O líder foi ali e, já volta!!!

(Foto: Paulo Whitaker / Reuters)

Vi São Paulo e Vasco. Como diz o Velho Apolo, o São Paulo suou um litro certo para ganhar o jogo.

Ontem, se criticamos o time do Flamengo pela atuação pífia diante dos reservas do Grêmio, hoje, por uma questão de justiça, não há como não dizer que, apesar de vencer o Vasco por 2 a 1, o São Paulo não jogou nada.

Não é de hoje que afirmo que a sorte é fundamental no futebol. E, não foi diferente neste jogo. Os dois gols do São Paulo – para quem tem um mínimo de intimidade com este esporte – foram obra e arte da dona sorte.

Claro que, há outros fatores, como no segundo gol, a perseverança de Éverton. Mas, não cruzou, e sim, se livrou da bola, que encontrou a cabeça de um companheiro, que cabeceou sem ver o gol e a bola foi parar na forquilha.

Volto a afirmar que o nosso time é melhor, que o nosso elenco é melhor. E, volto a afirmar que o Flamengo só perde este Campeonato Brasileiro para ele mesmo.

Neste momento, usar a cabeça é tudo. Estamos disputando três competições, todas muito importantes, mas é bom lembrar que para isto, temos um bom e numeroso elenco. A hora é de bom senso.

Este negócio de colocar ou não o time principal é relativo, haja vista o jogo contra o Grêmio, que, com o time reserva, nos venceu por 2 a 0.

O resumo da opera é que, até para poupar, decidir certo é determinante. Será que contra o Grêmio era hora de poupar alguém? Será que contra o Grêmio o time foi bem escalado? Cabe, Paquetá, o nosso mais agudo e criativo jogador, continuar jogando de volante?

E o centroavante, hein? Que problema… como não sei ficar em cima do muro, sem Guerrero, só vejo duas alternativas. A primeira, apelar para o improviso, com Vitinho como falso centroavante e Marlos, pela esquerda.

A segunda, é promover o melhor centroavante do Flamengo que, a meu conceito, é Vítor Gabriel. Não acredito em nenhum outro como solução definitiva.

Continuo levando fé. O líder foi tomar um cafezinho e, já volta!!!

1 Comentário

  1. Kleber, Flamengo já perdeu esse campeonato… É um erro atrás do outro, os caras renovaram com Rodnei, RODNEI… Pior lateral do Brasil. E o banana do vice de futebol não faz nada, não cobra, mantem um estagiário no comando que não foi capaz de manter a euforia do time por causa de um mísero empate contra o Grêmio… Somos a piada nacional no Futebol, vamos ser eliminados nas copas e daqui a 5 rodas não estaremos nem entre os 3 primeiros colocados… Não é ser pessimista, é não ser idiota.

    Reply
  2. ANÁLISE OBJETIVA
    O sistema de jogo adotado pelo Flamengo, de manter posse de bola, faz com que os adversários se postem na defesa e explorem contra ataques.
    Foi assim na derrota para o São Paulo no Maracanã e nos 2 gols do Grêmio nesse fim de semana.
    Para esse sistema ter alguma chance de sucesso, é preciso ter bons laterais que façam infiltrações (como no gol do Lincoln sobre o Grêmio). Embora nossos laterais sejam fracos (o gol do São Paulo, foi num contra-ataque com em erro de passe do Renê), em alguns jogos essas infiltrações têm aparecido vez por outra. Nesse ponto, a diretoria erra ao priorizar contratar atacantes (temos 2 excelentes da base, melhores que Uribe e Guerrero juntos), como também erraram ao contratar Piris para a reserva de Cuellar e Vitinho, supostamente para a vaga de Vinicius Junior, tendo Marlos Moreno e Geovânio no elenco.
    A prioridade são 2 laterais e, se o Barbiéri quiser continuar com esse sistema de jogo (contra o Grêmio, foram mais de 60% de posse e derrota por 2 x 0), precisa ter jogadas treinadas de infiltração pelos lados. Paquetá precisa jogar mais adiantado, ao invés de vir na defesa buscar bolas para ficar trocando no meio de campo pra lá e pra cá, sem objetividade.
    É vergonhoso um time ter mais de 60% de posse, dar apenas 1 chute em gol aos 37m do 2º. tempo e perder com 2 gols de contra-ataque.

