Abelão e mais 11

(Foto: André Durão/GloboEsporte.com)

Deu o que tinha que dar. O primeiro tempo de Fluminense e Botafogo foi até igual, embora o Fluminense tenha saído com o placar parcial por 1 a 0.

Tanto é verdade que, o Botafogo teve cinco chances de gol, contra duas do Fluminense.

Veio o segundo tempo e aí, o que se viu foi o time do Fluminense muito mais maduro e, também, muito mais organizado. Resultado: 3 a 0. O famoso placar clássico…

Três coisas me chamaram a atenção. Primeiro, aquela máxima do saudoso Otto Glória de que “sem ovos não se faz omelete”. Como para toda regra há exceção, Abelão está aí mesmo…

A segunda, nos diz respeito de uma certa forma. Este garoto Pedro, jovem centroavante do Fluminense, ouso dizer que é melhor do que o Ceifador. Embora alto, é rápido, tem bom domínio de bola, mete gol e, dá passes decisivos. Será que eles não topam trocar?

Para encerrar, para aqueles que defendem a tese de que o Maracanã tem mesmo que ser palco musical, já que futebol é negócio e, como tal, quem tem estádio tem que faturar com ele seja como for, espero que tenham notado as condições do gramado. Uma vergonha!!! E quarta e quinta tem mais jogo no campo de areia…

Pegamos agora o Botafogo. Como sempre disse o mestre João Saldanha, “o jogo é mole, mas primeiro tem que jogar”. O time do Botafogo, apesar de lutador, é fraco.

Tomara que esta folguinha tenha sido útil para que Carpegiani tenha concluído, finalmente, qual é o melhor time do Flamengo.

Eu não tenho nenhuma dúvida. E você?

1 Comentário

  1. Kleber, com todo respeito!

    Esse Carioção é uma verdadeira piada!

    As semifinais são piada, uma piada bisonha e sem graça!

    O que o Fluminense esta fazendo é ocasional, momentâneo, circunscrito ao momento do Carioção!

    Fez o mesmo no ano passado, e o resultado? Bravata não tem fôlego para o ano todo!

    Reply
    • Concordo e assino embaixo do seu comentário, Nino. Talvez esteja aí a tão apregoada “graça” dos torneios mata-mata, porque, num campeonato que premia a regularidade, como o Campeonato Brasileiro, não é minimamente possível que o Flu chegue sequer perto de uma vaga à Libertadores. E digo isso não por clubismo ou por achar (apesar de ser óbvio, mas não em campo) que o Flamengo é superior. Digo isso porque o Abel novamente conseguiu alguns jovens destaques que, assim como, por exemplo, o Wendell ano passado, já devem sair logo na janela europeia que se aproxima. Para repor o que já é reposição, fica muito difícil, especialmente sem dinheiro em caixa.
      Mesmo assim, continuo achando um disparate desse nosso elenco brincalhão que não tenhamos sido os campeões do returno e, mais ainda, se não formos os campeões cariocas. O regional é a maior entre todas as obrigações, justamente por conta da pouca importância que damos a esse campeonatinho cada vez mais próximo da extinção. É coisa para se ganhar turno, returno, 3o turno, o que tiver pela frente para comprovar que estamos, sim, a frente dos nossos adversários locais, o que qualquer jogo mostra ser óbvio.
      Falta só, talvez, avisar (e cobrar) esse nosso elenco que já tá querendo férias antes mesmo de abril chegar…
      SRNs!

      Reply
      • Marcus Hartfelder, que fosse mata-mata Marcus, que fosse!

        Que fosse humilde reconhecedor de um campeonato ultrapassado, esvaziado, que fosse!

        Que tivesse até aquela politicagem vascaína na FFERJ como sempre, que tivesse!

        Mas que fosse digno!

        Inserir Botafogo e Vasco nestas finais é insuportável, uma verdadeira piada de mal gosto!

        Reply
  2. Boa noite, amigos,
    Antes de começar o carioca, achava que o Flamengo ganharia fácil, devido à fraqueza dos adversários. Só que estou achando que o Fluminense (devido ao Abel), e uma vontade danada que eles têm de vencer, constrastando com a nossa falta de vontade, parece que existe uma boa possibilidade da taça tomar o caminho das Laranjeiras.
    O time tricolor é muito rápido, e segue à risca as instruções do Abelão. Ainda não conseguimos ganhar deles. Só não perdemos novamente devido ao árbitro.
    Pior que fica um ping pong na minha cabeça. Confio no time, e depois não confio mais.
    É Kléber, que gramadinho triste do Maracashow !!!
    SRN.

