Sorteio ou “azareio”?

(Foto: CBF / Divulgação)

Estava no meio da rua, quando fui surpreendido por um alegre torcedor tricolor que, querendo brincar e ao mesmo tempo provocar, veio em minha direção, muito sorridente, e gritando para quem quisesse ouvir: “Foudez-vous!!! Vocês vão pegar o…Grêmio!!!”

Como o fator surpresa conta, fiquei meio sem jeito e, de cara, imaginei que fosse o sorteio da Libertadores. Em fração de segundos, me dei conta de que este sorteio será no dia 4 de junho e, confesso ter ficado meio sem rumo, até o torcedor rival esclarecer que a definição por sorteio era pertinente à Copa do Brasil.

A minha primeira preocupação, já que a “curra”, na opinião dele, era inevitável, foi saber onde seria o segundo jogo. O companheiro tricolor teve que recorrer à internet e, não demorou muito para afirmar – a bem da verdade, desapontado – que o segundo jogo, o decisivo, seria no Maracanã.

Ai, o sorteio que tinha virado azareio, passou a não ser tão ruim assim. Respeito qualquer tipo de opinião, mas se dependesse de mim, o Flamengo faria sempre o segundo jogo em casa. Por isso, apesar do adversário ser complicado, o final do filme não foi ruim…

De uma certa forma, para o Flamengo, a Copa do Brasil soa como um seguro, levando-se em conta que o campeão tem direito adquirido de participar da Copa Libertadores. Entendo como seguro, pois a boa campanha inicial do Campeonato Brasileiro sinaliza que estaremos sempre no pelotão de cima da tabela, o que equivale a dizer que, a presença na Libertadores deverá vir, certamente, por este caminho.

Além disso, há a própria Libertadores em disputa, onde o campeão tem vaga assegurada na próxima competição.

Como toda competição “mata-mata”, a emoção é outra e desperta um interesse muito maior do que a “procissão” que é o Campeonato Brasileiro.

E como argumento final, o campeão da Copa do Brasil leva para casa 50 milhões de reais. Antes que alguém argumente com o famoso “e daí?” – na equivocada conclusão de que este dinheiro não vai para os jogadores e sim para os clubes – garanto a todos que, seja lá quem for o campeão, os jogadores serão “sócios” no projeto…

Em síntese, a meu conceito, para o futebol e, como gerador de fortes emoções, este sorteio foi …espetacular!!!

1 Comentário

  1. O pecado eh que talvez os 2 times poupem jogadores em virtude da libertadores!! Ja era pra ter acabado ha tempos os Estaduais!! Maximo 8 datas pros grandes e pronto!! Todo mundo teria condicoes de disputar todos os jogos decisivos com time principal!!! Ou, como no ano passado todos poupam pro Brasileiro!! E quem nao ta em nada mais como o Atletico de Minas pode ser que pape enfim, como Corinthians ano passado!!

    Reply
  2. Concordo com você, Kleber: jogar a segunda e decisiva partida no Maraca é uma vantagem e tanto. Não aproveitada na Sula do ano passado, é verdade, mas a tradição prova que com a torcida a favor, o buraco é mais embaixo. Vai pra cima deles Mengão!

    Reply
  3. Acho que foi bom o sorteio. Melhor do que pegar umn grande time como Gremio, seria pegar a Chape. Melhor pegar o Gremio do que Palmeiras ou Corinthians.

    Reply
  4. Finalmente um teste de verdade para o Fla. Na Copa do Brasil passada que muitos usam, erroneamente, o fato de ter chegado na final não tornar o 2017 do Fla um fracasso total, o Fla,por pouco não foi eliminado pelo goianiense, pegou a fraca Chape e o limitado Fluminense, depois quase fomos eliminados pelo Santos tomando de 4 na Vila Belmiro, até cairmos com justiça para o Cruzeiro.

    Agora, apesar de, novamente, quase ser eliminado pela Ponte, vai pegar o Grêmio,e, se passar, merecerá um crédito da torcida.

    Será um grande teste para o Fla que pegou poucos times competitivos até aqui.

