Os mistérios do futebol

(Foto: Gilvan de Souza / Flamengo) Klefer

Estava cá, pensando com os meus botões, enquanto tentava imaginar a melhor formação do Flamengo, sem Paquetá, para o jogo contra o Cruzeiro, pela Libertadores, se alguém esquece de jogar futebol.

Explico: William Arão veio para o Flamengo provocando verdadeira revolução no Botafogo. Começou bem, a ponto de merecer convocação para a Seleção Brasileira, com seu jogo voluntarioso, defendendo bem e, sempre chegando como fator surpresa ao gol adversário.

Hoje, Arão, com a chegada do volante paraguaio, é a quarta opção do treinador. Daí a pergunta: alguém esquece de jogar bola?

A pergunta é para provocar mesmo. Uma tentativa de se encontrar uma explicação para tamanho declínio técnico. E, muito em função disso, jogadores que estavam jogados no lixo em determinados clubes, repentinamente, como num passe de mágica, trocam de clube e voltam a jogar bola. Quantos e quantos casos poderíamos aqui citar…

Não há como não concluir que, nestes casos, “haja algo no ar que não seja avião de carreira…”. São tantos os fatores para um jogador dar certo, que quando nesta engrenagem algo falha, acontece o declínio. E, não preciso dizer que dirigentes, treinadores e psicólogos devem estar sempre atentos. Muitas vezes, a bobeira é deles ou, de um deles.


A não ser que haja um teatrinho para ludibriar Mano Menezes ou, uma jogada de marketing para, em cima da hora do jogo, anunciar a presença de Guerrero, seria absurdo acreditar na escalação de alguém que, estava contundido, que não treinou e com o contrato sendo encerrado na sexta-feira.

E o papo que corre é que o Internacional pode ser o próximo passo de Guerrero. Será que o Inter topa assinar um contrato de longo prazo, como quer o jogador? Será que o Inter encara pagar uma milha por mês?

Aliás, a camisa 9 tem enredo parecido com a 5, onde hoje Arão é a quarta opção. Na 9, igual. Arrancado do Fluminense, artilheiro do campeonato, Ceifador é a quarta alternativa do treinador.

Querem saber de uma coisa? Tenho sérias dúvidas entre Uribe e Ceifador. Acho que no par ou ímpar da pelada iria demorar para escolher…

Pela melhor campanha na fase de grupos, o Cruzeiro ganhou o direito de fazer o segundo jogo em casa. Acho que é uma vantagem, pois decisão mesmo é no segundo jogo.

Os matemáticos afirmam que quem faz o segundo jogo em casa tem 60% de chance de se dar bem. Da mesma forma, provado está que na disputa de pênaltis, o time que bate primeiro tem chance bem maior de sair vencedor. Aliás, o percentual é o mesmo, 60%, contra 40%.

O que me anima é o retrospecto do Flamengo, que tem jogado muito bem fora de casa. A batalha é dura, mas dá pra ganhar.

Ver mais com Kléber Leite

1 Comentário

  1. Boa noite a todos ,se tivéssemos contratado o Vagner love antes do Ceifador e também do Uribe , tenho quase que certeza que nossos problemas seria bem menor . mas como não tem volta ,vida que segue.acho que com Vitinho e Marlos Moreno no ataque ganharíamos em velocidade,mobilidade e habilidade. incrível até o Barcos joga mais que esses centroavantes que o flamengo contratou,acorda diretoria. Amanhã se Deus quiser uma grande vitória para colocar vantagem e respeito !

