Zaga perfeita

(Foto: Thiago Ribeiro/AGIF) Klefer

O pessoal do Grêmio saiu reclamando da sorte, achando o placar injusto. Como sempre dizia meu amigo João Saldanha, ”justiça no futebol, é bola na rede”!!!

Jogo emocionante, muitíssimo bem disputado, com o Grêmio com maior posse de bola, porém, sem criar grandes chances.

Claro que sorte no futebol, faz parte. Demos sorte no gol, na falha de Cortês e, a sorte soprou rubro-negra mais uma vez, pois a bola caiu no pé direito de Éverton Ribeiro, que não desafinou.

No domínio do Grêmio, o comportamento da zaga do Flamengo foi acima da média. Réver e Léo Duarte não erraram. Jogaram muito!!!

Outro que se destacou, principalmente no primeiro tempo, foi Éverton Ribeiro. Combativo e criativo, foi o destaque do Flamengo, quase se igualando à nossa zaga.

E quem diria, hein? Léo Moura, que para muitos, antes do jogo, seria o mapa da mina para o Flamengo chegar à vitória, acabou sendo o mais lúcido jogador do Grêmio. Errou apenas uma jogada. Errou a jogada e saiu. Jogou muito, também.

Flamengo e Grêmio tiveram o mesmo problema. No Flamengo, Ceifador não ceifou… No Grêmio, André e Jael, à altura do Ceifador…

O comando de ataque é o calcanhar de Aquiles de Flamengo e Grêmio.

E, que venha o Corinthians…

Veja mais de Kléber Leite

1 Comentário

  1. Caro Kleber, nós não deixamos o Grêmio jogar. Você tem razão, nosso sistema defensivo hoje bateu um bolão. Cuellar, que foi um leão dentro de campo, terminou extenuado, mais uma vez. Esse esquema de 1 volante exige muito dele. Nosso técnico mandou muito bem. Quando ele tirou o Vitinho eu e os que assistiam o jogo comigo criticamos e esbravejamos por ele ter deixado o Ceifador em campo mas o Marlos entrou muito bem no jogo e ajudou a fechar o lado direito do Grêmio. Foi sofrido mas estamos classificados.

    Reply
  2. Time teve espirito. ER7 e Diego jogaram muito bem. O time soube sofrer. Acho que Barbieri deixou o Dourado erradamente em campo. Com o desenho do jogo, jogamos com 10. Marlos entrou bem. Eu teria deixado ele e o Vitinho na frente. Mas gostei sa disposicao, time foi copeiro. Espero que Barbieri mescle o time pro jogo la no Parana e que os reservas joguem o jogo da vida. Precisamos vencer!

    Reply
    • Amigo Alexandre!
      Barbieri deixou Ceifador em campo até o final, por um único motivo.
      Com espírito de Hiena Hardy não acreditou na nossa vitória.
      Pensou nos penaltis e foi com o #ceifaporranenhuma até o final.
      Em tese, seria um gol garantido…
      Como nem ele nem nós aguentávamos mais, quando tentou substituir, Cuéllar sentiu.

      Reply
  3. O Grêmio dominou, mas não deu um único chute no gol do Flamengo. Domínio estéril.

    Que partida do Diego e do Everton Ribeiro. Lembrando que o Everton foi criticado aqui duramente no domingo. A resposta veio com mais uma atuação de gala.

    O Flamengo está classificado, o resto é resto.

    Aliás, a entrada do Marlos matou o Grêmio. Parabéns ao Barbieri.

