Tema polêmico

(Foto: Reprodução SporTV)

O Esporte Interativo antecipou e garantiu Zé Ricardo no Vasco. Esta história pode ser vista das mais variadas formas possíveis.

Vamos começar pela diretoria do Vasco que, imagino, após uma sucessão de derrotas resolveu mudar o comando e, indo ao mercado, achou Zé Ricardo – que conseguiu se segurar no comando técnico do Flamengo por mais de um ano – a melhor alternativa.

Aí está o problema: tivesse Zé Ricardo acabado de sair de qualquer outro clube do Brasil, não estaríamos aqui debatendo o tema. O problema é que até ontem era ele o treinador do… Flamengo!

Será que há na decisão algum apelo midiático? Será que há alguma estratégia de marketing? Será que a escolha para gerar polêmica foi proposital? E, o que pensa a respeito a torcida do Vasco?

Para falar a verdade, e me colocando na situação do torcedor vascaíno, no duro, no duro, tão preocupado em não cair novamente para a segunda divisão, este tormento assustador inibiria qualquer linha de raciocínio mais profundo. Em síntese, acho que o torcedor do Vasco tão apavorado está, que é incapaz de saber o que é bom ou ruim. O que é certo, é que se nada der certo, o culpado já está definido por antecipação.

Zé Ricardo pode consolidar a carreira ou, ir conhecer o inferno. Se os resultados começarem a ser positivos e, o fantasma do rebaixamento for espantado, maravilha…. Agora, se o negócio não começar a caminhar bem, será muito mais difícil para ele do que seria para qualquer outro treinador. Não vai faltar quem levante a bandeira de que, como rubro-negro, Zé Ricardo quer mais é que o Vasco exploda, ou melhor, caia…

Não sei o que levou Zé Ricardo a aceitar a espinhosa e delicada missão, onde a chance de dar errado é muito grande e, o preço a pagar, se isto acontecer, será mais caro para ele do que seria para qualquer outro. Talvez Zé Ricardo não tenha calculado o risco que corre. Esta decisão pode representar um nocaute na sua carreira. Qualquer outro treinador, na pior das hipóteses, perderia por pontos…e, seguiria em frente.

Em síntese, decisão muito arriscada. Saindo do boxe para o pôquer, Zé Ricardo foi para o jogo, arriscando tudo, com um par de 2. Com todo respeito…

Flamengo x Botafogo

E a nossa decisão? Como otimista de carteirinha, já estou preparado e contando as horas para estar no Maraca, na nossa casa. Os dois times vão jogar desfalcados e, aí reside a grande vantagem do Flamengo em ter um elenco, indiscutivelmente, superior.

Pelo regulamento, mesmo marcando um gol, qualquer gol do Botafogo coloca o Flamengo em desvantagem. Acho o tipo de jogo que temos que partir pra cima, espantando qualquer possibilidade para o adversário.

Que São Judas Tadeu vá ao Maraca…

1 Comentário

  1. “É difícil, estamos contra o relógio e alguns jogadores tiveram que atuar no fim de semana. Ontem fizemos um trabalho misto, não participaram todos. Não tivemos uma semana muito intensa. Graças a Deus, com boa resposta do grupo, bom trabalho e disposição mental. Mas não fizemos o que queríamos exatamente para um momento como esse.”

    Essa declaração de Rueda me deixou preocupado.

    Reply
  2. Daniel, amigo,
    Realmente, depoimento preocupante para quem sabe o que é o Flamengo e, como tal, otimista por natureza. Sei lá, mas se este depoimento é verdadeiro, mais me parece script, elaborado não por quem é do futebol e sim, do marketing… pessoal!!!
    Forte abraço.

    Reply
  3. As vezes fico pensando porque os caras se matam pelo futebol, defendendo com unhas, dentes e armas sua amada camisa. E vemos;quem realmente está dentro desse jogo ( jogadores , treinadores, empresários), não estão nem aí pra esse lance de camisa, de paixao, de torcida. A dias atrás, Zé Ricardo está em são Januário, ajudando a enterrar o Vasco. Agora pouquíssimo tempo depois, já está vestindo as cores do arquivo rival, irá comemorar os gols do Vasco e se for contra o Flamengo, acredito que mais comemorará. E nós torcedores, as vezes faltamos sofrer um infarto, debatemos, criamos até inimizades, defendendo a ou b dentro do futebol. Algo meremante profissional, defendo de unhas e dentes hoje… amanhã estou la..e torcedor..deixe de ser bobo. Bom, prezadissimo Zé Ricardo, torço para que seja feliz no Vasco. É o típico treinador para plantéis fraco, pois quando teve jogadores medianos no flamengo, fez um ótimo trabalho. Quando teve mais qualidade, se perdeu e se apegou ao que era pequeno. Torço também para que o Vasco volte a crescer e a ser um grande rival, faz falta.
    Agora, nós devemos pensar ao defender de unhas e dentes esses profissionais da bola. Que na grande maioria tem muito compromisso com seus salários e egos. Amam seus clubes de paixão, até uma proposta melhor. Ou o.rancor de uma demissão que se julgue injusta.
    Boa sorte Zé Ricardo e lembre-se: seu amigo Márcio Araújo termina o contrato em dezembro.
    E quando digo boa sorte, desejo mesmo…de coração.

