Cada macaco no seu galho

Esta é uma das máximas populares mais felizes e pertinentes que por aí se ouve na boca do povo.

A prova inequívoca de que o nosso barco está sem rumo e sem comando, reside neste depoimento do nosso treinador, que, ao invés de ocupar de forma pertinente a sua presença na entrevista coletiva, falando sobre o jogo, sobre tática e sobre os jogadores, escorregou feio, entrando em seara exclusiva dos dirigentes do futebol e, do presidente do clube.

Por favor, vejam:

Não quero aqui discutir o teor do depoimento de Barbieri, pois o enfoque é outro. O que está em discussão, como propõe o título deste post, é o respeito ao espaço alheio. E, definitivamente, isto passou ao largo da cabeça do nosso treinador, em clara demonstração de absoluta falta de comando por parte da diretoria.

Os assuntos institucionais são de ordem exclusiva de quem responde pelo clube, e não de quem responde pelo time.

Há ainda neste depoimento uma manifesta intenção em pavimentar a estrada para um possível fracasso. Muitas pessoas com as quais conversei entenderam desta forma.

Em síntese, a nossa casa do futebol está desarrumada, fora e dentro do campo.


Espírito bélico

Por favor, leiam este depoimento do nosso presidente, criticando a escalação do árbitro que vai apitar o nosso jogo contra o Corinthians:

 

“- Só o fato de ele ter sido incluído no sorteio já demonstra falta de respeito ao Flamengo. Isso, a convocação do Paquetá para um amistoso inexpressivo e a negativa em adiar a partida para são evidências da interferência no equilíbrio da competição. Absolutamente revoltante.”

 

Aprendi na vida e no futebol que as prioridades devem ser claramente definidas. Sempre!

A nossa prioridade qual é? Imagino que a maioria esmagadora deva ter respondido alguma coisa assim: “Ganhar!”, “Ser campeão!”, “Conquistar títulos!”…

Até entendo que o nosso presidente queira uma mudança radical na estrutura do futebol brasileiro, com um calendário menos político e, mais justo. Isto quer ele, e qualquer pessoa que ame o nosso futebol.

Só que esta não é uma bandeira para ser levantada de forma isolada, por um só clube. Aí, é suicídio… é pouco inteligente.

Falo de cadeira, pois já cometi o mesmo equívoco. Esta briga não é boa, não é inteligente. Não é uma briga para um, e sim para todos e, unidos!!!

O árbitro é um ser humano, e como tal, tem as suas vulnerabilidades e o seu sentido de preservação.

Desta forma, sabedor da porradaria entre Flamengo e CBF, sem nenhuma necessidade de ninguém da entidade sugerir qualquer má vontade com o nosso time, por preservação, puxa-saquismo e por aí vai, o árbitro – na dúvida – nunca terá boa vontade com o Flamengo.

Em síntese, até para brigar é necessário sabedoria. Brigar por brigar ou, para aparecer de bom moço, é um tiro no pé.

1 Comentário

  1. Boa noite, amigos,
    Realmente parece desculpa de perdedor. Vai preparando o terreno em caso de insucesso.
    Será que alguém entende de alguma coisa nessa diretoria, excetuando a parte relativa ao saneamento do clube ? Até em relação ao “manuseio “ do dinheiro, começo a duvidar se ao pagarmos dívidas e depois ao gastar esse dinheiro tão mal em contratações, não estamos ficando no “ zero à zero “.
    Será essa a semana do retorno dos mortos-vivos? Flamengo vai dar mole para Corinthians e Vasco? Só falta essa.
    SRN.

    Reply
  2. MEU ETERNO SR PRESIDENTE VOU TORCER SEMPRE ACREDITAR EU AMO O FLAMENCO INDEPENDENTE DE QUEM COMANDE O CLUBE QUEM ESCALE O TIME E QUEM ESTEJA EM CAMPO. MAS GRAÇAS A DEUS DEZEMBRO É LOGO ALI. NENHUM DIRIGENTE QUE VIER ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO FLAMENGO. IRA COMETER ESSES ERROS PRIMÁRIOS É O ABC DO FUTEBOL. COMANDO NO FUTEBOL E TREINADOR EXPERIENTE PARA COMANDAR O MAIOR CLUBE DO BRASIL. TORCER SEMPRE SE ILUDIR MAS NUNCA. ESPERO QUE MUDE MAS ESSE TIME ATUAL DO FLAMENGO TEM DNA DE PERDEDOR.

