Já vai tarde

(Foto: Staff Images/Flamengo)

Ou melhor, corrigindo a manchete, NÃO DEVERIA TER VINDO… Rueda, o colombiano louvado por Deus e o mundo – muito mais graças aos fatores sorte e marketing – comunicou à diretoria do Flamengo que vai largar o barco que nunca soube comandar, até porque não sabia nem o nome dos marinheiros e, vai se arrancar para o Chile, atrás de uns trocados mais polpudos do que os daqui e, talvez um pouco movido pela vaidade de dirigir uma seleção nacional em uma Copa do Mundo, embora seja este um projeto arriscado, na medida em que, Copa para a Seleção Chilena só em 2022 e, até lá, muita água vai rolar…

Tudo que começa errado, termina errado. Rueda foi coerente na sua irresponsabilidade. Errou na chegada, assumindo o comando do mais popular clube do Brasil, na fase aguda da temporada, com o time disputando quatro títulos.

Fosse ele um profissional razoavelmente responsável, jamais teria aceito o convite, pois é humanamente impossível alguma coisa dar certo nestas condições. Foi coerente, pois irresponsável foi na entrada e, também na saída, deixando o Flamengo com a broxa na mão e, comprometendo a programação para 2018.

No comando da equipe foi responsável por uma série de barbaridades que um treinador mediano brasileiro jamais cometeria pelo simples fato de conhecer os seus comandados. E, por favor, que ninguém critique a direção do Flamengo pelo fato de deixar que Rueda tomasse a iniciativa de pedir demissão. Só faltava, além de tudo, ele sair daqui levando mais um milhão em função de uma multa rescisória… Enfim, já vai tarde. Vida que segue…

O que se comenta é que o treinador será Paulo César Carpegiani que, a princípio, viria para ocupar o cargo de coordenador. De Carpegiani só tenho as melhores lembranças possíveis, como jogador e como treinador. Figura humana doce, com bom poder de aglutinar e, com uma baita bagagem. Tomara que dê certo, embora o preferisse como coordenador, com Cuca dirigindo o time. Apenas uma colocação de ordem pessoal. Puro achismo…

No elenco para 2018, até agora, o Flamengo foi o único a não contratar. Não vejo nisso nenhum grande problema. Certa vez, em um papo de vestiário, Cuca me disse algo que me deixou plenamente convencido: “Muito pior do que não contratar, é contratar errado”. E, no caso do Flamengo que, pelo fato de faturar mais acaba pagando o preço de ter que pagar mais e, com isso, inviabiliza transações futuras, pois os possíveis pretendentes não têm como pagar os salários que pagamos aos nossos jogadores. Além disto, temos um elenco numeroso e, embora muita gente discorde de mim, um bom elenco. A contratação, ante as circunstâncias, tem que ser cirúrgica. Mesmo que seja uma só. Alguém que venha para resolver e dar uma nova vida, uma nova esperança…

Muitas vezes, uma única contratação muda completamente o cenário. A minha torcida é no sentido de que os nossos dirigentes tenham tido a sensibilidade de acompanhar toda esta confusão envolvendo Gustavo Scarpa. Sinceramente, jogaria todas as fichas para contratar quem na minha opinião é um dos mais promissores jogadores em atividade no Brasil. Talento raro e, muito parecido com o Conca do passado, super atuante. Scarpa jogou os 38 jogos do Campeonato Brasileiro e, com todo respeito, em um time, com boa vontade, mediano.

Mudando de assunto. Vi o nosso último jogo da Copinha, o que empatamos com o time gaúcho em 1 a 1. Placar injusto. Jogamos infinitamente melhor e perdemos muitos gols. Aliás, uma dura bem dada vai cair do céu. Estes garotos, na ânsia de aparecer, visando contratos milionários, jogam para eles e não para o time. Neste jogo, o Flamengo só não ganhou pelo egoísmo de seus atacantes, com cada um querendo marcar o seu golzinho de qualquer maneira, mesmo tendo um companheiro melhor colocado e pronto para fazer o gol. Tomara que quem comanda o time tenha notado este deslize e dê uma sacudidela geral. Embora não seja justo e, quase impossível se avaliar por um jogo, gostei do volante – capitão do time – e do zagueiro de área pela esquerda. Os dois levam muito jeito. O centroavante, ligeirinho, começou bem, depois sumiu. Nesta terça, se não estou equivocado, às sete da noite, com um empate garantimos a classificação. Estarei de olho. Boa sorte para a garota.

