Lições de quinta-feira

David Pizarro, da Universidad de Chile, após o 7 a 0 para o Cruzeiro (Foto: Douglas Magno/AFP).

A primeira lição para nós rubro-negros, começou bem cedo, mais precisamente em Belo-Horizonte.

Vi, atentamente, a vitória do Cruzeiro pelo elástico placar de 7 a 0. Tudo bem que o clube chileno terminou o jogo com nove jogadores, porém, é bom lembrar que, no primeiro tempo, quando eram onze contra onze, o Cruzeiro já vencia por 3 a 0.

Vamos ao que interessa. O que tudo isto tem a ver conosco? Esta é a primeira lição. Um time ganhador, obrigatoriamente, tem que ser competente na criação. Enquanto muitos brigam para ter, ao menos, um jogador criativo, o Cruzeiro tem dois. Arrascaeta e Thiago Neves criaram demais, infernizaram a vida do time chileno e, foram os protagonistas da goleada.

Voltando às vacas magras. Quem cria no time do Flamengo? Diego, que para isso foi contratado, hoje, é um razoável volante. Como criação de jogada, estamos reduzidos ao menino Paquetá. Se ele não cria, nada acontece.

Segunda lição da noite. Vi, também, com toda a atenção, o jogo do Vasco contra o Racing.

Tecnicamente, o Racing superior, fazendo 1 a 0 e, vendo a vitória se consolidar quando um jogador do Vasco foi expulso. Aí a lição número dois. Com um jogador a menos, o time do Vasco, inferior tecnicamente, teve determinação e disciplina para arrancar um empate improvável e, por muito pouco, não ganhar o jogo. No último lance, o goleiro argentino fez uma defesa impossível num chute de Pikachu.

Resumo da ópera. Hoje, em dois jogos distintos, observamos tudo que precisamos e não temos: comando, criatividade e determinação.

Em tempo: CADÊ O NOSSO TREINADOR?

1 Comentário

  1. Em matéria de raça estamos a quilômetros de distância desses times, já em orçamento, sobramos.
    Triste esse nosso presidente bananão e ignorante em futebol.

    Reply
  2. Quando o Flamengo joga parece tudo, menos um time de futebol. Kleber vc disse tudo o , cruzeiro tem dois caras que criam jogadas e todo time joga com alma, toque de bola etc… Já o Vasco com um time limitado uma zaga fraca ,um ataque ridículo faz mais fumaça do que nós. Que vergonha ,pra esse time do Flamengo e o presidente parece que está satisfeito , não sabe nada de futebol. Os caras nem satisfação pra torcida da , não vejo entrevistas com Lomba ,Noval, aliás ninguém. cadê o técnico ? Que raiva !

    Reply
  3. Caro Presidente, o senhor participou da reunião do CoDe na noite desta quinta-feira? Pela informações que li do reporter Venê Casagrande, o Flamengo do Bandeira não é tão transparente assim como foi pintado por esse banana durante 5 anos…

    O que o senhor poderia acrescentar sobre a reunião de ontem?

    Reply
  4. Matéria da UOL e da Globo: jogadores nunca em tempo algum tiveram tantas mordomias no clube, aumentaram a delegação, cargos na comissão técnica, até ônibus exigiram troca.
    Guerrero pede três anos de contrato e quer a reposição do tempo que ficou sem receber por esta suspenso por doping.
    Empresa onde quem manda é o empregado, só vai onde o empregado quer.
    Arrascaeta antes da chegada do Mano, quase foi negociado do cruzeiro, jogava como armador , porém mais recuado. Com a chegada de Mano passou a jogar quase como um atacante pela esquerda, tipo como jogava o Everton, perto da área adversária, Thiago Neves da mesma maneira só que pela direita, próxima a área sem ter que voltar para marcar.
    No flamengo, Diego joga como segundo volante, Everton ribeiro tem que voltar pra acompanhar lateral e Paquetá, esse eu ainda não sei onde joga.
    O vasco me lembrou o time do Flamengo na arrancada de 2005, pela vontade que o time tinha e por ser tecnicamente sofrível.
    Uma pena que os jogadores que hoje vestem o manto mudaram o lema dos blues:
    Tudo do Flamengo, nada pelo Flamengo.
    Treinador?? Vamos levando.

