No futebol, estatística é nada

(Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

O futebol é, disparado, o mais imprevisível dos esportes e, talvez por isto mesmo, seja o mais popular.

Nos outros esportes coletivos, a chance do melhor time perder para o mais ou menos é quase zero, nestes, a estatística é o resumo de um jogo. No futebol, a estatística é apenas um detalhe.

Na partida entre Fluminense e Cruzeiro, em que o time carioca jogou com um jogador a menos, praticamente, o jogo todo, o Cruzeiro teve 15 chances de gol, contra três do Fluminense. Resultado final: Fluminense 1 a 0. Brilharam o goleiro Júlio César e o zagueiro Gum. Os dois desmoralizaram a tal de estatística…

Muita gente elogia o elenco do Cruzeiro. Acho apenas razoável. Um time bem arrumado, pois tem um excelente treinador, mas com um elenco nota seis. Seis e meio, com boa vontade…

Quem consegue fazer a roda girar sem ter grandes astros é o Corinthians que, está sinalizando que pode repetir a campanha do ano passado.

O Palmeiras, ao contrário, tem um elenco forte, mas ainda não conseguiu a intensidade do Corinthians. Como o campeonato é longo, a tendência é o time do Palmeiras melhorar e, muito.

Na cola dos dois times paulistas vem o Grêmio, que no ano passado, em função de uma estratégia equivocada, largou o Campeonato Brasileiro de lado. O Grêmio tem intensidade, treinador e bom elenco.

Aí, no segundo pelotão, estamos nós, com um elenco de razoável para bom, um time sem intensidade e sem treinador.

Ainda neste segundo pelotão, incluo Cruzeiro e Atlético Mineiro. Claro que, como o campeonato vai até o final do ano, algo pode mudar, para melhor ou, para pior.

E por falar em melhorar, CADÊ O NOSSO TREINADOR?

1 Comentário

  1. Caro Kleber e amigos!
    O título poderia ser também, no futebol, sorte é tudo.
    O Cruzeiro não é algo que se chama de extraordinário, aliás, estamos vivendo de times bem comuns no Brasil e por isso, o futebol força e conjunto do Corinthians vai se destacando. No caso do Palmeiras, continuo ainda com minhas dúvidas em relação ao Roger. Começo de carreira nem sempre é fácil para técnico. A conferir, lembrando que perdeu o título paulista em casa e com torcida unica.
    No jogo de hoje, valeu o espirito de entrega do Fluminense que fez um gol por acaso e soube segurar o jogo, talvez até, em função do Cruzeiro não ter forçado mais o jogo antes, indo para o abafa nos minutos finais.
    De toda forma, elogio o Abel. Esse sim tem um time na mão, na perna, no braço e na conversa. Nem de lupa se encontra um craque por lá e mesmo assim as coisas acontecem pelo espirito de luta, de entrega e de vida, coisas que na gávea anda despercebidas.
    SRN

    Reply
  2. Mano excelente??? Ouso discordar presidente!! Os times deles, mesmo os que ganharam algo, nunca jogaram bola!!
    Melhor qualquer Barbieri que aquele cara!!

    Reply
  3. Esse time do Cruzeiro parece um pouco com o nosso, tem bons jogadores , mas falta garra ! Ainda tem o mala do Mano Menezes, apenas ganhou o estadual na incompetência do Galo.
    É muito cedo , o campeonato é uma procissão, ainda teremos a parada da Copa…o importante é somar pontos sempre….
    Como favoritos, hoje, vejo Grêmio, Corinthians e Palmeiras, com ressalva para o bem arrumado ATletico PR; porem tudo pode acontecer, exceto é claro , no Flamengo onde nada acontece…ou só mudará apos as eleições…
    Para rebaixamento, vejo Vitoria, Chapecoense, Sport, America MG e Paraná, colocaria o limitado Fluminense, mas com Abel no comando isso não ocorrerá; quanto a nós? Faltam 41 pontos para salvar o ano !
    Quanto ao treinador? tentaria Argel Fucks….

    Reply
  4. O Mano nunca mais pode pisar na Gávea depois do que ele fez. Ele pode estar na seleção brasileira que torcerei contra.

    Fábio, Argel Fucks? Não fala isso nem brincando! Você não desejaria ele nem para seu pior inimigo.

