Continuo acreditando, mas precisamos jogar com 11

(Foto: Staff Images / Flamengo) Kléber Leite Blog

Confirmo tudo que disse no post anterior. O Flamengo só perde este Campeonato Brasileiro para ele mesmo. Como? Não priorizando a competição, e – já passou da hora – sem encontrar uma solução para um ataque mais produtivo.

Hoje, na expulsão de Cuéllar, com a saída do Ceifador, nada mudou, pois o Flamengo já estava com 10 jogadores. Ceifador não ceifa e, não joga…

De forma prática: se não há um centroavante de ofício que mereça a confiança do treinador, que se improvise, como muitos times estão fazendo. Sinceramente, Ceifador, Uribe e Lincoln, não dá para acreditar em nenhum deles. E, este negócio de justificar contratação é perda de tempo. O que interessa é ganhar o campeonato.

Nossa zaga, hoje, meio vacilante. Léo Duarte não jogou o que sabe. Pouca criatividade no meio, onde apenas Éverton Ribeiro brilhou.

Mais do que nunca, o Flamengo precisa do seu treinador. Os ingredientes para a feijoada são bem razoáveis, mas na falta da carne seca, compete a ele encontrar a boa e palatável solução.

Continuo levando fé. Só perderemos este campeonato para nós mesmos.

1 Comentário

  1. Kleber, no post passado você disse que o Flamengo só perde o campeonato para ele mesmo, discordo, existem clubes preparados e fortes, como Palmeiras, SP e Inter. Um clube que toma de 3 para time da zona de rebaixamento, perde para o time C do Grêmio e que possui graves deficiências no elenco em mais um equivocado planejamento da direção não merece ser campeão.

    Quanto ao jogo de hoje, saliento, Everton Ribeiro, o verdadeiro maestro do time faz tempo, ajudou numa boa atuação, só que o adversário era o América desfalcado. Tudo ia bem, inclusive após a expulsão de Cuellar, até que o estagiário resolve mexer erroneamente no time. Estava claro que com a entrada de Piris o time estava fechado e saindo em bons contra-ataques, Júnior, na Globo, chegou a recomendar a entrada de Marlos para explorar os generosos espaços em campo. Mas, o estagiário, colocou mais um volante, o sem ritmo e decadente Arão, depois coloca mais um zagueiro. As válvulas de escape para contra-ataques acabaram e o Fla chamou o América para atacar.

    No lance de empate americano, um erro de TRÊS zagueiros que deixaram o oponente livre em condição legal, antes, outro erro de marcação no gol rival. Tremenda bola fora do treineiro. Um clube que renova por 4 anos com Rodinei, não contrata laterais, paga 600 mil para Geuvanio, Uribe e Ceifador e não vende Arão não merece NADA!

    Time que quer título não pode perder pontos para o América desfalcado. Até 2019! ???

    Reply
    • Concordo plenamente. Esse Barbieri e patetico, projeto de Ze Ricardo. Esse ano nos perdemos para nos mesmos, para os erros absurdos de uma diretoria incompetente. E dezembro que nao chega….

      Reply
    • Eu acrescentaria ainda à sua ótima análise, o fato do time estar ganhando por 2 x 1 e ao invés de se postar, ir só na boa, toma um contra ataque, obrigando Cuellar a ser expulso. E o cara mexe tudo errado como você mencionou. Porque nao venderam esse mala do Arão? Tem que ir embora de graça.

      Reply
      • o Jean Lucas fez uma partida ruim contra o Cruzeiro ok. Nunca mais entrou 5 minutos..mas baseado no que o Arão começou a ter tantas chances? a quantos jogos ele não faz nada?

        Reply
    • Daniel,

      Que papo furado é esse? O Flamengo esta perdendo o campeonato porque é incompetente na administração esportiva do clube. Então o SPFC esta liderando pq os outros estão ruins?

      E não adianta ficar lamentando aqui ou ali, pq o problema é conjuntural, é de estrutura política e administrativa do clube, vem de cima para baixo.

      Onde já se viu colocar um treinador que não treinaria nem o Madureira no Carioção? Sinceramente….

      O pior inimigo é aquele que não se declara inimigo mas que age como inimigo ocultamente. Neste particular essa diretoria tem sido perfeita em ludibriar a torcida, os resultados estão ai!

      Um treinador que me termina o jogo com três zagueiros e três cabeças de área, sinceramente! Já deu!

      Lourival dando sopa!

      Reply
      • Nineco!
        Concordo com cada vírgula do amigo!
        Nosso futebol nasceu sem rumo desde as eleições em 2013. Tivemos um balaio de vices e executivos que não sabem a diferença entre uma goiaba e uma bola. E, mesmo que soubesse, o nefasto Conselho Gestor cortava na raiz…
        A paulistada adorava ver os Gambás vencendo 99,9% dos jogos por 1X0, e ganhando títulos e mais títulos com isso.
        A falta de planejamento e desmando fica evidente, quando jogamos em Minas no domingo, voltamos ao Rio, para voltar pra Minas na quarta…
        Como analisar chapas se os nomes não são ditos? Ninguém sabe quem é quem nas chapas! Só sabemos os nomes dos candidatos e vices.
        PRECISAMOS criticar ou elogiar…

        Reply
        • Egonzete,

          O balanço que fazemos é o seguinte, os paulistas continuam mais evoluídos do que nós, conceitualmente agora.

          Os demais clubes do Rio estão todos falidos e sem perspectivas de melhoras.

          O Flamengo é o único clube que “botou dinheiro” e não ganhou nada!

          O Palmeiras botou dinheiro da Crefisa e ganhou!

          O Corinthians botou dinheiro e ganhou!

          O SPFC sai da 2a divisão, bota dinheiro e esta liderando…

          O Fluminense botou dinheiro da Unimed e ganhou!

          Cruzeiro e Atlético investiram em outros anos e ganharam!

          Só o Flamengo não ganha, nem com dinheiro!

          Saudações!!!