    Reply
    • Liliano, quanto a questão da camisa, quero lhe dizer, em 1º lugar, que sou Flamengo Roxo.
      Joguei, na minha mocidade, futebol de praia e salão. Mesmo não sendo profissional, cansei de jogar (salão) contra o Flamengo, que na ocasião tinha o Paulo Cesar Caju e seu irmão Fred e nem por isso eu deixava de vibrar com a nossa vitória, quando acontecia. Joguei no Botafogo de praia, do folclórico Neném Prancha e também do não menos folclórico Tião Macalé. E também foi a mesma situação.
      Então, se quando amador o atleta se doa pelo seu Clube, imagina um profissional.
      Agora, tenho muita pena do Zé Ricardo. Acho que se ele aceitar dirigir o Vasco, dará um tiro no pé.
      Um abraço.

      Reply
      • Meu amigo Luiz!
        Quantas coisas em comum…
        Como morava no Leblon, também joguei no salão do Flamengo e levei muitos cacetes do Vila Isabel e seu timaço, logo após Aécio ter parado. Um monstro, juntamente com Jorginho.
        Joguei com Caju, Fred, Camelo,
        Marcio e Mario Jorge.
        Logo depois, fui pra praia, e joguei também no Botafogo na época do Prancha, com Armando e Carlinhos Brucutu.
        Acabei sendo tricampeão na praia jogando no Lagoa do Théo.
        Aí sim! Um timaço que tinha Kolinos, Jonas, Gugu, Dadica, Baiano, Marcelo, Nena e, Brucutu que saiu do Botafogo.
        Nessa época, Caju e Fred já estavam no Columbia, juntamente com Paulada.
        A praia era na época um celeiro de craques como: Geraldo, Marconi, Canolongo, Pelicano, Tubarão, Paulada, Edinho, Deco, Ronald, Paulinho 28, Czibor, etc…
        Tempo show!!!

        Reply
        • Po! Esqueci do grande LULA, também do Lagoa.
          Na minha opinião, juntamente com Geraldo, os dois maiores jogadores de praia que vi jogando.
          Um pelo Real Constant, outro pelo Lagoa e, depois La Vai Bola…

          Reply
          • Caro Egon, no salão, joguei no Grajaú Tênis (infanto), cujo técnico era o Ayrton, e tinha um tremendo jogador chamado Tamba, depois, todo time foi para a Associação Atlética Tijuca e esse mesmo elenco para o juvenil do América, sob a batuta do Alaor.
            O Grajaú Tênis e o Vila Isabel eram dois timaços no amador, de um lado tinha o Dalquir, entre outros e no outro, como você mencionou, Aécio e também o Serginho.
            Já na praia, não joguei contra o inesquecível Geraldo Mãozinha (Maravilha, do Pafúncio), por que eu era muito novo, tinha uns 16 anos na época. Você esqueceu do Canário, do Dínamo.
            Joguei contra o Marconi, do Maravilha, que tinha ainda o Binha. Os dois infernizavam.
            Em que época você jogou no Botafogo? Eu tenho muita dificuldade de guardar nomes. Eu acho que foi em 1966 que joguei no Botafogo de praia.
            Lembro que na época, o calçadão ficava repleto para ver os jogos.
            Além dos folclóricos Pafúncio e Neném Prancha, lembro-me do boa gente Tião Macalé, que não podia escutar o hino ou o nome do Flamengo. Ficava enraivecido. Foi uma figura especial.
            Parceiro, eu saí até em álbum de figurinha dos times da praia. Guardei a figurinha, mas, não colecionei o álbum, que me arrependo até hoje.
            É meu amigo, época maravilhosa. Que saudade!!!!!
            Saudações Rubro-Negra e vamos que vamos para cima do Cruzeiro, que será uma pauleira.
            Um abraço.

