Lá e cá

(Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters)

Lá, na Liga dos Campeões, na mais importante e mais rica competição entre clubes, a UEFA, promotora do evento, por pura birra com a FIFA, não adota o árbitro de vídeo que, se hoje estivesse em Madrid, o classificado para a grande final poderia ser o Bayern, e não o Real Madrid.

O time espanhol, após o empate de hoje em 2 a 2, ganhou a vaga graças a um erro grosseiro da arbitragem, não marcando um pênalti escandaloso de Marcelo e, a lambança do goleiro do Bayern, que deu um gol para o Real.

Quem ligou a TV, viu um jogão, em que, como na primeira partida, de novo, o vento soprou a favor do Real.

Os adeptos de estagiários comandando grandes equipes devem ter vibrado quando o veterano treinador do Bayern, em lampejo de loucura, no fim do jogo, no momento em que seu time pressionava atrás do gol da classificação, tira de campo Jamez Rodríguez, o melhor da partida, para colocar um caneleiro, bom em jogada aérea…

Meu amigo Michel Assef é de opinião que treinador é tudo igual, onde a única diferença é a carteira de identidade…

Mesmo não concordando, sou obrigado a admitir que o veterano técnico do Bayern, de 72 anos, deu uma de estagiário e, sem sensibilidade….

Em síntese, o Bayern merecia disputar a final, mas quem vai tentar – mais uma vez – o caneco, é o Real, graças aos fatores camisa e sorte.


(Crédito: Staff Images / Flamengo)

Agora, o lado de cá

O nosso noticiário de hoje, dá conta de que o clube está acionando as autoridades policiais, ainda sobre os tristes episódios de quase agressão aos jogadores, no embarque para Fortaleza. Atitude correta, até porque, qualquer tipo de agressão é inaceitável. Protestar, é uma coisa. Agredir, é outra. É crime.

Diego, a figura central de uma semana turbulenta com final feliz, vai ser poupado para o jogo de amanhã, contra a Ponte Preta e, muito provavelmente, nem jogue contra o Inter, domingo, no Maracanã.

Se além de Diego alguém mais precisa ser poupado, a hora é essa. O nosso adversário é a Ponte Preta, em péssimo momento que, no seu último jogo, sábado, contra o Londrina, foi derrotada em Campinas.

Os companheiros que fazem o dia a dia do Flamengo informam que Geuvânio deve ser o substituto de Diego. Já fiz um enorme esforço para compor o time com esta modificação e confesso estar tendo enorme dificuldade.

Como no último jogo, as peças se encaixaram, deixaria tudo como vimos, até porque, continuidade é importante. Esta tese abalaria a entrada de Arão, com Paquetá fazendo o papel de Diego. Assim, melhor é deixar Paquetá amadurecer na nova função, e Éverton Ribeiro continuar jogando pela direita.

O problema é que não vejo em Geuvânio nada parecido com Diego. Poderia Trauco exercer esta função ou, num plano mais arriscado, um dos garotos da base. Enfim, aguardemos.

Já que enveredamos por este caminho, CADÊ O NOSSO TREINADOR?

1 Comentário

  1. Infelizmente é a segunda vez que precisamos do Diego e algo acontece com ele. Ano passado foi na libertadores e ele nunca mais voltou a ser o de quando chegou. Agora precisamos dar uma arrancada de acerto no time e acontece. Eu colocaria no lugar do Diego um menino da base ou o Trauco. So desejo que o que for escolhgido corra em campo, jogue com vontade.

    Reply
    • Dalmir,

      O fator emocional é preponderante nestes últimos casos de afastamento do Diego.

      O jogador foi submetido a stress forte estes últimos dias, e o emocional favorece sim ao aparecimento de lesões, é o que eu penso.

      Jogadores como Paolo Guerrero já tiveram crises emocionais que foram abafadas pela comissão técnica no passado.

      Cada um reage de uma forma.

      Reply
  2. Caro Kleber e amigos!
    Sem dúvidas nenhuma iria de TRAUCO no lugar do Diego ou quem sabe ainda, arriscaria o Ederson.
    De toda forma, precisamos ganhar e vamos torcer para que todos joguem bem e ganhem.
    SRN

    Reply
    • Canindé, pelo amor de Deus cara!!!!

      Trauco no lugar do Diego? Éderson?

      O time vai de ER7 no meio e Geuvânio na ponta direita e é torcer muito para ele não escalar o Arão, que é o primeiro da fila.