    E não acho tanta vantagem decidir no Maracanã, pois alguém se lembra da final da Sul-americana? Isso até ajuda, mas o que é decisivo mesmo é mostrar futebol competitivo e eficiente em campo,e o Grêmio, apesar de ter um elenco mais barato, tem um desempenho muito superior e organizado, afinal,eles possuem um treinador. O tricolor é favorito.

    O retrospecto contra os gaúchos não é nada favorável na Copa do Brasil.

    Veremos no que vai dar.

    Reply
  5. Segurem o invicto São Paulo!
    Diria que, ao menos essa noite, a liderança está mais condizente com o São Paulo, pois apresenta um futebol muito mais sólido em campo que o nosso Fla.

    Impressionante o bom trabalho do técnico Aguirre, é nítida a evolução comparado com o time treinado por Dorival. A defesa se mostra mais organizada, o time consegue tramar excelentes jogadas de triangulações com o trio Diego Souza, Nenê e Everton.

    Everton aliás foi uma contratação certeira do clube paulista, não contrataram pelo acaso, o departamento tricolor percebeu que as características de Everton era o que faltava pelo lado de campo. Agora o time está redondo.

    Fui contra o Fla vender Everton, pois com Vinícius indo para o Real Madrid, quem ficará no seu lugar?

    Reply
    • Daniel,
      O líder São Paulo também pegou uma “tabela fácil”, como vocês gostam de falar. Venceu Paraná, América, o morto Santos e o Botafogo. Empatou com o Bahia, Atlético-MG (que nós vencemos), o Ceará (que nós goleamos) e o Fluminense…

      Reply
  6. Hoje assisti o jogo do Flor contra o Grêmio.
    Time fechadinho com um bom coletivo e muita posse de bola.
    Como lá não jogam Pelé, Maradona nem Zico, dá pra fazer um bonito. Só acho que temos que jogar marcando por zona, porque são incapazes de rifar a bola. Além de tocar exaustivamente, raramente levantam uma bola na área. Basicamente jogam com ela no chão.
    Claro que é um jogo encardido! Mas é além de tudo um belo teste. Se passar direitinho, podemos até encarar um Boca na Bombonera…

    Reply
  7. Atenção aos desavisados, o time do Bahia é bem organizado, joga fechado e sai em contra-ataques rápidos e sincronizados. Portanto,muita atenção! Espero que o estagiário tenha percebido isso.

    Reply
  8. Será que o Vinicius junior, vai embora mesmo, aí complica. Perdemos Guerrero Everton, provavelmente vini, e aí diretoria vão se mexer, ou vão ficar no eterno sono.

    Reply
  9. O Grêmio sempre foi e será um adversário difícil, mas nunca impossível de ser vencido. Ontem o Fluminense obteve um bom resultado dentro dos domínios do time gaúcho. é certo que o Grêmio teve muito mais posse de bola, mas chances de gol, muito poucas ou nenhuma. Dá pro Flamengo trazer um empate de lá, nenhum bicho de sete cabeças, o jogo de volta no maraca, tb não será nada fácil, mas não considero ‘azareio’, pra se ganhar um título de importância, não se pode escolher adversário….

    Reply
  10. Vão nadar de PONCHO no Maracanã !!!

    Feio é perder pra time ruim. Bonito é GANHAR de time bom. Sorte nossa e azar DELES.

    “Cavalo bom e homem
    valente a gente só conhece
    na chegada. ”

    Tá na hora desses jogadores do FLAMENGO deixarem de FALAR em títulos e começar a provar que são capazes de conquistá-los.

    Reply
  11. Vejam só.

    Zidane e CR7 praticamente já anunciaram a saída do Real Madri e por aqui o FLAMENGO busca um ATACANTE e um técnico.

    COINCIDENCIA ???

    Vai duvidando, vai !!!!

    Reply
    • Kkkkkkkk
      Saio nu na Rua do Comércio de Angra…
      Vc já deveria conhecer o Banana…
      Foi a única fruta que passou no bloqueio das estradas…
      Kkkkkkkkkkkkkkk

      Reply
  12. Será dificil , mas não impossível! Vai depender de como os times irão aproveitar a parada da Copa…E sabendo que o Grêmio também esta em outras frentes, assim como nós…

    Reply

Comente.