    Reply
    • Exatamente Sebatian, cabe ao treinador/estagiário corrigir esses problemas decorrentes, coisa que ainda não conseguiu.

      De fato, como você bem disse, é uma vergonha ter 60% de posse de bola e dar apenas um chute no final do jogo, existe uma clara deficiência no que tange aos treinamentos dessa equipe, é preciso verticalizar as ações e ser efetivo!

      E tem gente que acha que o Flamengo está mil maravilhas e o SP uma porcaria.

      Reply
  3. Concordo plenamente, não vejo o São Paulo com essa gasolina toda no tanque.
    Ao meu ver precisamos de um outro zagueiro e quem sabe um lateral direito, aí sim nosso time fica justo!!!!
    As próximas 2 rodadas são favoráveis ao São Paulo, o ideal será ficar na cola, pois depois se inverte tudo!!!!
    Quarta feira jogo importante, diria que o mais importante é vencer, independentemente do placar, confio no time titular e que a tal sorte esteja ao nosso lado.
    Forte abraço, chega quinta-feira mas não chega quarta-feira!!!!!
    SRN

    Reply
    • Leandro,

      É um erro sub-julgar os fatos!

      E o fato concreto é que o SPFC ganhou do Flamengo e do Cruzeiro fora de casa, ganhou do Corinthians e Vasco em casa, mostrou que é time que quer ser campeão, a contrário do nosso que vem de recentes sucessivos tropeços!

      Nos últimos 4 anos o Flamengo foi o único time que arrancou na liderança e a cedeu!

      Reply
  4. Acho que se depende da sorte ja era. EBM e muito pe frio. E acho q temos q escolher 1 campeonato e disputar para ganhar. Nos outros, vamos sempre com reservas. O elenco e fraco, limitadissimo, com carencias absurdas e tem gente q se ilude pensando em ganhar os 3 ou pelo menos 2. Nossa chance esta em escolher 1.

    Reply
  5. Boa noite, amigos,
    Será, Kléber?? Tomara que você esteja certo. O problema é que a turma que dirige o Flamengo, é meio pé-frio.
    O tal Pedro do Flu, é foda!!
    SRN.

    Reply
  6. Não, o Everton é ruim, burro, só corre não serve pro Flamengo. Toma, fica aí falando mal do cara e tal. Chupa o marlos, o geovanio e outros.

    Reply
    • Wanderson
      Mas o fato de o Marlos e Geuvânio serem ruins, não faz do Everton um excelente jogador. Ele é limitado e burro, sim!

      Acho que aquela ponta esquerda está resolvida, o Vitinho é muito mais jogador. O problema foi a demora na negociação, o ideal era ele ter chegado durante a parada da copa, para já estar com bom ritmo de jogo na hora pesada da temporada.

      Reply
  7. Presidente, acho que tem razão quando diz que o São Paulo não jogou nada. Aliás, não vem jogando nada desde antes da Copa, sempre apostando no erro do adversário. Quando tem que partir para cima tem sérias dificuldades. Tem jogadores limitados – o Everton é um deles – e velhos, como Nenê e Diego Souza, que certamente vão abrir o bico na reta final.Concordo com o Leandro Campos, importante se manter no bolo, pra tentar um sprint final. Embora não tenhamos, na minha opinião, esse elenco que todos falam – talvez seja numeroso mas de pouca qualidade – teremos chance devido à mediocridade reinante e à força da nossa torcida. A rodada não foi de todo ruim, Palmeiras, Corinthians e Cruzeiro largaram na estrada pontos contra pequenos e Atlético MG e Inter se cruzam amanhã. Triste mesmo foi essa derrota pros reservas do Grêmio sem dar um chute a gol praticamente o jogo todo. Soberba pura, sapato alto de quem não tem essa bola toda. Será que o ex-estagiário efetivado vai socar a mesa como fez o Renato? Duvido.

    Reply
  8. FATOS SÃO FATOS! Respeito a opinião do Egon, do Kleber e de outros amigos do blog.

    Gostaria muito de ter esse otimismo, mas os fatos levam a não acreditar.