    Reply
  3. Kleber,
    Já vi treinadores “Medalhão” fazendo o mesmo discurso que o Barbieri, já vi vários jogadores também. Infelizmente o calendário insano é algo que já existe há anos e creio que não mudará nem tão cedo, visto que os Dirigentes continuam os mesmos…

    Não acredito em união dos clubes, a verdade é que o futebol nacional só tende a piorar… Em 20 / 30 anos veremos uma queda absurda de público, hoje em dia a molecada jovem torce para Barcelona e Real…

    Reply
    • Diego!
      Mais uma vez concordo contigo! O desmando é evidente. Aliás, desde 2013 SEMPRE relegaram nosso futebol.
      A exceção fica por conta do Fred Luz, quando pegou o microfone e anunciou a punição ao “Bonde da Stella”…
      Barbieri repetiu o que TODOS os técnicos dizem. O calendário é por demais desumano.
      Os argumentos são pontuais, mas talvez no momento errado. Se fosse dito antes da Copa, quando estávamos na liderança, seria melhor aceito. No contexto atual, tem cheiro de justificativa. Aí é que pega…
      Poderia até dizer que Inter e São Paulo só estão jogando o Brasileiro. Seria um argumento, mas não, uma justificativa.
      A não ser que aconteça um mitsunami, a oposição – que foi situação – deve levar esta eleição.
      Vou continuar reticente em relação ao nosso Departamento de Futebol.
      O candidato Marcelo Vargas (chapa Branca) já anunciou que o SEU vice-presidente geral, será também o vice de futebol…
      Em suma, já começa errado, acumulando pasta, um nome que nunca ouvimos ou vimos: Mauro Serra…
      A notícia boa, é que descarta por completo um Conselho Gestor dirigindo o futebol.
      “Não vai ter conselhinho do futebol na minha gestão. A última vez teve, o Sky (BAP) gritou e acabou o conselhinho. Também não vou ficar em vestiário fazendo oração. Não vou ser amigo de jogador, por que tenho que fazer cobrança. Uma cobrança hierárquica.”

      Reply
      • Egon,
        Meu maior medo das eleições é que venha algum maluco que desfaça todo o trabalho administrativo feito nesta gestão, voltando aos anos de clube devedor (E SEM TÍTULOS)…

        Acabei de ler uma matéria do Corinthians, o clube paulista já ultrapassou os R$ 500 milhões em dívidas (isso sem contar com a dívida da Arena Lulão).

        Sobre FUTEBOL, que seja alguém sem espirito paternalista. Jogador de futebol tem que pensar exclusivamente sobre futebol, cabendo à direção dar boas condições de treino e salário em dia (PONTO!). Se der muito espaço para escolha e tomadas de decisão em grupo, acontece isso que vemos desde 2013…

        Reply
  4. Kleber
    O Barbieri mandou muito bem. Deus deu sabedoria e discernimento para todos e por isso temos que nos expressar. Não podemos viver em limitacão. O nosso treinador não tem culpa se os dirigentes do clube são uns bananas.
    SRN

    Reply
  5. Kléber, permita-me discordar de você. Existe a crítica (com toda razão) de que ninguém no futebol brasileiro se posiciona sobre temas de extrema relevância. Fico feliz quando vejo o treinador do meu time dar sua opinião sobre o assunto, como ficaria feliz também que ele e outras pessoas ligadas ao esporte em geral, falassem também sobre assuntos de importância nacional, como a política.

