Fator sorte

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

No aeroporto, em Belo Horizonte, verdadeiras procissões de camisas rubro-negras rumando para os mais variados pontos do país e, volta e meia, lá vinha alguém pra lamentar e desabafar.

De muitos, ouvi que o nosso presidente não tem sorte e, a todos contestei, pois não se deve atribuir ao fator sorte o que, de fato e de direito, deve ser imputado a um trabalho equivocado.

Vamos começar? Há quanto tempo estamos aqui falando que o Flamengo deveria contratar um baita goleiro? Demoraram tanto que extrapolou o prazo de inscrição para a Copa do Brasil.

Resultado: perdemos o jogo de 180 minutos em função de uma falha grosseira de um goleiro nos primeiros 90 minutos e, ficamos entregues a outro goleiro para a decisão por pênaltis, goleiro este que, em 31 penalidades só conseguiu pegar uma.

Isto tudo nada tem a ver com sorte ou azar. Isto é resultado de falta de planejamento, somada a enorme falta de sensibilidade.

Falamos de um erro por falta de ação. Agora, vamos falar do erro por ação equivocada. Como é que se contrata um treinador estrangeiro na fase aguda da temporada? Isto vale para Rueda, como valeria para Zidane ou Pepe Guardiola. Qualquer um deles chegaria pegando o bonde andando, sem conhecer nada de Flamengo, do Flamengo e dos adversários do Flamengo.

A irresponsabilidade foi dupla. Do clube em contratar, e do profissional em aceitar. Citei aqui Zidane e Guardiola, embora tenha a certeza de que, se convidados fossem, teriam aconselhado nossa diretoria a desistir de tamanha loucura. O problema é que Rueda não é Zidane, e muito menos Guardiola.

O jogo de ontem estava desenhado e, pelo que aqui já foi colocado, ir para os pênaltis era como ir para a guilhotina. Portanto, era vencer ou, vencer. E, na necessidade de ganhar o jogo, os coringas apresentados pelo treinador foram Paquetá e Rodinei na ponta direita. Dose, para 800 elefantes…

Fechadinho, como jogou o Cruzeiro, só com alguém habilidoso para desarrumar o sistema defensivo azul. O Real Madrid paga 45 milhões de euros por Vinícius Júnior e o nosso Rueda vai de Paquetá e Rodinei.

O que tem o fator sorte a ver com tantos equívocos em tão pouco tempo?

1 Comentário

  1. E o Diego, não merece nenhuma crítica? Vem jogando mal há tempos e falhando em momentos decisivos. Criticar o Diego parece que se tornou uma heresia, fosse outro jogador já teria sido execrado por imprensa e torcida. Lamentável que nosso camisa 10 suma em campo na decisão e ainda bata o pênalti daquela forma, a meia altura, dando assim uma chance ainda maior a um excelente goleiro de defender.

    Reply
    • Precisamos mudar nossa diretoria de futebol a muito tempo venho comentando este prijeto mal feito sem grandes pretensoes incomoda. Nossa diretoria nao sabe contratar hoje temos um elenco inchado com mais de 35 jogadores contratados uma das folhas mais carad do futebol bradileiro um elenci deste fica dificil ate pro tecnico alem de causar insatisfaçao eu oergunto ate o momento nao sei o que o conca faz no mengao. Peço a vc kleber que cobre do eduardo competencia para nosso dp de futebol

      Reply
  2. A pergunta que não quer calar: Por quê tanta resistência ao garoto Vinicius Junior?

    Como você bem disse Kleber, ontem era vencer ou vencer. A escalação do Flamengo já indicava que o Rueda primeiro se preocupou em não perder, e por medo de perder, não ganhou.

    Nos pênaltis aconteceu o esperado. Um bom goleiro teria pegado o primeiro e o último penalti cobrado pelo Cruzeiro. Muito mal batidos. Mas era o Muralha.

    Reply
  3. Com todo respeito ao seu comentário Kleber, não acho que o Vinicius seja solução pra nada no flamengo, acho sim super estimado. Quando entra só cisca e nada. Não produziria nada a mais que o Paquetá ou outro qualquer.

    Reply
  4. Os pênaltis do Diogo Barbosa e do Thiago Neves nem o Muralha, Diego Alves, Buffon juntos pegariam. Por isso, falar do Muralha é sacanagem. Quem perdeu foi o Diego, novamente batendo mal, assim como fora contra o Palmeiras.

    Flamengo poderia ter ido mais pra cima ontem, mas como eu citei aqui antes do jogo, seria um jogo truncado. E como foi.

    Sobre o Rueda, ele está no Flamengo há 45 dias e disputou 11 jogos em 4 competições diferentes. Times, jogadores, objetivos diferentes. Cobrar dele, é no mínimo impaciência.

    Rueda tem um currículo recente invejável, mas formou aquele timaço do Atlético Nacional em 3 anos de trabalho. É preciso calma e paciência, pois como eu disse: o currículo recente dele é invejável. Superior a dos treinadores do país. Quem aqui ganhou 2 nacionais, 1 libertadores e 1 sul-americana em 3 anos? Nem o Tite.

    Agora, o Flamengo terá mais tempo para trabalhar e os jogadores aptos a todos as competições. Finalmente, o time terá uma cara. Aí sim, poderemos começar a falar do Rueda, se bem que o trabalho dele deve ser implementado de verdade só em 2018.

    Infelizmente perdemos. Mas o mundo não acabou. Temos mais 2 competições até dezembro para fazer o Flamengo voltar à fase de grupos da Libertadores.

    Reply
    • Falou tudo, certissimo seu comentario. A maioria aqui prefere execrar o muralha e o tecnico, foi assim com ZR, lembra? Talvez pq tenham rabo preso por encherem a boca pra falar de diego e guerrero, dois super estimados jogadores que decidiram ate agora rigorosamente nada. Muito pelo contrario, diego perdeu 2 penaltis decisivos e um gol feito contra o corinthians e o seu guerrero so bate em cachorro morto. So pra refrescar a mente de vcs, rueda e ZR nao entram em campo e nem batem penalty, isso e com os jogadores que sao muit bem pagos pra isso. Outro detalhezinho, fomos campeoes em 2006 com gols de jean e em 2013 com hernane brocador e amaral fazendo gol nas finais. Pois e, que heresia ne? Agora que temos jogadores tratados como joias por muitos, nao ganhamos nem par ou impar e nao metemos medo em ninguem. Enquanto tivermos a mentalidade de que diego e joia, guerrero intocavel e que a culpa e sempre do tecnico ou de um goleiro, passaremos mais 100 anos esperando uma conquista internacional. Isso e muito pouco pro marketing e dinheiro que o flamengo ganha da midia e das marcas que patrocinam.
      Sim, somos um clube regional, que amarela igual a time pequeno e nao ganha nada de expressao.

