Jogo estranho

Flamengo 4 x 0 Portuguesa – 18/03/18 (Foto: Staff Images/Flamengo)

Tente imaginar um jogo entre Flamengo e Portuguesa, em que, tendo quase 70% de posse de bola e com uma vitória inquestionável pelo placar de 4 a 0, o goleiro do Flamengo tenha sido um dos destaques, defendendo um pênalti e fazendo mais cinco defesas muito difíceis, sendo uma delas, em cobrança de falta, cinematográfica….

A verdade é que o nosso time está se acertando, principalmente no meio campo, com Diego jogando quase como um volante e, Éverton Ribeiro começando a dar pinta de que está reencontrando o seu ótimo futebol.

Outro detalhe incomum no jogo foram as jogadas de ombro executadas com perfeição por Juan e Éverton. Além das jogadas de ombro, duas de peito, também obras de Juan e Éverton.

Vinícius Júnior deixa o time mais agudo e, tivesse ele um companheiro de ataque mais rápido, iria aparecer muito mais.

Ceifador, ceifou. De pênalti! Hoje, não se enrolou muito com a bola, mas muito lento, travou o nosso ataque. Saiu no segundo tempo. Lincoln que entrou, perdeu dois gols, sendo um deles por ser fominha e lento. Repito aqui: O garoto Vítor Gabriel é, na ausência de Guerrero, o nosso melhor centroavante. Geuvânio, que entrou no segundo tempo, meteu dois. Um com a colaboração do goleiro, e o outro, um golaço!

Não foi por acaso que a Portuguesa, até aqui, não havia perdido para nenhum time grande. Time muito bem arrumado, principalmente do meio para frente.

Fiquei com pena do grande narrador Luiz Roberto tentando explicar o regulamento maluco deste campeonato, onde o Flamengo, se faturar a Taça Rio, já tendo conquistado a Taça Guanabara, ainda assim, terá que disputar o título. A vantagem será a de jogar pelo empate. Que coisa ridícula…

Agora, é encarar o Fluminense na fase semifinal da Taça Rio, na procissão interminável, deste Campeonato Carioca, cuja fórmula, deve ter sido construída num hospício.

1 Comentário

  1. Meu prezado presidente, tenho uma tese que acho perfeitamente plausível sobre a fórmula desse regulamento do carioca 2018.
    Acho que nenhum dos times cariocas duvidava que o Flamengo era o franco favorito a conquistar esse campeonato, certo. Então pensaram numa maneira de permitir que alguem tivesse a possibilidade de disputar com o próprio Flamengo uma final, sem, no entanto, ganhar nenhum turno, pois imaginaram eles que o Flamengo ganharia os dois turnos também.
    O que eu não consigo entender é como o Flamengo aceitou disputar esse campeonato, notoriamente montado para prejudicá-lo.
    Se formos campeões, o seremos contra tudo e contra todos. Dentro e fora de campo. Contra a cartolagem da Ferj e especialmente daqueles que maquinaram nos derrotar por meios escusos.
    A proposito, como ficamos sobre o titulo de 1987, agora que transitou em julgado o processo que torna o Sport o único campeão daquele ano?

    Reply
  2. Sinceramente gostei pelo Geovanio. Não pode esse jogador ter esquecido de jogar futebol e espero que os dois gols de hoje, seja o inicio de boas atuações no time. Ele no Santos foi um grande jogador e até agora nada mostrou de bom aqui na gavea, espero que agora seja sua volta por cima que seria otimo para o clube.

    Reply
  3. Caro Kleber e amigos!
    Muito feliz os seus comentários. Ganhamos bem, mas, o Diego Alves foi bem testado e mostrou segurança. Mesmo com o placar elástico, não foi o jogo fácil que o resultado mostrou.
    A defesa foi muito bem, todos, salvo, os cruzamentos ainda muito ineficientes do Rodinei. A zaga foi muito bem. Do meio para frente, gostei muito do Everton Ribeiro e os demais, também se destacaram, cada um dentro de sua normalidade e futebol esperado. Concordo com o Kleber que o Diego parece está encontrando uma forma de jogar mais eficiente. No caso do Dourado, é até muito fácil de entender que ainda vez por outra o mesmo se precipita com lances fáceis. Jogar de centroavante sempre é mais complicado. Acredito que ele conseguirá uma fase melhor com o andamento dos jogos e aclimatação dessa responsabilidade que é jogar no Flamengo.
    Hoje o Geuvânio deu dois bons sinais que pode evoluir. Gostava muito dele no Santos e também entendo que sua fase é de inibição ainda. Tudo no seu tempo e acredito que o Carpegiane pode ajudá-lo neste sentido.
    Tudo no seu tempo. O Flamengo com uma boa dose de disposição é um time que pode ir além de um campeonato carioca.
    No mais, boa semana a todos!.
    SRN

