Campeonato nivelado

(Foto: Staff Images / Flamengo)

Numa análise fria, sem paixão, o início do Campeonato Brasileiro não foi tão ruim como se poderia imaginar.

Ontem, em função de erros grosseiros da arbitragem, principalmente contra o Flamengo, num jogo atípico, fica impossível um comentário correto sobre a partida e, sobre o potencial dos dois times.

Pelo retrospecto, fica a sensação de que o time do Vitória é fraco e que, infelizmente, o Flamengo não dá ao torcedor a certeza de que pode brigar pelo título. Sinceramente, diferente de alguns companheiros aqui do blog, não acredito mesmo que corramos algum risco de sofrimento no campeonato. Aí também já seria demais…

Não há como negar que fica uma sensação de que o nosso barco não navega com firmeza no mar agitado do Brasileirão. No timão do nosso barco, não há o comandante. Está mantido um marinheiro. De primeira viagem… Acreditar, como?


(Foto: Newton Menezes / Futura Press / Estadão Conteúdo)

Hoje, o panorama para o futebol carioca foi até bom. O Fluminense, que perdeu, deixou a impressão de que a derrota de 2 a 1 para o Corinthians não foi um resultado que traduzisse o que se viu.

Primeiro tempo ridículo, pobre, de dar sono. Segundo tempo vibrante, com mais chances para o Fluminense, mas como o tema é futebol, vitória do Corinthians por 2 a 1. Aqui pra nós, este Rodriguinho, além de bom jogador, é decisivo. Jogador iluminado, que faz a diferença.


(Foto: Celso Pupo / Fotoarena / Estadão Conteúdo)

O Vasco, com todos os seus problemas, foi o único do Rio a vencer. E, com méritos, venceu o Atlético Mineiro por 2 a 1. Difícil discordar do excepcional comentarista e querido amigo Lédio Carmona, que não achou pênalti no lance que originou o gol da vitória do Vasco. Achei pênalti. Aliás, “muito pênalti”… Lédio, querido, desculpe discordar. A primeira vez em mil anos…

Agora, atentem para um fato curioso neste campeonato. O Cruzeiro, apontado como um dos favoritos para o título, começou perdendo, em casa, para o Grêmio, num jogo em que o time de Renato Gaúcho teve domínio total. Agora, o Cruzeiro vem ao Rio e pega o Fluminense que, hoje, perdeu, mas não decepcionou. Apesar da competência indiscutível de Mano Menezes, não vejo o Cruzeiro como bicho papão.

Para encerrar, a pergunta que não quer calar: CADÊ O TREINADOR DO FLAMENGO?