      Reply
  5. Kleber,
    Acredito que existe um problema mais grave que tudo isso, que se chama identidade, o Flamengo está perdendo sua identidade, infelizmente perder se tornou algo normal, e ficamos apontando para um e outro. Muralha, Diego, Bandeira, Rodrigo….
    Desde de que me conheço como gente, e faz tempo, o Flamengo sempre foi um time que não entregava as derrotas de forma fácil, hoje, perder ou ganhar parece a mesma coisa.
    Obviamente o trabalho dessa nova Diretoria está sendo excelente para o clube do ponto de vista administrativo e econômico. Porém parece que estamos perdendo a alma rubro-negra.
    Abraços
    Márcio Paiva

    Reply
  6. Realmente, pq o Diego está livre de críticas? O que jogou nossa maior “estrela”? O que vem jogando? Num jogo em que tinha que chamar a responsabilidade, ser o fator de desequilíbrio, o que fez Diego? Se omitiu, se escondeu, pipocou! E não era isso que a Nação esperava dele. Quanto ao Vinicius Jr, eu pergunto: o que ele tem jogado quando entra ? Em que jogo ele entrou e fez a diferença? Quato ao problema de goleiros, concordo plenamente, até pelo fato de termos perdidos o título pela falha ridícula, bisonha do Thiago. Continuo achando que goleiro não tem obrigação de defender pênalti, o batedor sim, este tem obrigação de converter. Perdemos, mas a matemática é uma ciência exata. Perdemos no Maraca! Por sinal em todos os quesitos.
    SRN

    Reply
  7. Errou Rueda ! Errou Diego ! Errou quem deixou escalar o Muralha ! Errou quem deixou escalar Ewerton ! Fizemos apenas os 15 minutos iniciais de um bom futebol, primeiro tempo foi horrível. Jogo feio, cheio de faltas e ligação direto. No segundo com as mudanças o Cruzeiro inclusive mereceu ganhar o jogo. Eles sabiam que nos penaltis venceriam. Muralha estava em outro planeta, tenso, parecia uma criança no gol. O Sportv tinha todo o scout dos últimos 3 anos dos nossos jogadores e do Cruzeiro. Será que a CT passou isso para o Muralha. Muita incompetência junto. Diego aparaceu apenas para cobrar a sua penalidade (nem olhou para o goleiro Fábio, cobrou de cabeça baixa) e na hora de receber o seu prêmio como melhor jogador da Copa do Brasil. Rueda jogou como A. Nacional e não como Flamengo, indo para cima. Guerrero isolado na frente. Uma pena deixarmos mais um título escorrer pelas nossas mãos. Pior é ver o Vinicius no banco, além de ter feito apenas 2 mudanças e faltando 13 minutos para acabar o jogo.
    Agora é voltar para o Brasileiro e começar a montagem do elenco de 2018. Muralha pode ir, não tem mais clima, nem moral de continuar. Empresta para alguma equipe de série B.

    Reply
  8. Concordo em parte com o comentário de Kleber. A diretoria demorou, sim, para contratar os reforços que o time precisava. Especialmente de um goleiro. Quando trouxe Diego Alves, não foi mais possível inscrevê-lo para a Copa do Brasil. Perdemos o título nesse detalhe. Basta lembrar a lambança de Thiago no primeiro jogo e o desempenho de Muralha no Mineirão.
    Mas discordo da responsabilidade do treinador. Ele já tem pleno conhecimento das performances de cada um do elenco. A questão é que boa parte não está jogando nada. A começar por Diego, contratado para ser a estrela do time.
    Outros andam oscilando demais: Cuellar, Aron, Pará, Trauco, Berrio, Éverton e o próprio Guerrero.
    Culpa do técnico? O sistema tático empregado contra o Cruzeiro foi bom. Tanto que o Cruzeiro praticamente não jogou. Faltou gente com poder de decisão dentro de campo.
    Vinicius Júnior resolveria? Pode até ser, mas se for levado em conta o que apresentou nos últimos jogos, incluindo quando começou a partida, só vamos concluir que o Flamengo fez um negócio da China ao vendê-lo para o Real Madri…

    Reply
  9. Juro que quando vi o Rodinei conversando com o Rueda, achei que seria para o Lugar do Pará, que não aguentava mais perder corridas e errar passes, e que logo depois viria o Vinícius Jr para o lugar do Berrío que errou tudo que mal tentou.
    O Rodnei entra no lugar do Berrío e ainda queima uma substituição. Podem levantar….nos últimos 15 anos quantos técnicos queimaram uma substituição de bobeira, numa FINAL, num jogo desses e com um frangueiro no gol??????
    Sinceramente…até agora não entendi…se alguém puder ajudar…

    Reply
  10. Querido Kleber! Concordo sem tirar uma única vírgula, com todas as letrinhas “digitadas” pela sua mente…
    Azar, é bater na trave, nas costas do goleiro e entrar.
    Sorte, é acertar o travessão e, no giro dela após quicar no gramado, entrar… Lembra do Cássio?
    Ontem aconteceu um jogo estudado pelo Cruzeiro. ELES queriam ir para os penaltis, por motivos pra lá de óbvios. Com Fabio do meu lado e Muralha do outro, é pão com meleca, meu caro KL…
    Cabia ao Rueda descobrir esse enorme detalhe. Entender que o jogo não poderia terminar empatado. Mesmo arriscando um suposto contra-ataque mortal, não poderia entrar no joguinho água de salsicha do Cruzeiro.
    Essa gestão peca em todos os sentidos no futebol. Não planejaram no início, meio e fim. O “departamento goleiro” erra desde os treinamentos até a escolha dos goleiros.
    Rueda, por mais colombiano que seja e veja em Berrío seu conterrâneo predileto, deveria entender que o futebol do cara vai até a página 3.
    Volta pra compor o meio campo, mas só pode jogar com espaço. Com aquele paredão azul, tava na cara que não iria acontecer.
    Já deveria ter voltado pro segundo tempo com Vinicius em campo.
    Acontece que pensou em não perder, ao invés de arriscar uma vitória. Berrio volta e Vinicius não…
    Por isso a escolha de Rodinei em detrimento do Neguebinha…
    Estamos zerando nossas dívidas e esquecendo a razão mais importante da Instituição Flamengo. O futebol!
    Agora vamos ter que correr atrás das lambanças cometidas no Brasileiro, jogando com times desfigurados ou, vencer a Sul Americana.
    Tá ficando estreito, meu amigo.

    Reply
    • Amigo Egon , saudações querido.
      Agora me cite um jogo, fora o A. Goianiense pois este não vale, que o incensado VJ fez alguma diferença. Parece a nossa desculpa predileta. Se agarrar no rapaz.
      Quanto ao real madri…..clube que rasga nota de cem euros. Fizemos o melhor negócio do planeta.
      Forte abraço

      Reply
      • kkkkkkkkkkkk
        Inteira razão, querido Octavio!
        Pensei numa jogada genial, de uma criança que adoraria fazer o gol do título.
        Tenho também, muitas restrições ao que meu guru prega sobre ele. kkkkkk
        Acontece que Berrío não estava conseguindo jogar com aquele muro azul à sua frente. Se não der um tapa e correr, não joga.
        Rueda jogou pra não perder. Não é o nosso Flamengo!
        Grande abraço, parceiro.

        Reply
  11. Kleber,no caso falta de sorte,se prende ao fato de que uma série enorme de problemas surgiram ao mesmo tempo.Não houve tempo hábil para contorná-los,justamente na epoca de decisões.
    Futebol é um jogo,e o azar ou sorte têm ligação íntima com este esporte.
    ABS.
    SRN.

