A Rússia está no páreo?

Russos comemoram gol contra o Egito na 2ª rodada da Copa (Foto: Jamie Squire – FIFA/Getty Images). Klefer

Do aeroporto, voltando pra casa, começo deixando a pergunta no ar. Já matematicamente classificada, e credenciada por vitórias indiscutíveis, além de ser a dona da casa, a Rússia é candidata ao título?

Quero dividir com vocês, pois ao longo de tanto tempo convivendo no mundo da bola, mesmo assim, tenho minhas dúvidas. Até onde o fator campo é decisivo em uma Copa do Mundo?

Se considerarmos as Copas – relativamente – mais recentes, em 66 o título foi para a Inglaterra. Em 74 para a Alemanha. Em 78 para a Argentina. Em 98 para a França. E, ponto!

Portanto, de 13 Copas (desde 1966), os donos da casa venceram quatro. Porém, é bom não esquecer que futebol, não sendo ciência exata, tem as suas explicações.

Das 13 Copas, cinco foram, tecnicamente, disputadas em campo neutro: México (1970 e 86); EUA (94); Japão (2002) e África do Sul (2010)… Portanto, 13 – 5 = 8.

Resumo da ópera: metade das Copas disputadas, em que o dono da casa seja um postulante, o título fica com ele.

Neste momento, só há uma questão: a Copa da Rússia está sendo disputada em um campo neutro ou, a Rússia é uma dona da casa com autoridade para ser campeã?

E… segue o líder!!!!

Mais de Klefer