    Reply
  4. Gostaria de saber quem é o responsável pelo planejamento do futebol profissional do Flamengo ? Deve estar a cargo dos três patetas( R.Caetano. Mozer, F.luz), pois, Pra que escalar todos titulares num jogo sem validade? Quando chegar lá na 22ª rodada do brasileirão vai surgir aquela conversa de “muitos jogos no ano”…etc.
    Quanto ao jogo, Talvez o placar moral do jogo fosse 5×2 , mas a Portuguesa tem uma defesa muito fraca…
    Realmente o Muralha Espanhol foi bem, mas o Flamengo, sem correr muito, sobrou. Até Renê jogou bem ! Lincom me parece acima do peso…
    Já VJr. , mais uma vez, num jogo de 90 minutos teve uma atuação somente razoável. Isso prova que Ele ainda é apenas um garoto promissor !
    Mas queria levantar uma reflexão: Sera que o Real Madrid também vai pagar 165 milhões por Geuvanio?
    O futebol no Flamengo tem sempre proporções continentais….
    Por fim, esse jogo do Vasco X Botafogo teve uma carinha de marmelada…
    Fora R.Caetano !

    Reply
  5. Belo primeiro tempo das 2 equipes e do juiz, melhor tempo de jogo que vi na temporada no brasil com futebol muito bem jogado e 2 equipes procurando jogar futebol, procurando sempre o gol e sem cometer e nem cavar faltas. A atuação do juiz também contribuiu para o bom jogo, deixou o jogo correr e não apitou qualquer encontrão.

    Reply
  6. É ISSO, o Vinícius Jr entrando de início, não consegue render igual a quando entra no decorrer do jogo. Um 4 x 0 tranquilo, mesmo com as boas defesas do Diego Alves, o penal defendido por ele, foi um lance isolado, na realidade o Flamengo dominava o jogo com sobras. Espero que os dois gols do Giuvãnio sirvam para dar moral ao até aqui, inoperante atacante. Que venha o tricolete do chorão Abel, que certamente irá armar um bela retranca, pois o empate é deles…..

    Reply
  7. O pessoal do premiere foi feliz ao dizer que do meio pra frente ninguém estava afim de marcar. Num campeonato tão fácil defender com 6 jogadores bastou.

    A tarde serviu para recuperar o Diego Alves, que como eu disse depois da derrota pro Macaé, demora um tempo até estar em ritmo.

    No mais, se o Fla Flu for no Maracanã, seria bonito ter o Júlio César no gol, afinal é mais um jogo que não vale nada.

    Reply
  8. O jogo valeu pelas defesas do Diego Alves, pelos (2) gols Geovânio, pelo (1) gol de Everton Ribeiro e pelo (1) de Henrique Dourado. Todos estavam precisando, logo, no futebol, gol e confiança andam abraçados. O time começa a se acertar.
    SRN!

    Reply
  9. Comentários de meu Presidente, quase 100%…menos a opinião sobre V. Jr., que foi apenas razoável, usando de franqueza.
    Diego nos deu um alento. Fez ótimas defesas; Geovânio, por incrível que pareça acertou tudo. Será que Carpegianne vai recupera-lo? Torçamos por isso. Se jogar o que jogava no Santos, pra nós, seria ótimo.
    Realmente, acho que para o esquema dar certo os jogadores do meio tem que marcar mais, mas vi evolução. O time correu, que é o que mais importa, apesar de que Diego Alves, ter sido o melhor jogador, termina sendo preocupante.
    Quanto ao craque Paquetá, acho que um banquinho lhe fará mto bem! É o mesmo que ralharmos com nossos filhos. Tem que ensinar para aprender. Banquinho merecido. É a minha opinião!
    São Judas ajudou o Ceifador…e Renê, pela primeira vez teve nota superior a 2…teve 5, kkkk
    SRN

    Reply
  10. Me esqueci de comentar sobre a fórmula do campeonato.
    Acho que é o famoso dedão do Eurico. Sabedor de que o Vasco não tinha time para vencer qualquer turno, inventou essa COISA, ridícula, para que o crusmaltino tivesse uma chance, mesmo que pequena, de disputar uma final. Aí, sendo um clássico, qualquer resultado seria possível
    Roubinho, como bom pau mandado, apenas seguiu as orientações do velho BABÃO!
    Agora, a vcs que acompanham aí de perto, eu pergunto: Bandeirola concordou com esse regulamento?