    Reply
  12. Nossa cúpula do futebol é lenta e marrenta. Demoraram a contratar e tem falta de modéstia em admitir que algumas contratações foram equivocadas. Ninguém exige perfeição nem que acertem tudo, mas que tenham humildade em admitir seus erros. Muralha caiu muito de producao e nunca foi um goleiro de pegar pênaltis. Isso tinha que ter sido analisado quando de sua contratação. Diego começou muito bem. Mas tambem vem se mostrando ineficiente depois de sua lesão. Deveria ter sido substituído em outros jogos para que o Rueda analisasse outras opções. Não podemos ficar na dependência de um jogador. Sofremos quando ele saiu e continuamos sem ver seu verdadeiro futebol após voltar de sua lesão. Alguns amigos aqui dizem que o Flamengo jogou mal. Eu diria que o Cruzeiro fez o Flamengo se enrolar em campo pela falta de um talento que decidis se e o jogo. Talvez Diego, mas passou longe. Talvez Vinicius Junior, mas nem entrou. Ficamos sem opções por ver um futebol burocrático sem ser incisivo e objetivo. Que adianta ter 80% de posse de bola e não criar chances claras de gols. O Cruzeiro jogou nos erros do Flamengo. Sabiam que se não tomassem gols, nem precisariam fazer. Quando o jogador é ruim, não é uma decisão que o fará ficar bom. Como disse anteriormente, o Cruzeiro soube explorar, e muito bem, o nosso ponto fraco.

    Eu ainda acho que o menos culpado de todos é o Rueda. O culpado é quem foi contratar um técnico que não conhecia nosso elenco e estando disputando treis importantes competições. O cara agora teve que fazer “testes” no nosso principal campeonato para conhecer o elenco e nos submetendo a vexames ridículos como os que estamos vendo acontecer. Não gostei da contratação desse treinador pelo momento que estávamos nos campeonatos em disputa. Agora amigos, não adianta chorar o leite derramado. Acabou Libertadores. Acabol Copa do Brasil.

    Reply
  13. Tá bom Kleber, o Vinicius Junior resolveria o jogo ontem…

    Não sei se o Real Madrid é cego ou incompetente como você afirmou, mas tenho certeza que pagar 45 milhões de euros por ele é, no mínimo, uma loucura… (beira burrice)

    Em qual jogo o VJ entrou e jogou bem, desequilibrou???
    Respondo; NENHUM
    Inclusive no 1o jogo da decisão ele entrou e não viu a cor da bola.

    Kleber, você viu o jogo do PSG de ontem? Viu o Mbappeé jogar?
    Ele tem 18 anos, o VJ 17 anos, qual é a comparação que você faz entre o futebol dos dois???

    SRN

    Reply
  14. Não concordo. o Paquetá entrou muito bem. Ele só deveria ter colocado o garoto no lugar do DIEGO.
    Claro, o técnico tem que ter culhão pra sacar o “craque” do time e meter um garoto. Alguém lembra no ano passado quando o Zé tirou o Diego que estava se escondendo do jogo contra o Palmeiras e colocou o A. Patrick?
    O Berrío é um jogador útil e só. Merece estar atrás de Everton Ribeiro e V.jr
    Cuéllar não comprometeu como fez o Arão em um passe torto que resultou em um contraataque do adversário e quando parou e não acompanhou em uma jogada de ataque. O problema do colombiano é o medo de errar, faz um jogo burocrático sem utilizar passes verticais, mas é muito bom jogador, merece vestir essa camisa.
    Trauco é bom tecnicamente mas é medroso também. Não foi uma vez sequer a linha de fundo, sendo que o lateral direito deles foi amarelado, infelizmente não aproveitou a sua faixa de campo nem a oportunidade. Pará idem, mas pra piorar a situação do moicano fake, parecia desconcentrado em alguns momentos.

    Juan impecável, Que Jogador!
    Rever foi bem
    Everton muita raça e vontade, poderia doar sangue para alguns zumbis desse elenco (muralha, Rodnei, Trauco, Vaz, M Araújo, Mancuello, M. Sávio, Vizeu, Gabriel) e ainda o sobraria gás
    Guerrero isolado e a culpa em parte é do mago do meio campo Diego, que tem como truque principal se esconder do jogo e outro bom também é f…. A paciência da torcida carregando a bola desnecessariamente ao invés de tentar um passe.
    Repito! Boa parte desse elenco não tem CARA, ALMA de FLAMENGO.
    Espero que essa diretoria tão “analítica” e profissional tenha ciência e humildade, e admita que errou! Pois ainda há tempo para honrar esse manto

    SRN

    Reply
  15. Kleber, parabéns por soltar o verbo!

    O problema nasceu lá atrás, com a efetivação do ZR.

    Depois o nosso temor era que contratassem uma figura pior que o ZR, o que aconteceu.

    Nosso problema agora é mensurar até que ponto chegará era Rueda? Temo que ela se estenda para além do segundo semestre de 2018, ou seja, nesta mesma época do ano. Obviamente que a minha projeção é de caos total na administração esportiva EBM.

    A história vai mostrar que EBM será o MAIOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO FLAMENGO, independentemente de seus fracassos no campo esportivo, título esse que só não lhe será imputado em caso de rebaixamento no Brasileirão, o que se não é impossível, é muito pouco provável.

    A nossa torcida para daqui em diante é que o próprio EBM enxergue a sua própria imagem histórica no clube, de de posse da certeza do quão será essa estatura, ele mesmo se empenhe, não para ganhar as próximas eleições no clube, mas para salvar a sua própria imagem.

    Esperemos que em 2018 ele tenha esse despendimento e governe com o que existe de melhor na Gávea em teremos de pessoas.

    Essa por agora em diante será a minha torcida.

    Reply
  16. Achei a culpada. A maldita esfera redonda que é chutada por 22 pés impiedosos sobre aquele capim e que insiste em dar a vitoria somente para quem consegue caprichosamente coloca-la mais vezes dentro daqueles 3 paus. Ela também é conhecida com o vulgo de BOLA.
    Que safada essa tal de bola ela gosta de ser bem tratada e exige que corram MUITO atras dela. Somente assim ela se torna uma VELHA AMIGA.
    Se os jogadores do FLA algum dia a conhecerem tomem cuidados pois dizem que ESSA TAL BOLA pode PUNIR.

    Reply
  17. Kléber, boa tarde!
    1) A decisão de ontem foi um confronto de gigantes, de duas camisas pesadas. Qualquer um poderia vencer e o craque deles venceu os duelos contra os nossos craques ( Fábio x Guerrero durante o jogo e Fábio x Diego nos pênaltis )
    2) Justificar o Vinícius Jr. em campo somente pq o Real Madrid pagou uma fortuna por ele não faz sentido. No campo, aos 17 anos, ele não pede passagem ainda.
    3) Críticas à diretoria com o elenco que foi formado? É um exagero! basta lembrar o passado recente que comemorávamos fuga de rebaixamento como se fossem títulos e temos agora a falsa sensação que éramos felizes e não sabíamos. O flamengo viveu mais de uma década de penumbra e , talvez, só 5 anos de boa gestão ainda não seja suficiente para voltar a ser protagonista. Mas o trabalho renderá frutos! Não é necessário caçar as bruxas a cada derrota.Essa ansiedade nossa afetou ainda mais o já limitado Muralha, por exemplo, que antes era só ruim. Agora, ruim e sem psicológico para defender nossa meta. A pressão em cima dos nossos goleiros contribui também ( sejamos autocríticos) para perdermos a Copa do Brasil.
    SRN.

