E aí Rueda, aprendeu?

Flamengo 3 x 3 Fluminense (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Meus amigos… (saudades do João).

Emoção a dar com pau. Algumas naturais, outras sem a menor necessidade.

Vimos o jogo juntos: eu, Radamés Lattari, e o aniversariante, Michel Assef.

Muito nervosismo pela perspectiva de classificação, pelo fato de ser um Fla-Flu e, pela necessidade de um dia feliz para um rubro-negro que tanto amo, e que aniversariava.

Primeiro tempo, ridículo. No intervalo, o time já poderia ter sido modificado. De qualquer forma, este Fla-Flu deve ter deixado um recado definitivo para Rueda, o treinador que pegou o bonde andando.

Não é possível que, daqui para frente, Vinícius Júnior não seja titular. Aliás, como lembrou meu amigo Fernando Versiani, o acaso mostrou a Rueda o que temos de melhor. Éverton na lateral esquerda, e Vinícius Júnior ocupando o lado esquerdo do ataque.

Vizeu é bom jogador? Não sei, preciso ver mais. Agora, com certeza, não tendo Guerrero, é ele a alternativa óbvia.

Amanhã falamos mais sobre este Fla-Flu eletrizante. Hoje, comemorar duplamente. A classificação para a semifinal e o aniversário deste extraordinário rubro-negro, meu querido amigo Michel Assef, que, aliás, está me aguardado para o brinde da vitória.

Rueda, aprendeu?

1 Comentário

    • Esse é de doer!!!
      Só perde para o Neto porque é mais sério.
      Mas a cada gol do Flamengo, sua voz afinava e as lágrimas corriam pelo rosto.
      É uma verdadeira tricolete afetada…

      Reply
  1. Kleber, com certeza o time e esse. Mais ate do que o time, a atitude. No 2o tempo jogamos como Flamengo. Com alma, vontade, querendo vencer, sem medo. Rueda teve um grande acerto: nao relacionou Gabriel e MA. To comecando a gostar desse cara.
    Para mim, sem peruanos! Chega de Guerrero e de Trauco. Manda esses caras pra pqp. Nao precisamos de Guerrero pra pn. Deixa esse chinelinho pra la. Se jogarmos como Flamengo somos imbativeis. Chega de peruano! Isso aqui e Flamengo.
    Pra cima deles!

    Reply
    • Perfeito Alexandre, o cara chegou fazendo o dever de casa, afastando esses jogadores.

      Com R$ 40 milhões investidos em reforços esse ano, Fla termina o jogo com Vizeu, Paquetá e Vinicius, crias da casa.

      Precisou vir o RUEDA para valorizar os jogadores prata da casa? O treinador anterior não conhecia esses garotos?

      Reply
  2. Kleber, o Vinícius Júnior salvou a nossa noite. Concordo com você ele tem que se titular. O primeiro gol deles foi por um misto de sorte deles e falha nossa na marcação. Passamos todo o primeiro tempo correndo atrás do adversário. Um adversário formado, na sua maioria, por jogadores da base. No segundo tempo tomamos dois gols de bola parada por falha de marcação, principalmente do Arão. Aí aconteceu o somatório da energia da torcida e a entrada do Vinícius Júnior que mudou o jogo. ele participou efetivamente dos gols do Vizeu e do Arão. No mais, vamos comemorar e aguardar a resposta do título do seu post que é para ver se o Rueda aprendeu.

    Reply
  3. Caro Kleber, essa do Everton na lateral e o VJ na esquerda só ele e esse centro de inteligência não enxergaram. Esse Trauco foi outro jogador que nos enganou. Uma chegada promissora e depois……..É muito fraco.
    Vencemos mais pela vontade, que estava sumida, mas, tecnicamente continua devendo. Afirmo e reafirmo, não temos ataque.
    Só espero que não digam que o Diego jogou muito. Foi importante na vitória pelo gol de falta e pela entrega, mas, tecnicamente nada mudou.
    Muitos criticaram o Arão por um dos gols do Flu. Na minha opinião, o erro foi de posicionamento. Quem deveria marcar o Renato Chaves era o Vizeu, que inclusive falhou no 3º gol. Como o Rever faz falta nessa defesa.
    Sinceramente, pelo futebol apresentado, continuo cético na conquista dessa competição. Pode até ser pela magia do futebol, mas……
    Um abraço.

