Coletivos de pré-temporada

Flamengo (esse de amarelo) 4 x 0 Madureira – 21/02/18 (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Com todo respeito ao Madureira, como a todos os outros adversários do Flamengo neste Campeonato Carioca, os jogos foram verdadeiros coletivos nesta pré-temporada que o rubro-negro vem realizando. No coletivo de hoje, goleada. 4 a 0.

Aliás, mérito de quem sabe fazer do limão, uma limonada. Carpegiani e jogadores têm sabido aproveitar o que o calendário está oferecendo. E, muito bom que o Fla-Flu, programado para sábado, na Arena Pantanal, será o jogo que antecede a estreia na Libertadores, quarta, no Engenhão, sem público, contra o River Plate.

Hoje, não foi muito diferente dos outros jogos. Com três novidades – Diego Alves, Rodnei e Jonas – a batida foi a mesma dos outros jogos, com destaque para o amplo domínio do meio campo criativo do Flamengo, composto por Diego, Éverton, Éverton Ribeiro e Lucas Paquetá. Todos muito bem, com Paquetá e Diego aparecendo mais.

Diego Alves fez uma única defesa difícil. Rodnei, sem ser brilhante, mais efetivo do que Pará. Renê, como sempre, discreto. Zaga, praticamente sem trabalho. Jonas, como único volante, foi muito bem.

E, não fosse o pênalti, o Ceifador não teria ceifado… mais uma vez, ficou devendo. Aliás, por falar em pênalti, o que foi claro, em Diego, o árbitro não deu. No que redundou no gol do Ceifador, o pênalti não houve e, o juiz deu. Elas por elas…

E, impressionante a alegria que Vinícius Júnior, quando entra, dá ao jogo. Com ele, há ataque e, mesmo jogando pouco tempo, sempre deixa o dele, como novamente ocorreu hoje.

Neste sábado, contra o Fluminense, vamos ter uma noção aproximada de como estamos para encarar a Copa Libertadores.

Estou levando fé. Com Vinícius Júnior jogando…

1 Comentário

  1. Tudo quase perfeito, menos essa camisa amarela. Nada a ver.
    Espanta-me o desinteresse pelo campeonato pela nossa torcida. Num belo estádio, gramado que mais parecia campo de golfe, perfeito, nossa torcida não se animou muito a ir ao estádio. Como não conheço bem o Rio de Janeiro, não sei se o estádio fica contramão para a maioria de nossa torcida, se bem que, até mesmo no Ninho do Urubu, nosso torcedor já não mostrava muito entusiasmo por esse campeonato.
    Segundo informações do Globoesporte.com o Flamengo vai a campo contra o Fluminense com o chamado time B, certo caro Kleber. Esse foi o último teste antes do jogo contra o River Plate. Este jogo, sim, é imperdível. Agora vai começar os testes pra valer. Vamos ver a real situação de nosso time e o quanto nosso treinador conseguiu melhorar esse time, pois é notável a mudança de postura em campo. Contra adversários do tipo que o estadual do Rio oferece, não temos uma real e verdadeira identidade do time. Tivemos um bom tempo para nos preparar e com uma longa pré temporada. Então a hora da verdade chegou. Agora vamos ter uma ideia real do que será 2018.
    Desejo que nosso Presidente Bandeira de Melo encerre seu mandato com um título nacional e um internacional. Pelo excelente trabalho até aqui desenvolvido, ele merece. E a torcida também.

    Reply
    • Como a parte da tarde , fechou o tempo no Rio, pode ser que tenha espantado um pouco a torcida.

      Semana passada, o Rio viveu um caos por conta das chuvas.

      Parece que hj tbm.