    Reply
  18. Prezados,
    Podem me apedrejar, mas nos jogos que entrou não vi nada demais nesse menino Vinicius Jr.. Só conseguiu fazer uma graça contra os cegos Atl.GO e Palestino, contra defesas um pouco mais sólidas não conseguiu sequer driblar o defensor. Para pôr ainda mais pedras nas mãos dos que gostam do novo craque, digo que aquele o anão Rafinha teve início muito mais promissor.
    Pagar fortunas não torna o jogador craque, basta ver o que o PSG pagou ao São Paulo pelo Lucas (sendo que o Lucas pelo menos chegou a jogar alguma coisa por aqui), e que o Barcelona contratou o Keirrison para ser o seu futuro goleador…

    No mais, acompanho o comentário.

    Reply
  19. Acho que poderia ajustar este termo “falta de planejamento, somada a enorme falta de sensibilidade.” Como incompetência mesmo.
    Falo a muito tempo que falta jogador do rio de janeiro neste time e principalmente jogador rubro negro. Os únicos jogadores com sangue nos olhos deste elenco são Cuellar, Pará e Berrio(apesar do Berrio ter graves deficiências técnicas e Pará ser muito inconstante) o resto e uma bando de jogador sem sangue e sem alma rubro negra. Precisamos de jogadores rubro negro ou identificados com o espírito rubro negro. Jogadores como Felipe Mello, Adriano, Vagner love, Carlos Alberto(Ja declarou seu coração Rubro negro), Junior Baiano, Ronaldo Angelim etc

    Reply
    • Prezado André, “Berrio”, com sangue defendendo o Flamengo? Me desculpe, mas o único que representa o espírito rubro-negro, de determinação, garra, lutar até o fim, não aceitando a derrota, chama-se EVERTON. Esse sim, exemplo de jogador para todos do elenco.
      SDS rubro-negra.

      Reply
  20. Kleber,eles só ouvem o próprio umbigo vc acha que aquela casta vai ler ou ouvir a torcida, eles vao morrer abraçados com este sistema.Este pessoal deve ter soltado pipa no ventilador e bola no carpete.Ontem no Esp.Interativo Zico entrevistando Thiago Alcântara questionou o sistema tático sobre as duas linhas de quatro se estavam bem coordenadas etc….
    Thiago meio se graça falou entre os dentes que estava tudo certo o que foi a acordado,a questão era o jogador que desequilibra,diferenciado e finalizando disse para o Zico “vc entendeu”,ele estava se referindo ao Neymar.Estou relatando aqui a conversa e tentando entender porque continuamos castrando a nossa essência de grandes atacantes para somente nos defendermos.Não se fabricam atacantes na base e quando encontram simplesmente são vendidos ou se não marcar vc pode ser sacado do time.Enquanto o PSG e vários times do mundo jogam com 3 atacantes rápidos o nosso time tem uma Estaca do lado direito,um Pivô no centro e uma Formiguinha que é auxiliar para o Diego,Trauco e etc….
    Quanto ao VJ mesmo oscilando nas partidas ainda ia fazer mais fumaça do que aqueles atacantes que estavam lá.

    Reply
      • Eu penso que a Instituição esta muito acima dos nomes, assim, como não podemos destituir uma diretoria eleita legitimamente segundo o estatuto do clube, se essa a TODO MÊS contratar um técnico errado, que a todo mês demitam esse técnico errado, simples assim.

        Reply
        • O que não pode é esse discurso de TROCAR DE LUGAR O SOFÁ, pois é essa postura PERDEDORA DESSA DIRETORIA que tem mantido Márcio Araújo, Gabriel, Muralha, ZR no passado e outros nomes fora de contexto no time.

          Os resultados estamos colhendo agora, falta de planejamento, a ponto de jogarmos com praticamente um time misto, sem vários titulares toda a Copa do Brasil.

          Temos dois times e ao mesmo tempo nenhum dos dois funciona.

          Reply
  21. Diziam “nós temos tecnico”, diziam que o Ze Ricardo era o culpado de tudo, diziam que o colombiano iria fazer a equipe jogar bonito e com defesa firme. Reclamando do que? Vou ser bem claro: sou mais feliz na atual administração do que no passado. Cansei de ler sobre trambiques em clubes irmãos, em falta de responsabilidades, em cano em A ou B. A atual administração montou uma grande equipe, precisando ser ajustada e o tecnico que veio será o responsavel para que aconteça. Ah, o Marcio Araujo não estava em campo não…

    Reply
  22. Estão querendo mandar os jogadores e ficar com os burocratas incompetentes aqui no blog!

    É VJ que não joga nada, Diego que tem que ser mandado embora etc…

    Enquanto isso Rueda não tem culpa da nada, de nadinha! Rodrigo Caetano é gênio e EBM esta certo em tudo.

    Reply
  23. Discordo totalmente. Na verdade, não fosse pelo Rueda nem à final chegaríamos… Sinceramente, fico muito mais frustado com os comentários que tenho visto do que com os resultados. Perdemos uma final, parece que isso no Brasil não é nada. To cansado de gente falando besteira que essa diretoria não entende de futebol e blá blá blá. Pois bem, se ser campeão carioca não vale nada, então no século 21 temos apenas três títulos relevantes, um brasileiro e duas copas do brasil, sendo que uma foi ganha pela atual diretoria. Sem falar que hoje com a recuperação financeira do clube, a tendência é vir cada ano mais forte, isso se a torcida deixar, porque parece que gostam mesmo é de comemorar o não rebaixamento no final do ano, porque é isso que temos conquistados à muitos anos, apenas fugir da degola. Estou muito mais frustrado com os comentários dos que se dizem rubro-negros do que com o resultado. Até porque perdemos o título no primeiro jogo e não ontem……

    Reply
  24. Meu Deus, quando a solução do time passa ser um menino de 17 anos e que até o momento não apresentou rigorosamente nada…realmente temos mesmo de fechar pra balanço.

    Sinceramente a unica diferença entre VJ e Negueba é o Real Madrid.

    Chega de desculpa! Estamos esses 2 últimos anos passando raíva e colecionando vexames!

    Reply
  25. Dias atras foi noticiado que uma equipe do Real Madri estaria no Rio para acompanhar Vinicius jr. O PRECOCE. Por coincidencia logo em seguida ele deixou de jogar. CINCIDENCIA ?
    Me digam qual a METODOLOGIA usada para contratar goleiro ?
    Colocam o goleiro numa esteira pra CORRER, examinam o sangue, olham a situação CLINICA ….

    É RIDICULO, nenhum CLUBE brasileiro testa a IMPULSãO e o REFLEXO dos goleiros antes de contratar. Contratam um bom CORREDOR e colocam pra agarrar/PULAR. MISERICORDIA.

    Goleiro BOM = ALTURA+IMPULSãO+ REFLEXO.