    Reply
  5. Querido Kleber,

    Você acha que o Leonardo seria um bom nome para comandar o Fla?

    É curioso que, atualmente, os treinadores são totalmente perecíveis. Há um ano atrás, o Cuca era uma unanimidade nacional e o Renato um técnico mediano.
    Uma coisa não muda: Cuca, Felipão, Nelsinho, todos são melhores que o estagiário.
    Grande abraço

    Reply
  6. Esse atual modelo Rubro-negro está fadado ao fracasso, a luz no final do túnel será mesmo pra 2019. Se não formos ameaçados de rebaixamento, já será uma grande vitória em 2018. Na realidade, o Diego trava-time é um ex jogador, há anos o seu desempenho é pífio, não adianta forçar barra e tentar se enganar, os turcos não o liberariam de graça se ele tivesse valor de mercado por lá, nem mesmo no segundo escalão europeu. O Paquetá tem seus altos e baixos, é ainda uma grande promessa, não está pronto e pior, está deslumbrado, as firulas e driblinhos desnecessários tomaram conta de suas atuações, falta mais objetividade ao seu futebol. Acredito que com um bom treinador, o desempenho do time poderia ser bem melhor, mas isso também está longe de acontecer, parece que vamos mesmo com o fraquíssimo Barbieri. O comando de nosso carro-chefe é trágico…

    Reply
  7. Kleber,

    Vc esta pedido o elemento errado em o “CADÊ O TREINADOR?”, antes vc deveria pedir: “CADÊ O PRESIDENTE?”.

    Em tempo, tem um? Um que entenda minimamente de futebol?

    Reply
  8. Tá caindo o mito de que Bandeira é gestor das finanças do fla?
    Reunião de ontem do CODI – que foi suspensa e iria reprovar as contas – questiona os seguros do clube, pagamento da dívida de Cirino, bonificações para comissão técnica e comissões para Diego e ER7.

    Reply
  9. E que mesmo contratando técnicos como: Wanderley, Mano e Muricy não faltaram foram técnicos para o Fla ter uma era campeã. Eu vi Márcio Braga ganhar muito mais com muito menos, já esse “grupo gestor”,…

    REFORÇOS JÁ!

    TRAUCO nesse meio campo JÁ!

    Reply
  10. A ÚNICA COISA QUE VOU FAZER RELACIONADO AO FLAMENGO É ASSISTIR AOS JOGOS DO BASQUETE, POR QUE ESSE PELO MENOS AINDA ME EMPOLGA COMO TORCEDOR.

    * TROCAR O ONIBUS PRA AGRADAR O ELENCO, TA DE SACANAGEM.
    ESSE ELENCO DO FUTEBOL TÁ MERECENDO UMA SURRA COM VARA DE GOIABA.
    NÃO DEVE TER UM QUE RECEBA MENOS DE 200 MIL DE SALARIO, COM UM SALARIO DESSES EU IA ATÉ DE KOMBI E MORRENDO DE RIR AINDA.
    É MUITO MUITA FRESCURAGEM.

    http://colunadoflamengo.com/2018/04/fla-troca-onibus-oficial-por-de-empresa-particular-para-agradar-elenco/

    Reply
  11. E o River continua constrangendo, quase obrigando o Flamengo a se classificar para a próxima fase da Libertadores, mesmo com os nossos jogadores parecendo não quererem que isso aconteça… não que eu veja um cenário animador se formos para as oitavas, mas está ficando quase impossível não ir. Só se o River perder para o Santa Fé (empate já garante também o Fla, em caso de vitória contra o Emelec) ou se o Flamengo deixar de ganhar do Emelec. Não que alguma opção dessas seja impossível… mas, nesse caso, vamos nos classificar mais pelo River do que por nós mesmos.
    SRNs!

    Reply
  12. O Cruzeiro vinha mau das ´pernas, tem técnica , mas falta garra também…Parece que a cobrança interna ocorreu e resolveram correr em campo…
    Vasco é fraco tecnicamente, mas tem jogado com muita vontade, desde a chegada de ZRicardo…
    O futebol mundial esta nivelado por baixo, jogadores e técnicos medíocres, óbvio , com exceção de Real Madrid, Bayern, Juventus, Barcelona e M.City, etc que são verdadeiras seleções…A nível sulamericano, que tem garra e aplicação tática consegue sobressair …coisas que o Flamengo da chapa azul desconhece existir…
    Uma vez que ninguém quer, Estou me candidatando para treinador do Flamengo…valor simbólico R$ 50 mil mensais…quem não correr em campo, entrego na imprensa !

