Quem aconselha Rueda?

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A pergunta é pertinente. Não há como um treinador colombiano que chega na fase aguda da temporada brasileira, sem conhecer praticamente ninguém no elenco do Flamengo, e nada saber sobre os nossos adversários, não sendo mágico e não tendo bola de cristal, não ter um mínimo de orientação sobre quem seja quem no elenco. O problema é que houve, não orientação, e sim, desorientação…

Em um dos comentários do post anterior, alguém colocou que tenho eu má vontade com Rueda. Não tenho má vontade com Rueda, nem com ninguém, pois perseguição não faz parte do meu roteiro de vida.

Eu apenas considerei – e continuo pensando igual – esta contratação muito arriscada, na medida em que o comandante chega com o pau comendo na guerra, sem conhecer ninguém. Comandados e inimigos. Convenhamos que seja esta uma linha de raciocínio absolutamente normal e coerente.

Voltando ao início do raciocínio, sem conhecer quase ninguém, Rueda é obrigado a se encostar em alguém em que confie para dar início ao seu trabalho.

A sequência é que em vários momentos todos concordamos que escalações absurdas tenham ocorrido, como por exemplo, no jogo contra o Botafogo e, no jogo de ontem, contra a Ponte Preta.

Além de escalações estapafúrdias, substituições grosseiras e sem nenhum sentido. Portanto, a primeira coisa a se fazer é detectar quem orienta Rueda e, tema apurado, comprar uma passagem para este incompetente só de ida e, para a Sibéria.

Muitos companheiros nos comentários do post de ontem registraram que o time do Flamengo joga sem alma, sem vida. Desculpem, mas discordo totalmente. O desempenho de um time em campo é fruto de uma série de fatores, como um bom ambiente, metas definidas, confiança no treinador, empatia com a torcida e, por aí vai… e, quando esta engrenagem não funciona, a coisa desanda no campo, onde é até normal se imaginar que o time não tenha fibra.

Ontem, vimos alguns absurdos. Diego, hoje tão criticado, jogando taticamente equivocado, longe da zona de criação e distante da grande área. Jogou quase que o tempo todo como volante. Convenhamos, isto é um absurdo!!!

Como é que pode Geuvânio começar jogando, com Vinícius Júnior na reserva? Bastou o menino entrar para, através da habilidade e petulância que tem, provocar a expulsão de um adversário e criar duas situações de gol. Isto em muito pouco tempo, pois o nosso Rueda é da escola de não se substituir no intervalo, só mexendo no time quando a vaca já foi pro brejo.

Outra coisa: não há jogador neste planeta, por mais talentoso que seja, que produza, que jogue o que sabe, quando fica claro que o treinador não confia nele. Isto vale para Vinícius Júnior e para Éverton Ribeiro, dois jogadores que poderiam render muito mais, porém, jogam sem confiança, pois sabem que não rezam na cartilha do treinador.

Algum dirigente precisa pegar o Rueda e promover com pessoas inquestionáveis, que tenham conhecimento de causa, de preferência rubro-negras, um debate informal.

Que tal promover um encontro de Rueda com Zico e Júnior?

Meu Deus, é tão simples…

 

1 Comentário

  1. Francamente KL, estamos falando de um perfil de conhecimento do Rueda bastante inferior ao um técnico da própria base do Flamengo!

    Que tal uma passagem, uma não, duas passagens só de ida para a Colômbia? Uma para ele e outra para o seu auxiliar técnico inseparável.

    Reply
  2. Precisamos de um diretor de futebol para ontem!!!
    Não vai dar para esperar 2018.
    Daí vem a pergunta que até agora ninguém respondeu, o que o Mozer está fazendo lá. Ex-jogador, sabe a história e o peso, e…nada? E a tal conversa com Zinho que tiveram?
    É complicado demais abrir a carteira e ver minhas carteiras de Sócio e Sócio torcedor, que pago com orgulho e ver um jogo como aquele de ontem.
    Depois de mais uma desclassificação dolorosa perdermos pra PONTE PRETA!!!
    A Corinthians remarca tudo quanto é jogo….perdemos 4 jogadores para seleções e ficamos olhando?!?!?
    E no dia seguinte sempre aquelas desculpas esfarrapadas…
    Atrasem os salários!!!!!!!!!!!!!

    Reply
    • Pensei que a torcida queria tecnico, afinal diziam TEMOS TECNICO, TEMOS TECNICO, TEMOS TECNICO… recebemos o tecnico que foi elogiado, comemorado…

      Reply
  3. Manda esse cara (técnico ) embora e deixa o Jaime até Dezembro , veja bem até dezembro.diretoria teimosa , e não tem a humildade para pedir socorro pra quem conhece realmente tudo de flamengo, Esse se chama kleber leite. Quando Márcio Braga fez isso o futebol do Flamengo melhorou demais.

    Reply
    • Não será ele, Jayme, o tal homem que “orienta”, ou desorienta, como disse o KL, o Rueda?
      Não é ele o homem que auxilia a comissão técnica?

      Reply
      • Helder, vamos ter que chamar um investigador profissional para esse caso, os suspeitos do crime são uma dupla em minha opinião, analise as possibilidades:

        Opção 1 – Rueda e Rueda
        Opção 2 – Rueda e Redin
        Opção 3 – Rueda e RC
        Opção 4 – Rueda e Jaime
        Opção 5 – Ruede e Centro de Inteligência
        Opção 5 – Todas as alternativas acima são corretas.

        Reply
  4. Não adianta pedir pela saída de Rueda. Só sai no final de 2018, já planeja a próxima temporada. O que considero acertado. Mas dou razão às ponderações de Kleber. Seria importante para o treinador ter um bate-papo informal com rubro-negros tipo Júnior e Zico.
    Além disso, creio que quem deva sair é quem contrata reforços no Flamengo. Rodrigo Caetano? Basta olhar o atual elenco, superestimado por flamenguistas e boa parte da mídia, para medir a incompetência do responsável pelas contratações. Conca (uma aposta, segundo Bandeira de Melo), Geuvânio, Márcio Araújo (renovar o contrato???), Gabriel (o que impede de liberá-lo?), Berrio (pelo preço pago, uma aberração), Renê (jogador para o Sport, nunca para o Flamengo), Rafael Vaz, Mancuello. Nossa, é muita gente para mandar embora, junto com o diretor de futebol.
    Só para lembrar: o que faz Mozer? seu trabalho é para motivar ou desmotivar jogador? Outro que deve entrar na lista.
    O Flamengo parece um órgão público!

