Campeonato nivelado

(Foto: Staff Images / Flamengo)

Numa análise fria, sem paixão, o início do Campeonato Brasileiro não foi tão ruim como se poderia imaginar.

Ontem, em função de erros grosseiros da arbitragem, principalmente contra o Flamengo, num jogo atípico, fica impossível um comentário correto sobre a partida e, sobre o potencial dos dois times.

Pelo retrospecto, fica a sensação de que o time do Vitória é fraco e que, infelizmente, o Flamengo não dá ao torcedor a certeza de que pode brigar pelo título. Sinceramente, diferente de alguns companheiros aqui do blog, não acredito mesmo que corramos algum risco de sofrimento no campeonato. Aí também já seria demais…

Não há como negar que fica uma sensação de que o nosso barco não navega com firmeza no mar agitado do Brasileirão. No timão do nosso barco, não há o comandante. Está mantido um marinheiro. De primeira viagem… Acreditar, como?


(Foto: Newton Menezes / Futura Press / Estadão Conteúdo)

Hoje, o panorama para o futebol carioca foi até bom. O Fluminense, que perdeu, deixou a impressão de que a derrota de 2 a 1 para o Corinthians não foi um resultado que traduzisse o que se viu.

Primeiro tempo ridículo, pobre, de dar sono. Segundo tempo vibrante, com mais chances para o Fluminense, mas como o tema é futebol, vitória do Corinthians por 2 a 1. Aqui pra nós, este Rodriguinho, além de bom jogador, é decisivo. Jogador iluminado, que faz a diferença.


(Foto: Celso Pupo / Fotoarena / Estadão Conteúdo)

O Vasco, com todos os seus problemas, foi o único do Rio a vencer. E, com méritos, venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1. Difícil discordar do excepcional comentarista e querido amigo Lédio Carmona, que não achou pênalti no lance que originou o gol da vitória do Vasco. Achei pênalti. Aliás, “muito pênalti”… Lédio, querido, desculpe discordar. A primeira vez em mil anos…

Agora, atentem para um fato curioso neste campeonato. O Cruzeiro, apontado como um dos favoritos para o título, começou perdendo, em casa, para o Grêmio, num jogo em que o time de Renato Gaúcho teve domínio total. Agora, o Cruzeiro vem ao Rio e pega o Fluminense que, hoje, perdeu, mas não decepcionou. Apesar da competência indiscutível de Mano Menezes, não vejo o Cruzeiro como bicho papão.

Para encerrar, a pergunta que não quer calar: CADÊ O TREINADOR DO FLAMENGO?

1 Comentário

  1. Estão falando em Felipão,embora ele esteja muito queimado pelo rebaixamento do Palmeiras, quase rebaixamento do Grêmio e o famoso 7 a 1, acho que seria uma boa pra dar uma sacudida nesse elenco

    Reply
  2. Tudo como antes no quartel de abrantes.

    E o protegido da imprensa paulista continua vencendo sem convencer, mas levando os pontinhos e no fim do campeonato o canequinho.

    Começou o campeonato, mas fiquei com a estranhissima sensação que começou a CONTINUAçÃO do Brasileirão 2017. Espero que não passe de sensação.

    Reply
  3. Manter um MEIA bom FINALIZADOR longe do gol adversário é retrogrado.

    Como já falei antes uma das forças do Barça é ter um MEIA goleador (Messy), semelhantemente o Corinthians tem Rodriguinho. O Diego já foi esse jogador no FLA, mas passou a jogar mais RECUADO, e consequentemente os gols rarearam e as criticas inflaram. Finalizador tem que estar na boca da toca.

    Reply
  4. Boa noite, amigos,
    Campeonato brasileiro começando normal para o Flamengo quando estreia fora de casa: perde ou empata.
    Corinthians com seu futebol de resultado, já vai em busca de mais um título ( muito cedo, mas é o que tem acontecido), e sem muito recurso financeiro, e com competência fora de campo, vai se arrumando.
    Vasco que normalmente não se entrega, conseguiu um belo resultado. Tem um jogador no Vasco, que é meio maluco (Rildo),mas é mais perigoso que nossos atacantes. O cara cria um salseiro danado.
    O Fluminense não mereceu perder. Teve mais chance que o Timão.
    Serâ que o Corinthians não toparia trocar o Rodriguinho por Diego e Éverton Ribeiro? Kkkk!!
    SRN.