    Reply
  4. Trauco totalmente sem condições. Flamengo levou o 1o gol na avenida que ele deixou aberta. Não sobe mais para o ataque e ainda deixa um buraco na esquerda. Everton pelo menos tem sangue no olho pra segurar as pontas na lateral. Vinícius Jr jogou o jogo hoje. O moleque pega a bola e quando não parte pra cima, já sabe o que fazer com ela. Flamengo tá precisando desse tipo de jogador. Rueda ainda tá engatinhando, mas aos poucos vai entendendo qual o melhor jogador pra casa posição. Nós livrou do MA e do Gabriel, e já não está mais insistindo com Paquetá na área. Outro mérito dele é que o Flamengo voltou a disputar um jogo como se fosse uma batalha. Grande avanço que ele trouxe para o Mengão.

    Reply
  5. Kleber espero q a ficha do Rueda tenha caído, hj acho bq ele viu q com VJ as opções aumentam, o jogo é outro, espero agora que os críticos do Diego, E.Ribeiroe Arão parem de encher o saco, pois é pelo talento deles q chegamos a classificação, o toque do É.Ribeiro p VIZEU é coisa de craque, isso faz a diferença!!!

    Reply
  6. Lanús é o kct! Isso aqui é Flamengo!

    A todos que pediam raça desse time, aí está.

    Diego, Everton, Everton Ribeiro, Arão encarnaram o espírito rubro-negras. A cada dia fico mais fã do Diego Alves.

    Sobre o jogo? Deixa pra lá! Agora é momento de celebração.

    Reply
    • Toda razão William!!!!
      Jogamos com a raça esquecida e a entrega dos velhos tempos.
      Isso é Flamengo, porra!
      Nosso Ruimeda hoje, até que acertou nas substituições e na ocupação do espaços.
      Não gostaria de estar na pele dele quando tirou Cuellar (3×2), pra partir pro tudo ou nada e, como ficou quando empatamos sem 1º volante em campo…
      O que acho inadmissível, foi tomar 2 gols de bola parada do mesmo zagueiro e, nosso goleirinho plantado na risca da baliza…
      Como deu certo, Ruimeda foi bestial.
      Pouco antes já tinha dado sorte. O mesmo zagueiro, também de bola parada, cabeceou no peito dele e neca de dar 2 passos…
      Todos conhecem a eficiência do pé canhoto do Scarpa. Deveriam se ligar mais nesse detalhe.
      Louvor para Diego e, principalmente para Everton II.
      Como esse carinha é importante para o esquema da equipe…
      O que me deixou feliz, é que li uma entrevista do Rueda, afirmando que precisamos de um reserva a altura para Guerrero e, que no começo do ano, vai conversar com a direção.
      Nada demais! Mais óbvio impossível. Mas já é um grito de independência…