    Eu vi um jogaço agora entre Grêmio e Atlético-PR. Um zero a zero espetacular. O meu treinador seria o Abel, mas ele recusou a proposta do Flamengo. Agora, não apareceu ninguém.

    Reply
    • Argel Fucks pode não ser um primor, mas parece ser do tipo que não gosta de panelinhas com jogadores,monta boas retrancas e depois das negativas de Cuca, Abel,RGaucho e, ano passado, Roger Machado, quem seria? Felipão e Luxemburgo ? Piada! Doriva? Milton Cruz? Geninho?difícil !!
      Acho que vou me candidatar para ser técnico…qualquer 100 mil ta bom…

      Reply
  5. Kleber, o lateral esquerdo Ayrton ,escarpa ambos do Fluminense e mais um zagueiro de preferência um cara rápido, o Flamengo arrumaria sua equipe. Mas nunca esquecendo do treinador, porque já passou da hora de ser contratado !

    Reply
  6. Boa noite, amigos,
    Esse time do Cruzeiro lembra um pouco o Flamengo. Ambos sem muita vontade.
    Abel está fazendo milagre no Fluminense. Gostaria muito dele treinando nosso time. A garra iria aparecer de qualquer modo.
    Hoje assisti Grêmio x Atlético – PR, e como torci pelo Grêmio. Motivo? Não suporto mais ver o Corinthians ser campeão. E a coisa está parecendo com o ano passado.
    Com esse futebol apresentado pelo Flamengo, não consigo ver esse time campeão brasileiro, por isso, torço para algum time parar o Corinthians ( menos Palmeiras ),pois está ficando chato. Nossos rivais no Rio, também não gostaria que vencessem, mas esse risco não vamos correr.
    SRN.

    Reply
  7. Cruzeiro claramente boicotando o Mano, que vai sair da Libertadores e, já, já, vai perder o cargo por lá. Tem um time bom, mas perdeu completamente o respeito que parecia que teria esse ano.
    Quanto ao Gilberto, do Flu, se eles não fossem os reis dos advogados, ele deveria tomar um gancho de umas 5 partidas pelo que fez com o Sassá. Por mais que o Sassá possa ter provocado, ou algo do gênero, não importa, o Gilberto mandou um kung-fu na orelha do Sassá e, além de tudo, deu a sorte de não ter prejudicado o time.
    Sobre o Flamengo, gostaria de citar uma frase do blogueiro Rica Perrone: “Em 14 minutos o Julio Cesar vibrou, chamou a torcida e gritou mais que o elenco todo do Flamengo nos ultimos 2 anos.”
    Acho que essa frase resume bastante o que é ser Flamengo e quem joga atualmente no Flamengo. Me admira o Juan… mesmo sendo tímido e centrado, tem mais nele de JC do que desse time mosca-morta.
    SRNs!

    Reply
  8. Minha avaliação de Flamengo x América MG:

    JÚLIO CÉSAR: para além de ser um ícone, um ídolo, um genial goleiro de carreira brilhante, fechou o gol e foi, talvez, mais responsável pela vitória do que o Dourado com seus 2 gols. Penso que quem viu a atuação dele hoje vai lamentar a aposentadoria durante o resto de 2018, no mínimo. NOTA: 1000!
    RODINEI: poderia ser um bom lateral caso se apresentasse em melhores condições na lateral e parasse de tentar centralizar para chutar e “achar” um gol pra se consagrar. NOTA: 5
    REVER: enquanto aguenta jogar, é ótimo e até oferece perigo na frente nas bolas aéreas. Depois que cansa é um Deus nos acuda. NOTA: 5
    LÉO DUARTE: se não faltasse ritmo de jogo, poderia ter feito melhor. Um pouco inseguro em alguns momentos e dando uns moles que quem tem ritmo não dá, mas teve boa participação. NOTA: 6
    RENÊ: raça eu acho até que não falta e, talvez seja o jogador do elenco que atualmente mais pratique isso. Porém, é extremamente limitado e coadjuvante nesse time. NOTA: 5,5
    CUELLAR: só maluco mesmo pra achar que ele deve ser banco do Jonas. Sobrecarregado por um time que não corre, foi até onde deu. Depois, cansou. NOTA: 6,5
    WILLIAN ARÃO: me recuso a comentar a atuação (que atuação?) desse sujeito. Futebol ridículo, não tem vaga nem no banco. NOTA: -1
    PAQUETÁ: muita disposição, personalidade de não ter baixado a cabeça na hora que foi pressionado pelos dribles que deu, ajudou bem na criação, apesar de não parecer completamente à vontade como o “camisa 10” do time. NOTA: 7
    GEUVÂNIO: é impressionante como não consegue aproveitar uma oportunidade sequer para mostrar alguma coisa. Era jogo para tentar, no mínimo, ser o cara que entra em todo jogo ou reserva imediato do Éverton Ribeiro em qualquer ocasião. NOTA: 3
    VINÍCIUS JR: podem chamar de Neguebinha e enganação o quanto quiserem, mas um moleque de 17 anos que faz o que ele faz pode até não ser bola de ouro no futuro, mas que sabe jogar bola, isso sabe. Vide a jogada completa do 1o gol. Às vezes, pela pouca experiência, é um pouco afobado. NOTA: 8
    DOURADO: fez o que está lá pra fazer. A bola chegou, botou pra dentro. Melhor cobrador de pênaltis no futebol nacional. Buscou o jogo e buscou se apresentar, apesar de estar notadamente isolado na frente. NOTA: 8,5
    JONAS: feijão com arroz. Um volante como muitos outros, nada de especial. Não é melhor que o Cuellar em lugar nenhum da galáxia. NOTA: 4
    MARLOS: entrou numa furada, já que o estagiário-treinador resolveu fazer a “genial” troca do Vinícius Jr pelo Jonas (!!!). Entrou para puxar contra-ataques num time que abdicou completamente de atacar para segurar o 2×0 contra o “poderoso” América MG. Logo, mal tocou na bola. NOTA: 4
    JEAN LUCAS: entrou para gastar tempo e para a torcida ter esperanças de que ele seja utilizado durante a temporada. Sequer teve tempo de tocar na bola. SEM NOTA.
    MAURÍCIO BARBIERI: já que o Juan foi poupado, poderia ele mesmo ter sido o técnico durante o jogo. Garanto que faria melhores escolhas. Não consigo explicar a saída do Vinícius Jr (nem mesmo poupar para a Libertadores me convence) e a permanência do Arão e do Geuvânio em campo. Era Marlos no lugar do Geuvânio, Jean Lucas no lugar do Arão e Lincoln no lugar do Dourado e não teríamos tomado tanta pressão. NOTA: 0 com honras e arredondando para cima.
    SRNs!

    Reply
    • Mas o Fernando Diniz não é novato? E não é esse o motivo para não termos ficado com o Zé Ricardo e, também, para o Barbieri não ser efetivado?
      Só queria entender…
      SRNs!

      Reply
    • Acho que Fernando Diniz poderia ser uma boa opção. Dos novos técnicos em atividade, na minha opinião, é o que melhor sabe armar um time. O Atlético PR tem um elenco limitado, mas está bem postado, jogando bem. Seria uma aposta bem superior ao Barbieri.

      Reply
    • Rodrigo, o Fernando Diniz ficou 3 meses treinando essa forma de jogo do Atlético, abrindo mão do estadual. Ele não teria 3 meses no Flamengo para implantar tal sistema.

      Reply
    • Digo isso desde que ele foi vice paulista pelo Audax…
      Como não temos eco, segue o enterro com mais um estagiário de plantão…..

      Reply
  9. Goleiros
    Se fossemos buscar alguns garotos da base e contratasse uns 3/4 nomes para esse elenco eu acredito que teríamos o melhor plantel do Brasil. Mas não adianta ter as peças e não ter quem monta-las. Horrível termos terminado uma partida contra o poderoso A. Mineiro com 4 volantes. O técnico falou em poupar jogadores! Pelo amor de Deus estamos no começo do ano!
    Ah, o cruzeiro não engrena porquê também não tem técnico

    D. Alves
    César
    G. Batista
    Yago

    Zagueiros
    Dantas
    Patrick
    Thuler
    Juan
    Rever
    Rodolfo

    LD
    Klebinho
    Rodnei
    (Iria atrás do William ex internacional hoje no Wolfsburg)

    LE
    Trauco
    (Iría atrás do Adriano que jogou no Barcelona)