    É FATO, não existe na história um clube brasileiro que seguiu nas três frentes e foi campeão nas três, escolher prioridades é preciso! E as prioridades se chamam Brasileirão, que irá completar uma década que não ganhamos, e Libertadores, num jejum de quase 40 ANOS! Copa do Brasil é menos relevante e ganhamos recentemente! A prova foi o Flamengo, não perdeu para o Grêmio por ter escalado titular ou reserva, perdeu pois não teve o mínimo foco. Não é possível manter o foco nas 3 competições.

    É FATO, não temos um grande elenco, olhe nossas laterais! Olhe nosso banco de reservas! Trauco? Rodinei? Pará? Rômulo? Sávio? Acordem! O planejamento da diretoria amadora não foi bem feito e não foram solucionados os problemas nas posições carentes.

    É FATO, temos um técnico inexperiente, e as deficiências do Fla se repetem, toca a esmo exaustivamente e não cria jogadas efetivas. Não se enganem, esqueceram que Zé Ricardo também iludiu muitos?

    É FATO, o SP não é isso tudo, mas é o suficiente, defesa sólida é jogadores AGUDOS que decidem na frente, e tem uma prioridade estabelecida, ser heptacampeão brasileiro.

    É FATO, o trabalho dessa diretoria fez por merecer essa exaustiva fome de títulos relevantes, mesmo com tanto dinheiro, grana jogada fora com péssima gestão de futebol que entregará um elenco de refugos ganhando altos salários como Geuvanio e Rômulo e inchando o elenco de gringos, mas não deram a valorização que Everton merecia, resultado, nosso agora algoz ajudou a levar o SP ao topo. Lamentável.

    Reply
    • Daniel, penso exatamente como você. E ainda acrescento, esportivamente falando,se vencer apenas a Copa do Brasil vai atender os anseios da torcida? tem 6 anos que a gestão EBM nos pede paciência e promete o eldorado. Um campeonato de pontos corrido por definição é o mais previsível, o elenco do Flamengo em que pese as limitações é bom, fomos líderes mais da metade do campeonato, e além disso vários rivais estão priorizando as copas.

      Reply
    • Meu amigo Daniel!
      Nós que acompanhamos e gostamos de futebol – principalmente do nosso Mengo – podemos descartar algumas coisas referentes ao sábado “maldito”.
      Seria até heresia desmentir o que estamos vendo em TODAS as tabelas e, em campo, o que estamos fazendo. Não vejo o episódio como terra arrasada, e muito menos, um indício de capotagem.
      Na quarta, conseguimos empatar nos descontos, quando fomos melhores o jogo inteiro. NÓS lamentamos e eles também…
      Na minha opinião, foi o placar mais mentiroso do ano.
      No sábado, com algumas alucinações do Barbieri (como colocar 2 zagueiros sem ritmo de jogo), perdemos um jogo muito mais por acomodação, que por méritos do Grêmio ou Renato. NÃO ENTRAMOS EM CAMPO…
      Esse mesmo misto do Grêmio, tomou um couro do Vasco em São Januário, e do SP na Arena.
      NÓS, é que não demos a devida importância ao que estava acontecendo. Com tudo errado, só poderia ter dado tudo errado.
      Barbieri errou na escalação, quem foi escalado não jogou, a zaga deveria ter tido um titular e um reserva, por fim, quem estava em campo deveria ter tido mais vontade do que teve.
      Mas nada disso significa que quarta estava tudo certo e sábado tudo errado.
      A tabela passa a ser irrelevante – apesar da nossa posição – quando analisamos um único jogo e esquecemos do ano que estamos fazendo. Não podemos contextualizar apenas o que aconteceu num único jogo, por mais passionais que sejamos, esse DNA sempre nos atormentou.
      Ou é “Rumo a Tóquio”… ou muros pichados…
      Ninguém está nadando de braçada neste Brasileiro. E, se alguém estiver, somos nós que ficamos na liderança por mais de 10 rodadas.
      Em suma, meu amigo G, tomamos um sapeca porque entramos em campo com aquele maldito oba oba no salto.
      Baixar a areia, aprender com o terrível erro… e seguir o enterro…
      SRNs

      Reply
  9. fiquei muito puto com o flamengo no sábado,mas achar nosso time fraco aí já é demais , temos um bom time, a prova disso é que perdemos poucos jogos e lideramos por muitas rodadas. o Rodnei não é um ótimo lateral mas está na media da maioria dos laterais só não sabe cruzar . o nosso maior problema hoje é o centroavante,como é fraco esse Uribe. acredito no flamengo ainda ,mas é preciso chamar o Paquetá e pedir pra que solte mais a bola e que de mais velocidade as jogadas .kleber o Marlos Moreno já jogou de centroavante, o ataque vai ficar mais rápido até porque não temos jogadores rápidos no meio campo. SRN !