Pensamento do dia: A vida sem Rueda será bem melhor…

1 Comentário

  1. Rueda já foi…. Agora o sofrimento com treinadores nunca acaba…. Acho uma vergonha trazer o Carpegiane, um desastre. O que elee ganhou nos últimos 10 anos?
    Se quiserem ganhar alguma coisa, melhor tentar com o Cuca ou Felipão. Eu disse tentar, pois certeza nunca teremos, mas quanto ao fracasso é certo, se esse é o objetivo, contratem o ultrapassado Carpegiane mesmo.

    Reply
    • Caro Fellipe, o Cuca ficou muito tempo sem ganhar nada. Hoje é disputado a peso de ouro. Não acho ter ganho muitos títulos seja o que define melhor um treinador. Se essa máxima fosse verdadeira, Luxemburgo seria unanimidade sempre.

      Precisamos de alguém com o estilo do Carpegiane nesse momento. Mas também não duvido que ele fique só temporariamente até arrumarem um treinador. Agora, vai que a ele ajeite essa equipe e comece a colher bons frutos. Tenho certeza que pior que o Rueda, amigo, náo tem no Brasil.

      Reply
      • e seguimos presos a Dezembro de 81…. péssimo nome do Carpegiani, já saiu daqui há 18 anos depois de comandar o time por 4 meses…de lá pra cá ficou mais tempo sem atuar como técnico do que empregado. Que vergonha dessa direção do Flamengo, completamente perdidos.

        Reply
  2. Sim.Mas Rueda deve pagar ao FLA a multa rescisória.E a vida vai seguir.Acho que neste momento um bom nome seria Carpegiani,para substituição.Cuca talvez.
    ABS.

    Reply
  3. Kleber acho que irresponsável foi a diretoria do Flamengo,digo Rodrigo Caetano, dirigente de empresário que contratou o Rueda , e um mote de jogadores que não tem nada a ver com Flamengo..na minha opinião o maior reforço do Flamengo seria a saída do Rodrigo Caetano..
    Acompanhado os dois jogos do Flamengo na copinha e também gostei muito do volante Hugo Moura, marca bem e toca muito bem a bola..

    Reply
  4. Bom retorno KL.
    Apesar dos pesares vi uma maior cobrança de atitude de todo o elenco no período Rueda. Algo que faltou na era Zé Ricardo.
    No mais é torcer para a diretoria não voltar a inventar.

    Oleee, ole, ole, olá…..
    Cucaaaa, Cucaaaa…..

    Reply
  5. Voltamos, Grande Guru!!!!
    Fico com Abel Braga, pelo que fez no Flor, sem time, presidente, torcida… e pó de arroz..
    Elogiou tanto o elenco do Flamengo ano passado, que eu jurava que Rueda já estava na frigideira.
    Cuca é complicado com o dia a dia e, Carpegiani, após Flamengo 81 e Paraguai na Copa, não realizou mais nada.
    Portanto, ABEL NELES!!!!

    Reply
    • Meu nobre companheiro, conhecendo Abel, um cara extremamente correto, acabou de renovar o contrato, você acredita que ele realmente viria se convidado fosse? Os clubes do Rio tem uma marra de não quererem ceder atletas ou qualquer outro profissional para um rival. Uma grande bobagem diga-se de passagem.

      Reply
  6. Meu caro Presidente, volto um pouco mais no tempo. O erro inicial foi a falta de continuidade no projeto. Quando Muricy fou contratado, a opção foi clara. No Flamengo, o comandante tem que ter curriculum e iniciativa. Na sua ausência, esqueceram o projeto e por falta de iniciativa e omissão deixaram o tempo assumir o comando e fomos de interino sem curriculum. Deu no que deu e após vários fracassos resolveram mudar, aí, para pior. Colocaram um “gringo” sem vínculo com a cultura brasileira no período mais agudo da temporada. Erro sobre erro. Agora vamos começar o planejamento para 2018 atrasados e sem comandante. Poucas vezes assisti tanta incompetência na direção de futebol do Flamengo. O nosso maior ativo, a torcida, certamente está em plena atrofia diante de tanta passividade da Diretoria. Está difícil de aturar. Estamos iniciando a temporada sem laterais, sem centro avante, sem comandante e possivelmente confiando na ressureição do Éverton Ribeiro, Éderson e Diego, bem como na absolvição do Guerrero. Quem sabe…Feliz 2018 a todos!

    Reply
  7. Cato Kléber e amigos!
    Que bom o seu retorno.
    Começou o ano com um título magnífico. No mais, nada a declarar. Assinado até as vírgulas.
    SRN e esperança pelo Cuca

    Reply
  8. primeiramente a minha alegria de ter nosso presidente de volta. fico muito feliz que geralmente a minha opinião bate muito com a do kleber, nunca contrataria esse Rueda ,já foi tarde,que felicidade. uma dobradinha do Cuca com o Carpegiane seria o ideal. acho o Scarpa um belo jogador,nossos dirigente tem que ficar atentos, se for verdade Vagner Love cairia como uma luva.

