Chegando a hora

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Os momentos que antecedem à decisão de quinta-feira são preocupantes em aspectos completamente distintos. No lado humano, e também profissional, foi uma ducha de água fria a punição de um ano para Guerrero. Não sou um profundo conhecedor desta matéria, mas como leigo e também curioso sobre o tema, fico com a clara sensação de que, “nesta praia” o justo paga pelo pecador.

Tenho um amigo, aliás, queridíssimo amigo, que já conviveu e – graças a Deus – superou esta desgraça de vício, que fez uma colocação pertinentíssima. Disse ele que ninguém começa a experimentar cocaína na idade de Guerrero e, somando-se ainda o fato de que, em toda sua trajetória futebolística, Guerrero jamais foi flagrado no antidoping. A sensação que se tem é que estamos diante de uma “Lei Seca” no mundo esportivo.

Tolerância zero, mesmo para um copo de cerveja, para quem dirige, como para um chá de coca para quem joga futebol.  Claro que podemos debater à vontade, porém de que adianta, se esta postura radical não admite nenhum argumento? Sou a favor do esporte limpo, mas também acho um absurdo se condenar um inocente.

Pelo que ouvi hoje, os dias de Guerrero no Flamengo estão contados, havendo ainda uma remota expectativa de que tenha a pena reduzida a tempo de disputar a Copa do mundo.

E, como a notícia tomou corpo, já apareceram matérias distintas informando as prováveis alternativas do Flamengo para substituir Guerrero. Como acho que não é hora de se falar nisso, e sim, concentrar todas as energias na decisão, vamos ficar por aqui.

Chegou também a informação de que, entre 25 e 30 ônibus chegarão na quarta-feira, pela manhã, trazendo os torcedores do Independiente. A polícia militar já entrou em contato com a Suderj, no sentido de que estes torcedores argentinos tenham a necessária proteção, ficando em local isolado, próximo ao portão 11. Acho bom este tipo de precaução, pois há o forte comentário de que alguns torcedores do Flamengo, que foram ao jogo em Buenos Aires e não foram tratados com civilidade, podem querer ir a forra. Neste jogo, todo cuidado é pouco…

E o nosso Zico, coberto de razão, critica a politica adotada – ninguém sabe ao certo por quem – de só se colocar à venda 55 mil ingressos, quando mais de 70 mil poderiam estar à disposição dos torcedores. Além de uma agressão comercial aos cofres do Flamengo, fica no ar uma péssima imagem para o clube e seus torcedores, pois pela transmissão da TV para todo o mundo, vai passar a impressão de que, nem em momento decisivo, a torcida do Flamengo é capaz de lotar o Maracanã. Simplesmente ridículo aqueles espaços vazios e, esta barbaridade vem sendo cometida há um tempão, castigando o clube no bolso e, principalmente na sua imagem. Será que esta medida pode ser atribuída à lei do menor esforço por parte de quem é responsável pelo policiamento e segurança do evento? Acho que é por aí…

Há algo importante, de caráter pessoal, para contar e dividir com vocês, porém necessário é que fique para segunda ou terça. Um lindo final de semana, se é que é possível sem o Flamengo jogando, a todos.

1 Comentário

  1. Confesso que fiquei triste com a punição ao Guerrero. Não pelo Flamengo, mas pelo fato dele ter conseguido a classificação à Copa com seu país depois de 36 anos e ser tirado dessa forma da competição.

    No entanto, acredito numa redução dessa pena para que ele esteja na Copa em junho. Só que da mesma forma vai desfalcar o Flamengo por mais bastante tempo. Aliás, não sou favorável a esse rompimento de contrato como muitos pedem/torcem. Toda a situação precisa ser tratada com cuidado para não sofrer na justiça posteriormente e para não perder um atleta desse quilate gratuitamente. Não sou da área, mas acho que caberia uma suspensão do contrato no momento em que ele estiver afastado do futebol. Caso volte, que seja em novembro de 2018, que se cumpram os 9 meses que o Flamengo fica alijado de usá-lo.

    Sobre o Maracanã, é uma situação vergonhosa. Por “segurança” a polícia fecha 20 mil lugares. Na final da Copa do Mundo com 40 mil argentinos e 40 mil brasileiros + alemães deixaram os 78 mil lugares liberados. É realmente uma vergonha.

    Reply
    • Aliás, para o lugar do Guerrero eu não traria Ricardo Oliveira nem um medalhão estrangeiro. Não vejo nenhum nome do Brasil com cacife para ser o camisa 9 do Flamengo. Gosto do Callieri, que era do São Paulo. Tem 24 anos (novo, pois o nosso time já tem velho demais) e atua tanto na área como fora dela. No entanto, o pai dele diz que ele só joga no SP se for no Brasil. Falam no Ricardo Goulart, mas para mim ele nunca é camisa 9.