    Reply
  13. Prezados Kléber e participantes,
    Conforme notícia em:
    http://colunadoflamengo.com/2018/04/mesmo-sem-titulos-diretoria-do-fla-teve-bonificacoes-proprias-em-2017-valores-sao-omitidos/
    A diretoria do flamengo mostra estar muito satisfeita com o desempenho do time e comissão técnica. Conforme o reporter Diogo Dantas (@diogodantas):
    “Reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo para aprovação de contas de 2017 pega fogo. Premiações para comissão técnica e jogadores assustam os conselheiros. Jogadores 7,7 milhões e comissão 2,5 pelo Estadual e Copa do Brasil e Sul-americana. Caetano 800 mil”

    Reply
  14. Kleber, Flamengo está à deriva e nosso presidente “ditador” parece o dono da verdade e incapaz de reconhecer que está no rumo errado. Nossa única resposta é começar uma campanha #naovotenobandeiranaseicoes tal como foi feito com a Patrícia Amorim que foi um fiasco e prejudicou o partido que apostava como puxadora de votos. A torcida do Flamengo tem que se mobilizar e tirar a república dos bananas do comando do futebol.
    Abs

    Reply
  15. Prezados,
    A notícia do UOL sobre o Flamengo não estar utilizando o ônibus oficial, optando por ALUGAR um outro:
    “De acordo com a informação do Uol Esporte, o elenco solicitou que houvesse a troca do veículo oficial do Mengão, pois os jogadores reclamavam que o ônibus – top de linha em 2013 – “quicava” bastante durante os caminhos entre o Centro de Treinamento Ninho do Urubu, o Maracanã e os aeroportos do Rio de Janeiro.”

    Os jogadores mandam em tudo!

    Reply
  16. Concordo com tudo, mas nunca nos esqueçamos que o tecnico elogiado pelo presidente, era do nosso time e viamos aqui mesmo no espaço pessoas dizendo que não tinhamos tecnico. Aliás, quando Rueda chegou, aqui era publicado: agora temos tecnico. Primeiro temos que saber o que queremos, aí sim partirmos para a montagem da engrenagem e certo mesmo afirmo: sem dedicação, entrega e muita raça não vamos a lugar algum.

    Reply
    • Kleber falou em comando. ZR era pau mandado. Ou vc acha q quem escalava MA, Gabriel, Vaz , Muralha e outros e bom tecnico? ZR e fraquissimo. La no Vasco ha comando diretivo e os jogadores sabem quem manda.

      Reply
  17. Meus caros, como eu escrevo repetidamente nesse espaço, aqui uma clara constatação de que são OS JOGADORES quem mandam no Flamengo:

    https://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2018/04/27/fla-mudou-onibus-oficial-ampliou-estafe-e-dobrou-gasto-para-atender-elenco.htm

    Leiam essa reportagem e vejam o quanto o clube SERVE aos seus jogadores e não meramente lhes dá condições de trabalho, exigindo bom retrospecto em contrapartida.
    Alguém precisa por fim nisso, o Flamengo não pode ter lá um bando vivendo na mamata, o que raios é isso? Flamengo virou casa da Mãe Joana?
    SRNs!

    Reply
  18. Kleber e companheiros do Blog,
    Pelo que diz o reporter Diogo Dantas (@diogodantas):
    “Reunião do Conselho Deliberativo do Flamengo para a aprovação de contas de 2017 pega fogo. Premiações para comissão técnica e jogadores assustam os conselheiros. Jogadores 7,7 milhões e comissão 2,5 pelo Estadual e Copa do Brasil e Sul-americana. Caetano 800 mil”
    Ou seja, a diretoria realmente está contente com o desempenho do time, comissão técnica e expressa essa satisfação em excelente premiação.

