Emocionante em tudo

(Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo)

Bem! Talvez esse seja o jogo mais encardido para comentar. Diria eu, que ninguém jogou bem, ninguém jogou mal…

Mas, uma pergunta curiosa, de uma leiga, me pegou de calça arriada. “Por que os jogadores do Flamengo ficam tocando a bola no meio de campo e não evoluem?”

A namorada, ou meu encosto, viu justamente o que eu vi durante boa parte do tempo. Talvez ela não entenda, que sempre ficamos cozinhando o galo à procura de um espaço ou, até mesmo um canudo de fora da área.

Com 6 pontos distante do segundo colocado, não podemos, nem devemos criticar absolutamente nada. Seria absolutamente incoerente colocar alguma dúvida na nossa campanha.

Apenas alguns asteriscos devem ser lembrados.

Outro dia, conversando com meu amigo Pedrão, “justifiquei” o baixo rendimento do Ceifador pelo simples motivo dele não ser pivô nem referência.

Citei Vizeu como exemplo, dizendo que o cara jogou menos de meio tempo e fez dois gols. E, voltou a fazer hoje… Ou seja! em menos de 90 minutos, fez três gols…

Por quê isso? Simples! O maior artilheiro de todos os tempos do futebol mundial, Gerd Müller, com menos de 1,65 de altura, jogava invariavelmente dentro da pequena área… É onde ela passa, onde ela cai, onde ela sobra. É justamente o juízo final de todo o ataque. Pelos lados ou por cima…

Vencemos sem convencer, mas sem tomar sustos. Valeu pelos 3 pontos, pelo pranto do garoto, pelo adeus do Vizeu e, principalmente, pela nossa posição na tabela. Estamos convencendo…

Continuamos evoluindo mesmo com troca de jogadores. Hoje faltou a arte, a criatividade, o malabarismo do Paquetá. Por outro lado, o empenho e a vontade estão presentes em todos os jogos que Barbieri comandou. Se estão jogando por ele, acho ótimo. Se for pelo resgate do nosso DNA, melhor ainda.

Vamos ao parto das notas…

Diego Alves – Pouco trabalho, com reposição melhorada e muito comando sobre nossa zaga. É capitão… sem ser capitão – 7

Rodinei – Sem ter a quem marcar, se lançou ao ataque e fez belas tabelas com Éverton Ribeiro. Tem o chip meio torrado. Mas vale pela saúde – 6

Thuler – Compôs com tranquilidade o nosso lado direito. Mas teve ajuda muito importante do Cuellar – 7

Léo Duarte – Bem como nos últimos quatro jogos, mas hoje com muito menos trabalho. O Paraná não apareceu – 7

Renê – Como marcador, sempre convenceu. Mas o interessante é que está evoluindo como ala. A ponto de ser responsável por várias saídas de bola e algumas assistências interessantes

Cuellar – Como sempre, um monstro na proteção aos zagueiros, sem deixar de avançar quando aparece oportunidade – 9

Diego – A não convocação encheu o cara de brios… Está tentando provar que poderia estar lá. E vem convencendo – 8

Jean Lucas – Ainda não é, mas tem pinta. Um pouco afobado e errando botes. Mas nota-se perfeitamente que é um volante classudo mas que não perde a viagem – 7

Éverton Ribeiro – Perdeu um gol num lançamento espetacular do VJr. Mas não deixou de ser o “ajudante” de lateral, nem mesmo o atacante pela direita – 8

Ceifador – Enquanto não descobrir o caminho para a pequena área, vai viver dos pênaltis bem batidos. É uma questão de orientação – 3

Vizeu – Meia hora em campo… e mais um gol – 9

Vinicius – Continuo critico a sua objetividade. Mas hoje, isso é o que menos importa. A emoção, o pranto, as lágrimas após o jogo no colo da torcida, me deixou absolutamente emocionado. Sem dúvida alguma, foi o melhor momento deste domingo – 10

E temos técnico! Barbieri…

Carlos Egon Prates


O Formiguinha

Longe, agradecido ao Premiere – hoje com muitas interrupções –  feliz da vida vou dormir, curtindo a vitória sobre o Paraná e, a liderança pré-Copa, já garantida.