    Reply
    • Caro Paulo Roberto, concordo com a sua análise sobre o Flu. Porém, eu diria que o nosso elenco deveria ser cobrado, sim, para voos mais altos, mas, para começar, para ser o campeão de quantos turnos quiserem desse Estadual! Não pode um elenco como o nosso não ter vontade! E, se não tem, cadê o povo que manda neles? Se alguém aqui faz corpo mole no serviço, o chefe vem e dá um tapinha no ombro pra dizer que tá vendo a sua evolução e que você se esforça cada vez mais para melhorar? Esse elenco não tem uma vírgula a reclamar do Flamengo e, portanto, a diretoria tem que ter atitude de cobrar os caras! Ninguém ali quer nada, não? E nem o Paquetá se importa mais, como aconteceu naquelas imagens do ano passado, quando ele corria praticamente sozinho e reclamando dos companheiros? Que mediocridade e falta de empenho são esses? É disfarce pros adversários da Libertadores pensarem que estamos mal e, quando jogarmos contra eles vamos supreendê-los? Ora, faça-me o favor…
      Esse time tá precisando justamente de algo bastante inteligente, como o que o Grêmio fez: gente encostada, mas com vontade e treinador que tem moral pra botar pra cima de qualquer jogador do elenco que comece a se achar. Nunca fui nem um pouco fã do Grêmio, mas o que eles fizeram ano passado com Edílson (agora no Cruzeiro), Léo Moura, Jael, Cortez (esse, talvez, o maior destaque), Paulo Victor, Maicon, entre outros, é louvável! E bato palmas ao Renato Gaúcho, único técnico que eu queria MESMO ver no Flamengo. O resto, para mim, mesmo o Abelão, não serve. O Abelão funciona onde e como ele está. O Cuca só funciona por um tempo. O resto é resto. Que, um dia, venha Renato Gaúcho. Além dele, só aceitaria o Tite. Qualquer outra opção ou é aposta (que não serve no Flamengo) ou é trocar seis por meia dúzia.
      SRNs!

      Reply
  3. Mesmo com um campeonato “piada”, o time com a maior folha salarial não conseguiu ganhar os 2 turnos. O Flamengo tinha OBRIGAÇÃO de ganhar os 2 turnos, mas agora, não sei nem se ganha o campeonato. Carpegiani ainda não sabe qual o time titular! Tem umas convicções absolutamente malucas, o time ainda não tem um padrão. Lamento discordar do Kleber, mas o time do Flamengo não é apenas inferior ao do Palmeiras. É inferior ao do Cruzeiro, do Grêmio, do Atlético Mineiro (só para citar alguns). Nossos jogadores são irregulares, não temos laterais, meio de campo torto, etc, etc. Será que só eu estou vendo?

    Reply
    • Caro Márcio, escrevi palavras muito parecidas com as suas sobre a obrigação de ganharmos todos os turnos do Estadual, dado o nosso elenco.
      Sobre elencos superiores, já não concordo com o do Atlético MG, mas também acho que Palmeiras, Cruzeiro e Grêmio estão num patamar acima do nosso. Se o Aguirre fizer funcionar, pode ser que o SP também tenha um elenco/time interessante. O Atlético MG, para ser melhor que o nosso, ainda precisa de um pouco mais, especialmente na defesa (zaga e laterais). Não que nossos laterais sejam ótimos, mas eles também não estão lá muito bem servidos…
      SRNs!

      Reply
  4. Acho que o título deve ficar entre Botafogo, Fluminense ou Vasco. Flamengo com esse treinador enganador e com esse time sem vontade, não vai a lugar algum.
    Nos resta torcer, mas a verdade é que o Flamengo só ganha com ajuda da arbitragem ou com muita incompetência dos adversários.
    Esse Flamengo da Rede é lamentável!

