Desabafo aos amigos

Final de 2001, dentro de um avião, voltando de São Paulo, começo a tentar organizar a minha correspondência e, com surpresa, leio uma mensagem da Med Rio, onde anualmente confiro se a saúde está em dia, informando que, pelos exames feitos, deveria procurar um urologista, pois o meu PSA, de um ano para o outro saiu de 1, para 10.

Antes de procurar o urologista, fiz novo teste. De novo 10. Quando estava vendo o resultado deste exame, aparece na minha frente Marcos Lázaro, que inteirado do assunto, me encaminhou para o “Pelé” da urologia, Dr. Miguel Srougi. Logo no primeiro exame, ele foi claro, dando conta de que havia um tumor, provavelmente maligno, na próstata.

O próximo passo foi me pesquisar de ponta a cabeça. Após todos os exames, surgiu a suspeita de que um ponto estranho na cabeça pudesse ser uma metástase, além do grau 8 em agressividade do tumor. E, era preciso detectar e, rápido, pois só poderia operar se não fosse confirmada a metástase. Se fosse operar não adiantaria e o jeito seria ir empurrando a vida com a barriga, até onde desse, na base de hormônios.

A indicação era a de uma agulha enorme, enfiada cabeça a dentro para retirar o material. Procedimento feito, resultado negativo. Enquanto comemorava o resultado, meu médico, ainda desconfiado, achando que poderia ter havido um erro no procedimento, partiu para o exame definitivo de abrir a cabeça e ir ao ponto exato da suspeita e, aí sim, retirar o material para exame.  Isto foi feito e, graças a Deus, a suspeita não se confirmou. Era algo raro, tipo regeneração de tecido e, se não estou equivocado o nome era doença de Paget, ou seja, nada grave.

Diagnóstico definido, partimos para a operação e, como estava eu entregue a um gênio da medicina, tudo correu bem. Na sequência, algumas sessões de radioterapia e, de novo à vida.

Conto tudo isso para dizer que, apesar do drama, da incerteza de continuar vivo, pude me conhecer melhor. Na conversa comigo mesmo foi fácil concluir que, como não sou diferente e melhor do que ninguém, este tipo de coisa também pode acontecer comigo. Portanto, revolta com Deus, zero.

O próximo passo foi de avaliação, pois o meu balanço de vida, nunca tendo feito mal a ninguém, além de bom amigo, filho, pai e companheiro, me deu paz e esperança.

Em síntese, ante tanta adversidade, graças a minha alma depurada, entendi que as “injustiças” fazem parte da vida e, nenhum de nós está imune a elas. Pensando assim, encontrei forças para lutar pela vida e, aqui estou. Venci esta batalha.

Ontem, fui vítima da maior injustiça que sofri ao longo de 69 anos de vida. Nunca me doeu tanto. Nunca fui tão maltratado. Nunca fui tão injustiçado. No Flamengo, como em qualquer lugar, há o ser humano e, como bem definiu o filósofo Doalcei Benedicto Bueno de Camargo, “o ser humano é um grande filho da puta. Há exceções”.

Atrocidades jurídicas foram cometidas. Pela primeira vez, na história dos clubes, no mundo inteiro, houve um recurso para quem foi inocentado, além de terem ignorado o estatuto do clube e a legislação vigente no país. Maldade pura, inveja, mesquinharia, covardia, deslealdade e medo…

Para quem passou pelo que passei, isto é pinto. Se lá atrás, ante adversidade maior, encarei, imagine agora, perdendo somente por 18 votos…

Estou renovado, pronto para encarar os adversários e ir até as últimas consequências. Duvido que, rapidamente, o judiciário não corrija esta aberração de me afastar do clube por dez meses.

Dissimulados, cínicos e de caráter duvidoso, preparem-se. Voltarei em breve!

Quem viver, verá!!!

Voltar para Kléber Leite

1 Comentário

  1. Kleber, a politicagem venceu. Creio que o objetivo era só afasta-lo da participaçao das eleições de novembro. Força, meu caro! Continuamos juntos.

