Hora de baixar a bola e olhar para frente

Fred Luz (Reprodução do Youtube)

Alguém da minha total e irrestrita confiança ouviu um comentário dando conta de que, um dirigente do Flamengo teria convidado Zinho, para algum cargo na comissão técnica do futebol. Imediatamente liguei para o principal executivo do clube, Fred Luz, para checar a informação. Fred foi claro e transparente, afirmando que até o final do ano não haverá qualquer modificação na estrutura do futebol do Flamengo. E, emendou dizendo que a estrutura atual poderia, também, ser mantida.

Concordei plenamente com a primeira etapa. Seria realmente algo absurdo introduzir fatos novos em uma estrutura já muito mexida. Porém, lembrei que o mesmo não pode ser aplicado para o próximo ano, na medida em que, como qualquer empresa, os resultados ditam o caminho a ser tomado, e as substituições, se necessárias, a serem feitas. A linha de raciocínio, pelo que senti, é essa mesma.

Poeira baixada, pancada que doeu, assimilada, vida que segue… e assim deve ser, até porque o ranço que por ventura venha a ficar, acaba interferindo no amanhã. Como o amanhã do futebol é hoje, sugiro virarmos imediatamente a página, mesmo porque, temos objetivos importantes pela frente.

Pra começar: por favor, por favor mesmo, que tal dar um crédito de confiança ao nosso mais talentoso jogador? Pessoalmente, achei desproporcionais as críticas dirigidas a Diego. Claro que houve um declínio técnico após a contusão, mas caramba, nada de tão anormal. Tenho informações seguras de que, independentemente do aspecto técnico, Diego é de vital importância para o grupo. Achei esta ida para a Seleção absolutamente providencial, onde a autoestima será recuperada e, como no futebol confiança é quase tudo, a tendência é termos em breve o Diego que queremos de volta.

E por falar em confiança, estimo que o treinador Rueda comece a olhar e a tratar Vinícius Júnior com mais atenção e carinho.

Hoje, o futebol anda muitíssimo nivelado, onde com uma boa estratégia defensiva fica difícil se conseguir furar o bloqueio. O “milagre” é o talento. Só o talento, através do improviso, é capaz de mandar qualquer ferrolho para o espaço. No Flamengo, como em qualquer clube brasileiro, talento é coisa rara. Quem tem, ao menos um, precisa valorizar, afagar, dar força, colocar no colo…

O tratamento dado a Vinícius Júnior não tem sido compatível com o retorno que ele pode nos proporcionar. Por melhor que seja o jogador, quando ele sente que o treinador não o vê como fator decisivo, o emocional o coloca no chão e, obviamente, o rendimento cai. Isto vale para um jogador experiente. Imagine para um menino que acaba de completar 17 anos.

Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que Vinícius Júnior é um jogador diferenciado. No nosso elenco, além dele, só mais três. Juan, Diego e Éverton Ribeiro. Antes que alguém reclame por não ter citado Éverton, quero dizer que não estou falando em jogador importante, útil, e sim, diferenciado, decisivo.

Não esqueci de Guerrero, a quem vejo como muito bom jogador, mas não no nível dos que aqui citei.

Muito bom que Vinícius Júnior fique no Flamengo e não vá para o mundial sub-17. Esta não é mais a turma dele. Só espero que, daqui para frente, haja um mínimo de sensibilidade e inteligência na utilização desta joia rara.

1 Comentário

  1. Gostei da permanência do Vinícius Jr, mas acho que contra a Ponte Preta ele não começará como titular. Ele tem apenas 17 anos e às vezes a gente quer muito dele, embora ele ainda seja um menino. De longe, parece bem centrado, mas não sabemos como é o dia a dia e os cuidados que ele precisa por ser essa joia rara.

    Também concordo com a manutenção da diretoria de futebol até o final do ano, pois já estamos em outubro e quem vier para o cargo não poderá nem contratar. No máximo, será um psicólogo para mexer com os brios do grupo. Acho que já tem dirigente, treinador e jogadores experientes o suficiente nesse elenco do Flamengo.

    Outra coisa, hoje lendo a entrevista do Rueda e os comentários do insuportável Mauro Cezar Pereira (gostava dele), percebo que nossa imprensa + torcida de redes sociais está fazendo um mal para o Flamengo. E pergunto a vocês: o que isso contribui para o futebol brasileiro? Achar um culpado por tudo leva a quê? Ir no perfil do Muralha (no certo e no errado) e xingá-lo, ameaçá-lo leva a quê?

