Como classificar a não atitude de Neymar?

Estava vendo o jogo do PSG, que com três minutos já fazia 1 a 0, num golaço de Di Maria, e percebi que o que locutor mais dava ênfase era na possibilidade de Cavani igualar o recorde de Ibrahimović como o maior artilheiro da história do clube francês.

Cavani, para alegria geral, fez o gol e, a partir daí um enorme frison tomou conta de todos no Parque dos Príncipes, pois quem lá estava poderia fazer parte da história, afinal, se Cavani fizesse mais um, este gol representaria um momento único, pois estaria quebrado um recorde histórico.

O PSG estava jogando muito e, longe, Neymar era o melhor em campo. O jogo estava 7 a 0 e, no finalzinho do jogo, pênalti em Cavani. Na hora, imaginei que não haveria discussão para a cobrança, já que todos que ali estavam queriam fazer parte de um momento mágico, inclusive Neymar.

Quando o nosso craque pegou a bola, jurava que ele, de forma solene, fosse entregar para Cavani e, por tabela, participar diretamente daquela comoção coletiva, abrindo mão de bater o pênalti e, com humildade, colaborando com o desejo de todos.

Qual não foi a minha decepção, quando Neymar pegou a bola, ignorando o fato mais importante do jogo, e a vontade de todos, colocou a bola na marca do pênalti e fez o oitavo gol do PSG, o quarto dele.

Quando o juiz apitou o final da partida, algo incomum ocorreu. Quase todos no estádio vaiando o melhor jogador em campo, autor de quatro gols e dois passes decisivos, na vitória do seu time pelo placar de 8 a 0.

Como admiro o futebol de Neymar, fiquei triste e sem entender o comportamento egoísta e insensível do nosso craque. Ali uma coisa ficou clara. Para o torcedor, ou seja, para o ser humano, a alma está acima da genialidade e da idolatria. Infelizmente, acho que este episódio vai marcar a vida de Neymar. Tomara que eu esteja errado…

 

1 Comentário

  1. A impressão que o Neymar deixa sempre é que o ego é maior do que ele e que não consegue controla-lo. Trata-se de um excepcional jogador, mas um cidadão de um contraste muito grande. Jamais chegará a um Messi. Dá a impressão de ser mimado desde criança.

    Reply
  2. Caro Kleber e amigos!
    O Neymar poderia ter sido humilde, mas, ainda muito novo e bilionário, talvez essa palavra não mais se encontre no seu caminho.
    Poderia ter se usado a lógica, porém, cada um com seus gestos de grandezas ou de fraquezas. Ele optou pelo que tem mais afinidade com sua áurea. Vida que segue e isso pouco importará para ele. Infelizmente para todos nós que admiramos o jogador. O homem é sempre outra coisa…
    SRN

    Reply
  3. O tempo está passando e o nosso craque maior em tempos de redes sociais ainda não consegue se solidificar como maior jogador do mundo, embora tenha qualidades técnicas incontestáveis. Chegará à Copa do Mundo em junho, como observou recentemente Casagrande em programa do qual Tite participava, como o mais antipático jogador entre os três melhores do mundo. E não vem fazendo nada pra melhorar como pessoa enquanto passeia naquele jardim de infância que é o Campeonato Francês. Mas, para quem tem a Mídia que ele tem, isso deve ser apenas um detalhe.

    Reply
  4. Kleber, quem poderia dar opinião abalizads à respeito do
    Neymar é o Dorival Jr. Penso que o Renê Simões também poderia falar
    alguma coisa sobre a maneira como se comporta esse mala.

    Reply
  5. É tanta sensibilidade…
    O recordes são produto das responsabilidades bem cumpridas!
    O Cavani as cumpriu muito bem e por isso é recordista!
    Agora vamos ficar tristes e decepcionados com um ilustre brasileiro que cumpre com suas novas responsabilidades!
    Ficar pensando em recordes até pode atrapalhar a conquista los.
    Melhor pensar em cumprir com afinco nossas obrigações pra depois vir o que fizemos.

    Reply
  6. Irônico! Por aqui um certo francês foi vaiado e criticou a torcida brasileira a chamando de mal educada. Isso porque nas Olimpíadas o vaiado era o adversário esportivo e não o da casa!
    Agora o fato repercutido é o egoísmo do Neymar e não a ingratidão e educação da torcida!

    Reply
    • Prezado,
      Acompanho seu comentário.