Mais uma vez fiquei impressionado com a dinâmica de jogo de Éverton Ribeiro, construindo, atacando e defendendo com incrível competência. Pena que no último lance do jogo, em lindo lançamento de Vinícius Júnior, o goleiro tenha atrapalhado o que seria um gol consagrador para o nosso “formiguinha” Éverton Ribeiro.

Este lance de despedida do Maracanã, com absoluta certeza, mexeu com a cabecinha do nosso Vinícius Júnior que, visivelmente, jogou sob a batuta da emoção. Aliás, parabéns!!! Hoje em dia é tão raro ver a ligação afetiva do jogador com o clube que, o que vimos não deixa de ser raridade.

Outro ponto positivo foi a entrada de Willian Arão, que deu outra dinâmica ao time, contribuindo – e muito – para o gol de Vizeu, outro a se despedir do Maraca.

Repararam que hoje não houve a necessidade de nenhuma grande ou pequena defesa do nosso baita goleiro? Em tempo: Paquetá faz muita falta…

O melhor da rodada, para nós, aconteceu no Ceará. O Palmeiras que, em tese, considero nosso mais perigoso adversário, depois de fazer 2 a 0, permitiu o empate ao Ceará. Na minha matemática, faturamos 5 pontos. Três que conquistamos, mais dois, que o Palmeiras perdeu.

Agora, o Palmeiras. Pra cima deles com humildade de líder…

Kleber Leite

1 Comentário

  1. Caros Kleber e Egon!
    Na minha opinião era o jogo mais difícil dessa fase. Estava em jogo a confirmação da liderança sob a ótica da pressão, pois, era um jogo considerado fácil, mas, contra um time que jogaria fechado. Era o último jogo de dois meninos feitos em casa e isso tudo mexe com o emocional da equipe.
    Não fizemos um grande jogo, fizemos o jogo chamado suficiente. Além de tudo isso, não esqueçamos que a maratona é pesada e dois jogos por semana cansa qualquer equipe. No jogo de hoje, aquele último passe foi o ponto que faltou para o jogo ser facil. No fim, ganhamos e sem qualquer sufoco adversario.
    Estou feliz pela liderança e vamos tentar ganhar em São Paulo. Tomara Deus que saibamos suportar a pressão de um clube já pressionado internamente e externamente. Vamos jogar nos erros deles para conseguir a vitória.
    SRN

    Reply
  2. Caro Egon, além de tudo que explicita os seus comentários, com os quais concordo totalmente, devo dizer que terminei de ver ojogo com um sentimento de melancolia pelas despedidas de dois jovens talentos que certamente farão falta na nossa caminhada. E essa melancolia aumentou mais ainda ao pensar na possibilidade de que em breve outros talentos nos deixarão. Abraços.

    Reply
  3. Agradeçam ao Rueda o fato do Paquetá ser tão importante para o time. Se não seria mais um na base mau aproveitado. Foi preciso um treinador de fora para observar. De 92 pra cá apenas 2 brasileiros, espero que o próximo grupo político e seja qual for o treinador dê a devida consistência para os jogadores da base, aliado com as contratações pontuais.

    Reply
  4. Essa saída do Vinicius não é legal pro momento do Flamengo,e o Vizeu,Ganhamos míseros 12 milhões,e pagamos mais que isso pelo possante Dourado.

    Reply
    • Quanto à saída do VJ, perfeito. Já sobre o Vizeu, não é que eu discorde, acontece que a torcida toda achou perfeita a venda do Vizeu para a compra do Dourado e eu me incluo nisso. Pode ser que tenhamos feito uma grande besteira, pois o Vizeu encarnou o “matador” nos últimos jogos, coisa que o Dourado não tem feito.
      Acho que o Dourado precisa ficar mais na área. Querer que ele faça pivô como o Guerrero vai continuar marcando só de pênalti…
      SRNs!

