Guerrero e as surpresas de Tite

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A boa notícia rubro-negra foi a volta de Guerrero aos treinamentos. Sei que o tema é polêmico e, aqui mesmo no blog, já deu para notar que o peruano está longe de ser uma unanimidade.

Faço parte da turma que vê Guerrero como um bom jogador. Não é aquele centroavante que vive empurrando a bola pra dentro. Também não é o centroavante rápido e habilidoso. Talvez seja um pouquinho de cada uma destas características, somando-se a competência em fazer muito bem o papel de pivô.

O que não se pode negar é que Guerrero seja um tormento para qualquer zaga, pois é de encarar e, tem força física. Mesmo para os que o consideram o “Tuta Peruano”, deixo no ar a seguinte pergunta: Guerrero está fazendo falta?


(Foto: Max Rossi/Reuters)

E a novidade do Tite, hein?

Nem na CBF as pessoas sabiam de quem se tratava e como se pronunciava corretamente o nome do lateral esquerdo, que pertence ao Shakhtar Donetsk – e que já tem 28 anos.

Sei que o trabalho de acompanhamento de todos os jogadores brasileiros é extremamente competente, e que está mais próximo da Rússia, onde a seleção jogará na sexta-feira, porém, fica no ar a sensação de que o fato de o jogador atuar no Brasil é o primeiro passo para não ser convocado. Acho que este tipo de convocação é um desestímulo para quem joga aqui.

Deixo no ar a seguinte pergunta: Será que não há no Brasil nenhum lateral esquerdo melhor do que Ismaily?

1 Comentário

  1. Não acho o Guerrero o centroavante dos sonhos, longe disso, mas é um bom atacante e ponto final. Faz muito bem o pivô e tem estilo diferente do H.Dourado, esse é o centroavante da última bola, sem habilidade, ainda está sendo observado para uma análise definitiva, pode até dar certo. Mas ainda prefiro o peruano, Tuta peruano é sacanagem..!!! Quanto as novidades do Tite, não estou nem aí pra seleção ou mesmo a enfadonha copa.

    Reply
  2. Vi o Henrique dourado fazer muitsas coisa que não via o Guerreiro fazer.

    P or exemplo, deu muitas caneladas, mas também temtou alguns lances DIFERENTES no jogo. O jogo do Guerreiro está óbvio, os dribles tambem. Pentei, penteia e ajeita a bola para finalizar. O dourado FINALIZA RAPIDAMENTE é DEFINIDOR. Errando ou acertando ele define.

    Reply
  3. Caro Kleber e amigos!
    O Guerrero é um dos melhores pivôs do mundo. O seu pecado é não ser um artilheiro supremo, ou seja, quase não faz gols para o seu prestigio. De toda forma, no elenco atual e no futebol brasileiro faz falta a qualquer equipe.
    Quanto ao lateral do Tite, que possa dá certo. Os treinadores brasileiros sempre inventam algo fora do normal em suas convocações e o nosso atual técnico não foge a regra. Resta-nos torcer. Para esta posição de lateral de um lado ou outro, vivemos uma das piores secas no Brasil.
    SRN

    Reply
  4. Guerrero não faz falta, ele fez e faz muita falta. Da mesma forma que faz muita falta o Berrio e se notarem bem, o time caiu vertiginosamente na ausencia do colombiano. Não era um craque, mas era a velocidade nas arrancadas pelo lado direito. Quanto ao Guerrero não vejo substituto para ele no time por enquanto. Já a convocação do Tite, achei que ele pecou muito na atual lista.

    Reply
    • Dalmir, achei que estava sendo irônico quando disse que o Guerrero fez e faz “muita falta”. Na verdade já estava cansado daquele monte de cartões e suspensões. Ele é apenas um bom pivô que finaliza e cabeceia mal, nada mais. Vamos dar uma chance ao Ceifador, quem sabe ele acerta? Pelo menos pênalti a gente não perde mais. Quanto ao “Encantador de Serpentes” ele deve ter convocado essa figuraça aí porque estava pertinho e ia chegar logo ora completar o time reserva no coletivo de amanhã. Deixar o Jorge de fora só pode ser maluquice e a Mídia toda batendo palmas pra ele. Faça-me o favor!

      Reply
  5. Kleber e amigos, pra vcs verem o nível do futebol jogado no Brasil, o São Caetano está dando um calor no São Paulo.
    Quem é o craque do São Caetano? Chiquinho. Sim, aquele mesmo: O possante Chiquinho!
    É ou não é de chorar?