    Se o Guerrero faz o gol de falta ou aquela bola na gaveta no último minuto, hoje o Muralha seria o melhor goleiro do Brasil e o Diego o maestro da seleção brasileira. Agora, os dois não servem, assim como o Eduardo Bandeira é um péssimo presidente como dizem imprensa, redes sociais e até o ex-presidente Márcio Braga conforme relato do Coluna do Flamengo.

    Só para finalizar essa redação: o Flamengo precisa “esquecer” seu passado e focar no presente/futuro. Só a tradição não vai ganhar jogo, mas muita gente acha isso. Às vezes muitos criticam o fato de jogar feio, fugindo da tradição do clube, de não aceitar um vice-campeonato perdido nos pênaltis, de ter um treinador jovem formado em casa ou um estrangeiro porque isso não faz parte da tradição do clube. Se ficar nisso, em breve voltaremos a ganhar alguns títulos a qualquer custo para depois voltarmos a ser motivo de chacota por não pagar contas, não ter estádio, por jogador ridicularizar o clube na mídia, etc.

    Desculpe o desabafo, Kleber, mas esse momento de histeria principalmente por parte da mídia me incomoda muito.

    Reply
    • Concordo!!! O Mauro Cezar está deixando o problema pessoal com o EBM influenciar na análise do clube. É um bom jornalista, mas está se perdendo.
      Quanto às mídias sociais, a cada derrota criamos vilões. Só serve p/flamengo quem não está lá. Se não houver apoio, o time não chegará a lugar algum.
      Se não houvesse essa pressão desmedida em cima do limitado Muralha, pela experiência talvez não tivesse tomado o gol q o Thiago tomou no primeiro jogo da final e aquele gol foi decisivo no contexto de um duelo equilibrado.
      SRN.

      Reply
  2. Formengo77,
    Com todo respeito, Lucas Paquetá é um jogador mediano, normal, previsível. Ponto!
    Desculpe, mas a comparação não é pertinente. O melhor jogador da seleção brasileira sub 17, não foi o Paquetá…
    E, os 45.milhões de Euros pagos pelo Real Madrid, também não foram pelo Paquetá.
    Com todo respeito…
    Forte abraço.

    Reply
  3. Boa noite amigos de blog, concordo com quase tudo, não mexer na estrutura do futebol esse ano, contratar o Zinco seria excelente. Até em relação ao Diego, acho que exageramos, apesar da longa má fase. Quanto ao Vinicius Junior, só acho que ele não tem aproveitado as oportunidades quando entra. Isso desde os tempos do Zé Ricardo, acontecendo o mesmo com Rueda. Se entrar e jogar bem, coisa que ele sabe, vai ter a confiança do treinador, mas lamentavelmente não é isso que vem acontecendo.
    SRN.

    Reply
  4. Preocupante …!
    A oposição,oportunista,pede a demissão de EBM,do cargo de Vice de Futebol.Não é hora de ser politico,ter fascínio pelo cargo de presidente do clube e demonstrar isto.O momento é de aglutinar fôrças,união,apoio,afinal o Flamengo é um só.Não é exclusivo de chapa eleitoral.O futebol,carro-chefe da instituição vive fase difícil.As causas são discutíveis.Merecem uma analise melhor.EBM não faz e nem defende gol,não bate penalti e nem é goleiro.As falhas aconteceram nos 2 jogos,(Thiago,Diego),que se não tivessem acontecido, a repetitiva e inoportuna campanha da oposição não teria vez.
    EM PRIMEIRO LUGAR O FLAMENGO,depois pensem nas suas veleidades.
    ABS.

    Reply
  5. Precisamos ser pontuais para 2018:
    Vice presidente futebol
    Gerente de futebol

    Resumindo, renovar os ares da já desgastará cúpula do futebol, porém não faz sentido trazer ninguém nesse momento, pelo mesmo motivo que vejo com muito mais otismo o Rueda para 2018, pois para 2017 ele vai treinar somente o idioma e olhe lá…

    Quanto ao Vjr No meu time ideal ele não é titular nesse momento, mas não dá. Sentido preterir o menino para assistir o Berrio jogar.

    Vamos para mais uma rodada do brasileiro, tentando ser otimista, mas está complicado.

