Rueda, Messi e Neymar

(Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo)

Deu no rádio que o time do Flamengo, escalado para amanhã, pela Copa Sul-americana, contra a Chapecoense, em Chapecó, é o time considerado titular pelo treinador Reinaldo Rueda: Diego Alves, Rodnei, Réver, Juan e Pará; Cuellar, Arão, Diego e Éverton; Berrío e Guerrero.

Nesta escalação, com o rótulo de time ideal ou, time titular, há alguns pontos polêmicos.

Na zaga, com sinceridade, entre Réver, Juan e Rodolpho, é jogar a camisa pro alto e, os dois primeiros que pegarem, escalados estarão.

A lateral esquerda me intriga. Para esta posição foram contratados dois jogadores, Trauco e Renê, e quem assumiu a condição de titular foi o lateral direito Pará. Acho Trauco um bom jogador. Criativo e bem acima da média. Tem tudo para retomar a posição.

Talvez o tema mais polêmico seja a posição de Rueda, começando a concluir que Diego e Éverton Ribeiro não devem jogar juntos. Discordo do conceito. Quem sabe jogar, joga em qualquer lugar e com qualquer outro, que também saiba das coisas…

O maior exemplo para defender este ponto de vista é a Seleção Brasileira campeã de 70. Gérson e Rivelino jogaram no mesmo time. Pelé e Tostão, também.

O problema de Éverton Ribeiro, no Flamengo, é o mesmo de Renato Augusto, na Seleção Brasileira. Ninguém joga no mundo árabe ou na China, sem pagar um preço, às vezes caro, e sempre difícil. A readaptação ao futebol de primeira linha pode demorar um pouco.

De qualquer forma, mesmo em dúvida com relação aos pontos que aqui coloquei, muito bom saber que temos, finalmente, um time titular.


Messi marca seu primeiro gol em Buffon.

Messi começou a Liga dos Campeões da Europa de forma brilhante. O jogo foi contra a Juventus, em Barcelona, e um tabu foi quebrado. Messi nunca havia feito um gol em Buffon.

Hoje, fez dois e deu o outro, na vitória de 3 a 0 do Barça. Messi continua sendo, disparado, o maior talento do futebol. Se Messi continua o mesmo, o Barça, bem pior do que nos acostumamos a ver e admirar.


Neymar e Cavani.

Neymar, em Glasgow, contra o Celtic, jogou uma bela partida. O nosso Zico deu pra ele nota 8,5. Não sei se vocês vão me entender. Começo a notar uma preocupante diferença em Neymar. Está cada vez menos menino e cada vez mais marrento.

Hoje, levou um cartão amarelo por reclamação acintosa, embora tivesse razão para reclamar, pois recebeu falta clara, que o árbitro ignorou. E, por fim, andou às turras e trocando desaforos com o zagueiro escocês Anthony Ralston, que tem apenas 18 anos…

Enfim, o nosso inegável gênio precisa, com urgência, de jarra diária de suco de maracujá e, um pouquinho de chá de humildade.

1 Comentário

  1. Por muito menos a torcida pegou no pé do tecnico Zé Ricardo. Diziam que ele teimava em escalar o Marcio Araujo, como se Luxemburgo, Osvaldo, Murici e cia tambem não o escolhesse em suas épocas. Sou frontalmente contra o Everton Ribeiro ser reserva e o Trauco ser praticamente afastado para jogar quem quer que seja em sua posição. Tecnico tem que montar time com os melhores, antes que a pressão de dentro do vestiario comece a piorar a relação.

    Reply
  2. Caro Kleber, só discordo da “comparação” de Diego + Everton Ribeiro com Gerson e Rivelino ou Pele e Tostão. Esses 4 jogariam juntos em qualquer time do mundo. Quanto ao Everton Ribeiro, como você bem disse, ainda não encontrou o seu futebol, pois necessita de uma readaptação. Agora, quanto ao Diego, como já postei anteriormente, não acho esse jogador todo que muitos apregoam. É inegável que é um bom jogador e muito útil para o nosso Flamengo, mas, faltam algumas virtudes que encontramos em jogadores que são diferenciados.
    Um abraço.