    Reply
  6. Kleber, a falta de peso do nosso Flamengo na CBF é inequívoco. Pedimos o adiamento do jogo de quarta feira e nos foi negado, Aquele time de São Cristóvão, por exemplo, teve dois jogos adiados no brasileirão. O Tite desconvocou o Fagner por uma alegada contusão que demoraria cerca de 60 dias para ser curada. Poi bem, o Fagner vai jogar quarta feira contra nós. No jogo do primeiro turno contra o Palmeiras , aquele em que o Felipe Melo quase quebra o Vinícius Jr, nós fomos prejudicados pela arbitragem naquele jogo, também, e exatamente aquele árbitro, Bráulio da Silva Machado, quem soprará o apito na quarta feira.Chega ou quer mais?

    Reply
  7. Amigos,
    Aquí não há nenhum problema em ferir suscetibilidades, desde que, com educação. Sempre foi assim e, continuará sendo, pois aquí impera o processo democrático.
    Acho que alguns não entenderam ou, não fui feliz na colocação. Não estou julgando o mérito. Apenas criticando a anarquia de como o tema está sendo desenvolvido no Flamengo.
    Repito: cada macaco no seu galho!!! Este é o princípio básico da ordem e da disciplina.
    Achar, todos podem. Comunicar, há de ser com disciplina, caso contrário, vira bagunça.
    Será que me fiz entender?
    Forte abraço a todos.

    Reply
    • Kleber, nesse caso me pareceu com aval da diretoria!

      Agora, se vamos criticar esse episódio, vamos coloca-lo no mesmo saco das outras ingerências no futebol da administração EBM, ou seja, Barbi só fez o que é próprio dessa diretoria, e estrutural.

      Quem colocava uma certa ordem nesse aspecto era o Rodrigo Caetano, mas sinceramente!!!

      Saudações!!!

      Reply
  8. Kleber meu amigo ,discordo de vc quanto a gritaria….não dá eh pra gritar depois do caldo entornado…a hora eh agora exatamente pra dar o recado ao juiz que td mundo está atento a isenção suposta dele…outra coisa teremos VAR….me preocupa eh a arbitragem para o Brasileirão….

    Reply
  9. Kleber meu querido!

    Essa vamos deixar passar né?

    Afinal o que a CBF em conluio com o Sr. Andreas Sanches fez no caso Ralf foi escandaloso.

    Deve ter sido em alusão a essa tramóia que o Andreas disse semana passada “Que era ruim ele perder algo para o Bandeira, que se assim o fosse, era melhor ele deixar o futebol”.

    Nosso presidente reagiu adequadamente e com superioridade a tramóia em minha opinião, naquilo que ele é expert em fazer, o fator econômico.

    Se politicamente somos fracos, economicamente somos fortes. E foi ai que nosso presidente deu a resposta a altura do Sr. Sanches, alugou um jatinho a meio milhão de reais e resolveu a situação, afinal isso é “dinheiro de pinga” na Gávea, Bravo!

    E não era pouca coisa não! Simplesmente nosso 1o. (sem reserva a altura) e 2o. volantes titulares, MUITA COISA!

    Com todo essa tramóia, tendo em vista a situação, a vitória na 4a sobre estes GAMBÁS FALIDOS (como são conhecidos em SP) fedorentos é certa!

    Saudações!!!!

    Reply
  10. “Expectativas para 4a”

    Na zaga, Léo Duarte e Réver:
    – Primeiramente que o Léo espante esse fantasma das últimas atuações onde falhou, lembrando sua fase de dupla de zaga com o Wallace
    – Minha expectativa com o Réver é a superioridade do zagueiro nas bolas aéreas.

    Nas laterais:
    – Não é que o desgraçado do Rodney sabe cruzar sem acertar as pernas e as costas do marcador?
    – Que além da marcação o Renê chegue mais, pois tem qualidade no chute.

    No meio:
    – Minha única questão no meio é o Paquetá. Esta longe, muito longe do jogador que encantou a torcida. Sua sequencia de jogos ruins já é relativamente prolongada a ponto de merecer uma reavaliação de seu status.

    No ataque:
    – Sinceramente não sei o que pensar. Dourado é mais um talismã da sorte do que um centro avante e Uribe não disse ao que veio.