    Reply
  26. Os culpados em ordem pela não conquista do titulo:
    1- Diego mal nos dois jogos, apático e mauricinho;
    2- Tiago falha infantil no primeiro jogo;
    3- Guerreiro cartão infantil, de menino mimado contra o Boatafogo;
    4- Treinadores de goleiros piores do Brasil;
    5- Muralha pior goleiro do universo na história do futebol mundial;
    6- Rueda mexeu mal, DEVERIA colocar VJ no lugar de Evertom, Paqueta no lugar de Diego e Felipe Vizeu no de Berrio, ir por abafa nos minutos finais, uma vez que assim como 2+2=4, 5 penalidades com Muralha no gol igual a 5 gols.
    Por fim os principais culpados de tudo é a equipe gestora, nas pessoas de R.Caetano e EBM, principalmente na montagem de elenco leia se goleiro em tempo hábil e mais jogador de finalização.
    RECOMENDAÇÕES: barca para 2018- Vaz, Gabriel, Muralha, M.Savio,Conca,Romulo;sugestões de contratação- F. Melo,jogador com alma rubro negra e perfil forte para incendiar o elenco de pessoas “boazinhas” do nosso time;Brocador último grande artilheiro do time,ser sombra de Guerreiro; Leo, zagueiro do Cruzeiro, jogou demais na final;e por fim fazer um plano para tentar trazer o Renato Augusto- esse sim rubro negro.
    SRN

    Reply
  27. Com todo respeito a todos , fico pensando nas críticas que fazem ao Vinicius Júnior,cuidado com isso . tantos meninos que eram promessas no flamengo não vingaram isso é verdade,mas Aldair , Marcelinho,Djalminha,Juan , Adriano ,Athirson e Bebeto viraram craques e ja foram vaiados quando jovens porque alternavam bons e maus momentos e o Vinicius Júnior pela sua idade tem tudo pra ser um craque e não me venham dizer que todos esses jogadores com a mesma idade do VJ jogavam mais porque não jogavam. Concorda KL ??? Saudações!

    Reply
    • Geraldo,
      A questão não é nem dizer se é bom ou ruim, mas sim que ele ainda não mostrou nada de interessante que o faça ser considerado como “o cara” que decidiria o campeonato, que driblaria toda a compacta defesa adversária e faria o gol de placa… Quem o idolatra o faz pelo simples fato de ter sido o jovem adquirido pelo Real Madrid, nada mais do que isso.

      A queima de jovens também ocorre por colocar peso que os mesmos ainda não conseguem carregar, e claramente o Vinicius Jr. não mostrou estar preparado, ainda é um jogador de divisões de base… Por lá até o D.Baggio foi artilheiro absoluto.

      Reply
  28. Volto a insistir, nosso maior problema não era o Zé, assim como não é o Rueda. Nossa problema é a falta de planejamento no tocante ao futebol. Há mais de um ano, aqui mesmo no blog, todos nós alertamos que não tínhamos goleiros de alto nível. Tá aí o resultado.
    Como disputar quatro competições com um centroavante e meio?
    Sempre formamos nosso elenco no meio do ano, contratando, não bons jogadores, mas o que o “mercado” oferece barato: Ederson, Romulo, Mancuello, Berrio( por esse, pagamos caro), Geovânio( será que só joga isso?), Damião e outros perebas que, por ora me fogem os nomes. Nossa base é fraca e mal aproveitada. Tinha mta esperança n VJ., mas quando entrou não foi bem. Tomara que Ronaldo vá bem no Atlético Goianiense.
    É gritante a falta de planejamento. Se Bandeirola vai bem dirigindo o clube, que tenha a grandeza de entregar o futebol a quem entende.
    Radamés e Egon, além de outros aqui, tem insistentemente cobrado isso. De que adianta ficarmos aqui levantando bodes expiatórios para culparmos pelas derrotas, se o buraco, claramente é MAIS EM CIMA.
    FORA DO FUTEBOL, BANDEIROLA!
    O verdadeiro culpado por nossos insucessos no campo!

    Reply
  29. Medias urgente na Gávea:

    1o. Demissão de Rodrigo Caetano
    2o. Nomeação de um VP de futebol
    3o. Demissão de Rueda no fim da temporada
    4o. Definição de novas diretrizes para o futebol que façam juz a nossa filosofia e tradições de jogo.

    Reply
    • Amigo Nino!
      Minhas medidas seriam um pouco diferente.
      1 – Nomear um Vice de Futebol (com histórico no futebol) e dar carta branca ao mesmo para dispensar e contratar.
      2 – Anexar uma placa no Ninho do Urubu: “Expressamente proibida a entrada de Fred Luz, Bandeira de Mello e Claudio Pracownik”.
      3 – Comprar uma passagem para Portugal e presentear o Mozer pelos serviços prestados em 1981. No mesmo dia, contratar Fabio Luciano para exercer o cargo.
      4 – Organizar uma barca colossal, de dar inveja ao próprio Noé, e ripar pelo menos uns 10 jogadores desse elenco.
      5 – Assim como Mozer, embarcar Bernardo Redín para seu país de origem e, contratar no mesmo dia, Zinho como seu auxiliar.

      * SE… o item 2 for seguido a risca, vamos navegar em mar de almirante em 2018. Independente do presidente que ocupe o cargo.

      Reply
      • Nino e Egon, Mestres deste Blog.
        Para 2018:
        1) Mudança total na Direção do Futebol, tirar esse DNA perdedor;
        2) Proibir qualquer tipo de contato do EBM com o elenco, evitando o prejudicial abraço em seus “protegidos”;
        3) Demitir o (des)preparador de goleiros;
        4) Demitir quem da fisiologia entende que jogador tem que ser poupado e não pode jogar domingo e quarta-feira;
        5) Barca colossal. Acho nosso elenco repleto de jogadores que já ganharam a vida, poucos ali tem maiores interesses e projeções de crescimento, faltam jogadores de qualidade E QUE ENTENDAM O FLAMENGO, que queiram vencer na vida. A minha barca teria: Muralha (indiquem onde é o portão, para não sair pelo errado), Rhodney, Pará, R.Vaz, Renê, Márcio Araújo, Rômulo, Mancuello, Arão, Gabriel Peteleco, Matheus Sávio, Geuvânio e, a cereja do bolo – pensando no custo benefício – o Tuta Peruano. Alguns vendidos, outros doados, outros pagando para algum time aceitar;
        6) Incineração de todo o lote de camisas amarelas.

        Reply
  30. “Caso Muralha”

    Sai na mídia que os jogadores do Cruzeiro “sabiam antecipadamente’ que o Muralha pularia para o mesmo lado em todas as cobranças.

    Onde esta o Rueda? O Rueda sabia disso? O Rueda aprovou isso?

    Sabendo disso, um dos jogadores do Cruzeiro chegou a chutar no ângulo onde estava o Muralha, um verdadeiro deboche!

    Ridículo!

    Reply
  31. Disputamos o TITULO. Se o Zé R tivesse ficado nem na disputa estariamos muito provavelmente.
    Gosto do Paqueta de todos os aspirantes é o que mais me chama atenção positivamente. Entrou e ENCAROU o Cruzeiro com a arrogancia que craque precisa ter. GOSTO disso. Tem tudo para crescer muiiiitttooo.