    Reply
  2. Queridíssimo Kleber,

    Como out-sider da política rubro-negra, gostaria que vc nos respondesse algumas perguntas por favor:

    1o. Vc tencionava sair candidato as próximas eleições pelo clube?

    2o. Vc estava apoiando alguma chapa de oposição a situação?

    Abraços,

    Reply
    • Pelo que entendi e soube, o causador de tudo isso, uniu-se ao Landim sendo candidato á vice presidente na chapa de oposição. É a mesma chapa de Wallim, Bap e cia.Quem tomou a frente nesse absurdo é o presidente do conselho deliberativo Dunshee de Abranches. É o li e entendi, se estiver enganado…

      Reply
      • Dalmir meu caro, foi o que eu li tbm.

        O fato concreto é que o caso tinha sido encerrado pelos Azuis na administração EBM.

        Curiosamente ao que parece os Verdes tem interesse no afastamento do Kleber no período eleitoral.

        Acho que essa perspectiva ficou mais ou menos clara na posição de cada um.

        Obviamente que o nosso Kleber tem um peso gigantesco no clube.

        O Flamengo é o clube brasileiro em que mais tem ex-presidentes vivos no quadro societário, mas sem dúvida Kleber Leite e Márcio Braga são dois ícones da política rubro-negra. (MB é declaradamente em apoio ao Landin).

        Seja como for, minha opinião é que não serão Márcio Braga e nem Kleber Leite o fiel da balança com o futebol indo tão bem.

        Se vier a tríplice conquista vai ser goleada para os Azuis, se vier o Brasileirão ou Libertadores tbm ganham.

        A grande questão no momento é como blindar o futebol? Em um ano que se vislumbra reais possibilidades de conquistas, a política interna rubro-negra milita contra o clube. SINAL VERMELHO DE ALERTA!

        Que me perdoe o nosso querido Kleber, são apenas conjecturas, emulações de minha parte! Assim que você achar mais conveniente, nos esclareça por favor!

        Saudações!!!!

        Reply
  3. É amigo!
    Não foi apenas o futebol que mudou.
    Com o título barato, a SóFla vai reunindo um balaio de Conselheiros e conseguindo a maioria de votos nas decisões.
    O que não entendo – sem discutir detalhes – é por que uma “dívida” de R$6 milhões que rolou para R$61 milhões, sem que Edmundo Santos Silva, Gilberto Cardoso Filho, Hélio Feraz, Márcio Braga, Delair Dumbrosck e Patrícia Amorim, tomassem qualquer atitude?
    Acordei com esta notícia triste, e só nos resta dar TODO apoio a quem nos deu a oportunidade de fazer parte desta famlia do Blog.´
    Site esse, que NENHUM presidente ou ex, teve iniciativa em abrir para os torcedores.
    Tamos juntos sempre, eterno presidente…

    Reply
  4. Mestre Kleber,
    Nesse momento complicado, conte com o meu apoio. Tenha paciência e muita fé.
    Tudo será resolvido. O tempo é a melhor resposta.
    Quem viver verá.
    Abs de Natal.

    Reply
  5. Comovente seu depoimento embora já conhecesse a sua luta. Só quem não conhece sua obstinação acredita que a ação maquiavélica engendrada contra você logrará exito. Eles não sabem que por trás de um homem realizador, vitorioso há um guerreiro. Se for por pra ir à guerra conte comigo!

    Reply
  6. Vc tem toda razão Kleber, um bando de mal caráter, gentinha e o pior invejosos. Força presidente tenho certeza que isso vai ser resolvido. Vem com tudo para ser presidente ,vai ser maravilhoso !

    Reply
  7. Realmente a politica do Flamengo parece um buraco negro. Quando o futebol estava falido e flertando com segunda divisão esses Conselheiros não se manifestavam , agora querem “aparecer” e ter poder absoluto. Não sou conhecedor da politica interna do clube, mas a distancia parece que o atual grupo quer se perpetuar no poder, detonar críticos e adversários…
    Seria otimo se todos se unissem para um Flamengo cada vez maior.
    Tomara que justiça seja feita !