    Reply
  3. Começo a pensar que nosso treinador ainda não atualizou seu fuso horário e ainda se vê na Colômbia treinando seu antigo time de lá que carecia muito de grupo e qualidade. Dessa forma ele começa a inventar coisas e a se colocar contra a torcida e a imprensa, pois não tem nenhum sentido Everton Ribeiro ser banco nesse elenco do Flamengo. No meu entender a direção do Flamengo errou mais uma vez ao trazer um técnico estrangeiro no meio de uma temporada. Isso tem tudo para dar errado, mas como você mesmo disse, caro Kleber, pode até dar certo. Mas a julgar pelo que estamos vendo, se não ganhar uma das competições que nos daria o direito de ir direto para a Libertadores e ficar tratando o Brasileirão como laboratório, ah meus amigos, a coisa vai pegar.

    Reply
  4. Diego Alves é titular absoluto. Já que entramos na última partida para fazer laboratório pq não colocaram o Thiago pra pegar ritmo? Bom, já passou…

    Pará tem que voltar pra lateral direita, pois o Rodnei perdeu as qualidades que tinha (ofensividade, drible e arremate a gol), ficou mais medroso, burocrático. Talvez por pedido do técnico mas se ele não pode dar o que tem de melhor, vejo o Pará bem a frente dele

    Na lateral esquerda eu iria de Everton. Abrindo vaga lá na ponta para a Copa do Brasil para Vjr e na Sula Everton Ribeiro.

    Na zaga não concordo que há tal equilíbrio. Juan é disparado o melhor zagueiro desse time. Tá jogando o fino da bola. Claro, deve ser poupado em alguns momentos.

    Cuéllar e Arão – ok

    Diego – não é um dez, não tem um passe vertical, não acha o atacante entre os zagueiros, mas é o que temos. Arremata bem ao gol e é um carregador de bola.

    Berrío- nunca deveria ser titular enquanto se tem Everton Ribeiro no banco. É um jogador que pode fazer a diferença mas na maioria do tempo está de mal com a bola e todo marcador parece já ter pego o jeito de marcar o cafeteiro.

    Guerrero é nosso melhor atacante, apesar d’eu achar raro que o melhor atacante do FLAMENGO não seja um GOLEADOR!!! O peruano é útil, distribui o jogo, chuta bem, luta muito mas… E o gol?
    Ele daria muito certo se nós tivéssemos um segundo atacante goleador, que infiltrasse, que tivesse o drible e o cacuete do arremate curto a gol. Bom isso fica pra 2018.

    SRN

    Reply
  5. Prezados,
    Quanto ao E.Ribeiro acredito que ainda está na forma física da amadora liga árabe. Não é nenhum craque (é bom jogador) mas que precisa de estar em forma, por jogar na velocidade. Certamente que ganhará a vaga quando em forma estiver, ainda mais que o titular é o limitado Berrio.

    Hoje li uma notícia da negociação para renovação do Guerrero, que teria pedido 1.4 milhões por mês. Se a Diretoria fizer essa loucura por essa draga eu desisto! Preferiria a contratação de algum goleador decisivo.

    E quanto ao estádio na Av.Brasil, já começaram a campanha da “área violenta”, embora fique à menos de 2km de São Januário, e que o RJ seja violento em qualquer região… Além disso, só mesmo neste país que um bom projeto em região desvalorizada e remota não é incentivado, pois investimentos por ali poderiam vir junto com ações sociais e demais serviços públicos de saúde, educação e segurança… Vai entender!

    Reply
    • Diego, esse tal terreno citado para construção do estádio do Flamengo é uma autêntica piada!

      Ninguém em sã consciência construiria nada, nenhum empreendimento, por mais industrial que fosse naquele lugar, ainda mais uma arena para eventos esportivos.