    SRN

    Reply
  6. Virou bordão essa história de a diretoria não entender nada de futebol. Temos o histórico de clubes brasileiros que tiveram bons trabalhos de gestão recentemente e os resultados não vieram tão rapidamente: o galo só foi ganhar a libertadores no último ano de mandato de Alexandre Kalil, o Palmeiras só ganhou o brasileiro no último ano de Paulo Nobre, já o Corinthians somente levou a libertadores e o Mundial na gestão sucessora do Andrés Sanchez. Coincidência? Naturalmente não! Quando se pega terra arrasada, leva-se um tempo para os resultados virem. Um dos fatores que nos diferencia desses exemplos eh o processo de fritura q essa diretoria e esse elenco tá passando. A nossa paciência também faz parte desse processo de recuperação do nosso Flamengo.
    SRN.

    Reply
  7. Com um ovo fez um banquete em 2009 !

    Zinho gosto desse nome. Se não me engano ele esteve na comissão em 2009. Merece a chance de pegar um pouquinho de picanha por ter ajudado a digerir aquele osso magro. Merece ver de perto o NOVO FLAMENGO.

    Reply
  8. O fato de o Fred Luz dizer que ha chance se a estrutura perdedora atual ser mantida mostra o tamanho da incompetencia que reina no Flamengo. Acho que qualquer pessoa com um QI maior que o de um cágado sabe que a atual estrutura nao funcionou. E nao so pela falta de comando e pelo paternalismo protecionista mas tambem por erros de avaliacao, por contratacoes tardias, por hesitações, enfim, nao da para manter o que esta errado.
    Quanto ao Mauro Cezar Pereira, trata-se de um torcedor rubro-negro, forjado nos anos de ouro do clube, que nao suporta ver o Flamengo perdendo, perdendo e perdendo com todo mundo achando legal pq o clube paga dividas, paga jogadores, ganha premios de melhor balanco e gestao financeira. O que quem torce pelo clube quer sao vitorias, titulos expressivos e nao simplesmente numeros e dirigente dizendo que vai proteger jogador. Quer ver balanco bonito, crescimento de receita e nao titulos, compra acao do Itau, Lojas Americanas, Ambev. Flamengo tem que vencer campeonato importante!
    Nao podemos passar 10 anos sem ganhar titulos de expressao. Isso e ruim para a marca, para o clube em geral e afeta sua posicao dominante futura.
    Hoje vejo muita gente falando do EBM como se fosse um Messias, um Deus. Puro exagero! Ele tem o grande merito de executar um projeto de um grupo que se dispos a mudar a historia do clube, a chamada chapa azul da eleicao de 2012. O mérito dele e relevante. Executar um programa de austeridade num clube como o Flamengo nao e facil, pois as pressões sao gigantescas. Porem, falta muita coisa. Nao podemos parar ai. Se alguem acha que isso e apenas isso e o ideal( crescer receitas, lucros recordes, patrocinios memoraveis), que compre acoes de boas empresas ou torça para clubes como Audax- RJ, Red Bull Brasil, que sao um mero negocio. Aqui e Flamengo, vencer e tudo que importa. Chega de conformismo com derrotas, de auto-elogios pateticos e de desempenhos pifios. A obsessão deve ser ganhar, ganhar e ganhar. E do jeito que esta, nao da para ganhar.
    Acho que o Mauro Cezar reverbera o sentimento de uma geracao de torcedores que viu o Flamengo grande e que se decepcionou com a gestão atual que tem seus meritos mas parece desconsiderar a razao principal do clube: o futebol, vencer campeonatos.
    O Flamengo nao pode ficar atras do Botafogo no campeonato, sendo que este tem 1/3 do custo do Flamengo e nem perder campeonato por nao ter um goleiro. Ou e normal tambem o preparador dizer pro goleiro para ele ir pelo coracao na estrategia de defesa de penaltis? Isso tudo evidencia o quao errado estamos.
    Nao vejo histeria, vejo a realidade exposta claramente.

    Reply
  9. SR KLEBER LEITE. INFELIZMENTE NOSSO PRESIDENTE É ARROGANTE E PREPOTENTE A BOLA PUNE. NADA É DO NADA TUDO NESSA VIDA TEM UM PORQUE? FLAMENGO SÓ VEXAME SÓ DECEPÇÃO. O MAIOR CULPADO PELO NOSSO FRACASSO É SE EDUARDO BANANA DE MELLO. TIME COM DNA DE PERDEDOR. CONTINUAMOS SOFRENDO. APOSTEI COM O SENHOR. QUERENDO MUITO O TÍTULO. E MINHA CAMISA AUTOGRAFADA DE PRESENTE. MEU FILHO FOI DORMIR ELE TEM 4 ANOS. ACORDOU PERGUNTANDO SE O FLAMENGO TINHA SIDO CAMPEÃO. EU TRISTE DISSE QUE NAO TIME COM DNA DE PERDEDOR.