    Reply
  32. Caro Kléber e amigos!
    Vamos supor que temos sorte em gestão e falta dela no quesito futebol. Não nos acertamos no futebol a ponto de ganhar títulos. Fomos teimosos. Bancamos Zé Ricardo após a libertadores. Bancamos um estrangeiro no limite dos limites. Bancamos uma linguagem diferente para um plantel que quase o português não entende. O Flamengo se bancou de orgulho, se fechou num centro de inteligência para lá de pouco inspirado. O Flamengo bancou o improviso, brincou com o campeonato brasileiro e jogou fora a Copa do Brasil. O Flamengo se protegeu numa muralha que nem de pedra era. O Flamengo subiu uma escada e não percebeu que nela continha degraus de papel. O nosso Flamengo paga contas e nós pagamos o pato. O Flamengo é o maior do mundo e nós os mais melancólicos.
    Caro Kléber, sorte ou falta dela pouco importa. Importa é que o Flamengo tem um ônibus de jogadores melhores que o do Cruzeiro, mas, motorista de última hora e goleiros que entram e saem pelas portas erradas retratam nossa derrota.
    O Flamengo é um time de grande gestão e eu sempre quero aplaudir de pé, porém, no futebol, pouco se usam pés para fins lucrativos com bola rolando e isso é a grande magia. O lucro da glória, de títulos e das grandes alegrias. Vamos esperando pelo amanhã. Hoje em finanças somos incomuns, mas, quando os pés se vestem de valiosas chuteiras, descobrimos que somos comuns. Isso, sem falar nas luvas. Elas pouco servem para uso. Vida que segue e sorte do Cruzeiro que bateu os pênaltis do outro lado da muralha. Aliás, o Muralha pouco teve culpa. O Tiago teve bem mais. Finalmente, a grande culpa é de uma gestão no futebol que de fato talvez não tenha uma luz de sorte, ou ainda, que não tenha o sangue bom para ter a sorte.
    Que venha 2018. Que venha com sorte e competência, aliás, competência chama a sorte de majestade.
    SRN

    Reply
  33. Amigos, fomos vice campeões. Não fomos eliminados pelo Palestino, lembram ?
    Não fomos eliminados na primeira fase da Libertadores. Lembram?
    Não fomos eliminados em fase inicial da Copa pelo Fortaleza. Lembram?
    Não estamos a 2 anos sem ganhar do vasco. Lembram ?
    Fomos vice, eliminando o xodó da crítica carioca, eliminando o Santos , atual vice líder do Brasileirão, e fazendo dois jogos contra um forte adversário que eliminou entre outros São paulo, Palmeiras e Grêmio, em que fomos melhores pelo menos em 2/3 dos 180 minutos. Perdemos , bem sabemos o pq. Estava debaixo das traves.
    Eliminamos na Sul a Chapecoense com um 4 a 0 incontestável. Lembrando que a Chape está na primeira página de classificação.
    Caramba !!!!! deixem o gringo trabalhar. As peças fundamentais vâo voltar a jogar, agora tem o time completo.
    O que existe é a falsa impressão que temos elenco. NÃO TEMOS.
    Ou Gabriel, Vaz , MA, Mateus, Muralha, Thiago, Romulo, Rene são capazes de jogar em qualquer time ?
    Deixem o gringo trabalhar !!!!! e não imputem a ele a nossa frustração por esses 5 anos de insucessos e vexames, coisa que definitivamente não aconteceu nesta Copa do Brasil.
    Saudações

    Reply
  34. Nino, amigo, acho que vc esta completamente equivocado. EBM nunca foi e nem sera o maior presidente da historia do Flamengo. Sua administração e um marco no clube pela mudanca do padrão administrativo. Isso e fato. Seguindo as diretrizes da antiga chapa azul, ele deu continuidade a uma proposta de reformulação administrativa do clube, implementando-a. Ponto. Sua contribuição acaba ai.
    Isso e pouco para o Flamengo. Em 1977 eu estava aprendendo a ler e lia nos jornais a mudanca paradigmatica proposta pela FAF, capitaneada por Marcio Braga, Eduardo Mota, Carlinhos Nirmeyer e outros brilhantes rubro-negros. A diferrnca e que la, alem da mudanca administrativa-ate 1990 o Flamengo era considerado um clube com grande estrutura para os padrões da epoca- ganhavamos titulos. E muitos!
    O que essa gente que esta la precisa entender e que o Flamengo nao e um banco. Nao e frio como os numeros, e paixao do povo. Na minha opinião, por interesses pessoais, eles se negam a ver o obvio e corrigir os rumos da gestao. EBM e um marco mas esta muito longe de ser o maior da historia. Mas muito mesmo! Isso e conversa de quem nasceu no periodo pos-1990 e nao viu e presenciou a era Zico no seu auge e se decepcionou fortemente com administrações como Edmundo Silva e Patricia, vendo o clube ser achincalhado nos jornais quase que diariamente. Mas, acredite, ja havia um Flamengo vencedor e competente muito antes do EBM.
    Saudações rubro-negras.

    Reply
  35. Aqui tem de tudo! Situação, oposição, ex dirigentes, torcedores comuns, etc… Claro que isso reforça a democracia que reina no blog. Divergências de um modo geral é comum, mas a convergência quanto Vinícius Jr. ter entrado na partida decisiva é muito grande, não pelo fato da idade, nem pq quem adquiriu seus direitos federativos seja burro. O fato é que o mesmo, sempre que entrou nunca teve uma grande atuação. Pq teria numa final ? O que leva alguém a acreditar nisso ?
    Outro ponto é essa conversa de Presidente pé frio, isso não existe, Bandeira faz uma administração histórica dentro Flamengo, está devendo no futebol? Está! Quantos teimosos Presidentes tivemos no Flamengo ? E essa teimosia, é o que emperra o nosso futebol hoje, contrastando com sua grande administração.
    Cabe a nós Flamenguistas cobrar onde estiver errado, mas não generalizar, notoriamente pq muitos aqui aproveitam o espaço para fazer política.
    Ainda estamos em dois campeonatos e grandes chances de Libertadores.
    Vamos Flamengo…
    SRN

    Reply
  36. Concordo plenamente com tudo que foi colocado por ti, Kleber.
    Agora, só não consigo entender a torcida crucificar o Diego. Será que é o mais inteligente a se fazer.
    Recapitulando, ele foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, estando na seleção do campeonato.Anteontem foi eleito o melhor jogador da Copa do Brasil. Aos que dizem que ele não joga mais absolutamente nada desde a lesão, aconselho assistir as partidas contra São Paulo, Chapecoense ( ilha do urubu), Ponte Preta e a partida contra o Santos na Copa do Brasil (essa fundamental pra classificação).
    Obviamente ele não está rendendo o que pode, só que a vaia, a pressão e outras atitudes mais radicais (invasão de CT, cercar carro do atleta…), somente o levarão para outro clube, muito provavelmente pra ser eleito o craque do Brasileirão do ano que vem, e para nós ficarmos com os “brilhantes” Gabriel, Matheus Sávio e Lucas Paquetá na criação.
    A torcida do Flamengo precisa de um pouco de inteligência.
    Sobre o treinador, gostaria de ver Renato Gaúcho no ano que vem no Flamengo.