    Reply
    • Se procurarem vao ver que tem ra-ta-ta. Tem nego recebendo uma beirada. Inacreditável pagarem essa fortuna pro Caetano com aquele trabalho de m….. Isso e ser bom administrador?

      Reply
  19. Bom dia Kleber é rubro-negros !
    Então vamos na 3º lição .. domingo no jogo Fluminense x Cruzeiro, aquela pressão toda que o Fluminense levou se fosse esse time que usa o uniforme do Flamengo com esse treinador, tínhamos levado não só o empate mais também a virada. Atualmente os jogos que vejo, em sua maioria os times jogam com dedicação, vontade, brigam o jogo todo, só esse time que usa o uniforme do Flamengo que se contenta em não perder. Caramba perder é do jogo, assim como ganhar e empatar, mais tem que lutar mais, brigar mais, ser mais competitivo !!!!
    Em tempo: CADÊ O TREINADOR !
    Sds. rubro-negras !

    Reply
  20. Meus caros, desistam de pedir mudanças agora, nada vai acontecer em breve, vai tudo continuar assim como está: Barbieri de técnico, jogadores acomodados e MANDANDO no Flamengo, diretoria indiferente e paternalista e muito pouco futebol. Não quer dizer que não possa “milagrosamente” melhorar, mas não espero nada (mesmo) para esse ano no Flamengo. Se vier alguma boa campanha ou um título, ficarei imensamente feliz, mas também muito surpreso!
    Eu só vou continuar fazendo a minha parte: vou torcer e continuar vestindo o Mando do Flamengo com orgulho como sempre fiz! Sugiro que façamos todos os flamenguistas a mesma coisa. Se o clube não se ajuda, temos nós que fazer o que nos estiver ao alcance.
    A fase atual é ruim, mas isso não apaga em nada o que eu sinto pelo Flamengo.
    Quem quiser continuar criticando, critique, quem quiser desistir, desista. Mas fazer isso não é do meu feitio…
    SRNs!
    PS: Por onde anda o Anderson???

    Reply
  21. Vinicius Junior deveria ser capaz de criar jogadas, assim como Paquetá e Diego.

    Para mim falta compactação, triangulação para tabelas e finalização.

    abs

    Reply
    • “falta compactação, triangulação para tabelas e finalização”

      Exatamente! Sem isso não não há jogador que faça milagre de criar tudo sozinho.

      É só ver as jogadas coletivas criadas por Corinthians e Grêmio. Já no Fla vemos um time mal treinado, bagunçado e dependente de lampejos individuais de seis jogadores.

      Reply
  22. Andei lendo na mídia, que o presidente Bandeira estaria vetando a vinda do Cuca para o Flamengo, acha o mandatário Rubro-negro que o treinador terá dificuldades de relacionamento com o elenco no decorrer de sua estada no clube, acredito ser essa a preocupação de muita gente, inclusive a minha, pois o passado do referido treinador aponta pra isso. Há algumas semana atrás, o Kleber Leite afirmou que o Cuca é outro, está mais comedido e experiente. Não seria uma boa, o Kleber Leita dar aquela ligada para convencer o presidente que os tempos são outros. Fica a sugestão…

    Reply
  23. O Vasco tem treinador! O jogo mudou quando ele tirou um volante e botou um atacante, sendo que o outro volante tinha sido expulso.

    Sobre o Flamengo, gostei do resultado do River ontem. Quando o Flamengo jogar diante do Emelec já saberá o resultado de River x Santa Fé, pois a partida deles acontece semana que vem e a nossa só dia 16. Se o Santa Fé não vencer, o Flamengo depende apenas de uma vitória contra o Emelec para classificar com uma rodada de antecedência e depois disputa a liderança na Argentina.

    Kleber, cabe lembrar que o Mano está a 3 anos no Cruzeiro contando uma escapada para a China. Ele vinha de derrotas seguidas, inclusive contra o Fluminense com 10. Torcida xingando, etc, mas o trabalho foi mantido e a resposta dada em campo ontem. Se fosse no Flamengo, era capaz de já estar na rua.

    Reply
    • O Vaso tem treinador e tem 2 pontos de 12 disputados. Esse treinador não quero. As burrices que o Zé Ricardo fez no Flamengo e ainda tem quem o defenda, vai entender

      Reply

Comente.