    Reply
  2. Tenho certeza que vou tirar Guerrero da cabeça de alguns…
    Vendo o Bate-Bola agora na ESPN, fiquei estarrecido com a pesquisa do Mauro Cezar. Baseado no FUTDADOS, o ano do Guerrero é igual ao do Uribe que chegou ontem. Ambos com 1 gol!!!!
    Ou seja! Em 7 jogos que jogou esse ano, Guerrero fez 1 gol apenas, contra a Chapecoense…
    Quanto ao questionamento sobre Arão e Ceifador, talvez ambos não sejam isso tudo que mostraram. O mesmo aconteceu com Hernane em 2013 e nunca mais aconteceu em lugar nenhum.
    Aliás, Ceifador só fez história no Fluminense porque o time inteiro, mais os reservas, jogavam pra ele.
    Pessoalmente, não acredito mais em nenhum coelho na cartola em relação ao Tuta peruano.
    Com essa treta de não jogar o 7º jogo, a água bateu na bunda…

    Reply
    • Boa noite, amigos,
      Grande Egon, vi o Mauro Cezar também. Ele fica doido com Guerrero, kkkkk!!
      Quanto ao Arão e Ceifador, penso como você. Acho que tiveram uma boa fase. Talvez não sejam tão ruins, mas não são muito mais do que apresentam atualmente.
      Prepara seu combustível pra amanhã, kkk!!
      SRN.

      Reply
      • Graaaaande Paulão!
        O “expediente” começa às 18:00 mas vou TENTAR chegar no Pit stop às 19:45…
        Se… o Flamengo jogar de azul… vou ter que recorrer aos universitários kkkkkkkkk
        Mauro Cezar pira… kkkk
        Abs

        Reply
    • Egon,
      “Ceifador só fez história no Fluminense porque o time inteiro, mais os reservas, jogavam pra ele.”

      Dos “artilheiros” nos últimos 10 campeonatos Brasileiro (2008 até 2017):
      – Em três oportunidades o artilheiro jogava no time campeão;
      – Em sete oportunidades o artilheiro jogava em times que sequer ficaram entre os cinco primeiros (*contando Dourado no Flu/2017 e o Tardelli no Galo/2009, que empataram com o artilheiro do time campeão); O time fraco que joga pelo artilheiro é uma constante.

      Por sua vez, a vida dos artilheiros em times mais fortes não é tão boa, geralmente os gols são bem divididos entre os companheiros.

      Ainda assim, importante destacar que o Guerrero sempre ficou MUITO longe dos principais artilheiros.

      Reply
  3. “””Causou grande incômodo entre os dirigentes do Flamengo uma carta enviada por Rodrigo Dunshee de Abranches, presidente do Conselho Deliberativo, aos sócios do clube. Nela, ele enaltece o nome do candidato à presidência Rodolfo Landim e confirma que virá como seu vice na eleição no fim do ano.
    O problema é que tal ato fere o estatuto rubro-negro, que diz que, para fins eleitorais e de posicionamento político, não pode haver relação com os sócios fora do período eleitoral.
    O ARTIGO 52 do estatuto, por exemplo, prevê suspensão de até 360 dias se for tornado público assunto interno que provoque escândalo, denegrindo o nome do Flamengo.”””

    PODE ISSO, AMADO GURU????????????

    Reply
    • Egon,
      O Zico já manifestou apoio ao Rodolfo Landim. Você acha um bom nome??? Acha que esta chapa vai manter a responsabilidade financeira para manter a evolução do clube???
      Meu medo nessas eleições é chegar algum irresponsável para voltar com as dívida do clube, comprar e não ter como pagar…

      Reply
  4. O Arão é mais um que foi pego pra Cristo no Flamengo. Jornalistas, no alto de suas posturas perseguidoras e irresponsáveis, criticaram a todo vapor, fizeram vídeos nas redes sociais e espalharam ódio contra o cara.

    Até pensaria no Arão, mas sem sequência e ritmo de jogo fica complicado substituir bem o Paquetá. Acho que vamos de Jean Lucas mesmo depois da fraca atuação diante do Grêmio no sábado.

    Reply
  5. Pensando na situação dos nossos centroavantes, vejo que não apenas o Guerrero ou Dourado não marcam. Devido nosso estilo de jogo, nenhum dos nossos atacantes brigam por artilharia. Tirando o Hernane em 2013, quem mais?

    Podem falar que o Guerrero enverga nossa camisa 9 há alguns anos já. Ele foi contratado no segundo semestre de 2015. Esse hiato entre a grande fase do Brocador com a chegada do peruano ao Mais Querido tem 1 ano e meio. E a gente continuou sem um artilheiro.

