O prazer da polêmica

(Foto: Clever Felix/Agência O Dia) Kleber Leite Blog

O nosso Globo.com (via Extra), que conta com uma garotada extremamente competente, largou na frente com uma bela sacada, colocando ao mesmo tempo a defesa de Gordon Banks, na Copa de 70, na famosa cabeçada de Pelé, e a defesa De Diego Alves, no jogo de ontem, contra o Cruzeiro (ver aqui).

Esta turma sabe das coisas. Eles sentem o cheirinho no ar de uma bela polêmica e, há algo no futebol mais importante do que a discussão? Chamo isto de jornalismo de oportunidade, claro que, com talento e criatividade.

Houve um comentário, em que, quem escreveu, fez questão de frisar que: “sem clubismo” …. e, em seguida afirmou que a defesa de Diego Alves havia sido melhor e mais difícil, pelo fato de não ter proporcionado o corner ao time adversário…  Genial!!! Claro que a opinião foi escrita pela alma rubro-negra, mas a explicação, de gênio…

O que posso dizer, é que vendo o jogo no Maraca, ao lado do meu querido amigo Michel Assef, quando a cabeçada saiu, para baixo e, com força, soltamos um palavrão, o mesmo e, ao mesmo tempo. Vi a bola lá dentro e, em seguida, em fração de segundos, o milagre da defesa de Diego Alves. Claro que, lá mesmo no estádio, tive a razoável noção da dificuldade que teve o nosso goleiro. Mais tarde, vendo o lance na TV, percebi que a defesa havia sido muito mais difícil do que imaginava.

O fato é que temos um goleiro, simplesmente, ESPETACULAR!!! Talvez tenha sido este o gol mais bonito feito pelo nosso “centro de inteligência” …

Retornar para Kléber Leite

1 Comentário

  1. “Ressaca rubro-negra e a apoteose paulista”

    Isso mesmo meus caros irmãos!

    Segundo a torcida são paulina e a crítica paulista o SPFC não é só líder, não é só favorito, mas sim “favoritaço” ao título do Brasileirão 2018. (https://www.youtube.com/watch?v=JU6rt9HbyFY)

    E os paulistas vão além, prevêem a eliminação do Flamengo da Libertadores e que esse fator desmotivará o time.

    Entretanto são unânimes em considerar o Flamengo no máximo como concorrente do SPFC.

    A ressonância da imprensa paulista é enorme, mas não entra em campo.

    Vamos Flamengo

    Reply
        • Boa tarde, amigos,
          Nino, meu caro, desculpe pelo termo “bobagem”, pois acho que vc não gostou, apesar que no post passado vc se referiu ao que eu falei com esse mesmo termo, quando eu disse que achava que poderíamos entrar em uma fase de hegemonia do Palmeiras.
          Um abraço.
          SRN.

          Reply
    • Nino,
      O pior é que parte deste discurso afeta alguns de nossos torcedores… É lógico que o Flamengo caiu de rendimento no pós-copa, o que é normal em um campeonato bastante nivelado e calendário insano, mas daí criar um discurso de que tudo está errado e é horrível, que tem que mudar treinador e elenco, acho exagero…

      Se for analisar os jogos com pontos realmente PERDIDOS no Brasileirão, sofremos uma derrota com time “b” para a fraca Chapecoense (3 x 2) e contra o Grêmio.

      Acaba que aquele fator citado por muitos aqui no blog, de que o São Paulo têm vantagem por só jogar só o BR, fez a diferença nesse ponto da tabela. Se tivéssemos jogado com time principal e descansados contra Chape e Grêmio, respectivamente, pelo menos teríamos uns 4 pontos ganhos…

      FOCANDO no Brasileiro, acredito que as chances são grandes de título. Por mim já abriria mão da Libertadores (time reserva) e entraria com um mistão contra o Grêmio (Diego A.; Pará, Rodolpho e Thuller, Trauco; Piris, Arão, Diego; Marlos, Vitinho e Ceifador).

      Reply
      • acrescentaria aí os 3 pontos em casa contra o SP..pensando em título, jogos como esse são fundamentais. Vencendo aquele jogo teríamos 7 pontos de vantagem dele ao fim daquela rodada. Foram 30 dias para se preparar, arrumar substitutos pro Cuellar e Vinicius Jr e jogar uma “final”. Preferimos apostar em Romulo, Marlos Moreno e no Guerrero. Apesar do futebol estar longe de ser ciência exata, achar que esses caras iam dar respostas é contar muito com o acaso.