    Reply
  5. Kleber, ficar alijado da disputa do campeonato ja nao e sofrimento bastante?
    “Ate tu, Brutus?”. Espero q vc nao se deixe influenciar por esse prnsamento pequeno de que 6o lugar e otimo, de q vaga na Libertadores e show, etc….
    Eu estou bem pessimista. Acho q brigaremos para nao cair. O conformismo, a apatia e a falta de impeto desse elenco e sobretudo dessa diretoria e algo absurdo, impactante.
    O Vasco, com um time fraco e um treinador iniciante, arranca vitorias na alma como hoje. Nosso time e um bando de funcionarios publicos, daqueles que carimbam papel o dia inteiro. Nao ha inconformismo, nao ha revolta, para eles tudo esta sempre otimo, o trabalho e excelente sempre.
    O Brasileiro e um campeonato nivelado por baixo e alma e vontade fazem a diferença. Acho q falta isso.
    E para piorar, vamos com um estagiário mequetrefe de tecnico. Nao faz sentido! Isso e absurdo! Sera q apos o jogo de ontem nao ficou evidente isso?

    Reply
  6. os times que jogam em casa, estão tendo dificuldades de criar jogadas devido a falta de técnica dos jogadores , o campeonato esta muito nivelado.

    Reply
  7. Cadê o treinador do Flamengo..? pergunta o Kleber Leite, também sou MUITO a favor de um nome de maior peso, ontem não vi culpa na atuação do Barbieri, só não entendi a substituição do Paquetá. No jogo em si, dentro das circunstâncias o time foi até que organizado. Além no pênalti inventado e da expulsão esdruxula, tivemos dois penais não marcados a nosso favor, poderíamos sim ter vencido o só esforçado Vitória. Sim , um brasileirão nivelado e por baixo, há muito tempo, desde que os nossos melhores jogador foram atuar no exterior.Sim, não esquecer que o nosso segundo GOL também foi irregular, uma arbitragem catastrófica,mas é certo que fomos muito mais prejudicados. Está faltando força política ao atual Flamengo de EBM.

    Reply
  8. Vejo o Palmeiras como favorito ao título, mas o Grêmio não pode ser desprezado. No futebol brasileiro, geralmente há surpresas como o Corinthians no ano passado, então é preciso aguardar. Cruzeiro, São Paulo correm por fora, mas jamais deixaria o Flamengo longe da briga pelo título. Tem elenco, tem camisa, tem torcida e se ainda não tem treinador (xô Felipão!!!), já já terá alguém ou mesmo a efetivação do Barbieri.

    Nunca subestimem o Flamengo, que mesmo com 10, pênalti contra e na casa do adversário, só não ganhou pela falha do Juan e principalmente da arbitragem. A tabela nos favorece!

    Kleber, não se engane: Flu, Fogo, Vasco vão brigar pelo rebaixamento. Talvez Flu e Vasco escapem porque têm ótimos treinadores.

    E outra coisa: que lindo ver o Atlético-PR, do Fernando Diniz, jogando.

    Reply
  9. Tem gente pedindo treinador de peso, então contratem o do Bahia, Guto, muito pesado, com certeza mais de 110 kgs.Flamengo precisa urgente acordar para teres fatores importantes: lateral que não temos.Poderiam ter tentado o do Santos que está indo para o Inter; Diego por favor volte a jogar o que jogava antes da contusão, pois depois virou uma enceradeira e não faz nada, sequer sabe bater falta pois cobra 20 e se muito acerta uma e acorda o VJ que só serve quando entra no segundo tempo, quando entra em inicio sequer acerta UM PASSE. Estou quase achando que deram um chapéu no Real.

