Muralha ou Thiago?

Ospina cai e observa a bola chutada por Willian entrar no ângulo (Foto: Raul Arboleda / AFP)

Com todo respeito à Seleção Brasileira, o que interessa mesmo é a decisão da Copa do Brasil.

O jogo da nossa Seleção foi muito chato. Horário esquisito – final de tarde no Brasil – e, de positivo os dois gols, realmente muito bonitos. O de Willian, plasticamente falando, uma obra de arte. O de Falcão Garcia, também bonito.

De positivo no jogo, só isso. Para o Brasil o resultado era indiferente, pois já classificado está. Para a Colômbia o pontinho do empate caiu do céu e, pelo jeito, os colombianos estão carimbando os passaportes para a Rússia.


(Foto: Gilvan de Souza)

Para nós rubro-negros, o mais importante no momento é saber o time que vai entrar em campo depois de amanhã.

Na frente, a dúvida é entre Paquetá e Vinícius Júnior.  No gol, Muralha ou Thiago.

As opiniões estão divididas. Há quem ache que, pelo episódio em que Muralha foi vítima de uma brincadeira por parte do jornal Extra, com a diretoria do Flamengo fazendo ferrenha defesa do jogador, a hora é de, por coerência, dar força ao jogador.

Por outro lado, há quem entenda que Muralha não tem a mínima condição psicológica de encarar este desafio e que, em consequência, o Flamengo correrá risco desnecessário.

Costumo dizer que, quem está com a mão na massa, quem está no dia a dia, é que pode opinar com absoluta convicção. Por isso, seja qual for a decisão, e novamente invocando a coerência, vou aceitar.

De qualquer forma, para não ficar em cima do muro, à distância, acho a escalação de Muralha, se ocorrer, de alto risco para o Flamengo.

E você? Iria de Muralha ou Thiago?

1 Comentário

  1. Kleber,

    Eu iria de Thiago no gol, mas para o lugar do Guerrero eu entraria com o Mancuello, jogando mais pelo meio, liberando o Arão e o Rodinei pela direita e com o Berrío mais centralizado.

    Esse tipo de jogo se ganha pelo meio (com certeza, o Mano vai congestionar o meio de campo deles), se ganha com maioria de jogadores nesse setor e claro, com a boa qualidade dos mesmos…

    Mancuello chuta bem, tem bom toque de bola, bate bem faltas, enfim seria, a meu entender, uma BOA surpresa…

    Deixaria para o segundo tempo o Vinicius, onde acredito que já teremos uma vantagem e poderemos jogar em contra ataques.

    SRN

    Reply
  2. Ia esquecendo…

    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!

    SRN

    Reply
  3. Sinceramente o problema não está nos nossos goleiros, basta lembrar que até pouco tempo o Muralha estava na seleção. O problema do Flamengo tem nome e é Vitor Hugo, preparador mais fraco que já vi no Flamengo.
    Um preparador que foi praticamente expulso do Fluminense não tem como o ficar no nosso Flamengo.

    Reply
  4. Como o Thiago é um goleiro verde e com técnica mediana iria de Muralha. Hora oportuna pra se unir o time em prol da “recuperação” psicológica desse rapaz. Se ele tiver brio e for homem de verdade teremos uma bela motivação pra ganhar esse título. Acho que o Jornal Extra mexeu com nosso departamento de futebol, assim espero.

    Reply
  5. Qualquer um que for escalado e o time perder, pode ser criticado. Em caso de vitória, a escolha vai ser considerada correta.
    Se fosse eu, escolheria o Thiago, mesmo sabendo q nesse primeiro jogo não tem decisão nos penáltis, mas o Muralha não vem transmitindo confiança.
    Com exceção do Diego Alves, o melhor goleiro que eu acho é o César. Pena q ele não estava no time no dia e na hora certa. (O Thiago q estava e aproveitou a oportunidade).
    Não acredito q o Reinaldo vá fazer alguma mudança drástica. O time não deve ser muito diferente de:
    Thiago (Muralha); Rodinei, Rever, Juan e Pará; Cuellar, Arão e Diego; Berrio, Paquetá e Éverton.

    Reply
    • Grande Carloto!
      Evidente que iria de Thiago!
      Caso perca, qualquer um dos 3 que estiver no gol, o efeito será o mesmo.
      AINDA não confio integralmente nem no Diego Alves.
      Jamais… em tempo algum, entraria com Paquetá. O cara já é ruim no meio imagina rodando entre zagueiros…
      MEU TIME: Thiago, Rodinei, Réver Juan e Renê. Cuellar, Arão e Diego. Berrio, Vinicius e Éverton.