    Reply
  6. Boa noite, amigos,
    Ter que escolher entre Guerrero e Dourado, é dose pra mamute. Prefiro dar um pouco mais de chance para o Dourado, e ver se o cara melhora.
    Com relação ao Guerrero, não aguento ver o cara sempre reclamando e tomando cartões idiotas. Tem uma dificuldade danada de fazer gol. Com a proximidade da copa, agora é que vai se poupar mesmo.
    Quanto ao lateral de nome divertido, nunca vi jogar. Vamos ver no que dá.
    SRN.

    Reply
  7. Guerrero funcionaria muito bem ao lado de um atacante finalizador. É um bom jogador. Talvez com este esquema em que os meias chegam mais para finalizar, possa se dar melhor que apenas com cruzamentos. Quanto ao Ismaily, é um bom lateral, não esqueçam que é uma observação para o quarto posto da LE, visto que o titular é o Marcelo, o reserva imediato é o Felipe Luis e o Alexandro foi convocado antes dele. Não é um absurdo este nome não. Quanto ao Jorge, está voltando de lesão. E sim, a logística pesou a favor do Ismaily.

    Reply
  8. Dúvido, se tem clube no Brasil q o Guerrero seria reserva, o cara é um craque na posição de pivo, pode até não ser grande artilheiro, mas se a turma de meio campo e os outros atacantes forem inteligentes e finalizadores ele deixa na cara do gol. Eu não tenho dúvidas,hj o GUERRERO fosse mais novo , argentino , uruguaio ou brasileiro estaria em grande time europeu !!

    Reply
  9. Sim Kleber, o Guerrero faz falta ao time. Eu particularmente o acho um baita jogador, repare as tijoladas que recebe e domina enquanto nossos outros atacantes recebem passes açucarados e dominam na canela!! Com o Guerrero em campo dificilmente a bola bate e volta, pois ele domina e no minimo recebe uma falta.
    Também é verdade que a prerrogativa da convocação é atuar no exterior com um empresário influente… Já descobrimos algumas “estrelas” por conta das convocações da seleção de jogadores nunca citados na imprensa nacional, é certo que temos vários jogadores em atividade no Brasil que poderiam ocupar esta vaga, talvez esteja falando besteira pois nunca vi este jogador atuando, aliás acho que 99% dos brasileiros também não viram… É apenas o Tite apostando numa promessa de 28 anos!! Mas o professor tem crédito.
    Forte abraço.

    Reply
  10. Prezados,
    Eu sou um dos que chama o Guerrero de “Tuta Peruano”. Não que ele seja um jogador horroroso, concordo com a avaliação do Kleber Leite quando diz que é um bom jogador – e só. Não é e nunca foi craque, isso temos que ter em mente. O problema é que o considero MUITO caro, o custo benefício é péssimo!

    Estou curioso para ver a atuação do Guerrero nesse esquema atual, acho que ele pode ser útil para os meias que infiltram. De fato, compará-lo ao H.Dourado é apelação, não sei se o folclórico ceifador dará certo.

    Reply
    • Falando em jogadores.
      Ontem li uma matéria de que aquele meia Rodolpho, cria de nossa base e qu emuitos pediam mais chances, é o melhor meia dos times do interior do Campeonato Paulista…

      Reply
      • Onde leu…?
        Acompanhei o inicio da carreira do atleta,inclusive,atuando na base do Fla.Jogava muito na época.Me parece que depois foi para a Ponte Prêta.depois sumiu…
        ABS.

        Reply
  11. Caro Kleber , nosso Tuta Peruano depois dessa experiência pode enfim dar mais valor ao Flamengo deixando de ser tão mimado em campo . Que esse bom jogador demonstre não só a gana que lhe deu o nome mas também
    Inteligência e humildade !!!!

    Reply
    • Grandee Pedrão !!!
      Tuta Peruano mesmo, mas certamente fez muita falta ao Fla, espero que ele volte com uma nova vibe e que consiga ser mais decisivo coisa que nunca foi no Fla.

      Reply
  12. Esta uma maravilha mesmo!

    Achávamos que o problema de ataque era o Guerrero (e o era em última instância), que dominava bem a bola e passava bem a bola para os companheiras que vinham de trás!