    Então queria sugerir, com a permissão do Kleber, lógico, uma reflexão sobre o tema. Nossos centroavantes são ruins ou eles não se encaixam no nosso esquema?

    Para o jogo com o Cruzeiro, iria de Henrique Dourado. Talvez com um jogador como Vitinho, a bola pare mais na área adversária e com isso o Ceifador terá mais chances de marcar.

    Abs e SRN

    Reply
    • Amigo Paulo!
      O tema é pra lá de válido. Acontece que estamos escrevendo no Blog desde o primeiro dia, que time nenhum no universo perde tantos gols como o nosso. A ineficiência quando tem que meter pra dentro é tanta, que nossa paciência já foi pro ralo. Era assim com Love, depois com Guerreiro e agora com Ceifador.
      Saímos de uma Libertadores jogando bem, contra Atlético Paranaense e Católica, perdendo no mínimo 10 gols na pequena área.
      Na verdade, contratamos um 9 que nunca foi 9 e, um centroavante que só acertou no Fluminense.
      Tanto Guerrero quanto Ceifador, NUNCA foram centroavantes com garantia do INMETRO. Fases boas e nada mais…
      Hernane, por ser referência, já chegou do Mogi como vice artilheiro do Paulista, com apenas 1 gol atrás de Neymar. Sendo que esse, batia penaltis, escanteios, laterais e faltas.
      Matador tem que jogar na risca da pequena área, como fazia o maior goleador de todos os tempos, Gerd Müller.
      Portanto, o papo seria outro se tivéssemos contratado um Fred ou um Luiz Fabiano em forma.
      Acho que nosso problema é por aí.
      Ainda não contratamos o “não resta dúvida”…
      Grande abraço

      Reply
  6. Kleber meu querido,

    O assunto Guerrero esta muito mal parado!

    O repórter Mauro Cezar desceu a lenha junta e injustamente contra o EBM, as circunstâncias variam muito, mas a maioria dos argumentos (duros) do repórter procedem!

    Guerrero é maior que o Flamengo, ao que parece.

    Reply
  7. Nesse mundo de “coincidências” existem fatos que não podem ser esquecidos…
    Acho que a família Dunshee não é muito chegada a craques.
    A saída de Romário do clube em 1999, contou com 3 protagonistas: Edmundo dos Santos Silva, Gilmar Rinaldi… e, Rodrigo Dunshee de Abranches, que na época era Vice Geral de Edmundo…
    Anos atrás, precisamente em 2 de junho 1983, antes de renunciar a presidência do Flamengo, o papai do Rodrigo, Antonio Augusto Dunshee de Abranches, vendeu nada mais nada menos, que Zico para a Udinese.
    Será que se Landim assumir, e o vice sendo Rodrigo, correremos o risco de perder Diego Alves, Paquetá, Leo Duarte, Vitinho etc…?
    Quem viver verá!

    Reply
  8. Bem!
    Como não podemos tomar gols, escalaria Piris e Cuellar.
    Se o paraguaio for o carrapato que diz ser estaremos bem, principalmente na cobertura a Renê.
    Meu time seria: Diego Alves, Rodinei, Réver, Leo Duarte e Renê. Piris, Cuéllar, Diego e Éverton Ribeiro. Vitinho e Marlos.

    Reply
  9. Pessoal, meu avô dizia que insistir num assunto que nao tem solução é “queimar vela boa com defunto ruim”. Esse negócio do Guerrero teve um custo/benefício muito ruim, como de resto um caminhão de outras contratações da Era EBM também tiveram. Aceita que dói menos: os papas das planilhas tomaram uma volta desse peruano nesses três anos e especialmente nesse final melancólico com a história do sétimo jogo que previmos aqui no blog que ia acontecer. Página virada, vamos focar no jogo do Cruzeiro, esqueçam o Tuta peruano (desculpe Tuta, você pelo menos marcou gol no Vasco, e na final).

