Quem vai comandar?

Esta pergunta é pertinente, sim. Para que as coisas entrem nos eixos, é por aí que se começa.

Partindo da premissa de que, independente da competência individual de cada profissional que venha a ser contratado, a química no futebol é fator decisivo. Como tal, urge que, primeiro seja definido quem vai comandar. Será o presidente ou o vice de futebol?

Definido o comandante, compete a este montar toda a estrutura, até porque, o dia a dia irá requerer sinergia, compromisso, parceria e cumplicidade entre as pessoas.

A minha melhor experiência sobre este tema foi no período entre o final de 2005 e 2009, quando, apesar de todo tipo de dificuldade pela qual o clube passava, o grupo do futebol formado por poucas pessoas era unido, onde respeito, camaradagem e cumplicidade faziam parte do dia sim, dia também.

Que o comandante monte a sua tropa. Simples assim.

1 Comentário

  1. Ao que parece, o VP Ricardo Lomba recebeu carta branca do EBM para agir, então tudo leva a crer, que o comando do futebol ficará em suas mãos. O futebol do Flamengo precisava mesmo de uma boa chacoalhada, os rumos traçados até então, estavam nos levando a mais um trágico fracasso. Havia um desgaste em torno da atuação do Rodrigo Caetano e a solução Carpegiani era pífia, o Mozer nunca se soube ao certo o que fazia. Falam em Cuca e até Felipão, acho a segunda alternativa um grande equívoco, agora o chorão Abel estará livre das finais do Estadual, talvez surja aí mais um nome. A realidade é que as opções não entusiasmam tanto assim. Eu prefiro o Cuca mesmo com suas inúmeras idiossincrasias. Mas também precisamos de reforços, os chamados pontuais. O tempo será curto, mas ainda nutro esperanças de uma boa e vitoriosa temporada………….

    Reply
  2. Se Sampaoli com o time da Argentina levou 6, imagina se ele treinasse o Flamengo como queria a Flatt a um tempo atrás… https://youtu.be/ohuLs3981BM

    Espero que de forma honesta com o Fluminense, o Flamengo possa fazer uma proposta para o Abel, em caso negativo buscasse: Tuca Ferretti, Cuca ou Eduardo Berrizo

    Gerente futebol e auxiliar técnico: Zinho e Jorginho

    Diretor executivo: Thiago Scuro

    Contratações: Segundo Volante, Laterais e Zagueiro.

    Reply
  3. Imagino que ao fazer tôdas as demissões,o comando do futebol já tivesse nomes em pauta.Pelo menos a lógica assim determina.Vamos aguardar.Não adianta especular.O certo é que quem chegar vai ter nas mâos uma belíssima “batata quente ” para segurar.
    ABS.

    Reply
  4. Kleber meu queridão, com todo respeito e admiração que eu tenho por vc, mas totalmente inoportuna a questão que vc levantou: “quem comanda o futebol”?

    A resposta é a mesma, vc sabe e todos nós sabemos desde a época do Wallin Vasconcelos.

    Que o EBM é um brilhante gestor, mas faz bem em delegar aquilo que não entende, só que até agora delegou mal.

    Então, independe da corrente política saudamos a assessão do Ricardo Lomba, até que fim alguém deu um soco na mesa.

    Vamos ver o que ele vai fazer até o fim do ano, como vc sabe é tiro de uma bala só, não pode errar, afinal Lomba é a nossa melhor aposta, concorda?

    Abraços, Nino

    Reply
    • Nino, o que o Kleber quis dizer, eu acho , é quem comanda no dia a dia. Quem vai ficar no lugar do caetano.

      Todo o resto eu concordo com você.

      Reply
  5. Kleber , o Zé Ricardo , que na minha opinião , desde o primeiro momento, nunca deveria ter sido demitido , está em mais uma final do Campeonato Carioca.Por outro lado que é curioso observar que Flamengo, campeao6da Taça Guanabara e Fluminense , campeão da Taça Rio, estão fora das finais. Estou propenso a acreditar que é esse Rubens Lopes é um genio maquiavélico . para terminar , o Carpegianni foi demitido com mais de 70 de aproveitamento porque a diretoria do nosso Flamengo é muito sensível às midias socriais.Foi assim na demissão do Zé Ricardo, foi assim na contratação do Rueda e agora na demissão do Carpegianni.

    Reply
  6. Eu presidente levaria o presidente Kleber Leite para dirigir o futebol. Dirigente, o mandatário tem que ter boas relações e ser respeitado pelos outros dirigente e o Lomba só sabemos quem é de pouco tempo para cá. Até agora nada havia sido feito e coitado de quem acha que ele deu soco na mesa: tudo foi combinado anteriormente se o resultado fosse diferente de uma vitória; Kleber contrataria um diretor de futebol. Daí buscavam o tecnico que a meu ver deveria ser o Abel, mas teriamos outros em condições.