    Reply
    • João Luiz, pode colocar nessa sua lista Ederson (lamento sua doença), Rômulo, Rodolpho, Canteros (emprestado) e Marcelo Cirino (emprestado). É muita gente, fora a mediocridade que não citamos. Não pode ser uma barca, tem que ser um Navio capitaneado pelo Rodrigo Caetano e todo o “Dptº de Inteligência”, incluindo EB, Fred Luz e Mozer. É por essa e outras que estamos nessa situação.
      Um abraço.

      Reply
    • Caro João Luiz, sabendo que nosso Presidente EBM é avesso a trocas de treinador, ele já deixou isso claro, acredito que o Rueda só sai quando ele sair.
      Mas o Presidente Kleber Leite tocou no ponto chave, é alguém de dentro da comissão permanente do Flamengo que anda desorientando o Señior Rueda. Ele chegou num momento inoportuno, já falamos isso aqui.
      Falamos aqui do Levir Culpe e muitos se mostraram arrepiados com seu nome. Olha o que ele vem fazendo com aquele time mediano do Santos, simplesmente vice líder. Ainda é cedo para julgarmos que é Rueda, mas que ele chegou num momento impróprio, isso acho que ninguém tem dúvidas.

      Reply
  5. A diretoria do Flamengo trouxe todos os que a torcida pediu: Diego Alves, Everton Ribeiro, Rueda, Diego, Guerrero. São excepcionais jogadores e o melhor treinador do continente.

    Quando o Rueda chegou escrevi aqui a palavra paciência. Ele agora terá 10 dias para treinar, trabalhar, descansar, avaliar, etc. No entanto, acho que seu trabalho começa mesmo em 2018. Se o Paquetá faz aquele gol que passou raspando, estaríamos dizendo aqui que o Rueda é fera, é bom, é isso, é aquilo.

    O Aguirre do San Lorenzo foi execrado no Internacional e Atlético-MG, por mexer demais nos times. Sempre foi seu estilo e quem o contratou deveria saber e arcar com as consequências disso. O Aguirre tem diversas semifinais de Libertadores, algo que o Flamengo não alcança há 25 anos. Como disse o Léo Moura, esteve no clube por 10 anos e nunca chegou a uma semifinal, o que fará agora com o Grêmio.

    É preciso paciência e quando a torcida pediu enlouquecidamente o Rueda, deveria estar preparada para isso. A adaptação de um estrangeiro não é de um dia para o outro.

    Falta um VP de futebol, mas mudar agora acho errado. Mesmo sem o VP desde janeiro, com a saída do Godinho, o Flamengo trouxe o melhor pegador de pênaltis do mundo, o craque dos 2 últimos brasileiros, zagueiro de ótimo nível quase de graça, revelou um craque, etc.

    Não vejo o trabalho tão ruim assim, pois dirigente não entra em campo, não faz gol.

    No entanto, se for para mexer agora, que seja nesse intervalo de 10 dias, pois depois é pauleira até dezembro. Mozer faz o quê no clube? Um VP agora faria o quê se não pode contratar? Conversar? Pede para o Juan explicar aos demais o que é o Flamengo! Talvez o Mozer tenha feito isto e gabarito ele tem de sobra.

    Reply
    • Boa Henrique, acredito que Rueda seja o menos culpado em tudo o que está acontecendo. Sério que o problema é o Diego jogar longe da área? Renato Augusto joga como com Tite? Diego ta de mostrando um carregador de bola, que sempre da mais toques que o necessário, vindo e trás talvez renderia não mesmo. Um ponto pertinente é o Mozer, o que faz? O que come? Onde vive? Parece que blindam ele até da mídia… precisamos urgente é de um dirigente com vibração, que cobre resultados e não que passa a mão na cabeça de pessoas que ganham muito bem pra entregar resultados.

      Reply
    • Henrique, você sabe bem que o Zé Ricardo caiu porque caiu na bobagem de querer atender a “geral”. Se depender de torcedor, cada jogo é um time e um treinador. Torcedor só olha resultado e não o trabalho efetivo. Se estiver ganhando, é mil maravilhas, mas se começa a tropeçar é tiro para todos os lados.
      Somos suficientemente inteligentes para saber que nunca existirá no futebol, aliás, em esporte algum, um time 100% vencedor, nunca. Felizmente. Senão seria outro esporte a cair em desgraça. O que alimenta o futebol é a paixão e a imprevisibilidade dos resultados, pois ninguém pode cravar nada com certeza.
      Eu não tenho dúvidas de que o Flamengo alcançará um patamar de excelência em breve. Tudo caminha para isso. Infelizmente estamos assistindo, e não temos outra opção, pessoas tomarem decisões que não estão dando os resultados esperados e que julgamos muitas vezes estúpidas. Exemplo, as escalações do nosso time e alguns jogadores que sabemos não tem a menor condição de estar no Flamengo. Dói ainda mais ouvir de nosso Presidente que alguns desses são seus protegidos.
      No contexto geral concordo com suas palavras. Temos que ter paciência e mudar algumas coisas no andar de cima também. É de lá que vem muitas decisões estapafúrdias, como descreve nosso querido presidente KL.

      Reply
    • Henrique, sempre vejo em você comentários otimistas…acho válido ter uma visão positiva, mas me permita discordar.
      As contratações 2017 (inicio do ano) : Romulo vindo de 5 anos na Rússia, onde nós torcedores não estarmos acompanhando é ok. Mas quando foi contratado imaginava-se que o tal Centro de Inteligência estava acompanhando. O Conca vindo de 2 cirurgias no joelho, contratação de alto risco. Trauco vindo do Peru, outra incógnita. Em resumo, no inicio do ano todas as contratações foram erradas. Berrío, que é pior que o Fernandinho e deve custar 3x mais. Além disso, jogadores fracos como Rafael Vaz, Gabriel, Marcio Araujo, Muralha, Pará, Mancuello, ficaram no elenco e foram titulares na Libertadores (teve jogos em que todos esses foram titulares ao mesmo tempo).

