Parece simples, mas não é

(Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo)

O que? O mundo da bola.

Nosso moderador e querido amigo Robert Rodrigues, assim que cheguei de viagem, me encaminhou polêmica matéria, concedida ao UOL, pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello (ler aqui).

O motivo do encaminhamento a mim, feito pelo Robert, foi pelo fato da referida matéria estar sendo muito discutida nas redes sociais. A matéria em si, tem como ponto central o fato de – na reunião com os jogadores – o presidente ter pedido a ajuda deles, pois seu mandato termina em dezembro e, mais do que justo que Eduardo queira sair bem, com reconhecimento popular e, como todos sabem, isto no Flamengo só é possível com o futebol sendo vitorioso.

Sinceramente, não achei nada demais. Se há uma linha direta entre o presidente e seus jogadores e, uma das partes no que tange a honrar os compromissos assumidos – no caso a do clube com os jogadores – é cumprida à risca, com salários em dia, bom ambiente e boas condições de trabalho, tem o presidente todo o direito de exigir reciprocidade, mesmo apelando para o lado emocional.

Muito difícil para quem está de fora ter a certeza de qual seja o melhor remédio, quando não se convive com os problemas do paciente…

De qualquer forma, cobrar é um direito do presidente. A forma, pode até ser discutível, mas dependendo do tamanho da cumplicidade entre as partes, pode até funcionar.

O outro ponto que muito foi discutido, ficou por conta da fala do presidente, se dirigindo aos jogadores e mostrando que o resultado da eleição passa pelo resultado do futebol e, daí a necessidade de vencer e conquistar títulos. Para dar ênfase ao seu discurso, Eduardo afirmou que não suportaria ver os ladrões de volta ao Flamengo. Fato, claro, se o atual grupo vier a perder as eleições.

Vou surpreender muita gente e, dizer que o presidente não errou na afirmativa, mas foi infeliz generalizando, deixando no ar… Como o Flamengo foi para mim uma missão divina, lá entrei para dar e me entregar. Levava isto tão a sério que, ao longo de nove anos trabalhando para o clube, como presidente e vice-presidente de futebol, duvido que alguém encontre uma nota de viagem, nacional ou internacional, de hotel, de refeições, de representação, enfim, de qualquer coisa, em que eu tenha sido a origem da despesa.

O Flamengo jamais me pagou uma Coca-Cola. Onde o Flamengo foi, eu fui, pagando todas as despesas com meus próprios recursos. Alguns companheiros afirmavam tratar-se de um exagero. Fiz e não me arrependo.

Da mesma forma, tomei conhecimento de pessoas que ocupavam determinados cargos com o único objetivo de obter alguma vantagem, independentemente de, para o clube, ser bom ou ruim.

Como bati de frente, abominando a patifaria, arranjei inimigos que queriam fazer do Flamengo o quintal da casa deles. Inimigos, que até hoje, inconformados, me perseguem. Por isso, entendo o desabafo do Eduardo. Como em mim a carapuça não cabe e, sabedor de que há gente sim, rondando sempre à espera de uma boquinha, não posso deixar de dizer que Eduardo tem certa dose de razão. Já passei da idade de querer ser politicamente correto. Digo o que penso.



Ia esquecendo. Se há uma multa contratual e o São Paulo pagar, o que se pode fazer? Resposta: Pegar o dinheiro e reaplicar no futebol, contratando de acordo com a necessidade do time. No mais, papo furado. Discutir o sexo dos anjos?

Para encerrar: Vamos começar o Campeonato Brasileiro com um comandante que nunca comandou. CADÊ O TREINADOR?

 

 

1 Comentário

  1. Kleber querido, muito louvável a sua posição em relação ao EBM. Confesso que até concordo com quase tudo, exceto, ao invés de cobrar, apelar, passar a mão na cabecinha dos jogadores. Isso mostra a fraqueza dessa diretoria, sobretudo sua imensa incapacidade de entender as prioridades e gerir o futebol com um minimo de competencia.
    Renovar o contrato de um dos principais jogadores do elenco, estabelecendo a mísera multa de 4 milhões de euros, é pedir para perder.
    Sem falar no atual momento. O Santos está doido pra negociar o Zeca. Temos vários caminhos, desde envolver jogadores e dinheiro, até porque o Santos pede apenas 16 milhões.
    Mas vamos conseguir perder esse lateral para o Inter.
    Confesso que se por um lado o EBM tem suas qualidades, por outro é uma besta ambulante em matéria de futebol.

