmente, que sejam demitidos, imediatamente, o tal do rodrigo caetano e o Mozer.
    SRNs

    Reply
  24. Infelizmente nenhum técnico é suficientemente bom para a torcida quem entrar mais cedo ou tarde vai virar uma besta.
    O nosso ego rivaliza com a nossa paixão.

    Reply
  25. Precisava mexer, e isso foi feito. Sou 100% a favor de oportunidades a novos candidatos a bons técnicos, agora TEM QUE DAR RESULTADOS. TODOS em qualquer profissão tem que render. Um exemplo é o Carile tem dado resultado e vai ficando e assim tem que ser. Porem essas oportunidades devem ser dadas inicialmente em competiçoes e momentos secundários.

    Técnico é como sapato pode ser o melhor do mundo se não ENCAIXAR no seu pé/ELENCO se tornará o pior de todos. Só olhando não dá pra ter certeza se vai ou não encaixar.

    Reply
  26. Entrevista coletiva do RC deixou transparecer que a diretoria tem preferencia por um nome de técnico brasileiro e empregado!

    Depois da opção do mico Roger, tais nomes só podem ser o de Luxemburgo e do Abel (esse último, com o lamentável episódio do falecimento do filho me parece improvável).

    RC enumerou os obstáculos de contratar um técnico estrangeiro, mas me parece ser voto vencido na diretoria.

    Reply
  27. Thiago, amigo,
    Você não deve ter lido os posts anteriores. Acho que o momento pede um treinador experiente, competente, vitorioso e motivador. Vanderlei Luxemburgo, a meu conceito, seria uma ótima opção.
    Respondendo suas questões:
    Joel – até que seria uma boa alternativa. Até dezembro
    Zico – seria um sonho, mas foge ao que ele deseja
    Rueda ou qualquer treinador estrangeiro – jamais para este momento, em que estamos indo para um final de temporada. No início do ano, quando há a pre temporada e, tempo para que o treinador conheça os jogadores, talvez. Pessoalmente, não gosto da opção de treinador estrangeiro
    Forte abraço.

    Reply
    • Kleber, temo que o nome do Luxa seja de bom transito entre os VPs entretanto tenha objeções na pessoa do EBM por conta da sua última saída do clube (saiu falando um monte, faltou a audiência do R10). Como diz os ditados vou mistura-los: “O munda dá voltas e o bom cabrito não berra”.

      Reply
  28. Rueda,pelos menos êle já vai contar com vários interpretes,fazendo a versão do espanhol para o português.
    Conta sua experiência em competições na America do Sul.
    Handicap para o Berrio,já que trabalharam juntos.
    Roger Machado,o cavalo selado passou e êle não montou !!!
    WL. bom nome.Desde que não queira ser manager,diretor ou presidente do FLA.
    Zico,com todo respeito,não provou ainda condições para ser tecnico de futebol.Aonde êle foi vitorioso ? Japão,China,India…?
    Mandatos-tampão,podem ser Joel,Jaime,Carpegiani,talvez outro nome que agora não me ocorre.(Autuori)..Tecnico ou manager ?
    O certo é que a torcida não pode abandonar o time neste momento.Há um abatimento geral,pelos resultados e mesmo pela exoneração do ZR.
    O grito de “mengooo”,dever ser mais forte e muito alto !!!
    Muita calma nesta hora !!!
    ABS.
    SRN.

    Reply
    • Tanto é que tinha uma identidade forte com o Flamengo, jogou na Europa e veio encerrar a carreira no Vasco. Para mim, não por isto mas sim pela qualidade (ou pouca qualidade) dele como treinador, esta é a pior das opções. É daqueles que só fica pregando religião no futebol…

      Reply
  29. Porque não o Zico? pode não ser um técnico dos mais atualizados e modernos taticamente..mas chegaria com imenso respaldo da torcida, seria respeitado pelos jogadores e o principal no momento é que traria muita confiança! Para o futebol brasileiro atual, nosso elenco dá e sobra. Sentem com o Zico, apelem ao lado emocional..torcida fazer campanha…Time bom, clube bem administrado, tendo 2 competições mata mata para disputar…é a chance dele ser campeão como técnico no FLa

    Reply
  30. Quem entende de futebol, os dirigentes adversarios que estão PIOR que o FLA em todos os aspectos ?

    Todos esses técnicos que estão sendo especulados no FLA ATUALMENTE foram especulados e convidados por outros clubes brasileiros como Corint. Galo, S Paulo, Inter, …. e muitos deles recusaram convites. Por que só no FLA isso vira polemica inútil.
    Roger ñ recusou o FLA ele recusou treinar qualquer um time nesse momento. Azar dele e SORTE NOSSA.
    Luxemburgo já se desentendeu com R Caetano desde o Flu.
    Acho até que o Zico gostaria de treinar esse atual elenco, mas …..

    Qual o melhor sapato para esse pé ?

    Reply
  31. Repetindo aqui o que postei anteriormente, a pérola do Jorginho qdo treinador do Figueirense em um jogo contra a gente: ” Eles só vencem no apito, conheço os esquemas, pois já estive lá”.
    Será que tem algum dirigente maluco pensando em contratar um traíra desses?

    Reply
  32. Para a decepção de muitos aqui (que estão anunciando nomes como certos), a diretoria está conversando com o Reinaldo Rueda, que pode ser anunciado a qualquer momento.
    Ele viria com sua comissão técnica e custaria mais ou menos R$ 700 mil (incluindo a Comissão Técnica).
    De acordo com informação, teria feito duas exigências: liberação em caso de convite para comandar a seleção Colombiana e renovação do contrato de Guerrero).
    Vamos esperar para saber se vai ser confirmado…

    Reply
    • Rueda é um cara bom, apesar de nenhum estrangeiro ter dado certo no Brasil.

      Com a chegada desse colombiano precisaremos de paciência (!) e acostumar com situações bem diferentes das que estamos acostumados. Times diferentes a cada jogo, jogador atuando em várias posições, comportamento indiferente em algumas situações, enfim.

      É uma aposta, mas que dê certo!

      Reply
  33. Kleber, não vejo a opção pelo Luxa como boa. Ele ja esteve inumeras vezes no Flamengo. Salvo na sua gestão quando fez um trabalho em que poderia ter ganho o Estadual(na época que este valia muito) e nao o fez por um gol de barriga(azar nosso), jamais conseguiu fazer um trabalho do nivel Palmeiras ou Cruzeiro. Alem disso, os ultimos trabalhos dele são pessimos. Acho que ele so funciona atualmente em clubes pequenos como o Sport, pois sua gestão de grupos é incompativel com o jogador atual. Vc é fera, sabe tudo de vestiário e este hj é muito diferente do que era até o inicio dos anos 2000. Não é acaso os pobres trabalhos do Luxa. No Sport, por ser um clube pequeno, os jogadores são mais tolerantes com o jeito dele de ser. Aqui, estou certo que ia arrumar confusão com uma das estrelas, como fez com Romario, Edmundo, Marcelinho, etc… Eu passaria longe. Não é pela tatica, pelo conhecimento mas pelo metodo e comportamento. Sem falar que daqui a pouco ele vai querer mudar o CT, falar de estadio, enfim, ele é espaçoso.

    Reply
  34. Estão falando que o Rueda está fechado, mas ele vai chegar sem tempo e tomou duas piabas do nosso adversário na Copa do Brasil, quando jogou a Libertadores desse ano: o Botafogo ganhou dele de 2 a 0 lá, e perdeu de 1 a 0 no Engenhão. Não sinto um bom presságio. Deixa o Jaime nesses jogos, pelamor…

    Reply

Comente.