          Reply
          • Quanto ferro-velho, hem Nineco!!!!
            O Palmeiras (Crefisa) já gastou pra lá de R$500 milhões em contratações e só ganhou um Brasileiro e uma Copa do Brasil em pouco mais de 3 anos…
            Fora a baba que Paulo Nobre emprestou ao clube.
            Corinthians, Galo e Cruzeiro, nos últimos 4 anos realmente mandaram bem.
            O São Paulo não ganha nada faz tempo e, nem vai ganhar esse ano.
            Foi eliminado da Copa do Brasil e da Sul-Americana, dentro de casa…
            Não posso falar sobre Fluminense/Unimed! Tinha 15 anos… kkkkkkkk
            Aí teremos que falar sobre o Botafogo do Emil Pinheiro, o Palmeiras da Parmalat, Flamengo da Petrobrás… e por aí vai….
            NÓS sabemos que a nova gestão assumiu em 2013, sem um coco nos cofres e, que a primeira gracinha que fez, foi em meados de 2015 quando contratou o poste peruano.
            Calma, que os gestores estão se adaptando… kkkkkkkkkkkkkkkkk

          • Parceiro Egon,

            Vamos combinar, um título do Brasileirão é combustível para pelo menos 5 anos.

            Nós não estamos muito longe destes 500mi que o Palmeiras gastou não meu caro, é só vc computar salários.

            A propósito, o Paulo Nobre tinha colocado 150mi do bolso.

            Abraços,

  2. Concordo Presidente. Hoje o Flamengo perdeu para o L. Duarte, para o Vitinho, culpado pela expulsão do Cuellar, perdeu principalmente para o seu estagiário técnico. O que Rodolfo foi fazer em campo ? O estagiário abriu mão de vencer o jogo. Estava claro que era hora do M.Moreno. Temos realmente um elenco para um bom feijão, mas não temos cozinheiro. Lamentável… Honestamente, com esse técnico, eu não acredito! Vamos torcer…

    Reply
  3. Boa noite, amigos,
    Título bem encaminhado para o SP, pois é incrível como o Flamengo tem vários contra-ataques, e não consegue matar o jogo. Isso sempre foi falado aqui no blog.
    Com Rafael Moura em campo, é praticamente certo que vai fazer gol contra o Fla.
    Temos também que agradecer ao Léo Duarte pela bobeira no primeiro gol, e na falta idiota no segundo gol, com uma grande ajuda do sistema defensivo no rebote da falta. Duzentos defensores e o cara cabeceia sozinho com o gol vazio.
    Só livro o Éverton Ribeiro, que fez outra boa partida. O cara parece que voltou mesmo.
    Arão ??? Assim fica difícil. Rodnei, a mesma coisa de sempre. Dourado ( que é nome de peixe), é um peixe fora d’àgua no Flamengo.
    Uma coisa: se o Palmeiras não estivesse focado na copa do Brasil e principalmente na libertadores, ganharia esse brasileiro brincando. Esse realmente tem um elenco forte. Os caras não tomam gol com time titular e nem alternativo. Acho que irão comemorar 1ou 2 títulos esse ano.
    SRN.

    Reply
  4. Parece que meu Presidente quase concorda comigo. A nossa diferença é somente que acho que não jogamos com 10, mas com oito. Nossos laterais não contam.
    Não acho que a falta foi pra expulsão, mas a que Leo Duarte fez, foi pra lá de tola!
    Não vou bater demais do técnico, mas ele é mto, mto inexperiente.
    Chamou o América pro nosso campo com as péssimas substituições que fez. Com Arão, ficamos com sete.
    Abel, pra já!
    SRN

    Reply
  5. Caro Kleber, concordo com você, inclusive o que você disse no post anterior: nos só não seremos campeões bradileiros se nós não quisermos, se perdermos par nos3 mesmos como aconteceu hoje por culpa do técnico. O jogo estava ganho, o América não nos ameaçava, acontece a expulsão, injusta na minha opinião, mesmo o América não ameaçado o professor saca o Diego pra colocar um zagueiro. Desanimei na hora. No mais, acho que este post e anterior somados a minha decepção traduzem o que foi esse empate/derrota.

    Reply
  6. Kleber,

    Como você fez mais um post, onde reafirma que “ainda acredita”, resolvi também reafirmar o que já tinha dito nos 2 comentários que fiz hoje, o primeiro no intervalo do jogo e o 2o no final desse melancólico 2 a 2, contra o “fortíssimo” América MG.

    Queria apenas reafirmar o que disse nesses comentários:

    1o – Só temos um muito bom jogador, que atende por Éverton Ribeiro;

    2o – Num time em que são titulares absolutos jogadores como Rodinei, Léo Duarte, Renê e Henrique Dourado, além de outros como o “cansado” Vitinho e o “mascarado” Lucas Paquetá, sinceramente não pode ser Campeão Brasileiro, mesmo considerando o baixíssimo nível do nosso campeonato;

    3o – Para completar, além das 2 afirmações anteriores, não podemos também esquecer que não temos Técnico.

    Para concluir meu caro Kleber, não dá para concordar com sua afirmação de que o Flamengo só perde esse campeonato para ele mesmo, me desculpe mas me parece que você está falando pelo “coração” e não pela “razão”!

    OBS: Seguem abaixo, os 2 comentários que fiz hoje.

    SRN

    1o COMENTÁRIO:
    Paulo Edson Santos
    26 de agosto de 2018 at 5:02 pm

    Kleber,

    Me desculpe, mas discordo de você, não em relação ao São Paulo, que além de ser um time muito fraco, ainda depende de jogadores velhos como Nenê e Diego Souza…
    Agora, daí a dizer que o nosso Flamengo só perde esse campeonato Iara ele, já vai uma diferença muito grande.
    Acabo de ver o 1o tempo do jogo contra o América MG, e DÁ NOJO ver esse time jogar, ou melhor NÃO JOGAR, que foi o que aconteceu, a começar pelo Lucas Paquetá, que já é sujeito a chuvas e trovoadas, e depois dessa infame convocação ele conseguiu piorar, nesse primeiro tempo já errou em 5 jogadas, por puro preciosismo, não dá sequência à nenhuma jogada…
    Kleber, time que tem Rodinei, Renê, Léo Duarte e Henrique Dourado como titulares, não pode ser Campeão Barsileiro!!!

    Só para concluir, até quando vamos tomar gol desse fraquíssimo Rafael Moura????

    Começou o 2o tempo, podemos até ganhará de 10 a 1, mas esse time é muito FRACO !!!

    CUIDADO COM O PALMEIRAS, ESSE SIM SÓ POERDE PARA ELE !!!