    Reply
  2. Estranho seria se ele pedisse para os jogadores perderem títulos.

    O E. Bandeira CONTRATOU, ou seja, CONFIOU que eles e não outros seriam capazes de conquistar e agora só está reforçando sua confiança neles.

    Reply
  3. Presidente,
    Quem acompanha o Flamengo de verdade, como eu, sabe que tudo o que você falou é uma grande verdade.
    Lembro-me quando fui levar meu irmão caçula pela primeira vez na Gávea, ele encantado, procurava os jogadores para tirar fotos ( na época: Ibson, Obina, Marcelinho Paraíba etc…)
    Ele não entendeu, quando a única fotografia que eu pedi que ele tirasse minha, fosse com você.

    Eu respondi a ele :
    O Kléber possibilitou todas as fotos que você tirou com os jogadores, fazendo um trabalho sério nos bastidores.
    Ainda tenho a foto, e claro a mesma gratidão.

    Obrigado presidente!

    Reply
  4. Meu caro Presidente,
    Como explicar uma renovação de contrato e colocar uma multa relativamente tão baixa para o nosso melhor jogador do elenco hoje?
    É muito amadorismo dessa diretoria.

    Reply
  5. Os Ladrões que ele se refere tem nome e sobrenome…. por acaso igual ao meu.

    Acho erradíssimo generalizar, ainda que ele tenha base para isso. Aliás, todos temos.

    Eu só não sei porque as pessoas acham que jogador de futebol tem que ser tratado na porrada e no chicote.

    Reply
  6. ….Eduardo queira sair bem, com reconhecimento popular e, como todos sabem, isto no Flamengo só é possível com o futebol sendo vitorioso.

    Depende.

    Se as pessoas acham que uma boa gestão é só títulos, então de fato não temos o que discutir. Mas falando assim, parece que o Flamengo ganhou tudo e em todos os anos….o que é uma falácia.

    Se as pessoas conseguem enxergar que mesmo não sendo um primor no futebol Eduardo fez a melhor gestão da história, aí as coisas mudam de figura e felizmente, veremos a torcida também evoluir.

    Caso contrário, mais dias ou menos dias, vai chegar um aloprado e queimar tudo o que foi feito…… porque juntar 6 duzia de cardeais e mexer na lei de responsabilidade fiscal rubro negra, não sera tarefa impossível.

    Já fizeram pior……

    Reply
  7. Kleber,

    Um breve comentário sobre cada um dos temas que você abordou:

    > Entrevista EBM
    Kleber, como já deixei claro aqui no blog por diversas vezes, sou radicalmente contra a gestão EBM em relação ao futebol do nosso Flamengo, principalmente pelo fato de ele ter escolhido mal o seu homem de confiança nessa área, ou seja o incompetente Rodrigo Caetano, pior ainda foi o fato de ele não ter CORTADO PELA RAIZ esse mal que ele fez ao futebol do clube, a permanência desse Sr. Rodrigo Caetano por 3 anos e 3 meses a frente do futebol do clube foi muito danosa, no item a seguir voltarei a esse assunto.
    Agora, dizer que a administração EBM foi ruim para o Flamengo também É UMA GRANDE INJUSTIÇA, EBM recuperou financeiramente o nosso Flamengo e irá deixá-lo muito bem estruturado e economicamente viável para o próximo presidente.
    Dessa forma, cobrar ou mesmo PEDIR aos jogadores que se empenhem ao maximo é mais do que justo e reconhecer que o resultado em campo irá influir na próxima eleição, é cristalino como água na fonte…
    Sobre antigas gestões que se locupletaram às custas do nosso Flamengo, concordo plenamente com o que você disse, EBM só errou ao generalizar, sem duvida, mesmo nunca estando na direção do Flamengo, tenho plena convicção que vários ROUBARAM o clube.