    Reply
  10. Isso demonstra que a atual direção e seus gestores, estão correndo atrás do tempo perdido por conta das teimosia de EBM em mudar as cabeças da direção e certas peças do elenco e, assim, fazer a tempo a sua reposição.

    É notório que pós copa do mundo, não fizemos o dever de casa e não contratamos todos os jogadores cujas posições eram claras desde o início do ano.

    – Paquetá, ‘meia’ que sabe se apresentar muito bem no ataque seria substituido por um volante do atual elenco. Ederson foi embora e Everton Felipe do Xpoti fechou com SP.

    – Nesse mesmo ataque temos: Guerrero, que deveria deixar o elenco para contratarmos um ‘centroavante’ inteligente.

    – Enquanto isso como anda a negociação com o ‘LD’ do Avaí?

    – Faltam centroavante, meia e lateral direito ou que venham as eleições!

    Reply
  11. Caro amigo Kleber Leite vou fazer de suas palavras as minhas,confiança no futebol é tudo,e partindo dessas suas sábias palavras não dá pra colocar o Arão nesse jogo,simples assim,gostaria muito que ele jogasse o que jogou em 2016 ,mais a queda foi vertiginosa.

    Reply
  12. No lugar do Paquetá é botar o Pires ao lado do Cuellar… Podemos deixar o Pires marcando mais, enquanto o Cuellar pode avançar mais vezes. Não conheço o futebol do cara, mas essa seria minha opção.

    Reply
  13. Cuellar disse que jogava de 2o. volante antes de vir para o Flamengo, isso obviamente merece reflexão:

    1o. Cuellar estava se referindo a um esquema de jogo com dois volantes de marcação, tipo cães de guarda.

    2o. Obviamente se tratava de um esquema de jogo de alta marcação no meio, como se joga hoje em dia, sem a bola.

    De onde concluímos alguns pontos:

    No primeiro caso não se aplica ao Flamengo que sabidamente joga historicamente com 1 volante de marcação desde da época de Muricy, pq Arão nunca foi volante de marcação.

    No segundo caso tbm não se aplica ao Flamengo, que joga para frente com alta posse de bola no meio campo ao ataque.

    Por tudo isso concordo com o Guru, se Paquetá não vai jogar, quem tem que jogar no lugar dele é obviamento William Arão.

    Saudações!!!

    Reply
    • Também concordo Nino. E com o KL tb. No atual elenco, eu iria de Arão!

      Não sabemos a atual situação física do novo contratado, é tb temos que pensar no desentrosamento.

      O problema será o caso de Arão não funcionar como um motor, naquele meio campo para ligar a saída de bola ao ataque. E aí que eu bato na tecla de ter que reforçar a equipe com a contratação de outro meia. Ou se fomos de dois volantes, liberar os laterais. E que laterais, hein?!

      Reply
  14. alguém já viu esse Piris jogar? imagino que não.. exceto se for um fenômeno que o Flamengo descobriu, o que dado nosso histórico de contratações não parece ser o caso, não vejo sentido em escalar num jogo desse porte um jogador recém chegado e que mal treinou com os outros titulares. Por coerência o titular hj deve ser o Jean Lucas.

    Reply
  15. Acho que desaprende sim, o Rômulo alguém ainda acredita nele, pois é, já foi de seleção. o atacante Paulinho jogou muito na Copa do Brasil em 2013 e depois ? Citaria aqui uma infinidade de jogadores que tiveram boa fase e sumiram depois, o Athirson foi o cara durante uns dois três anos, depois caiu de produção e não conseguiu jogar no nível de antes. Acho esse tal W.Arão no máximo um jogador mediano, foi supervalorizado em 2016. Pra já iria tarde, muitas lágrimas pra pouco defunto…

    Reply
  16. Entrava com pires e cuellar, o resto pra frente vai jogar bola.
    Obrigado Rodrigo Caetano a melhor coisa que fez pelo fla, levando o Guerrero. Seria pedir muito levar o Rômulo também.