    Reply
  11. Lincoln é muito promissor , tem agilidade , participa muito do jogo, roubou bolas, faltou definir 2 lances , mas foi bem , já o Ceifador, ele ate ta tentando participar fora da área, o que é louvável, mas acho que o preparador físico do fla tinha q ensinar ele a correr , n é possível um cara novo , forte, ser tão lento, ele n levanta as pernas pra correr, merecja atenção especial pra evolui nisso, se tornando mais útil.

    Reply
  12. Quem diz que o Diego Alves vive de “defesas casuais” de pênaltis na Espanha, não sabe nada de futebol.
    Quem acha que o Renê é titular (ou o Éverton Cardoso improvisado) na lateral esquerda no lugar do Trauco, não sabe nada de futebol. E deixo aqui uma justificativa: quantos gols e passes pra gol o Trauco já fez? E o Renê? Éverton Cardoso na lateral esquerda seria um erro monumental. Ele joga no meio ou no banco.
    Quem acha o Ceifador melhor que o Guerrero, é completamente cego.
    Quem acha que não temos zaga, não assiste aos jogos do Flamengo.
    Quem acha o Pará melhor que o Rodinei, não sabe nada de futebol.
    Quem acha o Jonas melhor que o Cuellar, só pode estar delirando. O Jonas está melhor do que já foi porque sabe que a batata está assando. Mas o Cuellar é “o cara” da nossa saída de bola.
    E, se o Geuvânio voltar a jogar bola, onde os gatos-mestre que o queriam fora do Flamengo pensam em escalá-lo? Se for no lugar do Éverton Ribeiro, periga que, agora, ele acorde, pois pode ver a vaga no time titular ameaçada.
    Não digo nada disso com base somente no jogo de ontem, pois, apesar da Portuguesa ter sido um adversário daqueles “chatos”, ainda estamos falando de Campeonato Carioca, onde, sem a menor dúvida, o Flamengo tem que sobrar no 1o turno (como já sobrou), no 2o turno e nas finais propriamente ditas. O que importa é seguir em frente na Libertadores e minimamente disputar o título da Copa do Brasil e do Brasileirão e só não conquistá-los se algum outro time realmente tiver melhor desempenho e fizer por merecer. E a torcida precisa entender que não muda tudo de um jogo pra outro. A ideia é apoiar sempre.
    SRNs!

    Reply
  13. Bem pessoal,
    Sinceramente não consigo entender essa time, depois do jogo contra o Emelec imaginei que a aplicação de todos seria a tônica da equipe… Ledo engano, time sonolento.
    Pelo menos pudemos ver a estreia do Diego Alves!! Deu, ainda, a chance de alguns jogadores nos enganar por mais alguns jogos. Nem vou entrar no mérito do regulamento do campeonato, pois o Flamengo sozinho ou qualquer um dos outros 3 médios são votos vencidos no covil, qualquer federaçãozinha de qualquer cidadezinha tem voto trocado por saco de bolas. Há tempos deixou de ser assunto esportivo…
    Bem galera, não sei se vocês tem a mesma percepção que eu; acho que os jogadores veem os jogos de forma bem distinta e usam um critério estranho para demonstrar isso…
    Abraço a todos!

    Reply
  14. Prezados,
    Não há palavra para falar desta forma do Carioca, diria Luciano do Valle.
    O Vitor Gabriel foi convocado para a seleção sub-20, vamos ver como será o desempenho do menino. Falando em Vizeu, com essa marra toda e pelo futebol que joga, volta pro Brasil – por empréstimo – em menos de 1 ano…

    Reply
  15. … Aí a torcida e a mídia fazem uma pressão desnecessária para que VJ seja titular e ??? Nada acontece.

    Numa tarde onde teoricamente tinha tudo para brilhar, já que até ER7, Ceifador e Geuvânio fizeram seus gols, VJ passou em brando e produziu muito pouco.

    Diego Alves foi o nome do jogo. Belas defesas. A zaga como um todo, foi bem. Jonas e Cuellar trabalharam bem.

    Há algo que me preocupa demais. Nosso meio campo (Diego e ER7) são muito lentos na armação. Dependem demais de Everton22 e de Paquetá para dar velocidade.