    Volantes
    Jonas
    Cuellar
    J. Lucas
    Ronaldo
    Hugo Moura

    Meias
    Paquetá
    Diego
    Reniere
    Pepê
    (Iria atrás do Hernane ex são Paulo ou Thiago Neves do Cruzeiro)

    Atacantes
    Guerrero
    Dourado
    V. Jr
    Bill
    (Iria trás do Love, pq é Flamengo, sempre jogou com garra e disposição)

    Reply
  10. Nosso elenco e fraquissimo. Qq jogador q deixa o Flamengo dificilmente emplaca em outro clube. Quem saiu e foi destaque em sua equipe?
    Temos jogadores q nao jogam em nenhum dos 16 primeiros da serie A. Nomes como Para, Rene, Jonas e outros que estao em um momento pavoroso como ER7, Arao, Geovanio, Trauco , Romulo, por exemplo. Com a bola atual eles nao jogam em lugar nenhum.
    O time nao tem conjunto, e mal treinado e a direção e inepta. Ao contrário, o CUrintia tem tudo isso e ainda que o elenco seja fraco, briga por tudo.
    EBM conseguiu uma proeza. De uma aprovação quase de 100% passou a ser hostilizado e xingado nas ruas e aeroportos. Tudo isso porque sua vaidade nao lhe permitiu deixar o futebol nas maos de quem conhece do assunto. Hoje ele esta politicamente isolado e na frente de um depto que ele ja mostrou ser incompetente para conduzir. Nem tecnico ele consegue contratar! Do jeito que esta,neste cenario caotico e com esse time sem alma, uma coisa e certa:muita turbulencia.
    As coisas estao tao complicadas que o Flamengo gastou uma grana na Ilha para jogar la e agora fica chupando o saco do Bosta pra jogar no Engenhao ou se prostituindo pra jogar no Maracana. Cade a Ilha? E os 12 milhoes gastos la? Foram pro ralo? Que administração e essa que torra dinheiro assim?
    Senhores, espero que novembro chegue logo. O Flamengo precisa voltar a ser Flamengo e com esse senhor sera impossivel.

    Reply
  11. Grande Guru!
    Vamos ter que caminhar mais um pouco para estarmos no mencionado pelotão.
    Juro que não estou vendo luz no final do túnel, até a definição das eleições. Tenho lido e ouvido coisas do arco da velha. Coisas, como rubro-negros torcendo para o time perder. Seja pelo Bandeira ou pelo Barbieri.
    Em nome do poder e da vaidade aflorada, o futebol – já relegado por essa gestão – a cada dia fica mais distante do aceitável.
    Isso não é um prenúncio de um feliz 2019. Mas, quase certeza, de um final de 2018 pra chorar.
    A Nação está perdendo a razão e absolutamente descrente de tudo. Me incluo nessa!
    Se Bandeira não ligou no modo futebol desde 2013, não será agora que tomará tal atitude.
    Lomba nos deu esperanças espanando geral. Levou um puxão de orelhas entre quatro paredes e entrou no “esquema”.
    O Flor, com todas as precariedades, QUER!…

    Reply
  12. Que diretoria é essa , manda embora um monte de gente inclusive o treinador e não contrata ninguém, como pode isso ??? Como não tem técnico não contrata um jogador ,que situação que o senhor Bandeira de Melo e o tal de lomba que eu nunca ouvi falar nesse cara, colocaram o futebol do Flamengo . É lamentável um time caro na mão desses caras que não entendem nada de futebol. Pior ainda cadê o lomba ? Cadê o técnico ? Ninguém fala nada , estou muito triste com Flamengo !

    Reply
  13. Estatistica é tudo.

    As estatisticas do jogo demonstram que um time foi EFICIENTE enquanto o adversário teve mais INEFICIENCIA. TENTAR, CHUTAR, CRUZAR não valem ponto não, o que vale 1 PONTO é o GOL.

    Reply
  14. O Gavião sambista tem feito isso nos últimos 15 anos. Começa SEMPRE como o.POBREZINHO e no final recebe de consolo mais um TROFEUZINHO.

    Tão deixando o gavião sambista disparar NOVAMENTE.

    Reply
  15. Imaginemos a seguinte situação: Final de jogo em Itaquera ou no Allianz Arena, time da casa ganhando por 1 X 0 com um homem a menos. Quantos minutos o árbitro daria de acréscimo? OITO? Jamais! Pobre Futebol Carioca…

    Reply

Comente.