        Reply
        • Marcelo,

          São estes fatos que formam a tendência meu caro!

          Enquanto o Flamengo perde pontos em casa e deixa de ganhar alguns jogos fora, os paulistas estão implacáveis, muito firmes!

          Entretanto estamos colados a 1 ponto, vamos Flamengo!

          Reply
      • Diego meu caro!

        O fato concreto e inegável é que temos alguns velados problemas de origem, isso é inegável!

        Todos os problemas atuais advém da administração esportiva do clube. No passado tivemos administrações esportivas excelentes e péssimas administrações financeiras e de patrimônio.

        Eu custo muito a acreditar em que no 6o. ano de mandato do EBM isso vá mudar!

        Como esperança é a última que morre, ai reside a minha fé!

        Reply
    • torcer a gente torce, mas ao analisar o histórico recente pós copa..não dá pra brigar com os fatos. Tanto o Inter quanto o SP vem melhor do que o Flamengo nas últimas semanas. O SP tem 6 vitórias nos últimos 7 jogos.
      A chance de cairmos pra 3o no domingo é enorme..e além disso tem as 2 copas disputadas paralelamente contra rivais nacionais, e o resultado além de cansar fisica e mentalmente o time, certamente influenciará no Brasileiro.

      Reply
    • Concordo,

      Entretanto vivemos um momento de cada vez, assim estamos observando as tendências atuais, de momento, comentando quais tendências a imprensa paulista esta tendo do momento.

      Estão exagerando? Sim, bastante! Estão errados em analisar as tendências? No momento não estão!

      Reply
  2. No meu conceito, não existe polêmica alguma, apesar da grande defesa do Diego Alves, a do Gordon Banks foi muito mais difícil e espetacular, a cabeçada do Pelé foi de muito mais perto e fulminante, de cima pra baixo. Mas vale a brincadeira….não polêmica…

    Reply
  3. Caro kleber
    Quanto a defesa, para né. Estou assistindo Fluminense x Inter e é muito triste ver aonde o Fluminense chegou…fundo do porço. E pensar que o Landin ta sendo apoiado por um que quase levou o Flamengo a falência. Sai dessa Landim, senão vc vai quebrar a cara.
    SRN

    Reply
  4. Esses “jornalistas” de São Paulo são da mesma turma que ficou rindo do então presidente Delair Dumbrosck em 2009 quando falou ao vivo, com quase um turno de antecedência, que seríamos campeões brasileiros. Infelizmente os bons jornalistas cariocas não participam desses programas, todos sediados em SP, à exceção do Mauro Cezar, que também, quando necessário, desce o sarrafo no Flamengo. Solução pra isso só uma: controle remoto.

    Reply
    • Aí, Aí, aí se esse blog tivesse um banco de dados com histórico de cada jogador e comentários positivos e negativos, separados em caixinhas de cada torcedor aqui. Ia pegar muitos que hoje elogiam, mas antes reclamavam.

      Reply
  5. Prezado kleber, apesar de rubro negro..a defesa de Banks foi bem mais difícil, por um único motivo:
    Quem cabeceou foi nada menos que Pelé. Aí nessa infelizmente no Diego perdeu.