      NOTINHAS SIMPLIFICADAS
      DIEGO ALVES – Colado na linha do gol, hoje não foi bem – 5
      PARÁ – Valeu pela luta e pelos bicos. Melhorou o QI. Subiu para 22 – 6
      RHODOLFO – Não pode deixar um zagueiro adversário meter 2 gols de cabeça em lances de bola parada – 5
      JUAN – Mesmo jogando de terno e sempre muito bem, vacilou nos gols do zagueiro adversário, assim como seu parceiro de zaga – 5
      TRAUCO – Joga nada essa criança! No primeiro gol o ponta estava absolutamente livre leve e solto pela direita, e ele no miolo da área – 2
      CUELLAR – É de uma regularidade impressionante! Muitos desarmes, muita correria e muitos passes certos – 7
      ARÃO – Salvou a noite com o gol de empate, e muita luta. Mas deu mole nos 2 gols de bola parada. Não saiu 1 cm do chão – 5
      DIEGO – Agora sim! Jogou pra ganhar ou morrer. Deu carrinho, pernada, cabeçada… e, fez um golaço de falta – 8
      ÉVERTON RIBEIRO – Aos poucos vai se acostumando a jogar torto pela direita. Sumido no 1º tempo, muito bem no 2º – 7
      ÉVERTON – Onde colocar, o cara joga! Sempre com a mesma entrega e eficiência. É fundamental no esquema do time – 8
      VIZEU – Hoje não posso cair de pau no cone! Começou nossa reação – 5
      VINICIUS – Entrou como bombeiro e tocou fogo na defesa do Fluminense. Muito rápido mas ainda um pouco atrapalhado. Mas TÊM que ser titular – 7
      PAQUETÁ – Entrou para tentar o empate, terminou recuado para garantir o empate. Tem muita habilidade. No futuro saberá ao certo o que fazer com ela – 5
      RUEDA – Dessa vez nada a declarar! Fez as substituições corretas e acertou em colocar Éverton na lateral – 8

      Reply
  7. Caro Kléber e amigos!
    Foi uma classificação muito importante e se não aconteceu com a vitória, foi pelo descuido do Diego em não ter dado o passe ao VJ no ultimo lance do jogo.
    Mas, vamos a alguns detalhes. No terceiro gol do Fluminense, o Renato segurou um pouco o Arão, dai, a subida do mesmo atrapalhada. Outro fato foi a força do Fluminense. Lutou muito e muitas vezes esquecemos de valorizar o resultado em não ter a alma aberta para reconhecer o valor do outro. O Marcos Júnior do Fluminense elogiou o Flamengo e daqui elogio a força do adversário. No caso do Everton, ainda tenho minhas dúvidas com ele de lateral…ainda tenho. A titularidade do VJ vai chegar e quando assim o for, ele saberá aproveitar. Se empatamos é porque não jogamos bem no primeiro tempo e no segundo, usamos a força da torcida e a nossa garra que estava escondida. Foi importante o resultado para nos trazer moral e motivação.
    Hoje deu tudo certo quando tudo parecia errado. Hoje foi o jogo do improvável, ou seja, o Fluminense fazer três gols e a gente conseguir ser a vitima. No jogo do improvável, a justiça foi feita e o provável favorito avançou. Que noite muito boa. O sofrimento foi para dá mais sabor a essa classificação!
    Parabéns ao Michel. Vida longa e vitoriosa desejo daqui.
    SRN

    Reply
  8. Srn galera , até que enfim o time com alma , espírito rubro negro , ganhamos na marra , legal termos isso de.novo.
    Trauco tem que ir pra reserva urgente, e voltar como opção na meia , não da pra ele como lateral, Everton por ali seria ideal … Vcs repararam , Diego Alves ta com atitude , veio pea ser ídolo, to gostando desse perfil de liderança e de raça dele , no mais , vamos Flamengoooooooo

    Reply
  9. Em respeito ao título do post
    Hoje eu darei uma folga ao Rueda.

    Jogo tenso, nervoso, acirrado beirando as deslealdade em certos momentos, o Que o Douglas fez-nos Diego não tem desculpa, e vermelho direto!

    Como não falar da falhaclamorosa do trauco no primeiro gol do fluminense? O que esse sujeito estava fazendo marcando no meio campo?

    Arao apresentou muita vontade, deixando aquela apatia que tanto reclamei há pouco tempo atrás, mas precisar melhorar a bola área defensiva, não ganhou nenhuma!

    Infelizmente o Juan sentiu, nosso melhor zagueiro sentiu a intensidade dos jogos… e sem o Rever a zaga perde muito….