    Reply
  17. Pessoal respeito a opinião de todos, mas não entendo essa esperança toda no Marlos, digo esperança porque é o que temos desse cara. Pois efetivamente não tem demonstrado muita coisa, nunca fez gol,se deu uma assistência foi muito, é rápido e dribla bem, mas pra quem chama o Everton de burro é um prato cheio. Por isso galera vamos devagar pra não se decepcionar depois.

    Reply
  18. Deixa o Ceifador no banco .Em caso de algum pênalti próximo do final do jogo no segundo tempo ou mesmo próximo a alguma decisão de pênaltis ele entra. Ao menos certeza de gol.

    Reply
  19. Caro Kleber, li hoje uma declaraçao do Zico de apoio a oposição nas eleiçoes do Flamengo. Entre outros, destacou o aspecto conciliador do Landin.

    Reply
  20. Caros Amigos,
    Se tivesse que escolher entre o Uribe e o Ceifador, ficaria com o Dourado pelo menos em jogos da Copa do Brasil e Libertadores, já que no mata mata tem sempre possibilidade maior de penaltys principalmente com o Var, acho que esta é a unica vantagem dele sobre o Uribe, no resto são 2 postes.
    Eu começaria com o Arão e colocaria o garoto depois, acho que ainda é muita responsabilidade para ele, é melhor entrar no decorrer do jogo.
    Gosto do Guerrero, o acho habilidoso, sabe segurar o jogo, mas joga isolado assim como todos que o tem substituído.
    Vamos torcer para dar tudo certo
    Abraço

    Reply
  21. “Vou apoiar a chapa do Rodolfo Landim, se confirmar… O Landim é a mesma do grupo do BAP (Luiz Eduardo Baptista), daquele grupo que entrou em 2012 e que fez essa transformação toda no Flamengo. No que é o Flamengo hoje. Toda a credibilidade que o Flamengo tem hoje, foi graças a esse grupo. E eu sou muito fiel, porque eles foram muitos corretos comigo. No momento em que eu mais precisei de apoio dentro do Flamengo. O Landim eu acho que é o nome que… Já na última eleição, eu gostaria que ele tivesse sido candidato porque ele é um cara conciliador, um cara com a cabeça tranquila, um grande administrador”, disse o Galinho.

    Amigo Paulo!
    Acontece que ele esqueceu de mencionar que Landim (ex-executivo do Eike) é Presidente da Empresa Ouro Preto Óleo e Gás. Se não me engano, o Banco Santander já foi seu sócio na Empresa Maré Investimentos, também de óleo e gás.
    Significa dizer, que Landim fica 1 semana no Brasil e 3 meses fora…
    Caso Bap volte a ser o vice de marketing, teremos uma gestão virtual, já que Bap é presidente da Sky, trabalha e mora em São Paulo…
    Não há Zap que aguente isso…
    Seja quem for, o Flamengo TEM que ter um presidente 24 horas por dia cuidando do nosso clube.
    “Esse grupo”, segundo Zico, também contava com Bandeira, Wrobel, Claudio Pracownik, Godinho, Fred Luz, Tostes, Biscotto etc…
    Acontece que a partir de 2015, muitos pularam do barco e a gestão seguiu rigorosamente – e com sucesso – o que foi planejado.
    Enfim, nosso Galo querido, deveria ter mencionado o final do filme…

    Reply
    • Egon,

      Sinceramente o Galo no Flamengo só era craque dentro das quatro linhas. Na política rubro negra ele é um desastre.

      Eu estou pela chapa do Lomba, pq achei inadmissível o sentimento revanchista da política miúda do vice do Landin (para não citar nomes).

      Então, eu que critiquei o Velho Apolo qdo este disse que votaria na chapa do EBM, mudo de opinião estou com a chapa do EBM.

      Afinal de contas, falar todo mundo fala, mas fazer é bem lá outra história, e para o bem e para o mal o EBM fez, e se errou não foi por maldade.