    Reply
  4. Acho que tivemos outros problemas além do ceifador. Renê terrível. Tecnicamente é muito ruim, em um jogo como esse que vemos a sua fragilidade técnica e Diego Ribas, que tecnicamente fez uma partida horrivel, sem qualquer inspiração e tenta enganar dando uns carrinhos translocados ,craque do time, não é contratado para Isso, mas para fazer o time jogar e ele foi muito mal e talvez tenha sido um dos motivos que o Flamengo não teve a bola.
    Sinceramente, mais uma Vitória estranha, do Flamengo, fico com uma sensação que falta algo. Mas o que vale é vencer.
    Abrir mão logo da libertadores, focar na copa do Brasil e no brasileiro e preparar um time descente e competente para tentar a libertadores do ano que vem. Fato é ; esse time nao aguenta fisicamente três competições e nem tecnicamente.

    Reply
  5. Caro Kléber!
    Apesar da minha enorme felicidade e alívio após o jogo, estava claro que o Vitinho não deveria retornar para o segundo tempo e que o Cuellar quase sozinho não ia suportar tanta correria e marcação. O nosso técnico deveria ter colocado Arão no lugar do Vitinho e eslocado o Paquetá para a esquerda. Isso iria acabar a agressividade do Grêmio. Além da zaga perfeita, temos um goleiro seguro e um Grêmio que teve a posse de bola e nao atacava com força. O imporante foi vencer, mas, fiquei muito preocupado com o Barbieri. Nos classificamos em Porto Alegre aos 49 minutos do segundo tempo.
    Que possamos ganhar domingo e que o Barbieri acorde. Com apenas um volante vamos acabar com o Cuellar.
    SRN

    Reply
  6. “O comando de ataque é o calcanhar de Aquiles de Flamengo.”

    Hoje me surpreendeu os pontas arriscando o chute. Mas tem que ser assim, pois não se justifica ter pontas que não chutam e que não procuram o centroavante.

    E como disse anteriormente, eu acredito no Fla vencendo o Cruzeiro no Mineirão, mas ultimamente a equipe tem feito míseros 1 gol por partida, com poucas exceções. Gosto do ER, mas como sei que Diego não será sacado do time, então eu iria de dois centroavantes no lugar dele, ficando opção para o decorrer da partida ou coloca dois volantes e libera os laterais.

    E hora de revezar o time nesses três próximos jogos.

    Reply
  7. Cadê o nó tático do experi Renato contra o Maurício? Não gosto do estilo do jogo de hoje, mas cansamos de dominar e perder jogos e sermos criticados pelo nossa torcida. Então pela coerência hoje deve ser só elogios !! Srn

    Reply
  8. Como o amistoso Brasil x El Salvador é no dia 11 de setembro, nos EUA, times que estão na semifinais da Copa do Brasil devem ter desfalques no jogo de ida, no dia 12, caso tenham jogadores convocados (a não ser que Tite – ex técnico do Corinthians – libere).

    Um oferecimento, calendário da CBF.

    Reply
    • Com o Corinthians na semi-final? O Encantador de Serpentes deve estar quebrando a cabeça pra mudar a lista toda agora pra não desfalcar o Timão. Pra nós é bom, deve aliviar o nosso lado também, senão vai pegar mal.

      Reply
  9. Grande jogo, atuação da zaga perfeita e laterais marcando muito bem as jogadinhas do Grêmio pelas pontas. Concordo com o Paulo César, quando o Vitinho saiu pensei: se não está cansado o Barbieri é burro. Dou a mão à palmatória , ele mudou o jogo, equilibramos a partida e saímos do sufoco. Parabéns Barbieri, matou o Renatão! Como sempre diz o velho Apolo: Flamengo não tem Purgatório, é Céu ou Inferno.
    Estamos no Céu…

    Reply
  10. Amigos, no frigir dos ovos a classificação foi merecida. Porém não acende grandes esperanças pelas atuações pós copa.

    Os problemas se repetem, me impressiona a cada vez maior incapacidade do Flamengo de criar jogadas, sempre com toques de bola estéreis e sem objetivo, demonstrando claramente que quando o time tem a bola não sabe o que fazer, não sabe criar jogadas ofensivas. O que se faz nos treinos? Outra coisa impressionante é que nem jogadas de contra-ataque conseguem fazer, ficam completamente descompactados e sem a mínima saída de bola, isso acontece não é de hoje. Paquetá novamente sendo mal utilizado, perdendo bolas importantes, erros que se repetem e parece que Barbieri não vê.