    SRN

    2o COMENTÁRIO:
    Paulo Edson Santos
    26 de agosto de 2018 at 5:54 pm
    Kleber,

    Esse time dá NOJO de se ver jogar, ou melhor NÃO JOGAR !!!

    Só tem um jogador, que é o Everton Ribeiro, e pior NÃO TEM TÉCNICO !!!

    Se bobear, não fica nem Entre os 4 que vão direto para Libertadores…

    É o final digno da DESASTROSA gestão de futebol do Sr. EBM, vamos torcer para tudo mudar a partir de 2019.

    SRN

    Reply
  7. Kleber que partida fez nosso melhor jogador ER7!detalhes:Paquetá poderia ter matado o jogo;Cuellar se afobou mas tem crédito…..agora como o estagiário me coloca Arao em campo?alguem sentiu time mais protegido com ele?melhorou saída de bola?com arao Kleber seriam 2 a menos….em vez de por o marlos pra puxar contra ataque ele me põe o Rodolfo e em um time com 3 zagueiros tomar gol de rebote eh sacanagem….Léo Duarte voltou ao normal,tava mt bom pra ser verdade….resultado patético que faz com que caso não se classifique quarta que eh o mais palatável ponha uma pressão enorme no time……agora eh a hora de ver do que esse time eh feito.

    Reply
  8. Não tem time forte assim, nem palmeiras, SP e Inter,em jogos fora de casa sou a favor de jogar com 2 volantes de marcação e sem centroavante, mas o problema maior e a força que o time faz para jogar contra times de qualidade inferior.Meu time titular seria(D.Alves, Thuller, Rever e L.Duarte;Trauco, Cuellar, Paqueta,Diego; Vitinho, E.Ribeiro e Lincoln).

    Reply
  9. Pelo que estou vendo na opinião de muitos aqui no blog é melhor já entregarem a taça para o São Paulo.

    Pois como valorizamos a grama do vizinho e desvalorizamos a nossa.

    Então vamos lá…o que ganhou Diego Souza em sua vitoriosa carreira? E o mago Neném? O que ganhou o super valorizado Ewerton fora do Flamengo? Onde inclusive na minha opinião nunca foi um jogador inquestionável e o vejo como muito limitado e sim muito esforçado. E o treinador deles é o Zagalo? Não é o grande e vitorioso Aguirre.

    O campeonato é nivelado infelizmente por baixo onde inclusive badalado São Paulo cagou 1kg para vencer do timaço do Paraná e do carrossel Cearense….e revelo que me preocupo mais com o Palmeiras e não me espanta o São Paulo não ficar nem entre os 4.

    Quanto a nosso time,temos vacilado em momentos cruciais e gosto de Barbiéri mais hj o resultado vai pra conta dele e de Cuéllar pois não pode fazer a falta no lance em que o adversário tinha campo até a nossa área,e não pode o técnico colocar 3 zagueiro onde tínhamos o contra ataque a nossa disposição.

    Levo fé na quarta, na Copa do Brasil e no Brasileiro sim.

    Reply
    • Concordo com cada vírgula, Vili!
      Ninguém é bicho papão nesse Brasileiro. O Inter perdeu para o América de Minas e, o São Paulo em casa, pra fazer 1X0 no Ceará, foi um parto.
      Não existe definição de nada. Sou capaz de apostar com que quiser, que o São Paulo não será campeão.

      Reply
      • Pior cego é o que não quer ver , o que é pior ganhar do Ceará de 1×0 ou empatar com o América? Flamengo sofreu pra ganhar do Vitória de 1×0 o sp é um time cascudo , fica nesse papo de que nos só perde pra nos mesmo… já perdemos pra sp perdemos pra CAP cruzeiro passou o carro sofremos pra ganhar do Vitória pelo q tô vendo vamos ficar no cheirinho nos 3 campeonatos.

        Reply
        • Amigo Allan!
          Ninguém está sobrando nesse Brasileiro! Nem mesmo o São Paulo que acabou de ser eliminado na Sul-Americana para o poderoso Colón, jogando com TODOS os titulares no Morumbi e na Argentina…
          Além de ter sido eliminado – em casa – na Copa do Brasil pelo Atlético Paranaense.
          O Galo, que tem o ataque mais positivo do campeonato, conseguiu perder para o mesmo Vitória…
          Todo mundo está sofrendo para vencer as babas. Inclusive o São Paulo, como aconteceu contra o Ceará, no Morumbi.
          NA MINHA OPINIÃO, tirando o Grêmio – que também perdeu sábado – o resto é tudo japonês…

          Reply
  10. O Dourado brigando com a bola é uma das coisas mais ridículas que já vi no futebol, e salto do Paquetá que já era alto, com a convocação ficou maior ainda. E o vitinho, flamenguista com 25 anos vive morto em campo. E pra finalizar quando o Arão vira solução pra alguma coisa, é porquê a vaca foi pro brejo.
    Ah alguém deu uma olhada na arbitragem do jogo do são Paulo, o árbitro foi o mesmo que expulsou o Everton Ribeiro e deu pênalti naquele jogo contra o vitoria.

    Reply
  11. E o Palmeiras ein? NÃO LEVA GOL!
    Felipão vai fazendo o seu conhecido feijão com arroz, deixa o time fechadinho e quando rouba a bola posiciona seus jogadores corretamente, que, com a qualidade que possuem, resolvem o jogo, igual ao SP. Quem me dera o Fla saber fazer isso, é o único clube que joga com apenas um volante tendo laterais que não geram a mínima segurança. O técnico palmeirense está com os pés no chão,se fazendo de coitadinho e comendo pelas beiradas como fazia nos seus velhos tempos de Grêmio e Palmeiras/Parmalat, bem diferente de sua soberba na seleção quando disse que já estava com uma mão na taça. Festa antecipada quem faz é o Fla, vide o jogo contra América do México naquela vergonha colossal na maior virada da história da libertadores, vide a história de cheirinho e esse ano o tal de “segue o líder”. Lamentável. Todos terminaram em fracasso.