      Libertadores perdida, mais uma vez o Flamengo foi ao mercado no meio do ano – com o time em crise e o Campeonato rolando. Aí vieram Diego Alves, Everton Ribeiro, Geuvânio, Rodolfo. Depois para fechar com chave de ouro trouxeram um treinador estrangeiro que não faz a menor ideia do que é o Campeonato Brasileiro, os jogadores, clubes,etc.. Bizarrice clássica : poupar time contra o Botafogo para jogar 8as de final da Sulamericana.
      Dito tudo isso, me parece que a situação onde estamos reflete bem a falta de comando e organização do nosso futebol.

      Reply
      • Caro Marcelo,
        O Fernandinho está muito bem no Grêmio. Hoje, melhor que o Berrio. Seu comentário faz sentido. Contratamos e ainda não tivemos retorno.
        SRN

        Reply
  6. Falta um líder no flamengo dentro e fora de campo. Não adianta jogadores bom de marketing mas jogam com preguiça se arrastando em campo isso não é flamengo. Alo beneméritos vamos grita vamos lutar eu quero o meu flamengo devolta com raça amor e paixão.

    Reply
  7. Kleber, concordo com você em relação ao V. Jr.
    Respeito sua opinião em relação ao Diego, mas, insisto em dizer que é apenas um bom jogador, jogando no meio ou de ponta-de-lança. É um carregador de bola. Não cria absolutamente nada.
    Quanto ao time, ou melhor, ao elenco, falta qualidade. Temos é quantidade.
    Quanto ao Ewerton Ribeiro, estão matando ele. Ele não é jogador para voltar e marcar. Tem que jogar solto, flutuando em campo. Voltar no máximo até a metade do campo.
    A culpa não é do Rueda, como não foi do Zé Ricardo e com qualquer outro que viesse dirigir esse amontoado de jogadores medianos (com raríssimas exceções) e também com esse “Deptº de Inteligência”. Além de tudo isso, como muitos aqui já disseram, não temos comando no futebol.
    Se continuar desse jeito em pouco tempo estaremos lutando para não cair.
    Um abraço,

    Reply
  8. Henrique, confesso que admiro seu otimismo, mas precisamos de VP de futebol para ontem. Esse dirigente, não é apenas pra contratar jogadores, formar elenco, dispensar; mas tbém para cobrar os que lá estão, colocar pra treinar os que não estiverem em forma, cobrar resultados, cobrar da CBF escalação de árbitros neutros nos jogos decisivos, conseguir a dispensa de jogadores convocados, assim como os outros times conseguem.
    Em síntese, brigar nos bastidores, cobrar, exigir!
    Seria querer demais do Bandeira isso. Disso ele não entende bulhufas.
    Concordo com vc quanto a Diego, Everton Ribeiro, Diego Ribas e Guerreiro. São bons jogadores e fazem falta ao time, na minha opinião.
    Agora vamos lá: como se disputa concomitantemente primeira liga, sulamericana, copa do Brasil, libertadores e brasileiro, com apenas um centroavante no elenco? E muitos aqui ainda dizem que ele não é centroavante, além de viver convocado para a seleção peruana.
    Contratar jogadores fora de forma no meio do ano? Como entrosa-los, estamos apenas queimando-os!
    E o goleiro? Trouxemos o Diego Alves qdo não mais poderia ser inscrito na Copa do Brasil e a Libertadores já tinha ido para o brejo.
    Henrique, desculpe-me, mas Bandeira é ótimo de finanças e péssimo de futebol!
    Devia deixar a vaidade de lado, entregar o futebol a quem conhece da área. Estão aí, Kleber, Júnior, Zico, Marcos Braz, Márcio Braga, Apolinho, todos prontinhos pra colaborar e, tenho certeza, todos reconhecem o trabalho da diretoria no saneamento do clube, mas sabem tbém que, sem o futebol, títulos, capengamos e matamos nossa razão de ser!
    SRN

    Reply
    • Mauro, só não acho que alguém que possa chegar agora tenha esse poder de mudar tudo. Só gritar, brigar, cobrar muitas vezes não resolve, prova disso que nossa torcida invadiu aeroporto, quase bateu no Guerrero e não ganhamos nada.

      Uma conversa, acho interessante, mas como disse, no grupo há jogadores muito experientes que podem dizer aos mais novos e aos recém-chegados o que é o Flamengo. Se chegar um desses nomes que falaste, achas que o futebol do Diego vai voltar a ser o que era ano passado? Que o Guerrero vai fazer mais gols? Isso tudo só no papo? Acho difícil.

      Concordo com um VP, já disse isso aqui 150 vezes, mas que seja para planejar 2018, que provavelmente terá a Libertadores em janeiro, e para tirar a pressão sobre os ombros do Bandeira, nosso melhor presidente administrativamente falando.

      Outra coisa: li agora no twitter do Mauro Cezar Pereira o seguinte relato: “Em 2011 o Cruzeiro devia R$ 120 milhões. Fechou 2016 devendo R$ 336 milhões. A dívida cresceu 280% com Gilvan, que ontem fez seu sucessor”.

      E sugiro ao Kleber, nesse tempo sem futebol (seleção não conta pra mim) que faça esse post sobre pagar dívidas x ganhar em campo. É uma discussão interessante.

      Reply
      • Henrique, só para ficar claro, não entendi quando você sugeriu no final de seu texto propor que nosso Presidente KL aborde o tema pagar dívidas x ganhar títulos. Você concorda que é melhor ganhar títulos ao custo de deixar de pagar dívidas? Com todo respeito que tenho a você, não quero acreditar que você sugeriu isso ou tenha dado ouvidos a comentários desse tipo. O Flamengo mudou seu patamar justamente por ter equacionado suas finanças, e com isso melhoramos a qualidade do elenco e caminhamos até para ter estádio próprio, e não posso acreditar que um torcedor ilustre e rubro negro como você concorde ou sugira um retrocesso desses.
        Por favor, esclareça.