      Reply
    • Entre as menções relativas ao final do filme, registre-se que a situação é apoiada e totalmente estruturada no grupo SóFla, inclusive o seu candidato, o mesmo grupo que, dominante no CoDe, articulou a punição ao nosso Presidente Kleber Leite.
      Aliás, a próxima eleição deverá estar resumida na polarização (bem) definida pelo grupo de oposição:
      “- É uma chapa (a da oposição) de união. Estamos unindo o clube de um lado e o outro é basicamente a SóFla, ou parte dela. Temos várias correntes que apoiaram o Bandeira e que estão conosco. Queremos pacificar o clube, governar com uma participação ampla e não um grupo dominante.”

      Reply
  22. Prezados,
    Saiu a notícia que o Internacional fechou com o Guerrero. “Na equipe colorada o peruano vai receber valores semelhantes aos que recebia no Flamengo, girando em torno de R$ 1 milhão mensalmente. O grande trunfo para o Inter na negociação foi as luvas oferecidas ao atleta, além do contrato de três anos, uma vez que o Fla queria renovar por período mais curto”.

    Esse Rodrigo Caetano é louco e irresponsável demais, para não dizer outra coisa… A melhor coisa que aconteceu foi este indivíduo ter sumido do Flamengo.

    Não sei como tem time que ainda o contrata…

    Reply
    • Boa noite, amigos,
      Acabei de ouvir na rádio Tupi, que os vencimentos ( com luvas) vai girar em 700 mil, comum adendo: produtividade. Jogou recebeu, não jogou…
      SRN.

      Reply
    • Falando em nove (no bom sentido) tem um no Ceará que leva jeito. Não sei de quantos jogos participou no Brasileirão. Chama-se Artur. O nome ajuda…

      Reply
      • Yvan,
        Sim, e o Arthur é jovem (20 anos). Está entre os artilheiros do país em 2018.
        No rival também tem um bom nome, o Gustavo do Fortaleza (24 anos), maior artilheiro de 2018.

        Reply
  23. Eu nao tenho preferência politica. Por questao de princípios, acho a alternância a melhor saida. Alem disso, acho que EBM foi muito mal no carro-chefe do clube. E nao falo apenas da falta de titulos. Os casos Rueda e Guerrero mostram toda a incapacidade do nosso presidente na gestao de pessoal. Esses 2 cidadãos estrangeiros defecaram solenemente na cabeça do clube e nossos mandatarios estavam de cócoras assistindo a esse espetaculo constrangedor. Eu digo que fiquei enfurecido com os 2 fatos. O clube foi prejudicado nos 2 episodios e humilhado publicamente, sendo descartado por 2 Ze Ruelas.
    EBM e honesto, foi importante politicamente, bla, bla, bla, bla…
    Mas a hora da mudança chegou. Eu nao sei se o Landim vai estar aqui ou em Nova Yorque ou em Abu Dhabi. Muito menos o Bap. Mas o fato e que acho que eles merecem uma chance de tocar esse barco. Pior do que esta, e dificil ficar. Flamengo precisa dominar a America, ser o bicho-papao aqui. Isso e fato. Acho que o custo/benefício da aposta no Landim é favorável, ate pq ele e muito bem-sucedido no plano empresarial, logo nao acho que va detonar as contas do clube, ja que ele e um dos mentores do plano de saneamento executado.
    Obrigado EBM pelo esforço. Flamengo precisa voltar a ganhar algo importante.
    Mas como na vida nada e definitivo, uma vitoria na Libertadores ou no Brasileiro podem dar ao Lomba a chance de ser o presidente. Incoerencia? Nao, realismo. No futebol, vencer campeonatos( com lisura) e o que importa. Por principio, a alternância e o melhor caminho de qq modo.

    Reply
  24. Prezados. Kleber.
    Como destacado pelo Yvan Bayardino, existe um atacante muito bom no Ceará, o jovem Arthur. Tem 20 anos de idade e é goleador.

    Por aquelas bandas também tem o Gustavo, do Fortaleza, com 24 anos de idade, é o artilheiro do país em 2018. A diretoria tinha que abrir os olhos para essas promessas, diminuir um pouco a quantidade de medalhões e jogadores caros.

    Reply

Comente.