    > Venda do Éverton
    Kleber, voltando ao incompetente Sr. Rodrigo Caetano, como podemos ter um dos melhores jogadores do elenco, um dos mais regulares, com um contrato, FRISO renovado em 2017, que determina como multa rescisória o valor de €2 milhões, isso mesmo, se 50% do passe pertence ao empresário do jogador, o que sobra para o Flamengo É O QUE VALE COMO SUA MULTA PARA O CLUBE, ou seja Everton sairá do Flamengo por algo em torno de 8,5 milhões de Reais, isso é menos que o incompetente do Sr. Rodrigo Caetano pagou ainda nesse ano pelo POSTE Henrique Dourado (11 milhões de Reais), vou citar apenas esse caso de comparação para mais uma vez exemplificar o quanto o Sr. RODRIGO CAETANO É INCOMPETENTE E TANTO MAL FEZ AO NOSSO FLAMENGO, dessa PEXA infelizmente o EBM nunca poderá se livrar !!!

    SRN

    Reply
    • Concordo plenamente.
      Sinceramente parabéns ao EBM e passar bem, delegou o futebol em todos os sentidos, têm pessoas inteligentes comentando nesse blog e que têm outra percepção, respeito e não concordo.

      Reply
  8. O tamanho da incompetencia do EBM e algo desconhecido. Ele e capaz de surpreender sempre! Pedir penico para um grupo de jogadores muitissimo bem-remunerado e de resultados pifios e algo inimaginavel. O Jaime deixou claro que esse senhor mima os jogadores, nao os cobra, sabe-se la com que interesse. Julio Cesar em entrevista no EI disse que quando ele jogava os salarios estavam atrasados, a estrutura era pessima mas a cobranca havia.
    Hj temos dinheiro, estrutura mas esse senhor resolveu brincar de presidente e esta ferrando o futebol.
    Quanto a Everton, bom jogador mas comum. Que seja feliz no Sao Paulo e que EBM deixe o $ em caixa pois se contratar, vai buscar mais uma m…., como tantas que ele buscou.

    Reply
  9. Caro Kleber e amigos!
    Sempre que leio noticias do Flamengo percebo o quanto é grande e difícil o dirigir. Talvez seja mais fácil administrar o Brasil mesmo neste mar de lama que estamos tentando atravessar…
    Considerando que no futebol o Flamengo do EBM não foi tão feliz, vou escrever aqui e dificilmente vou errar. No primeiro atraso de salário de um futuro presidente o EBM será lembrado como um rei. A próxima gestão pouco poderá errar nas finanças. Quanto ao pedido dele aos jogadores, creio fazer parte de qualquer processo de gestão. Sugerir alguém ou mais um como ladrão, não tem o meu aval.
    No caso do Everton, entendo ser o jogador mais voluntarioso do Flamengo, porém, como lateral não vinga e como atacante não consegue ser agudo. De toda forma, reconhecemos o seu valor e se for para ficar a contra gosto, melhor que siga seu destino. O futebol é isso e renovar é preciso e fundamental. Que possamos contratar melhor para repor.
    Quanto ao técnico e enquanto não aparece o nome, vamos torcendo por um novo Zé Ricardo, que apesar de tudo e no geral, foi uma grata surpresa. Pecou pela teimosia com alguns jogadores.
    SRN

    Reply
  10. Caro Kleber,

    Vc foi muitíssimo feliz em suas colocações! Do jeito que as carapuças foram alçadas ao céu é natural deduzir que antes do EBM todos os ex-presidentes roubaram o clube!

    Assim vir a público repudiar a farta distribuição destas para sí se faz necessário, é claro, aos que tem condições de faze-lo.

    Quanto ao técnico e os recentes atos do EBM nos mostra que o que fica claro é que a cada dia a diretoria esta mais refém dos jogadores.

    Notícias dão conta que 7 ou 8 jogadores se reuniram na residencia de um deles para discutir o fechamento com o Barbieri.

    Assim, o EBM quer e os jogadores tbm querem o Barbieri. Segundo o que consta eles estão satisfeitos com os métodos de trabalho do novato, reclamaram do Rueda e principalmente do Carpegiani, o qual consideravam ultrapassado e contraditório!