    Barbieri vai na contramão do que vem dando certo no Brasil e na copa do mundo, joga com um volante, tenta propor o jogo, tem grande posse de bola, mas, poucas vezes consegue ser efetivo com ela, nem quando o adversário é grande a postura muda, como foi contra o Cruzeiro na libertadores. Resumo da ópera, a idéia é até boa, mas se você não tem elenco e competência para montar um estilo de jogo assim de nada adiantará. No Brasil são raros os técnicos que sabem montar um time assim, são eles Renato gaúcho e Tite.

    Mas não tenho nada contra jogar fechadinho e montar um esquema que dê liberdade para os melhores resolverem na frente. Não compartilho dessa história que o Fla só tem que jogar pra frente, de identidade dos anos 80, isso acabou faz tempo, esqueçam,a época era outra, o futebol hoje é outro. O Flamengo tem é que ganhar! São Paulo e Corinthians cansaram de ganhar títulos com futebol pragmático de Muricy e Tite, a França foi campeã assim, e o Fla demonstra estar fora de sibtonia com o futebol atual.

    Reply
  12. Sem treinador não vamos a lugar algum…. Ainda da tempo, acho que o Abel aceitaria um contrato até final de 2019… Com Barbiere, só vamos passar raiva, mais absolutamente nada.

    Reply
  13. “Temos que saber sofrer! Estivemos 2 vezes na frente do placar e não ganhamos”…
    RÉVER
    Esta frase do zagueiro após o jogo, traduz perfeitamente o que foi o jogo de hoje. Voltamos a não matar quando as chances apareceram, e deu no que deu.
    Jogar no Horto não é fácil nem mesmo contra o América. O Inter inclusive perdeu pra eles. Com a entrada do Adílson o time melhorou, mas mesmo assim, NÓS é que não podemos tomar 2 gols bobos e ceder o empate.

    DIEGO ALVES – Apesar de ter nos salvado em vários jogos, deveria ter saído na bola do Rafael. Dentro da pequena área é do goleiro, SEMPRE!!! – 6
    RODINEI – Disseram que Paquetá perdeu a bola do jogo no final. Na minha opinião, foi Rodinei quando chegou no fundo e chutou, ao invés de tocar pra trás quando Paquetá chegava de frente – 2
    LEO DUARTE – Voltou a ser o que sempre foi. Perdeu o encanto! Zagueiro que não sai do chão 1cm, mas vinha numa fase boa – 0
    RENÉ – Consegue desarmar 10 bolas e entregar 9 nos pés do adversário. Uma vaca premiada e cega – 1
    CUÉLLAR – O fato de estar jogando sozinho e marcando todos, foi o principal responsável pela sua expulsão. Sabia que perderia na corrida e foi pro bola ou búlica – 8
    PAQUETÁ – As firulas fazem parte do seu futebol. Por outro lado, se entrega como poucos na tentativa de fechar o buraco onde Cuéllar não pode estar. Além do gol, foi letal na direita com Éverton – 7
    DIEGO – Tem saído em todos os jogos no final. Prova que vem se desdobrando na marcação e na armação. Ainda falta “achar” aquela brecha entre os zagueiros – 8
    ÉVERTON RIBEIRO – O dono do jogo. Fez tudo e mais um pouco. Deus! – 10
    CEIFADOR – Como disse nosso Guru, desde sua contratação estamos jogando com 10. Poucas vezes vi um jogador (?) tão carniça, tão poste, tão caneludo. A Nação bate palmas quando anuncia, depois de 2 minutos, é só vaia – 0
    VITINHO – Muito bem contra o Vitória, e hoje, absolutamente desligado do jogo. Pra virar uma bola pra direita, levou 1 ano e errou o passe. Mas valeu pela ajuda na marcação – 6
    BARBIERI – A expulsão do Cuéllar torrou seus miolos, a ponto de terminar o jogo com 2 volantes e 3 zagueiros em campo.
    Quando a fase está preta, bate na trave e volta para um único adversário entre 4 rubro-negros – 7

    Reply
  14. Estive no independência…e aos que viram o jogo na tv, podem ter certeza, Henrique Dourado é muitoooooooooo pior do que possam imaginar. Como conseguiu ser profissional?? No primeiro tempo , Diego e Rever passaram otempo todo dando dura Vitinho, que parecia estar em outro lugar, preguiçoso e completamente disperso. Tanto q o gol do América e a expulsão do Cuellar foram em função de falhas dele.
    Everton Ribeiro e Cuellar os melhores, a destacar a luta de Diego, uma entrega incessante.
    Paquetá muito mal, como lhe fez mal essa convocação, Rudinei e Renê , não dá pra saber qual é pior tecnicamente , apesar da disposição dos dois.
    Agora um fato concreto: não tem técnico o Flamengo, o que fez o Barbieri hoje, foi de.uma infantilidade incrível, chamou o Rodolfo com 30 minutos do segundo tempo, o time estava em 4-4-1 com um Arão totalmente fora de sintonia, com Diego cobrindo bem demais tanto o Renê quanto o Arão.
    Ele inventou um terceiro zagueiro e por muito pouco não perde o jogo.
    Sinceramente, em campo, o Flamengo não tem um time que vai ser campeão, sem força de marcação e joga com dez o tempo todo. Não é um time vencedor, apesar de ter três excepcionais jogadores.
    Não tem treinador pra isso.

    Reply
  15. Não tenho dúvidas em dizer que esse empate fica totalmente por conta do nosso treinador.
    O velho chavão “o mede de perder impede de ganhar” hoje foi totalmente aplicado pelo nosso treinador.
    Afff….