      Interessante é que a publicação do Kleber (que relata um fato, uma possível falta de sensibilidade do momento) foi seguida por uma porrada de discurso de ódio contra o Neymar, lembraram até do episódio do Dorival Júnior – ocorrido há mil anos atrás, falaram que o jogador é individualista (ignorando o fato que o Neymar é o jogador que mais deu assistências e participou de gols de companheiros)… O veneno chega a escorrer pelo lado da boca. Kkkk

      Se eu fosse o Neymar, não só bateria o pênalti como também faria sinal de silêncio para esses franceses malas. Falando em Ibra, o mesmo também era vaiado direto…

      A torcida do PSG é mais mala que a do Flamengo, típico comportamento mal educado do povo francês.

      Reply
      • Diego,

        Não é justo julgar a ação do Neymar isoladamente no jogo de ontem!

        A história é bem mais comprida com precedentes de guerra de projeção entre Neymar e Cavani, o que proporcionalmente falando, é ridículo!

        A culpa esta principalmente no banana do técnico do PSG que não soube mensurar a dimensão do problema desde o início, ou não quis faze-lo. O problema segue com a direção do clube e seus investidores, seu proprietários.

        Contrataram uma Ferrari mas não querem dar a ela status de Ferrari.

        Reply
        • Nino,
          A torcida do PSG deveria agradecer ao Neymar por aceitar jogar em um time sem qualquer história, que só apareceu por ser bancado por um milionário excêntrico que gosta de brincar de futebol.

          Em verdade, até hoje acho equivocada a escolha do Neymar pelo PSG e o fraquíssimo campeonato francês… Tomara que ele realmente vá para o Real Madrid, lá seria tratado como a estrela que é!

          O que faria Romário no lugar do Neymar!?!? O que já fez dentro de São Januário, mandar o dedo do meio para a arquibancada vascaína “Fiz e farei novamente enquanto não me respeitarem”… O baixinho era f…!!!

          Reply
      • Discurso de ódio? Acho que o amigo confundiu tudo que leu. Eu não acho que por da mesma nacionalidade, tenho de fechar meus olhos para à realidade.Falar de falta ou não de educação de um povo, de uma nação parece-me equivocada quando distante de nossa realidade. As vezes que estive na França, foram cinco, não me pareceu serem os franceses tão mal educados assim. Aliás, em termos de educação hoje em dia, não somos nós brasileiros capacitados a julgar ninguem, bastando para tanto entrar em redes sociais para vermos bem a forma como agimos.

        Reply
      • Caro Diego, respeito sua opinião. Os episódios do Dorival e do Renê Simões foram lá longe e ainda tinham a desculpa da imaturidade do menino. Hoje já não dá mais pra usar essa desculpa e ele não tem nada a ganhar com essas atitudes, além dos milhões de Euros. Se ele busca protagonismo mundial, nao basta jogar o fino da bola contra os inocentes times franceses, tem que conquistar também o respeito da comunidade da bola e isso ele tem que ser orientado urgentemente a fazer.

        Reply
  7. Evidente que Neymar teve um comportamento egoísta e insensível, e não é a primeira vez ! Também Faltou autoridade ao treinador para falar com Neymar, para não bater…
    Neymar parece ser o tipo de jogador que naõ joga pro time e pra torcida, apenas para si mesmo…
    Acredito que ele tenha uma participação maior de lucro ou premiação por gols que faz, talvez por isso esteja mais “fominha” que antes …
    Mas ele fez 4 gols e não é justo a vaia que recebeu, e além disso, o Cavani precisar de um pênalti pra fazer mais gols naquela mulambada? É demais ! Os times menores na França são do padrão do nosso estadual…
    Pelo jeito ha um racha no milionário elenco do PSG. Poderíamos mandar o R.Caetano para França , quem sabe ele, com toda sua competência, não consiga unir o grupo…

    Reply
    • Esses franceses são uns idiotas!

      Eles deviam estar mais preocupados com a Champions, e o papel que o Neymar teria jogando pelo PSG!

      Mas não, estão dando mídia ao Cavani, ao que o Cavani significa, quantos gols fez etc..

      A guerra é uma guerra de projeção, onde ao que parece Cavani é literalmente o dono do clube.

      Os 1bi do Árabes estão sendo mal gerenciados, só isso!

      Reply
  8. A vontade que eu tenho aqui é proferir um tremendo palavrão para falar sobre o Neymar, mas o nível do blog (ainda bem) me inibe disso.

    Ele foi de uma falta de sensibilidade tremenda. Ele nem precisaria ter feito anteriormente os três gols. Mesmo ele zerado e o Cavani, diante de sua torcida, tivesse a chance de atingir a marca, o que ele deveria fazer era entregar a bola a ele.