      O terreno é absurdamente espremido entre autênticos barris de póvoa, que são as comunidades da Maré, Vila do João e Manguinhos.

      Dar segurança a qualquer evento naquela área seria como enxugar gelo, inviável.

      Reply
  6. Acho que Everton Ribeiro e Diego só jogarão juntos após a copa do Brasil terminar.

    Quando o Flamengo trouxe o Rueda deveria estar preparado para situações comuns no exterior como o rodízio de jogadores. O cara tem ótimo currículo recente e chegou há 1 mês disputando 7 jogos. Por sua lógica, fará vários testes menosprezando alguns jogos. É o estilo do futebol adotado fora do Brasil, inclusive na Europa.

    Então teremos que ter paciência.

    Neymar é totalmente mimado, Kleber. Isso pode fazer muito mal aos seus times e principalmente seleção.

    Reply
  7. “Ortodoxia, caldo de galinha e lambanças S/A”

    Sinceramente começo a refletir sobre a personalidade do Sr. Rueda!

    Mas qual seria a sua ortodoxia? Seria a que ele vinha mantendo, principalmente na frente, com Éverton e Berrio, apesar de eu não gostar da barração do ER7, era uma linha de pensamento a ser respeitada, principalmente com Berrio jogando bola.

    O caldo de galinha aparece na escalação do ER7, parece que o Sr. Rueda não quer desagradar gregos, troianos, ateniense, romanos, bárbaros, celtas e mongóis de uma vez só, sinceramente….quem é que vai cair ali pela esquerda? 100% de chances de ser o ER7, ai nunca vimos o cara logar ali, nem perna esquerda ele tem!

    A lambança da escalação do Pará invertido já foi provada ser um perfeito absurdo. O Rueda deve confiar mais no Pará para cobrir as deficiências de marcação do ER7 ali pela esquerda, meus senhores….com tantos jogadores nativos pela esquerda, UMA AUTENTICA LAMBANÇA, se vai dar certo, só o destino dirá!

    Reply
  8. Boa a suposta escalação do Rueda, mas ainda prefiro a seguinte, pra amanhã e pra sempre:

    Diego Alves
    Pará
    Réver
    Juan
    Éverton 22
    Cuellar
    Arão
    Diego
    Éverton Ribeiro
    VJ
    Guerrero

    Segura os 02 laterais e segura o Cuellar. Arão sobe só na boa. Éverton 22 sobe só na boa, quando o Pará, o Cuellar e o Arão ficarem atrás.

    Deixa Diego, ER7, VJ e Guerrero atacarem tranquilos, com o Arão ou o Éverton 22 chegando na boa.

    Minhas opções de substituição seriam:

    _ o Berrio entrar no ataque, podendo sair VJ ou ER7 ou Diego ou até mesmo Guerrero.
    _ o Rodinei entrar na lateral direita, passando o Pará pra esquerda, saindo Éverton 22 ou passando Éverton 22 pro ataque com a saída de alguém da frente.

    Obs.: pra mim, o Trauco tem que brigar por uma vaga na ponta esquerda ou na meia esquerda. Vai ser banco em qualquer posição, mas acho que será melhor aproveitado do meio pra frente.

    Obs. 2: o Éverton 22 foi campeão brasileiro em 2009 no Flamengo jogando várias partidas de lateral esquerdo.

    Reply
    • Otávio,

      Definitivamente Trauco não mostra prestígio com o treinador, e pior, tão pouco Renê.

      Ai vc começa a analisar o lado esquerdo do time:

      – Ruan: A despeito de ser um craque e estar em grande forma física, não é um 4o. zagueiro e sim um 3o zagueiro de origem, ou seja, joga pela direita, é destro e não canhoto. Não dá para dizer que é uma deficiência, principalmente na saída de bola, mas é um dado.