    Reply
  16. Vão dizer que é jogar na retranca, mas eu colocaria Piris e Cuellar juntos. Isso permite colocar o Trauco (que marca mal) no lugar do René ( que joga mal!). Ganharíamos mais no meio campo e daria mais folga para Diego e Lucas Paquetá. Primeiro tempo com Vitinho se centro avante e no segundo (não no final né estagiário!!!) o Marlos Moreno….p

    Reply
    • Leonardo!
      Venho dizendo isso desde a saída do Carpeggiani. O “inventor” dessa desgraça…
      Impossível imaginar que o fantasma do Andrade recaia sobre Cuéllar. Por melhor que o colombiano seja, é humanamente impossível tomar conta dos avanços do Rodinei e Renê, e das palhaçadas do Paquetá.
      Muitos criticavam a burrice do Éverton Cardoso, mas esquecem a utilidade do carinha “ajudando” Renê. Foi com esse esquema que fizemos 71 pontos em 2016, com os alas ajudando os laterais.
      Perdeu espaço para o Vinícius quando o esquema foi mudado.
      Hoje inventaram uma série de números de telefones como esquema. O falecido 4-4-2, nada mais é que o atual 4-1-4-1…
      O 1 em questão, faz parte do meio campo, que é o Cuéllar. Acontece que jogamos com 4 no meio (Cuéllar, Paquetá, Diego e Éverton Ribeiro) e com 2 na frente (Vitinho e o Poste).
      Com a habilidade que tem, fora as firulas perigosas, Paquetá deveria jogar mais avançado. Nunca como “segundo-volante”…
      Contra o América, a solução para a expulsão do Cuéllar era mais simples que andar pra frente. Sai o Poste e entra o Piris.
      Não precisava mexer em mais nada…
      O gol de empate foi uma prova inconteste que os astros não estão ao nosso lado.
      A falta bateu na trave e voltou para o único jogador do América entre 4 rubro-negros..

      Reply
      • Também concordo Egon, não tem como o Flamengo jogar com apenas um volante,não tem como cuellar segurar a bronca em todos os jogos, eu coloco ai na lista além do carpegiane o Muricy que inventou de jogador com os ponteiros bem abertos, esquema que até hoje não deu resultado.

        Reply
  17. O problema do Flamengo é, como sempre, um técnico aprendiz que hoje me pareceu Zé Ricardo recuando o time colocando um monte de defensores, o que prova que nem ele(Barbieri) acreditava na vitória naquela circunstância, mas tem que acreditar! Avisa pra ele que aqui é o Flamengo!
    É difícil ser campeão tomando muitos gols e não tendo a coragem de mudar o time, ou não saber, quando é preciso.
    Concordo com Kléber Leite, o Henrique Dourado é um a menos.
    Tá na hora de jogar com dois volantes como os outros times fazem, e tirar o ceifador, até porque nossos laterais são péssimos!

    Reply
  18. Meu amigo G!
    A França foi campeã do mundo sem pragmatismo nenhum. Muito pelo contrário!
    Taticamente perfeita, com Kanté correndo mais que notícia ruim, marcando todo mundo, com Pogba chegando como fator surpresa, Griezmann na frente fazendo o Pivô, e Mbappé endiabrado puxando TODOS os contra-ataques…
    Time pra lá de equilibrado, com ótimos jogadores e com um dos melhores zagueiros do mundo. Varane…
    Pragmático foi o Corinthians de 2011/2012 com Tite. Esse sim…
    E concordo contigo! Pragmatismo com Taça é tudo de bom.

    Reply
    • Grande mestre Egon, concordo, mas em diversos momentos vi uma França pragmática, que resolvia jogos na bola aérea, que saia em contra-ataques mortais com Mbappe, bem diferente da Alemanha em 2014 que propunha o jogo. O SP de Muricy foi 3 vezes campeão no pragmatismo, o Corinthians de Tite e Carille foi campeão (2011,2015,2017) assim, o SP e Inter esse ano estão seguindo o mesmo caminho. O Brasileirão nos pontos corridos mostra que, na maioria das vezes, o pragmatismo é fundamental. E isso é uma tendência mundial, pois times como o Fla dos anos 80, Real Madrid e Barcelona são casos de absoluta exceção, o restante vive o futebol real e não o mundo dos sonhos.

      Nosso estagiário está indo com muita sede ao pote, tentando um tipo de jogo assim, está mostrando que não é capaz, como a maioria do Brasil também não é, e por isso apelam ao pragmatismo, os times pequenos em sua maioria são pragmáticos, fechadinhos, a diferença é que quando os grandes fazem isso, possuem jogadores de qualidade técnica que decidem na frente, coisa que os pequenos não tem. Temos o Brasil em 94 e 2002 com Ronaldo e Rivaldo decidindo, São Paulo (2005,2006,2007,2008), Corinthians (2011,2012,2015,2017), o Palmeiras de Felipão nos anos 90 e hoje. Exemplos não faltam.

      Ir com sede ao pote de propor o jogo tendo deficiências no elenco como temos, jogando com um volante e com um técnico sem bagagem e capacidade para fazer isso, só pode resultar em posse de bola inútil de pouca efetividade, o pior é ouvir dirigentes falando que o Fla é obrigado a jogar sempre pra frente pela tal identidade dos anos 80, o Fla é obrigado sim, a ganhar, e se para isso for preciso ser pragmático, que seja!

      O pragmatismo nos fez ganhar uma Copa do Brasil em contra-ataques mortais com um time horroroso, esse ano ganhamos do Atlético em Minas e foi bom demais.

      Reply
  19. Caro Kléber e amigos!
    O Barbieri está sendo considerado um bom técnico em função de ter uma equipe razoável ao seu dispor. O Flamengo é um time ainda oscilante em função da equipe não ter um grande técnico no seu comando. Essa relação é conflitante e isso leva você a dizer que o Flamengo somente perde esse título para ele mesmo. Você está mais do que correto. Não somos uma equipe muito competitiva. Somos um time de altos e baixos e ainda cansada. Temos acertos e falhas cruciais. Hoje as falhas foram cruciais e o jogo foi perdido. Nós perdemos dois pontos importantíssimos. O Flamengo não marca com eficiência. Acredito que a ideia é matar o Cuellar de tanto correr. Essa questão passa despercebida pelo técnico, talvez, querendo começar sua carreira dentro de filosofias amarradas. Vamos sofrer muito ainda. Esse campeonato não é fácil e temos equipes que nos superam na força, tipo reservas do Grêmio e outras mais.
    Enquanto hoje o ER fez de tudo certo, o Paquetá fez tudo errado (salvo o gol). Ainda temos tempo para mudar o quadro e decisões precisam ser firmes para que ao invés de líder, tenhamos que ver outro líder se distanciar. Daí, até tem o perigo de se contentar com um G qualquer, seja 4 ou 6.
    Desejamos o título e percebemos que para isso uma jogo de hoje precisava ser vencido. Quem quer campeão precisa fazer pontos fáceis fora. Quem quer ser campeão não pode da tanto espaço quanto estamos dando. Eu já teria entrado com o Piris no intervalo no lugar do Dourado e adiantado o Paquetá. Era preciso se fechar e matar o jogo. Nós matamos o jogo e depois cometemos suicídio. De nada adiantou. O Barbieri pouco faz leitura de jogo, apesar de ser um jovem promissor.
    Vamos esperar o domingo. Na quarta é jogo apenas para não perder. O Mano conhece o mapa da mina.
    SRN