    Mas hoje em dia, tem jogador atualmente que acha que o futebol é um esporte individual. E o objetivo é ser o “melhor do mundo” e acaba deixando seus companheiros em segundo plano.

    Pena de quem tem esse tipo de pessoa como ídolo. Ainda bem que o meu é um certo Arthur…

    Reply
  9. Kleber, eu consegui aprender com uma frase de quem eu considero o maior idiota de todos da tv brasileira.

    Galvão Bueno certa vez disse:

    “95% por centos das situações da vida, são resolvidas com bom senso”.

    Faltou humildade,parceria, companheirismo e BOM SENSO!

    Reply
  10. NOTÍCIA DE ONTEM (globo esporte.com )

    “Em reunião realizada na última terça-feira, a diretoria do Flamengo acertou extensão de prazo de opção de compra do terreno na Avenida Brasil. São mais 90 dias (três meses) para aprofundar análises e estudos – principalmente da nova rodovia Ecoponte, que se não mudar o trajeto pode inviabilizar o projeto – antes do clube decidir pela aquisição da área de 160 mil metros quadrados na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.”

    Porém o que me chamou a atenção foi o valor do terreno.

    “O terreno da Avenida Brasil foi colocado a leilão no dia 31 de maio deste ano, com preço avaliado em R$ 157 milhões. Não houve interessados e sequer há previsão de outro leilão. O Flamengo sinaliza com o pagamento de cerca de R$ 50 milhões pela área do grupo GPC.”

    Se de fato o valor for esse mesmo, creio ser de ótima oportunidade a aquisição deste terreno. Continuo achando a localização péssima, mas por esse preço, sou obrigado a rever meus conceitos.

    Reply
      • Essa falada descida da ponte Rio Niterói (uma rodovia federal) justamente no terreno se deve ao fato de nunca ter havido interesse no terreno. A medida que houver projeto, existem mil e uma outras possibilidades de descida da Ponte!

        Inclusive eu entendo a Ponte querer descer na Linha Vermelha, porém não entendo a Ponte quer descer na Linha Vermelha e cruzar para Av. Brasil, uma vez que sempre existiu uma descida da Ponte diretamente na Av. Brasil.

        Reply
        • E principalmente pq a cerca de 1km a diante na Linha Vermelha já existe um viaduto ligando a Linha Vermelha a Av. Brasil a Ilha do Fundão com retornos mais que suficientes.

          Será que querem construir uma descida da Ponte para a Av. Brasil a cada 500 metros? É o que parece ser!

          Reply
  11. Querido Presidente, permita-me discordar…
    Neymar é um ser fantástico, de altíssima personalidade! Ele está super empenhado em ser o melhor do mundo e cá entre nós, o Cristiano Ronaldo não seria o melhor do mundo por tantas vezes se deixasse o Benzema cobrar os pênaltis ou as faltas perto da área. Temos que valorizar o que mais cobramos em nossos jogadores, a personalidade. Um Abs.

    Reply
  12. Tenho uns textos aqui que me parecem encaixar bem neste duelo entre Newmar e Cavani e acho que o gesto de Newmar passa muito no que esta dito por este escritor no livro eletronico chamado:
    Reflexões que Permanecem:Uma Compilação
    “Na prática, individualismo significa o fim do egoísmo. Com isso todos estariam de acordo, não fosse o fato de que muitos veem no individualismo exatamente a exaltação do egoísmo – o que, a meu ver, é um grave equívoco. Se entendermos egoísmo como necessidade ou gosto de se apropriar do que não é seu, veremos que ele se funda num tipo de elo que facilite esse tipo de abuso de outros. Ora, num mundo povoado por individualistas, os egoístas não terão essa oportunidade porque ninguém estará disposto a lhes conceder vantagens indevidas, e então cada um terá de encontrar em si os recursos para a autossuficiência.O jogo de interesses e de poder entre esses dois personagens [generoso e egoísta] é bem pesado. […] não há como não pensar na generosidade como uma arbitrariedade moral tão atroz quanto o egoísmo. Estabelece-se entre eles o que tenho chamado de “trama”, em que reina a maldade, explícita ou disfarçada. A felicidade sentimental não passa por aí.” FLÁVIO GIKOVATE

    Reply
  13. Estes franceses não são dignos do futebol do Neymar!

    Eles são loucos! Neymar é o melhor jogador do futebol mundial da atualidade, custou quase 1bi.

    Neymar precisa ser querido e prestigiado, tanto pele comissão técnica, tanto pela torcida, pela direção do clube bem como pelos seus companheiros de clube, tanto pela imprensa francesa, principalmente!

    Afinal quem é Cavani na fila do pão? Que fiquem com o uruguaio e venda o Neymar então!