  4. Gosto do Zé e por isso não gostei da ida dele ao Vasco. Se por um lado ele é profissional e precisa pagar suas contas, por outro acho vacilo sair de um rival para o outro em menos de um mês. Mais valia ter ido estudar e se preparar para assumir um time no início de 2018.

    Sorte a ele. E como disse em outro post, Zé voltará ao Flamengo em no máximo 5 anos.

    Sobre o jogo de amanhã, acredito em 2 a 1 daquele jeito pré-infarto. Acho que o Rueda não vai ser muito convencional na escalação e não duvido que use Berrío e Guerrero desde o começo.

    Hoje, vi que a cota de ingressos para o Flamengo (44 mil) está esgotada. A do Botafogo não vendeu nem 2 mil. E serão disponibilizados 58 mil lugares num Maracanã que cabe 78 mil pessoas. Pode explicar, mas jamais aceitarei 20 mil lugares ociosos.

    Reply
    • Isso, caro Henrique, se vender todos os ingressos destinados a torcida do Botafogo, o que particularmente eu tenho dúvidas.

      Agora se os colocasse todos a favor da torcida do Flamengo, faltaria ingressos.

      Reply
  5. Bem, andei lendo por aí que o ZR, Ainda muito chateado com a demissão do Flamengo e com sua grande rejeição dos torcedores, resolveu aceitar o convite para treinar o time da colina justamente para ajudar a rebaixa-lo e com isso fazer as pazes com a galera rubro negra.

    Brincadeiras à parte, eu desejo toda sorte ao profissional ZR, que seja feliz em seu novo desafio.

    Em tempo, sentindo falta do humor do amigo Egon aqui no blog, por onde anda o rei de Angra?

    Abraço
    SRN

    Reply
  6. ZR foi para o Vasco por convicção (e obviamente pelo salário)!

    Agora qual convicção? Talvez a resposta esta a 16 anos atrás, tempo em que ele era funcionário do Vasco.

    Reply
  7. Se o Zé Ricardo aceitar a proposta do Vasco, dará um tiro no pé. Acho que ele deveria fazer um intercâmbio no exterior (Europa) e depois ficar aberto a propostas. Está muito recente a sua demissão e o Vasco, conforme o Kleber comentou, “Agora, se o negócio não começar a caminhar bem, será muito mais difícil para ele do que seria para qualquer outro treinador.”

    Reply
  8. Bom dia a todos! ZR está dando um tiro de escopeta,no próprio pé. O vice vai cair! Reforçando o amigo Rafael Cardoso: Por onde anda o simpaticíssimo Egon? Seu humor sarcástico e inteligente faz uma falta danada! Espero que esteja bem. Com preocupadas SRNs, reitero: Cadê você, amigo Egon?????

    Reply
  9. Vejo Z.Ricardo como treinador de futuro, parece ter ideias modernas e ser um cara transparente, lhe falta experiencia. No Flamengo , ele não tinha apoio do departamento de futebol, que é composto por um bando de marajás omissos. Isso dificultou seu trabalho. No Vasco, isso não irá acontecer, pois, errando ou acertando, o departamento de futebol vascaíno se faz presente e tem comando, ao contrario do nosso.
    Não acredito que o Vasco seja rebaixado , há time tecnicamente piores. Creio que o ZRicardo irá acertar a parte tática, e apenas livrar o rebaixamento é a meta deles. Repito , esse lance de amor a camisa é so para torcedores, e pelo que sei Z.Ricardo tem raízes tricolores…
    Quanto ao nosso jogo, trata se do mais importante do ano, uma eliminação será o funeral dessa diretoria omissa. O Flamengo esta muito desfalcado. As peças de reposição não estão bem fisicamente, espero que o time tenha cautela , “ir pra cima” deles será cair na armadilha Botafoguense . Jogar com raça e inteligencia será fundamental para a classificação. Tomara que Diego esteja bem e que o Tiago esteja confiante, vamos precisar muito deles… E Que o tal do Rueda não invente nada… !
    Fora R.Caetano !

    Reply
  10. ZéRicardo VOLTOU pro vaicaindo.
    Hoje começamos a ver um tempo onde os TORCEDORES estão se tornando profissionais. Estão também aprendendo a ANALISAR as vantagens e desvantagens da antiga paixão incondicional. Os clubes ACEFALAMENTE vão demorar décadas para perceber isso. A paixão está dando lugar a RAZãO e eles nem notaram. É como um caso de amor deteriorando gradativamente. OUTROS esportes estão ocupando esse vácuo.
    A Cartolagem brasileira é REATIVA, enquanto a europeia é PRO-ATIVA.