    Reply
  10. Caro Kleber
    Só uma pergunta: Por que a enceradeira do Diego não pode ser substituido e nem barrado?
    Cadê o treinador?
    Cadê zagueiros?
    Cadê laterais?
    Cadê um camisa 10?
    Cadê um presidente que entenda de futebol?
    Cadê um lider dentro de campo?
    Cadê meu Flamengo que aprendiz a amar? Com certeza não foi esse. Porque Rever, Pará, Rener, Rômulo, Arão, Diego, Geuvânio, Dourado, etc, não me representam. Quero meu Flamengo de volta: Zico, lico, Nunes, Junior, Leandro, Julio cesar urigeller, Tita, Adilio, Adriano, Pet, Filol, Dida, Leonardo, Jorginho, Aldair, Rondinele, Bebeto, Romario, entre outros. Cadê meu Flamengo? Cadê nosso Flamengo?
    SRN

    Reply
  11. Eu acho que o Flamengo teria ganho o jogo tranquilamente, não fosse a expulsão do Éverton Ribeiro. A saída do Éverton e o Vinícius Jr titular ainda vão ser vistas como uma das melhores coisas que aconteceram. Do “Bonde da Stella”, só sobrou o Pará no elenco.
    Eu consigo entender a entrada do Arão no lugar de um provavelmente nulo Dourado (a não ser que o pênalti que não nos foi marcado, o fosse, mas o Diego poderia bater), mas não entendo a entrada do Geuvânio no lugar do Paquetá e não do Diego e menos ainda eu entendi a entrada do Pará no lugar do Vinícius Jr. O cara é absurdamente louco! Estávamos com 1 a menos, mas jogando de igual para igual contra um péssimo time do Vitória. O empate, nas circustâncias do jogo, foi até “bom”, mas dava para chegarmos aos 3 pontos…
    Juan ficou assistindo a cabeçada do gol de empate… e o Diego Alves foi na bola no pênalti, quase deu.
    SRNs!

    Reply
  12. o penalti bizarro de sábado prejudica um pouco a avaliação do time, ainda mais com a expulsão…arbitragem horrorosa pros 2 lados, atrapalhou o jogo. Mas a pessima atuação do Juan, Vinicius Jr, Diego e outros não tem nenhuma relação com isso…tecnicamente muito mal. O Vitoria muito fraco, ano passado foram mal e esse ano novamente irão..no contexto do jogo, empate razoável, em termos de campeonato o resultado é ruim. Quem for brigar na cabeça , vai ganhar do VItória. Mas a gente vai levando como disse o nosso PR>

    Reply
    • Amigos,
      O jogo de sábado, no início, me deu a impressão que seria uma barbada.
      Até os 10 minutos, mandamos no jogo, com boas atuações de ER e Diego.
      Daí pra frente, foi outro jogo.
      O time do Vitória é muito fraco, mas a desvantagem de um homem, que vinha atuando muito bem, mudou a cara do jogo.
      Acho que temos time e elenco para brigar pelo título.
      Avante Flamengo.

      Reply
  13. Campeonato nivelado por baixo…jogos com retrancas e excesso de faltas, vários gols de bola parada e arbitragens horriveis…
    O FlorminenC só não é pior por causa do competente Abel Braga, esse seu esquema com 3 zagueiros e 2 volantes funciona bem fora de casa, como mandante talvez tenha problemas…
    Vasco jogou melhor que o inconstante ATL MG, mas ganhou no apito, com pênalti inventado…
    Botafogo não vai longe nesse brasileirão, falta elenco.
    Como favoritos ao titulo, vejo Grêmio, Palmeiras e Corinthians, mas a procissão do brasileirão é longa e tudo pode acontecer…o importante é somar pontos, saber que os 3 pontos da 2ª rodada são iguais aos da 30ª…
    Quanto ao treinador, Felipão só pode ser piada de mau gosto ! Sugiro Argel Fucks, faz a linha durão, mas tem ideias novas, sabe armar boas defesas…

    Reply
  14. Prezados, podem contratar o técnico que for. o nosso problema são os jogadores com “Grife e nome” que não jogam nada. Vi o jogo do Atlético Pr contra a Chapecoense, o time todo correndo, lutando, tocando a bola em velocidade, rápidos, poucas firulas e muita determinação, exatamente o que falta aos nossos jogadores medianos, alias, Lucas Paqueta o único que podemos considerar o nosso melhor jogador, o resto…..Minha preferencia para técnico seria exatamente o Fernando Diniz.
    Já estou de saco cheiro de Diego Ribas, Geuvânio, , Rene, Trauco, Para, Rodnei, Rever, Jonas, Romulo e Guerrero, e a pior contratação de centro avante, o pior bonde da historia, Henrique Dourado. Vi muitos comentarios com criticas ofensivas ao Vizeu, e temos hoje a pior coisa que existe, ganhando um fortuna e todo mundo calado. Vizeu era tã ruim que no final do ano, com sequencia, fez gols decisivos que muitos que estão lá não fariam, e no entanto foi vendido a troco de banana e compramos uma MULA SEM CABEÇA.
    Sds rubro-negra.