    Se não estão satisfeitos, que vão lamber sabão!

    Reply
  14. Disputa de egos ! Egos milionários.

    Vimos apenas mais um capitulo dessa novela francesa, que por sinal parece ter uma cena de vaia como obrigatória.
    O Cavani, cavou essa situação no início. O Neymar não foi BONZINHO ? Não, não foi, mas ele não recebe essa micharia de salário para ser bonzinho. Um dia farão o balanço da passagem dele e dirão ELE FEZ X GOLS NO PSG.
    Sou a favor de em casos como esse que SOFRE o penalti o bata, predeterminadamente pela COMISSãO.
    Neymar é MUITO COBRADO, talvez isso também o pressione a ser mais marrento, afinal essa não é uma disputa para bonzinhos.
    Talvez a vaia tenha sido pelo fato do Cavani ter sofrido o penalti e não pela possibilidade de quebra do recorde.

    Reply
  15. Boa tarde, meu presidente!

    Sua afirmação soa, no minimo, inocente vindo de uma pessoa tão acostumada ao ambiente dos boleiros!! Vemos que o egoísmo começa já nas categorias de base quando cada qual tenta resolver coisas a sua maneira pouco se importando com o grupo; pensando, tão somente, no brilho pessoal. Imagine agora um campeonato visto por mais de 100 países e que pode elevar o atleta ao patamar de protagonismo no futebol mundial? Deem os dirigentes um premio de far play mais importante do que o que premia o talento e veremos solidariedade no lugar dos dribles, passes no lugar dos gols e etc.
    Costumo comentar em minhas resenhas com amigos que o Raonaldinho Gaúcho foi o melhor do mundo tendo a posse de bola, em média, por 1 min e 30 segundos por jogo e com uma gama infinitamente maior de craques… Reparem como os jogos hoje inexistem passes de primeira ou sem prévia condução de bola !!! Em suma presidente, nada mais é do que business… apenas business!!!!!

    Reply
  16. “Franceses não são espanhóis, ou até mesmo italianos, e nem mesmo alemães”,

    O episódio mostra claramente quem são os franceses, o que eles pensam de si mesmos e o que eles pensam do exterior.

    Eles estão certos que sua cultura interna é afinal o que conta mais. Talvez não seja por acaso que eles pertençam a 2a. linha técnica do futebol europeu, tendo ganho uma Copa do Mundo em a casa a duras penas (Que o diga a semi-contra a Croácia) e com aparições modestas na Champions, para não dizer vexatória, como no jogo de volta contra o Barcelona.

    Reply
    • Neymar é simplesmente fenomenal, um jogador impar no futebol mundial, simplesmente incomparável.

      Um meia atacante que recorre em 1o. opção ao drible de seu 1o. marcador, isso é simplesmente fenomenal.

      E o mais lindo é que Kylian Mbappé tbm gostou da ideia, tem habilidade e futebol para driblar.

      Parece uma promessa de sonho de futebol nascendo na nata da Europa ($), mas existem obstáculos.

      Reply
  17. O detalhe que passou despercebido foi a atitude do Cavani que aplaudiu o penalti e aparentemente tem compactuado com a superioridade técnica de Neymar. Respeito algunas vezes impomos ou nos impoem, o Neymar parece ter optador por impor.
    O Cavani é esperto suficientemente para perceber que o Neymar pode conduzi-lo não somente a quebra desse recorde cono também a TITULOS expressivos.
    Algunas vezes até para que lado/PLACA PUBLICITARIA é pré-determinado ao JOGADOR. Tudo espontaneamente ANALISADO e DETERMINADO.

    Reply
  18. Mudando um pouco de assunto : Fla contrata Anderson Varejão para reforçar o líder e multi campeão.
    Será que não daria para o RC ter algumas lições com o Marcelo Vido?

    Reply
  19. Meus parabéns Kleber leite até que fim um jornalista falou a verdade pq no Brasil todos proteger as atividades erradas de Neymar para mim essa atitude dele não é supresa desde que ele começou a jogar no profissional que ele tem essas atitudes e só relembrar o que ele fez com Dorival Júnior no tempo treinador do Santos jogando a maioria dos jogadores não gosta dele pq ele gosta de humilhar os jogadores aí a imprensa brasileira diz que futebol e tem que fazer aí eu pergunto Ronaldinho gaúcho ele fazia o quantas vezes você viu algum jogador quere briga com ele e os jogadores quererem bater nele Neymar é um excelente jogador agora falta muita inteligência para ele e que Tite não venha dizer que estamos errado como ele falou pra Casagrande no bem amigo.

    Reply

Comente.