    Reply
  10. Caro kleber,
    Assisto os jogos do sub 20 do Fla e não vejo nada nesse vitor gabriel. O linconl é mil vezes melhor que ele. O problema do Uribe é que o time do Flamengo não joga para o estilo de jogo dele. Acho que deveríamos dá uma oportunidade ao linconl. E continuo com a mesma opinião quanto a Paquetá, Evertom e Diego, só podem jogar dois. O time precisa ser mais agudo, ter mais velocidade. Com os três, toca muito e produz pouco.
    SRN

    Reply
  11. Concordo totalmente com as tuas opiniões, Kleber. Vitinho e Marlos seria uma boa dupla caso Guerrero saia. Vitor Gabriel também ajudaria, mas vejo que em breve o camisa 9 do Flamengo será o Lincoln.

    No mais, a tabela do São Paulo nos próximos 4 jogos é teoricamente bem fácil (Chapecoense, Sport, Paraná e Ceará), já o Flamengo tem Cruzeiro, Atlético-PR, Vitória e América-MG. Também não é esse bicho todo. Mas nesse intervalo tem Libertadores e Copa do Brasil.

    A gente fala do Brasileiro, mas ele sequer chegou à metade. O Flamengo precisa ser líder na última rodada.

    Reply
    • Henrique,

      Até onde sabemos o SPFC joga muito bem sem a bola, no entanto com obrigação de ganhar, como será o caso nos próximo jogos contra times menores, o SPFC em uma notória dificuldade em propor o jogo.

      Ai reside uma grande expetativa.

      Reply
    • Henrique.
      “A gente fala do Brasileiro, mas ele sequer chegou à metade. O Flamengo precisa ser líder na última rodada.”

      Foi o que comentei outro dia, muita gente colocando o mês de “agosto” e a fácil sequência de São Paulo como fator decisivo do campeonato. Além de ser muito cedo, o campeonato é de LIGA, todos enfrentam os mesmos adversários. Em breve o tricolor terá uma sequência difícil, o Flamengo uma fácil…

      Mas continuo achando a Copa do Brasil dispensável, embora o fator premiação seja atrativo (só de passar pelo Grêmio, são 5 milhões…).

      Reply
      • Acho a Copa do Brasil mais importante do que a Libertadores pelo fator financeiro. Só o título nos renderá R$ 50 milhões. A Libertadores a gente ganha ano que vem.

        Reply
    • pós copa o Flamengo fez 7 pontos em 15. SP fez 12 em 15, com apenas 2 jogos em casa. E continuamos com a soberba de achar que vamos ganhar as 3 competições.

      Reply
      • Perfeito, Marcelo. Ficam menosprezando o SP pelo sistema de jogo calçado na defesa, mas se esquecem que nós não fomos capazes de vence-los em pleno Maracanã lotado com gol de outro jogador menosprezado por nós, Éverton, que não foi valorizado salarialmente vendo Geuvânio ganhar 600 mil, e ajudou a colocar o SP no topo merecido nessa tremenda bola fora da diretoria amadora que reforçou um rival paulista. Se esquecem também que com esse mesmo estilo de jogo o SP foi tricampeão brasileiro. Se esquecem que com esse modelo de jogo o Corinthians cansou de ser campeão.

        Se esquecem que estamos aplaudindo um time de 70% de posse de bola quem mal chuta no gol,e que merecidamente apresenta enorme dificuldade de vencer rivais relevantes. Se esquecem que o Fla, com o péssimo planejamento, não contratou laterais e volantes decentes e está enchendo o time de refugos de altos salários e gringos que nada ajudam.

        Se esquecem que perdemos para o time C do Grêmio e não fomos goleados por pouco.

        Quanta soberba!