    Nesse quesito eu prefiro bem mais ver a zaga adversária jogando mais adiantado, possibilitando maiores opções para o nosso ataque, e isso ocorre com o falso 9, ou quando o Uribe joga, então eu iria com o Gringo e seja o que Deus quiser.

    Abraços a todos!

    Reply
    • Nino,
      O Radamés fez um comentário sobre o RENÊ, dizendo que a perna “ruim” dele (a direita) parece ser melhor do que a boa “esquerda”. De fato, nos últimos jogos ele acertou um cruzamento e fez um gol de direita…
      Fica a pergunta: Será que enganaram o rapaz dizendo que ele é canhoto??? kkkk

      Reply
      • Diego,

        No gol ele disse que esperava do Diego a bola na frente e na perna esquerda. Veio o passe mais atrás e da perna direita!

        Ele foi inteligente e muito feliz na batida, principalmente na colocação e no efeito que a bola tomou, bravo!

        Quanto ao que vc comentou é fato! Dos 4 jogadores que atuam pela ponta, 3 cortam para o meio! Fica fácil a contenção adversária meu caro amigo. Por isso o Flamengo é campeão do Arame Liso, com zaga postada e duas linhas de 4 na marcação? Será que o Barbi não vê isso?

        Saudações!!!

        Reply
  11. O que penso é que,Sanches,Fagner,Corinthians,Ralf,CBF,recursos jurídicos,declarações,EBM,Barbieri e o juiz escalado,tudo fique de lado.O mais importante é o foco total no jogo.Disposição,vontade,garra,um mínimo de preparação,claro sorte,que aliás está faltando tb.O resultado positivo é a meta !!!
    Vamos FLA,prá frente!!! Ao sucesso !!!
    SRNs,abs.

    Reply
  12. Caro Kleber, cansei de bancar o chato e só criticar nosso atual” presidente”, se é que esse senhor pode receber esse adjetivo.
    A verdade é que essa turma de estagiários que decidem pelo nosso futebol não tem a minima vocação pra tocar essa pasta, piorou a do clube com mais nuances e particularidades caso do nosso Flamengo . Eu como torcedor fanático e ST desde 2013 também enxergo uma desculpa de véspera, esse pessoal ta acabando com o Flamengo !!!!É muito triste e revoltante !!!!

    Reply
  13. Se fosse um técnico cascudo, certamente seria visto como normal (Já vi muitos deles fazendo isso).
    Quanto ao momento, se o time vencer amanhã, as opiniões mudam. Agora, se perder, vai ser um prato cheio.
    Assim funciona o futebol…
    SRN!

    Reply
  14. Kleber, não ouvi nada demais nas palavras do Barbieri. Falar da incoerência e incompetência da CBF, é um direito de qualquer um do Futebol. Claro que a briga em busca de uma solução junto a entidade orgazinadora do nosso futebol(diga se de passagem, que não representa os brasileiros), é papel da diretoria, mas não vejo problema no Barbieri comentar sobre isso.

    Reply
  15. Uma coisa é o Cuca, Felipão, Tite, Abel e outros grandes reclamando da CBF ou da máfia paulista, outra coisa é a opinião de um misero estagiário, que nunca ganhou nada no futebol e mesmo com elenco milionário não consegue ser favorito nos campeonatos que ainda disputa…
    Ninguem é Barbieri ! “Chegou agora e já quer sentar na janela ?” A opinião dele e do porteiro da Vila Mimosa tem o mesmo peso ! Alias , se ele tivesse um mínimo de inteligência, cobraria da direção do clube esse papel de reclamar…Deveria se preocupar em fazer esse time jogar bem.
    Sem querer ser pessimista, mas pelo tom de chororô que impera no clube, creio que hoje será empate e perderemos em SP. É a cara desse Flamengo broxante que veste azul !
    Pra piorar, ainda vejo grande chance de , no sábado, ressuscitarmos o time do Eurico…, pois irá surgir aquele papo de cansaço, desgaste, clássico é clássico…

    Reply

Comente.