      – Pará: Ai não dá mesmo, um verdadeiro absurdo! O Pará não usa a perna esquerda nem para subir em degrau de ônibus! Evidentemente que o time perderá em eficiência defensiva, saída de bola, apoio ofensivo e recomposição (recomposição e apoio ofensivo pode esquecer, pq Pará vai jogar fixo lá atrás).

      – No ataque ER7: Mesmo caso dos anteriores citados, não tem perna esquerda! Se ER7 pela direita já centralizava o jogo, com a perna direita jogando pela esquerda o que esperar?

      Com tudo isso podemos esperar um time ABSOLUTAMENTE TORTO, jogando exclusivamente pela DIREITA, o que será facilmente assimilado pela defesa adversária. Se o o esquema de jogo do Flamengo já era previsível jogando pelos dois lados com Vaz/Rodolfo + Trauco + Éverton/VJr, imaginem só jogando só por um lado?

      O Sr. Rueda abdidica de armar um time pela esquerda com esta escalação, o que já seria uma temeridade! Junte-se a isso o desprestígio aos jogadores das posições pela esquerda. Trauco por exemplo! Como esse rapaz vai recuperar seu futebol assim? Até Éverton entrou nesta LAMBANÇA!

      Não gostei, não acho que vá dar certo, enfim! Porém como eu não sou expert, não sou treinador, nem analítico esportivo, só me resta torcer para estar errado em minha visão. Vamos torcer para dar certo, mas que parece uma criação FRANKIE STEIN do Sr Rueda, parece!

      Reply
  9. Para mim a escalacao dele esta OK. E o que ha de melhor no momento nesse elenco que e fraco mas considerado top.
    Acho que Everton Ribeiro e banco porque a bola dele esta bem pequena. Nao cria, nao chuta, nao marca.Rueda jogava com McNelly Torres e Guerra, dois homens de armacao no Nacional de Medellin. Portanto, conceitualmente ele nao deve ter nada contra dois armadores jogando juntos.
    Quanto ao Trauco, esta muito mal. Para, mesmo de pe trocado, joga com mais alma. Trauco sabe jogar, bate bem na bola, lanca, mas parece estar sem condicao fisica. Esta lento, sem vontade. Talvez tenha sido contaminado pelo esquema de funcionario publico sem compromisso com resultado que parece inspirar o depto de futebol do clube.

    Reply
  10. O cara nem conhecer o elenco ainda conhece, tá fazendo o que qualquer treinador faria, rodar o elenco para conhecer melhor cada jogador e tem gente que o compara ao Zé Ruela? Faça-me o favor. O cara deve entender alguma coisa de futebol, senão, não teria o currículo que tem. Títulos! Sejamos pacientes, assim como fomos com o anterior, esse cara sabe o que é futebol, porém devemos julgar o trabalho entendendo a realidade em qu pegou o elenco e o time. Bons ventos ainda soprarão na Gávea, vamos dar tempo para o estrangeiro trabalhar.

    Reply
  11. Amigo Otávio!
    Éverton Ribeiro não pode ficar fora de time nenhum no Brasil.
    Com ou sem adaptação, estamos falando de um cracaço.
    Nem estou falando pelo que jogou no Cruzeiro, mas também no Coritiba.
    Kleber exemplificou justamente o que eu ia escrever.
    Evidentemente não estamos comparando com os monstros de 70. Mas a semelhança é absolutamente relevante.
    Seu time seria o meu, com uma única “substituição”. Berrío no lugar de VJr.

    Reply
    • Certo, Egon. Coloquei o Berrio como opção pra substituir alguém do ataque, mas no meu time ele brigaria por posição com o VJ mesmo.

      Ele até ajudaria melhor na recomposição, mas entraria com VJ de titular pois a idéia seria não precisar tanto dos atacantes pra defender.

      Mas Egon, no geral o Rueda está muito bem. Até discordo dele em questões pontuais, de escalação e mexidas. Mas ele começou muito bem.

      Não consigo entender por que reclamam tanto dele, desde antes dele chegar.