    Só que tem dois problemas nisso:

    O primeiro é que centro avante tem que fazer gols, tem que ser artilheiro, resolver ele a parada, não tem jeito! Nesse campo Guerrero não é o cara.

    O segundo ponto não sendo o Guerrero excelente finalizador, artilheiro, homem-gol, ele passa a bola para a finalização dos que vêem de trás:
    – Éverton finaliza mal
    – Éverton Ribeiro finaliza mal
    – Cuellar finaliza bem, mas é 1o. volante
    – Diego finaliza bem, mas é inconstante e esta vindo de 2o. volante agora.
    – Paquetá não é a dele tbm o quesito finalizações.

    Sobram ai Vjr e o Geuvânio aparecendo com bom finalizador no último jogo.

    Me digam os Sr.s, sobrou quem para fazer gols? Os laterais? Os zagueiros?

    Ai com Dourado jogando mal, descobriu-se que esse time não joga para as características do ceifador, poucas infiltrações, poucas bolas na cabeça do ex-tricolor! Falta de um companheiro mais perto dele para tabelas.

    Descobriu-se que esse time joga como se o Guerrero estivesse jogando, com o nove isolado no meio de 2 zagueiros. Ai o Ceifador não tem o mesmo domínio de bola do peruano, nem o Vizeu tinha nem ninguém vai ter.

    Estamos em uma sinuca de bico. Com Guerrero não funcionava, sem ele tbm não funciona, e a culpa é de quem?

    Em primeira análise é da deficiência do Henrique Dourado imagino, que deveria ter se firmado e enterrado de vez as prerrogativas futebolísticas “dessa enceradeira peruana”, afinal o ex-tricolor custou 10mni, um baita investimento ao clube.

    E o Lyncon? Sinceramente, já vi gente comparando ele a Gabriel Jesus, vai lá, o muleque tem só 17a, mas sinceramente não é essa Brastemp toda não.

    Reply
  13. Muito simples: sim, o Guerrero faz MUITA falta ao Flamengo, ainda que parte da torcida pense o contrário. Basta ver se o Dourado está dando conta da ausência dele ou se alguém não queria que o Vizeu fosse vendido e fosse o nosso 9…
    Concordarei com os que falam em Lincoln e até em Vitor Gabriel, mas estes ainda precisam de mais bagagem. Não podem jogar agora, pois o Flamengo precisa de resultados. Imaginem um deles num jogo de Libertadores em que as coisas não andem bem pro nosso lado. Basta ver o que aconteceu com o Mattheus Sávio em 2017. É a hora de termos os mais “cascudos” mesmo para impor respeito, ainda mais se (e vamos!) avançarmos na Libertadores. Testes no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil também não serão bem vistos. Nós precisamos de um título expressivo este ano. Se tivéssemos vencido a CB e a Sula ano passado, a pressão seria menor, mas não vencemos, então, a questão é simples: não há tempo para testes e amadurecimento de jogadores no momento. Eles terão as suas oportunidades.
    Sobre o Ismaily, não vou comentar porque, até a sua convocação, eu sequer sabia que se tratava de um cidadão brasileiro. Até já tinha visto o nome dele em escalações do Shaktar na Champions, mas nunca poderia imaginar que ele fosse brasileiro. Não vou criticar porque não conheço o cara e porque o Tite tem o meu respeito para tomar decisões em prol da Seleção Brasileira depois do trabalho que fez nas Eliminatórias. O Brasil voltou a ser respeitado por seu futebol e conseguiu vitórias maiúsculas, dignas do gigante que somos. Destaco aqui a que penso ser a mais destacada delas: o 4×1 no Uruguai, Estádio Centenário, depois de estarmos perdendo por 1×0 com gol do Cavani. E a Seleção do Uruguai está num grande momento em termos de jogadores. Além do Cavani, o Suárez, Coates, Godín, Maxi Pereira, Arrascaeta…
    SRNs!

    Reply
  14. Guerrero é um baita jogador. Mas assim como tantos estrangeiros que contratamos, me parece que os técnicos não se empenham em entender qual a real função dele. É um fenômeno brasileiro antigo e acontece até com jogadores brasileiros. Rivaldo só foi render na Seleção quando Felipão perguntou qual posição ele jogava no Barça. Borja, no Palmeiras, só foi estourar agora, quando Roger colocou-o para jogar onde sabe.