    Reply
  10. Kleber me permita discordar mas o dinheiro pago pelo Vinicius Jr não quer dizer nada,ou já esqueceu de keirrison e tantos outros?are agora não mostrou nada diferente de um Diego Mauricio ou Negueba….

    Reply
  11. Alexsandro B. Silva,quando eu tinha a idade do seu filho,reagia da mesma forma;alegria na vitória e uma tristeza muito grande na derrota;dai eu compreender a sua indignação com o Fla.Mas,EBM não tem culpa;êle não joga.Os nossos atletas é que estão mal.Apesar de receberem em dia ótimos salários,não correspondem em campo.Embora saibamos que qualquer um dêles tem cada nos outros times da série “A”.Estamos vivendo uma fase difícil.Explicações temos muitas.Certezas nenhumas.O vento da sorte muda.Logo êle estará soprando para o lado do “MENGÃO”.
    ABS.
    SRN.

    Reply
  12. Caríssimo presidente,

    Todo apoio ao Diego;
    Todo apoio ao Muralha;
    Todo apoio ao EBM;
    Todo apoio ao Rueda.

    Flamenguistas precisam ajudar a remar adiante. Menos mimimi, menos cornetas e mais apoio.
    É evidente que os atletas estão trabalhando com profissionalismo e afinco. Se não, qual foi a última vez em que foi noticiado que algum atleta rubro-negro se envolveu em incidente extra-campo ou foi flagrado em casas noturnas, em festas em vésperas de jogos ou ainda após derrotas? Não da pra exigir que em campo, todos sejam o “Zico”, mas podemos e devemos exigir dedicação e respeito à nossa camisa e tradição. E isso o atletas têm demonstrado.
    Portanto, critica por crítica, está na hora de um pouco de auto-critica e percebermos que, muitas das vezes, somos nós, torcedores, que agimos como verdadeiros “pernas de pau” das arquibancadas, prejudicando ainda mais um grupo, já sofrido com tantas críticas (injustas e desprovidas de base, na maioria).
    Já os oposicionistas, aqueles urubus de plantão, que só almejam o poder no Flamengo (sabe-se lá com que intenção), deveriam praticar aquilo que, no discurso apenas, dizem nortear a sua conduta:
    “Tudo pelo Flamengo. Nada do Flamengo.”
    Pergunto: Será mesmo??
    SRN

    Reply
  13. Acho que o pessoal do blog e a torcida de maneira em geral precisa entender alguns conceitos definitivos para que sigamos em frente:

    O primeiro deles é que Diego, ER e VJ são os craques do elenco, isso é ponto pacífico e não deve jamais ser colocado em questão. Fazer isso é dar tiro nos pés, nos dois pés.

    Outro ponto pacífico para mim é que ano que vêm precisamos de um outro centro avante, definitivamente! Um novo conceito de homem de área, induvidavelmente um goleador, que possa resolver o jogo para nós, como aliás fazem os centro-avantes.

    Alguns pontos ainda não são pacíficos no elenco, como as laterais e até mesmo o 2o. cabeça de área, mas não os vejo como fatores preocupantes, sou otimista.

    Já no banco tenho sérias dúvidas se Rueda vai se interagir na paisagem rubro-negra.

    Na diretoria algumas definições devem ser feitas, principalmente a reavaliação das atribuições e até mesmo da permanência do RC. Não é necessário dizer que um vice de futebol FACA NA CAVEIRA seria figura central nesta nova diretriz para o futebol do clube.

    O problema do VP de futebol é um só: “Quem?”.

    Reply
  14. Nosso flamengo esta entregue nas mãos desses caras,EBM acha que inventou o flamengo, o que faz o Caetano, esse ranço de derrota dele ta insuportável, esse Fred luz o que faz, e acabo de ver uma matéria que o incompetente do Caetano fez uma cláusula de renovação automática com o Araújo, FDP, enquanto esses vermes tiverem sugando nosso clube estamos perdidos, jogadores derrotados,frouxos, molengas, fora Gabriel, Alex, Vaz, Araújo, Caetano, Mozer.