    Reply
  20. Aos ufanistas de plantão deixo minhas palavras de apoio ao post do Daniel G. Não devemos nos enganar com esse time que só resolve jogar com raça incomum quando pega time grande. Aos 10 min. de jogo o craque da Seleção já tinha perdido 3 bolas e armado os contra-ataques do adversário como de hábito. E no final insistiu com a mesma cavadinha de quinta-feira, que não funcionou. Pode até ser que resolvam botar o coração na ponta da chuteira na quarta só pra mostrar que estão vivos. E, quem sabe, pagar novo mico no domingo contra o Ceará. E assim vamos até o final do ano. Pra finalizar: aos malditos marqueteiros, por que contra um time de camisa verde e calção preto jogamos com o uniforme número 2? Vocês não entendem que a camisa Rubro-Negra é o nosso jogador mais importante, que mete medo nos adversários?

    Reply
    • Obrigado, Fernando.
      Depois de anos seguidos tendo fracassos com os cofres cheios tem gente que reluta a enxergar a realidade. Sempre gosto de frisar, os times que estão na nossa frente possuem uma folha salarial e investimentos muito menores que o nosso. Pior, pagando salários altíssimos para gente como Uribe, Geuvanio e Ceifador.

      É humilhante, com tudo isso, comemorar um sexto lugar graças a um pênalti grotesco como no ano passado no último minuto, pois até aquele momento estávamos, com todo o investimento, atrás do Vasco! Isso mesmo, do Vasco! Nesse mesmo campeonato, antes de acabar o primeiro turno já estávamos 20 pontos atrás do líder. Isso sem falar em goleadas como em Curitiba em 20 minutos de jogo, goleadas para o Atlético em 2014, eliminação para o Fortaleza na pior campanha da história na copa do Brasil, derrota para Confiança de Sergipe, eliminação para o Palestino do Chile, eliminações grotescas na libertadores, eliminações para o Vasco na copa do Brasil com o rival sofrendo o pior momento de sua história, sendo rebaixado pela terceira vez naquele mesmo ano, jujum de vitórias sobre esse mesmo Vasco, goleada para o Corinthians com hino do clube paulista tocando dentro do Maracanã, entre outros vexames.

      E tem gente que acha uma maravilha, esquecem que justamente por ter dinheiro, a obrigação deixa de ser brigar contra o rebaixamento e se torna obrigação de títulos e não de vexames. Quando estávamos falidos tudo bem, mas com dinheiro?

      Reply
  21. Perdemos para Chapecoense, empatamos com América MG, sério que alguém acredita em título? Agradeçam se terminarmos entre os 6 primeiros… Cuca pegou um Santos acabado e já melhorou o time, imagina esse trabalho no Flamengo?!?? Outra coisa, esse esquema já está mais manjado do que qualquer outra coisa, todo mundo joga mais que o Flamengo, até o mais bundão dos estagiários já teriam tentado outra forma de jogar. Barbiere é muito ruim. Muito ruim! Até Alberto Valentim é mais treinador, mas o candidato a deputado vai até o fim com o banana na beira do campo.

    Reply
  22. Eu li um número gigante de críticas às substituições do Barbieri, falando em retranca, que recuou cedo, etc. Se eu fosse treinador, faria exatamente o que ele fez. Rodolfo entrou os 39 minutos do 2º tempo. O gol foi aos 42 numa falta idiota do Leo Duarte e uma marcação com olho do Rever.

    Mas o que determinou o empate foi a expulsão do Cuellar. Totalmente desnecessária e fruto da falha do Vitinho. Era o melhor momento do Flamengo no jogo com Everton Ribeiro e Diego jogando o fino da bola.

    Ainda assim, mesmo com 10, o Flamengo chegou com Paquetá, Everton (pênalti não marcado) e Rodinei. Se faz um dos gols, o Barbieiri seria gênio. Como perderam e tomamos o gol, ele não serve!

    Enquanto isso, o SP toma um sufoco do Ceará em casa, mas vence e o Internacional tropeça diante do Palmeiras reserva.

    Na quarta-feira, torcerei para o Flamengo sair da Libertadores e dar aquela respirada para seguir firme rumo aos 2 títulos.

    Reply
    • Desculpe, Henrique, não houve pênalti. Perdemos porque simplesmente deixamos de jogar.
      Vc disse que faria o mesmo. Colocaria a “doença” do Arão?
      SRN.

      Reply
      • Não adianta querer ganhar tudo e não conseguir nada.
        Paulo, os únicos volantes no banco eram o Arão e o Jean Lucas. Quando o Barbieri usou o Jean Lucas, desceram o pau nele. E apesar de eu achar o Arão sempre perdido em campo, ontem qual bola ele errou? Nenhuma!

        Exceto a falta, o Flamengo não teve um chute no gol enquanto estava com 10. Rodolpho entrou em campo depois de um cruzamento em que o atacante do América furou na cara do goleiro.

        O Flamengo não sofreu pressão, sufoco, bombardeio enquanto tinha 10 jogadores. Assim como 99% dos times do mundo, recuou e tentou o contra-ataque, tanto que teve 3 chances claras de marcar o gol mesmo com um a menos. Creditar o empate ao treinador é no mínimo querer achar um bode espiatório.

        Reply
    • Ele tem que fazer as substituição baseado na leitura do jogo. Como ele mesmo disse na entrevista, ele colocou
      o Rodolfo porque queria se “precaver” de um provável jogo aéreo do América. Será que foi tão difícil dele perceber
      que a zaga do Flamengo estava muito bem no jogo aéreo(tirando o erro individual do Léo Duarte), e o América
      nem estava explorando essa jogada. O América tava jogando com a bola no chão, até pelo fato do time ser um
      time de jogadores baixos. Qual efeito que a substituição dele causou? Ele deixou o meio de campo com menos
      um jogador que era o Diego, o qual estava preenchendo bem ali o setor na linha de 4 e dificultando ações do América, para
      colocar outro para ficar parado na defesa. Com menos jogadores do Flamengo no meio, o América viu a oportunidade
      de tentar penetrar por ali e obrigou um zagueiro a ter que sair da área para cobrir o setor, e no qual o zagueiro acabou
      comentendo a falta. Sim, pode-se colocar a culpa no Léo Duarte pela falta idiota, mas coloca-se ainda
      mais a culpa no técnico pois a linha de 4 no meio estava dando certo e em nenhum momento do jogo o Léo Duarte precisou
      sair da área para cobrir o o setor. Estou lendo muito comentários no Facebook que tinha que colocar o Marlos no lugar do
      Diego, mas aí a merda seria a mesma. A linha de 4 seria desmanchada. Na verdade, ele não deveria ter mexido ali no setor do meio.