    Reply
  5. Caríssimo presidente,
    Com toda a venia, comparar Pedro ao Ceifador é simplesmente colocar de lado algo que você conhece muitíssimo bem: uma coisa é jogar no flor, no faísca ou no vice da gama. Outra, diametralmente oposta, é jogar no Flamengo. Aqui, a pressão é zilhões de vezes maior e, portanto, há que se considerar que o Ceifador acabou de chegar e precisa de tempo pra se adaptar a um ambiente onde um simples “espirro” ganha dimensões internacionais. Para o bem e para o mal. Não que ele. o Ceifador, seja um exímio atacante mas é o que temos hoje no cardápio e, até que o Guerrero esteja apto a retornar, é com ele que devemos ir.
    E é justamente por não ser um craque, que precisa sim do apoio dos milhões de Rubro-Negros (os das mídias sociais, é claro) e também daqueles poucos “gatos pingados” que tem comparecido aos jogos. Fato.

    SRN

    Reply
  6. Nino concordo com tudo que vc falou , só que mesmo sendo uma M esse campeonato não podemos deixar de ganhar porque tem rivalidade ,deboche , chacota e vc sabe são todos contra nós. Querido Kleber ano passado foi a mesma coisa , só que o time do Flu era melhor do que desse ano.mas não podemos esquecer que tem o jogo contra o Botafogo e, precisamos jogar com intensidade para ganharmos esse campeonato ,meu time para semi final Diego Alves ,Rodnei,Rever,Juan e Everton , Jonas ,Cuellar ,Diego , Paquetá,Dourado (Vizeu) Vinícius Júnior.

    Reply
    • Olha Geraldo, não tem essa de que temos que ganhar!

      Futebol é futebol e tudo pode acontecer, até mesmo o time falido de júnior do Fluminense estar jogando mais futebol que o nosso time!

      E vc sabe o pq? Pq eles jogam sem pressão!

      Assim, serão 4 clássicos onde sinceramente tudo pode acontecer em um torneio mata mata, tudo!

      Reply
  7. Caro Nino, tomara você esteja certo. Hoje, num determinado momento do primeiro tempo da final, senti uma certa inveja de torcer por times que davam até a última gota de suor em campo. Limitados tecnicamente, é verdade. À exceção de Sornoza e do bom lateral esquerdo Ayrton, talvez não escolhêssemos nenhum dos outros 20 jogadores num par ou ímpar. Mas a raça e disposição vistos hoje não vamos ver nesse atual time do Flamengo. E isso pode ser determinante até mesmo na semifinal com o fraco o time do Botafogo. A conferir.

    Reply
    • Fernando,

      Ano passado o Fluminense jogou até mais bola que jogou contra nós!

      Agora dá inveja sim ver o momento de desenvoltura dos caras, futebol!

      Nosso time burocrático, lento, sem criatividade, só o Vini pode nos salvar.

      Reply
  8. Senti falta do Junior, Junio Negão, Nenem naquele campo que mais parecia beach soccer do que gramado.

    Vi o jogo até os 2 a 0. Parecia pelada depois do churrasco. Marcação zero, chances bisonhas perdidas, etc. Uma pelada como são os jogos do Carioca. Aliás, 26 mil pessoas na final da Taça Rio? Mais vale levar o Safadão mesmo do que fazer futebol.

    Outra coisa, Abel tem seus méritos, mas Taça Rio não é parâmetro para nada e os dois estão fadados ao rebaixamento na Série A.

    Quarta é avançar e por que não fazer a despedida do Júlio Cesar?

    Reply
  9. Amigos a inveja do Flu não se restringe a vontade de ganhar : na beira do campo tem um comandante que entende do negócio e nada como ter dois bons laterais, sendo que o esquerdo tem pinta de craque.
    Enquanto isso pelas nossas bandas tem Rodnei e Pará de um lado e Renê e trauco do outro.

    Reply
  10. Todo ano, ganhando ou perdendo, Abel mostra ser muito melhor treinador que os do Flamengo!
    Não dá pra jogar com Juan e Réver juntos; os laterais são fracos; Jonas caiu com o Coritiba e é titular do Flamengo, é mole! Não dá pra jogar com três meias, é um equívoco! É preciso mais um atacante e Éverton Cardoso não pode ser titular, jogador mediano! É nítida a diferença de organização do Flamengo e do Fluminense. O que aliviou a pressão foi a vitória contra o Emelec, mas é preciso lembrar que somente vencemos pelos dois gols de Vinícius Júnior, caso contrário mais uma derrota. Esse esquema de Paulo César Carpegiani não vai dar certo, as convicções dele estão iguais as de Zé Ricardo!

