O ser humano

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

HENRIQUE, o nosso amigo e querido companheiro do blog, definiu com maestria e pragmatismo a maldade que fizeram com Guerrero. Sacanagem! E, que sacanagem…

A cada dia que passa, das mais variadas formas e maneiras, mais me decepciono com o ser humano e mais me apaixono pelos cachorros. Como é que estes insensíveis representantes da FIFA, após Guerrero ter passado pelo que passou, após ter cumprido sua pena, pagando por um pecado a que foi induzido por um erro de uma nutricionista, em atitude com requinte de maldade, aumenta a pena que, como estava, severa e injusta já era.

Palavra de honra que gostaria de ficar trancado em uma sala, durante cinco minutos que fossem, com estes trogloditas da boçalidade. O problema é que a FIFA, que agora quer se passar pela madre Teresa de Calcutá, vendendo transparência para inglês ver, não divulga quem foram os idiotas responsáveis por tamanha injustiça.

O pior de tudo é que, sequer recurso é possível. Que transparência é essa? Que processo democrático é esse que trata o ser humano como se um cacho de banana fosse?

1 Comentário

  1. Vou copiar trecho do um texto que li agora sobre os pesos e medidas da Corte Arbitral do Esporte.

    “A tenista russa Maria Sharapova foi flagrada no exame antidoping pela substância Meldonium durante o Aberto da Austrália, em janeiro de 2016. Em coletiva ela confessou o uso e foi suspensa por 15 meses. Já o brasileiro Thomaz Bellucci foi pego em julho de 2017, no ATP 250 de Bastad, na Suécia, através do diurético hidroclorotiazida. Ele negou o uso e ficou provada contaminação cruzada pelo laboratório que manipulou um bioquímico. Foi suspenso por cinco meses.”

    Meu primo tem um filho que mora no Peru, onde reside a ex-esposa dele. Ano passado, ele me disse que o apelo em torno do Guerrero era gigante no país. Tinha outdoor, camisas do Flamengo, etc. Era um rei. Aí 36 anos depois do seu país fora da Copa do Mundo, a CAS faz essa sacanagem com o cara sendo que ele já cumpriu 6 meses e nem usou nada para aumentar sua performance.

    Tomara que esse clima não contagie o time em campo amanhã, pois a própria torcida sentiu o baque tanto que nem 40 mil ingressos foram vendidos. Sinceramente, espero que a comoção mundial seja usada para rever essa punição injusta!

    Reply
  2. Kleber,

    A relação dos membros do TAS/CAS pode facilmente ser achada na internet. É composto por juristas do mundo todo, incluindo a nossa Ministra Ellen Grace. Segue o link dos nomes: http://www.tas-cas.org/en/icas/members.html

    Cheguei a ler o jornalista Lúcio de Castro comparando o pessoal desse tribunal com a justiça brasileira (leia-se Moro) que condenou o Lula, dizendo que o Guerrero só foi condenado por ser Inca!!! Haja exagero daquele jornalista esquerdopata maluco. E o pior é que o Eric Faria, a quem muito respeito, ainda endossou a ideia. Para ler o que o insano jornalista escreveu, basta ver o Twitter dele: https://twitter.com/agsportlight/status/996137893985955840

    Pra finalizar, discordo de toda essa reclamação. Se na regra diz que não pode consumir tal substância, errou o nutricionista e o Guerrero que ingeriu. Ele é responsável direto pelo que consome. Colocar a culpa no nutricionista é fácil. Regra é pra ser cumprida. A Rússia teve toda a equipe banida das olimpíadas do Rio, inclusive pessoas que não se envolveram com o doping. Não vi ninguém da imprensa daqui contestando isso. E, pelo que sei, quem julgou foi o mesmo TAS/CAS…

    Reply
    • Edson, foram 3 juízes.

      Segundo texto que li há pouco, seguem as demais punições:

      “Paolo Guerrero foi pego no exame através de um chá que teria sido contaminado, como sua defesa provou em juízo. Porém, agora, a punição será de 14 meses. Guerrero ficará suspenso um mês a menos que a Sharapova, que usou doping de forma consciente, e nove meses a mais que Bellucci, que foi vítima como o peruano.

      O camisa 9 já ficou seis meses suspenso. Um além do considerado habitual em punições por contaminação. Mesmo assim lhe aplicam uma outra maior, como se o atacante pudesse se tornar, desta maneira, um recado a todos demais: “Vejam, essa será a punição aos que usam doping”.

