Itália, Ceni e Vinícius Júnior

(Foto: La Presse)

Bem que o árbitro espanhol tentou ajudar, mas a seleção italiana não se ajudou e a vaca foi pro brejo…

O jogo, pobre tecnicamente, foi rico em emoção. A Itália, com a entrada no time do brasileiro Jorginho, foi bem melhor do que no primeiro confronto, criando jogadas perigosas, o que jamais aconteceu no jogo realizado na Suécia.

Taticamente, o time sueco beirou a perfeição e, não fosse a parcialidade do árbitro, somada à falta de um atacante veloz que puxasse o contra-ataque, poderia ter saído com a vitória.

Ainda no primeiro tempo, o árbitro espanhol deixou de dar dois pênaltis claros a favor da Suécia. Dois lances onde funcionaram duas mãos malandras dos italianos.

O placar de 0 a 0 tirou a Itália da Copa. Papelão… ao molho de tomate!!!


(Foto: Marcos Ribolli)

Já era para ter dividido este tema com vocês e, sempre fui esquecendo. Achei muito legal a decisão de Rogério Ceni em aceitar a proposta para ser o treinador do Fortaleza.

Pela liderança e longa experiência no futebol, Ceni tem tudo para se tornar, quem sabe, um treinador de ponta.

Agora, livre da corrente afetiva que o ligava ao São Paulo, vai poder dar início ao trabalho sem o peso da paixão.

O futebol brasileiro está precisando de boas caras novas. Acho que Rogério Ceni vai se tornar um baita treinador. Boa sorte pra ele.


(Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Hoje, vendo o jogo em que a Itália se despediu da Copa, não pude deixar de constatar como é importante um time ter, pelo menos, um atacante veloz e, claro, bom de bola. Se a Suécia tivesse ao menos um, teria saído com a vitória.

E, aqui em casa, nós temos e não usamos. Já está passando do ponto o não aproveitamento de Vinícius Júnior, que tem jogado, em média, de 15 a 20 minutos por partida.

Na realidade, hoje, a nossa melhor alternativa ofensiva pela esquerda é com Éverton de lateral e Vinícius Júnior no ataque. Será que é tão difícil ver isso?

E vamos jogar contra o Coritiba que, como precisa do resultado para afastar o fantasma do rebaixamento, vai acabar deixando espaço. Quando isto acontece, o bom de bola veloz fica com a faca e o queijo nos pés…

Vinícius Jr neles!!!

1 Comentário

  1. Kleber, foi aventado aqui no blog, acho que pelo amigo Nino, a possibilidade de haver uma clausula contratual que impede a utilização do VJ. A informacao foi veiculada pelo De, O Aranha na radio Globo.
    Achei interessante o fato de que os fracassos sucessivos ja comecam a provocar uma reflexao por parte do EBM. Acho que o final de ano sera quente. Dado o assedio dos bambis, Rodrigo Caetano devera sair e com ele mudancas serao feitas. Espero que venha alguem bom.

    Reply
    • Se existe, de fato, essa cláusula, é mais um motivo para atestarmos a incompetência da gestão Bandeirola no futebol. Como se aceita isso, sem avaliar tendências e, sobretudo, com o prazo do atleta ficar 1 ano podendo se estender para 2 anos? E o Conca? Ganha 300 mil mensais para curtir férias na América do Sul. Outro tiro no pé dessa administração.

      Reply
  2. Kleber, será que a nossa Imprensa, ávida por “babados”, não se interessa em apurar essa possível limitação de atuação do Vinícius Jr.? Como li no post anterior em vários comentários, foi levantada essa possibilidade. Podemos estar dando pau no Rueda sem ele ter autonomia para escalá-lo. Caso contrário, aí sim, é burro mesmo!

    Reply
  3. Ontem o Vinícius Jr atuou 45 minutos. Não foi bem. O discurso do Rueda é o mesmo do Zé Ricardo: menino muito novo para tamanha pressão. Eu não tiraria o Everton de perto da área, pois ele é o jogador do Flamengo com mais assistências e passes para conclusões, além de fazer gols importantes. Tira o Vizeu e joga com Vinícius Jr de um lado e Everton de outro. Paquetá e Everton Ribeiro na armação. Tem que mexer no time.