    É visível que quando Everton22 e ou Paquetá não entram em campo o setor de meio campo sofre para marcar, para criar e principalmente para chegar à frente e finalizar. Sem esses jogadores me parece que o Ceifador fica ainda mais isolado.

    Contra a Portuguesa que joga sempre atras da linha da bola essa dificuldade fica extrema perceptível. Carpegiani precisa testar e arrumar uma variação tática.

    De resto, acho sim que o time vem evoluindo ainda que seja devagar. Estamos caminhando.

    E o Vizeu……….. esse sim, poderíamos embrulhar e mandar logo para Europa.

    Reply
    • Meu caro Anderson, o VJ é um garoto muito novo ainda e vai oscilar drasticamente até se estabelecer. Não adianta esperar ele “voar” em todos os jogos porque isso simplesmente não vai acontecer. Infelizmente, claro, mas não vai. Ele é um ótimo jogador e vai nos ajudar muito, pode esperar.
      Eu acho que os únicos que, de fato, aproveitaram o jogo de ontem para alguma coisa, foram os contestados e os “má fase”. Basta ver quem foram os jogadores que fizeram os gols: Éverton Ribeiro, Dourado e Geuvânio, este 2 vezes. O que é até bom. Se subir de nível, tira alguém que esteja mal e o time sai ganhando.
      O Diego Alves ter sido destaque é ótimo para darem um descanso desse papo de “Muralha espanhol” e o que mais dizem dele. Ele é um grande goleiro e, junto com o César, estaremos muito bem servidos! É uma pena, mas o JC não vai ficar e só deve mesmo entrar em algum jogo, já no fim da partida, para a ovação da galera.
      Acho que o Flamengo jogou ontem para ganhar, mas sem “aquela” vontade. Tudo bem que não temos visto “aquela vontade” em muitos jogos, mas muito menos nesse Carioca.
      Acho, agora, que o Flamengo tem a obrigação de sobrar na conquista da Taça Rio e do Campeonato Carioca, mas, o que importa mesmo, é seguir em frente na Libertadores, no sapatinho, passo a passo. Primeiro, passar da fase de grupos. Depois, ir em frente e só parar quando for campeão ou saindo apenas para algum time que eventualmente jogue melhor e faça por merecer. E também é para brigar pela Copa do Brasil e nas cabeças do Brasileiro. Esse ano temos que levar pelo menos 1 desses títulos. O Carioca, atualmente, é apenas a afirmação do que já sabemos: que somos o melhor time do RJ.
      SRNs!

      Reply
  16. Amigos, só para apimentar os cornetas de plantão : o time titular do Flamengo ainda está invicto este ano.
    Esqueçam o Flamengo da década de 80, motivo da nossa felicidade eterna.
    O que temos agora é isto e vamos com esse elenco. Ainda vai dar caldo.
    Finalmente um recado a um amigo do blog : chamar o Diego Alves de muralha espanhol é ofender a inteligência deste blog. Menos corneta , por favor.
    Saudações

    Reply
  17. Ola Kleber e amigos do Blog
    Foi um bom jogo, concordo que o time esta começando a se acertar. Porem ainda acho nossa defesa lenta e laterais de Médios para Fracos. Todos eles. Ainda acredito em alguma novidade nessa area
    Em tempo: por que não deram nenhuma oportunidade ao Klebinho? agora com as fases decisivas do estadual fica difícil fazer testes.

    Reply
  18. Kleber,
    desculpe-me por discordar de você em relação a Vinicius Júnior. Mas está claro, agora, que ele ainda não está pronto para começar as partidas, como sempre deixaram claro Zé Ricardo, o colombiano e agora, Carpegiani.
    Também cheguei a acreditar que fosse picuinha ou algo parecido. Mas Vinicius rende muito mais quando entra no segundo tempo. De repente, poderia iniciar já o segundo tempo. Quem sabe, aos poucos, ele estabiliza o seu rendimento?

    Reply
  19. Caro Mauro, com certeza o EBM concordou por procuração com esse monstro que foi o regulamento deste ano. Não deve ter ido ao Arbitral porque nada entende desse tal de Futebol. Duvido que raposas felpudas de outros tempos, que nos representavam na Federação, aceitariam esse absurdo. Enquanto durar essa Dinastia dos homens das planilhas, vamos sofrer nos bastidores. Duvido que alguém deixasse de marcar penaltys e validar gol em impedimento prejudicando o time da casa, por exemplo o Boca na Bombonera. Perdemos o respeito, nossa camisa não mete mais medo na Libertadores, nem em campo, nem na Conmebol. Feliz 2019!

    Reply

Comente.