        Reply
      • Ah Henrique meu querido, ilustre e caro irmão desse blog.

        Que episódio lamentável aquele do Aeroporto Santos Dummont onde um torcedor chamou o Guerrero de “mierda”, lamentável…

        Sou absolutamente contra agressões verbais, ainda mais físicas, mas que aquele torcedor tivesse dado uma “chapa de mão aberta” na nuca do Guerrero, tipo “pedala Robinho”, só para ele se ligar, teria ficado para os anais da história.

        Que o Guerrero pegasse a sua namoradinha paga e sua cobertura no Pepê e fosse para os quintos dos infernos.

        Mas como vontade dá e passa, condenável agressão a jogadores.

        Reply
  9. Quem aconselha Rueda ? Pelas escalações e substituições deve estar sendo aconselhado por Eurico Miranda….
    Concordo que a contratação de Rueda , nesse momento , foi um erro, mas já que veio , concordo também , que ele precisará de tempo para mostrar trabalho.
    Discordo do ilustre KBL, quando diz que não falta alma e vontade a esse time do Flamengo. O sentimento de “tanto faz” ganhar ou perder é nítido no elenco rubro negro. Com raras exceções, este ano, este time mostrou espirito rubro negro. É claro que falta sintonia entre comissão técnica , torcida , vestiário , diretoria e jogadores, é porque FALTA COMANDO, LIDERANÇA, gente com conhecimento de futebol para fazer o entrosamento de um time de sucesso ! Não sei o que fazem os dirigentes- marajas apadrinhados de E.Banana de Mello.
    Ilustre KBL, concordo que VJR é melhor que Gabriel e Geuvanio, mas atribuir os repetidos insucessos do time a simples ausência do menino galático é um exagero ! E quem contratou esse Geuvanio e outras barangas? Não tem culpa de nada ? Penso que o momento é tratamento de choque, o barco esta a deriva, prestes a colidir e até afundar ! Demissão imediata de todos, R.Caetano, Mozer e F.Luz, inclusive os preparadores físico e de goleiro. Pior que errar é insistir no erro.

    Reply
  10. Há uns 4 ou 5 anos chegou um tal de Felipe Ximenez como diretor de futebol. No primeiro jogo, o Flamengo perdeu e ele entrou no vestiário quebrando tudo. Não durou 1 mês.

    Reply
    • Perfeito Henrique. Arrogância e prepotência nunca levou ninguém a lugar nenhum. Flamengo é um clube formado por grandes nomes e ilustres personagens. Nosso presidente KL é um exemplo disso.
      Só para citar, tive a oportunidade, certa vez no Congresso Nacional, de conversar com o nosso mais vitorioso Presidente, Márcio Braga, quando Deputado Federal, e ví nele um homem de fino trato, elegância e delicadeza que raramente se vê num homem público. Aqui nesse espaço aprendi a apreciar e a respeitar a fineza e a educação de nosso presidente KL. São homens assim que imagino no comando do Flamengo. O que não quer dizer que, quando necessário, deem suas broncas e exijam maior comprometimento dos seus comandados.

      Reply
    • Falta comando e liderança, de figuras experientes e respeitadas. Realmente o exemplo aí , era um zé ruela qualquer que tinha acabado de chegar, zero história no futebol e no Flamengo e quis crescer no vestiário no 1o jogo dando bronca em jogador. Ainda por cima, “acidentalmente” ele foi gravado

      Reply
  11. Henrique, definitivamente não acho que o papel de torcedor não é brigar, espernear, bater ou pressionar jogador. Torcedor, o próprio nome já diz, é pra torcer!
    Mas esse papel, deixando de fora, bater, tem que ser exercido pelo VP de futebol, que não deve ser o presidente do clube, que com certeza, tem inúmeros outros afazeres. O nosso Bandeira, cuida, e mto bem das finanças do clube. Isso é unanime aqui no blog. Como é unanime que ele não entende de futebol.
    Então, amigo, deve sim, se afastar do cargo de VP.
    Quanto antes, melhor, para o bem de nosso amor maior: o Flamengo.
    Ele foi, sim, a meu ver, claro, o grande culpado pelo nosso fracasso no futebol esse ano.
    A falta de planejamento foi gritante!
    Esse espaço é maravilhoso, pois aqui temos oportunidade de colocarmos nossa opinião e debatermos com pessoas de alto nível. Como vc, Henrique.
    Forte abraço e srn!
    Obrigado Kleber, pela oportunidade de podermos colocar aqui nossas idéias sobre o Flamengo, nosso amor maior!

    Reply
  12. NÃO TEMOS TÉCNICO!
    NÃO TEMOS TÉCNICO!
    NÃO TEMOS TÉCNICO!
    Não aguento mais ver o meu time tão zoneado em campo, fora Geovanio, fora Vizeu.

    Quero ver vitórias, pode ser de meio a zero, não dá pra ver o time perder pra uma ponte morta no campeonato.

    A vaca foi pro brejo.

    SRN

    Reply
  13. Kleber, se o Rueda hpje ainda precisa de orientacao ou de conversa com Zico e Junior, ele nao e tecnico! Simples assim. Com os recursos que temos hoje em dia, qq tecnico em 1 mes deve ser capaz de conhecer bem o proprio time e os seus adversários. Isso e fato!
    Lembro que ha 4 anos atras o Bielsa foi convidado pelo Atletico Bilbao para dirigir o time. Antes de aceitar, ele pediu as fitas da ultima temporada, analisou-as e foi para a entrevista final sabedor se todas as necessidades do time para a proxima trmporada, fato que surpreendeu os dirigentes. Ora, se o glorioso Rueda nao conseguiu ter um diagnostico preciso do grupo e do elenco ainda, ele nao e do ramo.
    Contudo, nao acho que seja esse o problema. La no Flamengo tem coisa esquisita acontecendo. Tem gente impondo escalações, tem gente com participação informal em contrato de jogador, tem gente com interesse em contratos de profissionais da area medica e de preparacao trcnica( treinadores, preparadores, fisiologistas) e isso transtorna o ambiente.
    Um passarinho rubro-negro me contou isso. Cono vc foi um dos maiores reporteres que vi, vc tem suas fontes e podera confirmar esses fatos que me foram revelados.
    Em suma, o futebol do Flamengo, depois da saida do Godinho, se transformou em uma feira de vaidades e balcao de negocios e interrsses pessoais. Z4 a vista!