    Espero que o Rogério tenha vida longa e que o primeiro tropeço no estadual não seja suficiente para demiti-lo, pois no Brasil se fala em tempo para trabalho, projeto e no primeiro tropeço em campeonatos pouco importantes e vai tudo por água abaixo. Ou vocês acham que com Hernanes, Petros, Marcos Guilherme e os reforços que o Dorival ganhou, o Ceni não faria igual ou melhor?

    Falando em técnico, amanhã o Rueda completa 3 meses. 3 meses é muito pouco tempo.

    Itália fora é uma lástima para a Copa do Mundo, assim como seria a Argentina. A Suécia vai para a Rússia só passear. Já o peso da camisa da Itália poderia levá-la longe. Triste.

    Reply
  4. Caro Kleber e amigos!
    Muita sorte para o Rogério Ceni, um vencedor na vida e no futebol.
    Muita sorte para o Vinicius Junior caso jogue, mas, considerando que somos uma boa alma e movida a ressuscitar quem está em fases difíceis ou em pequenas crises, imagino que o Coritiba vai entrar em campo apenas para sua torcida gritar olé nos minutos finais do jogo.
    Está muito difícil se encontrar inspiração neste time do Flamengo. Está muito difícil perceber alguma alegria no semblante do Reinaldo Rueda. Nem mesmo o goleiro Diego Alves me parece feliz. O time do Flamengo não é feliz.
    Particularmente, sempre acho que a nossa grande vergonha pode ser no próximo jogo.
    Vou torcer como sempre, mas, sem fazer da minha decepção um fator surpresa.
    O mais interessante de tudo é que temos mais um ano dessa caricatura de incompetência no futebol chamado Eduardo Bandeira de Melo, e com ele, toda uma prole de não menos incompetentes, ou, para quem desejar, que seja um bando. Falta liderança no futebol, falta humildade, falta garra, determinação e comando.
    O Eduardo Bandeira vai ficar marcado por uma gestão de alta capacidade nas finanças e reconhecidamente incapaz no futebol. Aliás, péssimo no futebol. Talvez seja ele uma criatura sem brilho para as conquistas no futebol.
    Em algumas entrevistas vejo e EBM dizer que é um torcedor do Flamengo e que por vezes age como tal em algumas atitudes em que falta postura. Pense num torcedor estranho…
    SRN

    Reply
  5. Nao sei se 3 meses e pouco tempo. Com certeza e pouco tempo para se exigir resultados efetivos. Mas eu nao acho que seja pouco tempo para apresentar uma metodologia, um padrao, organizacao.
    Lamentavelmente o trabalho do Rueda e pessimo. Nao vejo qq indicio de consistencia. Nesse caso, tvz o remedio seja a demissao. O Rueda, alem da tradicional invencionice, parece perdido e incredulo no próprio trabalho.
    E um call dificil de dar, mas eu o demitiria. Seu trabalho e horroroso. Tempo se da quando se enxerga um minimo de coerencia e de progresso. Dar tempo a algo sem rumo pode ser equivalente a jogar 2018 no lixo.

    Reply
  6. Henrique, já que o Egon sumiu e devido as suas sempre sensatas considerações sobre nossos problemas, estou aqui sugerindo sua indicação para dirigir nosso futebol….
    Apenas que, sua escalação para o jogo de quinta, apesar de quase 100 por cento correta, deixa exposta nossa zaga, só Cuellar não proteje nosso time já que Arão, Paquetá e Everton Ribeiro,não marcam ninguém. Daqui a dois jogos estaríamos, todos, pedindo a cabeça do técnico e do colombiano…
    Aqui no blog, criticamos muito Damião, pedimos a entrada do Vizeu e…..
    Seja o que Deus quiser!!!!!

    Reply
    • Se apenas o passar do tempo fosse suficiente para um treinador arrumar um time seria muito simples.. a maioria quanto mais tempo, pior fica! Quantas vezes vimos o Joel Santana chegar e em pouco tempo arrumar a casa? 3 meses já são mais que suficientes para ver que esse Rueda é furada.

      Reply
    • Olha que eu assumo hein! No começo do ano sugeri as contratações do Diogo Barbosa, Willian Bigode e Bruno Alves. Ninguém falava nos três. Hoje, o Flamengo oferece R$ 15 milhões pelo Diogo, o Willian é o artilheiro do Palmeiras e o Bruno está no SP.