      Continuemos com 4 1 4 1

      Reply
  3. Kleber, concordo,Trauco seria a melhor opção. Geuvanio no lugar de Diego é contraproducente, nada a ver um com o outro.

    E desconfio que o estagiário insista em Arão.

    Reply
  4. É MUIYTO mais facil ganhar a Libertadiores que o Brasileirão.

    Contradoitorio não é ? Mas é.

    É só fazer os calculos.

    Quanto ao técnico eles são QUASE diferentes, temos uma maioria que é 6 de um lado e do outro a outra maioria que é MEIA DúZIA, mas alguns POUCOS que são 7, 8 , 9 e rarissimos merecem o 10 no peito.
    Averdade é consagrada pelo TEMPO de atividade que pelos TíTULOS conquistados.

    Tem muito medalhão que se SUBTRAIRMOS os anos de TENTATIVA pelos de CONQUISTAS a conta vai pro VERMELHO quase PRETO. KKK e K e KK

    Reply
  5. Kleber, essa polêmica de arbitragem vai ser eterna. Muitas vezes a partida se decide não em lances que o árbitro de vídeo pode esclarecer, mas em pequenos detalhes: uma inversão de falta aqui, o famoso gesto de “levanta, levanta” quando existe uma falta clara acolá ou mesmo irritando os jogadores, às vezes provocando uma expulsão. De que adiantaria o árbitro de vídeo naquele Flu X Cruzeiro quando o soprador de apito, claramente contribuindo para o Cruzeiro empatar, deu OITO MINUTOS de acréscimo num jogo em que o time da casa ganhava, com menos um jogador por quase 80 minutos? Ele faria isso em Itaquera ou no Allianz Parque? Jamais. Por isso, árbitro de vídeo não resolve quando a camisa pesa. O Real Madrid e o Barcelona provaram isso nas últimas edições da Champions League. Já fomos fortes nesse quesito mas ultimamente já não somos mais respeitados como outrora, vide os pênaltis escandalosos que deixaram de marcar nos últimos jogos da Libertadores. O árbitro pediria a ajuda do vídeo? Creio que não. SRN.

    Reply
    • São seis árbitros em campo Fernando Roberto, e isso não muda nada, nada, nada! Uma verdadeira palhaçada!

      Bom que os árbitros são ruins, eram etc, é chover no molhado, td bem!

      O problema é a polêmica de favorecimento a Corinthians e Palmeiras, essa é a questão, é o que se reclama.

      Reply
  6. Querido Kleber, muito longe de ser um veneno e sim uma saudável preocupação, lembro-me bem quando um ídolo meu daquele jornalzinho rosa, nosso querido Apolinho foi convocado a ser técnico do Flamengo em um time com verdadeiras Ferrraris, Sávio , Romário e Edmundo.

    Apolinho apesar de tudo entender de futebol e Flamengo, não tinha tido nenhuma outra experiência como técnico mas o senhor em uma maluquice que eu mesmo adorei e hoje a coloco como uma bonita página da nossa história, o efetivou como nosso treinador.

    Isso é muito diferente da situação atual, se Apolinho já tinha a época mais experiência e conhecimento de Flamengo que o nosso atual treinador, esse conhece mais do ofício do que o nosso grande Apolinho.

    É mesmo uma situação muito diferente?

    Um grande abraço!

    Reply
  7. Me desculpe, mais para o plantel que temos, Geuvanio é a opção óbvia. O fato de ele ser o substituto, não quer dizer que ele vá jogar na mesma posição correto? Everton Ribeiro joga mais centralizado, onde muitos dizem que ele rende mais, é Geuvanio faz o corredor direito, simples e lógico! Acredito que é o jogo certo para o Thiago Santos entrar no decorrer da partida e pegar ritmo, mas acredito que nem relacionado deve ter sido, infelizmente..

    Reply
  8. Caro Kleber
    Queria eu se o único problema do Flamengo fosse o Geuvânio. Acabei de assistir o jogo do Grêmio e a diferência do time deles para o nosso é gritante. E não é só treinador. Enquanto o cortês joga pra frente; o René, joga só pra traz. Os jogadores do meio campo deles se movimentam e jogam sempre pra frente, o Diego e o everton são estáticos. Quanto a defesa, sem comentários…. E agora pasmem: o Ceifador consegue ser pior que o Jael, esse ultimo procura fazer tabelas, triangulaçoes. Já o primeiro, parece um cone. Enfim, além de um técnico, também precisamos de jogadores. Jogadores intensos, rápidos e jovens. Porque nossa defesa parece o Lar dos velhinhos.
    SRN

    Reply
  9. O Flamengo precisa ser inteligente, pois enquanto seus adversários diretos poupam no Campeonato Brasileiro, nós deveríamos poupar na Copa do Brasil, pelo menos agora diante da Ponte Preta. Grêmio, Palmeiras, Corinthians estão poupando e perdendo pontos, assim podemos liderar e acumular gordura no Brasileiro.