        Reply
  12. Concordo plenamente com o comentário do Kleber, isto é, fomos tomar um cafezinho e já voltamos. Vi são Paulo hj e vou dormir tranquilo no Brasileirão. Agora Copa do Brasil e Libertadores são outro tipo de competição, temos q ficar espertos !!:

    Reply
  13. Caro Kleber, vi o mesmo jogo que você, acho do time do São Paulo o mesmo que você e, como você, que o nosso Flamengo só não será Campeão Bradileiro se perder pra ele mesmo. Só a título de reflexão: se não fosse o erro de arbitragem contra o Vitória da BA e a escalaçao equivocada contra a Chapecoense poderiamos hije estar 5 pontos acima do segundo colocado. O time é bom, o elenco é bom e a minha esperança em títulos este ano é imensa.

    Reply
  14. Só um adendo, Presidente: lá no início do ano,quando rolou a bola no Carioquinha, você comentou que o Fla só perderia o título para ele mesmo. Aí está o problema, perder para nós mesmos “é o forte da casa”. Sábado o Renê e o Éverton Ribeiro bateram cabeça e saiu o penalty perdido; Jean Lucas colocou a mão na bola aos 46’sabe-se lá porque e saiu o gol do Grêmio; no início do segundo tempo a bola era nossa, Diego Alves a recebe recuada e, apertado, dá um chutão. Na volta, ninguém marca ninguém e … 2 X 0. É ou não o forte da casa perdermos pra nós mesmos?

    Reply
  15. “O sofá na sala de estar”

    Meu amado e queridíssimo Kleber! São irrelevantes as suas ponderações a respeito do que faz o SPFC em campo!

    Se jogam feio, contam com a sorte, isso é meramente fruto das proposições técnicas e táticas do time, lembrando que se falava muito isso tbm do Corinthians! O fato concreto é que os paulistas são Líder!

    O fato concreto é que a atuação do Flamengo no último sábado foi uma catástrofe devastadora, aterradora.

    Esta mais que claro que Barbieri é bom técnico até a página 2, ou seja, saiu muito do scritp principal ferrou!

    O Flamengo não jogou e não teve postura de time que quer ser campeão!

    Aliás é ridícula e desproposital essa discussão de qual dos títulos é mais importante.

    A Copa do Brasil paga mais do que a Libertadores, jogam de dois em dois meses quase…

    A Libertadores tem maior projeção internacional mas conta pouco para a projeção nacional, joga-se de tempos em tempos espaçados tbm.

    Agora imaginem os senhores se a torcida fosse viver da expectativa de Copa do Brasil e Libertadores, de dois em dois meses?

    Mais uma vez, o Brasileirão é a realidade da expectativa rubro negra. Não digo das opiniões mais sofisticadas, mas na opinião do povo, da massa, a quem eu me incluso!

    Saudações!!!

    Reply
  16. Pelo amor de Deus, parece que lutamos contra o rebaixamento visto a grande quantidade de “torcedores” cornetando o time. Nem nos nossos melhores sonhos ganharíamos TODOS os jogos até o fim do campeonato, assim como os demais concorrentes também não irão ganhar e o BR nem chegou a metade!!!! Tem gente até dizendo que o empate de quarta foi ruim!!!!!
    O amigo Daniel G afirma que os bambis tem como prioridade ser heptas, NÂÂÂÂOOOO!! A prioridade deles é jogar a única competição onde ainda respiram. Tropeços ocorrerão com todas as equipes e muita água passará por baixo da ponte, estamos vivos nas 3 competições e devemos sim disputá-las com igual vontade e interesse!
    Amigos, somos RUBRO NEGROS, ambiciosos por natureza e otimistas por vocação!! Temos por obrigação acreditar e torcer sempre e em qualquer circunstância!!
    Vamos pra cima deles MENGÔ!!!!
    SRN

    Reply
    • Márcio, amigo, é óbvio que ninguém ganha todas as rodadas até o fim, mas melhorar é preciso! As deficiências se repetem com alguma frequência, coisas do tipo ” 70% de posse de bola resultar em apenas um chute no gol em todo o jogo”.

      Digo mais, tão óbvio quanto ser impossível ganhar até o final é ser campeão em 3 competições, portanto, priorizar é preciso! E a prioridade deveria ser o Brasileirão frente a Copa do Brasil. Priorizamos errado! Nos desgastamos demais para arrancar um vangloriado empate, que foi considerado por ufanistas uma goleada. Depois perdemos categoricamente para o time C gremista.