    Reply
  6. Caríssimo Kleber.
    A “inteligência”do Flamengo existe só no papel. São burros de carteirinha no futebol, se autopromovendo. Diego Alves não foi resultado do mini cérebro futebolístico desses dirigentes. Ele ligou e se ofereceu pra vir para o clube. O Flamengo é a prova de que ter dinheiro, mas não ter critérios, nem técnicos nem estratégicos, só produz lambanças. É preciso dizer para o dinheiro, aonde ele deve ir, para não ter que perguntar depois, aonde ele foi.
    Somente para enumerar, as lambanças do último trimestre, para poder caber nessa página:
    1) Cantaram aos 4 ventos que VJ só iria com a vontade de 2 das 3 partes (Fla x VJ x RReal). Por conta disso, desprezaram o Éverton (jogador mais regular do time) e não quiseram dar-lhe um aumento, uma vez que o mesmo estava insatisfeito por ganhar menos que várias malas que tinham sido contratadas (Geuvânio, Marlos, etc)
    Resultado: Reforçaram nosso principal concorrente e ainda perdemos com gol do Éverton. ISSO É INTELIGÊNCIA?
    2) Desde a saída dos laterais Jorge e Léo Moura, o Flamengo sofre com as laterais, essas sim, nosso ponto mais fraco. No entanto, contratam pra todas as posições, até pra suprir a venda do reserva Jonas, como esse “paraguaio”, na expressão da palavra, que contrataram. A INTELIGENCIA perdeu várias chances de arrumar o setor, incluindo Zeca.
    E cá pra nós, 40 milhões nesse Vitinho é dose pra elefante. Se fossem inteligentes, com 1/4 desse valor, teriam mantido o Everton.
    3) Para refletir: até a parada da Copa, nossa defesa tinha sofrido 7 gols em 16 jogos com média de 0,43 po jogo. De lá pra cá, já sofremos 5 em 6 jogos, quase 1 gol por jogo. Por coincidência, foi a partir do retorno do Rever, grandalhão e lento. Algum comentário? O Thuller está pedindo passagem, mas cadê visão, inteligência e coragem, pra mexer nos medalhões, incluindo o Diego que, depois da contusão no joelho, virou barata tonta?
    Na administração Bandeira, em 6 anos, não ganhamos nada, exceto 2 cariocas. E caminhamos a passos largos para perder as 3 competições que estamos disputando. SALVE A NOSSA “INTELIGÊNCIA”.

    Reply
  7. Em breve nosso goleiro, apesar de já ter uma certa idade, receberá uma proposta para sair do time. Espero que a diretoria tenha a capacidade de renovar o contrato do cara a tempo, para que não seja mais um caso igual ao Everton. Apesar que, Diego Alves está ano a luz a frente do Everton, então essa renovação deve vir pra ontem.

    Reply
  8. A do Gordon Banks foi muito mais difícil . Parece que nosso Muralha espanhol esta adquirindo uma boa forma, mas ainda tem muito a “capinar”, para ser confiável…
    Atenção diretoria do Flamengo, o time do Eurico esta correndo atrás de Abel Braga…acordem ! Não vamos perder a chance de contratar um técnico de verdade…

    Reply
    • Fabio,
      Respondendo ao seu comentário da outra postagem. O Abel Braga tem 30 anos de carreira e apenas 3 títulos GRANDES – o Brasileirão com o apelativo Flu-Unimed e pegou um Internacional MUITO bem montado pelo melhor treinador dos anos 2000 (Muricy Ramalho), que foi vice do brasileiro em 2005 após sofrer um dos maiores roubos da história do futebol nacional. Se acha isso sensacional…
      Abraço!

      Reply
      • E Roger Machado? E Barbieri? Zé Ricardo? Cristovão? Rueda? Jorginho? Ney Franco?, Marcos Paquetá?etc?? Tem mais títulos que Abel??
        Esse grupo atual de mercenários que compõe o elenco do Flamengo precisa de alguém com pulso firme e rodagem ,pra enquadrar aquele bando….

        Reply
    • Fábio,

      Calma meu caro! Diego Alves começou inconstante no Flamengo, naquele momento estávamos considerando até a a maldição da camisa 1 (Sendo que o Cezar vinha bem na meta).

      Mas Diego pegou sua melhor forma, assim chama-lo de Muralha Espanhol não procede em nr. gênero e grau.

      Saudações!!!

      Reply
  9. Kleber,sem duvida nenhuma a contratação de Diego Alves não se deve ao centro de burrice da administração Bandeira….fui um entusiasta da contratação de Vitinho e das opções de mercado achei a melhor mesmo sendo muito caro e ainda acho que o mesmo entregará pontos valiosos ainda nesse campeonato….a torcida do Flamengo as vezes eh muito burra e pega birra com jogadores que são o diferencial do time(ja foi Diego,Everton Ribeiro,agora Vitinho,Rever)jogadores que são FUNDAMENTAIS para o time e que caso saissem tranformariam o mesmo em um time do nivel do Vasco….ou alguem acha que tirando o Paqueta os outros times temem Rene,Rodnei,Dourado e ate mesmo o Leo Duarte(esse sim subindo de produção)…..sou um eterno otimista e ainda acredito na triplice coroa Kleber,agora caso o Flamengo conquistasse a classificação em BH ia ser muito lindo…porque essa diretoria nao faz um video motivacional pra ver se os bananas entram com sangue nos olhos?Amanha to la!!vai pra cima deles mengoooooooo

    Reply
    • video motivacional é uma faca de 2 gumes cara…tem jogador que desmorona de tristeza de ver mensagem de pai, mãe,etc..cada um tem uma reação. Fora que todos são profissionais, pagos em dia e a motivação tem ser instrínseca de cada um. o que a diretoria tem que fazer é cobrar e passar a mensagem que não tolera a derrota.