      Reply
      • Me incluo também, caro Marcus…
        Fazer qualquer coisa a mais que o Ceifador, é comparar zero com um…
        Vizeu teve uma tonelada de chances. Ficou na nota 5…

        Reply
  5. Teremos problemas para o decorrer da temporada. Tendo em vista a lentidão para reposição dessa diretoria. Podem colocar em risco um possível título, pois precisaremos urgentemente de reposição. Saiu Éverton ( como o time melhorou sem ele), Vinícius Jr, Vizeu, Guerrero, provavelmente Trauco, Arao. Para três competições tem que ter plantel e o pior, tem que ser tudo para antes de agosto, dessas três competições, duas se decidem lá. Então é bom que voltando da folga para nova pré temporada, já estejam todos a postos… será??
    Egon, nota pro Renê??
    Jogo de hoje era muito temerário pois o Flamengo sempre se complica em jogo assim, ainda mais sendo freguês do Paraná. Então era jogo para ganhar e ganhou. Nova decisão, Palmeiras quarta.

    Reply
  6. O futebol é mesmo mágico. Gosto de ver os comentários de meu amigo Carlão, embora nem sempre concorde com eles.
    Ha tempos não vivíamos momentos tão emocionantes. Líderes por oito rodadas? É isso? Vixe….
    É felicidade demais…haja Red!!!!
    Mas, me recuso a abandonar minha corneta. Se V.Jr e Vizeu vão embora, espero que nossa diretoria não espere o final da copa para a necessária reposição.
    Sugerir que Rodnei treine, durante a copa, no mínimo 6 horas por dia, a fazer cruzamentos da linha de fundo para a pequena área.
    Enquanto Rodnei treina cruzamentos, Renê pode ficar treinando passes!
    Ambos precisam melhorar, e mto, nesses quesitos.
    A contratação de mais um zagueiro é importante( os nossos velhinhos bicham de tres em tres jogos)…
    E o estagiário, heim? Há muito tempo não via nosso time perder a bola no ataque e todos voltarem rápidamente para recompor a marcação…modernidade?
    Bandeira, não ganhamos nada ainda. Não durma nos louros!
    Por fim, um abraço a todos. É bom demais estar a 6 pontos do segundo colocado.

    SRN

    Reply
  7. Estive no Maraca, de fato o Fla não fez um bom jogo, mas isso não me incomodou minimamente. E não digo isso apenas porque o time ganhou, mas porque pela primeira vez em muito tempo, se por um lado ainda não vemos um time arrumadinho, com todos jogando tudo o que sabem, por outro vemos uma equipe extremamente consciente, fazendo tudo o que pode podem para conquistar o resultado positivo. Enquanto estamos empatando, fazemos o que podemos para marcar o gol, e depois disso conseguimos segurar o resultado como podemos até o apito final (e quando possível ainda fazemos mais gols). É o ideal? Claro que não, todos gostariam de ver o time correndo que nem louco e golear toda partida, mas como com o louco calendário brasileiro isso não é possível, traçamos uma estratégia mais realista e estamos a executando com perfeição. Parabéns para todo o time e também para o Barbieri!

    No entanto, não podemos nos iludir e achar que está tudo certo, que tudo são mil maravilhas. Da mesma forma que o time está sendo muito consciente dentro de campo, a diretoria tem de ser fora das quatro linhas… Primeiramente, temos que manter essa espinha dorsal. Talvez até não seja mais possível segurar o Vinícius, mas caramba, custa tentar de tudo? Por que o Bandeira não vai para Madrid conversar com o presidente do Real pessoalmente? Ele tem de argumentar que Vinicius ainda pode evoluir muito permanecendo em seu time de coração, pelo menos, até o final dessa temporada. Talvez isso não adiante, mas o que não podemos é pecar pela omissão. O “não” já temos, então por que não correr atrás do “sim”? Quanto a Paquetá, é outro que não pode sair de jeito nenhum! O Luan está em evidência desde 2014 e o Grêmio tem conseguido segurá-lo… O cara ganhou Olimpíada, Copa do Brasil e Libertadores sendo um dos maiores destaques e o tricolor gaúcho, que tem um orçamento inferior ao nosso, está conseguindo mantê-lo, então da mesmo forma temos que conseguir segurar o Paquetá! E além de mantermos a base, não dá para nos iludirmos, precisamos de reforços. Hoje não temos um reserva confiável além de Vizeu, que está a caminho da Itália… Precisamos de peça de reposição o quanto antes. Pelo menos um ponta, um volante e dois laterais (um de cada lado), para ontem!