    Como disse antes, meu time para encarar a Ponte amanhã seria 100% reserva: Cesar, Pará, Léo Duarte, Thuler e Trauco; Jonas, Arão e Everton Ribeiro; Marlos Moreno, Lincoln e Geovânio. Acho que esse time consegue ao menos um empate diante da Ponte Preta.

    O time tem que estar 100% para o jogo diante do Internacional, visando manter a liderança.

    Reply
    • Henrique, amigo,
      A sua linha de raciocínio é absolutamente correta. Planejar com inteligência e sensibilidade, é o início de qualquer conquista. Infelizmente, este é o nosso ponto fraco.
      Em qualquer lugar do mundo, estagiário faz estágio. No Flamengo, planeja e dirige.
      Forte sbraço.

      Reply
    • Henrique,

      Não vou discordar, nem concordar com vc, muito pelo contrário!

      O que eu quero dizer é que, “cada caso é um caso”, como é óbvio!

      Então, jogamos fora na última rodada, outra viagem jogando fora! O próximo jogo é em casa, um clássico!

      Pois bem, nesse caso seriam toleráveis duas possibilidades:
      – A primeira poupar alguns titulares, mas poupar quem? Vc acha que alguém quer sair do time?
      – A segunda seria o time jogar na defesa, com dois volantes cães de guarda! Mas tem um problema, a torcida já esta no limite como o time, a última rodada pós água na fervura.

      Então o melhor seria de fato irmos com todos os titulares e jogar para frente!

      Reply
    • Henrique, concordo com você, mas até então, o clube recebia inúmeras críticas por justamente fazer vários jogos com o time reserva para poupar os titulares para atuar na libertadores, entre outros. Depois, nós criamos diretrizes que isso não poderia ocorrer diante de clássicos, depois alguns citaram que só se fossem clássicos regionais. E agora criamos regras para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Isso é muito paradoxal.

      O problema é que se nosso técnico (estagiário) perder, o peso da derrota será muito maior do que se tivéssemos um renomado.

      Reply
    • Diego e Juan sendo poupados já é muito. Nossos reservas não são confiáveis para uma disputa eliminatória.

      Prioridadde Copa do Brasil e Libertadores. Brasileirão dá para poupar um ou dois, não mais que isso.

      Na parada para a Copa do Mundo o pessoal descansa.

      Abraços,

      Luiz

      Reply
    • Henrique não tem que poupar ninguém, ainda não temos um time pronto,temos é um time desintrozado sem articulação nenhuma, precisamos ter um padrão de jogo.. ..lembrando a ponte preta sempre é osso duro de ruer contra o Flamengo.

      Reply
  10. Kleber,acho que o técnico tem uma certa dose de participação dentro de um time acho que uns 20% porquê se vc não tiver grandes jogadores ou um fora de série o esquema dele não vai faze-lo ganhar e a quantidade de gols perdidos no 1° e no jogo de hoje demonstraram isto.
    E para substituir o Diego acho que iria de Paquetá e na vaga dele e colocaria o menino Jean Carlo.
    Agora se quis e um time mais defensivo colocaria Jonas e Cuellar com Paquetá na vaga do Diego.
    PS.Trauco???

    Reply
  11. INACREDITAVEL!

    Não consigo acreditar nisso! Vão aumentar o salário do TUTA peruano, e olha que ele já ganha 1.1 milhões,estando prestes a fazer 35 anos.

    Ainda pagarão luvas novamente! Para um jogador que fez míseros 3 gols em 37 rodadas! Inacreditável! Virou farra de dinheiro, enquanto isso não se contrata laterais,nem um zagueiro veloz. Os erros se acumulam nesse departamento de futebol, não a toa o rendimento é péssimo, mesmo tendo a maior folha do Brasil.

    Não consigo entender como um time que joga com 4 meias como o Fla não consegue criar sem fazer pivô. O Grêmio consegue com o botinudo Joel Cruel e o Corinthians nem centroavante tem.

    Prefiro pagar isso ao Vagner Love, faz pivô e faz gols,por hora fico Dourado mesmo.