    Agora é virar a chave e ir pra cima do gremio …precisamos ganhar de qualquer jeito, sob pena de sairmos do G7.

    SRN

    Reply
  10. Isso é FLAMENGO !!! Isso é MENGãO !!! Nossa história é VENCER, VENCER, VENCER !!!!

    Sim Diego Ribas… isso é FLAMENGO !!
    Sim Willian Arão …. isso é FLAMENGO !!!
    Essa noite JAMAIS acabará, no Maracanã hoje abriu-se mais uma brecha no espaço-tempo, que lançou esses minutos na galáxia da eternidade esportiva. O imortal FLA- FLU hoje se lançou novamente no INFINITO INTERMINAVEL. Esse jogo jamais terminará pois se tornou ETERNO.
    Não adianta o juiz apitar pois ETERNO já é….. a historia jamais o deixará findar.

    Reply
  11. O Everton Ribeiro saiu das ferias, recomeçou a JOGAR. A Copa é logo ali Everton Ribeiro, talvez esteja para você bem mais perto que parece. Jogador muito PERSPICAZ que sabe ver TUDO com um relance do olhar, OLHAR DE CRAQUE.
    Everton Cardoso limitou a carreira ao passar a atacante, como LATERAL a SELEçãO seria corriqueira.
    Diego mostrou bem por que é fundaMENTAL nesse time.

    Reply
  12. Rueda acertou nas mudanças, muito eapirito de luta de quem entrou e entrou ligado nos 220v. Vinícius Jr., fez o que se espera, só que tem apenas 17 anos. Moleque mudou o jogo com vontade, e fez a diferença. Precisamos comemorar! #
    SRN

    Reply
  13. Quero acrescentar que um do grandes responsáveis pela classificação foi Diego Alves. E não foi por ter feito defesas milagrosas (por incrível que pareça), mas sim pelo espírito de liderança que apresenta.

    Em TODOS os 3 gols que o Fluminense fez (principalmente o 3º) o Diego Alves, com o time inteiro desanimado, falou pra geral “vamo porra, não desanima, ainda dá!”.

    Na hora que precisou, esfriou o jogo com experiência e malandragem que faltaram em outros momentos pro Flamengo no ano.

    Diego Alves após o jogo na entrevista também falou: “Não sei se esse jogo foi o mais emocionante pelo Flamengo ou da minha carreira.”

    Vida longa ao Diego Alves no Flamengo. #FlamengodaDepressao

    Reply
  14. Prezados,
    Pode não ter sido o primor tático, mas a SATISFAÇÃO de ontem foi ter visto o FLAMENGO que jamais desiste, que jamais se entrega, que tem RAÇA!!! É disso que gostamos, esse é o Flamengo!

    Acho que o elenco entendeu o que o R.Rueda falou naquele pós jogo contra a Chapecoense. Campeonato sulamericano não se joga, se DISPUTA!

    Reply
  15. Concordo plenamente. Mostrou a ele nosso time titular. O garoto é agudo, talentoso e incorpora a alma rubro-negra. E Éverton é nosso lateral.

    Reply
  16. Caro Kleber, acabei de ver na ESPN imagens do filho do Márcio Araújo ontem no Maracanã , vestido de Flamengo,comemorando e chorando após o nosso terceiro gol. Fico imaginando como deve ter sentido a familia do jogador lendo e ouvindo os comentários , alguns desairosos, sobre o filho,o pai e o marido. Meu caro ,tenho 67 anos e sinto uma falta enorme da minha família que já se foi. Sei não , esse processo de destruição da célula mãe da sociedade pelo qual estamos passando está promovendo um endurecimento de corações e tornando essa sociedade insensível.