      Reply
    • Henrique, nossos pensamentos geralmente vão de encontro e agora não foi diferente. Lamento muito por ele, talvez o grande nome do Peru em todas as esferas, possa estar fora do Mundial por conta da punição.

      Em relação ao Flamengo, sou contra a rescisão do contrato. Se esse caso acontecesse comigo na empresa onde trabalho e tivesse claro que não fui culpado (pode ter havido uma negligência dele), gostaria de ser amparado pela mesma e não descartado.

      Não sei se é possível, mas iria propor um novo contrato válido a partir do término da punição (com bases salariais inferiores que as atuais). Se ele não aceitasse, cada um seguia sua vida.

      Tirando esse caso, sempre fui um defensor da sua renovação. Aliás, acho que a torcida do Flamengo é a única na América do Sul que não gosta do Guerrero. Eu não. Gosto é muito!

      Para finalizar, treinamento na terça-feira, véspera da decisão do ano, tem que ser na Gávea. Vamos, Mengo!!!!

      Abs e SRN

      Reply
  2. Talvez essa confirmação da suspensão do Brigueiro traga o Adriano de volta. Não sei não, eu acredito que a carreira do imperador acabou, mas ….
    Só questiono que exista ant-doping em atletas e em outros profissoes vitais não se faça (Polical, Pilotos de avioes, seguranças, médicos ….) FAZ SENTIDO ?
    Quanto a questão do espaço livre deixado no estádio, aí eu pergunto; Quantos MIL ingressos deixaram de ser vendidos na COPA, na Copa das confederaçoes, no Rock in Rio, no Sambodromo em shows, etc .. para manter a segurança ?
    Esqueceram do atacante BOMBA, aquele do vídeo?
    Dificilmente os jogadores que estão na China sairão de lá pois ficará impossivel voltar para o NOVO ELDORADO DA BOLA, pois agora o gov. chinguilin cobra 100% de imposto sobre NOVOS CONTRATOS. Abriram o olho. chinrinrinrinnnn

    Reply
  3. Triste a situação,é verdade, mas agora é olhar para frente. Existem excelentes nomes para vestirem a camisa 9 que são goleadores, e não é nada impossível contrata-los,pois todos recebem menos que os 1 MILHÃO que Guerrero recebia,são eles: Fred, Calleri, Jô e,talvez,até Henrique Dourado,quem diria esse último, hein? Mas a verdade é que, apesar de não ser badalado,rendeu muito bem tanto no Palmeiras,como agora pelo Flu.

    Não vejo outras opções. O Fla precisa de alguém que faça gols,coisa que é uma dificuldade crônica faz tempo!

    Reply
  4. Boa noite, amigos,
    Chega de Guerrero. Esse mala já vai tarde!
    Espero ver uma festa da nossa torcida, e que não seja engolida pela cantoria dos hermanos,pois eles estarão em bem maior número que nossa torcida na Argentina.
    Por favor, esqueçam o celular na hora do jogo.
    SRN.

    Reply
  5. Nosso time tem uma média de idade alta com.salários AUTISSIMOS, aliado a maratona de jogos que o FLa faz anualmente fica dificil o rendimento não despencar. Uma questão vital é contratar jogadores JOVENS para reequilibrar essa balança etária.Uma forma efisciente é REVER as relaçoes de ELEITOS como destaques em campeonatos de anos recente e depois verificar suas atuais situaçoes.
    O FLA pagou o preço de não adotar um time B. Até quando ? O numero exorbitante de jogos EXIGE isso. Temos que ter um time B FIXO com MAIORIA DA BASE. Vai dar rodagem a base evidenciar e lapidar os talentos e desafogar os RENOMADOS e o time principal. O Adriano Imperador, por exemplo, poderia tentar um reinicio em um time B do FLA.
    Dividir para fortalecer e CONQUISTAR ?