      Reply
    • Prezado Carloto, respeito sua opinião mas divirjo dela.
      Já ganhamos e perdemos jogos por causa de goleiro, bem como perdemos ou empatamos muitos jogos por causa do número excessivo de gols perdidos por Guerrero e companhia. Tivessem nossos atacantes e nossos goleiros não falhado tanto, nosso treinador ainda seria Zé Ricardo e com enorme elogios ao seu trabalho. Mas quis o futebol que nossos jogadores não acertassem o alvo e nossos goleiros bobeassem em jogos até relativamente fáceis e hoje temos um treinador diferente, digamos assim. Só que, ironias do destino, com ele as bolas entraram. É claro que ele teve algum mérito nisso por enxergar, por exemplo, o avanço exagerado dos nossos laterais deixando uma avenida lá atrás deixando nossos volantes sobrecarregados e de ter que cobrir toda aquela avenida que ficava lá atrás e justamente por alí tomamos um caminhão de gols e perdemos ou empatamos jogos que não eram para termos perdido ou empatado.
      Portanto, caro amigo, deve-se sim pesar muito quem entrará e quem sairá. Um bom time tem uma base formada, as mudanças são pelas nuances do futebol, cartões, lesões, expulsões, e por aí vai. Uma coisa é certa, alguém precisa treinar, treinar, treinar e treinar muito o Muralha a aprender a pegar pênaltis. Isso só para citar só uma de suas deficiências.
      Concordo com o amigo Egon quando disse que nem Diego Alves ainda nos convenceu como o goleiro que tanto esperamos. Mas por ora, o garoto Thiago vai ter que segurar essa bucha. Não sabemos se será ele o goleiro dessa primeira partida, mas, por questão de coerência, deveria.

      Reply
      • Excelente Helder!!!
        Egon, apenas corrigindo, o Renê não se recuperou e vamos ter que ir de Pará improvisado. Gostei da idéia que alguém do blog comentou de colocarmos o Macuello pra começar no lugar do Guerreiro e guardarmos o Vinicius pra colocar no segundo tempo.
        Thiago, Rodinei, Réver, Juan e Pará. Cuellar, Arão e Diego. Berrio, Vinicius e Éverton.
        De qualquer maneira…mais um jogo tenso pra dar graça e Mengão 2×0 aqui e 1×1 lá. Mengão Campeão!!!!

        Reply
        • Perfeito, amigos Diego e Helder.
          Trauco em péssima forma, Renê machucado… vai sobrar pro Pará…
          O problema do goleiro, MAIS UMA VEZ, foi uma bobeira da direção.
          Limaram Paulo Victor e ficaram com Muralha e algumas crianças da base. Até mesmo Diego Alves foi contratado no último dia da janela.
          ELES insistem neste lenga-lenga em decidir os problemas.
          Foi assim quando ficamos apenas com Wallace e César Martins, com apenas Léo Duarte como reserva.
          O mesmo aconteceu quando venderam Kayke, limaram Alecsandro e, esqueceram que Guerrero era constantemente convocado. Sobrou pro Vizeu…
          Só depois contrataram (?) o possante Damião.
          Por fim, e por último, passaram a vassoura em Cirino, Sheik e Fernandinho. Thiago Santos operou o joelho e, sobrou até pra Rodinei como ponta quando Berrío se contundiu.
          Incorrem nos mesmos erros em posições diferentes.
          São absolutamente ecléticos em asneiras….

          Reply
  6. Essa diretoria tem maior dedo podre para o futebol. Eu iria de Muralha! Dava força, confiança e preparava ele psicologicamente. Mas se o Vitor Hugo vai fazer a parte dele, em não sei. No ataque tá complicado, tô sem convicção. Vamos para guerra!

    Reply
  7. Caro Kléber e amigos!
    Com muita muita lucidez colocaria o Tiago. O Muralha precisa de um tempo.
    Como futebol é algo mágico e às vezes fora do tom, pode ser para o menos acreditado viva um momento de superação se for o escolhido.
    Vamos ser campeões, independente de quem assuma o gol.
    SRN

    Reply
  8. Caro Kléber e amigos!
    Com muita muita lucidez colocaria o Tiago. O Muralha precisa de um tempo.
    Como futebol é algo mágico e às vezes fora do tom, pode ser que o menos acreditado viva um momento de superação se for o escolhido.
    Vamos ser campeões, independente de quem assuma o gol.
    SRN

    Reply
  9. Kleber e amigos,acho que é de risco qualquer escalação dos goleiros.Explico:Muralha pelo momento psicológico que vive,pressão de todos tipos,exposição na mídia absurda.
    Thiago,pela sua inexperiência.Com a obrigação,até,de provar que é melhor que Muralha que já foi goleiro convocado para a seleção do Tite.
    Mas,se de fato a comissão tecnica do Fla é competente e atenta,deve saber qual está em melhores condições para a partida.
    Só nos cabe torcer.
    SRN.