    SRN

    Reply
    • Disse bem, meu amigo Nic…
      “Coitado”!!! kkkkkkkk
      Quando entrou, mudou para melhor a coordenação do time. Até porque, tem estilo diferente do Jean.
      Como foi determinante no segundo gol, vai levar um 7…
      Saudades do Arão do Botagogo.

      Reply
  8. Às vezes me dá um nervoso essa frieza da equipe, principalmente dos defensores que não dão um chutão. Nos acostumamos com Rever e até o Juan recorrendo a “lançamentos” para se livrarem da bola. Agora não! É toque, limpam a jogada, começam com o goleiro e assim vai. Nem parece o Flamengo. E isso é bom!

    Um jogo controlado em que vi o time se poupando depois do 1 x 0 até para evitar cartões para a batalha de quarta-feira diante do Palmeiras.

    Gostei muito da dupla de zaga, Cuellar novamente mostrando porque é o melhor volante do Brasil disparado. Sobre o Ceifador, falta futebol, falta tudo. O Vizeu tem provado isso. E até quando sai da área não mata a jogada, coisa que o Ceifador faz não sendo eficiente no passe, na proteção, no pivô, em nada exceto cobranças de pênalti.

    Feliz por mais essa vitória e como o Kleber bem disse, numa tarde/noite de 5 pontos!

    Reply
  9. Kleber o que mais me preocupa é a reposição a Vinicius Jr….a diretoria está efetivsmente se mexendo….acho que o banco fez bem a Arao e talvez Barbieri faça ele ser boa opção….temos que jogar como time grande em SP e esse jogo já serve até de base pra ver qual será a postura do time contra Grêmio e Cruzeiro em agosto……como queria a manutenção de Vizeu e Vini até dezembro

    Reply
  10. Boa noite, amigos,
    Valeu pela vitória. Só falta aquela vontade de matar o jogo, pois a tal da bola vadia às vezes aparece e complica um jogo fácil.
    Gostaria que o Flamengo priorizasse o Brasileirão. Acho que é nossa maior chance de título, até porque nossos principais adversários pouparão jogadores em consequência da Copa do Brasil e libertadores.
    Segue o líder!!!
    SRN.

    Reply
  11. Kleber,
    O que me deixa mais confiante, é a postura do time em relação aos trabalhos anteriores (Carpegiani, próprio Zé Ricardo e Rueda). O time luta pela bola o tempo todo, muita raça, grupo mesmo fechado com o treinador.
    Exemplo foi o Gol de Vizeu e a comemoração de Henrique Dourado do banco. Isso demonstra muito o que o grupo Quer, a União, o foco nas competições, se vai ganhar só o tempo dirá.
    Um Detalhe: As alterações que fizeram e fazem a diferença hoje, vem da base, mas com a saída de algumas peças, vamos ter q repor no mercado.
    #SRN

    Reply
  12. Pessoal, as saídas são iminentes e o Bill está lá esperando a chance dele, jogador velocista e driblador para a vaga do VJr e o Victor Gabriel na vaga do Vizeu. Não adianta chorar sobre o leite derramado, vida que segue.
    Se houver reposição de fora e de qualidade muito bom, se não paciência.
    Continuo com a impressão de muita posse de bola, muitos toques laterias e quase nenhuma objetividade…