    Reply
    • FLAD+, com todo respeito amigo,
      Adriano não deu certo (1) Roma, (2) Corinthians, (3) Flamengo, (4) Atlético Paranaense e (5) nem no futebol amador dos Estados Unidos.
      Todos os Flamenguistas serão eternamente gratos ao que ele fez em 2009. Mas acabou. Parou ali. Assunto encerrado. Precisamos de gente que venha para agregar, somar, ser incisivo.
      No futebol do Brasil, podemos esquecer qualquer nome, como por exemplo, JÔ, Henrique Dourado, Fred, etc. Todos estão empregados e seus clubes não os liberarão, senão por quantias vultosas. Aí amigo, melhor buscar fora. Calleri é um bom nome, se for possível.
      Só sei que pior que o Tuta Peruano vai ser dificil, pois até o Vizeu, garoto ainda, consegue ser melhor que ele. E temos o Lincoln que, ao que parece, tem tudo para arrebentar. Esses aí citados da base, são, sim, bons nomes para o tal plano B ou time B que você se refere.
      Seja qual for o nome que citemos aqui, sempre haverá concordância e discordância. Nomes que seriam unanimidades estão todos na Europa e em times que disputam a Premier League, ou seja, impossível de serem contratados pelo nosso padrão atual de mercado.
      Temos que ser realistas. O Flamengo ainda não é toda essa portência financeira que gostaríamos que fosse. Aliás, sobre isso, o Ricaperrone postou um tema muito interessante de se observar. Alí ele destaca o quanto o papel do torcedor ainda é limitado no que faz para ajudar seu clube de coração, e nós, olhe lá, estamos entre os últimos. É claro que a amostragem é em valores proporcionais, pois, em valores reais, estamos entre os primeiros devido ao tamanho de nossa torcida.

      Reply
      • Que fique claro que não acho o Tuta Peruano um jogador ruim, só que o seu custo benéficio é muito alto para um articulador, um pivô, como na maioria das vezes se mostra durante o jogo. Mas ele merece nosso respeito sim, só que não agradou a maioria dos torcedores do Flamengo.

        Reply
  6. Chega desse mala #foratuta, Flamengo precisa de um matador e não de um campeão de cartões amarelos e suspensões, sem contar que ele ficará fora um bom tempo caso seja absolvido e consiga embarcar para a Rússia, ou Ainda, creio eu, que entrará em profunda depressão se não puder jogar a copa trazendo assim mais problemas pra gente.
    Vá com Deus Guerrero, ligue pro Zé Ricardo e peça uma vaga por lá…
    SRN

    Reply
  7. Sinto muito pelo Guerrero e acredito em sua palavra. O mundo quer “acerto de contas” e infelizmente quem ficar na reta será massacrado. Duvido muito que um sujeito com histórico dele, procurasse artificios proibidos para ter vantagem em campo. Mas agora é conseguir alguem em condições de entrar em seu lugar e corresponder. Não gostaria de jogador estrangeiro e nem que jogasse fora do país, a não ser que sejam craques consagrados e isso não acredito que venha ocorrer. Acredito piamente no titulo.

    Reply
  8. Sinto muito pela pessoa do Guerrero. Tomara que a pena seja revista e ele jogue a tão sonhada Copa do Mundo. Mas, no Flamengo? Já vai tarde. O custo/benefício foi péssimo para o clube. Dêem uma chance ao Imperador, a idéia de time B dada pelo FlaD+ é ótima. E, pra finalizar, como sonhar não custa nada, e se custar o Flamengo tem dinheiro pra pagar: Mascherano chegou ao final de seu ciclo no Barça, com 33 anos poderia liderar esse Fla de 2018. Raça não ia faltar e garanto que não íamos mais jogar de amarelo!

    Reply
    • Respeitando opiniões contrárias e sendo bem franco, não vi o Tardelli jogar o que dizem.Acompanhei a carreira dele no São Paulo, no Flamengo e no Atlético. No Atlético vi ele melhor do que no Flamengo e no São Paulo, mas nada que me chamasse a atenção. Em 2009 fez o mesmo numero de gols do Adriano no brasileiro pelo Flamengo, tendo Adriano ficado muitos jogos fora. Além disso, Tardelli não é o centro avante que o Flamengo precisa, ele é um atacante que não joga na área, sai muito. É um bom jogador, apenas, é minha opinião.

      Reply
  9. Amigos do blog…
    E aquele atacante sírio, que um dos companheiros sugeriu a pouco tempo e deixou muitos de nós impressionados com seu aproveitamento, assim como seu provável custo benefício (sinceramente, não lembro o nome do companheiro e nem do jogador).
    Alguém lembra?
    Pois acho que com essa suspensão do Guerrero, seria uma bela aposta, paralelo a contratação de mais um atacante de área, de maior porte.
    Quarta feira seremos campeões!!
    SRN

    Reply
  10. Caro Kleber e amigos.
    Alguém comentou, há algum tempo, aqui no blog e postou um vídeo de um atacante da seleção síria, jovem, recordista de gols, pretendido por alguns grandes clubes europeus e com custo x benefício excelente.
    Se alguém lembrar, ou se quem postou puder colocar de novo.