      Discordar de uma decisão ou outra é normal. Mas Reclanar e condenar o cara é outra coisa, muito precipitada.

      Nino, não vejo problema no Pará jogar na lateral esquerda. Acho aceitável. Ele joga bem pela esquerda e nem preciso citar nomes de destros que jogaram pela esquerda.

      O Trauco tem que ser banco mesmo e voltar quando aprimorar sua parte defensiva. Não tem que desanimar, muito pelo contrário.

      Reply
      • Otávio, vc disse bem, Rueda começou bem?

        Bem eu não sei, nem acho que tão bem assim, consertou minimamente a defesa, depois revelou-se adepto às LAMBANÇAS ao que vemos.

        Me arrisco a adiantar a minha percepção, de que Rueda seja inferior ao ZR por exemplo.

        Reply
      • Amigo Otavio!
        Longe de cornetar um técnico que acabou de completar um mês de Gávea.
        Por outro lado, sua afirmação responde a essência de Rueda à frente da equipe.
        “Até discordo dele em questões pontuais, de escalação e mexidas.”
        Se isso não é tudo, é quase!
        Realmente prendeu os laterais e fortaleceu o setor defensivo. Assim como, compactou mais o meio.
        Talvez os argumentos sejam pra lá de desnecessários, quando diz que gostaria de dar ritmo aos reservas e, por isso escalou aquele bando contra o Botafogo.
        Imperdoável, amigo!
        Melhor dar ritmo aos reservas, treinando titulares contra reservas, no Ninho.
        Pelo Brasileiro, contra um adversário histórico, não é laboratório de ensaio.
        Até porque, nosso jogo mais importante é dia 27.
        Se for atropelado na Copa do Brasil e Sul-americana, só nos restará o G6 do Brasileiro…
        Se não chegar, ficaremos apenas com o Carioqueta do Zé Ricardo.
        2017 perdido…
        Grande abraço meu amigo.

        Reply
  12. “Terreno para estádio na Avenida Brasil”

    Esse terreno é uma piada, não tem como nenhum torcedor chegar e sair vivo daquele local em dias de jogos…O terreno é espremido entre comunidades colossais que são a Vila do Jõao, Maré e Manguinhos….seria um arena de assaltos em massa no local.

    O terreno é uma cortina de fumaça para o processo Maracanã, estádio próprio factível é no terreno do Terra Encantada, na Barra, estas são as verdadeiras opções.

    Reply
    • Estamos falando de comunidades que totalizam aproximadamente mais de 1milhão de habitantes no local, seria um MASSACRE.

      Agora os Sr.s imaginem a região com tiros de fuzis em dias de confronto! Quem seria louco de ir ao local?

      O conceito de estádio atual é elitizar, em todo mundo. Na Inglaterra no início do séculos existiam fotos de jogos com mais de 150mil espectadores em estádios em BARRANCOS. Nós demoramos 90 anos para extinguir este conceito de FUTEBOL EM MASSA nos estádios! Hoje estádio, futebol ao vivo é um luxo, para quem pode pagar!

      Não cabe a mim julgar se certo ou errado, mas o fato concreto é que o mundo é imensamente mais hostil e agressivo do que eram na década de 50, 60, 70 até 90…e pior, com os clubes sendo RESPONSABILIZADOS por tumultos dentro e fora dos estádios…

      Então imaginar um estádio para um público elitizado em uma área que é um BARRIL DE EXPLOSIVOS SOCIAIS, é uma verdadeira utopia (se factível, LOUCURA MESMO).

      Reply
      • Mas por que essa diretoria inventa estes “Fakes”? Sobre projetos de estádio em Niterói, Guaratiba e agora na Av. Brasil? Pq no fundo quer o Maracanã.

        Então meus senhores, o fato concreto é que enquanto não houver uma definição “definitiva” sobre o Maracanã, não apreciaremos projetos factíveis de estádio próprio!