      Reply
  3. O futebol é um dos seguimentos da sociedade, que mais movimenta dinheiro,assim sendo, a lisura do jogo tem que vir em primeiro lugar, nossos dirigentes em geral, não são exemplos de seriedade, mesmo fora do Brasil. Um atleta se dopar, é jogar fora, qualquer compromisso com a ética das competições, portanto a austeridade ter que ser mantida a qualquer preço. No caso Guerrero, é notória a inocência do atleta, até a Fifa e os tribunais atentaram para isso, dizem que a suspensão é pela IMPRUDÊNCIA do jogador em tela. Ora bolas, será que os seis meses que ficou sem atuar, já não seria o suficiente….Achou uma austeridade exagerada, pegaram um jogador da periferia, do terceiro mundo do futebol pra Cristo. Não sei se fariam isso com alemães, espanhóis, ingleses, franceses e mesmo brasileiros….uma politicagem barata…!!!!!!

    Reply
  4. Sr. Presidente e amigos, não tenho palavras para descrever tamanha covardia com Guerrero. Henrique destacou bem os pesos e medidas absurdamente diferentes tomados por situações semelhantes. Guerrero pode não ser uma unanimidade como nosso centroavante, mas como ser humano todos nós aqui ficamos bastante ressentidos com essa medida tomada pelo CAS.
    Simplesmente lamentável!

    Reply
  5. Edson, pra completar a resposta do Henrique, o TAS/CAS está lá para julgar doping relativo ao esporte. A substância encontrada nos exames de guerrero não lhe imputou ganho esportivo algum, e em se tratando da droga em si, guerrero juntou provas mais do que suficiente para provar que não a consumiu.
    E como o Henrique falou aí, em casos que realmente importariam pro TAS/CAS, como no caso da Sharapova e vários outros, a pena foi mais branda.
    2 pesos, 2 medidas, sabe-se lá com qual intenção. Lamentável

    Reply
  6. Caro KL e amigos, o jogo amanhã é perigossímo, uma vez que o emocional do time é fraco, sensível e derrotista. Dito isso, vamos ao pontos:
    1 Guerreiro punido, o time sentiu demais;
    2 Diego esperava ir para a copa, sabíamos que não ia, mas a cabecinha dele…
    3 Não confio em nosso sistema defensivo;
    4 A entrevista de Juan hj foi de um tom derrotista ” temos de ir com calma”;
    5 Há vida sem Guerreiro;
    6 Alguém tem que “incendiar” esse time para amanhã;
    Confesso que estou sem confiança!!!
    SRN

    Reply
  7. Eu nao sou fa do Guerrero e ja deixei isso claro aqui em varias oportunidades. Entretanto, o julgamento foi uma sacanagem, como disse o Henrique. E falo isso tecnicamente. A fundamentação que foi veiculada e ridicula, incapaz de promover um aumento de pena nessa magnitude. Ou ha algo que nao sabemos, que nao foi vazado ou foi uma tremenda barbeiragem. Diferentemente da Sharapova, ele nao teve dolo, o doping foi culposo. 6 meses estariam de bom tamanho. Fosse ele europeu, teria um outro tratamento. Infelizmente os sulamericanos sao tratados como lixo pelas instancias esportivas, todas elas comandadas por europeus.
    Acho que perde a Copa e ganha o Flamengo. Renovar com ele aos 35 anos por 1 milhao/mes e algo que me angustiava. Mas ele foi sacaneado! Uma coisa e uma coisa, outra coisa e outra coisa.

    Reply
  8. E para cortoborar o que disse sobre o tratamento a sulamericanos pelas instancias da FIFA, segue uma lembrança do Wallim no seu twitter: eles puniram o Guerrero exemplarmente mad quem nao pagou pelo Brocador ainda esta numa boa, depois de quase 4 anos!

    Reply
  9. Essa versão que o Guerrero é uma vítima eu não engulo!

    Se houvessem tantas nutricionistas translucidadas como essa do Peru, isso disseminado nos times da América do Sul, sem dúvida teríamos incontáveis casos de dopping.

    O fato é que Guerrero foi pego no exame, existe uma pena, foi julgado e condenado, ou seja, não tem choro, vai ter que cumpri-la.

    Reply
  10. Eu nao disse que era vitima. Agiu com culpa e esta pagando.O que discuto e o tempo da pena que parece desproporcional a casos analogos.

    Reply

Comente.