    Quanto ao Éverton é simples, é pagar a multa de 16mi e levar o jogador, mais ai tem um problema, o SPFC não tem o dinheiro para pagar 100% da multa, nem ao menos tem 50% que pertencem ao Flamengo. Ai a coisa fica azeda com o Flamengo tendo que facilitar as coisas para o SPFC em ano de eleições?

    O atleta quer ir, mas tbm assinou um contrato que esta em vigor, o que fazer?

    Reply
  11. Kleber,
    Por acaso o Fla vai contratar o técnico campeão mundial? Algum técnico de alguma das melhores seleções do mundo? Vai chamar o Tite??? Se for isso, vale muito esperar. Caso contrário está tudo errado. Para contratar os mesmos de sempre, não precisaria perder tempo.
    Com relação ao Everton, o problema não é vender, mas convenhamos que as contratações recentes não surtiram efeito desejado. Everton não é craque, mas é o menos irregular.
    Com relação a fala do EBM, está defendendo a administração dele.
    SRN

    Reply
  12. Kleber, o que dizer do Carille no Corinthians?
    Do Zidane no Real?
    Do Kovac ja anunciado no Bayern?
    Gattuso no Milan!!!

    Acho que essa é a tendencia!!
    Ou será que esses clubes todos não teriam condições de ter medalhões?

    Dorival, Mano, Cuca, Vanderlei, Oswaldo, Rueda – todos medalhoes e nao deram resultado!! Prefiro tentar algo novo!! Nao custa nada!! Aliás esse ano será 1/3 do campeonato!!! Logo uma nova pré temporada!!! Então não vejo nada de errado, na falta de Renato e Cuca deixar como estar!!
    Talvez foi errado a forma como foi!! Mas entre qualquer um “velho” só por ser “experiente” com a garantia de no minimo ser mediocre como os demais e uma nova ideologia, prefiro o risco do novo!!

    Reply
  13. Kleber,
    Tenho 38 anos e sempre fui seu fã como presidente, mais ainda com sua colocações pertinente, ao comentar uma matéria direcionada ao atual presidente e após ele próprio generalizar os “ex”.
    Você Tem história, trabalho, e muitos anos dedicados ao Flamengo. #TemMuitoMeueTodoRespeitodaNaçãoRubroNegra.
    Um ponto importante foi a conversa do presidente com os jogadores, me fez lembrar 2009, quando os jogadores fizeram um pacto com Andrade e a partir dessa conversa, mudou a “atitude” e o resultado foi o titulo de campeão brasileiro.
    Tomara que essa conversa faça com que os jogadores respeitem a história do Flamengo, tenham ATITUDE, assimilem a dedicação da diretoria em manter todos os compromissos em dias (salários), e assim, comecem a escrever suas próprias estórias com o manto sagrado, com o técnico Barbiere, é o que temos.
    Com relação ao Everton, muito bom jogador, agora se quer sair, pagou a multa, não tem como segurar, vai com Deus e obrigado por tudo.
    Tenho certeza que a sua saída, vai servir para que (Vinícius Junior, Geovânio, principalmente a base), tenham mais espaço.
    Campeonato Brasileiro começou!
    SRN!

    Reply
  14. As coisas eram simples, mas tornaram elas difíceis… Em relação ao pronunciamento, em que EBM, diz que não quer a volta dos ladrões, sem dúvidas foi grande infelicidade. Um assunto desses nunca pode ser debatido ou colocado com funcionários, nesse caso os jogadores. Mais uma prova de fraqueza do nosso Presidente.

    Reply
    • Em 2007 nós tínhamos um diretor de tennis que era um notório desocupado, inclusive na aparência!

      Constava que ganhava R$ 3mil na época, seguramente uns R$ 5mil de hoje em dia.

      Aparecia 2 horas na parte da manhã e 2 horas na parte da tarde.

      Constava que era filho de algum notável da administração Márcio Braga.

      Posteriormente os jogadores de tennis se reuniram e pediram a cabeça do cara junto a diretoria, passando nós mesmo a gerir o departamento.

      Uma exemplo mais claro de como as coisas se davam.