    Reply
  13. Temos que ser rápidos e precisos com as reposições.
    Ao meu ver contratar para zaga não deve ser o principal foco. Temos bons garotos na zaga, alguns ainda por debitar no profissional, como é o caso do Patrick e Dantas. Complicadíssimo ir ao mercado e contratar um zagueiro bom, rápido e não tão caro, pois é o que necessitamos. Em fim, não traria zagueiros nesse momento.
    Laterais. Renê é limitado é verdade mas é um carregador de piano e todo time tem que ter um. Contrataria um lateral para disputar com ele aquela posição, apesar do garoto da base Michel ser um ótimo jogador, melhor que o Jorge. Só uma questão de tempo pra ele entrar e não sair mais desse time. Adriano ex-barça seria uma boa.
    Na direita Rodnei tem potencial mas não pra ser titular, não cruza bem e não escolhe as jogadas mas inteligentes. O centro de inteligência tem que suar para achar alguém dessa posição rápido! E o Rod iria para o banco, sendo peça importante de reposição.
    No meio defensivo, queria chamar atenção para um jogador, Arão. Há quem já perder a paciência com esse cara e é compreensível. Mas no futebol brasileiro há um segundo volante tão ofensivo como ele? Bom passe no ataque, sabe fazer gols, ótimo na bola aérea. Não sei se o dispensaria por qualquer esmola. Pode ser útil. No mais… Cuellar é fantástico, Jonas também não faz feio, J. Lucas vai evoluir muito e na base tem o Hugo Moura que é muita Raça.
    Meio, eu tentaria trazer um jogador que fosse capaz de desequilibrar em um último passe (coisa que o Diego não tem) ou em dribles curtos para desmontar a defesa adversária. Aqui, não importa idade, chegaria para compor elenco e em um jogo (principalmente de libertadores) onde fosse difícil penetrar na defesa adversária, lançaria o tal jogador. No Brasil à poucos com esse estilo e só pra citar o perfil (não que eu queria algum desses jogadores): Keno, Nene, D. Souza, Rodriguinho, T Neves, Arrascaeta, D’alessandro.
    No ataque é óbvio que necessitamos de reforços, sejam oriundos da base ou não.
    Com a provável saída do V.jr eu apostaria no L. Silva e no Bill da base. Não acho que um Caminhão de dinheiro por um jogador que está na Rússia vá surtir um efeito imediato. E lá na frente o Lincoln se entrar rouba a vaga do Dourado e ainda tem o V. Gabriel correndo por fora.

    Agora uma situação importante!!!!

    Esta sendo ótimo o Fla está sendo um clube formador de talentos, a venda do Vizeu e do V.jr colocou nossa marca no mercado europeu e com força total. Mas agora já chega de perder jogadores por menos do que eles estão realmente valendo. Digo isso pq o Fred que hoje está na seleção (que é bom jogador mas não limpa as chuteiras do Paquetá) foi vendido ao Man. Unt por muito mais de 50 mi de euros. Ora, um jogador mais velho que já não tem mais muito que evoluir, que ficou um tempo afastado do futebol por doping vale mais do que os nossos garotos?
    O Fla tem que pedir o justo e os times lá de fora tem que sentir no bolso a contratação, eles tem que pagar o que vale e ponto.
    Isso vai impedir que a gente fique perdendo futuros ídolos que nos trariam títulos! É também impidiria que dependessemos do nosso centro de inteligência para repor essas peças. Tendo em vista a dinheirama que gastamos em: Muralha, Donatti, Manuella, Berrío, Moreno, Geuvanio, Ederson e por aí vai!. A base já mostrou que tem valor! Vamos apostar nela e mesclar essa garotada com jogadores de fora que realmente sejam importantes é que sejam capazes de suportar o manto sagrado.

    SRN

    Reply
  14. Querido Egon ,um privilégio ser seu amigo… obrigado !!!!
    Quanto a nossa paixão em comum ,não dá pra não se empolgar, nascemos pra vibrar, encher estádios e estamos ( depois de 8 anos de espera) enfim podermos ter orgulho desse clube que é mágico.
    Acredito que se repormos bem a saída do Vinicius e do Vízeu colocaremos uma faixa esse ano , o Hepta parece que esta no forno, ta cheirando !!!! SRN

    Reply
    • Meu Graaaaaaande amigo Pedrão!
      Consegui arrumar uma vela de um mês (não tinha de 1 ano) e já acendi a danada ontem…
      Amigo! Thuler e Leo Duarte contra o Palmeiras, espero que seja melhor que o Rali Dakar… a pé!!!

      Reply
  15. “Campanha de campeão”

    E por que eu digo isso? Por que esta exatamente do mesmo jeito que foi o Plameiras em 2016 e o Corinthians em 2017.

    Time pragmático, tocador de bola, com o gol saindo quase como um mérito detalhe, time com forte recomposição de bola e que joga nos contra ataques quando tem a vantagem.

    Some-se a isso a letalidade, a mesma mostrada pelos últimos 2 campeões nacionais.

    Não a mais nada a se ressaltar sobre as qualificações Barbieri, para o bem ou para o mal, vamos com ele. E por hora só para o bem!