        Reply
      • Estádio para público elitizado? Para que torcida?
        Por isso essa torcida vem sendo questionada, foi ao ápice no jogo contra o Cruzeiro.
        Isso acontece aqui é Flamengo!!!!!

        Reply
        • Sérgio, não sou eu quem dito normas e perfis sobre torcidas do Flamengo ou qualquer outro time, só identifiquei e analisei esse novo perfil.

          Me parece que os times que tem apelo de público em seus estádios estão adotando essa ELITIZAÇÃO, digamos assim…

          É o caso do Palmeiras, Corinthians, em Minas devido ao custo de estádio, Atlético e Cruzeiro, acredito ser uma tendência…

          Mas torcedores do Botafogo por exemplo, ainda podem ir ao estádio a preços módicos, é uma questão de mercado, entendeu?

          Reply
          • Claro, atualmente parece torcida de copa do mundo. Uma torcida sazonal. Evidente que não só no Flamengo Mas nós sempre fizemos a diferença. SNR.

  13. Bom dia a todos e bom jogo hoje a noite !!!

    Apenas para lembrar:

    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!
    NÓS TEMOS TÉCNICO !!!

    SRN

    Reply
  14. “Cavani lá, Guerrero aqui”

    No jogo Celtics e PSG a grande pergunta que me veio: “Mas Guerrero e Cavani jogam na mesma posição? São os mesmos centro-avantes”.

    Indesmente sim meus caros…

    Isso nos faz concluir de como estamos conceitualmente errado nesta questão do “camisa 9”.

    E pior, não precisamos ir fora do Brasil não…É o Jõ no Corinthians, é o Sassá no Atlético MG, é o dourado no Fluminense e pasmem, até mesmo Roger no Botafogo. Aliás com que facilidade o Botafogo substituí o Sassá pelo Roger hein?

    Enquanto isso na Gávea, um centro-avante que pede 1.4mi de salários mensais que não faz gols, não é goleador.

    Arrego!

    Reply
    • Caro amigo, Nino!
      Sempre disse que o Guerrero é um jogador bem mediano como pivô. Kkkk. Como atacante, acho fraco comparado com esses que vc citou.
      Espero que ele queime minha língua e arrebente contra o Cruzeiro. Se o Flamengo renovar com esses valores absurdos, saio do sócio torcedor.
      Nesse momento, que escrevo, quase ele fez gol contra a Chape. Kkk
      SRN.

      Reply
  15. Rueda não CONSEGUE fazer Diego e EvertoR jogarem BEM JUNTOS. Para mim essa é a forma correta de descrever a situação.
    Por isso eu sou a favor de 2 técnicos CADA um cuidando de uma competição. Se sentar no banco faz jogador se esforçar ter uma SOMBRA trabalhando SIMULTANEAMENTE o mesmo elenco faz no mínimo o técnico ACEITAR/ACEITA ALTERNATIVAS. Imaginem o Palmeiras com um OUTRO técnico na C . Brasil …

    Reply
  16. Nino meu caro,
    Já justifique por várias vezes, mas é importante que se queira entender E até dialogar a respeito do assunto, E também não se pré indispor…

    Inclusive já até afirmei que o Rueda pode não dar certo no nosso Flamengo, que sua contratação não ocorreu no melhor momento, visto que já estamos nos aproximando do fim da temporada, ainda assim continuo convicto de que ele é um bom TÉCNICO de futebol.
    Muito melhor que o anterior, que nem TÉCNICO era…

    Enfim, o momento é de SE APOIAR E NÃO DE SE CORNETAR!!!

    SRN

    Reply
  17. Este Rueda, está totalmente sem sintonia com o futebol brasileiro. Será que não teve nenhuma cabeça pensante para dizer que clássicos cariocas são jogos a parte que torcedor não admite perder? Que Éverton Ribeiro fez o Cruzeiro ser bicampeão brasileiro e tem que vaga nesse time? Como dizia o Gérson, é brincadeira esse Rueda!

    Reply

Comente.