      Reply
  15. Talvez o tema da matéria seja até irrelevante, se pediu isso ou não aos jogadores, a questão é que no que se refere a futebol, carro chefe do clube, a era EBM é um desastre total e absoluto….só deram bola fora.

    Reply
  16. Sobre o Everton Cardoso.

    Na minha opinião a diretoria, outrora sob os cuidados de Rodrigo Caetano errou feio em não valorizar um jogador que a 2 ou quem sabe 3 anos, é o mais regular do time.

    O “nosso motorzinho” não está saindo meramente porque o São Paulo está lhe pagando 43% de aumento.

    Está saindo porque ao longo de 3 anos, onde chegaram Diego Ribas, ER7, Trauco, Berrio, Geuvânio, Renê,Rômulo, Arão, Marlos, e até mesmo Guerreiro, produziram e entregaram em campo muito menos que EVERTON CARDOSO e foram muito mais valorizados do que ele.

    Todos os citados, chegaram ganhando salário igual ou maior sem produzir absolutamente nada durante esses 3 anos.

    A meu ver, não adianta propor um aumento de salário aos 45 do segundo tempo para tentar convencer o jogador a ficar. Faltou enorme sensibilidade para confortar o jogador durante todo esse tempo.

    Por outro lado como é que a saída de Everton Cardoso pode significar um caos, se temos para jogar na posição dele outros tantos jogadores.

    Paquetá, Vinícius Júnior, ER7, Marlos, Ederson, Jajá,Berrio, e Geuvânio.

    Eu mesmo, também cometi um erro, achando que Everton Cardoso deveria jogar pela lateral esquerda, para dar lugar a VJ.

    Mas se o Everton era o jogador mais regular do time, porque justo ele tinha que se adaptar a uma nova posição? Quer dizer que além de correr por 11 , se doar em campo, ainda teria que jogar de lateral, onde ele pediu muito para não atuar?

    Somando-se a tudo isso, a ida para o São Paulo pareceu ao jogador e seu empresário um excelente negócio. E no lugar dele, sem ser reconhecido no Flamengo, eu faria o mesmo.

    ABÇ

    Reply
    • É meu caro Anderson, põe mais esse prejuízo na conta do Sr. Rodrigo Caetano. Que falha imperdoável!
      Só propor o aumento de salário não adianta mesmo, pois o jogador deve estar levando uma boa quantia em luvas e seu empresário, óbvio, uma boa comissão.
      V a c i l ã o !!!

      Reply
  17. A que ponto chegamos? O presidente do Clube implorando aos jogadores que corram em campo ! Quando que um General vai implorar algo a um soldado? Realmente, há algo de podre nesse grupo e nessa diretoria…
    Esse excesso de “mimo” aos jogadores transformou o Flamengo num baú de vexames em campo…
    Presidente é para comandar , pagar, contratar e administrar e jogador é pra correr, treinar , jogar e ganhar….
    Eu colocaria esse grupo de mercenários para treinar na Gávea e atrasaria o salário , pelo menos dois meses, ainda abriria o verbo em publico para torcida quais jogadores fazem corpo mole…
    Não conheço o trabalho do Barbieri, mas vejo como um tiro na agua…Já que os melhores, Cuca , Abel e R.gaúcho não querem… que tal o nome de Argel Fucks ??
    Essa saída do Everton22 tem algo estranho…cheiro de caixa2…

    Reply
  18. Kleber é impressionante como seu nome é tratado de forma jocosa(inimigos poderosos na mídia), já sofri alguns comentários preconceituosos de pessoas bem próximas só por admirá-lo, e vendo seu post hoje entendi o por quê.
    Continuo lendo e admirando, seus anos de Flamengo foram os meus melhores, não consigo gostar da gestão atual(por causa do Sr Rodrigo Caetano), porém gosto é gosto e eu tenho o meu como todos têm o seu e por enquanto ainda estamos numa democracia.

    Reply
  19. Gente, o Everton quis sair, ponto! Não há o que criticar a diretoria nesse caso. Ele não estava mais afim de ficar no Flamengo. Acho sua o valor da multa significativa, ocorre que só temos a metade… Então é isso, não quer ficar, que não fique.

    Reply

Comente.