    Posicionado corretamente e fazendo o seu melhor (pivô para quem vem de trás), Guerrero possivelmente é o melhor jogador em atividade no Brasil.

    Sobre o lateral: nunca antes na história deste país lembro de uma safra tão ruim. O Cruzeiro tá pagando uma pequena fortuna pra Edílson, ex-Grêmio, justamente pela escassez no mercado. Meu Inter já contratou três laterais para cada um dos lados e até agora nenhum encaixou. Por incrível que pareça, Pará/Rodinei e Trauco/Renê ainda são, provavelmente, a melhor dupla com reposição no Brasil.

    Jorge está em fase de adaptação e não é titular absoluto no Mônaco. Arana tá chegando agora ao Sevilla e fez só duas partidas. No Brasil, quem mais teríamos? Na direita, Fagner foi convocado. Talvez Edílson merecesse uma oportunidade. No quarteto de São Paulo tem alguém melhor que Ismailly? E no do Rio? O melhor time do país desde o ano passado, o Grêmio, tem Léo Moura na direita e Bruno Cortez na esquerda. Difícil achar um lateral esquerdo melhor que Ismailly jogando no Brasil e mesmo na Europa.

    Passamos por uma profunda crise técnica. E a culpa é de um modelo de negócios que privilegia a exportação, fazendo com que caras como o Ismailly saiam do país com 16, 17, 18, no máximo 19 anos. Ou damos um jeito, fortalecemos o mercado, criamos campeonatos mais atraentes e, por conseqüência, fortalecemos os clubes, ou será natural que a Seleção seja formada por jogadores que jogam em mercados muito mais competitivos e de alto nível.

    A escolha de Tite é técnica. E para além de qualquer preconceito com jogadores que jogam no Brasil, consolida um conceito que perdura pelo menos desde o fim dos anos 1990: ficamos muito para trás do futebol europeu. Está aí a causa. A conseqüência é não termos jogadores daqui na Seleção.

    Reply
  15. Guerrero joga muita bola. Não e nunca foi aquele matador, mas por muito tempo o Flamengo jogou no esticão e ele arredondando a bola para o Diego. Aliás, quando saiu o Diego machucado, ele jogou como atacante, armador, ponta, etc. Nunca se escondeu.

    Além disso, é uma preocupação para os defensores.

    Na falta de bons nomes no mercado, o Flamengo trouxe o Ceifador. Guerrero é 100x melhor.

    Reply
  16. Caros amigos do blog, Guerrero é um bom jogador, mas é um péssimo custo-benefício. Entendo que o seu ciclo no Flamengo já terminou. Se ele renovar por mais dois anos, por exemplo, pode diminuir as oportunidades do Lincoln e do Vitor Gabriel assim como ocorreu com o Vizeu. Renovar é preciso! Em relação à lateral-esquerda da seleção, seria legal se o Jorge tivesse uma chance. Acho válido testar o Ismaly também. SRN

    Reply
    • Quando digo “renovar é preciso” significa liberar o Guerrero e dar chances aos jovens Lincoln e Vitor Gabriel.
      Para mim o ciclo do Guerrero está encerrado no Flamengo.
      SRN (Minha última mensagem não ficou muito clara).

      Reply
  17. HelloOOOO!

    Antes do episódio da maconha o Guerrero queria 1.4mi para renovar! Sendo que já ganhava quase 1mi! O que já era um custo benefício totalmente desproporcional, custo da grife Guerrero.

    Penso que se fizer uma boa Copa ele vai para a Ásia onde vai ganhar acima de 2mi por mês, pq não terá vínculo mais com o Flamengo.

    Ciclo encerado? Ciclo encerrado!

    Reply
    • O salário do Guerrero não é esse valor. Isso está somado as parcelas das luvas de quando foi contratado. Então creio eu que a renovação seria nas bases do seu salário, reduzindo bastante esse valor.

      Eu quero (e muito) que ele permaneça na Gávea.

      Abs e SRN

      Reply
  18. Prezados Guerrero melhor que Dourado?? Muito.
    Vale o que recebe? Nunca.
    O problema é que quem contrata no flamengo não teve criatividade,nem competência para arrumar um substituto a altura.
    Aí o Flamengo fica a mercê de um jogador caro, comum e que lesou o Flamengo nos últimos 4 meses.
    Com relação a convocação, vi Ismaily jogar na Champions, deixou excepcional impressão.
    Infelizmente no Brasil, não tem nem um lateral que justifique a convocação. Tanto que o melhor do brasileiro passado foi Diego Barbosa. Então se o Ismaily não é a solução, garanto que jogando no Brasil não tem ninguém.

