Recordar é viver

(Reprodução da internet)

Hoje, o nosso bravo GloboEsporte.com foi responsável por deliciosos e emocionantes momentos, nesta sexta-feira carnavalesca (veja aqui).

Os companheiros retiraram do baú as imagens do nosso Penta-Tri Campeonato Estadual, 2007/2008 e 2009. Claro que me emocionei e, através da “máquina do tempo”, pude novamente curtir todos aqueles queridos companheiros das referidas jornadas, que marcaram época envergando o Manto Sagrado.

Nos três campeonatos, nos jogos decisivos, Bruno, o goleiro, teve participação decisiva, com uma performance impressionante. Uma única falha, somando-se todos os jogos. Defesas impressionantes, sendo que no último jogo, na decisão de 2009, que terminou empatado em 2 a 2, o nosso goleiro pegou três pênaltis. O primeiro no tempo normal de jogo e, os outros dois na decisão por pênaltis. Que goleiraço!!!

Os nossos dois laterais, nas três campanhas, espetaculares. Léo Moura e Juan foram estupendos. Embora plasticamente Léo Moura possa ter parecido ser mais ofensivo, Juan foi decisivo e valente. Um coração de ouro, uma doçura de convivência, mas no campo, encarnava o espírito rubro-negro como ninguém. Joel, o Papai Joel, o apelidou de “marrentinho”.

Uma das maiores demonstrações de afeto nesta vida, recebi de Juan. Por livre e espontânea vontade, me presenteou após o jogo com a camisa 6, do nosso Hexa Campeonato Brasileiro. Camisa que tenho estendida com muito orgulho em um ambiente exclusivamente rubro-negro.

E o que dizer da nossa zaga, composta por Fábio Luciano e Ronaldo Angelim. Fábio Luciano foi a mais linda e positiva liderança que conheci no mundo da bola. Angelim, descoberto por Valdir Espinosa, tinha de tudo um pouco. Talento, raça, impulsão espetacular e rara visão de jogo para um zagueiro de área. Figura humana admirável e um jogador decisivo. O reserva imediato dessa zaga fantástica foi Rodrigo Arroz, rubro-negro de corpo e alma.

Do meio pra frente, que maravilha curtir de novo Ibson, Aírton, Zé Roberto, Toró, Kleberson, Renato Augusto, Diego Tardelli, Marcinho, Emerson Sheik, Obina, Luizão, Renato Abreu e… por aí vai…

Os treinadores, foram três. Um para cada título. Ney Franco, em 2007. Joel Santana, em 2008 e Cuca, que conquistou seu primeiro título como treinador, em 2009. Três baita profissionais e três seres humanos incríveis.

O meu agradecimento e, com certeza, o de todos os rubro-negros que curtiram e se emocionaram com as imagens, aos companheiros do GloboEsporte.com.

E, neste sábado, o Botafogo, de novo. Claro que o Flamengo é o favorito. Um time tecnicamente, infinitamente melhor e, tendo a famosa “confiança” para embalar a moçada.

Ao contrário, o Botafogo vem de monumental mico, sendo eliminado na primeira fase da Copa do Brasil, pelo Aparecidense.

Apesar do que colocado está, como dizia João Saldanha, “o jogo é mole, mas primeiro tem que jogar”. E, claro, sem esquecer da força e do peso da camisa do nosso adversário.

Com seriedade, determinação e humildade, vai ser muito difícil não ganhar.

1 Comentário

  1. Sensacional essa Campanha que culminou com o título brasileiro de 2009. Grandes jogadores enumerados pelo nosso Presidente, posição por posição. Aliavam qualidade técnica a uma raça invejável. Bons tempos aqueles, tinha até Maracanã, lembram?
    Quanto ao jogo de amanhã, já dizia o saudoso Mário Vianna, com dois enes: “Só duas “aves” morrem de véspera, o porco e o perú”. Portanto, queridos craques rubro-negros, concentração total. E, se for essa moleza que todos esperam, pau neles, 6 X 0 é pouco!

    Reply
  2. Prezados,
    Uma das gerações mais vitoriosas do Flamengo.
    Copa do Brasil de 2006;
    Carioca 2007, 2008 e 2009;
    No brasileiro: 2007 – 3º lugar,
    2008 – 5º lugar, e 2009 campeão!!!
    Teve também a melhor campanha da Libertadores (aquela de 2008, seríamos campeões!!!), não fosse o salto alto após jogo fantástico fora de casa…

    Reply
  3. O campeonato carioca é bom ganhar, nada mais! O campeonato brasileiro e Libertadores pra mim é o que me interessa mais, pois o Flamengo é um clube nacional. O campeonato carioca deste ano é o mais fácil que já vi, temos obrigação de ganhar, mesmo com Pará e Renê nas laterais, Juan e Revê(zaga descartada do Internacional) e sem grandes volantes. Para a Libertadores e Brasileiro é preciso reservar o setor de defesa, principalmente as laterias que são fraquíssimas.