    Reply
    • Eu sempre falo isso sobre Éverton Cardoso e Jonas, mas o povo gosta é de jogador que corre e dá carrinho, não que é bom de bola de verdade…
      SRNs!

      Reply
  11. Discordo do Fellipe,”quando diz que o FLA só(?) ganha com a ajuda da arbitragem”.Acompanho o futebol há mais de 60 anos,posso afirmar que TODOS os clubes são prejudicados ou beneficiados pelos êrros frequentes dos arbitros.Um pouco de isenção nesta hora facilita o raciocínio.
    ABS e SRN…

    Reply
    • Esse tipo de mimimi eu nem falo mais nada… quando o Flamengo é prejudicado (e nós sabemos o quanto isso acontece), o povo vem zoar e encher o saco, mas basta uma dúvida a favor do Flamengo para sermos ajudados pela Globo, CNN, Al Jazeera, FERJ, UEFA, FIFA, CBF, Claro, Vivo, Tim, Oi, NASA, KGB, FBI…
      Um grande exemplo da “ajuda” que nos reservam: a CBF reconhece o Sport campeão brasileiro de 1987 com a maior cara-de-pau da história, pois ela sequer foi organizadora daquele Campeonato, como todos bem sabemos…
      SRNs!

      Reply
  12. O Abel é um chorão clássico, deveria mesmo é ser técnico do foguinho, ele nunca perde, ou foi a arbitragem ou os Deuses do Futebol estão de implicância com ele. Mas é mais esperto do que o fraco Carpegiani, mas ainda teremos o foguinho na quarta-feira próxima, será que iremos intregar até o decadente carioqueta ? eis a questão ! O Fluminense realiza este pequeno brilhareco no decadente estadual, mas recentemente foi eliminado da CB pelo rebaixado Avaí, perdeu aqui e lá tb. A verdade é que o futebol jogado no país, está nivelado por baixo e bota baixo nisso….Mas na realidade, o Flamengo precisa melhor e muito..!!!

    Reply
  13. Gente, há quase cinco anos temos vivido, inclusive aqui no blog, de achar culpados para nosso desempenho sofrível.
    A excessão foi o brasileiro de 2016.
    Primeiro a culpada era principalmente nossa zaga, que contava com Wallace e César; depois Zé Ricardo, depois Guerreiro; agora é o Carpegiani…
    Pessoal, o verdadeiro culpado de nosso pífio desempenho é nosso departamento de futebol. Sem comando não se chega a lugar nenhum.
    Perdemos os campeonatos de 2015 e 16 para o Vasco, pela falta de raça em campo e para o Eurico, que mandava na Ferj, conseguindo com isso, regulamentos e arbitragens sempre favoráveis.
    Na minha opinião, difícilmente ganharemos o deste ano. Todos fazem contra nós jogos duros. Equiparam-se conosco na raça. Não ganhamos facilmente de nenhum dos grandes do Rio (se assim o pudermos chamar).
    Não tem técnico que dê jeito em elenco caro, mas cheio de falhas, buracos. Nossos melhores jogadores sempre jogam após comerem uma farta feijoada.
    Não é a toa que Jonas e Everton são titulares. Os únicos que jogam com raça. Rever e Juan tbém tentam mais os anos pesam.
    Gosto do Carpegiani, mas penso que o treinador tem que ajustar seu time as características de seus jogadores. Ele está sacrificando o Ceifador e ER, mas não o vejo como principal culpado.
    Com esse elenco, nem o Guardiola dá jeito.
    Ninguem corre. Ninguem cobra.
    O dinheiro é farto, o suor raro!!!
    Espero estar errado e que tenhamos um ano melhor. É a esperança rubro negra de sempre, mas os números do sócio torcedor estão aí para alertar nossa diretoria…
    Acorda Bandeira!