    Reply
  15. Prezados,
    Espero que a Diretoria e o Jurídico do Flamengo atuem pela anulação do cartão vermelho do E.Ribeiro, que ao menos tenha um mínimo de justiça… ACORDA JURÍDICO!!!

    Reply
  16. “Impressões iniciais”

    Ficou uma grande impressão que Grêmio e Corinthians disputarão o título desse ano. Minha opinião é que os gaúchos são favoritos, mesmo ocorre na disputa do bi da Libertadores.

    Palmeiras ainda é uma incógnita juntamente com Cruzeiro e Atlético Mineiro.

    E o nosso querido e amado Flamengo? Meios temos, jogadores temos, estrutura temos, mas o que não temos é um “bom momento político e na gerencia do futebol”.

    É muito chato, triste começar o ano assim, já se sentindo inferiorizado, fragilizado perante outras forças do futebol brasileiro que souberam se gerenciar melhor do que nós, isso na 1a rodada! Vamos torcer por mudanças..

    Qdo o KL pede técnico, ele esta pedindo uma definição clara e inequívoca da direção técnica do time para o futuro! Um treinador com experiência e filosofia de jogo clara e comprovada dado o momento de tantas indefinições, desse ano estranho que começou na Gávea.

    Para ficar como esta eu preferia que tivesse sido mantida a estrutura anterior, como RC e Carpegiani, eu preferia.

    Então eu engrosso o coro: “CADÊ O TÉCNICO”!!!!!

    Reply
    • E o Juan no jogo de sábado hein meus amigos? O que foi aquilo? Me expliquem por favor!

      Como um zagueiro da categoria dele toma um gol (o 2o. do Vitória) naquelas circunstâncias! Fiquei agora com pulga atrás da orelha!

      E o nosso querido e valoroso Rodnei no 1o. gol do Vitória, bola pipocando nos pés ao invés de dar um bico nela, pelo amor de Deus.

      Daqui a pouco vou começar a acreditar que o extracampo técnico, político esta entrando em campo, só pode!

      Reply
  17. O Flamengo sempre teve gerenciamento interno deficitário, ruim! Salários atrasados, sem CT, desorganização política e administrativa etc!

    Atualmente o Flamengo tem uma administração notável em todos esses campos citados acima. A imagem do clube foi recuperada, o clube saneado e com um estrutura que sequer podíamos sonhar a 5 anos atrás.

    Mas o triste é notarmos de que uma forma ou de outra a nossa realidade dentro do campo não mudou!

    Reply
    • Nino, antes a gente disputava para não cair. Nos dois últimos anos conseguiu, dentro do Brasileiro, vaga para Libertadores. Acho que mudou um pouco. Precisa melhorar, é claro, mas foi bem pior. E antigamente quando chegava era no peso da camisa, no Maracanã lotado, no milagre do aposentado Pet jogar tudo aquilo, na vontade do Adriano em seu último ano de carreira, etc.

      Reply
      • O problema é esse Henrique, o nível técnico dentro de campo não acompanhou em mesmo nível as melhorias administrativas, como vc disse: “Melhorou um pouco”.

        Reply
  18. TREINO ABERTO.
    Eis que a Diretoria informou sobre o treino aberto, sendo o ingresso trocado por alimentos. A Torcida em MASSA comprou a ideia. Aquele torcedor com condições financeiras adversas poderá ver o time do coração – ainda que em treino – um pouquinho mais de perto. De todos os erros da Diretoria que apontamos, para mim o maior foi FERIR a torcida de massa com essa política fracassada de ingressos, valores astronômicos que tiraram das arquibancadas a essência rubro-negra, o povo VIBRANTE e apaixonado…

    Creio que amanhã veremos um pouco O QUE É O FLAMENGO.