    Reply
  9. Concordo Presidente, já vai tarde! Agora, gostaria de saber onde andam os componentes daquela torcida ensandecida das Redes (anti) Sociais que foram responsáveis pela contratação desse irresponsável? Ou será que foi o Staff dele que criou aquela “onda” na Web que desaguou nesse absurdo, como deve ter criado agora essa palhaçada de fechar com o Chile e nossos “dirigentes” não saberem de nada? Começamos mal 2018 como terminamos 2017.

    Reply
    • Se contrataram pela clark digital eu não sei, só sei que o nome Rueda atendia a vaidade administrativa tanto do RC quanto do EBM, acho incrível que tenham visto o futebol do clube por essa ótica.

      Reply
  10. Kleber, estávamos ansiosos com sua volta e seus textos. Ainda bem que voltou e com um texto excelente.
    O Rueda não acrescentou muito e atrapalhou o planejamento para 2018.
    Agora é juntar os cacos e recomeçar.
    Entendo que Abelão é a melhor opção.
    “Se” chegar Zeca, Pablo e um ATACANTE, o time ganha muito. Tem tbm o Walace que acrescentaria muito.
    ROBINHO tá dando sopa no mercado e tem experiência pra jogar uma libertadores.
    Vamos acreditar e torcer pra que em 2018 tenhamos time aguerrido e títulos!

    Reply
  11. Caro KL aproveitando o tempo de mudanças gostaria de enfatizar o provável time para nossa estréia no Carioca, no próximo dia 17/01:
    Gabriel Batista
    Kleber
    Thuler
    ….
    ….
    Jonas
    Ronaldo
    Jean Lucas
    ….
    ….
    Jajá

    Estaremos iniciando uma PENEIRA à partir do dia 09/01, para completarmos as vagas que faltam para o time titular e reserva.

    OBS: Também temos vaga de Técnico, Auxiliar Técnico e Preparador Físico.

    Interessados favor irem ao Ninho do Urubu.

    Mengão 2018, que faseeee…..

    Reply
  12. Kleber, na minha opinião, somente um nome daria certo, Abel Braga. Não vejo outro nome em condições de fazer alguma coisa com esse elenco.
    Outra coisa, como não criticar essa Diretoria de Futebol. Deveriam ter exigido uma definição do Rueda e não ficar esperando o cara se apresentar e dizer que não continuaria. Já deu para esses caras do futebol. São muito incompetentes.
    Sinceramente, sinto um ano de 2018 pior que o de 2017.
    Um grande abraço.

    Reply
  13. Carpegiani é o novo treinador do Flamengo. E agora?

    Sinceramente esse definitivamente não era o nome que eu esperava para que enfim, terminasse a novela com o Rueda.

    Reply
  14. O Cuca cria caso? Não serve! Felipe Melo cria caso? Não serve! Sei lá quem cria caso? Não serve!
    Agora vamos trazer um treinador do mesmo estilo do elenco, figura doce e sem capacidade de fazer, os maria mole dos jogadores, correrem e se doarem em campo….
    Esse é o estilo dessa diretoria, quanto mais vitorioso, mais longe deve ficar do time, quanto mais bundão, mais perto.
    Que venha 2019!!!!

    Reply
  15. O Rueda se assustou com a pressão que é o Flamengo. Preferiu a segurança de 4 anos da seleção chilena numa eliminatória que vai classificar 8 de 10 times.

    Agora vem o Carpegiani. Além dele, o Flamengo trouxe durante a semana um preparador de goleiros, um psicólogo, um auxiliar, ou seja, a diretoria não estava parada como muitos acham. Burrice seria demitir o Rueda tendo que pagar uma bolada (multa de R$ 1 milhão + FGTS) ao invés de esperar o Rueda pagar R$ 1 milhão ao clube.

    Kleber, o Flamengo se reapresenta só no dia 13, então pra que anunciar antecipadamente contratações? Na semana que vem haverá novidades pontuais, pois é o que o Flamengo precisa. Aliás, já chegaram Ronaldo e Jonas (dois bons volantes) e se tudo der certo vêm Zeca e Pablo. Tá bom!

    Nossos reforços são Vinícius Jr, Paquetá, Lincoln, Cesar, Ronaldo, Léo Duarte, Vizeu, ou seja, o aproveitamento da base desde o início. Além deles, o retorno do Guerrero já em fevereiro e as saídas de Márcio Araújo, Muralha, Vaz, Gabriel e outras peças que não poderão ser mais usadas já são grandes reforços.