    Aliás, com todas essas deficiências recorrentes me pergunto o que faz Barbieri nos treinamentos? E como já disse aqui, o físico aperta cada vez mais e faz aflorar, hoje foi com o fundamental Cuellar. E aí? Graças ao planejamento pífio de contratações temos Rômulo e um tal de Piris. Tudo graças a idéia ufanista e inocente de Barbieri e cúpula de futebol de querer abraçar o mundo com os braços, focando nas 3 frentes. O resultado até agora é uma eliminação encaminhada na libertadores, perda da liderança no Brasileirão e nada garantido na imprevisível copa do Brasil.

    Quanto ao jogo, um amasso do Grêmio em cima de um acuado e bagunçado Flamengo em diversos momentos. Ganhou quem teve sorte, pois,sem ser capaz de criar jogadas decentes, recebeu de presente uma falha grotesca gremista seguido da bola respingado para Everton marcar. Everton,o verdadeiro maestro, excelente, gol decisivo.

    Mas cuidado, para dar volta olímpica é preciso competência,a sorte não estará sempre presente.

    Reply
    • Verdade, Daniel. Acho meio perigoso recuar, sem saber organizar contra ataques. Faz o time, em alguns momentos, sofrer momentos de pressão do adversário. Acho que a nossa sorte está aparecendo porque os outros times também estão sofríveis.

      Reply
    • Meu querido G.
      Bebendo até agora??? kkkkkkkk
      “O resultado até agora é uma eliminação encaminhada na libertadores, perda da liderança no Brasileirão e nada garantido na imprevisível copa do Brasil.”
      E quem está garantido até agora nisso tudo???
      O Cruzeiro, com o time titular, perdeu ontem para o Santos em pleno Mineirão.
      Como o amigo está usando SE…
      SE o Flamengo fizer 1 gols até os 20 minutos no Mineirão? Não podemos empatar e até vencer?
      Ainda nem viramos a tabela do Brasileiro e estamos a 1 ponto do líder.
      Terminou o Brasileiro?
      Nada previsível nem garantido na Copa do Brasil, para ninguém.
      Mas ontem demos um passo gigante com muita autoridade…
      Tu tá lendo muito o Nino. Querido Hiena Hardy II… kkkkkkkkkkkkkk

      Reply
    • Amigo Daniel G.
      Cheguei a pensar que você fosse pessimista de ocasião, agora percebo que é por definição!!!
      Menos companheiro, deixe toda essa amargura para novembro e quem sabe poderemos te dar razão? Mas acredito que mesmo o Flamengo ganhando alguma taça você vai querer devolver por conta de manchas das digitais dos atletas na comemoração…
      O único campeonato resolvido até agora para o Flamengo foi o estadual, nesse campeonato você pode baixar a madeira!!!!
      Um forte abraço. SRN

      Reply
  11. Boa noite, amigos,
    Para quem gosta de tática, foi um prato cheio. Com muitas alternativas. Para mim, um jogo sem emoção.
    O Grêmio teve muita posse de bola, mas parecia o Flamengo em alguns jogos. Não ameaçava. O Flamengo muito bem no setor defensivo. A zaga muito bem, e Renê ( que também não gosto), defensivamente foi muito bem.
    Agora, que narrador horrível esse que a Globo escalou. No gol do Flamengo, parecia que ele estava narrando um arremesso lateral. Mudei para o Sportv, e também estava feia a coisa.
    SRN.