    FONTE DA INFORMAÇÃO:
    JORNAL EXTRA

    https://m.extra.globo.com/esporte/flamengo/flamengo-descarta-reduzir-salario-de-guerrero-promete-cobrir-ofertas-para-renovar-22641817.html

    Reply
    • Daniel G, amigo,
      Eu li isso também. Se for verdade, vou cancelar meu título de sócio. Aumento para o pivô? Aí já virou sacanagem.
      SRN.

      Reply
        • Hahahahaha… desculpe, mas achar difícil o Extra ser fake? É uma especialidade lá, assim como é em todos os outros jornais. Quando não têm notícias, eles as “cavam”, principalmente quando dá audiência, caso prioritário de qualquer notícia envolvendo o Flamengo.
          SRNs!

          Reply
          • Pois é, mas que pode ser verdade pode,e não duvido depois de tudo o que vi essa gestão fazer no futebol.

            O jornal Extra é do Grupo Globo, ok,pode ter um ar sensacionalista, mas eu não duvido de nada!

    • Daniel,

      A coisa não é bem assim!

      Guerrero ganha 500mil hj + 200 de luvas parceladas = 700mil.

      Valeu esse investimento nestes últimos três anos? Minha opinião é que não valeu, mas foi boa aposta para o momento!

      Acontece que ele quer 1mi por 3anos! A diretoria propõe renovação de 1mi até o fim do mandado do EBM e um gatilho de mais dois anos e tal caso a chapa do EBM saia vitoriosa nas próximas eleições..

      Mas que chapa? Sem nem candidato oficial o EBM tem! Agora saiu o vice de patrimônio ai na corrida eleitoral pela SóFlá (que negocia acordo com a chapa Verde).

      Em suma, não vai rolar essa renovação do Guerrero, até pq o jogador tem propostas.

      Se o EBM assinar 3a pode cair elegível em processo de responsabilidade administrativa pelo estatuto do clube.

      Reply
      • não se esqueçam que os empresários dele tem todo o interesse em noticias “cavadas” como essa. o Guerrero hj é um jogador desvalorizado no cenário nacional (internacionalmente sempre foi). Mesmo em 2015 quando estava muito mais valorizado, o Corinthians não fez nenhuma loucura para segurá-lo..o Flamengo entrou com um caminhão de dinheiro e o Corinthians ficou com Vagner Love e depois Jô e foi bi brasileiro.

        Reply
  12. Meus caros colegas de Flamenguismo deste blog,
    Para aqueles que ainda não acreditam que OS JOGADORES são quem MANDAM no Flamengo atualmente, basta checarem a informação no Twitter do repórter Eric Faria:

    “Info legal que me chegou: o @Flamengo nos ultimos jogos adotou uma politica de preços mais baixos. E os jogadores tiveram participação direta. A partir dos pedidos do elenco, o clube comprou a idéia. Enfim, mais uma tentativa de comunhão entre o campo e a arquibancada.”

    Que a ideia é boa e, acho eu, muito necessária, não resta dúvida. Porém, a ideia partiu DOS JOGADORES? Que Diretoria é essa? Daqui a pouco teremos um clube gerido pelo jogadores, é isso mesmo? Mandam trocar o ônibus, pedem mais proteção, escolhem o treinador, escalam o time, jogam quando querem e agora ainda dão as ideias?
    Repito: acho uma ótima ideia essa de reaproximar o time da torcida, pois um precisa demais do outro. O erro é de conceito.
    SRNs!

    Reply
  13. Na América Latina, ao contrário dos brasileiros, os técnicos argentinos já ganharam várias Champions League. Além de alguns dominarem o inglês/espanhol, na Argentina, o curso de técnico é reconhecido pela FIFA, enquanto o nosso é pela federação asiática.

    Pergunto: o Cuca já foi na Argentina pegar o certificado pela FIFA como técnico, capacitando se para disputar o mundial no fim de ano pelo Flamengo? Acho que o nosso centro de inteligência deveria cobrar também certos requisitos dos técnicos, assim como é na hora os contratar os jogadores.

    https://blogdomenon.blogosfera.uol.com.br/2016/05/24/autuori-ve-formacao-de-tecnicos-argentinos-melhor-que-a-de-brasileiros/?cmpid=copiaecola

    Reply
    • Robson,

      Uma curiosidade recene do Cuca!

      Zinho declarou que foi procurado recentemente pelo Flamengo, que o queria como coordenador técnico!

      Perguntado se trabalharia com o Cuca, ele disse que não!

      Que o considera desagregador e que já tivera experiencia ruim com o treinador no passado.