    Seja bem-vindo de volta!

    Reply
    • Jonas não é e nunca será um bom volante. Essa garotada da base aí não segura a onda. O Guerrero mesmo que tenha sua pena reduzida novamente, o que é altamente improvável, já mostrou que não resolve.
      E sim, a diretoria está numa inércia sem fim…só isso explica contratar o mesmo treinador de 1981!! preguiça e falta de vontade de trabalhar.

      Reply
  16. Carpeggiani foi confirmado como novo treinador do Flamengo. Figura histórica do clube, campeão do mundo. Só espero que a diretoria e torcida “esqueçam” 1981.

    Já passou da hora de olharmos para frente. Todos aqueles jogadores são meus heróis, mas precisamos deixar essa conquista lá em 1981 e morar no futuro

    Não digo em ser novamente campeão do mundo, pois isso está cada vez mais difícil, visto a diferença entre a Europa e o restante dos países dos demais continentes. Mas estarmos sempre disputando títulos.

    Aqui no Brasil os clubes vivem de ciclos. Já foi o período do Flamengo. Como do Vasco, São Paulo, Palmeiras, por aí vai… Temos que conseguir implantar um pensamento de sempre estar disputando títulos.

    Espero que o que foi feito no ano passado seja mantido em 2018, onde estivemos em três finais. E que esse anos estejamos disputando taças ainda mais importantes do que no ano passado.

    Espero também que amanhã, na apresentação do Carpeggiani, não citei 1981. Nem diretoria e nem a imprensa. 1981 já passou, vamos olhar para frente.

    Feliz 2018 para todos nós. Abs e SRN

    Reply
  17. Sejamos bem claro: eu nunca fui favorável à saida do Ze Ricardo que sofreu uma perseguição enorme. O Rueda veio num periodo dificil, com torneios e campeonatos em andamento. Uma coisa foi muito bom em sua passagem: Paquetá não era aproveitado no time, chegou-se a falar na Radio Globo inclusive que ele estava insatisfeito e que pediria para sair; Rueda o colocou no time e lhe deu chance e ele terminou como o melhor jogador na reta final; Rueda trouxe de volta o zagueiro Juan que estava encostado no time, hoje titular absoluto; Rueda colocou no time e deu apoio ao Cuellar que firmou-se como dos principais jogadores da equipe. Com Rueda, foi mal o Trauco que vinha bem e sob seu comando não jogou nada. Ele foi prejudicado com a contusão do atacante de arrancada que o clube trouxe, o Berrio. Então, sinceramente, acho que foi positivo sua participação. Quanto ao Carpegiane, foi um grande meio campista, lider de uma equipe espetacular, tanto no Flamengo quanto no Internacional, tecnico campeão mundial e do brasileiro de 1982, capacitado. O que pode ser problema, é que Carpegiane é exigente e hoje em dia, não é bem visto pelos jogadores que acham que sabem muito e que jogam muito. Acho que com ele, Diego vai ser de novo o grande meio campista que com Rueda não foi.

    Reply
  18. KLEBER uma vergonha este técnico não acrescentou nada ao time, estes treinadores que vem endeusados para cá sem merecimento e por imposição de torcedores e da mídia acabam demonstrando que não são melhores do que os nossos.
    CARPEGIANI é o novo técnico tenho esperança que de certo se tivermos paciência e a diretoria respalda-lo.

    Reply
  19. Seja bem vindo de volta, caro Kleber Leite.
    Concordo plenamente, RUimEDA já vai tarde e não deveria ter vindo e sugiro que leve junto para o Chile, o R.Caetano e sua quadrilha! Quem sabe o “executivo” consiga vaga na seleção chilena para Marcos González, Fierro e Maldonado…
    RUimEDA talvez realizando um planejamento de pré temporada e com trabalho a longo prazo desse certo , mas no Flamengo a cobrança sempre é imediata.
    O problema que o Carpegiane chega sem fazer planejamento e há muito tempo não faz um grande trabalho, seria um nome perfeito para ter assumido na saída de Z.Ricardo e agora assumir um cargo de coordenador. Preferiria o Cuca ou Abel , pois depois de Tite , são os melhores…mas desejo sorte ao campeão mundial…
    Pior que não contratar ninguém, é manter no elenco R.Vazco, Gabriel, Pará, Trauco, Muralha…
    Quanto ao time da Copinha, me pareceu bem fraco tecnicamente e vaidoso , há exceção do Goleiro e do volante Hugo Moura, o resto …é resto mesmo ! Parece que a incompetência do profissional esta contaminando a base!
    R.Caetano no Chile também….