    Reply
  11. Quanto ao Guerrero, lamento pelo aspecto humano. Claro que o Flamengo tem que olhar seus interesses, porém, a situação é delicada. Uma rescisão de contrato agravaria sobremaneira o aspecto psicológico do jogador. Se quase todos julgam inocência dele, não é o caso de romper e mandar o sujeito embora. É preciso equilíbrio e bom senso, além de caráter humano.

    Reply
  12. Caro presidente Kleber Leite,
    Raramente lhe pelo alguma coisa, se é que já pedi alguma vez.
    Mas, se possível, e claro, depois da ressaca do título da Sulamericana que tanto acreditamos vir a acontecer, gostaria que fizesse, diante de sua longa experiência e sapiência futebolística, nos brindasse com um post dando sua opinião sobre o que foi bom e o que não foi bom em 2017 para o Departamento de Futebol do Flamengo. Você por alí já passou, e com extrema competência soube dirigir com maestria aquele que é o principal departamento do Clube de Regatas Flamengo. Então, por favor, se possível, gostaria que abordasse esse tema, ok.

    Reply
  13. Prezados,
    O meu 9 seria o argentino Nicolás Blandi, do San Lorenzo. Campeão da Libertadores em 2014, considerado o melhor jogador do Campeonato Argentino de 2016. 27 anos e nesta temporada já fez 8 gols em 14 jogos.

    Reply
    • Diego, eu acho que o Blandi atua pelos lados. Mas é preferível que o Tardelli. Porém, tem um problema pra solucionar que foi a crítica que ele fez ao Rever. Eu sugiro também Marco Ruben e Calleri.

      Aproveitando a deixa e, em segunda prioridade, um jogador pra disputar posição com Arão; um meia atacante nato e um zagueiro. No sub 20 temos os laterais Klebinho e Maldini.

      Reply
  14. Não acredito que Guerrero seja inocente, mas difícil condena lo sem conhecer os fatos reais a fundo. A questão que a prova e contra prova acusaram. Sou favorável a esporte limpo, sem drogas, anabolizantes ou hormônios. O que me surpreende nisso tudo é como um jogador rodado como Ele foi cair nessa? Será que seus advogados são competentes?
    O fato que o ciclo dele no Flamengo acabou. Mancha a reputação do clube. Ele já vinha fazendo jogos irregulares e, a meu pensar , não vale o salário que ganha. Creio que fazendo uma boa peneira no mercado poderemos encontrar algo bom.
    Quanto aos argentinos que virão, espero que recebam o mesmo tratamento que tivemos la…Sobre o assunto, queria ressaltar que não vi, da nossa omissa diretoria, nenhuma política de incentivo para levar torcedores no primeiro jogo…coisas de clube sem comando !
    Em relação a espaços vazios no Maracanã, isso é mais um reflexo negativo de se entregar a administração a quem não entende nada de futebol…Isso também deve ir para conta do quadrilheiro do S.Cabral !
    Espero que o RUimEDA esteja colocando os jogadores para treinar pênaltis…também aprecio a ideia de fazer o ultimo treino na Gávea, alguém precisa dar pressão nos jogadores, já que os passivos dirigentes não fazem , deixa para torcida então…
    Fora R.Caetano !!

    Reply
  15. Guerreiro no Flamengo foi somente fama!
    Gosto muito do Calleri e de Willian José, mas se vier um jogador experiente pra posição pode ser muito bom também.
    Pro jogo da final tem que colocar nas laterais Rodiney e Renê para ficarem marcando e soltar nos lados do campo Éverton e Vinícius Júnior, no meio joga Diego ou Éverton Ribeiro.

    Reply
  16. Contratar jogador campeão recentemente é igual comprar ovos pagando preço de picanha.

    Título inflaciona muito o CUSTO de um jogador e muitos não valem o que é pedido. Particularmente eu penso ser um erro contratar jogadores que foram campeoes recentemente. Vide Guerrero que chegou ao FLA com um valor inflaciondo simplesmente por ter feito 1 gol na final do mundal.
    É igual mulher feia estourada na mídia, a Playboy paga uma fortuna pra uma famosa feia posar nua.

    Reply
  17. DECISÃO.
    A boa notícia é o retorno do Everton22, mas a má notícia é que o Paquetá perderá a vaga enquanto o E.Ribeiro se arrasta em campo… Acho injusto demais!

    Reply
  18. “O medíocre Rueda”

    Opções para a ponta esquerda no jogo de 4a:
    1o. Éverton, o arame liso, voltando de 30 dias fora do time
    2o. Paquetá
    3o. VJ, isso se ele não inverter o moleque para a direita

    Assim não dá!

    Reply

Comente.