      Reply
      • Meu caro Anderson!
        Não fosse eu um torcedor fanático, jamais entenderia a visão que tive ao ligar a TV.
        Parecia um coletivo do Botafogo com camisas amarelas contra camisas azuis.
        O escudo desproporcional nas arquibancadas, indicava claramente isso.
        Um coletivo com 4 mil torcedores…
        Difícil até convencer meu cachorro, que o Flamengo estava em campo.
        O mau gosto e a imposição da fornecedora, nos “obriga” engolir a camisa do Tabajara FC…
        Na verdade, realmente assistimos mais um coletivo.
        4×0 sem sustos, e sem sal nenhum.
        Serviu apenas para manter nossa invencibilidade e, constatar mais um vez, que embora brilhantes, Paquetá e VJr desconhecem o que chamamos de esporte coletivo.
        Os caras simplesmente desconhecem que outros 10 jogam com a mesma camisa.
        Vem aí um Fla x Flu como petisco, para nosso pau com formiga contra o River.
        Esse será o verdadeiro teste…

        Reply
        • Meu viking, pode-se-ia ter feito esse jogo tranquilamente no Moça Bonita ou no Conselheiro Galvão sem o menor problema, garanto duas coisas:

          A primeira é que teria muito mais público.

          A segunda é que daria algum sentido histórico a esse jogo, estaria mais no clima do Carioção dos anos de glória do campeonato.

          A diretoria resolveu dar o Kick off com as boas com a diretoria do Botafogo, neste contexto, não poderia haver jogo melhor.

          Reply
    • Sim Helder,

      O Estadio do Engenhão fica no limite da zona norte do Rio de Janeiro, beirando a zona oeste.

      É considerado longe para os nossos padrões cariocas e de difícil acesso devido ao trânsito no fim da tarde.

      O bairro é um bairro de pequenas casas antigas muito simples sem o menor interesse imobiliário com alguns prédios de apartamentos mais modernos, não muitos, e por fim uma linha férrea o atravessa, facilitando quem vai ao estádio. Mas não é toda a torcida que gosta de andar de trem, e quem vai de carro tem medo de ser assaltado, pois o bairro não inspira muita segurança, com históricos de crimes bárbaros no local.

      Para quem esta acostumado a ver o Flamengo no Maracanã (um bairro classe média de fácil acesso) é simplesmente desanimador.

      Ai vc junta o fato do Botafogo ter pintado todo o estádio nas cores preta e branco, com o emblema do clube ao centro, dá enjoo!

      Mas o fator principal para o jogo de ontem acredito eu ser a percepção de que este Estadual não vale nada! A torcida não é boba! São times da 3a e 4a divisão nacional, eu por exemplo, nem me dei o trabalho de sequer ver o jogo.

      Não tenha dúvida, apesar dos pesares, qdo for jogo para valer, a torcida irá!

      Reply
  2. Ainda que o Madureira seja muito fraco, Jonas jogou muito bem. Se não acertou 100%, passou muito perto disso. Confesso que eu não entendi porque Jean não entrou no lugar do Jonas. Rômulo está muito abaixo.

    Paquetá não vem jogando a mesma coisa. Sabe-se lá o que acontece. Mas não gostei. Hoje ER7 jogou bem e merecia um gol.

    Gostei do Rodinei. Gostei mais ainda em rever Diego Alves recuperado. Falta só o Ederson.

    Só espero que a torcida tenha se comportado.

    Reply
    • Uma coisa é certa, caro Anderson, quem destoa absurdamente deste time é o lateral esquerdo Renê. Que infelicidade foi essa de quem contratou esse jogador. Ele é muito limitado. Os demais, uma ora jogam bem, outra hora não tão bem, mas são mais regulares.

      Reply
        • José,

          Trauco e Renê foram consideradas boas contratações para a época, que vieram substituir Jorge e Xiquinho, lembra?

          Trauco vai como excelente contratação, já Renê como uma excelente aposta.

          Futebol é isso meu caro, as vezes não funfa!

          Reply
          • Nineco!
            Trauco não só foi uma boa aposta, como foi considerado o melhor lateral do Peru.
            Já Renê, vinha rodando no Sport com certo sucesso. Na seleção do futebol pernambucano, foi titular absoluto.
            Sei que Peru e Pernambuco não são referências supimpas. De qualquer forma, não estamos falando sobre Patagônia nem Indonésia.
            Simples apostas, com 50% de tiro no pé ou na testa…
            Vlw, meu negão do coração…
            😂😂😂😂😂

          • Nino, acredito que das contratações, não vão ser 100% que daram certo, o problema das contratações do Rodrigo Caetano e que nenhuma vem dando certo,claro ainda pode ser que venham a melhorar,mais até o momento o índice de acerto do Rodrigo Caetano foi muito pouco.