      Após a Copa o aproveitamento do Flamengo, mesmo com Barbieri tendo mais de um mês para trabalhar, é de míseros 40%, longe de ser um aproveitamento de campeão, o time não evoluiu, e sabe o que mudou? Duas coisas, uma é que vimos que Brabieri já deu seu máximo, chegou no limite, assim como foi com Zé Ricardo, a outra é que passamos a pegar times relevantes como SP e Grêmio, pois contra os pequenos fizemos a festa,e, desculpe isso é muito pouco para ser campeão e para o tamanho do investimento.

      Repito, com esse planejamento, com essa gestão de futebol e com esse ufanismo de focar nas 3 frentes a chance de ficar apenas no cheirinho é grande!

      Reply
      • Perdoe-me meu caro Daniel mas continuo discordando em quase tudo que está expondo.
        O sistema de jogo proposto pelo Barbieri é o mesmo que colocou o Flamengo no topo da tabela até bem pouco e ser um dos poucos privilegiados a disputar todas as competições mais importantes do ano. Segundo suas afirmações apenas São Paulo e Grêmio são grandes e relevantes pois só nos restam 2 adversários no turno e temos apenas 3 derrotas, uma com o time todo reserva contra a Chapecoense, um acidente de percurso monstruoso contra o São Paulo e o desastre de sábado, quando o problema não foi esquema de jogo e sim postura de jogadores ou limitação técnica deles, como queira!
        E mais, se estes dois clubes que você aponta são realmente os mais relevantes o resultado não tem nada de anormal!
        Você tá parecendo o presidente do Botafogo, quer trocar de treinador a cada 5 jogos…
        Aqui neste mesmo espaço todos nós, sem exceção, já batemos de todas as formas no treinador, assim como o exaltamos e reconhecemos seu talento!
        Se são públicas e notórias as limitações do elenco, mais do que nunca devemos manter a chama acesa em todas as possibilidades de taças, pois se como você afirma somos tão deficientes ou ineficientes assim, não teremos chance alguma no BR.
        Não julgue o resultado por apenas 5 jogos, jogamos 17 partidas e é este parâmetro que deve ser utilizado…
        Um forte abraço.
        SRN

        Reply
        • O problema é que nesses 17 jogos de parâmetro entram clubes limitadíssimos nos quais ganhamos de quase todos, quando a amostragem inclui SP, Grêmio, Cruzeiro(ainda vamos jogar), Atletico-PR , veremos de quanto será o aproveitamento final. Ganhar de times fracos é fácil. O SP ganhou de nós no RJ, do Cruzeiro em Minas e quase arranca ponto do Grêmio no Sul, e ainda tem gente que menospreza o clube paulista, que não grande coisa,mas é eficiente,letal, bem armado para seus talentos da frente resolverem sem se desgastarem fisicamente e repleto de jogadas ensaiadas. Não é uma critica ao sistema adotado pelo Barbieri, mas as deficiências que se repetem como posse de bola inútil, Paqueta mal utilizado,etc.

          Quanto as contratações,nas últimas Barbieri fez parte sim, Marlos,Uribe,Vitinho,Piris, nenhum lateral e volante decente contratados, isso é obra dele e da diretoria de Noval, o psicólogo de base que cuida de contratações. Portanto, ao menos desses não se pode utilizar como desculpa de deficiência técnica.

          E disse que, por justamente essas deficiências de elenco, não deveríamos priorizar as 3 disputas. E acho que teríamos chances sim no BR por se tratar de um caso excepcional que tínhamos a liderança e grandes rivais priorizando outras frentes como Grêmio,Cruzeiro,Corinthians,Palmeiras,etc. Jogar o BR com esses rivais “distraídos” em outras competições é uma oportunidade fabulosa que estamos desperdiçando.

          Mas se o amigo acredita que é possível, torço para que seja, seria fenomenal, só que a realidade mostra que nem o Barcelona foi capaz disso, nenhum brasileiro na história foi capaz, e dadas as nossas deficiências que explicitei e que se repetem no aspecto tático(além do físico que vai parecer durante essa maratona), de planejamento na montagem do elenco e sem foco definido nas competições, acho quase impossível.

          Veremos se sairemos desse enorme jejum de década sem título relevante,torço para isso,mas aqui no blog procuro analisar mais friamente os fatos depois de voltar do Maracanã ou assistir pela TV. Se sairmos campeões, aplaudo sua previsão e será fenomenal para nós,flamenguistas!