    Reply
  19. “Mesa esportiva da ESPN”

    O Flamengo não tem técnico.

    O Flamengo não tem jogadores que sintam a responsabilidade do peso da camisa do Flamengo.

    Reply
    • O incrível Nino é até agora ninguém se pronuncia, tudo parado. Sem treinador, sem planejamento… futebol as moscas. As vezes até me pego com esperança imaginando que do dia pra noite vão aparecer treinador, lateral, gerente, zagueiro. E continuamos sem treinador, jogadores recebendo EM DIA e pedindo pra sair do clube. A mulekada do início do ano nem no banco está, Paquetá e Diego não se conversam em campo.
      Saudades do tempo que minha reclamação era o M. Araújo jogando.

      Reply
      • Diogo meu amigo,

        A impressão que passa é que estão todos perdidos!

        O Lomba foi castrado pelo EBM e chegou a pedir desculpas pelo que disse (e foi apoiado).

        Reply
  20. Cadê o técnico e os reforços ?alguns profissionais quando sai do Flamengo fala que o Bandeira e outros dirigentes não entendem nada de futebol e,eles continuam dando as cartas no flamengo.falta humildade a essa direção , desde o início eles não queriam dirigentes da antiga ,bom pior pra eles arrumaram tudo e não ganharam nada pra nossa tristeza. Do jeito que está até o meu otimismo vem acabando. Cadê o lomba ?

    Reply
  21. Nós torcedores somos tão contraditórios que beiramos ao ridiculo. Faz parte da paixão, mas somos responsáveis por cada uma. Fizemos, me coloco no meio como torcedor, não que tenha apoiado, fizemos com que ZRicardo fosse demitido e contratassem Rueda; “demitimos” jogadores e endeusamos outros. Aí Rueda foi embora por uma melhor proposta e apareceu Carpegiane. Primeiros jogos com meninos eramos aqui elogios constantes, faziamos um carioca melhor que os demais e diziamos que o campeonato nada valia que deviamos preparar a equipe para a libertadores (para mim sem vantagem alguma), pois gosto de copa do Brasil e brasileirão. Agora sem tecnico, tambem demitido não só por nós mas tambem pela direção, começa a conversa fiada que não temos tecnico. Bom que se diga que em pese os preços exorbitante dos ingressos, também não temos torcida em estadios e a presença de publico na propria ilha do Urubu mostra bem que não vai ninguem. As coisas mudaram, a tv nos dá a tranquilidade e distancia de arruaceiros que se dizem torcedores e fizeram com que na libertadores dois jogos fossem sem publico. O Flamengo é uma nação, o Flamengo é a maior comprovação de que para ser o maior não precisa necessariamente estar no maior e o Rio tem sido menor do que é, em razão das coisas que fizeram com nossos votos.Flamengo graças à administração Bandeira tornou-se exemplo administrativo, mas peca no futebol. Eu ja disse e repito que para mim mais importante do que titulo agora, importa o clube saneado, pois ele será perene. Tenho convicção que o legado do Bandeira vai prevalecer e como sócio darei meu voto a quem ele apoiar. Gostaria de ver o presidente Kleber cuidando do futebol, o Bandeira cuidando das finanças e o presidente que for eleito comprometido com os dois. Não vamos jogar o clube no colo das pessoas que quase o faliram e insistiram só não conseguindo porque o Flamengo não é grande, é enorme.

    Reply
  22. Alguém aí conseguiu confirmar se tá valendo a determinação da FIFA, como postou nosso companheiro Lemos, que colocou em teste em 2016 que um jogador não poderia ser punido duas vezes no mesmo lance, como foi o Everton Ribeiro no sábado?
    Se estiver valendo, será que os nossos dirigentes, do alto de seu conhecimento de bastidores e da malandragem do futebol, vão entrar com uma representação na CBF pedindo a anulação do jogo?

    Reply
    • não existe isso…os comentaristas de arbitragem já explicaram. Existe uma recomendação que dependendo do lance, tipo um penalti, o juiz pode evitar um vermelho pois o time já sofreu a maxima falta do futebol. Mas em lances “de jogo” , uma falta, algo assim. No caso do cara tirar com a mão em cima da linha, vermelho sem duvida

      Reply

Comente.