      Alexandre, em 2 semanas o Rueda arrumou o sistema defensivo do Flamengo que na reta final era uma peneira. Mas agora sei lá o que houve que está uma bagunça novamente.

      Reply
  7. Amigos,
    Não é opinião e sim, Informação. Esta história de que o Real Madrid interfere para que Vinícius Jr jogue pouco, é uma deslavada mentira.
    A verdade, está em lado oposto. Recentemente esteve no Rio figura importante do clube espanhol que, antecipou seu retorno à Madrid, aborrecido com o fato de Vinícius Jr não estar sendo aproveitado no Flamengo, como eles esperavam.
    Ia esquecendo. Amigo Henrique, você está preocupado em afastar o Éverton do gol, por que motivo? Por acaso ele é um artilheiro nato e definidor de jogadas?
    Forte abraço.

    Reply
    • A informação do Dé o Aranha até seria um alento para amenizar essa grande decepção que é o garoto não jogar!

      Mais ai vc vai esperar o que do Rueda, esse retranqueiro mor da América do Sul?

      O que me parece certo são duas coisas: Primeiro os jogadores não irão correr por ele, segundo ele resolveu bater de frente com o elenco! Já viu essa novela né?

      Reply
  8. Caro Kleber , quero aqui parabenizar nosso Francisco por tocar num ponto fundamental …..ninguém trabalha bem , focado , sem alegria e liderança !!!! Hoje nosso Flamengo carece de carisma , estamos desfigurados , tudo é feito de forma “certa” , estamos robotizados mas cultuando pouco a paixão , longe da torcida ,parece que tudo virou obrigação para nossos dirigentes e jogadores. Espero que a anestesia da austeridade financeira que ainda forja a incompetência e inoperância do atual presidente passe de uma vez por todas , esse não é o Flamengo !!!!

    Reply
    • Caro Pedro,
      Obrigado pelo apoio no comentário.
      A gente parece que era mais feliz quando tinha equipes modestas e bravas.
      Nos falta alegria, nos falta energia e até a nossa torcida parece vibrar com menos entusiasmo. Até nossos dirigentes nos estádios tem expressões temerosas e amarradas. Nem eles particularmente acreditam mais em nada.
      Acredito que o Flamengo deveria fazer uma enquete para eleger um vice de futebol. Por enquanto, está provado que nossos dirigentes não se acertam neste tema.
      Sempre falei neste espaço que nosso problema é lá dentro das salas do nosso CT. Como nada se resolve o time não consegue se resolver.
      Grande abraço

      Reply
  9. “Rogério Ceni”

    Meus parabéns ao amado Robert pela sua perspicácia e inteligencia ao interpretar, traduzir e resumir genialmente e perfeitamente essa figura ridícula do futebol são paulino em uma só imagem!

    Reply
  10. bom dia a todos , o que o Flamengo está esperando para ter no mínimo uma esperança de salvar o ano e programar o elenco para 2018. para isso precisa demitir o Rueda antes que a vaca vá para brejo com bezerro e tudo. não adianta insistir com esse treinador porque ele não vai conseguir da padrão de jogo a essa equipe , time completamente desorganizado.

    Reply
  11. Belos posts. E daqui a alguns dias sei que chegará um outro concorrido, como o da barca e das contratações.

    A FOX Sports já se adiantou em uma matéria que cita que as prioridades (segundo apuração dentro do Fla) que seriam: um zagueiro e dois ou três atacantes, esse dependendo da conclusão do caso do exame de doping do peruano Paolo Guerrero. E no caso das dispensas a lista que está sendo montada tem alguns nomes de jovens que vieram da base, além de Alex Muralha, Rafael Vaz, Rômulo, Conca, Mancuello e Gabriel. Eu concordo em ambas situações e, daria mais uma oportunidade e tempo para Berrio e Geuvânio.

    A equipe realmente precisa de três reforços com URGÊNCIA: um zagueiro, um atacante goleador, um meia atacante AGUDO!

    Em segundo momento eu pensaria em: um lateral direito e um volante que possa brigar por posição com Arão.