      Reply
  10. Meu caro Kleber, tinha gente no blog chamando o cara de muralha espanhol kkkkk.
    Diego Alves é um baita goleiro e mais para mim já teria que estar com a faixa de capitão.
    Perguntando pelo repórter do Sportv sobre a defesa, ele respondeu não quero falar da defesa e sim da importante vitória. Esse é o cara !!!!!
    Quanto ao campeonato, o São paulo não mete medo. Temos que ficar de olho no Inter.

    Saudações

    Reply
    • Octacito, Octacito mio, Ocatacito mio caro!

      Inter? Tá colado na tabela mas a realidade é o momento do SPFC. Nós tivemos um bom momento antes da Copa, e atualmente o time esforça em reencontrar essa melhor fase!

      Estou comemorando a chegada do Vitinho e a volta do Trauco!

      Reply
  11. Caro Kleber, mais uma vez, em um curtíssimo espaço de tempo, Ricardo Marques Ribeiro vai apitar um jogo nosso. Vamos aguardar para ver se o baiano Jailson nao reaparece em Curitiba ou BH.
    Por outro lado, e o Vinícius Jr, hein? Foi chamado de Neguebinha, disseram que ele não estava pronto, que iria ser emprestado , que iria para o RM b.O fato é que ele já esta relacionado para atuar no time principal inclusive para participar de uma decisão. Desejo muia sorte para ele.

    Reply
  12. PessoAll,

    vou dar minha visão do lance como Goleiro que sou, embora amador.

    Os dois lances têm algumas diferenças importantes:
    No lance do Banks, o cruzamento veio da linha de fundo, próximo a linha de fundo, enquanto que o lance do Diego, o cruzamento veio da lateral da área. Isso faz com que o Banks corra uma distância maior lateralmente e tenha que virar o corpo pois, quando o cruzamento é realizado, está de lado para o gol e depois vira para ficar de frente para o atacante.

    Outra diferença importante, a cabeçada do Pelé é mais forte e a bola quica antes de o Banks defender.

    Portanto, na minha opinião é bom salientar, a defesa do Banks é mais dificil.

    Mas uma coisa, todos nós concordamos, a defesa do Diego foi uma defesaça e times que querem ser campeões precisam ter grandes goleiros e isso nós temos atualmente. E isso não está sendo comprovado apenas por essa defesa em específico, mas por várias outras anteriores a essa.

    Reply
  13. Caros Amigos,
    Honestamente não me preocupa o que a imprensa paulista fale ou a forma como os interpretamos, pois os torcedores paulistas falam o mesmo da imprensa carioca, isto é muito normal de acontecer.
    Tenho duas grandes preocupações:
    1 – O São Paulo e o Internacional tem um calendário no returno melhor do que o nosso,e ainda por cima jogam menos competições paralelas, no caso do Inter nem isso.
    2 – A minha preocupação maior, o nosso time não empolga, não é vibrante, toca muito a bola sem objetividade, nossos laterais são regulares, nossa zaga é boa mas é lenta, no meio Cuellar está muito bem, o Paquetá tá muito bobinho, precisa jogar com mais seriedade, o Diego ,Everton Ribeiro e o próprio Paqueta jogam muito recuados , longe do gol e por isso tocamos muito para os lados, na frente dos que aí estão prefiro o Ceifador, e a nossa esperança está no Vitinho, se ele deslanchar podemos fazer gols, na reserva acho que devíamos fazer rapidamente uma homenagem ao Juan…, o Uribe podemos emprestá-lo para algum time carioca, quanto aos demais, é trocar 6 por meia dúzia.
    P.S. Deixei por fim falar do Goleiro, defesa espetacular, achei que a bola tinha entrado, o considero um grande goleiro, dos melhores que já tivemos, só não gosto de suas saídas de bola com os pés.

    Reply
  14. Por falar em Diego Alves,
    Que olheiro de goleiros teve o Atl.Mineiro naquela época, revelou ao mesmo tempo o Bruno e o Diego. O primeiro o maior goleiro que vi com a camisa do Flamengo (excluam, por favor, a atrocidade que fez fora dos campos); o segundo com muita qualidade e liderança, sério candidato á ídolo em caso de títulos grandes.

    Reply

Comente.