    Reply
  14. realmente o Campeonato carioca é fraco, nossos rivais estão muito abaixo do minimo aceitável para disputarem o Brasileiro, comemorar a Taça me engana que eu gosto de ontem é querer ser iludido.. o que chama a atenção, ou deveria chamar, é que mesmo nesse cenário caótico o Flamengo não consegue ser superior aos rivais como diz ser…e essa empáfia é preocupante

    Reply
  15. Prezados Abel sempre foi um grande treinador, em 2004 ganhou o carioca com jean, Rafael carioca, Reginaldo, Henrique, Roger Guerreiro. O único jogador que tinhamos era Felipe e infelizmente perdeu aquela tenebrosa copa do Brasil para o Sto André, principalmente porque o Zinho não jogou a final. Mas levou aquele time invicto.ate a final.
    Em 2006 foi campeão mundial com Inter, ganhando do todo poderoso Barcelona de Ronaldinho, Deco, Messi na final.
    Em 2012 ganhou o brasileiro pelo Fluminense qdo tinha um baita plantel com 3 rodadas de antecedência.
    Tem um caráter exemplar e admirado por muitos. Nosso treinador ganhou 3 títulos na carreira em 1981 e mais nada.
    Abel com poucos ovos..tem feito bons almeletes…
    Verdade seja dita..o melhor técnico que tivemos na era Bandeira e único em que o time apresentou algo diferente foi o Zé Ricardo. O resto só draga, em especial Murici e o pior de todos Rueda.
    Um dos grandes motivos do futebol não ter dado certo com bandeira, é o fato de ser um péssimo gestor de treinadores, sempre escolhendo muito mal.
    Abel era nome certo pós Muricy e o nome certo para 2018.
    Mas quem escolhe não acerta nunca, inclusive demitiu o mesmo Abel no Fluminense pós título 2012 e conseguiu com sua ótima gestão rebaixar o mesmo Fluminense com todo apoio da Unimed em 2013 ( o grande gestor Rodrigo Caetano).

    Reply
  16. No Brasil temos tres grandes técnicos de futebol: TITE; CUCA e ABEL, o resto é entregador de coletes de treino…
    é fato que esse ano o time de salário mínimo do FlorminenC talvez só ganhe o Carioquinha, como já disse há tempos, mas se não fosse pelo Abel , eles teriam sido rebaixados no brasileirão 2017 e agora, no carioca, seriam presa fácil…
    Ano passado , o time deles já era limitado , e para esse ano perderam sete jogadores, e esta invicto nos clássicos do RJ…
    Abelão sabe cobrar e extrair dos jogadores o melhor. Erra sim , como todos erram, mas tem uma grande capacidade tática e liderança .Ano passado, o Wendel, grande destaque do time então, começou a fazer corpo mole e foi logo barrado…Já no Flamengo, vários jogadores fazem corpo mole e nada acontece…
    Tomara que esteja enganado, mas a final do carioca esta com cara de ser Flu x Bota, pelo pouco futebol e principalmente pela falta de vontade dos times, penso que Vasco e Flamengo vão rodar nessa semifinal….
    Fora R.Caetano !

    Reply
  17. Caro Kleber e amigos!
    No fim do post o Kleber fala em relação a escalação do time do Flamengo: “eu não tenho nenhuma dúvida” E Você?
    Da minha parte tenho muitas, começando pelo gol. Na zaga tenho dúvidas e nas laterais mais ainda.
    Na verdade, o próprio técnico tem algumas. Vamos torcendo para ver se conseguimos ganhar esse título carioca, que independente da formula, ser campeão é muito importante.
    No momento, entendo que o Fluminense entra muito forte para disputar. Eles conseguem saber jogar contra o Flamengo e por um empate tem tudo para passar contra o Vasco. Do ponto de vista de motivação, o momento é tricolor.
    SRN

    Reply
  18. Qualquer coisa menos que o título do carioca é uma VERGONHA para o Flamengo. Pelos comentários que se ler e escuta é que Bota, Flu e Vasco vão cair para a segunda divisão;então é nossa obrigação ganhar o campeonato.
    Se o time for eliminado na quarta, é uma crise sem tamanho!!!
    Em tempo: time para quarta: D.Alves Rodinei Rodolfo Juan Evertom 22 Jonas Cuellar Diego Paqueta Dourado VJ

    Reply

Comente.