    Reply
    • O Globo Esporte ampliou essa questão, onde internamente muitos pedem a saída de Fred Luz e Rodrigo Caetano.
      Descendo um pouco a ladeira eu incluo Mozer e o preparador de goleiros.

      Reply
  12. “Mudanças e talvez esperanças a vista”

    RC tendo reunião em SP? Alguém pode apostar em novas contrações para o clube ou mudanças de ares para o executivo.

    Indo por essa linha conspiratória! Será que o EBM vai entregar o clube nas mãos dos VPs m 2018? Ficando ele como poder mediador?

    No momento é uma perspectiva fantasiosa, mas politicamente faria todo sentido! Afinal quem vai botar a cara nas próximas eleições e se eleito governar por 3 anos não será o EBM.

    Então se trataria de uma transição? Se essa fantasia começar a se materializar, com a demissão da atual cúpula rubro-negra, começa-se ensaiar um salto no escuro, mas tbm uma nova esperança.

    De certo é que sabemos que do jeito que esta é que não pode continuar!

    A manobra faria todo sentido para mim, dando alguma oportunidade ao candidato da chapa do EBM de fato se eleger!

    Um ano é tempo para que se façam mudanças e retome-se o caminho das vitórias, veremos!

    Reply
  13. Boa Kleber.
    Tomara mesmo que o Ceni e outros profissionais alcancem sucesso e venham renovar o cenário atual brasileiro, quem sabem assim não seja necessário inventarmos outros Ruedas. Nada contra treinadores estrangeiros. Salvo raríssimas exceções, o fracasso deles foi iminente no país do futebol, tanto quanto de nossos bravos “professores” no exterior (falo de sucesso em ligas realmente importantes e não no extremo oriente ou nas ligas do deserto…). Enfim, Precisamos olhar com mais carinho para o Ceni, o Jair, o Carille, o ZR e tantos outros que estão pedindo passagem!!!! SRN

    Reply
  14. “O caso Conca”

    De longe a grande frustração da temporada sem dúvida nenhuma!

    De grande esperança a encabeçamento da lista de dispensas para 2018, mas o que aconteceu com o Conca?

    Não somos médicos aqui, nem formadores de opinião, muito pelo contrário, meus post são altamente desinformativos, mas me parece que a cirurgia feita pelo jogador (fora da Gávea) não foi tão bem sucedida.

    Comenta-se que seria necessária uma nova cirurgia, não sei com que grau, se corretiva ou regenerativa, não sei!

    O que se comenta é que o nível de funcionalidade do Conca somente o habilita a atuar em mercados onde a técnica é de 3a linha, como Oriente Médio e Ásia.

    Aqui no Brasil (2a linha) a mobilidade do Conca não lhe confere ser titular de uma grande equipe.

    Reply
  15. O time precisa de reforços nas laterais, na volancia e no ataque. Mas a principal carência e a zaga;eis minhas sugestões: Fabio Santos ou Diego Barbosa na lateral esquerda, na zaga Miranda ou Tiago do Bahia, na volancia Rene Jr do Bahia ou Maia ex Santos, no ataque traria Ze Rafael do BA, Gignac o frances e Hernanes o Brocador.
    SRN

    Reply
  16. Amigos, ontem no Linha de Passe da ESPN foram vinculadas informações sobre vídeos com jogadores alegres na saída do jogo de domingo. Sorrisos, congratulações com adversários. Uma festa.
    Foram citados o inútil Romulo e o reincidente Márcio Araújo ( lembram da desclassificação da primeira liga, quando ao final ele disse que era até bom sair pra o time ter mais tempo para treinar).
    Amigos trabalhei 30 anos em bancos nacionais e estrangeiros e aprendi a ter comprometimento com meu empregador, se o Flamengo tivesse uma direção com o mínimo de pulso , era multa e até rescisão contratual.
    Eu não tenho vocação de palhaço com estes parasitas que jogam no Flamengo . Que saia não uma barca mas um Titanic no fianl do ano.

    Reply
  17. Mais um pitaco : um amigo meu sintetizou quantos pontos perdemos com o bravo Pará levantando a mão pedindo impedimento, correndo atrás do atacante sem chegar. Façam a pesquisa e vejam que poderíamos estar com a vaga no G4 garantida.

    Reply

Comente.