    Reply
  8. Caríssimo Presidente, infelizmente não deu para levar essa. Mas, fico satisfeito e esperançoso com sua reação. Como estamos tratando de um guerreiro, vamos aguardar uma virada contundente. Está na hora dos rubro-negros de todos os tempos unirem-se em torno de um nome para evitar o continuísmo daqueles que pretendem ter iniciado o Flamengo a partir de 2016. O Clube, para chegar onde chegou, está caminhando desde 1895, com a contribuição de todos que por lá passaram, e ainda passam, sejam como dirigentes ou fervorosos torcedores. SRN

    Reply
  9. Tempos estranhos Presidente, tempos estranhos….
    Que vexame dessa diretoria que todos nós temos elogiado sempre!!
    Coisa esquissitíssima!
    Algum de vcs, companheiros de blog, que, por acaso conheçam melhor nossa política interna, poderia nos fazer a delicadeza de esclarecer melhor os motivos desse medo louco da participação de nosso Kleber nas eleições desse ano?
    Ou é apenas, puramente ciúmes?? Ou imbecís retaliações??
    Força Presidente!!!!

    Reply
  10. Presidente Kleber.
    Você já descobriu os motivos; Medo.
    Medo de um homem que mudou o Flamengo. Medo do homem que depois de Zico fez um gigante realmente morto ressurgir.
    Que colocou o Flamengo em todos os jornais do mundo.
    Que recolocou o Flamengo nos trilhos de grandes conquistas, ou acham que o brasileiro de 2009 foi obra de quem??? quem trouxe de volta o Adriano?? quem deu o flamengo um copa do Brasil – 2006, sem dinheiro, sem qualquer condição para tal?? quem recolocou o Flamengo para disputar libertadores??
    Medo presidente, nessa luta doentia pelo poder, porque sabem que ai realmente tem um homem capaz de vencer qualquer eleição ou quem ele apoiar é capaz de vencer. Medo, medo que todos que tem o poder nas maos, tem de quem pode tomar, mesmo ele não querendo.
    Deus tudo vê e mais que a justiça humana, está a divina.
    Não se preocupe presidente, a vida segue, da muitas e muitas voltas e tomará que o medo que eles tem se concretize e possamos ve-lo, mesmo que não queira, colhendo na direção os frutos em que o sr. começou a plantar lá em 1995.

    Reply
  11. Kleber,

    Prefiro não comentar a lamentável reunião de ontem, pois tudo já estava definido antes dela começar.
    Estou aqui só para reafirmar sou e serei sempre seu eleitor, mas acima de tudo afirmo com orgulho “ Sou e serei sempre teu amigo e fã, e estarei sempre do teu lado, vc é meu irmão de vida, que papai do céu me deu de presente “

    Reply
  12. Caro presidente, quem acompanha esse blog sabe quem você é. Continue assim, bola pra frente, e triture esses caras que acham que o Flamengo nasceu ontem. Essa molecada abusada, que agora transforma o clube numa ditadura, dirigida por um tirano que tem muita ambição de poder, vide seu desejo, pasme, de virar vice-presidente da república. Afffff…

    Reply
  13. Que texto fantástico, querido presidente, meus olhos até lacrimejaram ao ler. Muita força e disposição para a luta! Conte com seu pequeno exército de Brancaleone!

    Reply
  14. Caro Kléber!
    Cabeça erguida e nada mais. As justiças da terra às vezes falham, porém, a justiça maior corrige todas as demais.
    Desejo Paz a você e o que são 18 votos de diferença diante de 40 milhões que acreditam em você! O tempo não tardará a mostrar a face verdadeira do que se passou e assim, desenhar um novo futuro.
    Tenha Fé e a nossa solidariedade.
    SRN

    Reply
  15. Kleber,
    O tempo é o senhor da razão e põe tudo em seu devido lugar, sempre!!
    As vezes os tombos, as bofetadas e as traições servem para que nossos olhos se desanuviem e possamos ver melhor as coisas, as pessoas e tudo mais…
    Lute o bom combate e tenha fé porque a verdade nunca fica escondida!!!!
    Forte abraço!!