      Reply
  23. Primeiro quero salientar que H.Dourado está longe de ser brilhante, mas nesse esquema que jogamos nem Claudio Adão ou Nunes fariam sucesso…
    Penso ser muito difícil ganharmos esse campeonato, aliás todos que ainda disputamos, não pela qualidade, mas sim pela falta de comando e planejamento.
    Aquela apatia clássica de 2016 e 2017 estão de volta, o time se arrastou hoje no primeiro tempo, assim como parte do jogo com Vitoria, contra Furacão e Gremio B…
    Quanto ao jogo, a exceção de E.Ribeiro, quase todos erraram e muito, como um goleiro leva um gol de peixinho dentro da pequena área? depois coloca 39 jogadores na barreira , pra um falta a 15m da grande área? Coisas do Muralha espanhol! Zaga insegura e exposta, Laterais bisonhos, Diego improdutivo e Vitinho não vale mil reais…
    Mas ninguém foi pior que nosso Estagiário, errou na escalação e na postura, nas substituições e depois nas explicações…medíocre e medroso ! Já deu, vai estagiar no Bangu, Náutico ou no Iraque…
    ABEL BRAGA JÁ ! Pra continuar sonhando com brasileirão, porque a Libertadores já foi pro espaço e na C.Brasil não somos páreos para Palmeiras ou Cruzeiro…
    Que venham as eleições…

    Reply
  24. Fora Barbieri! Se for campeão vai ser um milagre de São Judas Tadeu. Será que ele não percebeu que está matando o Cuellar? Ninguém joga com um volante só! Tira o ceifador e coloca o Piris. Paquetá e o Vitinho seriam os falsos centroavantes. Eles sabem jogar nessa posição!

    Reply
  25. Perdemos pra nos mesmos, como sempre, desde que essa diretoria se apossou do flamengo e do nosso futebol. E vergonhoso como nao temos vontade de machucar os adversarios aplicando goleadas. Jogo mole hoje, mas o seu Paqueta, resolveu fazer graca cara a cara com goleiro, displicente, com nojo de fechar o placar. O time nao tem um lider nato, um cara que cadencie o jogo, e que numa situacao como a expulsao do Cuellar nao coloque fogo na partida, sei la, qualquer coisa. Nao, ficam prostrados sem reacao. Entregamos o jogo e 2 pontos. Tudo na conta do estagiario… efetivado por quem????

    Reply
  26. Kleber meu queridão!

    Já disse em finais de 2017 e continuo dizendo em 2018, “FECHA FIRMA E SÓ REABRE EM 2018”!

    Qualquer coisa fora isso e FICAR BATENDO BUMBO PRA MALUCO DANÇAR!

    Chega!!!!

    Reply
  27. A folha salarial e altissima devido a salarios dos fraquissimos Uribe(600mil e nao quiseram o Vagner Love por esse valor),Romulo,Arão, Geuvanio,o bichado do Rodolfo,Pará,Dourado…e por ai vaiNao e possivel que klebinho e pior que o Pará e o Rodinei

    Reply
  28. Caro Henrique que heresia dito por você de torcer pela eliminação do Flamengo quarta….que São Judas Tadeu não te ouça e tenhamos uma classificação épica eliminando as marias cheias de marra na quarta feira….e pode ver que todos discordamos de você,pois Barbieri errou sim é muito em suas mexidas….Kleber o que falta nesse time eh aquela Gana de disputar e querer o resultado até o final pois ao menor contraponto eles se derrubam…vejo quarta da seguinte maneira….se fizermos um gol provavelmente o jogo incendeia e amassaremos o Cruzeiro porém se tomarmos um gol,derrubará o psicológico,entrará o modo banana e seremos goleados.SRN

    Reply
    • Diogo,

      Henrique é um apaixonado rubro-negro como todos nós, e o que ele esta querendo são mudanças! Mudanças que certamente não virão até o fim do ano.

      Quarta feira, pode ser até que ganhemos de 3×0, mas qual é o indicativo disso? Qual é o desempenho do time que aponte para isso?

      Só nos resta torcer para o “Sobre Natural de Almeida”, pois o Flamengo tem estrela, a despeito dos buracos (esportivamente) negros que dirigem no clube.

      “Estou cansado de perder” (Márcio Braga)

      Reply
      • Caro Nino,claro que sim,todos aqui querem o melhor para o Flamengo…quanto a frase dita pelo Marcio Braga ele protagonizou cenas pateticas como o famoso “o dinheiro acabou“em que nos tornamos chacotas e alvos do arco iris…..alias com toda reclamação que tenho sobre a gestao Bandeira,no alto dos meus 37 anos sem sombra de duvida a gestao que mudou o Flamengo de patamar….o que falta a ele eh a companhia de alguem que realmente entende do riscado com atletas e empresarios como o ex presidente Kleber Leite….em relacao a quarta como torço por uma virada epica pra entrar pra historia

        Reply
        • Perfeito Diogo!
          Nino é a Hiena Hardy do Blog…
          Cornetaço aço aço aço aço aço…
          Talvez ele tenha esquecido que metemos 4X2 no América do México lá nas alturas, e tomamos de 3 no Maraca abarrotado, de torcedores…
          O “indicativo” é fácil… É FUTEBOL….