    Reply
    • Tbm tenho essa impressão Neves. O Zé é aquele cara nem frio e nem quente!

      “E porque não és nem frio nem quente, e sim és morno, estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse cap 3, v 13 a 14).

      Pois bem e por fim, VOMITAMOS-O!

      Reply
  11. Queridos amigos,

    Sobre o nosso “viking nórdico”, como apelidado pelo Nino, o Egon está com problemas técnicos no momento, pois seu computador queimou e, segundo disse: “ele acha um saco escrever pelo celular”. Garantiu que volta assim que resolver o problemas.

    Abraços

    Reply
  12. Graaaaaandes parceiros!!!
    Nada mais sacal que socar essas teclinhas do celular e, descobrir que até mesmo o corretor coloca cascas de bananas pelo caminho.
    Tive que comprar 4 DPS (protetor de surtos) para sanar as inúmeras explosões dos transformadores da Ampla. Ainda estou no aguardo pelo Mercado Livre.
    Quanto ao Zé no Vasco, acho um tiro no pé! Vou enumerar 5 motivos básicos.
    1 – A identificação muito recente com o Flamengo.
    2 – A ditadura radical imposta pelo Velhinho Babão.
    3 – A proximidade das eleições no final do ano.
    4 – A posiçao do timeco na tabela do Brasileiro, com a obrigação de mudar o quadro.
    5 – E, por último, o fraquíssimo elenco incapaz de sair do buraco que se encontra.
    Mais fácil cair pela quarta vez, que acontecer o que o fóssil espera. Aquela coisa horrorosa na Libertadores…
    Se estivesse na Sibéria, talvez o Vasco não estivesse no brejo…

    Reply
  13. Não amoreco!
    Não foi a placa-mãe nem o HD.
    As memórias foram pro saco quando os transformadores da Ampla explodiram.
    O chão tremeu, parceiro.
    Fica calminho que teu Viking vai voltar.
    Com apenas uma diferença! Agora sou pedra e o irmão é vidraça…
    Com Ruedinha, quero ver jogadas ensaiadas, triangulações, trocas de passes, gols de bicicleta, de letra, de bunda e, muitas penetrações…. Kkkkkkkkkk
    Se levantar um chuveirinho na área, vai chover muito nesse blog… Kkkkkkkk

    Reply
    • Caro Viking, fico feliz que estas explosões da Ampla não tenham tostado os seus belíssimos cabelos loiros.

      Agora me digas, vc já tirou o luto do ZR?

      Reply
      • Na verdade, pra mim, quando morre não deveria nem ter velório. Enterra logo e segue a vida.
        SEMPRE entendo, que a Instituição é mais importante que qualquer pessoa. Pessoalmente, gosto MUITO do trabalho do técnico Zé Ricardo, mas entendo que após a perda da Libertadores a coisa azedou.
        Torço por ele e espero que um dia volte a comandar o Flamengo. Mais cascudo e menos tímido.
        HOJE, torço pelo Rueda.
        Espero que não cometa mais tantas besteiras como nas substituições contra o Botafogo.
        Nem mesmo Zé, em 1 ano e 2 meses de Flamengo, conseguiu fazer tanta merda em 45 minutos…
        Portanto, meu amigo, Zé hoje é assunto arquivado…

        Reply
        • Belíssimo loiro nórdico garboso de Angra dos Reis, SAUDAÇÕES!!!

          Vc é tão cruelmente prático como eu, CRUEL COMO O PICA PAU, em se tratando da qualidade do defunto em questão, nem merece as despesas de velas, quanto mais velório.

          Nosso querido e amado guru Kleber Leite deixou-nos de cabelos em pé (no meu caso, os poucos laterais) em sua mais recente declaração sobre o tema Rueda: “TEM TUDO PARA DAR ERRADO, MAS PODE DAR CERTO, AFINAL FUTEBOL É FUTEBOL”

          Para bom entendedor, espero que não TOMEMMOS NA RUEDA!

          Saudações meu Viking.

          Reply
          • Beleza, grande irmão!
            Já havia comentado essa frase do grande KL.
            Pior, que se tratando de Flamengo tudo é possível.
            A opção é boa! Mas vai ter que consultar o Google pra saber com quem vai jogar e, quem são os jogadores.
            O barco já está navegando e quase chegando…
            Vlw irmão.