    Reply
  12. Depois das lambanças que fez na Copa de 1982, o Senhor Telê Santana afirmou, que não existe defesa boa, existe defesa protegida. Hoje nossa defesa esteve muito protegida, marcamos o gol e caímos na defesa. O Grêmio não criou nenhuma chance real de gol, muita posse de bola, mas esbarrando no ótimo sistema defensivo rubro-negro. Rifamos a bola o tempo todo, o contra ataque não saiu, embora o time gaúcho nos desse todo o espaço possível. Jogo feio, mas copeiro como o futebol gremista, hoje o feitiço virou contra o feiticeiro. Valeu a classificação, mas ainda acho, que precisamos melhorar muito……

    Reply
  13. Kleber,acho que contra o Atlético PR historicamente não vamos bem lá e entraria de força máxima lá pra tentar a vitória…:contra o Vitória no maraca e o América mg ae já rodaria o elenco…..Éverton Ribeiro eh hoje o jogador mais importante do time e não o Paquetá .

    Reply
    • Diogo, amigo,
      O seu comentário é perfeito. Éverton Ribeiro tem sido o jogador mais importante do nosso time. Enquanto Tite observa Luan, Éverton e Paquetá, quem arrebenta é Éverton Ribeiro, que já merece a amarelinha…
      Forte abraço.

      Reply
  14. Parabens para todos nós pela vitoria, sofrida, mas justa, afinal mostrem-me um gol perdido pelo Gremio? Barbieri e cia merecenm aplausos e derrotamos o papão elogiado em todos os cantos. Mas não podemos deixar o brasileiro de lado. Temos que tentar brasileiro e copa do Brasil, ficando de olho na oportunidade da libertadores.

    Reply
  15. A verdade é a seguinte: Flamengo só perdeu na Libertadores para o Cruzeiro por que o Paquetá não estava em campo. Com ele o time é outro e o Flamengo dificilmente perde. É o craque do time.

    Reply
  16. “O comando de ataque é o calcanhar de Aquiles de Flamengo.”
    Já vi coisas do arco da velha com a camisa 9 do Flamengo, mas nada que chegue aos pés do Ceifador! Um verdadeiro muro…
    Ontem, quando Jael entrou em campo, senti até calafrio. Esse carinha jogou no Flamengo (2012) e não viu cor da bola. Perto do Ceifador é Romário…
    Defesa segura e Réver sem perder uma única bola pelo alto.
    NA MINHA OPINIÃO, Diego foi o nome do jogo, com apenas um asterisco.
    Assim como Paquetá, Everton Ribeiro e, agora Vitinho, Diego NÃO sabe jogar dando 2 toques na bola.
    A pressão do Grêmio na nossa saída de bola se deu por isso.
    Ficar com a bola antes do meio de campo, faz com que o time adversário jogue na linha do meio de campo. Como não temos mais válvula de escape, ficamos rodando por ali até perder a bola.
    Com a entrada do Marlos, voltamos a equilibrar o jogo.
    Contudo, o controle do jogo pelo Grêmio, não sujou a roupa do Diego Alves. Muito pelo contrário! Quase fizemos o segundo gol numa jogada do Marlos.
    A vitória foi absolutamente significante. Jogamos contra um time extremamente equilibrado e muito competitivo.
    Centro de Vitinho, queixo do Paquetá… golaço de PERNA DIREITA do canhoto Everton Ribeiro…
    Tudo pra dar errado mas deu tudo certo…

    Reply
  17. Valeu pela classificação e a grana que ganhamos por ir semi final da CB.
    Ao contrario do que muitos disseram, não foi um jogo de ataque contra defesa, mas sim de meio campo. O Grêmio com o toque de bola pouco efetivo , estilo Espanha, não chutou a gol. E o Flamengo , mais uma vez, não conseguiu contra atacar…
    Realmente a dupla de zaga foi perfeita, Cuellar também. Os outros jogadores não foram brilhantes , mas pelo menos correram e lutaram muito…Ressalto, apenas, Vitinho que parece acima do peso…
    O detalhe da não saída de CEIFADOR, ficou por conta, de caso o Grêmio empatasse, ele é o nosso melhor cobrador de penaltis, um plano arriscado, uma vez que, o Ceifador mau conseguia andar no fim…Bom , que não precisou.
    Mas o melhor da noite, foi evidenciar que é possível ganhar e fazer dois gols no CRUZEIRO, no Mineirão. Pois, o ainda desarrumado, Santos fez e só não eliminou os mineiros devido a atuação criminosa do arbitro Rodolpho Toski Marques…É bom ficarmos de olhos atentos !
    Em condições normais, somos melhores que o Corinthians…