    Reply
    • Caro Paulo,
      Concordo literalmente. Nós massacramos um dos nossos mais aplicados jogadores. Entre ser ou não ser craque, defendo o homem combativo no meio de campo e pessoa humilde que sei que é. O Márcio Araújo acima de tudo é vitima de preconceito da torcida, isso, no meu ponto de vista.
      No Flamengo, bem pior do que o Márcio é o Guerrero, bossal e pouco preocupado com o que estamos passando.
      O choro do seu filho combate o episódio da semana passada daquele torcedor desesperado e despreparado do ponto de vista de sentimento. Não era para tanto.
      SRN

      Reply
      • Caro Francisco, as imagens do menino chorando, emocionado com o gol da classificação, sendo abraçado por um outro menino também vestido de Flamengo, recebendo afagos de outros torcedores que estavam próximos, emocionaram este meu velho coração rubro negro. Como fruto bom só dá em árvore boa, vou torcer para que o Márcio Araújo se de muito bem na sua vida profissional, no nosso Flamengo ou não.

        Reply
    • Meu amigo Paulo.
      O cara jogou 300 jogos no Galo, 300 no Palmeiras e, 300 no Flamengo. Sempre como titular!
      Não estou questionando as qualidades do MA. Mas sim, o amor do filho pelo nosso Manto.
      Isso, pra mim, não tem preço…
      NOSSA sensibilidade está em dia.
      Bj no teu coração.

      Reply
      • Meu caro Egon ,concordo integralmente com você. Diz a sabedoria que quem mata um homem mata o mundo inteiro. Por analogia me atrevo a dizer que quem faz justiça a um homem reconhecendo e exaltando seus valores também presta um bom serviço ao mundo. Acho que você , caro Egon, o Francisco Caninde ,eu e todos aqueles que reagiram como nós estamos contribuído para um mundo com mais justiça e mais amor. Emocionado,retribuo o seu beijo no coração.

        Reply
  17. Empate com sabor de vitória.Houve luta,garra,determinação.Assim é o FLAMENGO.!!!!
    Mas as mesmas falhas aconteceram,nas bolas aéreas do Flu.êrros de marcação.
    Trauco deve estar com algum problema.Não se pode jogar mal sempre.Vizeu falta rodagem.Paquetá tem que se achar uma verdadeira posição para êle.VJ jogou o que se espera dêle,partindo com velocidade prá cima.
    Os demais estiveram a contento.
    Doulas do Flu,lamentável.Covarde !!!
    A pedreira continua.
    ABS.

    Reply
  18. Tomara que o jogo tenha servido para mostrar que o nosso lateral tem que ser Everton, Trauco não serve pra absolutamente nada. Assim encaixamos VJ na frente, que diferente do Everton parece gostar e gols..

    Reply
    • Bem lembrado, Élson.
      Esse Trauco é o típico jogador de carioca, sempre some em jogos difíceis. Fraco demais!

      Também pudera, acreditar em futebol de peruano? Se o maior “craque” da história do Peru é o fraco e supervalorizado Guerrero, quem dirá os coadjuvantes…

      Reply
  19. Presidente transmita meu humilde parabéns ao Sr Michel Assef, lembro de seus inúmeros serviços ao Rubro Negro, torcida arco-íris saiu do armário e voltou rápido, e hj se esconde e eu vou ao mercado (missão ingrata que a patroa designou) vestido de rubro negro.

    Reply
  20. Depois da “vitória”, apenas um minuto de análise fria.
    O problema não foram os 3 gols que fizemos. Mas sim, os que tomamos de um time muito inferior so nosso.
    Um zagueiro esquelético subindo mais que nossos dois gigantes, requer novas aulas de posicionamento. Imperdoável!!!
    A ponto de Abel dizer que não conseguimos ganhar deles e, ficamos no lucro por ter empatado.
    Louco, cego…. ou burro???