    Reply
  14. Henrique , amigo ….. ninguém em sã consciência está pedindo uma nova direção pro futebol pra “quebrar a mesa” como o despreparado Ximenez fez !!!! O que falta no Flamengo , na minha humilde opinião , é comando , filosofia , conhecimento e feeling no futebol . Vejo o Flamengo refém de uma política que sucumbe o resultado esportivo . Sabe aquela história de querer fazer diferente e insistir em algo aparentemente certo mas que na pratica não funciona ?!?! O Flamengo virou um cabide de “bem intencionados” que desprezam o ritmo natural da pressão que é o clube, estão apostando errado por total ignorância e teimosia . Não temos mais malícia parece, somos um bando de “autistas” , desconectados uns dos outros e principalmente da torcida , treinados para desenvolver um jogo onde o opositor é erroneamente julgado por atributos que não fazem parte do JOGO .É como se pudéssemos ganhar de véspera por estarmos com a roupa mais limpa e com a chuteira mais cara !!!! Sempre fomos soberbos , é verdade ,mas estávamos mais conectados com a arquibancada e com a alma do povo ,estávamos misturados com a magia de ser Flamengo e toda sua ilusão , era diferente , era mágico , hoje ficou chato e frio , simples assim amigo .

    Reply
  15. Henrique, amigo, acho que a sua compreensao do papel de um diretor esta um pouco equivocada.
    Vc acerta quando diz que as contratações foram boas. Realmente todos eram de bom nivel e pedidos pela torcida. Mas o fato e que a gestao e ruim pois nao ha cobranca, objetivos tracados, metas e sobretudo risco para quem nao as atinge. Por ex, vemos ainda hoje Gabriel e Marcio Araujo no elenco, jogadores claramente com rendimento abaixo da critica. Nao ha correcao de rumo! E preciso mudar o rumo daquilo que nao esta funcionando e isso na republica dos protegidos nao acontece!
    O problema da direção nao sao as contratações mas a gestao do dia-a-dia. Eles confundem respaldo e confianca com passividade, apatia e proteção. O erro maior esta ai. Alem disso, ha problemas de gente interferindo em trabalhos alheios, imposições, coisas que um gestor de nivel identificaria e repeliria.
    O elenco do Flamengo nao e de alto nivel. E um elenco farto, com opcoes mas com poucos capazes de fazer a diferença, sendo que faltam jogadores com caracteristicas especificas, por ex, um matador, um zagueiro rapido, um volante com saida de bola e boa marcacao e por ai vai. A diretori e culpada nisso? Nao completamentr. Ela trouxe jogadorrs mas os caras nao vingaram, logo isso deve ser corrigido. Mas vai ser? Acho que nao. Os integrantes da comissao tecnica(preparadores em geral) serao trocados? Nao, apesar da campanha pifia. O papel do diretor nao e so contratar.

    Reply
  16. O Mengo amigos precisa de pelo menos uns 3 jogadores que tem alma rubro negra, e tb personalidade, alma e sangue.
    Vou citar três:
    1 . F.Melo para chacoalhar o vestiário, entraria na vaga de Arão, que é até bom jogador, mas some na hora H , além de emocionalmente fraco;
    2. Renato Augusto, jogador de alma rubro negra, tem personalidade e formaria de novo parceria com Guerreiro, entaria no lugar de Diego,um bom rapaz, bom jogador, mas o sálario dele seria usado para contratar Renato Augusto.
    3. Miranda, zagueiraço, despacharia Vazco, Massa Araújo,Gabriel, Mancuelo e Rómulo, com a economia feita dava para trazer o Miranda com certeza.
    Para compor elenco, contrataria Hernane Brocador, fazer sombra a Guerreiro.
    Vejamos: Diego Alves Para Miranda Rever/Juan/Rodolfo Trauco F.Melo Cuellar R.Augusto E.Ribeiro Guerreiro Evertom/VJ
    Conclusão quando se tem alma rubro negra, o lado emotivo com racionalidade dar apara se montar bons elencos;sem precisar do tal Centro de Inteligencia.
    SRN

    Reply
    • Prezado Marcos,
      Velho ditado, nome não ganha jogo. Além de Diego, que como disse Simeone, “não tem porte para jogar com intensidade como se exige hoje”, outro que pode ir é o Guerrero. Atacante tem de fazer gols e isso não é a praia dele, ganha R$1.000.000,00 para ser PIVÔ, fala sério. Precisamos sim de laterias direito e esquerdo, oportunidades para o Leo Duarte, melhor que Rodolfo e Vaz. Esqueceu do principal, a barca Gabriel, Marcio Araujo,Vaz, Trauco, Rene, Para, Rodinei, Romulo, Diego, Guerrero e Berrio. Contratar jogadores que tenha garra, determinação, disciplinado e vontade de ganhar e jovens, parar com jogadores de nomes ou grife.
      Sds rubro-negra.