    Nota negativa é realmente e de fato o nosso camisa 9.

    Não é possível continuar nessa situação, o rapaz não tem a menor condição de ser titular do time.

    Colocar quem? Qualquer um! Até um volante daria mais toque de bola ao ataque. Ontem mais uma tarde negra do nosso 9, “um verdadeiro zagueirão”, e olha que pensávamos que depois do Damião não tinha como piorar, piorou e muitíssimo.

    E por falar em volante hein? Willian Arão encheu os olhos ontem, apresentou o melhor, uma bela lembrança do seu futebol.

    Saudações!!!

    Reply
  16. Não foi uma partida brilhante, mas valeu pelo dominio e os 3 pontos. A corrigir, o excesso de firulas quando o jogo não esta definido, e como VJr quase não voltou para marcar , Rene ficou muito sozinho na marcação, sorte que o Paraná veio para perder de pouco…; A destacar , a garra do time e atuações de Leo Duarte e E.Ribeiro, e claro o show da torcida.
    A despedida precoce dos garotos emocionou e vão fazer falta, mas teremos 30dias pra pensar e achar solução…Quanto ao jogo em si, mais uma vez VJr. oscilou altos e baixos, mais baixos inclusive, mas consegue chamar a torcida e isso contagia o time a correr mais…
    Já o Ceifador, nesse sistema de jogo do time, só lhe restará bater penaltis, pois o time esquece que tem centroavante…
    Que venha o badalado Palmeiras, nesse jogo nossa maior atenção deve ser com a arbitragem, jogando na arena, o Verdão sempre é ajudado !
    Na Europa, os meninos irão evoluir, principalmente VJr, que a meu juizo não esta pronto para jogar no Real Madrid …boa sorte !

    Reply
  17. Prezados,
    Em certo momento do jogo o comentarista do Sportv falou da vontade do Flamengo para retomar a bola. Isso chama a atenção, quando o time perde a bola TODOS os jogadores se empenham demais para retomá-la, um sistema defensivo consistente.
    Estou satisfeito com os meninos da zaga. Hoje penso que a contratação de um zagueiro seria para substituir os coroas que só vivem no DM. Espero que o Leo Duarte não perca a vaga, seria uma injustiça! Hoje é Léo Duarte e mais um.

    Atacante “9” no Flamengo atual só dará certo se for alguém rápido e com mobilidade. O Estilo de jogo não favorece o Dourado, tanto que o Vizeu – mais veloz – vem conseguindo fazer os gols.

    A saída do Vinicius Jr. é um duro golpe no sistema de jogo. Logicamente que precisam contratar alguém, mas espero que não seja um medalhão com mais de 30 anos… Se não for alguém mais novo, que coloquem qualquer moleque da base (Lucas Silva, Bill), pois é o que resolve no Flamengo!

    Havia falado do Vitinho, que considero caro, mas me surpreendi pelo fato dele ainda ter 24 anos de idade. E considerando que geralmente os jogadores atingem o auge entre 25 e 27 anos, talvez seja uma ótima opção… Não me vem outro na cabeça, talvez o Bernard (mas acho que vem jogando com regularidade por lá e é ainda mais caro)… Bom, essa contratação vai exigir bastante do Centro de Inteligência.

    Paquetá faz muita falta para qualquer clube da série A, é o melhor jogador em atividade no país. Esse, se sair, será impossível repor! Espero que quando saia vá para algum grande europeu, vai evoluir demais.

    Em época de Copa, falando em seleção, promissora demais as convocações futuras: Paquetá, Vinicius Jr., Rodrygo (Santos), Arthur (Grêmio), Gabriel Jesus, Coutinho, Neymar… O Barbieri vai ter trabalho nas convocações (kkkk)