    Reply
    • Se pensarmos assim, a solução é contratar o Thiago Silva e o Marquinhos…dispensados e o Inter ficou com Paulão. Sinal que fizeram tudo errado por lá e por isso foi p segunda divisão. Temos um elenco bom e precisa ser melhorado nas laterais e devíamos ir tentar o Zeca.

      Reply
  4. CERVEJINHA DE SÁBADO.
    ————————

    Devagarinho a diretoria foi se livrando dos jogadores indesejáveis do elenco. Gabriel, Mancuello, Márcio Araújo,Muralha e Vaz.

    A primeira barca já saiu, mas para muitos Rubro Negros, ainda faltam mais alguns: Pará, Rodinei, Trauco, Rômulo e Geuvânio.

    Aí me veio a seguinte solução: Geuvânio não poderia servir de moeda de troca para o Zeca? Ou Rômulo?

    Acho que vale ao menos tentar! Resolvíamos 2 problemas com uma porrada só!?!?

    #Oremos
    ———————————————————

    Essa semana em um outro post, eu coloquei que o Corinthians, deve vai passar por muiiiitos problemas no segundo semestre.

    Há indícios sérios para anular a eleição que elegeu ANDRES SANCHEZ para presidente, com a adulteração do software da urna.

    O MP já aceitou a denúncia.

    Ou Andres consegue a reeleição para fujir do foro comum,(parece impossível mediante um mandato tão fraco) ou vai ter que fazer loucuras na adm e no orçamento para abafar o caso.

    Vai contratar e não pagar!

    #Vai_dar_Zica

    ————————————————————-

    Há quem diga (boca muito pequena) que Tudo já está literalmente pronto para a volta do Imperador.

    – Contrato de produtividade pronto.
    – Festa para a apresentação.
    – Campanha de marketing pronta.

    Mas aí do nada o Imperador falta o compromisso com o psiquiatra e a diretoria do Flamengo já ficou com um elefante atrás da orelha.

    #Alo_Didico
    #Se_orienta_rapaz
    #Ou_vai_Ou_rala

    ————————————————————

    Dia 18 de fevereiro, ou até antes, deveremos ter acesso público ao orçamento do 4 trimestre e anual de 2017.

    633 Milhões de reais de entrada, com o pagamento de 125 milhões em dívidas.

    #Show_de_bola.
    #Maior_das_Américas

    ———————————————————

    Parece mesmo que Pracownik será mesmo o próximo presidente.
    Nos grupos de WhatsApp da Gávea, o candidato tem quase a unanimidade. Já tem cardeais e múmias, nervosos….DESESPERADOS

    #Cantei_essa_bola_antes
    #Podem_chorar_MÚMIAS.

    —————————————————–

    Achei muita sacanagem do Atlético Mineiro mandar o Oswaldo embora, depois de Alexandre Galo, vir a público dizer que o repórter Léo Gomide estava proibido de entrar na Cidade do Galo, e que Oswaldo seria mantido.

    Dirigente sem convicção é pior que cego em tiroteio. Ficasse calado.

    E os jogadores? Vão respeitar o Galo que virou Galinha?

    #Mentira_deslavada
    #Cuca_também_não_dará_certo

    ————————————————————–

    Aparecidense continua causando problemas ao Botafogo. Depois da derrota o Patrocinador e Youtuber Felipe Neto meteu a boca na corneta.

    Quando o dinheiro é pouco, tem que ouvir desaforo de qualquer um.

    #XoroTuber_Profissional

    ————————————————————-

    Reply
  5. “A primeira barca já saiu, mas para muitos Rubro Negros, ainda faltam mais alguns: Pará, Rodinei, Trauco, Rômulo e Geuvânio”.
    – Aí ficamos com Renê?
    – Mandamos Pará, Rodinei, Trauco (e Renê por minha conta) embora, ou seja, nossos 4 laterias e contrataremos só o Zeca?
    – Geuvânio e Rômulo não servem para nós, mas servem para o Santos?
    – Lembram que criticaram tanto a contratação de PC Carpergiani? Após 6 jogos, com 5 vitórias e um empate, defesa tomou só um gol, não vi ninguém elogiando o nosso treinador…
    – De fora tudo é fácil. Quando nossa torcida vai está satisfeita?
    SRN!

    Reply

Comente.