    Reply
  21. TUDO BEM GANHAMOS,MAS NÃO SE PODE TOMAR TRÊS GOLS BOBOS DO FLUMINENSE. VJ NÃO PODE SER RESERVA NESTE TIME.
    CONTRA JUNIOR BARRANQUILA ACHO QUE TEMOS DOIS TRUNFOS, RUEDA QUE É COLOMBIANO E CONHECER BEM O TIME E CUELLAR QUE JOGOU NO TIME TMB.
    SRN

    Reply
  22. Paulo Cesar Fernandes, tocaste no ponto crucial do ser humano: o desamor e a impiedade, quando não somos atendidos naquilo que pensamos ser o cero ou estarmos certos. Massacramos quem quer que seja, mesmo que depois vemos estarmos errados ou exagerando, só que não pedimos desculpas, pois não vamos nos “ajoelhar” perante alguem que não temos afinidades e a tal rede social, serve para que pessoas ate então cordata, transforme-se em algoz. Comungo integralmente de seu pensamento e comentário.

    Reply
  23. O juiz Patrício Loustau, argentino que apitou o Fla-Flu de ontem, mesmo não sendo perfeito e criticado por alguns, deveria ministrar cursos aos Hébers e Daroncos da vida sobre como controlar e não estragar um jogo pegado como esse foi. Tivesse expulsado dois ou três logo no início, como o careca amigo do Fagner fez na final da Copa América, estragaria um jogo que foi sensacional do ponto de vista de emoção. Os próprios jogadores sentiram que tinham que dar uma segurada e assim o jogo seguiu.

    Reply
  24. “Conclusões”

    – Não faltou garra. Aliás o time tem compensado ultimamente com garra! Mas o que estava faltado?

    – Rueda não inventando é 70% do caminho, mas não só isso! Aos 1×3 foi obrigado a escalar o verdadeiro Flamengo! Não com Paquetá no lugar do Cuellar não, mas com Éverton na lateral e VJ.

    – Vizeu: Centro avante não precisa jogar bem, tem é que fazer gols! O moleque deixou o seu em um momento importante! O mesmo vale para o ER7, passe fenomenal no gol do Vizeu.

    – Diego: Como puderam te-lo vaiado em campo a poucos jogos atrás? Como?

    A principal conclusão esta a cargo do Rueda!
    Já é difícil convence-la a escalar o time mais óbvio em todo o jogo, será que ele se convencera em ser agressivo com VRJ e Vizeu tbm?

    Reply
  25. “Resenha Coluna do Flamengo”

    Ninguém sentiu a menor saudades do tal peruano, mas os garotos do Coluna do Flamengo levantaram a questão!

    “No gol do Vizeu, o Guerrero faria aquele jogo?”

    Opção 1: Não faria, chutaria em cima do goleiro (histórico).

    Opção 2: Não faria, não estaria naquela posição infiltrada pq joga de costas para os zagueiros.

    Opção 3: A aquela altura do jogo já teria saído de campo com miguézinho para se poupar!

    Opção 4: Todas as alternativas acima estão corretas.

    Reply
    • Amigo Nineco!
      Sem medo de errar!
      Fico com a opção 4…
      Mas ainda dou a 5ª opção.
      Quando ER7 tocou de calcanhar, pra chegar na bola, Guerrero teria feito falta no zagueiro…
      Aquilo é uma poita.

      Reply
  26. Flamengo com jeito de Flamengo ! Atuação com erros táticos e indivuduais ? Sim, mas com muita raça e aplicação. Esse é o time que queremos…
    Estamos na semi final, provavelmente teremos o Barranquila, time difícil, mas se jogarmos igual ontem podemos passar.
    Continuo achando VJR jogador de segundo tempo e Paquetá também… alias os dois entraram muito bem no jogo. Concordo que RUimEDA demora a mexer, e é inadmissível tomar dois gols de bola parada do mesmo zagueiro, mas o ponto mais fraco do time foi, mais uma, péssima atuação do Trauco…
    Parabéns a Diego , ER7, Arão e Juan jogaram muito…
    Não podemos esquecer do brasileirão….
    Fora R.Caetano !

    Reply

Comente.