    Reply
  20. Klebão queridão!

    Entre “Nem deveria ter vindo” e “Já vai tarde” , fico com a segunda opção “Já vai tarde”.

    Agora, será que o Carpegianni será aquele que tem um olho em terra de cego?

    Irmãos, oremos…Aaaamém!

    Reply
    • Fico com o “Nem deveria ter vindo” . Se tivéssemos sendo treinado por um auxilar na saída do Zé ruela, talvez seriamos campeões pelo menos da CP.

      Reply
  21. Prezados,
    Com todo respeito aos amigos saudosistas e a figura elegante do Carpegiani, mas não tem como acreditar em um treinador que nos últimos 35 anos nada ganhou, nem menos chegou perto de alguma conquista…

    EBM nos surpreende cada vez mais, eu achava que não tinha como piorar. Kkkk

    Reply
    • Diego, me desculpe, mas então, pelo seu raciocínio, jamais deveríamos ter tido o Carpegiani como treinador em 81, nem o Carlinhos em 87, 92 e 99, nem o Andrade em 2009 e nem o Jayme de Almeida em 2013, é isso mesmo?

      E mais uma pergunta para você e mesmo para tantos outros que falam por aqui: vocês realmente acham que, então, o CUCA é um cara com perfil vencedor para ser o treinador do Flamengo? Aquele Cuca do chororô? Da derrota pro Raja Casablanca? O que venceu o Brasileiro de 2016, mas depois abandonou o time e, na volta, foi aquele fiasco ano passado? Ora, há situações e situações. Nada garante que nem o Guardiola poderia ser nosso treinador e já chegar ganhando tudo. Até porque, como bem sabemos, o Guardiola só ganhou a Champions com aquele Barcelona estelar, praticamente perfeito e é só assim que faz bons campeonatos. Queria vê-lo fazer o que o Simeone faz com uma equipe mais limitada como o Atlético de Madrid…

      Sobre isso, não estou aqui defendendo nem o Zé Ricardo, nem o Rueda, nem ninguém especificamente. Estou aqui trabalhando com um fato: o treinador do Flamengo é o PC Carpegiani. Ponto final. Que comece o seu trabalho (a meu ver, já começou desde que foi sondado para o Departamento de Futebol) e que venha para fazer o melhor. Fez um bom trabalho com um limitado Bahia em 2017 e poderia ter ido mais longe se tivesse assumido antes. Ou você já viu o Bahia com tantos jogadores valorizados no elenco ao fim de um Campeonato?

      Mais um dado: foi o Carpegiani quem lançou o Adriano Imperador em 2000. Quem sabe isso não ajudaria numa possível volta dele, que é o que muitos querem? Eu inclusive. Acho que o Adriano, nas atuais condições do clube e do plantel que já temos, com meia perna, jogaria mais todos os nossos atacantes somados. E eu penso se ele formasse a dupla de ataque com o Vagner Love ou, na melhor realidade, com o Vinínius Jr. Vejo isso com bons olhos. Mas voltemos ao que temos. O elenco do Flamengo não é ruim e o fato de não ter mudado muito do ano passado pra esse não quer dizer que vai ter o mesmo desempenho. Há jogadores que farão a primeira pré-temporada no clube (Diego Alves, Rhodolpho, Geuvânio e Éverton Ribeiro), há os jovens que chegam pedindo espaço (Paquetá, Vizeu, Vinícius Jr, Léo Duarte, Klebinho, Ronaldo).

      Isso sem falar que muitos esquecem de uma coisa chamada FASE. Quem joga qualquer pelada que seja, sabe que não é todo dia que o craque da pelada joga bem e que o meia-boca tem seu dia de artilheiro ou de goleiro, o que quer que seja. Isso também acontece num elenco como o Flamengo, basta ver os simples casos do Juan, que voltou quase sob vaias da torcida porque estava “velho” e tal. Pois bem: um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro, pra variar. Idem o Cuellar, que seria emprestado, investimento inútil, e virou incontestável como volante. E outros que chegaram bem e caíram no conceito geral, como o Guerrero, Diego, Pará, Arão… há momentos e momentos. O fato do Romulo não ter jogado bem em 2017 não quer dizer que ele seja ruim e não preste para 2018 ou para outro clube. Mais um exemplo: o Rafael Vaz. Do banco do vasco em 2016 para titular de uma zaga que foi muito bem em 2016, com potencial para termos sido campeões. Lembra quando ele acertava os lançamentos de longe, como o passe pro gol do Arão contra o Figueirense em SP em 2016? Ou no gol de empate contra o Vitória esse ano no jogo da classificação? Pois é. Não acho ele bom e nem seria titular no meu time, mas ele jogou bem alguns jogos. Falha mais do que joga bem, mas meu ponto é mostrar a questão da fase, seja ela ruim ou boa. E a fase de alguns que estão em baixa pode melhorar.