    Reply
  16. Kleber, a decisão, do ponto de vista jurídico, foi lamentável. Do humano e do político, foi covarde. Nao da para entender como vc e afastado do clube e varios outros, incluindo presidentes de Poderes, que nada fizeram para apurar e reparar essa “irregularidade” nada sofrem. Alem disso, o espaço temporal. 20 anos apos o episodio voltam a revolve-lo do nada? Cade a seguranca juridica? Ate quando alguem pode ser importunado por um fato? Perguntas sem respostas para esse pessoal. O Judiciário ha de resolver da melhor forma e anulara tal decisão.

    Reply
  17. Querido amigo,
    Ainda sob impacto da verdadeira aberração jurídica que ontem tivemos a tristeza de presenciar, ante este seu emocionante texto, nos sentimos fortalecidos por saber que o amigo está cheio de ânimo e disposição para a luta.
    Conte conosco para ajuda-lo, dentro de nossas possibilidades, no que for necessário.
    Forte abraço

    Reply
  18. Fiquei feliz em ler o texto, o espírito é esse!

    Agora só uma coisa, não gaste seu tempo com sentimentos para com essa gente, nem isso merecem e eles terão como todos nós o retorno de seus atos.

    Um grande abraço!!!!

    Reply
  19. Boa noite, amigos,
    Kléber, será mais uma batalha, que tenho certeza que vc vencerá. Os bons sempre irão triunfar.
    Força, eterno presidente.
    SRN.

    Reply
  20. Força presidente!!! Você se curou de um câncer e nos trouxe o Romário quando ele era o melhor do mundo… amamos você!!! Esses caras têm razão de ter medo da sua candidatura…

    Reply
  21. Meu caro Presidente,
    Não vejo essa trairagem cometida contra você senão como sendo de caráter político.
    Confiamos que o judiciário desfará essa injustiça.
    Tens aqui o apoio de amigos leais.
    F O R Ç A !

    Reply
  22. Meu Amigo,
    Foi covardia. A competência incomoda.
    Como você mesmo textualizou:

    “PARA QUEM PASSOU PELO QUE PASSEI, ISTO É PINTO”.
    É é.
    A batalha mais importante, a vida, você venceu.
    Essa é PINTO MESMO.
    DEUS te abençoe hoje e sempre.
    Meu carinho e respeito.

    Reply
  23. Kleber,existe um ditado… “Os cães ladram,mas a caravana passa “!!!
    Não desista,insista e a verdade prevalecerá !!1
    ABS…

    Reply
  24. Graaaande Yvan!
    Como meu pai era vascaíno, não quis me levar a essa decisão e pediu para um amigo dele, que também não era rubro-negro, mas levou…
    Toninho Cavalo, “integrante” do famoso Ponto Elegante do Lido, muito conhecido por arrumar confusão do nada. Mas tarde veio a ser técnico do Botafogo, como Antonio Clemente.
    Esse lance só não foi mais perigoso porque Escurinho chutou fraco quase do bico da pequena área. Lado direito das cabines…
    Como estava quase no final do 2º tempo, e o 0x0 nos dava o Carioca, deve ter lotado a enfermaria do Maracanã…
    Nunca vi tanto povo como naquele dia…

    Reply
  25. Querido Kleber, a política no nosso clube sempre foi mesquinha , vingativa e com interesses escusos.
    Nada difere do que aconteceu com vc.
    Quem te conhece sabe da sua generosidade com todos, do seu carinho com os amigos e principalmente pelo seu amor irrestrito a nossa paixão.
    Meu irmão, vamos para a luta na justiça, na porrada para que esta aberração manipulada pelos pulhas da vida seja anulada.
    Sempre contigo, bj

    Reply

Comente.