          Reply
          • Concordo plenamente, Daniel!!! Depois da Copa nosso desempenho é medíocre! E justamente quando, durante a Copa, o Barbieri sabia que o VJ iria embora, ele simplesmente alardeou que o Flamengo treinara uma série de variações táticas. Onde estão? O Trauco nem se reapresentou no dia, jogador que quer sair, ainda continua no elenco? Onde estão os laterais? Quero ver contra o Cruzeiro durante essa semana. Muito difícil os mineiros perderem as 2. Nosso elenco é limitado demais para atuar em 3 frentes.

  17. Prezados,
    Todo ano o futebol brasileiro passa pelas mesmas questões, times precisando escolher entre Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores, considerando o apertado calendário que temos…
    Tudo isso, meus amigos, se resolveria com o FIM dos enfadonhos campeonatos estaduais, que tomam 4 (quatro) meses do ano. Não fossem esses ultrapassados campeonatos, o calendário do futebol brasileiro poderia ser melhor distribuído.

    Com o devido respeito aos saudosista, mas é incompreensível que o FUTEBOL DE QUALIDADE dos grandes clubes brasileiros seja prejudicado por causa de campeonato com times semi-amadores, que nem capacidade de formar bons jogadores tem mais, dado a precariedade de suas estruturas…

    Reply
    • Idepaulo,

      Se a carreira do Victor Gabriel for gerenciada por empresários tipo a OTB Sports, certamente não o veremos jogar, como foi o caso do Vizeu….

      O clube esta certo, tem contrato que beneficie o clube em caso de projeção, então joga! Não tem, não quer fazer, não joga!

      Reply
  18. Certamente, nem o poderoso Real Madrid, se no Brasil estivesse, venceria o Brasileirão, Libertadores e C.Brasil no mesmo semestre, quiça o Flamengo com seu inútil departamento de futebol !
    Como bem disse, o ilustre KL, precisamos ser inteligentes. O SP não irá vencer os 20 jogos restantes, alias ninguém vence todas.Então, só não podemos é deixar abrir 8, 9 pontos.
    O que precisamos atentar é que nosso aproveitamento caiu 46% no Pós Copa, sinal que não treinamos como deveríamos.
    Sou contra a escalação de time misto, ou jogam os reservas ou os titulares. Erramos ao fazer time misto, no próximo jogo do brasileirão devemos sim por todo time RESERVA, para enfrentar os reservas do Cruzeiro…
    O Cruzeiro também poupou titulares nessa rodada. Virão com tudo apenas para a batalha da Libertadores.
    Gostaria de ressaltar que o ataque esta sendo nosso maior problema, Vitinho me pareceu acima do peso, Guerrero já deu, H.Dourado parece renegado pelo estagiário, Lincom é verde ainda, Geuvanio parece um zumbi, Marlos corre muito e joga pouco, já Uribe nem corre nem joga nada…

    Reply
    • Fábio,

      Já houve tempo em que as finais da Copa Tokyo eram equiparadas entre Sul-Americano e Europeus.

      Atualmente os melhores elenco nacionais não se equiparam a times da 2a ordem na Europa (Shakhtar, SCKA etc..)

      Reply
  19. Caro Márcio Martins, suas palavras: ” vamos pra cima deles Mengô” diz tudo. A questão não é perder. É entrar pra brincar, sem raça, sem gana. Se perdêssemos na quarta para o Grêmio, jogando com sangue, com raça, ninguém reclamaria aqui. Mas perder como perdemos no sábado, não. Eu, particularmente, indiguinado.
    Perder daquela forma, não!
    Aquilo não é Flamengo. Definitivamente, não é Flamengo.
    Já passamos fases em que tinhamos jogadores horríveis, mas íamos a campo, torcíamos, vibrávamos, pelo simples fato de que eles lutavam, se matavam em campo.
    Minha raiva do Barbieri, Egon, foi essa. Colocar o time trocando bolinhas na defesa…darmos o primeiro chute aos 37 do segundo tempo. Esperarmos pra tomar o gol dos reservas do Grêmio passivamente.
    Claro que ele tem méritos, mas que coloque sangue nos olhos de nossos atletas!!!
    SRN