    Reply
  18. “atuação criminosa do arbitro Rodolpho Toski Marques”
    Aquilo é pra suspender o cara até nego achar o corpo do Ulisses Guimarães, no mar de Angra dos Reis…

    Reply
  19. Passada a euforia pela grande vitória cabem reflexões.
    A primeira é que precisamos rodar o elenco, se quisermos ter alguma chance de disputar as 3 ou as 2 competições que faltam. Não se pode jogar com tal intensidade física e mental, toda 4f e todo domingo.
    A segunda é que seria bem mais fácil escolher 2 e tentar lutar com chances reais. Um heroísmo histórico no Mineirão, em maio a uma maratona descomunal, é algo quase impossível. Não seria hora de sermos realistas?
    SRN

    Reply
    • já passou da hora de sermos realistas..foi muito legal eliminar o Grêmio, mas chegar nas semifinais da Copa do Brasil nos custos 3 pontos no BR, não é toda hora que o Gremio nos recebe em sua casa com todos reservas. Mais 2 jogos com o Corinthians vão nos custar o que? Já tem matéria hj falando em poupar time contra Vitória e América pensando na improvável recuperação na Libertadores..pensando em título são 6 pontos obrigatórios.

      Reply
  20. Prezados,
    Como dito pelo Kleber, a defesa do Flamengo ontem foi sólida. Acho que fica uma boa lição para aquele Flamengo com excesso de “domínio estéril”, tem hora que é melhor o adversário ficar com a bola. Jogo equilibrado com o bom Grêmio!

    Ontem o Barbieri fez duas mudanças que acabaram com o avanço gremista do início do segundo tempo. Como analisado pelo Bob Faria na transmissão, o Grêmio adiantou seus dois laterais e imprensou o Flamengo. Eis que pela esquerda o Barbieri tirou o ainda pesadão Vitinho, colocando o veloz Marlos Moreno; e na direita colocou o Paquetá, centralizando mais o E.Ribeiro. Matou a estratégia do Renato Gaúcho, ali o Flamengo voltou a ter o controle do jogo e parar de dar bicão (sim, embora sem a bola, o jogo era controlado dando o “domínio estéril” ao Grêmio, que sequer finalizou).

    Quanto ao Ceifador, acredito que a ideia do Barbieri era tirá-lo para a entrada do Uribe – qu eé mais veloz, sendo a outra substituição a saída do Diego (que no final do jogo já estava mortão e sem poder de recomposição) para a entrada do Arão. O problema é que o Cuellar morreu antes…

    Volto a afirmar, embora jovem, nosso treinador é melhor do que a maioria dos treineiros experientes do futebol nacional. Erra na mesma proporção que os medalhões, pois a realidade é que não existe NENHUM treinador fora de série no país…

    Reply
  21. Pelo jogo que se desenhou depois do gol, jogamos com 10. Impressionante como o Dourado virou jogador profissional, ele mata 90% das jogadas, não domina, briga com a bola literalmente, drible nunca vi, velocidade para um desafogo nada. Ou seja para um time que quase não pisou na área do grêmio, pra que ficar com esse cara 90 minutos em campo. Confesso que me assustei com entrada do Rômulo e saída do Diego, já tínhamos perdido o cuellar. Mas os deuses do futebol tavam com sono e não repararam que terminamos o jogo com Arão, Rômulo é Dourado. Valeu…

    Reply
    • Esse Gustavo Vilani é horroroso. A princípio, achei que ele seria apenas um tapa buraco do SporTV durante a Copa do Mundo, mas agora vendo ele assumir a locução de um dos jogos mais importantes do ano, fiquei pasmo. Ele é muito ruim, sem graça, sem emoção e só fala besteira.