    Reply
  37. Previsões bíblicas:

    “Neemias capítulo 4, versículo 3”

    “Ainda que edifiquem, contudo, vindo uma RAPOSA, derrubará facilmente a Muralha.”
    Neemias 4:3

    Reply
  38. e o Guerrero hein? já foi no fds se apresentar para a Seleção e não vai jogar 2a feira… e segue na mesma toada – reclamando, fazendo falta, tomando cartão e com pouquissimos gols. Será a 26a rodada do Campeonato Brasileiro e ele marcou gols em 4 jogos.

    Reply
    • Permita-me descordar.
      O Paolo foi o jogador mais brigador e com mais raça em campo. Meteu bola na trave e quase fez um gol no fim do jogo numa jogada individual.
      Mas concordo que é um reclamão em campo… mesmo sofrendo muitas faltas.

      Reply
      • Amigo Rodrigo!
        Respeito SEMPRE divergências e não tenho menor intenção de mudar sua opinião. Mas nesse caso cabe uma reflexão.
        O cara foi contratado para ser goleador, ganha quase R$900 mil / mês, recebeu uma balaio de cartões amarelos por reclamação e, muitas vezes nos deixou na mão, perde mais gols que Love nos seus áureos tempos e, pra completar, ainda existe o problema das convocações…
        Lembro ao amigo que o custo / benefício do rapaz, nos custou R$43 milhões.
        Jô saiu de graça para o Corinthians e Pratto custou R$13 milhões ao Galo, contratado ao Vélez.

        Reply
        • Amigo Carlos,

          Se formos falar de custo benefício, concordo contigo que é discutível.
          Mas continuo achando que ele está entre os melhores do elenco, ele faz muita falta ao time quando está de fora, principalmente em razao de suspensão por cartões bobos e convocações para a seleção de seu páis.
          Mesmo assim, acho que ele está longe de estar entre os principais culpados da má fase do time nesse ano. Não compararia ele com o Jô, o Pratto pode ser que esteja no mesmo nível.
          Quanto aos gols, está na melhor marca de sua carreira, superando até os tempos de corinthians.
          Mas enfim, como disse, concordo que custo benefício deve ser bem avaliado.
          Abço.

          Reply
    • Marcelo Rezende,
      Acho o custo benefício do P.Guerrero, vulgo Tuta Peruano, horroroso. Por mim não renovaria, buscaria um cara goleador.
      O Flamengo já tem E.Ribeiro, Diego e Everton22, por qual motivo precisa de um indivíduo que “sabe fazer peão e preparar a jogada”??? Precisa de alguém que saiba fazer gol, de barriga ou de canela!

      Reply
    • Precisamente 6 gols até o momento!
      Isso, o Brocador fazia numa semana e andava de charrete…
      Hernane (SP), que chegou ontem e joga de volante, já tem 7.

      Reply
      • O grande diferencial da carreira do Guerrero foi que ele fez um gol importantissimo pelo Corinthians, e desde então se supervalorizou. O próprio Corinthians abriu mão desse super salário que ele queria e o Flamengo entrou na onda. Desde então já foram campeões com o Vágner Love e caminham agora para o título com o JÔ.
        Não digo aqui que o Guerero é ruim, mas sim que o custo/benefício não compensa. Não vejo sentido em gastar uma bala dessas e o cara entregar 6 gols em 24 rodadas.. ano passado a mesma coisa, lembremos que ele chegou a ser barrado antes do decisivo jogo contra o Palmeiras no 2o turno, quem jogou foi o Damião!!

        Reply
  39. Sinceramente não acredito nesta tal sorte. Planejamento, analises, estudos jogam por terra a sorte. Muralha a muito tempo vem cometendo erros primários, em sua reserva não tinha um goleiro a altura, sendo necessário lançar ao fogo o jovem Tiago. Rafael Vaz, Gabriel, Mancuello, Rômulo e demais que já demostraram não servir para vestir a camisa do Flamengo. Todos os elogios para a gestão financeira de EBM, mais não entende nada de futebol. Esta centralizando todas as decisões, e a maioria delas erradas. Não é aceitável um goleiro que veste a camisa do Flamengo, essa uma das mais pesadas do futebol mundial cometer os fiascos que Alex vem cometendo, não é possível por todos os investimentos praticados ser eliminado mais uma vez na fase de grupos da libertadores. O campeonato brasileiro foi abandonado, contrataram um técnico estrangeiro no meio de uma competição sem conhecimento nenhum do elenco. Infelizmente teremos mais um ano de fiascos, onde elencos bastante inferiores vem se apresentando com muito mais brilho e competência.

    Reply
  40. Esposas do Muralha e do Diego estão sofrendo com publicações em suas redes sociais, o que é absolutamente LAMENTÁVEL.

    É a face doentia de torcedor!

    Seja o que for, a família do jogador, sua integridade física e sua vida pessoal devem ser preservadas.

    Mas como no Brasil ainda não existe tipificação para crimes na internet, segue o barco.

    Reply
  41. Bom dia,

    Alguém sabe informar por que o Paulo Vitor saiu do Flamengo?
    Seria por que tínhamos o grande Alex Roberto para titular?

    Pelo que andei lendo, ele saiu a preço de banana, foi para um time no exterior que nem o salario pagava, agora está aí fazendo grandes atuações pelo Grêmio.
    Imagina nossa situação hoje em dia com um bom goleiro como Paulo Vitor?

    Esse departamento de futebol é uma lástima.

    Abraços

    Reply
  42. Meu amigo Octavio!
    O grande problema é justamente o número de competições que participamos e, o que ganhamos. Até agora, apenas um Carioca invicto. Valorizo muitoooo…
    Acontece que saímos da Libertadores, Liga e, fomos vice na Copa do Brasil.
    Evidente que estamos caminhando e colocando os parafusos nos seus devidos lugares.
    APESAR de vice, nossa campanha foi QUASE perfeita! O que significa dizer que frustamos nossas expectativas.
    Estamos bem encaminhados na Sul Americana e, em 7º lugar no Brasileiro.
    Nossas únicas chances de participar da Libertadores 2018.
    Com respeito que sempre pautou nossos debates, divirjo do amigo quanto a nossa colocação na final da Copa do Brasil.
    Vice reside em São Januário. É aquele papo de nadar nadar… e morrer na praia!
    Adoro o “DEIXOU CHEGAR”….
    Até entendo que NÃO fomos vice pelos resultados que obtivemos. Empatamos os dois jogos! Disputa de penaltis é justamente para desempatar resultados. E, nesse caso, pode dar qualquer coisa…
    Na nossa realidade, com Muralha no gol, passa a ser débito em conta.
    Por outro lado, concordo plenamente quanto ao colombiano. Embora entenda que foi contratado na hora errada. Respeito muito o CV do Rueda e torço muito para que acerte os problemas que existem no elenco.
    Na verdade, nunca torci para técnicos! Como rubro-negro que sou, eles são QUASE irrelevantes. É mais ou menos um custo / benefício de resultados…
    Quanto ao elenco, quase entendo o amigo. Com a contratação dos 4 que não puderam ser inscritos na CB, acho que o patamar melhorou.
    A barca é inevitável e pelo menos 10 devem dar adeus. Só pouparia Vaz, dos que o amigo mencionou. Vejo habilidade no zagueiro em relação aos passes longos.
    Em compensação, acrescento Vizeu.
    Em suma, meu amigo! O gringo AINDA não deve ser pressionado, a barca é inevitável e, Bandeira deveria nomear um Vice de Futebol com carta branca, pra ontem.
    Dito isso, só nos resta rezar para Fred Luz e Bandeira, de mãos dadas, dar um passeio na casa do Pateta. A Disney…
    Grande abraço, parceiro

    Reply
  43. O Sr. Rueda deveria fazer o que?