    Reply
  19. Acho que chego para comentar com o assunto já esgotado pelos amigos.

    Em síntese, Guerrero é um excelente pivô(e me arrisco a dizer que o melhor dos últimos tempos) mas nem de longe é um matador.

    Acontece que há que se dar a mão a palmatória que até outubro do ano passado, Diego Ribas, ER7 e até certo ponto Everton 22 não estavam vivendo o seus melhores momentos.

    Como é que se avalia um matador, quando a bola chega quadrada?

    Mas aí vem o outro lado da moeda. Como é que se avalia o Dourado em 2 meses se o esquema tática adotado por Zé Ricardo, Rueda e Carpegiani continua privilegiando um pivô quando o Dourado é matador?

    Onde eu quero chegar?

    Com Guerreiro em campo, o esquema 4-1-4-1 funciona bem desde que os meias estejam bem, que é o que parece estar dando pinta que está acontecendo nesse momento..

    Com Dourado talvez o melhor esquema fosse qualquer variação tática de um 4-4-2. Deixar o Dourado muito isolado é problema. Nesse cado VJ funcione bem sendo um segundo atacante para o Dourado.

    O que eu fico Fulo da vida, é que todos esses técnicos não testam e nem apresentam uma variação tática dentro do esquema que escolhem. Ou seja, é um esquema tático totalmente engessado e previsível.

    ———————————————-

    E o Imperador hein??? Desistiu de tudo? Foi para Itália com a família e parece que largou tudo e não deu satisfações ao DM do Flamengo.

    ——————————————————

    Como eu venho afirmando aqui nesse blog a muiiiiiiiiiito tempo, hoje pipocou notícias na Espanha de que VJ vai ficar até o fim do ano no Flamengo.

    ————————————————————-

    Volta a pipocar notícias que o Flamengo voltou a negociar com Santos pela contratação do lateral Zeca. Na minha opinião com 30 dias de treinos, chega p ser titular absoluto e vai ajudar e muito o time para o segundo semestre, pós Copa.

    ————————————————
    E o Juninho do Sport? Chega ou não ? Vasco continua brigando pelo jogador

    ——————————————

    Reply
    • Anderson,

      Vou te dizer uma coisa meu amigo, em 2016 com Gabriel, Alan Patrick, Márcio Araújo e tudo, a bola andou chegando com dificuldades para o Guerrero, mas chegou em nr. suficiente para eu te afirmar: “Se o Guerrero não tivesse perdido tantos gols naquela temporada, teríamos chegado pau a pau com o Plameiras na última rodada”.

      O Ceifador não foi artilheiro a toa no último ano, assim entre apostar no que sabemos que não dá certo (e caro), melhor insistir com o Dourado (que tem 10mi de investimentos do clube). Se ele não virar uma espécie de Tuta, vai dar certo!

      Reply
      • Concordo Nino. Mas eu bato na mesma tecla, e te pergunto:

        Não fica muito mais fácil ser artilheiro quando quem te municia é o Gustavo Scarpa e jogando bem?

        Qual momento de 2017 Diego Ribas, ER7 e Everton 22 estiveram perto dos fundamentos do Scarpa?

        Reply
  20. Se o nosso ponta Everton, não o Ribeiro, fosse UM POUCO inteligente, pediria ao treinador para tentar jogar na lateral. Na posição onde ele joga, nunca terá chance na seleção. Na lateral, acho que em alguns jogos pode colocar pressão até mesmo no Marcello….

    Reply
  21. Guerrero e H.Dourado são jogadores da mesma posição mas com características bem distintas…Penso que a fase do Peruano, no Flamengo já deu…, a fila andou pra ele…. Já H.Dourado é um trombador que bate pênalti bem, nesse esquema atual do Flamengo irá fazer poucos gols de bola rolando….Precisamos de um atacante mais agudo e veloz.
    Quanto ao Tite, repito a afirmação, treinador da seleção brasileira apenas DIVULGA a lista de convocados, mas o ato de convocar cabe aos empresários internacionais do futebol…Se quiserem convocam até jogador de Marte….
    Ressaltando que jogo da seleção brasileira já é chato , sem Neymar então…vira uma procissão ao sol de 12h….

    Reply

Comente.