      Reply
    • Kkkkkkkk verdade!
      Hoje ouvi a narração do Penido (Globo), quase bebi outras 10 doses…
      Vilani quando na Fox, era bom e isento como comentarista. Como narrador é o Ceifador com microfone…

      Reply
      • E o pior: não combinou com o sonoplasta e quando pediu “sobe o hino” não teve hino nenhum.
        Uma lástima, mas pelo menos não é pé frio como o parcial “sabe de Kane?”

        Reply
  22. Amigos Rubro-Negros, aí vai minha análise:
    Grêmio tem um time muito bem treinado, destemido, organizado, entrosado e cascudo. Não a toa tem a melhor defesa da competição, mesmo jogando com time reserva eventualmente.
    Dito isso, temos que louvar a sorte de fazer um gol no início e a estratégia de jogar no contra-ataque.
    Pontos positivos: organização defensiva, disposição, raça, preparo físico.
    Pontos negativos: bolas paradas ineficientes, contra ataques desperdiçados
    Diego Alves: seguro, experiente, razoável com os pés
    Rodinei: marcou bem o Everton, acertou um cruzamento, jogou com disposição
    Zaga: Os dois muito firmes, sem dar espaço
    Renê: errou passes e não contribuiu muito
    Cuellar: regular como sempre, protegeu o meio
    Paquetá: movimentação, entrega, mas desperdiçou contra ataques e perdeu bolas no meio
    Diego: bem no controle do meio, mal novamente nas bolas paradas
    Everton Ribeiro: melhor do jogo, fez o gol e ajudou muito bem na defesa
    Vitinho: fora de sintonia, tem que achar o espaço dele
    Dourado: poucas chances criadas, mas jogou com raça
    Marlos: razoável, mas nem se compara ao VJ
    Arão: bem, pode ser mais usado para rodízio no meio
    Rômulo: não comprometeu
    Pena que não jogamos assim contra o Cruzeiro!
    SRN

    Reply
  23. Pelos comentários que estou vendo aqui, acho que o Flamengo perdeu o jogo por 4 a 0 e ainda foi eliminado. Vou até rever o jogo para ter certeza de que o vitorioso foi o Flamengo mesmo.

    Reply
    • uai, vc achou que o Flamengo jogou bem? semifinal de Copa do Brasil o Flamengo já chegou 10 vezes.. eliminar o Grêmio foi bacana e dá confiança, mas zero de euforia. o time claramente caiu de produção pós copa, perdeu a liderança do Brasileiro e está eliminado da Libertadores.

      Reply
        • …E foi assim que o Corinthians ganhou tudo em 2011/2012.
          1X0 em 90% dos jogos…
          Saber se posicionar na defesa foi justamente o que nos faltou contra o Cruzeiro no Maracanã.
          A imaturidade e a ansiedade pode nos tirar da Libertadores.
          Ontem sofremos mas aprendemos.

          Reply
    • Boa, Henrique.
      Tem que avisar ao povo que a década de 80 acabou há bastante tempo, hoje o futebol nacional é isso que vemos, ainda mais em jogos com times que se equivalem.
      Não é uma maravilha, mas também não é o pesadelo que apontam…

      OFF: Li que o Flamengo ofereceu 5 milhões por parte do passe do Guga. Procede???

      Reply
  24. Diria mais Egon,vc pode até não ter um ataque tão produtivo, mas uma defesa sólida é essencial, essa dupla de zaga do grêmio é fantástica. Difícil fazer mais de 1 gol neles. Agora o Fla sempre gostou de contratar jogadores caros do meio pra frente, minha sugestão pro ano que vem,que seja investido um bom valor em um zagueiro top.

    Reply

Comente.