      Novamente sobre o Carpegiani, prefiro ele do que a maioria dos profissionais disponíveis atualmente no mercado. Já pensou se nego resolve dar outra chance pro Luxa? Ou pro Papai Joel? Celso Roth? Ou vai saber quem mais está livre no mercado? Lisca doido? Enfim…

      Eu acho o seguinte: por hora, este é o nosso elenco e, agora, o Carpegiani é o treinador. Não vou jogar pedras antecipadamente. Se der errado, aí é outra coisa. Mas vou sempre torcer para dar certo!

      SRNs!

      Reply
      • Caro Marcus!
        Razão absoluta no seu raciocínio. Vamos apoiar e quem sabe na o teremos um ano de Glória. Nós invertemos os anos com o Carpergiane. Ele foi tudo em 81 e agora em 18 pode ser tudo novamente.
        SRN

        Reply
      • Marcus,
        Estamos falando de um treinador com 35 (TRINTA E CINCO ANOS DE CARREIRA), não é nenhum novato.

        Pior de tudo é que o próprio Carpegiani já havia abraçado a ideia de abandonar a função de treinador, virando Coordenador Técnico (o que eu achava interessante). Tudo é tão estranho que ele mesmo já se demitiu na entrevista, dizendo que “participará da escolha do próximo treinador”… Com o devido respeito, não me convence!!!

        Adriano já era. Francamente, se o Imperador realmente quisesse voltar já teria contratado profissionais e estaria treinando desde o ano passado para fazer sua preparação prévia, mas o que vemos é um cara sem qualquer motivação e infelizmente afundado em seus dilemas psicológicos (atrasou até no jogo festivo!!!). É um ex-jogador, com 36 anos, lesionado e parado há cinco. Acho louvável o acolhimento no Ninho, mas esperar como jogador é ilusão.

        Acho o elenco bom, faltam laterais e um goleador.

        Reply
    • sempre tem….se bobear vão pintar aí com o Império do Amor de novo!! esse EBM e seus blue caps são muuuuuuuuuito fracos. Ainda bem que é o último ano deles.

      Reply
  22. Que a gestão do futebol do Flamengo é uma catástrofe, todos sabemos e sentimos há muito tempo. São lambanças em cima de lambanças, com Rodrigo Caetano e cia protegidos pela incapacidade de um presidente em assuntos do futebol.
    Quanto ao Caprgiani, nada contra. É um profundo conhecedor de futebol e fez trabalhos magnificos, como levar a pífia selecão paraguaia à uma copa e quase eliminar a campeã, França.
    Jogou e treinou o Flamengo. Conhece a casa e sabe trabalhar com a base.
    Vamos torcer que dê certo.

    Reply
  23. Seja bem vindo Carpegiani !!!
    Prefiro o Flamengo assim, com pouca expectativa, foram assim que as coisas boas (títulos) sempre aconteceram no Flamengo, as nossas maiores conquistas não foram com técnicos medalhões. E o Carpegiani conhece o clube , sua atmosfera e a torcida, a pressão etc, é disso que precisamos, quem conheça o clube e não um forasteiro qualquer. Portanto, veremos agora apenas oque virá de contratações e bola pra frente.
    SRN

    Reply
    • Estou contigo. Agora não tem muito o que inventar. Ou traz um medalhão que vai ferrar mais ainda com o “planejamento 2018” ou ficamos com o Carpegiani que já é cria da casa. Acho que ele vai vir com vontade de fazer um bom trabalho e criaria menos turbulência na bagunça atual.
      Não é o nome que eu queria… quem dera tivessem o esclarecimento de por ele como coordenador na época do Zé Ricardo, seria o casamento perfeito.
      Quanto a títulos conquistados pelo Carpegiani não dá pra falar muita coisa…. o Cuca que cobra milhões hoje até outro dia estava implorando por qualquer estadual!!!
      Frase do dia: “Prefiro o Flamengo assim, com pouca expectativa, foram assim que as coisas boas (títulos) sempre aconteceram no Flamengo”… Excelente Allex.

      Reply
  24. Diretoria de BANANAS, até quando teremos que aturar a incompetência do Sr. Rodrigo Caetano ???