      Reply
  17. Caro Kléber e amigos!
    Como se poderia imaginar que hoje o blog estaria tentando explicar situações de decadência no Flamengo. Estamos numa crise branca e disfarçada. Estamos vivendo uma crise de comunicação em que o técnico badalado precisa ser orientado em seus apagões de conhecimento do elenco. O post está corretíssimo. Precisa mesmo ser orientado o nosso técnico.
    Pelo que não se viu até agora, não vai demorar admitir o equívoco com o Rueda. Espero que eu esteja errado. Espero que essa fase passe.
    Quando imaginamos que a essa altura estaria disputando o título, ocorre que estamos no desespero para ficar na libertadores.
    Caro Kléber, com perdão! Quem merece conversa não é somente o Rueda com Zico ou Júnior. Quem também merece uma aula é o departamento de futebol, e se for com você, ficarei feliz.
    SRN

    Reply
  18. Boa noite KL e amigos, desculpe mas vc está implicando com ele sim rsrs.
    A escalação dele não teve nada de.absurda , foi até coerente , concordo que Geuvanio não é um virtuoso , mas vjr , apesar de talentosissimo , ainda não mostrou nos profissionais todo o talento , portanto , não entendo que quase todos os seus posts sejam.falando sobre isso .
    Mas sou fiel leitor , apesar de discordar nesses aspectos , aliás, você seria um ótimo vp , vc ou o Marcos Brás, abraços.

    Reply
    • Que Marcos Brás que nada! Todos estão querendo 100% ver a caveira do EBM, a desconstrução de sua imagem.

      O único que esta estendendo a mão é o KL que é ignorado pelos experientes, ambiciosos e jovenzinhos VPs do EBM.

      Reply
        • Sei não, meu caro Nino. Não se esqueça que o LULA, com tudo que já foi falado na imprensa sobre ele, ainda é sério candidato a reassumir a Presidência do Brasil.

          Reply
          • AAAAAaaaahhhh meu caro Helder, não queira comparar Lula com ninguém, ainda mais com quem?

            Lula é um encantador de serpentes, deixou-o abrir a boca ferrou…Não se esqueça que ele encantou 2 ou 3 seções da Onu, foi a estrela, no entanto sabemos perfeitamente o grau da sua bestialidade!

            Lançou o pais em um abismo jamais visto! Quantas vidas isso custou? (se vc computar falências, desempregos, suicídios, ataques cardíacos, AVCs, problemas psicológicos, assassinatos etc).

            Lula é o maior criminoso da história desse pais, não existe outro que se compare a ele.

  19. Kleber, o Flamengo é comandado por quem nada entende de futebol. Vale a máxima para EBM e companhia = de onde menos se espera é que não sai nada mesmo.

    Reply
    • Márcio Braga lança chapa para concorrer a presidência. É de peso hein? Se não fosse a idade avançada! 81 anos….mas o cara ganhou tudo no Flamengo, todos os títulos são com ele…

      Reply
      • Pelo que lí, caro Nino, ele quer unir a oposição para construir um nome consensual para disputar a eleição contra a chapa dos blues. Ele, propriamente dito, não seria esse nome. Nosso vovô garoto não tem mais pique para uma presidência.

        Reply
          • Nino,
            Tenho extremo respeito pela história do Marcio Braga, mas prefiro a renovação. Lembrando que foi a renovação que fez com que surgisse o vitorioso ex-presidente, com 40 e poucos anos na época.

            Acho que seria interessante um jovem ABERTO AOS ACONSELHAMENTOS destes grandes vitoriosos da história rubro-negra.

      • Caro Nino, tudo não, Quase tudo!Campeão da Libertadores foi Antônio Augusto Dunshee de Abranshes. Mundial tenho dúvida, ele ou Eduardo Motta. Não lembro quando Dunshee renunciou.
        SRN.

        Reply
  20. meu caro KL o que acontece com o departamento medico do flamengo depois da saída do Dr Runco recuperação dos atletas estão bem complicadas será que alguém tem MAS INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO

    Reply
  21. Concordo com grande parte, mas não com tudo. Por exemplo, é verdade que o Rueda nada conhece sobre como o Flamengo funciona, as particularidades do clube, pois é estrangeiro e chegou há pouco. No entanto, essa de não conhecer os jogadores não cola pra mim. Se Rueda é ou não bom treinador, não sei, mas sei que é do tipo estudioso. Então certamente conhece AO MENOS RAZOAVELMENTE BEM os seguintes jogadores:

    Diego Alves, maior pegador de pênaltis da história do Campeonato Espanhol e com algumas convocações pra Seleção Brasileira nos últimos 10 anos;

    Réver, capitão do Atlético-MG campeão da Libertadores de 2013 e tendo também no currículo convocações pro Brasil nos últimos anos, incluindo pra campanha vitoriosa na Copa das Confederações de 2013;

    Juan, titular da Seleção Brasileira nas Copas de 2006 e 2010;

    Trauco e Guerrero, titulares da Seleção Peruana;

    Cuéllar e Berrío, que foram convocados algumas vezes para a Seleção Colombiana nos últimos tempos, sendo que este último trabalhou com Rueda no Atlético Nacional;

    Diego, que passou mais de uma década no futebol europeu, tendo jogado por equipes como Porto, Atlético de Madrid e Juventus;

    Vinicius Junior, que chamou muito a atenção da imprensa internacional por conta de suas atuações no último Sul-Americano sub-17 e, principalmente, devido à contratação pelo Real Madrid.

    Conhecer ao menos esses jogadores é a obrigação de qualquer bom técnico sul-americano, então não se pode dizer que Rueda chegou sem conhecer ninguém.

    De resto, concordo que Everton Ribeiro e Vinicius Junior terão mais dificuldades de mostrar seu potencial se sentirem que o treinador não confia neles, e gostei da ideia de Rueda conversar com Zico, Júnior ou qualquer outra pessoa especialista no assunto “Flamengo”, mas duvido que isso ocorrerá…

    Por fim, gostaria de fazer uma observação quanto ao Diego. Antes da lesão ele estava voando, agora não tem jogado nada. Hoje se apresentou à Seleção Brasileira (convocação essa não merecida) e foi cortado porque identificaram uma lesão nele… Mais alguém juntou as peças e também concluiu que essa lesão não deve ser coincidência, mas que ele já deve vir jogando machucado há algum tempo? (Seja porque o departamento médico não identificou a lesão, ou o mais provável, que ele vem jogando no sacrifício porque o Flamengo passa pelo momento mais agudo da temporada)

    SRN

    Reply
  22. Estranho…
    Diego cortado da sel.brasileira,com lesão muscular.Li que êle atuou com dor no tendão de Aquiles,nas finais contra a Ponte.
    Como ficam depto.médico,tecnico,jogador,etc.?Jogando lesionado e com dor o atleta não pode render nada.prejudicando o conjunto e a si próprio.
    Mais complicações…!
    SRN.