    Reply
  15. Hoje pra mim é dia do Henrique. Sábias palavras! Acho, sinceramente, que estamos pegando pesado demais, exagerando nas críticas aos jogadores e técnicos. Um pouco de otimismo faz bem!
    Porém amigos, se o Bandeira é um bom presidente, definitivamente, não é um bom vice de futebol.
    Quem perdeu o título e o ano, não foi, Muralha, Thiago ou qualquer outro jogador, mas a demora na tomada de decisões. Se todos sabíamos da má fase do Muralha e da inexperiência do Thiago, como chegamos com eles até a final da Copa do Brasil?
    O espaço do blog é ótimo, pois podemos dar nossa opinião e de certa forma, pelo conjunto darmos uma contribuição ao clube. Quero dizer a todos, que o Bandeira deveria largar mão do futebol. Não participo da vida política do clube, apenas como torcedor, imploro para que ele deixe a vaidade de lado e vá cuidar do que entende, e bem, que é do patrimônio e gestão financeira. Bola, é pra quem é do ramo!
    Quem perdeu o ano, volto a insistir, foi o Sr. BANDEIRA DE MELO! Bom gestor e presidente. Horroroso, vice de futebol!
    Para se dirigir futebol em um clube do tamanho do nosso, há que se ter gana, fé, inconformismo nas derrotas, brigar na CBF, não ser prejudicado por arbitragens tendenciosas, afastar jogadores indolentes, bonzinhos e apáticos.
    Senhor Bandeira, para vestir esse manto, tem que suar sangue!
    Cobrar isso não é pra qualquer um!
    Saudades demais de Kleber, Márcio Braga, George Helal e outros que contribuiram para elevar o Flamengo ao que ele é hoje!
    Srn

    Reply
  16. Kleber querido, não adianta mais espernearmos, essa direção do Flamengo é insensível e esta mais preocupada com o poder , o ego etc…. não perco meu tempo mais me desgastando com esse assunto, esta na hora de mirarmos o futuro.
    Gostaria de plantar no seu coração a idéia de criar um projeto para o nosso Flamengo . Um projeto pautado no alicerce conquistado ( coisa que temos que exaltar e agradecer) ,porém com o foco na emoção de ser Flamengo, um projeto quente , com alma , uma guinada que só quem tem paixão e experiência no futebol pode nos proporcionar. Estou tentando plantar a semente de uma chapa sua com o Marcio Braga para dirigir nosso clube, pense com carinho, você sera mais uma vez muito importante para o Flamengo !!! SRN

    Reply
  17. Plagiando nosso ilustre Kleber leite, “o medo de perder , tira a vontade de vencer…” Pergunto aos senhores, porque não mudar o departamento de futebol agora? Qual o medo? O ano acabou para o Flamengo ! Ou será que algum alucinado pensa que esse time, a deriva, irá conquistar a Sul-americana? Pelo amor de DEUS, Se passarmos do Flu, depois qualquer Guarani da Bolívia ou Suco Del Valle nos eliminará…E no brasileirão estamos, na tabela, mais perto do Z4 que do líder. Esse time NÃO tem alma ! Não tem comando, não tem comprometimento, o discurso depois da CBrasil foi patético e passivo, um sentimento de tanto faz ganhar ou perder…
    Vamos esperar 2018 pra que ? Esse ano ganhamos apenas um estadual esvaziado, falido e desprestigiado por Flu e Botafogo. Ninguem enxerga que esta tudo errado no futebol do clube ! Vai insistir nesse erro?
    Esse Fred Luz, R.Caetano e Mozer todos deveriam ser demitidos já ! A barca de dispensa já deveria estar pronta com: Gabriel, Muralha, Romulo, Pará, M.Araujo, Berrio, Mancuello, Rodolfo…
    O próprio E.Banana de Mello deveria rever sua gerencia , ou cuida apenas da gestão financeira ou renuncia a presidência.
    Pra ressaltar, pelo futebol que está jogando, talvez VJR não seria titular nem na seleção sub 17…
    Pior que perder é se acostumar com as derrotas !