    FORA RODRIGO CAETANO !!!
    FORA RODRIGO CAETANO !!!
    FORA RODRIGO CAETANO !!!
    FORA RODRIGO CAETANO !!!
    FORA RODRIGO CAETANO !!!

    Feliz 2018 para todos!!!
    SRN

    Reply
  25. Caro Kleber, um 2018 feliz pra todos nós, muito bom esse espaço aqui revigorado depois de merecidas férias!!!
    Como disse o amigo Allex, a única coisa boa até aqui é a expectativa menor com a chegada de um bom nome e não uma estrela , caso por exemplo o Cuca viesse. Do resto fica minha esperança, mesmo depois de 5 anos pífios,ridículos protagonizados pela pior direção da história do nosso centenário Flamengo !!!

    Reply
  26. “A sabedoria do Jà Vai Tarde ou Nunca Deveria Ter Vindo”

    Como comentado pelo nosso guru KL, Reinaldo Rueda é no máximo um técnico mediano.

    Como marketing pessoal não entra em campo, ele teve ter sentido que a tarefa de comandar o rubro-negro era bem mais complexa do que ele imaginou em sua vinda.

    Isto posto afinal temos que ser gratos ao gringo, pois se a nossa diretoria tem dificuldades em aprender com os erros, nos caríssimo ex-técnico parece que se apercebeu rapidinho da enrascada onde havia se metido.

    Somos gratos ao Rueda pela sua tardia, porém sensata sabedoria de deixar o comando do clube, e optar por um futuro bem mais tranquilo e compatível com suas características profissionais, visto que aqui ele era visto apenas com um gringo retranqueiro, supervalorizado e um peixe fora d’água. No Chile ele é reconhecido com o Rueda o grande técnico da América do Sul.

    Reply
  27. “Carpegiani”

    Um bom fellling administrativo? Ou uma aposta sem base técnica?

    Não tenho base para opinar, mas sem dúvida me parece a opção C.

    Como já disse nosso guru Kleber Leite sobre a vinda do Rueda:

    “Tem tudo para dar errado, mas em futebol tudo é possível, então pode dar certo”.

    Reply
  28. Bom retorno , Kleber. Disse antes e repito agora: técnico estrangeiro não se cria no nosso futebol. Essa regra é tão verdadeira que se confirma, na minha opinião , pela exceção chamada Fleitas Solich. Rueda não deveria ter vindo , a pressao das midias sociais contribuíram e muito na sua equivocada contratação e já vai tarde. A demissão do Zé Ricardo , naquelas circunstâncias , foi um grande erro. O Carpegiani é um bom nome ,tomara que dê certo.Quanto ao time da copinha , caro Kleber, as minhas observações são iguais as suas. É muito individualismo e pouca preocupação coletiva. Espero que o treinador tenha condição de corrigir isso.fiquei com a impressão de que, parafraseando o titulo daquele filme ,todo mundo quer ser Vinícius Júnior.

    Reply
  29. Gostei do nome Carpegiani. No futebol sempre tem a caixinha de surpresa. Quem diria que RENATO GAUCHO saindo do futvolei fosse fazer esse trabalho maravilhoso no Grêmio. Existe essa tradição no Flamengo de ser campeão com treinadores que jogaram no time. Eu compartilho da opinião de KL que prefee cuca treinador e ele coordenando. Enfim, desejo muita sorte ao nosso novo treinador.

    SRN

    Reply
  30. Que bom que acabaram as férias, principalmente do nosso presidente.
    Pessoal estava sentindo falta do blog, pois só aqui conseguimos desabafar.
    Graças a Deus; Rueda aceitou a proposta chilena, pois sua passagem no Flamengo, foi horrível. Apesar de chegar em duas finais, a qualidade do futebol apresentado fico anos luz abaixo do time do Zé Ricardo.
    Carpegiane, todos se lembram de 81, mas muitos nao se lembram que ele voltou ao Flamengo em 2.000 no auge de sua carreira como técnico depois de treinar a França em 98 e o SP em 99 e foi muito mal. Em um time que tinha Petkovic, Gamarra, Beto, Juan, Athirson entre outros, inclusive perdeu a final da taça Guanabara daquele ano para o Vasco por 5×1. Sendo substituído por Carlinhos. O seu time era muito ofensivo, mas muito ruim defensivamente.
    O fato de ser amigo pessoal de Rodrigo Caetano pesou na escolha.
    Fato é: acho que nao dura 6 meses.
    Mas como um colega citou acima: Vamos torcer sim, para que de certo.
    Com relação a programação de 2018, estamos anos luz atrasados.
    Isso teria que ser feito em outubro, novembro. Como são ruins esses caras. Mas isso é chover no molhado.
    Um fato, vi o Adriano jogar no jogo do Zico. Nossa triste. infelizmente o Imperador nao tem a minina condição de jogar profissionalmente. E pelo amor de Deus, não nos venham com Vagner Love, essas cavadas monstro que estão aparecendo ai.
    O time precisa urgentemente ser rejuvenescido, está um time muito velho, lento. Não precisava do Rueda para ver que falta laterais, um ótimo volante sem o qual time nenhum joga e dois ótimos atacantes, de preferência um goleador nato, pois os que estão ai, não resolvem.
    Me permita apenas uma discordia presidente: O plantel do Flamengo não é bom. É mal formado, super estimado com jogadores de cunho: Gabriel, Rafael Vaz, Rene, entre outros, muito fracos. Plantel é bom quando o titular sai e o reserva entra e mantem o nivel.
    Ultimo plantel bom que tivemos: 2.008 no primeiro simestre.
    O resto foram alguns lampejos de bons times.
    E esse atual, nem isso é.
    Que bom que voltou presidente. Feliz 2018 para todos.