  3. José, tem razão. Dessa Barca medíocre que saiu recentemente acho que ele só não contratou o Márcio Araujo. Os demais, Muralha, Gabriel, Rafael Vaz, Mancuello, quando não contratou, renovou os contratos por muitos anos com salários proibitivos para nos livrarmos deles. E ainda temos Geuvanio, Rene, Trauco, Rodinei, Pará. O Luxemburgo levantou uma polêmica numa entrevista ontem: não acontece nada com o Diretor Executivo quando a temporada é um fracasso e ele contrata jogadores ruins, sobra sempre para o Técnico. Fora RC!

    Reply
  4. Jonas, nota 10. Por favor, não o transformemos em um novo Márcio Araújo. Não é o máximo, mas é raçudo, o que não é o caso do Rômulo. Um pereba! Qdo chegou, custei a acreditar que fosse tão ruim. Discuti com os amigos, pedindo mais tempo para que entrasse em forma, coisa que nunca aconteceu. Não acredito mais. Agora, é contabilizar o prejuízo e fim.
    Ainda penso que Geovânio possa melhorar. Caso contrário, casemo-lo com Rômulo.
    Um lateral esquerdo, pelo amor de Deus. Renê é mto limitado. Quem sabe, Trauco não possa render mais?
    Os fãs de Paquetá que me desculpem-me. Ainda há muita estrada pro garoto percorrer. Que tal sugerirem-lhe retirar a máscara? Está atrapalhando seu pogréssio( como dizia Adoniran)
    No mais, ótimo jogo. Excessão da tenebrosa camisa do PSDB.!
    SRN

    Reply
    • Paquetá com máscara? Desde o final de 2017 tem sido o melhor jogador do Flamengo. Que máscara é essa? Atleta em plena evolução tecnica e tática. É lógico que ainda tem a evoluir mas hj é sem sombra de dúvida ao lado de Diego, o melhor jogador do Flamengo.

      Reply
      • A torcida do Flamengo tem um histórico incrível de odiar a base e proteger os medalhões… Se têm alguém se arrastando neste time é o tal do E.Ribeiro, anão e lento.

        Reply
  5. Por enquanto está tudo muito bem, mas quero ver jogar com 1 volante contra o River.

    Até agora só jogamos contra times medíocres, o melhor deles foi o Boavista.

    Vamos torcer!

    Reply
    • Fellipe, a ideia é voltar a jogar com 2 volantes, mas Arão?

      Se colocar dois cães de guarda (Jonas e Cuellar) engessa o time.

      Se bem que não dá para chamar Arão de volante de marcação, nem que seja 2o.

      De onde concluímos que já jogamos com 1 volante faz muito tempo, muito tempo!

      Sinceramente, não vejo com bons olhos ninguém jogando ali como 2o. volante, com essa zaga lenta e a festa na lateral esquerda, precisamos de um.

      Reply
      • Nino,
        O W.Arão é o tal do “volante moderno”, que é o cara não é bom para para marcar, também não é bom para atacar, acaba fazendo as duas funções meia boca. Além disso é um tremendo pisca pisca, joga bem em um jogo, apaga nos cinco seguintes.

        Colocaria o Jean Lucas no lugar do E.Ribeiro, pois este ainda está na velocidade das arábias… Um cara extremamente lento como ER7 será engolido na Libertadores.

        Reply
  6. Realmente há tempos não vejo um time do Madureira tão fraco. Mas, o Flamengo não tem nada com isso e conseguiu um coletivo de luxo.
    Contra os pequenos , o esquema esta funcionando, mas contra os grandes será efetivo só um volante? Diego e E.Ribeiro terão que correr mais para marcar…será que vão? Também percebo que falta velocidade nos contra ataques rubro negros…Carpegiani precisa acertar isso.
    Quanto ao Paquetá, alguém precisa alerta-lo que seja mais objetivo , mais participativo e menos firula, principalmente na Libertadores…
    Ao invés de insistir com o zumbi do Rômulo, deveria dar oportunidade ao Ronaldo. E Geuvanio? sumiu? Já Diego Alves me parece muito lento…Contra o River tem que ser o Cesar no gol !
    Parece que contra o FlorminenC iremos com time B. Decisão acertada, primeiro para evitar possíveis baixas e segundo que o nosso time B ainda é muito superior aos tricoletes. E em falar do time das Laranjeiras, impressiona a capacidade de Abel Braga em acertar taticamente seus times, pois mesmo com elenco jovem , sem reforços e salários atrasados , o Abel já deu vida a seu time.
    A noite de ontem mostrou como um bom goleiro faz diferença , principalmente, nas disputas de pênaltis. Martim Silva e M.Grohe deram show…,mas o marajá do R.Caetano prefere o Muralha…;e o nosso final foi trágico !
    Fora R.Caetano !