    Reply
    • Meu amigo Diego!
      O problema do Ceifador é de simples solução.
      Talvez tenha que mudar algumas características , e entre elas, teimar em tentar ser pivô. Já ficou provado que essa posição é pra poucos e muito distante de “artilheiro”. Se prepara, não faz…
      Vizeu, mesmo mediano, nos provou isso em menos de 50 minutos fazendo três gols.
      Barbieri tem obrigação de posicionar o cara dentro da área, já que estamos sem opções de centroavante.
      Tem que “ensinar” o cara a jogar DENTRO da pequena área.
      É uma questão simples que requer treinamentos diários. Entendo que estou sendo chato batendo nesta tecla. Mas como estamos bem, não custa insistir no tema.
      Abaixo estou colando a carreira de Gerd Müller. O cara fez 1461 gols durante a carreira, 99% jogando naquele pequeno espaço.

      https://pt.wikipedia.org/wiki/Gerd_M%C3%BCller

      Reply
      • Quanto ao substituto do VJr, vejo Marinho, ex jogador do Vitória, como muito boa opção e, com um diferencial importante. Sabe chutar muito bem…
        O grande problema é que os chineses do Changchun Yatai, não vão dar mole…

        Reply
        • Egonzito mio caro,

          Factível, factível mesmo é o Marlon, e olhe que só tem ele pela esquerda, e mesmo assim só até o fim do ano.

          Me parece certo que a diretoria vai ter que se movimentar por um ponta, um centro avante e tbm um zagueiro.

          Na ponta direita muita gente: ER, o possante Berrio e Geuvânio, e até mesmo o próprio Marlon.

          Vitinho, Marinho, todos estes ai são negociações para lá de improváveis, e caras!

          Reply
          • Nineco!
            Cada vez que vejo alguém falando em mercado, lembro dos caras mapeando o mesmo e nada acontecendo…
            Agora mesmo o Noval disse que tinha que repor a saída do garoto.
            Pode esperar, que o cara já está falando de um sub-16 com corpo de faquir e tamanho de pulga. Além de ser meia (10), e não, atacante. Rainier…
            Com a Copa rolando vamos enlouquecer com mentiras…
            Everton saiu, Vinicius vai sair… e eles mapeando a porra toda, de mentirinha…

  18. Kleber, você tem toda a razão quanto ao Palmeiras. Ao lado de Grêmio, Atlético MG e Cruzeiro, nossos mais perigosos adversários para a conquista do título.
    Hoje temos 8 pontos de vantagem em relação ao Palmeiras, se ganharmos na casa deles, chegaremos a 11, passaremos da psicológica barreira dos 10 pontos.
    Creio que, acontecendo isso, o Palmeiras perderá o gosto pelo Brasileiro, será um importante concorrente a menos!

    Reply
  19. Amigos, é hora de pensar no segundo semestre.

    Quase impossível disputar tudo no mesmo nível e teremos que priorizar alguma competição. Pelo estilo de jogo do time acredito que no Brasileiro, com pontos corridos, temos maiores chances de conquista.
    Importante esses pontos acumulados agora.
    Teremos que fazer rodízio de jogadores, e para isso vamos precisar contratar bem. Sugiro Vitinho para o ataque, mais um zagueiro alto nível, além de lapidar bem os jogadores da base para que estejam prontos para entrar. SRN

    Reply
    • Luiz Felipe,antes temos o confronto contra o Palmeiras.Jogo díficil.Encardido.Mas,a vitória será muito importante !!!
      SRNs.

      Reply
  20. No bico do Urubu Rei e JAMAIS no bico do corvo.

    Depois da inquisição rubro-negra, parece que saimos da idade das trevas e entramos no ILUMINISMO Rubro-negro. As cores do manto sagrado voltaram a ter SEU temido rubro ARDENTE e vivido em campo iluminado por um futebol digino de MENGãO.
    Passamos de um técnico que ELOGIAVA o time após DERROTAS para um que PEDE EVOLUÇãO mesmo após vitorias (e liderança). ISSO Aí É FLAMENGO porra!!!
    Podemos até perder,mas JAMAIS abidicamos da LUTA pelas vitorias, pois elas são NOSSA TRADIÇãO.
    Esse FLA PROPOE o jogo e jamais se submete ao adversário. Isso é MENGãO.

    BUUUUU!!!
    O MENGãO VOLTOU, o mengão voltoouuu…
    BUUUUU !!!

