A lista de Tite

(Reprodução da TV) Artigos Kléber Leite

Com certeza absoluta, muitos dos meus queridos companheiros do blog vão discordar do meu ponto de vista e, de cara, deixo bem claro que a minha colocação nada tem a ver com a minha paixão e, que esteja relacionada a um possível desfalque rubro-negro em momento de decisão.

Achei prematuras as convocações de alguns jogadores, entre eles, Paquetá. Claro que, por uma questão de coerência, o mesmo ponto de vista se aplica ao centroavante Pedro, do Fluminense, e Everton, do Grêmio.

Acho que todos três têm que mostrar muito mais para merecer uma convocação para a Seleção Brasileira. Quem sabe, ao final deste Campeonato Brasileiro já se possa ter uma ideia melhor, e mais segura, com relação ao real potencial destes jogadores. Não coloco Dedé nesta relação pelo fato de ser ele um jogador bem mais experiente.

Acho que, neste momento, no Flamengo, a convocação de Everton Ribeiro seria muito mais pertinente. E, por favor, entendam que não estou falando em injustiça, e sim, em precipitação.

O contra-argumento de que são dois amistosos que nada valem e, que a simples presença no grupo pode dar um certo amadurecimento aos mais jovens, entendo como válido. Por aí, pode ser…

Como disse aqui no ultimo post, ficou valendo o critério de só se convocar um jogador de cada clube, para que os jogos decisivos da Copa do Brasil não sofram influência desta convocação. Poderia dizer que, apesar do cuidado, o resultado prático é relativo. Exemplo: No Flamengo, o convocado foi Paquetá. No Corinthians, o lateral Fagner. Pergunto: Quem mais fará falta, Fagner ao Corinthians ou Paquetá ao Flamengo? E, querem saber mais. Penso que seria muito mais equilibrado se o jogador convocado do Corinthians fosse o goleiro Cássio. Enfim…

Não sei se daqui para frente isto será rotina e, se for, será muito bom. Refiro-me à convocação de um menino da categoria de base, pois mesmo não jogando, não há como negar que seja um incentivo, além de acelerar o amadurecimento do mini-craque. A bola da vez foi o goleiro Hugo, do Flamengo que, realmente, tem deixado muito boa impressão nos jogos da categoria sub-20.

E por falar nisso, no nosso último jogo, contra o Fluminense, para variar, o gol da vitória foi de Vitor Gabriel. Quando será ele relacionado para um jogo no time de cima? Acho que já deveria ter sido. Na pior das hipóteses, amadureceria mais rapidamente. Tomara que eu esteja certo. Considero Vitor Gabriel o melhor centroavante do Flamengo.