    – Primeiramente se livrar daquele termo deselegante e desalinhado, cinto de couro e sapatos pretos. Definitivamente uma perfil CAFONA a qual não estamos acostumados, isso para ele entrar minimamente na PAISAGEM rubro-negra.

    – Depois ele poderia dar um corte naquela grisalha cabeleira e mandar aquele negão (Redin) sossegar um pouco sentado sossegado em apitar tanto.

    – Terceiro uma imersão em um curso intensivo de português, afinal de contas meus Srs. não é possível! Ele chama os gringos e o Diego Costa para passar instruções…não dá!

    – Quarto, ele deveria estudar melhor o perfil histórico do clube e procurar entender melhor nossas expectativas para que ele se encaixe nelas, e não nós as expectativas dele.

    Reply
    • Lembro o quanto o Luxemburgo foi ridicularizado pela nossa imprensa ao chegar no Real Madrid e chamar a bola de buela, ao invés de pelota. Já pro Rueda os NOSSOS jornalistas brasileiros é que tem que falar portunhol para ele nos entender. O cara nem se esforça minimamente pra falar português, o que, convenhamos, é no mínimo falta de respeito com nossa cultura.

      Reply
  44. E agora falando do nosso “grande” artilheiro, lembro que o Roger do Botafogo, que chamou o Guerrero de supervalorizado, tem dez gols no Brasileirão, contra seis do nosso super artilheiro. E a imprensa ainda criticou o Roger por ser sincero.
    Continuando no Botafogo, se tivéssemos uma boa relação com eles, poderíamos tranquilamente ter trazido o Sassá (de repente trocando pelo Gabriel Peteleco, ja que eles precisavam de um atacante de lado de campo – trouxeram o Guilherme do Grêmio). E ainda trazer também o Jefferson, que certamente não está feliz na reserva do Gatito, ambos verdadeiros pegadores de penais. E o Jefferson não deve nem ter seis jogos no brasileirão, ou seja, ainda poderia jogar nele.
    E já que falei no Sassá, ele tem o mesmo número de gols no Brasileiro que o Guerrero, mas com menos da metade dos jogos…
    Mas o orgulho e a soberba do nosso presidente não permitem qualquer tipo de aproximação.
    Enfim, faltam inteligência, jogo de cintura e humildade ao nosso EBM.

    Reply
    • Mas isso ai é o que estamos falando desde 2015, Guerrero é uma farsa como camisa 9, centro avante, homem gol.

      Ele tem características secundárias, que eu disse são “secundárias”, “desejáveis” e não fundamentais em um centro avante.

      As características essenciais como jogar enviado, habilidade em finalizações ou meter gols de qualquer jeito, ser goleador, ele desgraçadamente não tem!

      Reply
      • Se não aceitassem a troca Sassá x Gabriel, por mim poderia até ter valido a pena dar o nosso super Guerrero em troca, por Jefferson e Sassá. Faríamos muito mais gols e teríamos um dos melhores goleiros do Brasil, e ainda nos livraríamos do Tuta Peruano.

        Reply
  45. Tragam de volta o FLAMENGO arrasador que ganhou 300 brasileiros 19 libertadores e 5 mundiais nos ultimos 20 anos !! DELIRIO.

    Nos ultimos 20 anos o FLA vinha entrando no Brasileiro para tentar não cair. Conseguiram o milagre de ERGUER esse gigante MORIBUNDO e POBRE que haviam tornado o FLA.

    O FLA havia sido condenado a décadas de fracasso e agora cobram o sucesso ? Um GIGANTESCO milagre HISTORICO assim deve ficar marcada essa diretoria.

    Reply
  46. “Motim político”

    Minha previsão era que a chapa esquentasse no fim do ano, ou início do ano que vem.

    Mas já esquentou agora mesmo!

    Qdo falei anteriormente em SODOMIZAÇÃO PÚBLICA do EBM era obviamente em sentido figurado pelo amor de Deus…Mas faz sentido, se o Bandeira não escutar será alvo de artilharia pesada.

    Munição não falta!

    Reply
    • “Xeque mate”

      Ao acumular erroneamente as funções de presidente e VP de futebol por quase EBM pediu, e tomou Xeque Mate da oposição!

      A oposição em verbalizou o pensamento das vozes internas e externas rubro-negras, ou seja, pediu em nota a saída do presidente do cargo de VP de futebol.

      E agora Bandeira? O que fazer?

      Se sai assina um atestado de incompetência na gestão da pasta do VP de futebol (nem precisa assinar, porque já ver com CERTIFICADO DE INCOMPETÊNCIA), dando razão e moral ao pleito da chapa do Vallin.

      Se fica enterra definitivamente a cabeça na terra, joga tudo as favas e fecha os olhos para a política até o fim das eleições do ano que vêm.

      Sim, pq a probabilidade dele fazer escolhas certas para o ano que vêm no futebol são tão prováveis quando o nosso herói Alex Muralha acertar o canto de uma cobrança de pênaltis, e olham que eu disse “acertar o canto”, pois sabemos que pegar o pênalti é tarefa já bem mais complexa.

      Nesse “Dilema de Sophia” estamos em orações para que o nosso querido presidente faça as escolhas certas, tanto para ele quanto para o futuro do clube.

      Reply
  47. Ano passado comentei aqui várias vezes ser contra a permanência de Zé Ricardo (Flamengo servia de cobaia pra ele), além do mais se ganha títulos na formação do elenco e querer ser protagonista como jogadores do nível de Márcio Araújo, Rafael Vaz, Gabriel, Pará e Muralha fica muito difícil.
    Rueda nada tem culpa, muito bom treinador e muito melhor do que Zé Ricardo!
    A verdade é que a MENTALIDADE de passividade nas derrotas e proteção a jogadores medíocres instalada na diretoria por EBM prejudica muito o clube.
    Essa mentalidade contaminou alguns torcedores, dirigentes e ex-dirigentes que chegaram a considerar MÁRCIO ARAÚJO como ESSENCIAL no time do Flamengo e a saída de ZÉ RICARDO foi combatida, com isso nós perdemos o brasileiro/2016 e 2017, Sul-Americana/2016 e Libertadores/2017.
    É preciso alguém que conheça de futebol para não contratar mal e nem deixar jogadores medíocres no elenco com “peninha deles”.

    Reply
  48. Inegável o talento do vjr, porém ele ainda não correspondeu o suficiente pra tamanha euforia , e desprezar o Paquetá, não vejo qualquer fundamento pra isso, pois esse sim, tem.mostrado dentro de campo que talento e que será muito útil .

    Boa noite e srn

    Reply

Comente.