    Reply
  21. Caríssimos presidente e Egon,
    Com todo o respeito, acharia válido todo esse lamento pela perda do VJ, se estivesse relacionado ao que ele poderá vir a se tornar um dia. Aí, não há discussão.
    Agora, pelo que joga hoje (e se apenas tratarmos das necessidades da equipe hoje), se o Flamengo contratar um atleta de lado de campo, do nível do Vítinho, por exemplo, e esse atleta jogar o que sabe, iremos ganhar e muito.
    VJ, em seu curto período na equipe profissional e, especialmente, nos jogos mais recentes, nada mais mostrou do que lampejos de que pode, num futuro não muito próximo (e se evoluir em fundamentos básicos), se tornar um bom/ótimo jogador. Só isso. Em se tratando de sua produtividade, hoje, ele está muito aquém daquilo que um bom jogador pode produzir.
    SRN

    Reply
  22. Caro Kleber e amigos,
    Alguém sabe dizer pq o Vinicius Junior não pode fazer a última partida na última rodada antes da Copa? Qual o sentido de ele não poder fazer esse jogo? Acho que a Diretoria deu um tremendo bola fora nessa questão. Acho que não seria tão difícil conseguir isso junto ao Real Madrid.

    Reply
    • Acho que ele joga contra o Palmeiras. Última rodada antes da Copa…
      Ele se despediu do Maracanã e da nossa torcida…
      Vamos ver o tamanho da burrice deles ou, se meu achômetro tá certo.
      Saudações irmão

      Reply
  23. Amigo Orlando!
    Entendo perfeitamente e completamente a euforia do nosso Guru, até porque, nossa base não produz frutos faz tempo.
    Com o sucesso de Paquetá e VJr, é natural a euforia com os garotos.
    Um menino de 17 anos que custou R$162 milhões estará sempre em evidência. Uma coisa é analisar a falta que fará, a outra, é perder o ataque inteiro representado por VJr. Aí que repousa nosso temor!
    Se for computar a OBJETIVIDADE, não sobra muita coisa. Por outro lado, sabemos que dependemos dele e de suas arrancadas. Acontece, que o SUCESSO das mesmas, já analisadas exaustivamente por mim, na sua maioria acaba em nada.
    Dizer que é o artilheiro do time e o rei das assistências é bater em porta aberta. Não temos no ataque outra referência para comparar, já que Ceifador não sabe se casa ou compra uma bicicleta. Por enquanto não é nada…
    Evidentemente vamos apostar na evolução, mas ainda considero muito relevante, a pouca idade, a imaturidade… o sonho de estar vestindo o Manto e tentar fazer o melhor. Isso tudo conta muito, mas na prática ainda é pouco.
    Outro dia estava vendo um jogo do Santos, em que um menino, até mais novo que o VJr, demonstrou um poder decisivo absurdo. É essa objetividade que pedimos.
    Não que Rodrygo seja mais jogador que VJr, mas com certeza é mais “sério”.
    É aquela diferença do jogador que chega na cara do gol e define e, o jogador que chega na cara do gol e espera que o goleiro caia para definir…
    Por enquanto, concordo com o amigo…

    Reply
  24. Orlando,concordo contigo e tava pensando nisso um dia desses, hoje ele é mais um jogador que pode explodir, mas se vc pegar uma compilação de jogadas durante a partida verá que erra ainda lances muito fáceis, por isso se conseguirmos trazer um cara que seja bom Ponta, vamos ganhar ainda mais poder ofensivo,por exemplo,hoje o Vitinho é melhor tecnicamente que o Vini. Agora não acredito muito que a turma do EBM vai colocar a mão no bolso. Ainda que perdemos Everton,Vizeu, e praticamente Guerrero, não duvido que pensem que geovanio,Marlon Moreno e Dourado sejam esses substitutos né.

    Reply
  25. Meu amigo Trivilim.
    Gosto muito do Vitinho, mas entendo que cortando para o meio fica distante das características do possante. EUZINHO, partiria para o maluco-beleza Marinho. É mais decisivo e tão liso quanto…
    O problema é que as tatuagens pesam muito… kkkkkkkk

    Reply
  26. Amigo Egon, acho o Marinho bom também, mas se não me engano o Marinho é canhoto, e se destacou no Vitória na ponta direita cortando pra dentro, fez um campeonato maravilhoso, mas é um nome válido.

    Reply

Comente.