    Reply
  18. Para o ano que vem precisamos urgente:
    Vice presidente de futebol
    Kleber Leite, Plinio ou Marcos Brás
    Gerente de Futebol
    Fábio Luciano ou Zinho
    Nova equipe de treinador de goleiros
    Saídas
    Muralha, Rafael Vaz, Márcio Araújo, Romulo, Gabriel, Matheus Sávio, conca, guerrero
    Chegadas
    Gil ou castan, Ramires, volta Ronaldo, Renato augusto, lucas prato e mais um atacante goleador

    Reply
  19. Precisamos sim de um VP de futebol com inteligência e conhecedor de futebol. Meu primeiro nome, claro, seria Kleber Leite e segundo seria seu aluno Marcos Braz.

    Reply
  20. AGILITY Muralha, AGILITY.

    Quanto ao Muralha, se ele quer mudar o rumo da carreira e ser de fato MURALHA ele deve fazer exercícios INDIVIDUALMENTE de IMPULSãO, mudança de direção, explosão tipo LEVANTA-AGACHA …
    Potencial ele tem , mas não esta sabendo trabalhos especificos nas DEFICIENCIAS DELE.
    Ter um esporte paralelo que priviliegie a AGILIDADE tambem ajuda muito.
    Contratar um profissional para potencializar os pontos fracos pode ser o caminho para ele.

    AGILIDADE ele pode desenvolver pois personalidade ele já tem.

    Ums treinos no GOL na areia da praia iriam ajudar muito. AGILITI, AGILITI.

    Reply
    • Mas não será com o Victor Hugo que terá isto.
      Um profissional da área de preparação física não tem direito de ser barrigudo, seria a mesma coisa que um cardiologista fumante pedir para o paciente parar de fumar. Um verdadeiro absurdo.

      Reply
  21. Na minha humilde opinião, ultimamente li, ouvir e vi diversos comentários sobre o Flamengo, mas as colocações do Mauro Cesar Pereira e Renato Mauricio Prado-dois ilustres rubro negros- se completam e sintetizam o atual momento time do Flamengo.
    SRN

    Reply
  22. Marcio Araujo e o dilema.

    A questão principal não é se ele é PESSIMO ou HORRIVE ou GENIAL. A questão é que a permanencia dele tem feito a TORCIDA ESFRIAR com o time e o FLA não pode abrir essa brecha. Durante o ano acompanhamos os decepcionantes publicos do RIO.

    O FLA deve sempre optar por apoiar quem o apoia e esse ser chama-se NAçãO RUBRO NEGRA. Se ela não abraça o elenco o gigante CAI ou ENFRAQUECE.

    Reply
  23. o guerreiro foi oq mais nos representou pela luta , agora o time todo foi medroso demaiss nunca vi um flamenco assim , to muito chateado e convencido , Moro em bh no comeco do ano davam noticias da montagem do time do cruzeiro e comparavao o meio de campo com o flamengo achava ate sacanagem , o mengao depois de muito tempo tinha time mas nao tinha treinador e rueda qe ate entao eu gostava demaiss pisou na bola feio , nao coloca o vnj foi brincadeira de mau gosto

    Reply
  24. O guerreiro é bom para finalizar, mas é EXCELENTE para TABELAR/ARMAR.

    O problema é usar o Guerreiro como 9, ele é um grande jogador e se torna maior ainda quando existe um LEGITIMO 9 jogando denymtro da área para que ele/Guerreiro jogue FORA da área e de frente pro gol. Lembram que ano passado o Guerreiro jogou varios jogos JUNTO com Damião que mesmo estando em má fase funcionava ao tirar o Guerreiro da área.
    O Guerreiro é um atacante CRIADOR e não um FINALIZADOR. É um equivoco tático.
    Talvez o Wagner LOVE encaixasse com o Guerreiro.

    Reply
    • “Atacante Criador”, muito boa essa!

      Em vez de fazer gol ele cria as jogadas?

      Então Diego deve ser cabeça de área criador, os zagueiros goleiros adiantados, e o goleiro (Muralha) deve ser o porteiro do clube.

      Reply
  25. Aos que são a favor da contratação de Zinho pra ser dirigente, lembro a todos que o ex- jogador e nosso zagueiro Juan já tiveram grande desentendimento na época que Zinho queria repatriar Juan, sendo que o zagueiro acabou acertando com o Internacional.Caso seja verdade a ideia de Zinho voltar ao Flamengo, acho que seria importante fazer uma análise como está a relação dos dois hoje em dia, pois Juan como um dos líderes do elenco (provavelmente terá o seu contrato renovado para 2018), terá contato direto com Zinho e uma boa relação será indispensável para o sucesso do futebol do Flamengo.

    Reply

Comente.