    Reply
  31. O Rueda quebrou o contrato e também a IMAGEM.
    Dizem que técnico estrangeiro no Brasil não GANHAVA títulos ? O FENOMENO RUEDA ROEU todas essas premissas, em poucos meses no BRASIL ele se tornou um recordista de TÍTULOS, porem nenhum dentro de campo, mas fora. Um pais todo ENTITULANDA o fenomeno.
    Por essas e outras sou 100% favorável a técnicos NOVATOS no cargo e nos SALAáRIOS. Como o FLAMENGO fez com Zé Ricardo e o Botafogo e Corinthians SEGUINDO e exemplo também o fizeram de forma BEM SUCEDIDA. Exemplo de INOVAÇãO que o FLA já havia dado em 1981 com o então novato Carpegiane, futuro NOVATO CAMPE ãO MUNDIAL.
    O Rueda provou que a dança das cadeiras de técnicos pode ser VANTAJOSA aos CLUBES ou aos Técnicos. Ao se render aos dinossauros de super salários INFLACIONADOS pelo TEMPO em atividade os clubes se colocam como desprezáveis .
    Apostar em técnicos NOVATOS é uma ALFORRIA que os clubes se dão.

    LIBERDADE AINDA QUE TARDIA MENGãO .

    Reply
  32. Rueda PROVOU ! O que ele provou ?

    Ele provou que ser tecnico AFAMADO não é algo tão dificil assim é apenas uma questão de ALGUéM dar a oportunidade e o TEMPO e a SORTE por si só já fazem o prestigio e o SALARIO crescerem.
    Se alguém for reinventar a roda no futebol certamente não será esses técnicos AFAMADOS PELO TEMPO que o farão.
    O difícil é ser verdadeiramente um técnico ESTRATEGISTA e diferenciado. O resto é 90% apenas fama baseada no TEMPO E NA SORTE.

    Reply
  33. Reforço ou contratação ?

    A imprensa CONVENCIONOU chamar todas as contrataçoes de REFORçO.
    Na verdade somente o FINAL da temporada pode intitular se foi um REFORçO ou uma contratação.
    Vejam o caso do Conca o final da temporada mostrou que ele foi apenas uma contratação que não SE TORNOU um reforço para o FLAMENGO.
    Espero que o FLA faça contrataçoes que se QUALIFIQUEM e se legitimem em campo como REFORçOS.
    CONTRATAçOES milionarias não é = REFORÇOS.

    Reply
  34. Finalmente SE EVACUARAM do FLAMENGO.

    Para sorte nossa eles mesmos apertaram o botão da DESCARGA. Deu trabalho pra evacuar, mas evacuaram, uuuuffffaaaaa !!!
    Agora é só passar um bom aromatizador de ambiente para desodorizar.
    Porém, talvez o FLAMENGUISTA Jair Ventura tivesse sido um bom nome para ter a honra de comandar o TIME DO FLAMENGO.

    Reply
  35. Boa tarde. Tenho como meta este ano, escrever em todos os posts que sua equipe escrever. Passei 2017 lendo os comentários e vi que são de alto nivel, principalmente quando divergentes. Quanto ao tema deste post, lamento a saida do Rueda, teve mais pontos positivos que negativos durante 2017. O principal desses pontos foi o aproveitamento dos jogadores da Base. Com uma pré temporada completa, poderia ter sido muito bom o ano de 2018, visto que ele já conhecia o elenco pelos jogos do ano passado. Abs e até o próximo post.

    Reply

Comente.