          Reply
  29. Bom dia, amigos!
    Também continuo acreditando no nosso time. Sobre o jogo de ontem, os três pontos estavam em nossas mãos, porém tivemos três erros infantis e individuais: o primeiro de Vitinho, que culminou com expulsão também infantil de Cuellar e a falta de Leo Duarte que ocasionou o gol do América. Ou seja, falhas individuais. Barbieri não tem culpa dessas falhas, Mas sim, da entrada do Rodolpho que achei desnecessária, e só.
    Tivemos pelo menos duas chances reais para matar o jogo, pecamos e pagamos o preço.
    Em relação ao São Paulo, ganhou ontem no maior sufoco e vejo vários seguidores do blog enaltecendo o time paulista e seu treinador. Assisti todo o jogo de ontem deles e, não vi tudo isso como muitos falam aqui, não vejo esse favoritismo todo. Pelo contrário, o time do grande Aguirre, Diego Sousa, Nenê e companhia, poderia ter perdido o jogo de ontem, caso o Ceará tivesse um pouquinho mais de qualidade e sorte.
    E outra: se fosse o Fla ontem contra o Ceará e ganhasse como ganhou o São Paulo, ainda assim haveria críticas no sentido de que o time produziu pouco e ganhou de apenas um a zero. Críticas dos mesmos que enaltecem o São Paulo agora. Vai entender a cabeça de torcer.

    Reply
  30. A cada semana que passa somamos mais uma atuação patética. Ficar nessa que o SP é isso, o Inter aquilo, não adianta nada uma vez que o rendimento do Flamengo só piora. Jogo ontem no geral muito fraco, intensidade nenhuma, marcação frouxa – no meio do 2o tempo a estatistica indicava 17 desarmes do América e 1 do Flamengo. As substituições do Barbieri péssimas. Mais 2 pontos atirados na lata de lixo.

    Reply
  31. no sufoco ou não, o SP que na rodada 11 estava 6 pontos atrás do Flamengo, hj tem 4 pontos de vantagem. Isso é fato comprovado que o Flamengo não soube priorizar campeonato nenhum e vem jogando muito mal depois da Copa. aliás, o time venceu 3 partidas fora de casa – na verdade 2, pq uma foi contra o FLu em Brasilia. Para ser campeão todo jogo é decisão, fora de casa tem que buscar a vitória sempre.

    Reply
  32. Infelizmente não pude acompanhar a partida e apenas assisti aos melhores momentos. Mas só quem consegue definir algo com absoluta certeza observando jogos editados é o centro de inteligência do Flamengo, vejamos as contratações dos caras!!
    Isto posto, não falarei de Flamengo, não poderia ser coerente. Deixe-me falar um pouco do São Paulo. Um time que empata com a pior equipe das duas principais séries do futebol brasileiro e estica a veia do pescoço para meter um golzinho no galático Ceará tomando sufoco em casa não pode ser considerado postulante a nada, é a estória da tartaruga em cima do poste, ninguém sabe como subiu mas tá lá em cima! Do Inter nem se fala, é o bicho papão da Disney, só assusta com o nome e a aparência na essência é amiguinho…
    Por incrível que pareça os principais concorrentes do Flamengo pelo título do Brasileirão estão abaixo de nós na tabela de classificação e não perder pontos é fundamental para manter a distância deles.
    O único senão é por conta da sorte do São Paulo, perde 3 titulares importantíssimos e vai encarar logo o Fluminense sem o Pedro, poderia ser contra um adversário mais encardido para tirar-lhes um pouca da confiança.
    Vamos em frente, basta os jogadores entenderam que o que cai do céu é chuva e cocô de passarinho e que sem esforço e entrega não chegaremos a lugar nenhum…
    Um forte abraço a todos. SRN

    Reply
  33. Eu gostaria de ver um ataque com Marlos, Vitinho e Everton Ribeiro.

    Falar que o Ceifador não faz nada porque não recebe bola é balela. Ou ele se esconde nas jogadas, ou está mal posicionado, ou ainda perde a bola, isso quando não erra o gol.

    Pena que a gente não vê o jogo juntos, pois mostraria vários lances em que ele se posiciona errado ou não domina a bola.

    Reply
    • Henrique,

      O problema do falso 9 é que a dupla de zaga joga mais adiantada.

      Mas por outro lado pode ser a solução trazer a dupla de zaga mais para frente, isso facilitaria as infiltrações, em passes ou dribles.

      Reply
    • Henrique,
      Acho interessante esse falso 9. O Vitinho ainda está fora de forma para jogar pela ponta esquerda, além disso o jogo dele tende mais para centralização e chute, tentaria colocar os 40 milhões ali pelo centro. O Marlos entrou bem nos jogos.
      O H.Dourado é horroroso!

      Reply
  34. Prezados,
    Notório que o Barbieri errou ao colocar mais um zagueiro, fez o que grande parte dos treinadores brasileiros fazem em situações semelhantes.

    Mas acho covardia lançar a culpa toda sobre ele, afinal, foi o Paquetá quem perdeu o gol no contra-ataque; O Vitinho quem perdeu a bola de forma infantil, ocasionando a expulsão do Cuellar; Quem falhou no primeiro gol e fez uma falta desnecessária no segundo foi o Leo Duarte… Estamos falando de falhas individuais de 3 dos principais jogadores do time.

    Nosso time não é uma maravilha, mas também não é horroroso. Acompanho o Kleber, o Flamengo perde para ele próprio ao não priorizar o Brasileirão mais fácil da história… E lá vai o time principal se cansar atoa na quarta-feira…

    Reply
  35. Perfeito Diogo!
    Nino é a Hiena Hardy do Blog…
    Cornetaço aço aço aço aço aço…
    Talvez ele tenha esquecido que metemos 4X2 no América do México lá nas alturas, e tomamos de 3 no Maraca abarrotado de torcedores…
    O “indicativo” é fácil… É FUTEBOL….

    Reply
  36. Diego meu camarada!
    Vitinho perdeu o lance, o cara lançou pro atacante, pegou Cuéllar de calça arriada, fez falta e foi expulso…
    Barbieri colocou ACERTADAMENTE Piris e tirou o Poste. Volante por volante…
    Não deveria ter colocado Arão que já está morto faz tempo e, colocou Rhodolfo para cortar os cruzamentos sobre a área, já que Léo Duarte – que não sobe 1 cm – estava entregando a rapadura.
    A meu ver, o erro foi entrar com Arão e tirar o Vitinho…
    Como técnico é sinônimo de CULPAR, todos esquecem os gols feitos que SEMPRE perdemos…

    Reply

Comente.