    Reply
  23. Prezado Kleber,

    quando comentei a respeito da ma vontade com o treinador estrangeiro, não quis falar que você o perseguia. Apena observei que sinto que existe uma minima paciência ao trabalho dele, mesmo considerando todos os fatores que nesse post mesmo você menciona. Desconhecimento de tudo ou quase tudo a respeito do futebol brasileiro. Também não o traria no meio da temporada, achei muito arriscado e com o futebol apresentado pelo Flamengo atualmente, visualizo que o g7 do brasileiro que garante vaga na liberta se tornou uma missão dificílima. Porem, como contratou, temos que ver o desenrolar do seu trabalho no proximo ano, independente dos resultados desse. Veja bem, Ze Ricardo esteve no cargo por mais de 1 ano e sempre preferiu Rafael Vaz a Juan ou a Donatti quando aqui estava. Cuellar teve quase 0 chances com ele e nem vou falar de Ronaldo, os 2 em detrimento de Marcio. Sem falar que jogamos a libertadores com Gabriel como titular. Então acredito que as experiencias sejam necessárias pra ele observar o que tem de melhor e saber como aproveitar. Concordo também que pra mim é um absurdo VJR não estar como titular desse time, seja no lugar de quem for. Dar uma sequencia de 5/6 jogos seguidos para o garoto. Estou extremamente chateado, irritado, enfurecido com o momento do nosso time. Espero que essa sulamericana seja o começo de um resgate da nossa imagem e um pontapé inicial as conquistas.

    SRN

    Reply
  24. Acho que às críticas a Rueda continuam sendo injustas e muito precipitadas. Se o argumento pra quem é contra o colombiano é que ela não conhece o elenco, então se for por conhecer elenco não era pra tirar Zé Ricardo do comando . Quantos técnicos que “conheciam o elenco” já passaram pelo Flamengo e não nos trouxe nada de relevante ? ! Estamos com o pensamento muito imediatista, querendo tudo rápido e pra ontem . É aí que acho injusta a cobrança do técnico. Acho que a opção de escolher ele é pra pensar em vôos maiores a médio prazo ( como 2018, por exemplo), principalmente nas competições internacionais. Eu como os milhões de flamenguistas queria muito que o Flamengo fosse campeão de tudo ou quase tudo esse ano, porém as coisas não saíram como planejamos e/ou sonhamos ,e o Rueda é dos últimos a ter culpa nisso. Sobre a posicionamento de Diego confesso que não vi nada demais, não consegui enxergar nada de equivocado não. No segundo tempo, com a gente perdendo, ele tirou Márcio Caramujo( com cartão amarelo inclusive), colocou um jogador mais ofensivo e recuou Diego. Confesso não ter visto nada de anormal nisso.
    Presidente Kleber, como o senhor já tem uma opinião formada desde início da vinda do Rueda, seu posicionamento a respeito dele tende a ser sempre pro lado dessa opinião sua. Não acho errado e respeito muito sua opinião, mas por muitas vezes vejo isso nos seus comentários a respeito do colombiano, possa ser que você nem perceba que isso acontece . Era a mesma coisa que você sempre defendia que com Rafael Vaz de titular na zaga, nosso time ganhava na saída de bola, sendo que Vaz era um dos jogadores comprovadamente que mais entregava o “biscoito” na inúmeras saídas de bola “geniais” dele. Mas opinião pessoal cada tem a sua e demos respeitar todas. Abraços presidente e a todos do blog.

    “UMA VEZ FLAMENGO, SEMPRE FLAMENGO…”

    Reply
  25. É tempo ainda do EBM salvar a sua biografia, vamos lá Bandeira! Dá um soco na mesa! Muda de postura!

    (Após mais de 35a de serviço público, onde não se manda ninguém embora, as chances são poucas),

    Reply
    • Nao me parece ser o tipo dele, caro Nino.
      Dar soco em mesa deveria ser para o VP de futebol, cargo que ele ignorou como sendo uma necessidade.
      Mas que ele vai ficar na história, caro amigo, isso é fato. Arrumar nossa casa depois da bagunça que a deixaram, é digno de uma medalha de honra ao mérito. Não podemos ser injustos.
      De futebol ele pode até nada entender, daí sempre batermos na tecla para que ele delegasse para alguém do ramo. Mas, sinceramente, isso também é muito relativo. Ninguém imaginava que esse Flamengo, a essa altura, estivesse tão irregular como está. Afinal, contando com os gringos, quase metade do nosso time é, ou foi, jogador de seleção. Simplesmente foram apostas que ainda não vingaram.

      Reply
        • Eu é que peço desculpas pelo mal entendido oh nobre Helder Reis…
          ————–
          Nino, meu caro,
          Te mandei um e-mail anteontem e ainda não tive sua resposta. Dá uma olhada na sua caixinha de entrada, por favor.
          Abraço,
          Robert Rodrigues

          Reply
  26. Nobre Nino, bater nessa tecla de Funcionário Público, parece preconceito! Eduardo Bandeira de Mello, Formado em Administração, fatalmente passou em um dificílimo concurso para o BNDS, concurso esse aberto a todos. Esclareço ainda que o citado Banco é uma empresa estatal, portanto. não existe estabilidade como em todas as outras empresas estatais. Tudo bem que ele não entenda nada de futebol… Mas ai é outro caso…
    Abraços,
    SRN.

    Reply
    • Sergio meu nobre irmão de blog…

      Pecha de “Funcionário Público” é sem dúvida um esteriótipo malicioso usado para criticar o EBM, admito!

      Mas não deixa de ter um fundo bastante sólido e provável de verdade.

      Este paralelo esta sendo traçado por que esta em sintonia com as próprias ações pouco executivas na administração do futebol rubro-negro.