  14. Sou torcedor do Flamengo e aprendi admirar o Ze Ricardo. Fui contra sua demissão e não nego: mesmo sendo o Vasco não tenho motivos para não torcer pelo sucesso dele e sendo bem franco: o que o Flamengo ganha com o Vasco na segunda divisão? Absolutamente nada e sim prejuizo, pois será mais uma viagem para jogar e redução de um jogo no Rio.

    Reply
    • Graaaaaaande Liliano!
      Tô na área, se me empurrar é penalti.
      Torço muito pro Ruelinha acertar.
      Mas a missão é espinhosa.
      Quase um estranho no ninho…

      Reply
  15. Por falar em Zé e o OUTRO Zé ? O Zé Elias.

    Dizem as boas linguas que ele anda querendo reatar a parceria de sucesso. Setá ? Seria uma boa ?

    Sai o Zé e vem o Elias ?

    Reply
  16. Contratem uma sexologa para resolver esse incrivel problema de penetração que o time tem, não conseguem penetrar as zagas adversárias.
    Acho que o Fla fez alguma parceria de patrocínio com uma empresa de DUCHAS. É tanto chuveirinho que eu vinha assistindo os jogos de guarda-chuva. Até gripei !!

    AAAAATTTIIIICCCHHHIIIMMMM !!!!

    Reply
  17. Hj temos que achar um jeito de ganhar o jongo dentro dos 90min, pq se for para os pênaltis, com El Gatito Fernandes, vamos literalmente tomar na “rueda”.

    Reply
  18. Prezados,
    Concordo com o texto do Kleber. Decisão extremamente arriscada, pode macular a carreira do Zé Ricardo, ainda em seu início… Pega não somente um time ruim, mas um time ruim em complexo período eleitoral (que curiosamente sempre é uma bagunça no Vasco da Gama).

    Eu, particularmente, achei de um equívoco a decisão do Zé Ricardo em aceitar o convite do Vasco, já que as chances de insucesso ão maiores do que a de sucesso (leia-se, escapar do Z4). Faltou ao treinador saber dimensionar o seu tamanho, ainda se acha “pequeno”, mas não sabe que goza de grande prestígio na mídia – por ser considerado sangue novo e “estudioso”, como os jornalistas gostam de falar – e é bem visto pela classe.

    Acho que estrategicamente (pensando em IMAGEM profissional), seria mais interessante buscar os tais cursos na Europa (que embora eu considere inúteis, fazem o currículo o bom nome do sujeito), que certamente no final do ano conseguiria um bom clube para treinar.

    Reply
  19. Os salários no meio do futebol estão em um patamar que os pobres mortais apenas sonham. E isto vale mesmo para um treinador promovido do Sub-20, como Zé Ricardo. Não tenho a menor dúvida que teria gordura financeira para se manter pelos próximos meses e iniciar um trabalho no começo da próxima temporada.

    Neste sentido, Roger Machado vem dando um banho de gestão da própria carreira. Mesmo não tendo conquistado absolutamente nada até agora, o bom trabalho no Grêmio o credenciou para dirigir o estrelado elenco do Atlético Mineiro. Demitido, após não conseguir fazer o estrelado elenco render como gostaria, preferiu ficar na dele, esperando o fim do ano. E segue sendo tratado como treinador estrelado, mesmo, vejam só!, sem ter ganho UM MÍSERO TÍTULO até hoje em sua curtíssima carreira.

    Zé já tinha marcado uma viagem para Europa. Estava fazendo tudo certinho. Viagem pra Europa, reciclagem, acompanhamento dos melhores trabalhos do mundo… Mas aí parece que o fígado falou mais alto. E a oportunidade de uma “desforra” (sabe Deus como, com o elenco e o ambiente que o Vasco vive) falou mais alto.

    Acho que Kleber foi cirúrgico. Caso caia, Zé Ricardo penará, e muito!, pra colocar a carreira de pé novamente.

    Uma pena. Um técnico promissor e que poderia contribuir na oxigenação do futebol brasileiro.

    Quanto a daqui a pouco, só uma hecatombe tira o Flamengo da decisão. É mais time, mais efetivo e o Botafogo vai sem Carli, pilar defensivo fundamental. Combinemos que entre perder Muralha e perder Carli, o clube da estrela solitária saiu com um déficit infinitamente maior.

    Pra cima deles, Mengão!

    Saudações coloradas!

    Reply
  20. O lateral do bota acaba de se internar em uma clínica psiquiátrica. Familiares disseram que ele relata ter visto um vulto em campo. Ele também está com um quadro de depressão e chora largado. O quadro parece ser contagioso, pois todos os botafoguenses presentes no estádio que somam uma população de 8 pessoas também choram muito

    Reply

Comente.