    Reply
  7. Nino, amigo,
    Quando o atual vice de futebol assumiu? Se tinha carta branca e tinha restrições ao trabalho de, Caetano, Carpegiani, Mozer e Martorelli, por que não tomou providências a tempo de evitar eliminação no campeonato mais ganho da face da terra?
    Aliás, vou além. Por que aceitou a contratação de Carpegiani, se não estava de acordo ?
    Meu amigo, neste filme, até aqui, não há nenhum mocinho.
    Tomara que neste filme que vai começar, haja um diretor que saiba das coisas e que tenha autoridade e autonomia.
    Forte abraço.

    Reply
    • Talvez Lomba não tivesse a devida autonomia, como foi com muitos VPs, dentro do mandato de Bandeira de Melo, que blindou muitos profissionais questionados por toda a sua gestão.

      Após mais uma derrota – isolado politicamente por centralizar as decisões -, Bandeira de Mello não teve saída, já que o VP de futebol ganhou apoio dos demais vice-presidentes, que se viram espelhados. E não aceitar tais mudanças era o rompimento político.

      Reply
    • Kleber queridão!

      Como vc bem sabe tudo é política, e a habilidade em transitar nela é muito sutil, ou brutal como o último ato do Lomba.

      Como vc sabe o Lomba é representante de uma ala, uma das poucas que restou, de apoio a gestão do EBM, assim o que nosso até então omisso vice fez? Esperou o momento, o momento certo! Como vc bem sabe até então ser quase intransponível o núcleo de poder entre o EBM, Fred Luz e RC.

      Saúdo com entusiamo a iniciativa do Lomba, dentro da estrutura de poder não haveria melhor alternativa.

      Daqui para frente? Bem, daqui para frente vamos ver a que pedigree ele pertence.

      Reply
  8. Minhas sugestões…

    Manager … Leonardo ou Caio Ribeiro, pois são caras antenados , atualizados , no mundo da bola
    Técnico… Queria Renato ou Abel, mas como tão empregados, Cuca pu Felipão, pq tem que ser peso pesado.
    Gerente… Fabio Luciano, Pet ou Sávio …

    Abraços e SRN …

    Reply
  9. É muito difícil a meu ver, escolher um profissional de mercado para ocupar o lugar de Caetano.

    Não consigo ver alguém que entenda de mercado como Caetano e o Matos do Palmeiras.

    Acontece que quando Caetano escolheu Carpegiani para o lugar de Rueda, cometeu o maior erro de sua carreira. Convenceu a diretoria que Carpegiani era a solução barata,caseira e imediata para o problema que Rueda nos deixou.

    Carpegiani até começou bem dando muitas chances aos filhotes do Ninho do Urubu. Mas definitivamente não tínhamos um padrão de jogo, e não tínhamos o que eu reclamo de todos os técnicos que passam pelo Flamengo nos últimos 20 anos. VARIAÇÃO TÁTICA.

    Pra piorar, escolhe fazer testes numa semi final de campeonato.

    Caiu Carpegiani pela burrice. Caiu Caetano pela escolha.

    O nome do Leonardo, ex lateral do Flamengo sempre surge com força. É um gestor que se qualificou na Europa e já dirigiu grandes equipes.

    Como gestor Leonardo é sim um ótimo nome, mas eu me pergunto se o mesmo conhece ou tem mapeado o mercado de jogadores no Brasil ou mesmo na América do Sul.

    Me pergunto até, caso Leonardo seja o escolhido, se é fácil se inteirar do mercado local para alguém que vive a muito tempo na Europa.

    Como coordenador técnico, os nomes de Jorginho e Zinho são ótimo.

    Como técnico, eu adoraria ver Renato Gaúcho, que a meu ver nos dias de hoje, só está abaixo de Tite.

    Já imaginaram ….

    Leonardo como diretor de futebol
    Zinho e Jorgnho como coordenadores
    Renato como Técnico.

    Reply
  10. Tava aqui analisando………..

    Acho que o Carpegiani é o único técnico no mundo, demitido com 70% de aproveitamento.

    11 vitorias
    3 empates
    3 derrotas

    17 jogos

    #Vai_vendo

    Reply
  11. Essa é a palavra: COMANDAR…. Essa gente que foi demitida fez tudo , menos comandar…;Tem muita muita gente competente no futebol brasileiro, talvez Odorico Roman seja um bom nome para o lugar do maraja R.Caetano…
    Gostei que o Lomba veio a publico e espinafrou os jogadores mercenários…acredito que tenha sido um recado aos protegido$ do marajá R.Caetano que a vida útil deles esteja por um fio no clube.

    Reply

Comente.