    Reply
  10. Com toda sinceridade, mesmo vendo que o Muralha está numa fase ruim, eu escalaria ele, pois não vi no Thiago um goleiro confiavel, aliás, prefiro o Cesar.

    Reply
  11. Idade não quer dizer necessariamente experiência. Veja o que vem fazendo o jovem goleiro da Venezuela com apenas 19 anos. Muralha não atravessa bom momento, e como você sempre diz, caro Kleber, futebol é momento.

    Reply
  12. Não que o Muralha não tenha condições psicológicas para essa partida, mas o grande problema dele é nao ter condição técnica. Quando o contrataram era um goleiro considerado média C, compraram porque era o mais barato.
    Até hoje ninguém consegue explicar, mesmo que vivendo um bom momento, chegou a seleção. Um erro de análise do Tite, rapidamente concertado. Para a final, mesmo muito verde, o goleiro deverá ser Thiago. Não escalaria nesse momento Muralha, aliás se fosse a diretoria já começaria a analisar a negociação desse atleta, que nao tem mais condições de jogar pelo Flamengo. E assim como citado por diversos companheiros , passou da hora também de se fazer uma análise sobre o treinador de goleiros do Flamengo. Pois todos os goleiros que jogaram apresentaram as mesmas deficiências, sinal que o trabalho não está correto.
    Jogo muito difícil, de muita paciência, me lembro da semi final contra o Atlético em 87, jogo de placar magro, a espera de uma bola.
    Temos que ter muita paciência nesse jogo.

    Reply
  13. Kleber, risco nós já morreremos. Tanto Muralha, quanto Thiago não possuem a menor condição de assumir o gol do Flamengo. E o que mais me preocupa é saber que o Cruzeiro não é o Botafogo, ou seja, o Cruzeiro não vai jogar na defesa esperando, pelo contrário, a tendência é atacar e ai que mora o perigo, pois não teimas goleiro para isso.

    Reply
  14. Thiago. Muralha já vinha inseguro. Agora, seu estado emocional deve estar em frangalhos. Como bem mostrou a reação à brincadeira ou ataque do Extra…

    Reply
  15. Existem certas ocasiões em que é necessário recorrer ao princípio, isso para que possamos entender o presente.

    No caso do Alex (Ex-Muralha): Não restam dúvidas que ele fez uma boa campanha em 2014, mas achar que ele tinha perfil de goleiro no Flamengo é outra história, o EBM achou, aliás essa foi uma contratação na conta do EBM.

    O caso PV: Campanha de bons goleiros no Brasileirão, francamente, existem as dezenas todo ano, mas somente o “condi nome” Muralha (que em si é fake por razões da própria física) superestimou as virtudes do goleiro, junte um visual (duvidoso) espalhafatoso tipo full-figther, junte uma esposa exibicionista postando vídeos sensuais nas mídias sociais (agrandando a galera obviamente) e voilà!!!! Fabricamos um “mêmê”.
    Muralha foi durante um ano mêmê da torcida rubro-negra, foi nessa fase em que ele apagou a figura do PV, diga-se de passagem, um goleiro com muito mais virtudes factíveis do que o Alex, ex-Muralha.

    Ai se paga 2mi, ou 4mi no goleiro, ele assume e deixa transparecer suas limitações, diga-se de passagem, intoleráveis para um goleiro de Flamengo!

    Com tudo isso ele é barrado pelo 3o. goleiro, que se não foi brilhante, apresentou deficiências bem mais digeríveis do que Alex vinha apresentando.

    O Thiago segue em seu curso de afirmação e é barrado inexplicavelmente pelo Alex, fora de forma, voltando de barração, injustificável.

    Se não bastasse, volta a apresentar as velhas falhas já conhecidas da torcida rubro-negra.

    O que falta então a concluir meus Senhores?

    Reply
  16. Desculpem os amigos,mas –
    a condição psicológica do atleta interfere,e muito,no seu rendimento tecnico…!
    a experiência só se adquire com o passar do tempo.Não existe jogador experiente ao 19 anos.E todo mundo sabe que goleiro quanto mais velho é melhor.
    ABS.
    SRN.

    Reply
  17. Hoje o Flamengo não tem goleiro a altura do que precisamos e poderíamos ter. E insisto, alguém no departamento de futebol tem que ser responsabilizado pela contratação do frangueiro do Muralha.
    Quem escalar? THIAGO ! Pois , já mostrou seu valor nas divisões e base e tenho certeza que é rubro negro, já o goleiro do marajá R.Caetano, não serve nem de flanelinha no estacionamento do ninho do urubu…Muralha nunca mais!
    Não vejo com bons olhos a escalação de Paquetá, e VJR é jogador apenas de segundo tempo, tá dificl “achar” alguém, talvez melhor fosse por Gabriel ,Berrio e Everton, guardando os garotos para o segundo tempo.
    Fora R.Caetano !

    Reply

Comente.