    Reply
  7. O nosso querido e amado KL não tem boa vontade com o new Brocador, digo Ceifador!

    O cara é perna dura mesmo (pena de pau) mas finaliza, portanto é exatamente o que a torcida vinha pedindo e desejando.

    Tbm é natural irmos ao posto de um ponto a outro. Se de um lado tínhamos um centro avante extremamente habilidoso com o pés, porém que não metia gols, hoje temos um com características extremamente opostas.

    No que concluímos que é a vida, para corroborar a Lei da Ação e Reação de Albert Einstein.

    Reply
  8. Nosso lateral esquerdo pode ser muito bem o Michael Rangel da base. Com uma perna só, ele é melhor que o Frauco e Rene. Alias ele não vem jogando na base, o contrato vence agora em Junho e parece que tem clube paulista na jogada, abre o olho Flamengo. Na direita também temos o melhor deles, Wesley. Ainda sou mais os da casa.
    Sds RN.

    Reply
  9. Esse ano é de fato para cobrarmos todos os jogadores que foram contratados no meio da temporada.

    ER7 precisa mostrar a que veio. O ano parece estar começando bem. Mas ainda é cedo para tanta festa.

    Berrio é outro que precisa estar bem para ter toda a sua força de ataque. Nunca será craque, mas acredito que ajuda e muito no coletivo.

    Trauco é um jogador que não me agrada, nem marcando e muito menos atacando. A mim, serviria para uma boa moeda de troca.

    Rômulo foi decepção total. Hoje não serve nem para ser banco.

    Renê é fraco. Será que uma pré temporada pode ajudar? Sinceramente não sei.

    Rodolfo até hoje, é o melhor custo benefício que tivemos. Se não é um primor, todo jogo entrega tudo o que pode.

    Geuvânio, eu trocaria ontem por Zeca.

    Reply
  10. Prezados,
    E ontem o Grêmio conquistou mais um título (Copa do Brasil/2016, Libertadores/2017 e Recopa/2018), em SUA ARENA… Que dia veremos o Flamengo desta forma, sendo campeão e com seu próprio estádio??? Espero um dia parar de amargar vexames continentais e humilhação por não ter onde jogar, tendo que recorrer aos favores do Botafogo, ou em um campo de arquibancada tubular…

    Reply
  11. Então Kleber algumas situações de jogo ficaram mais definidas vendo o a partida ontem.
    Que o 4-1-4-1 é só qdo vc começa o ataque mas qdo o time toma o contra ataque o Rodinei e Renê se aproximavam do Jonas fazendo uma linha de 3 na frente dos zagueiros e dando tempo para os quatro do meio retornarem.
    Quanto ao Jonas ele fez um bom Brasileiro pelo Coritiba não é surpresa ele estar jogando bem atualmente.
    VI tambem o jogo do Fluminense contra o Bangu e sinceramente não pode nem empatar com eles mesmo colocando um time misto,é muito fraco.
    O Ceifador:Então,acho que está fazendo o seu papel dentro do esquema, que é segurar os 2 zagueiros e dar condição aos atacantes de tê-lo como referência dentro da área. Embora o Diego ontem em pelo menos 3 lances esteve a frente dele dentro da área.

    Reply
    • Mario sempre preciso nas análises táticas.
      Achei o H.Dourado ainda sem ritmo de jogo, mas percebe-se que ele sabe se posicionar na área, só não esta “chegando” no tempo certo…

      Reply

Comente.