    Reply
    • Grande Mauro,
      Este é o ponto, as limitações técnicas do elenco. Não foi problema do Barbi, não havia ninguém em campo com a efetiva vontade de ganhar o jogo!
      E como ganhar um jogo com Uribe, Geuvânio, Marlos e cia em campo? Sem falar na zaga 100% reserva. Os laterias se mantém, com ressalvas, quando o time está completo e olhe lá… Quando afirmei la atrás que fossem pontuais as posições para poupar foi por conta disso, não temos reservas a altura.
      Mas enfim, não é fim do mundo e estamos MUITO no páreo. Sem falsa modéstia ainda acho o Flamengo o maior favorito ao título!!
      Abraço.
      SRN

      Reply
  20. Disse isso no início da temporada . Com a nova premiação da Copa do Brasil a tendência era o esvaziamento do brasileiro, de modo que os principais clubes dariam prioridade aos mata matas da Libertadores e Copa do Brasil. A minha estratégia seria time misto ou reserva na Copa do Brasil e titulares no brasileiro pelo simples fato de estarmos na Liderança até aquele momento .Porém parece que a cúpula do clube se decidiu em favor das Copas também pela questão financeira. Fato que é praticamente impossível ganhar 2 ou 3 destas competições. É sim necessário priorizar como o próprio Grêmio fez ano passado e por isso venceu a Libertadores.

    Reply
  21. É cada uma…
    Li agora que o Flamengo estuda requerer o benefício da Lei é a 12.395/11, no caso Guerrero. Pelo que dispõe a legislação, no caso de suspensão do atleta por dopping, têm o clube o direito de requerer a prorrogação do contrato pelo mesmo período em que o atleta ficou afastado. No caso do Guerrero, seriam mais 4 ou 5 meses…
    Ai eu lhes pergunto: Qual o benefício de “obrigar” o atleta a ficar por mais quatro meses, contrário à sua vontade, e ainda arcar com altos vencimentos (950 mil)??? Essa Diretoria é amadora demais na gestão do futebol!

    Reply
    • jogaram para a torcida depois do escandalo que foi vazar o exame e a patética entrevista do EBM. Não fizeram nada em Novembro quando ele foi suspenso, agora não farão tb.

      Reply
      • Marcelo,

        Em minha opinião não devem mesmo fazer nada nesse caso!

        Se o jogador não quer jogar não tem jeito! Aliás se ele tem proposta do Palmeiras acho bem razoável, afinal ele já deu tantos migués que esse até dá para entender.

        Que o Guerrero vá embora e seja feliz no Palmeiras…afinal é bom lembrar que ele ainda tem 8 meses de suspensão para cumprir do dopping.

        Reply
  22. O LÍDER FOI ALI E, JÁ VOLTA !!! Confesso que invejo esse otimismo, depois do vexame do sabadão, estou com os quatro pneus arriados. Lamentáaaaaaaavel o que aconteceu, uma vergonha !!!

    Reply
  23. Ser LIDER mesmo estando na segunda colocação, somente o MENGãO consegue isso.

    O Fla cobtinua sendo o lider mesmo não aparecendo em primeiro NA TABELA. Para bom entendedor meia palavra basta e eu escrevi uma duzia delas.

    Saimos de SEGUE O LIDER para o SEGUIREMOS LIDER.

    Tá tranquilo, tá FAVORáVEL …

    Reply
  24. Não sou especialista, mas sou torcedor, sou daqueles que vou ao estádio e não gosto de ver pela tv, mas assisto e muitas vezes discordo das opiniões dos demais torcedores porque embora torcedor desde 1966, sócio desde 1977 consigo ver futebol sem ficar cego. Em razão de pensar assim quase nunca concordo com os amigos que aqui comentam. Acho que temos um bom elenco, com falhas pontuais e dificeis de consertar no momento: não temos laterais pelo elenco que temos.Quanto ao atacante aqui mesmo na pagina do presidente venho sendo objetivo: ou colocamos Guerrero, ou vamos direto para o Lincon, pois o Uribe embora tenha lido e ouvido que Uribe era aplaudido por suas conclusões à gols, não consigo ve-lo concluindo com perigo uma jogada sequer e quando fez gol não foi por merito e sim por falha.Vitor Gabriel merece ser levado ao grupo principal e me perdoem o Ceifador não pode ser pior que o Uribe, não tem nexo algum.

    Reply

Comente.