      Por outro lado o Zinho queria o Jorginho, o que tbm não é razoável!

      Reply
      • o Zinho tem mágoa do Cuca pq em 2005 ele foi barrado do time , na minha opinião acertadamente. a despedida do Zinho foi no Fla x Flu semifinal da Taça Rio que levamos de 4×1. “Engraçado” que ele teve várias chances de voltar ao Flamengo depois do seu auge no Palmeiras , mas foi pra Grêmio, voltou pra Palmeiras e até pro Cruzeiro.. quando voltou em 2004/2005 já era veterano e foi mal.

        Reply
      • É por aí Nino, porém a desculpa pode até ser verdadeira, mas o motivo é outro. Ninguém quer trabalhar no Flamengo por 7 meses e em pleno momento de eleição, com o historico de trapalhadas do comitê gestor. Por isso, Renato Gaúcho cobrou uma multa milionária. Eles são profissionais e provavelmente se acertariam.

        Reply
      • Corporativismo, caro Nino, corporativismo…
        Eles acham que, se essa dupla fez graça no Vasco, pode fazer no Flamengo.
        Nunca ouviram nosso grito de guerra: ” Isso aqui não é Vasco, isso aqui é Flamengo!”

        Reply
  14. Esse papo de treinador também já cansou. Todo mundo quer “novidades”, mas ninguém aceita o Barbieri, assim como não aceitaram o Zé Ricardo. Aí voltam os pedidos por medalhões que ganham milhões também e não resolvem absolutamente nada. Consequentemente, os mesmos que pediram a contratação, passam a pedir a demissão.
    Muitos se perguntam: “Por que ‘fulano’ não veio?”. Resposta meio tosca: porque não assinou contrato. Então, enquanto isso, qualquer pedido é meramente uma vontade pessoal e qualquer decisão que seja tomada vai agradar, no máximo, 50% dos torcedores. Duvido que haja um treinador livre nessa altura que possa ser contratado com aprovação maior que essa.
    SRNs!

    Reply
  15. Prezados,
    Assustadoras as opções, o faco Trauco ou o péssimo Geuvânio… Eu não tiraria o E.Ribeiro do lado direito, depois de meses o cara fez o primeiro bom jogo dele.
    Eu colocaria o Jean Lucas no meio, adiantaria o Paquetá. Bom jogo para dar oportunidade ao jovem.

    Reply
  16. Poupar Jogador??
    Time ficou 14 dias sem jogar, vai ficar cerca de 45 dias sem jogar no periodo da copa e poupar jogador??
    Seria absolutamente fora de questão, pois os reservas tomaram de 4 do Fluminense, perderam pro Macae, já provaram que são de confiança.
    Jogar com que tem de melhor e tentar fazer o resultado onde o Flamengo sempre perde (campinas), não há mais gol na casa do adversario no quesito desempate. A competição vale 50 milhões e são apenas 8 jogos para o titulo.
    Com relação a escalação: concordo com o Nino é simples colocar o Geovanio ( por que não tem outro) e Everton ribeiro na do Diego, mas como o Diego jogou domingo próximo a area adversaria, como ele jogava no Cruzeiro, nada mais que isso. Sem contar que iremos com fraquissimo Leo duarte, pra descansar o Juan. Nada mais que isso.

    Reply
  17. Reincidencia.

    O FLA tem que levar em conta essa POSSIBILIDADE. Após esse afastamento atual SE o Guerreiro caisse novamente em algum novo exame seria muito mais forte uma nova punição. TODAS as variantes devem ser avaliadas incluindo essa .

    Reply
  18. De que adianta tantos arbitros se TUDO fica nas maos de apenas 1 ?

    É como colocar 100 policiais na rua, mas dar revolver somente para 1.

    O grande mal do futebol é essa CONCENTRAÇÃO do CONTROLE do jogo em apenas UMA PESSOA.

    Reply
  19. É CADA UMA!!!
    No ano passado, após o jogo da rodada do rebaixamento, a torcida da Ponte Preta invadiu o campo e tentou agredir os jogadores. Eis que hoje leio a notícia que uma das PUNIÇÕES sofridas pelo time de Campinas é de jogar com torcida única. De antemão imaginei que só teria torcida do Flamengo.
    Não, meus amigos! No jogo de hoje só terão torcedores da PONTE PRETA… Isso mesmo, essa é a punição! É tão absurda, que em comparação com as regras do futebol seria o mesmo que expulsar o jogador agredido, deixando o agressor em campo…

    Reply

Comente.