      EBM esta sendo criticado por paternalismo, falta de cobranças de metas no futebol etc…

      Os críticos se referem ao EBM como um presidente que se apraz mais com as conquistas fora de campo do que as de dentro de campo.

      Reply
  27. Maior culpado ou grande culpado chama-se Rodrigo Caetano , de modo que um time vencedor não se faz somente com dinheiro. Fazendo uma análise mais profunda :
    Diego Alves : Chegou tardiamente, é titular indiscutível
    Pará : No atual cenário nacional é razoável, defende relativamente bem, tem boa força física, alguma vibração, deve ser titular.
    Juan : Vive fase boa, apesar da idade conseguiu superar problemas físicos.
    Réver e Rodolpho : Quase iguais, rebatedores sem técnica alguma, no máximo servem pra reserva.
    Trauco : Em má fase , marca ninguém, é fisicamente fraco apesar de boa técnica. Talvez um bom reserva.
    Cuellar : Melhorou com Rueda, mas é apenas razoável, ser melhor que Márcio Araúlo não é nada difícil
    Arão : Tem potencial físico, jogador moderno que consegue marcar e chegar no ataque, porém não consegue se manter focado durante todo a partida e faz algumas bobagens.
    Diego : depois da cirurgia sumiu, sabemos agora que continua com problemas físicos. Ano passado fez toda a diferença
    Éverton : Corre mais que a bola, mas é um atacante agudo, com alguma técnica, faz gol até com a direita com contra o Santos. Fisicamente debilitado, tem sofrido com constantes lesões,mas a tendência é ser titular.
    Berrio : Forte fisicamente, boa velocidade e pouca técnica, não sei ainda o que pensar sobre ele. Talvez um bom reserva
    Guerreiro : Enganador , Pivô que não faz gols, precisa de 5 chances pra fazer um gol, só sabe fazer faltas, supervalorizado, joga muito menos que imagina. Por favor, vendam este traste.

    Everton Ribeiro : Habilidoso, fisicamente fraco, porém bom passador, é necessário encontrar um lugar pra ele no time.
    Geuvânio : devolvam pros chineses.
    Vinicus Junior : Precisa amadurecer,boa opção pro segundo tempo.

    Os demais do elenco sequer merecem alguma consideração, isso é um elenco pra ganhar alguma competição importante ? Um centroavante inoperante que não faz gols, o único zagueiro (muito bom) já veterano e com eventuais problemas físicos, o craque do meio lesionado, goleiro chegou há pouco.
    Quem é o culpado ?
    Rodrigo caetano

    Reply
  28. Caro Kleber, na minha opinião você não está tocando no ponto principal de todo o nosso problema, o DEPARTAMENTO DE FUTEBOL, as pessoas que o compõe, o Sr. EDUARDO BANDEIRA DE MELO, o Sr. FRED LUZ, o Sr. FERNANDO GONÇALVES e o Sr. RODRIGO CAETANO, para mim todos são INÚTEIS e são o que há de mais derrotista no atual Flamengo, eles não sabem o que é FLAMENGO! Porque você os isenta?? Devolvam o meu Flamengo!!! SRN

    Reply
  29. DEDICAçãO é o que ganha titulos o Corinthians e Gremio estão ai para provar isso NOVAMENTE. Começaram o ano TAXADOS como coadjuvantes e BATALHARAM pelo PROTAGONISMO.
    Ter jogado mais fora teria motivado esse elenco com certeza. Ter contato com a NAçãO nos 4 cantos do Brasil como mandante faz os jogadores sentirem o tamanho do FLA. CONTAGIA e muiiiiiitttttooooo !!!!

    Reply
  30. A coisa estava indo mau , e o Fluminense demitiu o VF, já corre atras de C.A.Parreira….mas no departamento de futebol do Flamengo NADA ACONTECE….parece uma cidade fantasma !

    Reply
  31. ACHEI A SOLUCAO !!!

    Fingir que paga enquanto eles fingirem que jogam .

    Começar a atrasar os salários e so pagar depois de algumas vitorias. O MIGE dos boleiros dizia que o FLA não ganhava titulos por que não pagava os salarios, e agora ?

    Reply
  32. ACHEI A SOLUCAO !!!
    Fingir que paga enquanto
    eles fingirem que jogam .
    Começar a atrasar os
    salários e so pagar depois
    de algumas vitorias. O
    MIGUE dos boleiros dizia
    que o FLA não ganhava
    titulos por que não
    pagava os salarios, e
    agora ?

    MIGUE e não mige kkkk REGIRIEI a giria KKKK

    Reply
  33. É sério que alguém pediu o Jaime? Pois é justamente esse cara que ajuda esse time ser tão apático.
    O Rueda melhorou muito nossa defesa, que era uma zona.
    Não adianta, um time que ficou nas mãos de um estagiário por tanto tempo, não ficará bom de um dia para o outro.
    O ano acabou, esqueçam libertadores… Bandeira Fora do futebol, é só o que peço. Por enquanto só do futebol, mas se continuar com essa postura apática, que va para fora do meu Flamengo, com essa turma que nada sabe de futebol.

    Reply
  34. Preliminar.

    Todos os jogos em ALTITUDE deveriam ter uma partida PRELIMINAR entre os DIRIGENTES. Assim ficaria clarissimo para todos como eles sabem o que fazem. E como entendem absurdamente de esporte e desempenho.

    Seria um show .

    Reply
  35. Éric Faria há pouco no Twitter:

    “Buenos Aires informa: Martelo batido e o Flamengo já escolheu o seu novo VP de futebol. Em breve, novas informações”.

    Reply
  36. Presidente, quem é o novo vice de futebol do Flamengo??
    Ricardo Lomba?? Quem é? O q entende de futebol? Não o conheço, se conhece por favor nos dê sua opinião??? Ou seria mais um absurdo dessa diretoria??

    Reply
  37. Boa noite!
    Ricardo Lomba,novo VP de futebol?
    Alguém conhece esse novo gênio da turma do EBM?
    Paciência é o segredo?
    Na torcida para não terminarmos mais um ano de forma melancólica e vergonhosa!
    SRN

    Reply

Comente.